Lua de Mel: TUDO o que você precisa saber

 

Durante meses você planejou o seu casamento, agora finalmente chegou a hora da tão sonhada viagem de lua de mel! Seja ela no Brasil, ou em outros lugares desse mundo, ela também requer planejamento prévio, mas um sentimento recompensador. Veja aqui tudo o que você precisar saber antes de começar a organizar a sua lua de mel.

 

lua de mel

 

Praia, montanha, verão, inverno…São tantas opções de destinos mundo afora, não é mesmo? Como escolher o melhor para vocês como casal? Como começar a planejar uma viagem tão especial?

Hoje convidamos o blog Viaje seu Mundo, que é escrito por um casal que também sonhou, viveu todas as etapas da organização de um casamento (veja aqui o chá bar e o casamento lindo dos dois) e descobriu nessa caminhada uma paixão por viajar, para nos dar valiosos conselhos e dicas pra você que está começando a sonhar com a sua lua de mel e não sabe por onde começar. Vamos lá?

 

O que é e como surgiu a lua de mel?

As tradições espalhadas pelo mundo foram as responsáveis em trazer o nome de lua de mel, a prática que hoje conhecemos. Aliás, não sabemos ao certo qual delas foi a origem principal, mas algo muito curioso e notável é que, em todas elas o mel está de alguma forma presente pra celebrar a vida dos recém-casados.

Lua de mel: um costume secular

Na Irlanda, os recém-casados tinham o costume de tomar uma bebida de baixo teor alcoólico chamada mead – ou hidromel -, composta basicamente de mel fermentado e água. A poção deveria ser consumida durante um mês ou uma lua.” – Revista Super Interessante. Sendo assim, eles acreditavam que, realizando esse ritual receberiam a bênção dos deuses que proporcionavam fertilidade para conceber filhos.

 

 

Já na Babilônia, o costume dizia que o pai da noiva deveria presentear o noivo com cerveja de mel que deveria ser consumida durante 30 dias após o casamento para trazer sorte e fertilidade. Em Roma, na Itália, a mãe da noiva trazia todos os dias durante um mês após o casamento um potinho com mel para deixar no quarto do casal, pois o mesmo significava fertilidade e também era usado como tônico revigorante.

Ao longo dos anos o Vaticano e as crenças católicas também aceitaram o costume por considerarem o mel, como um alimento que torna-se cada vez mais doce com o passar dos anos, assim como um casamento deve ser.

A lua de mel como conhecemos hoje

A princípio foi só no século XIX, lá na Inglaterra, que a lua de mel começou a ser praticada da forma que hoje conhecemos. Os recém casados viajavam para se conhecer melhor e para visitar parentes distantes que não puderam comparecer a cerimônia de casamento.

 

 

Tipos de lua de mel

 

Early Moon

A gente sabe que organizar um casamento não é uma tarefa fácil, bem como a correria do planejamento pode trazer um grande estresse para o casal e até causar brigas no relacionamento.

A Early Moon é uma viagem que antecede o casamento e a lua de mel oficial. A ideia é o casal se desconectar dos problemas, dos contratos, das decisões e relaxar por alguns dias aproveitando pra fazer muitas atividades a dois e reforçar o real motivo pelo qual estão tomando a decisão de se casarem.

Minimoon

Tempo escasso não é sinônimo de cancelar a lua de mel. A Minimoon é uma lua de mel curtinha, feita em poucos dias (as vezes somente um final de semana) pra quem não pode se ausentar por muito tempo dos seus compromissos.

Quem sabe curtir um spa em meio a natureza, ir pra um lugar mais perto de casa ou até pra cidades que você consiga aproveitar bastante, mesmo com o cronograma apertado. Buenos Aires por exemplo é uma cidade perto do Brasil (você não gastará muitas horas no voo)  na qual você consegue ver muita coisa em apenas 4 dias!

 

 

Maximoon

A maximoon é a opção perfeita para os casais que gostam de viajar, se aventurar ou curtem o estilo slow travel. É um tipo de lua de mel que pode durar semanas, meses ou até o ano inteiro! Sim, já tivemos aqui no Lápis casais que resolveram tirar um ano pra dar a volta ao mundo após o casamento, legal né?

