Mini Wedding: tudo o que você precisa saber

Você sonha com um casamento pequeno e intimista? Então o mini wedding é pra você! Confira abaixo tudo sobre o assunto, dicas de decoração e organização para casamento mini wedding no campo, praia, valores e muito mais!

mini wedding

 

De uns anos para cá a indústria de casamento tem crescido e se transformado muito. Um dos grandes motivos foi a busca por casamentos mais criativos, inovadores e personalizados. As noivas começaram a perceber que poderiam sim fazer um casamento além do clássico, além do tradicional. Perceberam que o casamento deve SIM seguir o seu estilo de vida, o jeitinho do casal e seu modo de pensar.

Com isso, diversos estilos de casamentos foram se tornando cada vez mais populares como o casamento a dois ou elopement wedding, o casamento no campo, o casamento na praia, o destination wedding, e um grande queridinho de muuuuitas noivas: o mini wedding! A tradução desse termo em português é mini casamento, ou seja um casamento mais intimista, enxuto e para menos convidados.

Imagina só que delicia poder celebrar o amor ao lado das pessoas que realmente são importantes para vocês sem qualquer tipo de obrigação e protocolos? Essa é a essência do mini casamento!

mini wedding no bistro ruella
Foto: Ale Bigliazzi

 

O que é um casamento mini wedding e quantas pessoas posso convidar?

É considerado mini um casamento que tenha até 100 convidados. Além disso, o que realmente caracteriza o estilo é o fato de serem casamentos mais intimistas, aconchegantes e com muita proximidade entre os noivos e convidados. É o formato perfeito para aqueles que sonham com um dia pra lá de especial onde possam desfrutar a companhia de cada convidado como se fosse um almoço/jantar entre amigos.

Casamentos que tenham de 10 a 40 convidados já são considerados como micro weddings.

Dica do Lápis: Baixe gratuitamente o nosso e-book “Fiquei Noiva, por onde começar?” e organize seu casamento sem estresse!

 

mini wedding sp
Foto: Nane Prado Fotografia

 

Quanto se gasta em um mini wedding? Qual o preço de um mini casamento?

Na teoria esse formato pode sim ser mais econômico do que os casamentos maiores, mas isso não é regra. Na lógica matemática, quanto menos convidados, menos gastos com buffet, lembrancinhas, bebidas e outros, certo? Mas, há noivos que aproveitam a oportunidade dessa comemoração mais íntima para investir no que há de melhor no mercado, com fornecedores de ponta e serviços mais caros e diferenciados.

Em suma, a nossa dica é: coloque no papel quais os itens que são muito importantes para vocês e que vocês preferem investir mais dinheiro, como por exemplo um fotógrafo que adoram o trabalho ou uma decoração mais elaborada. A partir daí façam a somatória e cruzem com o orçamento que tem disponível para o casamento completo, e tentem economizar em outros serviços. Com muita criatividade é possível sim ser mais econômico.

Faça aqui o download GRATUITO da nossa planilha de planejamento financeiro para casamento.

 

mini wedding vintage
Foto: Noux

 

Como organizar um mini wedding?

Independente do tamanho do seu casamento, sempre consideramos uma boa pedida contar com a ajuda de uma assessora/cerimonialista, nem que seja para o dia do casamento. A organização de um casamento pequeno, de nada difere de um casamento tradicional, afinal de contas ele terá todos os itens de um casamento maior, diferenciando-se apenas na quantidade de convidados.

Por isso separamos aqui pra você o nosso super checklist de organização de casamento para que você possa ir, passo a passo, mês a mês realizando cada tarefa até chegar no altar.

O legal do mini casamento, é que, por ser mais compacto, pode ser celebrado em ambientes que alguns casamentos tradicionais não conseguiriam ser realizados, como na casa dos pais, no jardim da casa dos noivos, na casa de campo da família, o restaurante preferido do casal e etc.

 

Foto: Marina Lomar

 

Decoração para Mini Wedding

Uma grande vantagem do mini casamento é que, por ter uma lista de convidados mais reduzida, os noivos podem se dedicar a colocar a mão na massa e confeccionar vários detalhes que vão tornar essa celebração ainda mais especial…Vale tudo! Plaquinhas, doces, identidade visual, trazer objetos de casa pra compor a decoração…Quanto mais personalizado melhor!

No casamento mini wedding você pode optar por uma decoração mais simples, porém charmosa, ou pode sim ter uma decoração tradicional como sempre sonhou. Aproveite para dar um tom a sua celebração escolhendo um estilo que tenha a cara do casal, mini wedding no campo, rústico, na praia, vintage, boho, industrial…O que vocês mais amarem!

Foto: Carolina Azevedo

Separamos aqui algumas inspirações de decoração de mini casamentos que já passaram no blog pra você conferir (é só clicar no link para ver o post completo):

 

Mini wedding no campo / rústico

Mini wedding iluminado ao ar livre no sítio Veredas – Maria Fernanda & Patrick

Mini wedding com vibe de Toscana em Belo Horizonte – Bruna & Lucas

Um almoço acolhedor e especial cercado de verde em Mairiporã – Heidi & Rodolfo

Miniwedding no jardim bem intimista em Brasília – Jéssica & Pedro

Mini wedding tranquilo numa tarde ensolarada em Curitiba – Raissa & Victor

Casamento Folk na Floresta – Suelen e Ênio

 

Mini Wedding em casa

Mini Wedding em Casa – Vivian & Rafael

“Prosa e Poesia” – Mini Wedding em Casa da Tainá + Vítor

Mini Wedding na Casa de Praia com Surpresa no Dia Seguinte! – Daiane & Luiz

 

Mini Wedding no restaurante

Almoço de domingo alegre e descomplicado em restaurante de São Paulo – Mariana & Vinícius

Casamento “Gamer”na Vila Madalena – Dani e Victor

Mini Wedding em São Paulo – Carol & Rodrigo

Mini wedding intimista com flores do campo em São Paulo – Laura & Maurício

Almoço delicado e romântico em Mairiporã – Aline & Matheus

 

Mini Wedding vintage

Mini Wedding “Almoço Familiar” – Thaís e Marcos

Mini Wedding com carinha de casa de avó em Blumenau – Gabi & Tiago

Home Wedding intimista à tarde em São Paulo – Irina & Nicholas

 

Mini Wedding na praia

Mini Wedding informal e muito animado em Búzios – Patricia & Gabriel

“O Amor Deve Ser Simples” – Casamento Rústico na Praia Barbara & David

Mini Wedding na Praia – Natasha & Renato

 

Mini Wedding Boho

Mini wedding boho no deserto da California – Samantha & Jason

Mini Wedding Boho em Minas Gerais – Camila & Paulo Fernando

Mini Wedding Boho Aconchegante – Olivia e Pablo

 

Mini Wedding Florido e Detalhista – Stephani & Guilherme

Aperte o play para conferir mais dicas no Canal do Lápis:

Já segue a gente no Pinterest? Tem uma pastinha recheada de inspirações pra você:

pinterest

Vale a Pena Ler:

Músicas para festa de casamento
Alianças de Casamento: como escolher este símbolo maior de amor, união e cumplicidade
Inspire-se e saiba como escolher a grinalda perfeita pro grande dia

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

    1. Oii Bia, tudo bem?
      Que bom que você gostou do nosso post. Essa casa em específico é uma imagem de inspiração que pegamos como referência, mas temos muitos lugares maravilhosos como esse para te indicar. Manda um email pra gente contando um pouquinho mais do seu casamento, podemos te indicar algo na linha do que você está buscando! :)