Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Mini Wedding: tudo o que você precisa saber

O mini weeding é um casamento com poucos convidados, geralmente, se restringindo a familiares e amigos mais próximos aos noivos.

Se você gosta desse tipo de casamento, confira abaixo tudo sobre o assunto, com dicas de decoração, onde realizar o mini wedding no campo, praia, e muito mais!

cerimônia ao ar livre em nini wedding
Sweet Sail

Você vai encontrar:

    decoração de mini wedding ao ar livre
    Renata e Yuri Fotografia

    O que é um casamento mini wedding?

    De uns anos para cá a indústria de casamento tem crescido e se transformado muito. Um dos grandes motivos foi a busca por casamentos mais criativos, inovadores e personalizados.

    As noivas começaram a perceber que poderiam sim fazer um casamento além do clássico, além do tradicional. Perceberam que o casamento deve SIM seguir o seu estilo de vida, o jeitinho do casal e seu modo de pensar.

    Com isso, diversos estilos de casamentos foram se tornando cada vez mais populares como o casamento a dois ou elopement wedding, o casamento no campo, o casamento na praia, o destination wedding, e um grande queridinho de muuuuitas noivas: o mini wedding!A tradução desse termoem português é mini casamento, ou seja um casamento mais intimista, enxuto e para menos convidados.

    Imagina só que delicia poder celebrar o amor ao lado das pessoas que realmente são importantes para vocês sem qualquer tipo de obrigação e protocolos? Essa é a essência do mini casamento!

    mini wedding no bistro ruella
    Foto: Ale Bigliazzi

    Qual a diferença entre Micro Wedding e Mini Wedding?

    A diferença entre um micro wedding e mini wedding está no número de convidados! Sendo considerado mini wedding até 100 convidados. Já os casamentos que tenham de 10 a 40 convidados é considerado como micro wedding.

    Além disso, o que realmente caracteriza o estilo é o fato de serem casamentos mais intimistas, aconchegantes e com muita proximidade entre os noivos e convidados. É o formato perfeito para aqueles que sonham com um dia pra lá de especial onde possam desfrutar a companhia de cada convidado como se fosse um almoço/jantar entre amigos.

    Em ambos os formatos, o casal escolhe um espaço de casamento menor e, dependendo das prioridades, pode haver uma redução nos custos no mini wedding. Mas isso vamos te contar a seguir!

    Mini Wedding: tudo o que você precisa saber
    Ale Marques

    Quanto custa um Mini Wedding?

    Na teoria o custo de um mini wedding pode sim ser mais econômico do que os casamentos maiores, mas isso não é regra.

    Na lógica matemática, quanto menos convidados, menos gastos com buffet, lembrancinhas, bebidas e outros, certo?

    Mas, há noivos que aproveitam a oportunidade dessa comemoração mais íntima para investir no que há de melhor no mercado, com fornecedores de ponta e serviços mais caros e diferenciados.

    Em suma, a nossa dica é: coloque no papel quais os itens que são muito importantes para vocês e que vocês preferem investir mais dinheiro, como por exemplo um fotógrafo que adoram o trabalho ou uma decoração mais elaborada.

    A partir daí façam a somatória e cruzem com o orçamento que tem disponível para o casamento completo, e tentem economizar em outros serviços. Com muita criatividade é possível sim ser mais econômico

    Cerimônia de mini wedding ao livre com vista para a praia
    Adri Mendez

    Como organizar um mini wedding?

    A organização de um casamento pequeno, de nada difere de um casamento tradicional, afinal de contas ele terá todos os itens de um casamento maior, diferenciando-se apenas na quantidade de convidados.

    Independente do tamanho do seu casamento, sempre consideramos uma boa pedida contar com a ajuda de uma assessora/cerimonialista, nem que seja para o dia do casamento.

    Mini Wedding: tudo o que você precisa saber
    Foto: Marina Lomar

    Lista de convidados

    Por se tratar de um tipo de casamento mais íntimo, a lista de convidados inclui as pessoas mais próximas do casal.

    Reduzir a lista pode ser uma tarefa complicada, já que queremos que todos estejam ao nosso lado. Porém, uma boa alternativa para resolver essa questão, escreve em uma lista todos os convidados, incluindo os acompanhantes.

    Com isso em mãos, chegou a hora de tirar alguns nomes, deixar apenas que realmente gostariam que continuassem em sua vida.

    Local

    O espaço para o evento para um casamento intimista precisa ser confortável e não muito grande. Mas, não escolham um espaço onde todos fiquem apertados e não consigam circular confortavelmente no ambiente.

    Por isso, busque um espaço que comporte todos e, de quebra, possa fazer uma decoração de casamento mais simples e linda.

    Mini wedding no campo de dia com poltronas e cadeiras diferentes
    Magno Franco Fotografia

    Horário

    Após escolher o local, o horário é outro ponto bem importante. Como em qualquer casamento, o mini wedding pode acontecer durante o dia, no período da manhã.

    Pode ser no estilo casamento brunch que é um ótima opção para os noivos que curtem uma vibe mais descontraída. Ou ainda, no final do dia com um belíssimo pôr-do-sol.

    Número de padrinhos

    Pensando que o mini wedding é um casamento menor, então, não precisa de um número muito grande de padrinhos, concorda? Sendo assim, o ideal é, no máximo, 2 ou 4 casais para compor o altar.

    noiva e madrinhas em mini wedding em tons laranja ao ar livre
    Leanne Gardiner Photography

    Decoração para Mini Wedding

    Uma grande vantagem do mini casamento é que, por ter uma lista de convidados mais reduzida, os noivos podem se dedicar a colocar a mão na massa e confeccionar vários detalhes que vão tornar essa celebração ainda mais especial…Vale tudo!

    Plaquinhas, doces, identidade visual, trazer objetos de casa para compor a decoração…Quanto mais personalizado melhor!

    No casamento mini wedding você pode optar por uma decoração mais simples, porém charmosa, ou pode sim ter uma decoração tradicional como sempre sonhou.

    Aproveite para dar um tom a sua celebração escolhendo um estilo que tenha a cara do casal. O que vocês mais amam? Veja nossa seleção abaixo:

    Rústico

    Esse estilo super combina com mini wedding no campo ou na praia, onde flores, folhagens e tecidos naturais, ficam em destaque em meio aos móveis de madeira.

    Ainda, pode acrescentar velas, fios de luz, bandeirinhas e muito DIY para deixar tudo do jeitinho que os noivos sonharam.

    Ah! Vale ressaltar que o mini wedding rústico não se limita ao ar livre, pelo contrário, espaços na cidade podem super ter esse estilo mais campestre.

    Mini Wedding: tudo o que você precisa saber
    Foto: Carolina Azevedo

    Minimalista

    O casamento minimalista prioriza a simplicidade das peças e cores mais neutras, o que cria um clima agradável e confortável.

    A essência desse estilo está em transmitir a personalidade do casal com poucos elementos, mas que realmente, sejam importantes. Além disso, valoriza o conforto e comodidade de todos.

    mesa para convidados em mini wedding com decoração em tons de laranja
    Debi Lilly

    Boho

    O termo “boho” deriva de “bohemian” e incorpora elementos do folk e hippie de forma única.

    Representa um estilo livre, íntimo, ao mesmo tempo autêntico e romântico. A decoração de um mini wedding boho é simples com uma paleta de cores mais vibrantes.

    Vintage

    O casamento vintage segue uma decoração com móveis e itens antigos, algo bem retrô.São bem comuns nesse estilo de decoração de casamento, máquinas de escrever, discos de vinil, rendas, peças em MDF, e tudo mais que remete aos anos 1920 e 1980.

    É uma verdadeira viagem no tempo, que é traduzida na identidade visual, nas lembrancinhas de casamento e muito mais!

    Clássico

    O estilo clássico é marcado pela elegância que carrega, junto com arranjos de flores brancas ou em tons pastéis. Ainda conta com espelhos, lustres castiçais e pratarias.Entretanto, a decoração clássica pode ganhar um toque mais despojado quando misturada a outras tendências.

    mesa com decoração clássica para mini wedding ao ar livre
    This is Life Photo & Film

    Mini wedding sustentável, é possível?

    Sim, é totalmente possível realizar um mini wedding sustentável. A ideia de um casamento sustentável envolve atitudes que minimizem o impacto ambiental, considerando escolhas conscientes em várias áreas do evento.

    Para isso, opte por locais que tenham práticas sustentáveis, tenha uma decoração com itens reutilizáveis e também ofereça lembrancinhas sustentáveis, como sementes para plantar, produtos locais ou itens reutilizáveis.

    Onde realizar um Mini Wedding?

    O casamento mini wedding, por ser mais compacto, pode ser celebrado em ambientes que alguns casamentos tradicionais não conseguiriam ser realizados. Olha só os lugares para realizar um mini wedding incrível!

    Em casa

    Nada mais acolhedor que um casamento em casa! Escolha um ambiente que comporte seus convidados de forma confortável e que eles possam se sentar na cerimônia.

    noivos sentados na escada em mini wedding em casa
    Peyton Rainey Photography

    Restaurante

    Muitos restaurantes são especializados em casamento mini wedding. Tendo um ambiente encantador e com tudo que os noivos precisam para esse dia.Do mesmo modo, possuem uma variedade no menu com opções veganas e vegetarianas ao mesmo tempo.

    No campo

    O mini wedding no campo tem um charme que ganhou nosso coração. A natureza ao redor cria um cenário perfeito para o enlace. E, claro, que um casamento mini wedding é ideal para quem ama a ideia da cerimônia ao ar livre.

    cerimonia ao ar livre em mini wedding no campo
    Du Castro Fotografia

    Na praia

    Ah! Pé na areia, a brisa do vento, tudo isso com o mar como pano de fundo. Casar na praia é uma excelente alternativa para os casais que gostam dessa sensação de liberdade com um toque de informalidade.

    cerimonia de mini wedding na praia
    Garrett Richardson Photography

    O que servir em um mini wedding?

    A escolha do que servir em um casamento mini wedding está atrelado ao horário da cerimônia, então, nossa dica é:

    De Manhã

    Esse horário é ótimo para um brunch com tortas, antepastos, crepes, variedades de pães. As bebidas podem ser sucos, refrigerantes, chás e café.

    De Tarde

    É bem comum o finger foods, comidinhas em porções individuais, que são sucesso. Ainda, salgadinhos, frutos do mar e outros aperitivos podem ser uma boa pedida.

    À Noite

    Para o jantar, os convidados podem servir em buffet e escolher o prato no menu disponível. É comum massas, caldos, saladas que sempre agradam em casamentos à noite.

    tabua de frios e aperitivos para mini wedding
    Nicole Leever Photography

    Mesa de doces e bolo para Mini Wedding

    A mesa de doces e bolo em harmonia com o estilo do casamento já conquista nossos olhares, em seguida, nossa vontade de pegar uns docinhos!

    Para que ela ganhe destaque, verifique o espaço disponível para a montagem. Deixe os doces para casamento dispostos na mesa para que os convidados possam se servir.

    Mesa do bolo em rustica com arranjos suspensos mini wedding
    Rodrigo Sack

    Convite para mini wedding

    Já decidiu qual vai ser o estilo do convite de casamento? Então aproveite nossas inspirações:

    Rústico

    O convite de casamento combina com uma paleta de cores em tons terrosos ou outonais e matérias-primas rústicas, como o kraft, sisal, juta e a madeira.

    convite rustico fechado com flores delicadas
    Pro Wedding Invites

    Minimalista

    Ele tem um aspecto mais clean com traços delicados e um design atemporal. Com tons neutros e uso de formas geométricas, por exemplo.

    convite de casamento minimalista para mini wedding
    Peony and Rose.

    Boho

    Estampas florais, pequenas flores ou folhas secas podem ser usadas no fechamento do convite. Geralmente, o convite de casamento boho conta com tons terrosos.

    Vintage

    O convite conta com uma aparência envelhecida e vintage de forma natural. São desenhos com toques florais e caligrafia manuscrita, um estilo delicado e singular.

    Clássico

    Geralmente, as cores são neutras como branco, rosé e verde. O convite de casamento conta com um toque de sofisticação e elegância.

    Lembrancinhas para Mini Wedding

    Assim como os convites de casamento, as lembrancinhas seguem a proposta do grande dia. Por isso, os noivos podem usar toda a criatividade para presentear os convidados com os mimos.

    canecas azuis de lembrancinha de casamento
    Darling Juliet
    ecobag de lembrancinhas de casamento
    Estúdio Peripécias

    O que vestir em um Mini Wedding?

    O dress code do casamento mini wedding segue a proposta do dia, o local e horário. Embora, por se tratar de uma festa intimista, os convidados podem optar por trajes mais informais.

    Convidados

    As convidadas podem usar vestidos mais fluídos e estampados, sejam longos ou não. Os homens podem dispensar o uso do terno completo, optando por algo mais informal.

    noivos dançando com os convidados em mini wedding

    Noivo

    O terno para casamento em um mini wedding não precisa seguir o estilo mais tradicional. Nesse sentido, o noivo pode escolher um look despojado e confortável, sem deixar o charme de lado.

    saida com noivo de terno azul
    Eyeronic Love

    Noiva

    O vestido de noiva pode ser curto, macacão, longo, de maneira que ela se sinta confortável e linda. Lembre-se que em um mini wedding permite um traje descontraído, isso vale para o sapato, que pode ser tênis para noiva!

    Conheça os fornecedores para organizar um Mini Wedding

    O Lápis de Noiva está há mais de 10 anos no mercado trazendo as melhores dicas, inspirações e recomendações de fornecedores para as noivas.

    Nós fazemos uma curadoria meticulosa com os melhores profissionais do mercado em todo o Brasil. Tudo para que você possa contratar pessoas incríveis para realizar o seu casamento dos sonhos!

    Confira a nossa lista de fornecedores perfeitos para o seu mini wedding.

    Aperte o play para conferir mais dicas no Canal do Lápis:

    🎁 Crie seu site grátis aqui