A decoração de casamento na igreja, por ser considerado um ambiente sagrado, seguem alguns cuidados, como as regras impostas pelo local.
Ainda, existem outros aspectos para se levar em consideração na hora de decorar esse lugar cheio de significado.
Por isso, criamos esse super guia com todas as dicas sobre as regras da igreja, flores para decoração, como valorizar o espaço e muito mais!
O que considerar antes de fazer um casamento na igreja?
Antes de fazer um casamento na igreja, o casal precisa considerar que cada igreja apresenta seus próprios pré-requisitos. Nesse sentido, é importante se informar na igreja quais seriam as exigências para realizar a celebração no local.
Isso inclui as regras para a decoração de casamento na igreja, já que alguns pontos, como: as regras da igreja, a arquitetura da igreja escolhida e se há outras celebrações no mesmo dia podem influenciar a decisão dos noivos.
Abaixo listamos outros pontos que precisam de atenção na hora de realizar um casamento na igreja!
Verifique as regras da igreja
Escolhida a igreja ou capela dos seus sonhos, agora é preciso saber mais sobre as regras para realizar a sua cerimônia no local.
Para isso, marque uma reunião com os responsáveis e verifique se a data está disponível, pois alguns santuários são bem concorridos (em especial aos finais de semana). Além do horário e os documentos necessários no processo matrimonial.
No caso da igreja católica, batistério dos noivos, mudança de paróquia e o curso preparatório estão entre os documentos solicitados.
Outra questão é saber se terão casamentos no mesmo dia, isso é bem importante para tomar certas decisões que envolvem a decoração e horários (para que nenhum noivo seja prejudicado por atrasos). Uma vantagem das capelinhas fofas fora da cidade é que muito provavelmente naquele dia só vai acontecer o seu casamento, então você pode decorar como quiser.
Escolha as datas
Organizar um casamento na igreja começa pelo agendamento antecipado da data e horário, que pode ser feito até um ano e meio antes.
É bem importante que os noivos reservem a data o quanto antes, especialmente se desejam celebrar o matrimônio em uma igreja com agenda concorrida.
Não se esqueça que a confirmação da data do casamento na igreja ocorre somente após a entrega e validação da documentação solicitada.
Prepare os documentos
Cada religião tem suas práticas, documentos exigidos e prazos para a realização de um casamento na igreja.
Nesse caso, é importante que o casal converse com seu líder religioso e entenda o que é necessário para celebrar a cerimônia de casamento religiosa.
Na igreja católica, por exemplo, os noivos precisam ser batizados e precisam realizar o curso de noivos. Já na igreja evangélica, não costumam pedir uma documentação ou confirmação de batismo.
Converse com as outras noivas do dia
Procure ter um horário na sua agenda para as reuniões com outros casais para alinhar os detalhes da decoração. Assim, os noivos do dia terão a oportunidade de expor suas preferências e também deixar tudo bem planejado para que ninguém seja prejudicado no grande dia.
Isso também ajuda o decorador a encontrar uma maneira de agradar a todos com os detalhes para embelezar a cerimônia.
Como fazer uma decoração de casamento na igreja?
Cada detalhe faz toda a diferença para a decoração de casamento na igreja! E isso inclui as regras que cada uma tem para a realização da cerimônia. Separamos as principais dicas para cada igrejas diferentes.
Decoração de casamento na igreja evangélica
Em geral, a decoração de casamento na igreja evangélica, as flores podem ser postas no corredor e no altar. Ainda, o casal pode escolher uma decoração clássica com uma paleta de cores para casamento em tons mais claros.
Decoração de casamento na igreja católica
A decoração de casamento na igreja católica, além de seguir as regras impostas, também pode apenas contar com o projeto arquitetônico, sem adição de elementos decorativos.
Claro, se a igreja escolhida apresentas aspectos que agradem os noivos! Se não, o casal pode escolher uma decoração com flores no caminho até o altar com buquês nos bancos, por exemplo.
Decoração de casamento na igreja adventista
A decoração de casamento na igreja adventista pode ser elegante e suave com arranjos de flores no caminho até o altar. O mesmo pode receber arranjos mais robustos e altos.
Decoração de casamento na igreja presbiteriana
A decoração na igreja presbiteriana pode seguir um estilo mais simples com arranjos com flor de mosquitinho, ou ter elementos no estilo rústico.
São inúmeras possibilidades para decorar a igreja! Sem esquecer de seguir as regras da instituição religiosa e cuidado para que tudo fique em harmonia com o espaço escolhido para celebrar o amor.
Decoração de casamento na igreja: quais cores são tendência?
Não temos dúvida que o uso das cores pode destacar pontos importantes na decoração de casamento na igreja. Então, trouxemos as cores que são tendência!
Decoração de igreja para casamento azul e branco
Esse é um clássico na decoração para casamento na igreja, e não é à toa! Ambos podem ser usados para decorar a passarela da igreja, por exemplo.
As flores podem ser tanto em tons de azuis como flores brancas, ou as duas misturadas para dar um toque especial. Se o casal pode acrescentar outros detalhes na decoração de igreja para casamento azul e branco como nos tecidos usados para colocar nos bancos.
Decoração de igreja para casamento rosa e branco
Essa combinação é sinônimo de romantismo e fica perfeita para dar um toque mais delicado à decoração de igreja para casamento rosa e branco.
A decoração de igreja para casamento rosa e branco com arranjos de flores de ambas as cores dão um charme todo especial.
Decoração de casamento na igreja verde e branco
Essa paleta de cores pode ser facilmente adaptada para qualquer ambiente, inclusive na igreja. Para quem busca algo elegante e sofisticado, a decoração de casamento na igreja verde e branco é uma boa pedida.
A decoração pode receber em folhagens e, ainda, detalhes em outros tons como dourado e rosa.
Decoração de casamento na igreja em amarelo
O amarelo é uma alternativa para quem quer fugir do tradicional branco. Além de ser uma boa escolha para casamento na igreja durante o dia.
A decoração de casamento na igreja em amarelo pode ser combinada com azul, branco, rosa e, até mesmo, com laranja.
Arquitetura das igrejas e os arranjos – como deixar a decoração harmônica?
Não podemos negar que a arquitetura da igreja é repleta de histórias e enchem os olhos com a beleza de cada detalhe que compõe desde a entrada até o altar. Por isso, use ao seu favor cada cantinho para criar uma harmonia perfeita entre os arranjos florais escolhidos com os elementos que compõem a arquitetura do lugar.
Capelas ou igrejas são lugares considerados sagrados, então, idealize um projeto que enfatize a essência do local com as imagens sacras ou não, para que não se perca a representação do ambiente no seu casamento.
Dicas de tipos de arranjos para decoração na igreja
Com belos arranjos na caminhada da noiva até o altar, traz a formosura ímpar para o momento mais esperado que é a cerimônia.
E para que todos possam apreciar cada gesto, olhar e sorrisos da noiva, os arranjos florais precisam apresentar uma altura que não atrapalhe a visão dos convidados. Separamos três estilos para que você possa diferenciar cada um.
Arranjos altos
Na passarela, eles podem dificultar a visão dos convidados. No caso das crianças, como exemplo, elas talvez não consigam ver a noiva.
Se a ideia é ter arranjos altos no corredor opte por deixá-los acima da linha de visão dos convidados. Mas, vale lembrar que no altar e na entrada da igreja, pode ser usado tranquilamente com arranjos vistosos com altura de até 3m.
Arranjos baixos
Os arranjos baixos são excelentes para a passarela, pois sua altura não interfere na visão dos convidados. E com flores da estação fica ainda mais lindo para decorar a cerimônia.
Uma alternativa para quem está na dúvida sobre os arranjos baixos é fazer um corredor floral com pétalas jogadas no chão.
Arranjos pontuais
Como o visual da igreja ou capela pode ser mais clean, arranjos baixos ou pontuais são uma opção válida, que podem incluir vasos com samambaias, lanternas ou velas, por exemplo.
Como fazer as fotos perfeitas no casamento na igreja?
Quando estiver imaginando como será a decoração, pense também na fotografia. Ambientes com cores harmônicas, que exaltam a arquitetura do local e seus detalhes, criam um retrato perfeito para contar as histórias por trás de cada imagem.
Outra coisa para pensar é se os arranjos irão atrapalhar os fotógrafos e cinegrafistas na hora de achar um ângulo favorável para registrar todas as emoções desse momento.
A iluminação é a parte mais importante nessa hora! Converse com as equipes e veja o que vai ser necessário para não prejudicar a produção das imagens.
Sugestão de decoração para o caminho da noiva e altar
Sugestão de decoração para o caminho da noiva e altar
Para te ajudar, separamos algumas inspirações e dicas valiosas para acertar em todos os detalhes de decoração para o caminho da noiva e altar.
Decoração para o caminho da noiva
A passadeira em carpete é umas das favoritas, além de ter muitas opções de cores, também é fácil de adaptar a qualquer estilo de decoração.
Para quem quer fugir do tom vermelho, o bege e off white vem ganhando seu espaço para cerimônias mais discretas e uma composição mais monocromática. O uso de tapetes antigos ou Kilim também são uma opção para o caminho da noiva.
Altar da igreja para casamento: inspirações para a decoração
A decoração do altar em um casamento na igreja precisa de alguns cuidados, que o decorador pode te ajudar nessa parte.
Se houver imagens ou pinturas, talvez, não tenha a necessidade de artigos decorativos evitando exageros e perdendo um pouco da arquitetura. Uma boa alternativa são pequenos arranjos de flores, bem distribuídos, em pontos estratégicos do altar.
Outro elemento que as noivas amam são as velas com castiçais, que criam um ambiente aconchegante e glamoroso. Apenas verifique se a igreja permite o uso da mesma, algumas proíbem o uso para evitar incêndios.
Decoração da igreja e o horário do casamento
A escolha do horário será determinante para o estilo da decoração. Por isso, separamos dicas práticas para te ajudar no momento do planejamento.
De Dia
Durante o dia, a decoração para casamento simples na igreja, mas sem deixar o charme e elegância que a ocasião pede. As flores são coringas para garantir a sofisticação encantando a todos os convidados.
A decoração pode contar com florais mais simples, em tons de verde, azul, branco, rosa ou outra cor que desejarem. Mas, se a igreja apresenta detalhes arquitetônicos de cair o queixo caído, escolha algo mais minimalista!
De noite
Só de pensar em um evento a noite, já vem a cabeça em algo mais luxuoso. Aqui não é diferente!
Geralmente, eventos em lugares fechados costumam começar entre 19h e 20h, sendo assim a decoração de casamento precisa ter pontos de luz que podem estar em detalhes como varal de luzes entre os bancos, por exemplo.
À noite a decoração de casamento na igreja também pode contar com elementos mais elaborados, velas e arranjos mais robustos e harmoniosos ao estilo de casal, que não pode ficar de lado para uma cerimônia.
Tipos de decoração de casamento na igreja
Greenery, rústico, boho, romântico, minimalista, moderno são alguns tipos de decoração que podem expressar o estilo dos apaixonados que estão prestes a dizer SIM na igreja.
Greenery
Eleita a cor do ano em 2017, ela continua fazendo sucesso com seu verde musgo misturado com amarelo vivo. Os arranjos feitos só com folhagens e vasos de plantas são uma tendência forte por serem mais sustentáveis e embelezarem a arquitetura sem exageros.
Minimalista
Aqui menos é mais. O estilo minimalista é apontado com uma tendência nos casamentos em igrejas. Nele, os artigos decorativos, por si, já são charmosos e refletem uma beleza sem igual.
Romântico
O romantismo sempre entra para a lista, afinal, seu jeito que nos remete ao clássico agrada muitos casais que preservam esse estilo. Pequenos detalhes como flores com fitas postas nos bancos, deixam evidente esse estilo no ambiente.
Boho
Outro queridinho é o estilo boho, onde jeito despojado e descontraído toma conta do lugar. Na decoração uma passarela de flores e lamparinas espalhadas, pode ser uma escolha para compor o espaço do casamento.
Rústico
Esse estilo valoriza o toque intimista do casal, por isso invista em móveis gastos, folhagens, plantas naturais e madeira (caixote, pallets). E tonalidade terrosa para deixar o rústico em evidência na decoração.
Simples
A decoração de igreja para casamento simples pode contar com flores mais simples, como mini margaridas, crisântemos, cravinas, tango, áster. Ainda, uma alternativa pode ser usar folhagem como preenchimento ou pétalas no corredor até o altar.
Se a noiva desejar, pode acrescentar a decoração dos bancos com tule e laços em cetim para prender os arranjos. Já no altar, arranjos pontuais são uma boa escolha para decorar esse espaço.
Elementos para a decoração de casamento na igreja
Como mencionamos ao longo desse post, os elementos para a decoração de casamento na igreja são essenciais para expressar o estilo da cerimônia e também a personalidade dos apaixonados. Logo, velas, vasos, tapetes podem ser ótimas escolhas para criar um ambiente majestoso e de maneira harmônica.
Velas
Elas podem fazer parte da entrada da igreja (na escadaria externa, por exemplo), no altar ou caminho da noiva, e dão o toque super aconchegante.
Por apresentar risco de incêndio, há igrejas que proíbem o uso de velas para decorar a igreja. Nesse caso, escolha velas de led que são bem-vindas e não oferecem riscos a ninguém!
Vasos
Coringa, eles dão um charme enorme para a entrada, altar e outros cantinhos. Eles podem ter folhagens ou flores que contribuem para enaltecer o lugar.
Para não ter erro, conte com a ajuda do decorador para escolher os vasos que melhor se adaptem ao conceito do seu casamento. Uma proposta mais sofisticada, por exemplo, pode ter vasos de cristal.
Tapetes
Para os mais tradicionais, o carpete continua sendo o favorito. Mas há quem prefira inovar e fazer o caminho da noiva com diversos tapetes colocados até o altar. Apenas se atente para que o tecido escolhido fique bem esticado evitando tropeços na caminhada.
Mosquitinho
A flor de mosquitinho é bem famosa quando o assunto é decoração de casamento. Ela é ótima para dar volume aos arranjos ou ser usada sozinha. Ainda, é possível a flor de mosquitinho com outros tipos de flores e folhagens.
Pétalas
Queridinhas dos românticos declarados, as pétalas também são bem usadas para colocar no caminho da noiva. E não podemos negar que o efeito fica maravilhoso, tanto ao centro do caminho como na lateral.
Sem contar, que pétalas de rosas trazem o significado de respeito mútuo e sensibilidade.
Folhagens
A decoração de casamento na igreja pode ir além das flores! As folhagens, em diferentes tons de verdes, dão um toque maravilhoso, criando um visual que foge ao tradicional, mas sem perder a beleza.
Fitas de veludo
Lindas para serem usadas como acabamento dos arranjos de flores, as fitas de veludo são atemporais e chiques. Ainda podem ser usadas, tanto na decoração interna como externa da igreja.
Tecidos
O uso mais comum de tecidos em decoração de casamento na igreja simples é entre os bancos, sendo o tule o mais visto. Mas, é possível apostar em outros tipos de tecidos como o voil, linho, veludo e cetim. Eles também podem ser colocados no altar.
Hera
A hera é delicada, clássica e charmosa para ser usada sozinha ou em arranjos. Enche o olho de romantismo! Ela pode ser usada em forma de guirlanda ou solta.
Arcos de flores
Arcos de flores não se restringem em um casamento no campo, eles também são vistos em ambientes fechados, como nas igrejas. Geralmente, eles podem ser colocados logo na entrada como no final do altar (caso a igreja permita). Outra opção é colocar um arco de flores contornando a porta de entrada da igreja.
Como escolher a passadeira ideal?
O famoso tapete pode gerar dúvidas na escolha, mas nada que não possamos ajudar. Antes de escolher a passadeira ideal, avalie como é o piso da igreja, algumas apresentam um designer tão belo que não tem a necessidade de acrescentar a passadeira.
Mas se esse é o seu sonho, indicamos tecidos lisos e a tradicional camurça, sempre deixando bem esticado para evitar que dobre durante a caminhada dos padrinhos e noivos.
Outra alternativa são as passadeiras espelhadas que dão uma sensação de amplitude, além de um toque elegante à decoração.
Iluminação em casamento na igreja: dicas importantes
Em meio a tantos detalhes durante os preparativos, temos mais um para colocar na lista: iluminação. Sim, ela é muito importante!
A melhor dica que podemos dar é que busque referência de profissionais para a função, pois ele saberá o lugar ideal para colocar cada luz e iluminar o que merece ser destacado, sem aquele incômodo de muita luz nos convidados ou padrinhos.
Sem contar também, que o profissional tomará o cuidado de esconder os fios para ninguém tropeçar ou ainda serem vistos nas fotografias. Pequenos cuidados que fazem toda a diferença.
Quais são as flores mais escolhidas pelas noivas?
Entre as cobiçadas estão: Rosas, Orquídeas, Boca-de-leão, Hortênsia, Lisianto e Astromélia. Vamos apresentar cada uma dessas belezas raras da natureza.
Rosa
Sem dúvida, as rosas são flores mais clássicas e românticas. Símbolo do amor, sua variedade de cores encanta qualquer um, sem contar que podem ser encontradas em durante todo o ano.
As rosas brancas são bem comuns na decoração de casamento na igreja, mas nada impede o uso dessa flor em outros tons, como rosa e vermelho. A rosa combina muito bem com outras flores formando arranjos belos, afinal, sua versatilidade é inquestionável.
Orquídea
São perfeitas para casamento na praia, já que são típicas de regiões com clima tropical. Mas isso não impede que seja usada em outros ambientes, viu?
Versáteis e imponentes, as orquídeas podem ser encontradas durante o ano todo prontinhas para dar vivacidade ao seu casamento. E, ainda, tem em diversas cores que combinam com a paleta de cores do casamento.
Boca-de-leão
Encanta com suas hastes de pequenas e sutis flores em diversas cores, entre tons claros e pastéis até tons mais vibrantes, a flor boca-de-leão combina com qualquer tipo de decoração.
São mais fáceis de ser encontrada nos meses de novembro a janeiro. Elas dão um toque mais clássico e sofisticado ao ambiente, e por sua beleza única, a boca-de-leão pode ser usada no buquê de noiva.
Hortênsia
Com seus ramos vistosos e sua cor bem marcante, as hortênsias entraram na lista das mais pedidas para decorar o casamento. E não é para menos, já que sua versatilidade torna flor excelente para enfeitar o caminho da noiva em vasos quanto para o centro das mesas.
Ainda, ela traz o significado de coragem, determinação, dignidade, pureza. Com sua beleza única, a hortênsia pode ser usada no buquê também.
Lisianto
Considerada uma flor exótica, a lisianto é uma alternativa romântica e delicada para quem gostaria de fugir das clássicas rosas.
Ela simboliza a sensibilidade feminina, elegância e romance, sendo uma boa alternativa para confeccionar o seu buquê. A lisianto pode ser encontrada durante o ano todo.
Astromélia
Astromélia florescem o ano todo e trazem o significado de felicidade plena e amizade eterna. Original do Peru, ela tem diferenciais com seus ramos que a tornam uma alternativa para confeccionar o buquê.
É importante saber que a astromélia prefere climas mais amenos, sendo assim, a primavera e outono são estações que melhor se adaptam para decoração de casamento na igreja.
Girassol
Pensou em casamento rústico, o girassol é a primeira opção para decorar! E, claro, que são perfeitos para decorar a igreja, já que sua tonalidade vibrante representam felicidade e paixão.
Além de ser facilmente encontrado em qualquer época do ano. e ter custo bem acessível. O casamento girassol é sinônimo de boas energias para os noivos!
Copo de leite
Imponente, o copo de leite tem um toque sofisticado naturalmente. Sua cor branca remete a inocência, paz e pureza, sendo um ótima opção para elaborar arranjos únicos para decorar o altar da igreja, por exemplo.
Mesmo sendo bem delicado, o copo de leite pode se adaptar ao clima tropical, o que facilita bastante para o casal que almeja se casar em estações mais quentes.
Lírio
Com a versatilidade do lírio é possível criar pontos de luz com lírios brancos, por exemplo. Nesse sentido, ele pode ser usado no altar para dar uma atenção especial a esse espaço, ou outro ponto que precisa de um destaque.
O lírio representa a pureza da alma, é apresenta uma variedade de cores, logo, pode ser usado para todos os estilos de decoração.
Peônia
Existem diversas espécies e cores de peônias diferentes ao redor do mundo. Com seu perfume sutil, a peônia é bem delicada e se adapta melhor a ambientes mais frios.
Uma dica é o uso da peônia em casamentos noturno, para evitar que a flor murche, caso o dia ou igreja seja quente ou o transporte dela esteja abaixo da temperatura ideal.
09 dicas para uma decoração econômica
Se você precisa de mais dicas para fazer uma decoração econômica para a igreja no casamento, temos algumas:
- Arquitetura da igreja – como mencionamos, aproveite os detalhes, como mosaicos e colunas, para diminuir os elementos decorativos.
- Flores locais e da estação – isso ajuda (e muito) na hora de economizar no orçamento de casamento. Ainda, você pode combinar com folhagens para dar volume aos arranjos.
- Reaproveite materiais – se possível, reutilize decorações de outros eventos. Ou ainda, alugue itens decorativos.
- Tecidos – tule ou organza são perfeitos para decorar os bancos e altar. Além de serem materiais acessíveis e dar um charme a qualquer decoração de casamento na igreja.
- Decoração em conjunto – tem outro casamento no mesmo dia que o seu? Então, você pode alinhar a decoração com outros casais para dividir os custos.
- Projetinhos DIY – falando em economizar, o DIY é ótimo para dar uma enxugada no orçamento. Sendo assim, arranjos simples e itens feitos à mão podem personalizar o espaço.
- Pontos mais visíveis – altar e corredor central são os cantinhos que chamam mais atenção. Aposte em uma decoração nesses pontos.
- Paleta de cores – tons mais neutros e pastéis costumam combinar com qualquer flor e tecido. Dessa maneira, pode economizar e deixar a igreja elegante.
- Iluminação – o uso de velas e lanternas é uma boa maneira de decorar a igreja e, ainda, dar um toque intimista.
Aliás, você já conhece o nosso time de decoradores de casamento? Selecionamos os melhores fornecedores para o seu casamento!
São profissionais de confiança, que passaram por nossa curadoria interna e possuem um trabalho incrível que promete tornar o seu grande dia ainda mais especial.
Aproveite para entrar no nosso Pinterest e veja mais inspirações!
Conclusão
Dividimos com você que a decoração de casamento na igreja precisa seguir as regras de cada instituição religiosa. Ainda, como fazer a decoração na igreja e as cores que são tendências.
Ainda trouxemos as melhores passadeiras para escolher para caminhar tranquilamente até o amor da sua vida.
E, por último, demos várias dicas de arranjos de flores e as melhores combinações para decorar o altar e o caminho da igreja.