Buddymoon

Buddy em inglês significa amigo. Quando juntamos o amigo + a lua de mel chegamos ao conceito da buddymoon, que nada mais é do que uma viagem não só em casal, mas com amigos próximos do casal.

Essa é a opção perfeita pra casais que já viajaram bastante juntos e gostariam de ter uma experiência bem divertida entre amigos. Do mesmo modo dá até pra estender o destination wedding e ir direto do casamento curtir a cidade/país onde o casamento aconteceu.

Familymoon

Quem quer passar momentos agradáveis em família devem considerar a Familymoon. Esse tipo de lua de mel envolve não só os noivos mas também seus familiares. Em suma a ideia é fugir da rotina e aproveitar muitas atividades em família celebrando ainda mais o casamento.

 

 

Honeyteering

E se você pudesse utilizar o tempo da sua lua de mel para se dedicar a um serviço voluntário? A Honeyteering ou lua de mel voluntária, consiste em realizar uma viagem colaborativa para participar de ações no intuito de ajudar ao próximo ou causas sociais.

Essa é um tendência que já acontece bastante fora do país e vem pintando aos poucos aqui no Brasil. Existem inúmeros lugares que aceitam voluntariado por um período específico, desde projetos nacionais como a Salva Vidas no norte do país, a projetos envolvendo animais, como é o caso da The Sloth Institute na Costa Rica.

Glamping

A palavra glamping vem da combinação de glamour e camping. Ou seja: acampar com glamour ou acampamento de luxo.” – Trivago. Certamente é uma ótima opção para casais aventureiros que adoram acampar mas não abrem mão da sofisticação que uma lua de mel merece.

 

 

Organização da lua de mel passo a passo

Você decidiu planejar a sua lua de mel por conta própria, e agora por onde começar? Nossa primeira dica importante é: seja organizado(a)! Você estará lidando com uma série de documentos (alguns até internacionais) e montando uma viagem que reserva muitas expectativas. Sendo assim, reserve um tempo livre para definir a dois os assuntos pendentes, faça tudo com calma, com antecedência e curta cada momento dessa fase.

Alguns dizem que a melhor parte de uma viagem é justamente essa PREparação que antecede a viagem de fato. Logo não se estresse, aproveite, esse momento também é de vocês! Pra tornar a sua organização ainda mais fácil, abaixo disponibilizamos pra você um checklist de organização de lua de mel EXCLUSIVO do Lápis pra vocês não esquecerem nadinha!

–> Versão para impressão (tamanho A4) AQUI.

checklist lua de mel

 

Escolhendo o destino perfeito para lua de mel

Essa é a primeira decisão que vocês precisam tomar: “pra onde vamos”? Em meio a tantos lugares liiiindos no nosso país e nesse mundo afora, vocês precisam escolher aquele (ou aqueles) que tem tudo a ver com vocês.

Passo 1: Escolham um destino que os agrade como casal

Adoram a calmaria do campo? Não abrem mão de uma praia badalada? Amam cidades cosmopolitas? Gostam de aventuras? Preferem destinos de frio ou calor? Querem descansar ou passear bastante? Qual o perfil de vocês como casal? Depois de definido isso, vocês conseguirão eliminar uma porção de destinos que não se encaixam com a personalidade de vocês; essa espécie de “triagem” facilita, e muito, a escolha do destino ideal.

Passo 2: Definam um orçamento

Reúnam-se e coloquem no papel o orçamento total que dispõem para essa viagem. Dessa forma depois de definir esse valor, pesquisem, e façam uma listinha (é bom sempre ter mais de uma opção por conta da próxima etapa) com quais destinos cabem dentro desse budget.

Passo 3: Verifiquem o clima

Vocês chegaram a um consenso do estilo de lua de mel que pretendem fazer e o quanto querem gastar. Antes de mais nada vocês precisam cruzar informações relacionadas ao clima do destino. Pode parecer besteira, mas essa etapa é crucial na organização da lua de mel, viu? Informem-se se os dias que vocês tem de folga para viajar vão de encontro ao clima favorável da cidade/país que desejam passar a lua de mel (falamos um pouco mais sobre isso mais abaixo).

