{Decoração de Casamento} 5 Dicas para um Casamento Leve e Descontraído

Um dos assuntos que vocês mais se interessam e gostam de ler por aqui é sobre decoração de casamento, não é mesmo? Não é para menos, afinal a decoração é uma parte importantíssima do casamento e é ela quem vai transmitir aos convidados a mensagem e a essência que você quer passar nesse dia tão inesquecível e especial.

Hoje mais do que nunca os noivos buscam um casamento menos tradicional, mais personalizado, com elementos que realmente tornem esse dia mais informal e cheio de vida. Mas será que isso é uma tarefa fácil?

Para te ajudar, convidamos a Simone da Sua Cena Eventos, decoradora e especialista em design de ambientes para nos dar algumas dicas de como montar um casamento leve e descontraído.

Foto: Chris & Kristen Photography

1- Cerimônia com Elementos não Florais

Uma cerimônia tradicional sempre terá flores na decoração, sejam elas aplicadas em arranjos ao longo da nave, no buquê da noiva ou no altar, com possibilidade de texturas e cores infinitas.

Porém, se o casal quiser fugir do convencional e ainda manter a beleza de uma nave decorada, pode utilizar elementos simples que garantem um efeito lindo e descontraem a formalidade do evento: laços feitos com retalhos de tecidos, sobretudo de fibras naturais como algodão e juta, ou fitas nos tons da festa podem decorar de maneira sutil os encostos das cadeiras. Mas se a intenção for criar uma atmosfera mágica, acrescentar cordões de luz nessa decoração criando uma passarela iluminada surpreenderá seus convidados, já que esse elemento comumente tem sido explorado apenas na decoração aérea.

Foto: Sven Laurent
Foto: Caught the light e Pinterest

2 – Arranjos Desconstruídos

Arranjos desconstruídos, ou seja, com uma estrutura formal não definida, são uma boa sugestão para os noivos que querem um casamento mais leve e despojado.

Utilizar várias espécies florais e folhagens e inserir sementes, frutas, temperos, galhos finos e matinhos (isso mesmo!) possibilita a criação de uma decoração mais orgânica e com movimento, como se aquelas espécies tivessem crescido daquela maneira na natureza e tivessem sido colhidas especialmente para o evento.

Nesse estilo, vasos únicos e composição com garrafas de vários tamanhos e formatos são muito bem-vindos, bem como o uso opcional dos suportes, podendo a decoração ser montada diretamente sobre os móveis presentes no casamento ou sobre paredes lisas. O resultado é ainda mais natural e despojado, sem perder a elegância.

Foto: Elvira Kalviste
Foto: João Cassaro Jr e Connie Whitlock Photography
Foto: João Cassaro Jr.
Foto: Sylvie Gil Photography e Decorate with Flowers

3 – Mesa de Doces Assimétrica

Para um casamento despojado e leve é preciso deixar de lado conceitos estéticos tradicionais como a simetria. Para exemplificar, uma planta baixa irregular proporciona um ambiente bem dinâmico e não repetitivo, levando os convidados a se sentirem mais à vontade e estimulados a circularem pelo espaço.

Quando aplicamos esse conceito de assimetria na decoração da mesa de doces e bolos de uma festa de casamento, não tem quem não note! A mesa fica convidativa e é capaz de surpreender o convidado não só pelas delícias que ali estão, mas também pela riqueza de detalhes não repetitivos que ela abriga.

Falando nisso, optar por oferecer tortinhas com frutas frescas, docinhos com aspecto rústico e bolos tradicionais com carinha de vó são ótimas dicas para aqueles noivos descolados e que querem imprimir essa personalidade em tudo relacionado à festa, incluindo esse ponto focal da decoração, que é a mesa de doces.

Foto: Couture Cakery
Foto: João Cassaro Jr.
Foto: Sweet and Saucy Shop

4- Lounge Casual

Independente se o casamento for no campo, na praia ou na cidade, durante o dia ou à noite, se o local de eventos escolhido dispuser de uma área agradável, o casal pode optar por montar lounges despojados para seus convidados mais jovens. Usar tapetes com textura macia, almofadas variadas e mesas baixas – de centro, paletes, ou mesmo de maior comprimento com lugares montados – são bons exemplos do que usar para a montagem desses espaços. Para deixá-los ainda mais aconchegantes e com uma atmosfera única, velas de diversas alturas nos arredores e cordões de luz são complementos essenciais.

Mas lembrem-se, é muito importante ponderar qual o perfil mais presente entre os seus convidados para que estes espaços não fiquem subutilizados.

Foto: Design Love Fest e Callie Hobbs Photography
Foto: When Elephant Met Zebra

5- Novos Usos para Elementos Tradicionais

Alguns elementos do nosso cotidiano parecem condicionados a apenas uma determinada função. Quando aplicamos a criatividade no momento de decorar, podemos encontrar formar divertidas de deslocar esses elementos do seu ambiente habitual e criar situações inusitadas que, com certeza, deixarão a decoração do casamento mais descontraída.

Utilizar escadas, por exemplo, pode proporcionar uma infinidade de possibilidades, desde a criação de um altar para a celebração da cerimônia até uma estante onde seja possível montar uma estação de doces e bolos. Para casamentos ao ar livre, carrinhos de mão podem servir como bares móveis e mesmo como lareiras, uma forma bem informal e diferente de receber os convidados.

Outra peça bastante versátil são os potes de vidro de conservas e geleias. Quando usados em casamentos à noite, esses elementos podem ser ótimas opções para a colocação de velas – protegendo os pavios do vento – e até mesmo luzinhas estilo pisca-pisca. O efeito é bem charmoso na decoração aérea, como centros de mesa ou mesmo delimitando caminhos.

Foto: Wedding Pins
Foto: Matt McElliott Photography
Foto: Pinterest e Claire Thomson
Foto: Pinterest

Gostaram? Obrigada pelas dicas, Simone! Amamos de verdade!
Clique aqui para conferir uma decoração completa da Sua Cena Eventos. 
Ah! E se você quiser conferir mais Dicas Úteis do Lápis de Noiva, clique aqui. 

 

Gente que ama o que faz

Sobre a Sua Cena Eventos:

A Sua Cena Eventos se diferencia no mercado de eventos por procurar imprimir um pensamento contemporâneo e criativo aos projetos de decoração que desenvolve. Coordenada por Simone Urzedo, arquiteta de formação com experiência nas áreas de design de ambientes e mobiliário, a empresa mantém uma pesquisa por tendências de forma a propor novidades aos eventos que decora. A empresa atende todos os formatos de eventos e casamento desde mini weddings a celebrações mais sofisticadas.

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Lápis de Noiva!!! Adorei também participar deste post e poder informar mais as noivinhas! É sempre bom dividir nossas referências e experiência.
    Conte conosco sempre!

    Beijos,
    Simone Urzedo