Tudo que você precisa para casar

Lapela noivo: guia completo e dicas para escolher a sua

Temos falado com frequência aqui no Blog que os noivos também estão se rendendo a alguns acessórios para compor o visual do casamento, entre eles, está a lapela noivo. A lapela de noivo é um acessório bonito, discreto e sofisticado que dá um toque especial ao traje do noivo.

 

Ashley Bee Photography

 

Nesse post você vai encontrar

     

    Haley Hawn Photo

     

    O que é lapela do noivo?

    A lapela é um pequeno ramalhete de flores que é usado no lado esquerdo do paletó em cerimônias de casamento. É super versátil e combina com todos os tipos e estilos de casamentos basta saber orná-la com os demais acessórios do noivo.

    A flor de lapela é versátil e pode ser usada em todos os trajes, ou seja, smoking, fraque, meio fraque e terno.

    Como surgiu e o que significa a lapela no casamento?

    Diz a lenda de que a flor de lapela surgiu no século XIX, quando o príncipe Albert, durante seu noivado com a Rainha Vitória, ganhou de sua noiva um pequeno ramalhete com flores. E como o príncipe não sabia o que fazer com aquelas flores, ele resolveu fazer um pequeno rasgo na lapela do paletó para colocar a flor.

    A partir daí a flor de lapela virou tendência e até os dias de hoje é tida como símbolo de elegância e sofisticação e é utilizada no mundo todo em cerimônias de casamento.

     

     

    É obrigatório o uso de lapela?

    De forma alguma. Usar ou não a lapela é uma escolha pessoal do noivo. E isso vale para os pais e padrinhos.

    Aliás a lapela poderá ser usada pelo noivo, os pais e os padrinhos. A lapela do noivo é diferente dos demais. Já a lapela dos pais e padrinhos costuma ser igual. Convidado não usa lapela.

     

    Primeiramente, a cor do traje combinada com o estilo e horário do casamento é o que vai definir a lapela noivo ideal. Trajes escuros pedem uma lapela com flores brancas. Essa combinação não tem erro.

    Não utilize flor de lapela e lenço juntos. Portanto, escolha somente um deles. Nunca, jamais e em hipótese alguma coloque a flor de lapela no bolso do paletó!

     

     

    Existem diversos tipos e estilos de lapela no mercado, desde as confeccionadas com flores naturais, até mesmo lapelas que são produzidas em flor de tecido, ou dos mais diversos tipos de materiais.

     

    Flor natural

    A lapela noivo de flor natural é a mais comum. É possível encomendá-la juntamente ao buquê da noiva e seguindo a mesma proposta de cores e flores. Além disso, também é possível criar uma flor de lapela de noivo com a mesma paleta de cores do casamento.

     

    Tipos de flores para lapela

    • Alstroemeria: linda, colorida e de cores vibrantes alegram o visual.
    • Camélia: elegante e simples quando utilizada na cor branca.
    • Cravo branco: chique e atemporal.
    • Flor Mosquitinho: chique e simples ao mesmo tempo é a queridinha dos casamentos e fica um encanto como lapela.
    • Flores do campo: a lapela noivo com essas flores é sucesso garantindo. Além de lindas e charmosas.
    • Jasmim: perfume acentuado que combina com casamentos noturnos.
    • Lavanda: seu perfume e sua cor se destacam na lapela.
    • Mini Callas: sofisticadas e chiques dão um toque mais que especial ao look do noivo.
    • Mini Rosa: a rosa por si só já é o símbolo do amor e na lapela exalta o romantismo do noivo.
    • Orquídeas: delicada e queridinha para compor a lapela.
    • Suculentas: simples, fofas e cheias de significado.
    • Tulipa: elegantes demais e clássicas para todos os tipos de casamento.

     

     

    Flor de tecido e papel

    Pensando na praticidade e na usabilidade da peça, algumas empresas confeccionam lapelas com flores em tecidos diversos e até papel. Além disso, essas lapelas não furam ou mancham o tecido.

     

    Lapelas criativas

    A verdade é que, com um pouco de criatividade, qualquer coisa pode virar uma lapela de noivo: uma joia de família, uma miniatura, uma peça de lego, uma mini fruta ou o que a sua imaginação mandar! Se o seu noivo tem muita personalidade, aproveite para ousar!

     

    Qual deve ser o tamanho da lapela noivo?

    Primeiramente, a lapela deve ser delicada. A peça deve unir delicadeza e sofisticação na medida certa para se destacar no traje do noivo, mas sem pesar o visual.

    Sabemos que a flor da lapela é uma peça delicada e de tamanho pequeno, mas para noivos altos flores como orquídea, camélia, cravo e rosa em seus tamanhos originais são bem-vindas.

    A indicação é de que a lapela tenha no máximo 7cm, independentemente da altura do noivo.

     

     

    Como e onde usar a lapela?

    Deve ser usada sempre do lado esquerdo da lapela do paletó e abaixo do ombro. É comum que os paletós já tenham uma sutil abertura para inserir a peça.

     

    Como escolher a flor de lapela?

    Para cada estilo e tipo de casamento existe uma lapela. Portanto, na hora de escolher o modelo ideal é necessário que o noivo já tenha seu traje definido. A flor de lapela do noivo deve seguir a proposta do casamento, bem como as cores da paleta ou combinar com as flores do buquê da noiva.

    Além disso, o noivo receberá muitos cumprimentos durante o casamento e a dica é que a flor de lapela noivo seja mais resistente aos muitos abraços que o noivo vai ganhar.

     

     

    Lapelas e o estilo de casamento

    Casamento clássico

    Para casamentos clássicos a lapela noivo deve ser tradicional. As flores mais indicadas são: camélias, rosas brancas e jasmim.

    Casamentos ao ar livre

    Para casamentos ao ar livre como na praia ou no campo, a lapela noivo pode seguir uma proposta mais despojada e leve, porém sempre respeitando a elegância da peça. As indicações de flores são: rosas, lavandas e suculentas.

     

     

    Já segue a gente no Pinterest? Tem outras inspirações incríveis te esperando por lá!

    pinterest

     

    Perguntas frequentes

    Como deve ser a lapela?

    Primeiramente, delicada. A peça deve unir delicadeza e sofisticação na medida certa para se destacar no traje o noivo, mas sem pesar o visual.

    Como e onde usar a lapela?

    A lapela noivo deve ser usada sempre do lado esquerdo da lapela do paletó e abaixo do ombro. É comum que os paletós já tenham uma sutil abertura para inserir a peça.

    Com qual traje usar a lapela?

    A flor de lapela é versátil e pode ser usada em todos os trajes, ou seja, smoking, fraque, meio fraque e terno.

    Como escolher a flor de lapela?

    Para cada estilo e tipo de casamento existe uma lapela. Portanto, na hora de escolher o modelo ideal é necessário que o noivo já tenha seu traje definido. A flor de lapela noivo deve seguir a proposta do casamento, bem como as cores da paleta ou combinar com as flores do buquê da noiva.

     

    Além disso, o noivo receberá muitos cumprimentos durante o casamento e a dica é que a flor de lapela noivo seja mais resistente aos muitos abraços que o noivo vai ganhar.

    Quais são as cores mais usadas em lapelas?

    Branco, offwhite, rosa, amarelo e verde.

    Quem deve usar lapela?

    A lapela pode ser usada pelo noivo, pelos pais e pelos padrinhos. A dica é que a lapela do noivo seja diferenciada dos demais.

     

    Já a lapela dos pais e padrinhos costuma ser igual. Convidado não usa lapela.

    É obrigatório o uso de lapela?

    De forma alguma. Usar ou não a lapela é uma escolha pessoal do noivo. E isso vale para os pais e padrinhos. Claro que se o noivo fizer questão do uso da lapela, essa regra deve ser respeitada.

    Qual deve ser o tamanho da lapela noivo?

    Sabemos que a flor da lapela é uma peça delicada e de tamanho pequeno, mas para noivos altos flores como orquídea, camélia, cravo e rosa em seus tamanhos originais são bem-vindas.

    A indicação é de que a lapela tenha no máximo 7cm, independentemente da altura do noivo.

    Tudo que você precisa para casar

    Favoritos

    Para favoritar esse post,
    você precisa fazer login com usuário noiva/noivo.

    Ainda não tem uma conta?
    Cadastre-se