Passo 4: Leiam experiências reais

Enfim vocês chegaram a 1 ou 2 destinos que se encaixam no perfil, orçamento e clima que tanto sonharam. Primeiramente antes de baterem o martelo, nossa dica é: leiam relatos de pessoas que já fizeram essa viagem. Hoje a internet está repleta (ainda bem) de experiências reais de viajantes. Vocês encontra de tudo, desde reviews de hotéis a vlogs completos de viagem. Uma boa ferramenta pra isso é o Tripadvisor, que reúne em um só lugar opiniões dos viajantes sobre destinos, hotéis, restaurante, passeios…é bem completo! Tudo isso afim de evitar qualquer tipo descontentamento durante a lua de mel; algo do tipo  “não era bem assim que eu imaginava”.

 

 

Documentações importantes para a lua de mel

Vocês definiram juntos o destino da lua de mel, agora infelizmente chega a parte chata e burocrática do planejamento. De antemão não tem pra onde correr, é um mal necessário, por isso façam tudo com antecedência pra não pirarem nos “45 do segundo tempo” combinado?

 

Destinos nacionais e Países do Mercosul

Se você for viajar para um destino nacional, apenas um RG válido serve pra você embarcar no avião. Mas não aquele RG “capenga” de quando você tinha 5 anos de idade, hein? Um RG legível, em bom estado é primordial. Recomendamos um que tenha emissão igual ou menor que 10 anos pra não passar nenhum apuro.

Alguns países da América do Sul, que fazem parte do Mercosul também aceitam somente o RG brasileiro como documentação de entrada, não sendo necessário o passaporte. São eles: Argentina, Bolívia, Chile, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela (suspensa do Mercosul, no entanto, ainda é possível visitar o país utilizando apenas o RG).

 

Destinos internacionais

Se você for além dos países do Mercosul, antes de mais nada você precisa ter um passaporte válido. Se você já tem o seu, verifique se ele ainda está dentro da validade, caso contrário solicite a renovação junto a Polícia Federal. Veja aqui todos os documentos necessários para emissão/renovação do seu passaporte e como agendar sua entrevista.

Antecipadamente reforçamos que é extremamente importante que isso seja feito com antecedência, pois esse processo pode levar algumas semanas. Logo se você deixar para a última hora, pode não ter o o seu passaporte a tempo da viagem.

Alguns países exigem juntamente ao passaporte um visto de entrada. O ideal é que você faça uma consulta prévia para saber exatamente o que o país que você vai visitar solicita, afinal cada caso é um caso. Faça esse processo também com bastante antecedência, pois alguns vistos são feitos on-line, outros pessoalmente na própria embaixada, outros requerem entrevista…Tenha em mente todos esses prazos pra se planejar direitinho.

Além das documentações citadas acima, o seguro viagem é obrigatório (compre com desconto usando nosso voucher VIAJESEUMUNDO5 aqui) para todos os países que integram o Tratado de Schengen, além de Cuba, Venezuela e Austrália. Veja aqui a lista completa.

 

 

IMPORTANTE – Não viaje antes de ler essa dica!

 

Atenção noivas que mudaram de nome após o casamento. De antemão quando vocês forem comprar a passagem, provavelmente ainda estarão com o nome de solteira, então o passaporte também deverá estar com o seu nome de solteira, ok? É importante também levar junto com você a certidão de casamento se precisar comprovar o seu estado civil atual.

Caso a sua viagem ocorra semanas depois do casamento civil, e você tenha tempo hábil para emitir um novo passaporte com o nome de casada, aí sim a sua passagem pode ter o seu nome atualizado. A regra é: a passagem tem que ser emitida com o mesmo nome do passaporte que for usar.

Outra dica que pode ser um salva-vidas na hora do apuro é: tenha uma cópia de todos os seus documentos. Aqui vale uma cópia impressa, no celular…Nós temos uma dentro do nosso e-mail. Caso você perca ou tenha seus documentos furtados/extraviados, você terá essa cópia disponível pra te ajudar.

 

 

Montando um roteiro de lua de mel

Uma das etapas que amais gostamos do planejamento é montar o roteiro de uma viagem. Pesquisar, reunir todos os locais, restaurantes e atrações que temos o desejo de conhecer…Que gostoso!

A princípio pra montar um roteiro você precisa definir exatamente quantos dias você terá disponível, sempre levando em consideração o tempo de deslocação até o local e também o perfil de vocês. Existem casais que já chegam de viagem e saem para passear, por outro lado, outros preferem descansar por conta do jetlag.

Outra coisa que deve ser levada em conta é como vocês vão se locomover dentro da cidade. Vão alugar um carro, andar de táxi, querem fazer tudo a pé? Logo nessa hora uma boa opção é buscar um hotel com uma ótima localização, que seja próximo a restaurantes, mercados e até de alguns lugares que tenham desejo de conhecer.

Uma dica quente!

Ainda falando em hotéis uma dica preciosa é, ao fazerem a reserva informem que estão em lua de mel. Muitos hotéis oferecem upgrades e mimos especiais gratuitos aos pombinhos para proporcionar uma experiência única.

Antecipadamente ao montar o seu roteiro de lua de mel é importante também ler relatos e depoimentos de pessoas, assim você consegue “contabilizar” quanto tempo gastará em cada atividade e será mais fácil para ir montando o seu dia. O Google Maps também é um excelente aliado nessa etapa, pois você consegue visualizar a distância entre os locais, quanto tempo você passará se deslocando até lá e até verificando restaurantes e estabelecimentos entre a sua rota.

 

 

Lua de mel dos sonhos no Brasil

Destinos de lua de mel no Brasil queridinho dos noivos

 

Fernando de Noronha

Praias paradisíacas, contato direto com a natureza, se tem uma coisa que a gente ama é o clima que uma ilha proporciona aos viajantes. Certamente Fernando de Noronha já virou um dos destinos nacionais mais cobiçados pelos casais por toda a sua beleza natural.
Quando ir: agosto a fevereiro
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Viagens Cine

Porto de Galinhas

Mais um lindo tesouro de Pernambuco! Porto de Galinhas é uma das cidades mais visitadas do Brasil. Você encontra em um mesmo lugar praias lindas, piscinas naturais, artesanato, passeios de buggy, recepção calorosa dos locais e muito mais.
Quando ir: setembro a fevereiro.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Fantrip

Gramado

Há quem diga que é o destino nacional mais romântico que há. Gramado de fato reúne tudo o que um casal em lua de mel pode desejar: hotelaria de primeira, restaurantes incríveis, inúmeras atrações e aquele friozinho pra ficar agarradinho em frente a lareira (leia aqui mais sobre esse destino).
Quando ir: abril a outubro (se quiser curtir o frio).
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Temporada Livre

Maragogi

Conhecido como o nosso Caribe brasileiro, Maragogi faz jus ao título que recebe. Suas praias com águas cristalinas fazem qualquer coração bater mais forte. Em Maragogi você pode mergulhar com os peixinhos, ou até ficar em um hotel all inclusive. Definitivamente é um destino para todos!
Quando ir: outubro a janeiro.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Resorts Online

Jericoacoara

Sombra, água de coco e uma boa rede submersa na lagoa…Ahhhh quem não consegue se imaginar curtindo demais em um cenário desses? Apesar de ter um acesso um pouco mais difícil que os as cidades acima, Jeri encanta a primeira vista! Uma vila toda pé na areia, lagoas refrescantes e um dos pores do sol mais lindos de todo o país!
Quando ir: julho a dezembro.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Hotel Urbano

 

Sugestão do Viaje seu Mundo de destinos de lua de mel no Brasil

 

Lençóis Maranhenses

É impossível não se impressionar por esse verdadeiro espetáculo da natureza! Os Lençóis Maranhenses atraem todos os anos centenas de turistas brasileiros e estrangeiros que buscam uma experiência única em uma das paisagens mais exóticas do mundo.
Quando ir: junho a setembro
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Unitur

Monte Verde

Uma opção mais próxima para os casais do sudeste, Monte Verde também oferece um clima aconchegante de inverno aos casais. Praticamente todos os hotéis tem suítes preparadas para receber muito bem os apaixonados que desejam ter uma experiência similar aos “alpes suíços” sem gastar muito. Isso sem contar com a receptividade (e culinária) mineira que todo mundo ama.
Quando ir: abril a agosto
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Marola com Carambola

Litoral Norte da Bahia (linha verde)

Quer descansar depois de toda correria do casamento? Que tal um hotel all-inclusive pra curtir a praia, piscina, petiscos e atendimento de primeira? Próximo a Salvador existe uma região conhecida como linha verde que reúne vários Resorts que funcionam nesse formato (veja aqui uma opção excelente de hotel). Definitivamente um deles tem tudo a ver com você!
Quando ir: agosto a abril.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Litoral Verde Viagens

Praia de Pipa

A Praia da Pipa é um vilarejo que fica no município de Tibaú do Sul a cerca de 85 km de Natal. As ruas do vilarejo lembram Santorini com suas cores e rusticidade. Hotéis e pousadas aconchegantes de reúnem para trazer aos turistas a melhor experiência possível, bem como, de praias com areias douradas e coqueiros.
Quando ir: setembro a janeiro.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Tripadvisor

 

Lua de mel dos sonhos no exterior

Destinos de lua de mel no exterior queridinho dos noivos

 

Punta Cana

Provavelmente o destino mais popular entre os noivos hoje em dia. Punta Cana reúne uma zona hoteleira com dezenas de Resorts (para todos os bolsos) maravilhosos que funcionam no sistema all-inclusive, pra quem quer meeeeesmo relaxar e curtir tudo o que o Caribe pode oferecer (clique aqui para ver um guia de hotéis em Punta Cana).
Quando ir: janeiro a abril.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Blog Mundi

Cancún

Sem dúvidas também outra excelente opção de lua de mel na praia. Cancún se assemelha muito a Punta Cana, talvez com um pouco mais de badalação confesso, por outro lado também tem a disposição excelentes Resorts, e toda alegria do povo mexicano (veja aqui mais lugares legais para visitar no México).
Quando ir: fevereiro a maio, julho e dezembro.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Booking

Ilhas Maldivas

Um destino luxuoso e inesquecível. Certamente você já se deparou com alguma foto dos bangalôs suspensos sob o mar azul turquesa-de-doer-os-olhos e ficou sonhando em estar ali. As Maldivas são completamente preparadas para receber os casais e proporcionar uma lua de mel das estrelas!
Quando ir: novembro a abril.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Catraca Livre

Paris

E o que dizer do destino mais romântico do mundo? Faz todo sentido que sua lua de mel aconteça nesse lugar, não? A cidade luz reúne boa gastronomia, passeios encantadores, muita arte e uma atmosfera amorosa.
Quando ir: o ano inteiro
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Viagem e Turismo

Grécia

Casinhas brancas com vista da caldeira, burrinhos passeando por ruelas de pedra, o pôr do sol mais bonito do mundo (na opinião de muitos)…Se engana quem pensa que a Grécia é só isso, viu? As ilhas da Grécia prometem trazer pra sua lua de mel cenários arrebatadores, praias de suspirar, hotéis de cair o queixo e um clima muito romântico (clique para ler mais sobre esse destino).
Quando ir: maio a outubro
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Get your guide

Itália

Outro destino que encanta os corações apaixonados! A bela Itália que já foi o cenário de muitas histórias de amor, sempre está de braços abertos aos recém-casados. Entre passeios de gôndola, paisagens bucólicas e muita comida boa, uma lua de mel nesse país definitivamente será sinônimo de boas memórias.
Quando ir: março a outubro
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Comunità Italiana

 

Sugestão do Viaje seu Mundo de destinos de lua de mel no exterior

 

Tailândia

Os recém casados tem voltado cada vez mais o olhar para os destinos asiáticos. Temos um carinho especial pela Tailândia pois foi lá onde aconteceu a nossa lua de mel (veja aqui nosso roteiro completo). Só temos elogios pra esse país de povo acolhedor e beleza natural de impressionar qualquer um. Desde já dizemos que é um destino exótico e extremamento rico de opções de lazer.
Quando ir: novembro a março.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Viagem e Turismo

Croácia

Um destino europeu ainda pouco explorado e que reúne belas praias, arquitetura lindíssima, história, lagos e spots charmosos. A Croácia pode surpreender, e muito, os casais que buscam uma lua de mel diferenciada.
Quando ir: maio a setembro.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Revista Viajar pelo Mundo

Tanzânia

Esse verdadeiro paraíso africano tem atraído cada vez mais os olhares dos casais em lua de mel. Destaque especial para Zanzibar que muito se assemelha as Ilhas Maldivas, porém com um preço mais amigo.
Quando ir: julho a fevereiro
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Welcome Trips

Chile

O Chile é um tão diversificado! De ponta a ponta você encontra cidades diferentes e bacanas pra visitar. Para os casais aventureiros indicamos fortemente o Deserto do Atacama em todo seu esplendor. Assim também pra quem quer curtir um friozinho e ver a neve, Santiago durante o inverno é a pedida (leia mais sobre o Chile aqui).
Quando ir: abril a novembro (Atacama) . O ano inteiro (Santiago – se quiser ver neve de julho a inicio de setembro).
Reserve seu hotel aqui.

Foto: Descubra Turismo

San Andrés

Quer conhecer o Caribe sem gastar muito? San Andrés é o lugar ideal pra você! Essa ilha que fica na Colômbia traz tudo o que de melhor o Caribe pode oferecer: mar azul turquesa, praias de areias claras, muita música e animação. Apesar da atmosfera mais roots da cidade, os casais vão encontrar muitas opções incríveis para curtir a dois!
Quando ir: janeiro a maio.
Reserve seu hotel aqui.

Foto: The Crazy Tourist

 

Arrumando a mala de lua de mel

Passagens compradas, roteiro definido…tudo está 100% organizado. Oba! Agora é hora de finalmente arrumar as malas e partir rumo a lua de mel dos sonhos!

Pra você não ficar com aquela sensação chata de “parece que eu esqueci alguma coisa”, nós montamos um checklist completão pra te ajudar nessa tarefa.

–> Versão para impressão (tamanho A4) AQUI.

checklist mala de lua de mel

 

3 erros que você deve evitar na sua lua de mel

 

1) Contratar pacotes em agências que não conheça

Esse deslize pode custar caro e trazer memórias negativas a sua lua de mel. Não quer organizar sua lua de mel sozinho? Quer fechar um pacto com agência de turismo? Antes de mais nada verifique se a empresa é confiável, se está consolidada no mercado e se não possui reclamações ou processos contra ela. Fica a dica: o velho “boca a boca”, ou seja, indicações de amigos/conhecidos, geralmente não costuma falhar.

2) Brigar por coisas pequenas

Esse é um erro mais comum do que você possa imaginar. Já ouvimos relatos de casais que começaram a lua de mel já brigando no aeroporto, dá pra imaginar? Se alguma coisa não saiu como programaram, se o seu cônjuge fez algo que não te agradou, conversem e tentem ver o lado positivo da situação (pode procurar, ele sempre está ali).

Lembrem-se que essa viagem é única na vida de vocês, e não faz nenhum sentido ficar discutindo por coisas bobas, as vezes até irrelevantes, e não curtir ao máximo (e a dois) essa experiência incrível!

3) Clima x destino

Outro erro bem comum que muita gente acaba se esquecendo. Você sabia que existem épocas específicas para visitar certos lugares? Por exemplo, você sabia que de junho a novembro existe temporada de furacões na maioria dos países do Caribe? Que de abril a outubro é período de chuvas na Tailândia? Ou que dezembro a fevereiro o inverno altiplânico atinge o deserto do Atacama trazendo pancadas de chuva?

É imprescindível que, antes de escolher o destino da sua lua de mel, você verifique se o clima do destino dos sonhos se encaixa dentro dos dias que você tem disponíveis pra viajar. Afinal, você não vai querer ir curtir uma praia debaixo de chuva, ou passar calor em uma estação de esqui, não é mesmo?

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

Casamento Civil: tudo o que você precisa saber
Bodas de casamento: saiba como comemorar aniversário de casamento
Vestido de Noiva: como escolher o modelo perfeito pro grande dia?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog