{Dicas Úteis} Decoração de casamento na igreja

Sentir o coração bater mais forte quando as portas da igreja se abrem e seguir em direção ao altar para encontrar com o amor de sua vida é o sonho de muitas noivas. Poder reunir amigos e familiares em um local considerado sagrado é uma emoção muito forte!

O casamento celebrado em uma capelinha fofa no campo, ou uma cheia de historia e charme na praia ou ainda uma igreja clássica na cidade, ganha um aspecto peculiar da arquitetura que compõe o espaço, cheia de significado que complementa a singularidade que este dia representa.

Sabemos que para alguns casais, uma cerimônia na capela ou igreja é algo que não pode ficar fora do novo capitulo que se inicia a vida a dois, por isso, dedicamos esse post para esse assunto que nos enche de amor, fraternidade e, claro, nos inspira de montão à beça!

Confira nossas super dicas sobre as regras da igreja, flores para decoração, como valorizar o espaço e muito mais!

 

 

Antes de definir a decoração verifique as regras da igreja

Escolhida a igreja ou capela dos seus sonhos, agora é preciso saber mais sobre as regras para realizar a sua cerimônia no local.

Para isso, marque uma reunião com os responsáveis e verifique se a data está disponível, pois alguns santuários são bem concorridos (em especial aos finais de semana). Além do horário e os documentos necessários no processo matrimonial.

No caso da igreja católica, batistério dos noivos, mudança de paróquia e o curso preparatório estão entre os documentos solicitados.

Outra questão é saber se terão casamentos no mesmo dia, isso é bem importante para tomar certas decisões que envolvem a decoração e horários (para que nenhum noivo seja prejudicado por atrasos). Uma vantagem das capelinhas fofas fora da cidade é que muito provavelmente naquele dia só vai acontecer o seu casamento, então você pode decorar como quiser.

 

 

Converse com as outras noivas do dia

Procure ter um horário na sua agenda para as reuniões com outros casais para alinhar os detalhes da decoração. Assim, os noivos do dia terão a oportunidade de expor suas preferências e também deixar tudo bem planejado para que ninguém seja prejudicado no grande dia.

Isso também ajuda o decorador a encontrar uma maneira de agradar a todos com os detalhes para embelezar a cerimônia.

 

Arquitetura das igrejas e os arranjos – como deixar a decoração harmônica?

Não podemos negar que a arquitetura da igreja é repleta de histórias e enchem os olhos com a beleza de cada detalhe que compõe desde a entrada até o altar. Por isso, use ao seu favor cada cantinho para criar uma harmonia perfeita entre os arranjos florais escolhidos com os elementos que compõem a arquitetura do lugar.

Capelas ou igreja são lugares considerados sagrados, então, idealize um projeto que enfatize a essência do local com as imagens sacras ou não, para que não se perca a representação do ambiente no seu casamento.

 

 

Dicas de tipos de arranjos para decoração na igreja

O ápice da cerimônia é entrada da noiva com aquela música de fundo, que já faz os corações dos presentes baterem mais forte. Com belos arranjos na caminhada da noiva até o altar, traz ainda a formosura ímpar desse momento.

E para que todos possam apreciar cada gesto, olhar e sorrisos da noiva, os arranjos florais precisam apresentar uma altura que não atrapalhe a visão dos convidados.  Separamos três estilos para que você possa diferenciar cada um.

Arranjos altos

Na passarela, eles podem dificultar a visão dos convidados. No caso das crianças, como exemplo, elas talvez não consigam ver a noiva.

Porém, para o altar e na entrada da igreja, pode ser usado tranquilamente com arranjos vistosos com altura de até 3m.

Arranjos baixos

Já os arranjos baixos são excelentes para a passarela, pois sua altura não interfere a visão dos presentes. E com flores da estação fica ainda mais lindo para decorar a cerimônia.

Arranjos pontuais

Como o visual da igreja ou capela pode ser mais clean,arranjos baixos ou pontuais são uma opção válida, que podem incluir vasos com samambaias (uma tendência esse ano que não para de crescer!) lanternas ou velas, por exemplo.

 

 

Pense nas fotos da sua decoração de casamento na igreja

Quando estiver imaginando como será a decoração, pense também na fotografia. Ambientes com cores harmônicas, que exalte a arquitetura do local e seus detalhes, criam um retrato perfeito para contar as histórias por trás de cada imagem. Outra coisa para pensar é se os arranjos irão atrapalhar os fotógrafos e cinegrafistas na hora de achar um ângulo favorável para registrar todas as emoções desse momento.

A iluminação é a parte mais importante nessa hora! Converse com as equipes e veja o que vai ser necessário para não prejudicar a produção das imagens.

Sugestão de decoração para o caminho da noiva e altar

A passadeira em carpete é umas das favoritas, além de ter muitas opções de cores, também fácil de adaptar a qualquer estilo de decoração. Para quem quer fugir do tom vermelho, o bege e off white vem ganhando seu espaço para cerimônias mais discretas e uma composição mais monocromática. O uso de tapetes antigos ou Kilim também são uma opção para o caminho da noiva.

Já a decoração do altar precisa de alguns cuidados, que o decorador pode te ajudar nessa parte. Se houver imagens ou pinturas, talvez, não tenha a necessidade de artigos decorativos evitando exageros e perdendo um pouco da arquitetura.

Uma boa alternativa são pequenos arranjos de flores, bem distribuídos, em pontos estratégicos do altar.

Outro elemento que as noivas amam são as velas com castiçais, que criam um ambiente aconchegante e glamoroso. Apenas verifique se a igreja permite o uso da mesma, algumas proíbem o uso para evitar incêndios.

 

 

Decoração da igreja e o horário do casamento

A escolha do horário será determinante para o estilo da decoração. Por isso, separamos dicas práticas para te ajudar no momento do planejamento.

De Dia

Durante o dia, a decoração pode apresentar elementos mais singelos, mas sem deixar o charme e elegância que a ocasião pede. As flores são coringas para garantir a sofisticação encantando a todos os convidados.

De noite

Só de pensar em um evento a noite, já vem a cabeça em algo mais luxuoso. Aqui não é diferente!

À noite a decoração pode contar com elementos mais elaborados, velas e arranjos mais robustos e harmoniosos ao estilo de casal, que não pode ficar de lado para uma cerimônia.

 

 

Tipos de decoração de casamento na igreja

Greenery, rústico, boho, romântico, minimalista, moderno são alguns tipo de decoração que podem expressar o estilo dos apaixonados que estão prestes a dizer SIM na igreja.

Greenery

Eleita a cor do ano em 2017, ela continua fazendo sucesso com seu verde musgo misturado com amarelo vivo. Os arranjos feitos só com folhagens e vasos de plantas são uma tendência forte por serem mais sustentáveis e embelezarem a arquitetura sem exageros.

Minimalista

Aqui menos é mais. O estilo minimalista é apontado com uma tendência nos casamentos em igrejas. Nele, os artigos decorativos, por si, já são charmosos e refletem uma beleza sem igual.

 

Romântico

O romantismo sempre entra para a lista, afinal, seu jeito que nos remete ao clássico agrada muitos casais que preservam esse estilo. Pequenos detalhes como flores com fitas postas nos bancos, deixam evidente esse estilo no ambiente.

Boho

Outro queridinho é o estilo boho, onde jeito despojado e descontraído toma conta do lugar. Na decoração uma passarela de flores e lamparinas espalhadas, pode ser uma escolha para compor o espaço do casamento.

Rústico

Esse estilo valoriza o toque intimista do casal, por isso invista em móveis gastos, folhagens, plantas naturais e madeira (caixote, pallets). E tonalidade terrosa para dar deixar o rústico em evidência na decoração.

 

 

Elementos para a decoração de casamento na igreja

Como mencionamos ao longo desse post, os elementos para a decoração são essenciais para expressar o estilo da cerimônia e também a personalidade dos apaixonados. Logo, velas, vasos, tapetes podem ser ótimas escolhas para criar um ambiente majestoso e de maneira harmônica.

Velas

Elas podem fazer parte da entrada da igreja (na escadaria externa), no altar ou caminho da noiva, e dão o toque encantador e super aconchegante.

Vasos

Coringa, eles dão um charme enorme para a entrada, altar e outros cantinhos. Eles podem ter folhagens ou flores que contribuem para enaltecer o lugar.

Tapetes

Para os mais tradicionais, o carpete continua sendo o favorito. Mas há quem prefira inovar e fazer o caminho da noiva com diversos tapetes colocados até o altar, isso funciona muito bem para os casamentos no campo.

 

Pétalas

Queridinhas dos românticos declarados, as pétalas para incrementar o caminho da noiva. E não podemos negar que o efeito fica maravilhoso.

Fitas de veludo

Lindas para serem usadas como acabamento dos arranjos de flores, as fitas de veludo são atemporais e chiques.

Hera

A hera é delicada, clássica e charmosa para ser usada sozinha ou em arranjos. Enche o olho de romantismo!

 

 

Como escolher a passadeira ideal?

O famoso tapete pode gerar dúvidas na escolha, mas nada que não possamos ajudar. Antes de escolher a passadeira ideal, avalie como é o piso da igreja, algumas apresentam um designer tão belo que não tem a necessidade de acrescentar a passadeira.

Mas se esse é o seu sonho, indicamos tecidos lisos e a tradicional camurça, sempre deixando bem esticado para evitar que dobre durante a caminhada dos padrinhos e noivos.

Pense na iluminação

Em meio a tantos detalhes durante os preparativos, temos mais um para colocar na lista: iluminação. Sim, ela é muito importante!

A melhor dica que podemos dar é que busque referência de profissionais para a função, pois ele saberá o lugar ideal para colocar cada luz e iluminar o que merece ser destacado, sem aquele incomodo de muita luz nos convidados ou padrinhos.

Sem contar também, que o profissional tomará o cuidado de esconder os fios para ninguém tropeçar ou ainda serem vistos nas fotografias. Pequenos cuidados que fazem toda a diferença.

 

 

As flores da estação

Flores da estação torna o casamento mais bonito e com algumas vantagens, como a de encontrar facilmente espécies que se encaixam perfeitamente para a sua decoração. E acredite, existem inúmeras opções, uma mais linda do que a outra.

As mais escolhidas pelas noivas

Entre as cobiçadas estão: Rosas, Orquídeas, Boca-de-leão, Hortênsia, Lisianto e Astromélia. Vamos apresentar cada uma dessas belezas raras da natureza.

Rosa

Sem dúvida, as rosas são flores mais clássicas e românticas. Símbolo do amor, sua variedade de cores encanta qualquer um, sem contar que podem ser encontradas em durante todo o ano. As rosas combinam muito bem com outras flores formando arranjos belos.

Orquídea

São perfeitas para os casamentos na praia, já que são típicas de regiões com clima tropical.  Mas isso não impede que seja usada em outros estilos, viu?

Versáteis e imponentes, as orquídeas podem ser encontradas durante o ano todo prontinhas para dar vivacidade ao seu casamento.

 

 

Boca-de-leão

Encanta com suas hastes de pequenas e sutis flores em diversas cores vibrantes, que combinam com qualquer tipo de decoração. São mais fáceis de ser encontrada nos meses de novembro a janeiro.

Hortênsia

Com seus ramos vistosos e sua cor bem marcante, as hortênsias entraram na lista das mais pedidas para decorar o casamento. E não é para menos, já que sua versatilidade torna flor excelente para enfeita o caminho da noiva em vasos quanto para o centro das mesas.

E claro, que o buquê também pode ficar lindíssimo!

 

 

Lisianto

Considerada uma flor exótica, lisianto é uma alternativa romântica e delicada para quem gostaria de fugir das clássicas rosas. Elas também estão disponíveis o ano todo e é apontada como a favorita das noivas para confeccionar o seu buquê.

Astromélia

Astromélia florescem o ano todo e traz o significado de felicidade plena e amizade eterna. Original do Peru, ela tem diferenciais com seus ramos que torna uma alternativa para confeccionar o buquê.

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog