Esqueça essa história de que gravata do noivo é tudo igual. Vamos esclarecer tudo para você nesse super guia completo sobre o assunto
Afinal, tão importante quanto à noiva é o noivo e há tempos ele deixou de ser apenas um coadjuvante no casamento e passou a ser também o personagem principal ao lado da grande estrela da noite, a noiva.
Por isso, não somente seu traje, mas a gravata de noivo deve estar impecável, à altura do evento e, principalmente, combinando com o estilo do noivo.
Escolhendo a gravata do noivo
Assim como o vestido de noiva deve estar dentro da proposta do casamento, bem como a grinalda da noiva e demais acessórios, a gravata de noivo também deve seguir essa premissa: combinar com a proposta do evento e também com o estilo do noivo.
Primeiramente, é preciso saber o tipo de traje que o noivo vai usar no Grande Dia. Ou seja, se terá colete, suspensório, outros acessórios ou não e o tipo de terno. Além, é claro, do tipo de cerimônia e horário do casamento.
Uma coisa é fato: o noivo DEVE se destacar dos demais convidados e padrinhos.
Fatores como a personalidade do noivo, estilo e seu gosto pessoal também influenciam e devem ser considerados na escolha da gravata de noivo. Não adianta forçar a barra e insistir – por mais bonito que fique aos seus olhos – não rola o noivo usar um tipo de gravata que nada tenha a ver com ele e que não o deixe confortável. Esquece isso.
Qual tipo de gravata para noivo?
Gravata slim/skinny, gravata tradicional e gravata reta
Aqui, o que diferencia o modelo de uma gravata da outra é a ponteira da gravata, que, habitualmente deve seguir o corte do traje, assim como a largura da lapela do paletó:
Se o traje do noivo é slim, certamente a ponteira da gravata deve ser mais fina, ou seja, também slim. Já os trajes cujos cortes são mais tradicionais, com uma lapela mais larga, o modelo da gravata deve ser no mesmo formato, mais largo, como mostra a imagem abaixo do site Canal Masculino:
Gravata do noivo em tricô
A gravata reta, confeccionada em tricô não é tão comum em casamentos, mas vem ganhando espaço nesses eventos. Seu formato combina com casamentos mais informais e também aqueles que acontecem nas estações mais frias do ano.
Gravata borboleta
Sofisticação e elegância são sinônimos que combinam com a gravata borboleta. Ela tem uma proposta mais formal e destaca o noivo dos demais.
Entretanto, nos últimos anos tem passado por algumas modificações no quesito texturas e estampas e com isso muitos homens têm aderido esse acessório ao look de uma forma mais despojada. Hoje encontramos gravatas borboletas para noivos em couro e até madeira…Legal, né?
Mas nem todo homem é fã da gravata borboleta e tá tudo bem, segue a vida e use o modelo tradicional, ok?
Como escolher os materiais para a gravata do noivo?
Para escolher o tecido da gravata de noivo é necessário saber primeiro onde será realizado o casamento, ou seja, se será ao ar livre, em igreja, buffet, durante o dia ou à noite.
Mas porque isso? Por que o tipo de tecido e textura influencia totalmente nessa escolha. Por exemplo, para casamentos mais tradicionais e à noite opte por um tecido como a seda. Já para casamentos durante o dia, a opção é por tecidos como algodão e linho.
5 tipos de tecidos para gravata de noivo:
Algodão
Tecido leve, sem brilho e perfeito para casamento ao ar livre e durante o dia com uma pegada mais intimista.
Ainda tendo o algodão como base, é possível optar pelo jacquard de algodão, que nada mais é que uma confecção do algodão em um tear diferenciado que produz ao tecido um efeito com texturas mais densas.
Seda
Tecido nobre e de fibras naturais, a seda é leve e proporciona sofisticação e elegância em um tecido acetinado com pouco brilho. É perfeita para eventos clássicos e noturnos.
Tricô de seda
Além de o tecido ser mais clean, as gravatas com essa proposta são super casuais e o diferencial em relação às gravatas convencionais (de outros tecidos e não modelos) é que a ponteira da gravata é quadrada. Além disso, o tricô proporciona essa pegada mais rústica para a peça.
Lã
Assim como o tricô, a lã também tem uma proposta rústica para a peça. Ela é atemporal porque o tecido é super confortável e pode ser utilizado em todas as estações, exceto naquele verão escaldante. Além disso, a lã não amassa e combina demais com casamentos no campo.
Linho
Outro tecido elegante, leve e confortável produzido com fibras naturais e que também tem uma proposta rústica. Gravatas em linho super combinam com casamentos ao ar livre e rústicos como praia e campo.
Gravatas e o estilo de casamento
Casamento na praia
Casamento na praia combina com leveza e uma proposta mais rústica, por isso, nossa dica é optar por um modelo tradicional.
Quanto à cor da gravata, ela pode ser nude, off white ou na própria paleta do casamento. O importante é que seja um tecido leve e informal. Vale lembrar que muitos noivos preferem não usar gravata nesse estilo de casamento. Portanto, ela é opcional.
Casamento no campo
Assim como na praia, o casamento no campo também pede leveza, por isso uma gravata no estilo tradicional fica perfeita. Já as cores, a proposta é a mesma da praia: se o casamento for durante o dia cores mais claras e dentro da paleta do evento.
As gravatas estampadas também são uma ótima pedida para casamentos no campo, principalmente diurnos. Se o casamento no campo for à noite, a gravata deve ter uma cor mais escura e sem brilho.
Casamento clássico
Se o casamento for clássico e sofisticado, a gravata borboleta fica incrível, assim como a tradicional ou a slim. A regra é investir tanto na modelagem, quanto em um tecido mais nobre, como a seda, por exemplo.
Como combinar as cores da gravata com a proposta do casamento?
Quando falamos de cores uma série de fatores influenciam a escolha. A regra não é seguir a paleta do ano ou a cor favorita do noivo, mas sim, o que mais combina com o traje escolhido pelo noivo, bem como a proposta do evento e sua paleta de cores para casamento.
Não tem erro! A essa altura (escolha da cor da gravata de noivo) todos os preparativos já foram definidos, inclusive a paleta de cores do casamento. Portanto, siga essa proposta e arrase!
A cor da gravata pode combinar com a paleta do evento e até mesmo o buquê da noiva.
Gravata e o tipo de traje do noivo
Cada tipo de traje pede um estilo de gravata. Veja algumas ideias:
Smoking
O Smoking é um super clássico, o famoso Black tie, e é indicado para casamentos mais refinados. A gravata borboleta preta é a indicação para este tipo de traje.
Fraque
O fraque é um traje para noivos super formal. A gravata aqui pode ser a tradicional ou a slim, tudo vai depender do corte do traje.
Meio fraque
O meio fraque combina com casamentos um pouco mais formais que acontecem à noite. A gravata segue a proposta do fraque, a escolha é de acordo com o corte.
Terno
Curinga e sem erro o terno está no topo do ranking dos trajes de noivo. Combina com casamentos que acontecem durante o dia e à noite. O uso da gravata aqui é livre, ou seja, pode ser a tradicional, slim ou borboleta.
Quais são os tipos de nós de gravata de noivo?
Tem homem que entra em pânico quando o assunto é o nó da gravata, mas calma. Vamos te ajudar mostrando quais são os nós de gravata mais comuns e de acordo com o tipo de traje que será usado.
Vale destacar que existem outros tipos de nós para a gravata do noivo, mas os mais indicados são esses:
Windsor
Trata-se de um nó mais elegante, volumoso e proporcional, perfeito para trajes mais formais.
Half Windsor
Esse nó tem menos volume, seu tamanho é médio e ele se mantém simétrico e pode ser usado em qualquer tipo de cerimônia. A espessura da gravata pode ser leve ou média.
Simples
É aquele nó que todo mundo (ou quase todo mundo) sabe fazer. Sua praticidade é ainda melhor quando o tecido da gravata é o linho ou a lã.
Além disso, esse tipo de nó combina perfeitamente com casamentos mais rústicos e leves. Gravatas com tecidos grossos são as mais indicadas para esse tipo de nó.
Prince Albert
Esse nó é pouca coisa mais grosso que o Four-in-Hand. A diferença aqui é que ele deve estar mais apertado para um visual mais fino.
Four-in-Hand
Um nó popular e fácil de fazer e levemente assimétrico.
Pratt
Esse nó é bem elegante e versátil. Ele é um intermediário do Four-in-Hand e o Half Windsor.
A tradição do corte da gravata
Não se sabe ao certo quando surgiu essa tradição do corte da gravata do noivo no casamento para arrecadar dinheiro para a lua de mel, mas essa brincadeira é muito comum nos casamentos aqui no Brasil.
Algumas pessoas acham deselegantes, outras acham legal, enfim, fazer ou não esse tipo de brincadeira na festa de casamento deve ter o consentimento dos noivos, ok?
Como é uma tradição/brincadeira feita pelos padrinhos ou amigos mais próximos do casal, consulte os noivos antes do casamento. Nem todo mundo se sente à vontade com esse tipo de brincadeira. Mas se optar por realizá-la, conheça a Gravata iCasei, uma forma super prática de arrecadar dinheiro através da gravata do noivo.
Além disso, é bom lembrar que os convidados já investiram no presente para o casal, bem como tiveram outros gastos com o casamento como por exemplo, salão beleza, combustível, estacionamento, etc. Então não fique chateado se alguém não quiser contribuir.
Confira nosso time de fornecedores
Nossa missão é tornar o seu grande dia inesquecível, com uma lista de fornecedores para casamento com o mais alto profissionalismo em cada detalhe. Aqui no Lápis de Noiva, você encontra fornecedores de confiança!
Perguntas frequentes
· Azul escuro
· Branca
· Cinza
· Offwhite
· Prata (para fraque e meio fraque)
· Preta
· Tons pastel (rosa, azul, amarelo, verde)
Além dessas cores, a cor da gravata pode combinar com a paleta do evento e até mesmo o buquê da noiva.
Geralmente se corta uma gravata qualquer que um amigo do noivo leva para a festa e não a gravata do noivo, que pode ter custado um bom dinheiro ou até mesmo ser alugada.
Portanto, se for fazer a brincadeira da gravata, certifique-se antes de passar a tesoura na gravata errada!