Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Cerimônia de casamento: roteiro, ordem de entrada e 12 rituais para emocionar

Cada etapa do casamento é importante, mas a cerimônia de casamento é o principal momento evento. Afinal, é nela que o casal oficializa a união perante seus familiares e amigos queridos.

E hoje nosso post é todinho dedicado à cerimônia de casamento e suas diversas versões, estilos, rituais, músicas, enfim, tudo que você precisa saber sobre cerimônia de casamento.

noivos em cerimônia de casamento na praia
Damm Fotografia

Nesse post você vai encontrar

    noivos em cerimônia de casamento em micro wedding
    First Loved Photo

    A importância da cerimônia de casamento

    A cerimônia de casamento é a celebração do amor, o ritual da confirmação e do compromisso do amor do casal diante de tantas pessoas especiais. Em outras palavras é mostrar para o mundo o tamanho desse amor e do propósito de vida juntos.

    Cada cerimônia de casamento é única e especial. Não existe e jamais vai existir uma cerimônia igual à outra. Cada casal é único, cada mensagem é pessoal, cada proposta é singular. Entretanto, a única semelhança entre as cerimônias é a emoção que inunda os corações dos convidados e aquece ainda mais os corações dos noivos.

    noivos em cerimônia de casamento boho na praia
    Millena Silva Fotografia

    Cerimônia de casamento civil

    A cerimônia de casamento civil geralmente é realizada em cartório ou em diligência (fora do cartório) tendo presentes o juiz de paz e os padrinhos (duas testemunhas) e o casal.

    É uma cerimônia simples e objetiva, e o juiz pergunta aos noivos se o desejo de casar é de livre e espontânea vontade do casal. Após a confirmação dos noivos é declarado e oficializado o casamento civil. Na sequência, os noivos assim o livro de registros e recebem a certidão de casamento.

    Se a mensagem para os noivos for escrita pelo celebrante ou cerimonialista, geralmente ela é produzida com base em uma entrevista feita com o casal dias antes do evento.

    Cerimônias realizadas por pastores costumam seguir a proposta da mensagem do celebrante de casamento. É comum o pastor já conhecer a história do casal e na mensagem de casamento destacar trechos bíblicos sobre fé, amor e casamento.

    Agora, a mensagem da cerimônia de casamento religiosa católica, é geralmente padrão com trechos bíblicos recitados pelo padre.

    Como é o roteiro de uma cerimônia de casamento?

    É importante mencionar que uma cerimônia de casamento pode ser totalmente personalizada para a necessidade de cada casal. Mas, de maneira geral, ela acontece em sete etapas:

    1) Primeiramente acontece a entrada na cerimônia, onde todos os padrinhos e os noivos se posicionam no altar (veja abaixo a ordem correta de entrada na cerimônia);
    2) O líder da cerimônia (pode ser o padre, celebrante ou até mesmo amigos e familiares do casal) faz uma introdução sobre o momento, lê seu discurso sobre Deus (se tiver relacionado à religião), sobre o amor e o casal, além de falar um pouquinho sobre a proposta do casamento;
    3) Depois desse discurso é o momento dos votos de casamento feito pelos noivos de forma personalizada, ou os votos conduzido pelo próprio celebrante. É uma ocasião onde a emoção fala mais alto (pode pegar o lencinho que chegou a hora das lágrimas de alegria);
    4) Em seguida acontece a benção e troca das alianças;
    5) Depois o tão esperado beijo do “enfim casados”;
    6) Na sequência é hora dos noivos cumprimentarem os seus pais e padrinhos;
    7) Por fim, acontece a saída dos noivos, pais e padrinhos.

    beijo dos noivos em cerimônia de casamento na igreja
    Joel & Justyna

    Ordem de entrada na cerimônia de casamento

    O cortejo nupcial tradicional acontece na seguinte ordem:

    • Noivo e sua mãe (noivo no lado direito e mãe no lado esquerdo).
    • Pai do noivo e mãe da noiva (pai do noivo no lado direito e mãe da noiva no lado esquerdo).
    • Casal de padrinhos (homens do lado direito e mulheres do lado esquerdo). A ordem de entrada dos padrinhos deve ser seguida de acordo com o grau de parentesco com os noivos, por exemplo, casal de irmãos, casal de tios, casal de primos, casal de amigos e por aí vai.

    –> Dica importante: Além disso, a ordem de entrada deve ser feita por idade, sempre dos mais velhos para os mais novos.

    • Daminha de honra, pajem e florista (a ordem de entrada é por idade também).
    • Noiva e seu pai (braço esquerdo da noiva junto a seu pai, levando o buquê na mão direita). Quando chega ao altar a noiva passa a se posicionar no lado esquerdo do altar.

    Na cerimônia de casamento a entrada das alianças feita pela daminha ou pajem pode sofrer algumas mudanças dependendo da igreja. Sendo assim, algumas daminhas e pajens entram primeiro somente com algum adorno nas mãos e no momento das alianças entram outras crianças (damas ou pajens) levando as alianças.

    entrada do noivo com avó em cerimônia de casamento
    Abby Rose Photography

    Bridesmaids e Groomsmen

    Se na sua cerimônia de casamento tiver damas de honra adulta (demoiselles), sem padrinhos e madrinhas a entrada no cortejo fica da seguinte forma: os homens entram depois da entrada do noivo e dos pais. As mulheres entram na frente da noiva.

    Agora, se o casamento tiver padrinhos e madrinhas, as Damas e Damos entram somente depois dos padrinhos. E o cortejo prossegue.

    noivos com madrinhas e padrinhos enfileirados em cerimônia de casamento
    C&C Captures, LLC

    Rituais para cerimônia de casamento

    Cada cerimônia de casamento tem seu estilo e particularidade que vai desde a tradicional, a mais comum nos casamentos, até cerimônias cheias de rituais. Conheça e inspire-se nelas para escolher a que melhor combinar com você e seu noivo.

    Areias coloridas

    Os elementos utilizados aqui são um vaso que representa a nova família construída pelo casal e as areias coloridas, que simbolizam os pais dos noivos, padrinhos e madrinhas. Tidos como figuras essenciais na constituição dessa nova família que é o casal.

    Portanto, quando misturadas as areias coloridas nada mais as separa. Ou seja, o amor eterno se consolida ali.

    A cerimônia de casamento das areias coloridas é muito comum em eventos ao ar livre como praia e campo.

    Cerimônia de casamento da árvore

    Nessa cerimônia de casamento o casal planta uma árvore durante a cerimônia. O ritual representa a fertilidade, a prosperidade, o amor, além da força dessa relação.

    Balões

    A cerimônia de casamento com balões é o tipo de celebração que os convidados também participam do ritual. Quando chegam ao evento todos recebem um balão de gás hélio no tema e paleta de cores do casamento.

    No decorrer da cerimônia o celebrante pede para que os convidados pensem em um ou mais desejos para o casal. No final da cerimônia de casamento é dada a “ordem” para soltar os balões. Pronto, desejos enviados ao casal e entregues ao universo.

    Cerimônia de casamento: roteiro, ordem de entrada e 12 rituais para emocionar

    Cerimônia de casamento da caixa de vinho

    Uma cerimônia de casamento especial e cheia de significados é a da caixa de vinho. Esse ritual começa antes da própria cerimônia, quando os noivos escrevem uma carta de amor um para o outro.

    Na cerimônia o casal coloca as cartas dentro de uma caixa de madeira, com uma boa garrafa de vinho junto. Além disso, os pais dos noivos, amigos próximos e os padrinhos de casamento também escrever cartinhas para o casal.

    Depois de colocadas todas as cartas e o vinho na caixa, a mesma é fechada pelo celebrante com um cadeado. Essa caixa se torna um objeto de decoração na casa nova e só pode ser aberta em um aniversário de casamento.

    Reza a lenda que a caixa de vinho deverá ser aberta no quinto ano de casamento, ou seja, nas Bodas de Madeira.

    A proposta desse ritual é relembrar esse dia memorável depois de alguns anos de casamento e ler uma a uma as cartas recebidas. Temos certeza que vocês vão se emocionar muito com cada mensagem.

    Cápsula do tempo

    Parece uma brincadeira lá da nossa infância, mas é um ritual muito fofo e significativo. A cerimônia de casamento da cápsula do tempo se parece um pouco com a da caixa de vinho, mas nela, além dos pais dos noivos, amigos e padrinhos, os convidados também participam escrevendo mensagens para o casal.

    A proposta aqui é abrir a cápsula do tempo para ler as mensagens somente após as Bodas de Papel (1 ano de casamento), jamais antes dessa data. Aqui também vai rolar muita emoção a cada mensagem lida.

    Cerimônia de casamento celta

    Existem vários rituais dentro da cultura Celta para cerimônia de casamento e para todos esses rituais são utilizados elementos da natureza como água, fogo, terra e ar.

    Um deles acontece assim: ao receber as alianças de casamento, as mãos do casal são lavadas com água e sal pelo celebrante. Esse costume representa a limpeza de tudo de negativo que possa existir na nova vida dos noivos.

    Assim como acontece tradicionalmente de as floristas jogarem pétalas de flores pelo caminho do altar, na cultura Celta o pajem joga sementes por onde passa. Isso simboliza a prosperidade. Tem também os sinos que são tocados por essas mesmas crianças, que representa a alegria do casamento.

    noivos em cerimônia de casamento com ritual de lavar as mãos
    Rian Fernandes Fotografia

    Darumá-san

    O conhecido amuleto japonês Darumá-san, inspirado no Bodhidharma, um monge que acreditava enxergar com a mente e não somente com os olhos também é um ritual para cerimônia de casamento.

    Para enxergar só com a mente, Darumá-san arrancou suas pálpebras e meditou por nove anos, quando chegou a seu estado de iluminação.

    Sendo assim, ele representa a disciplina, determinação, perseverança, saúde, prosperidade, encorajamento atributos que estão relacionados à nossa vida e ao casamento.

    Na cerimônia de casamento os noivos pintam um dos olhos do o Darumá-san refletindo sobre os sonhos e planos futuros da vida a dois. Somente depois do primeiro ano de casamento é que o casal deve pintar o segundo olho como forma de representar as conquistas desse ano.

    El Lazo

    Pouco conhecido no Brasil, o ritual El Lazo na cerimônia de casamento faz parte da tradição mexicana. Nele, depois dos votos de casamento, o casal fica unido por uma guirlanda de flores no formato do símbolo do infinito. Esse ritual representa o amor e união dos noivos.

    Filtro dos sonhos

    Para quem acredita, o filtro dos sonhos tem poder de “filtrar” as energias do ambiente permitindo somente que os bons sonhos façam parte daquele lugar.

    Para a cerimônia de casamento os convidados escrevem seus votos para os noivos e os colocam em fitas amarradas no filtro dos sonhos, que passa a ser utilizado como decoração no novo lar.

    Lava-pés

    Esse ritual da igreja católica, que acontece na Quinta-feira Santa, onde o padre lava os pés de 12 fieis, representando os 12 apóstolos de Cristo, também é realizado em algumas cerimônias.

    Durante a cerimônia de casamento os noivos lavam os pés um do outro com água em uma bacia enquanto o padre profere algumas palavras sagradas. O ritual representa que um deve servir ao outro e simboliza a humildade do casal.

    Rosas

    A rosa é o símbolo do amor e durante essa cerimônia de casamento cada um segura uma rosa nas mãos e dizem um para o outro: meu amor é seu. Daí os noivos trocam as rosas e as colocam dentro de um vaso, que pode ser usado como objeto de decoração na casa nova. É um ritual bem simples e cheio de significado para quem realiza.

    Velas

    Na cerimônia de casamento das velas os pais do casal acendem uma vela e entregam para seus filhos. Na sequência o casal segura, cada um sua vela, e juntos acendem outra vela.

    A vela simboliza a nova família do casal. Além disso, o ritual representa a união dessas duas famílias (da noiva e do noivo).

    cerimônia de casamento com o ritual das velas
    Via The Paris Officiant

    Tipos de cerimônia de casamento de diferentes religiões

    As religiões partilham o amor, o respeito e carregam consigo tradições e simbolismos durante toda a cerimônia de casamento. Conheça algumas delas. Para muitos casais religiosos, a bênção no casamento é o mais importante nesse dia especial.

    Por fim, não se esqueça de contratar fotógrafos de casamento para registrar a cerimônia de casamento e te garantir um álbum lindo, a altura do seu evento!

    Católica

    A igreja católica só realiza casamentos dentro da própria igreja. A cerimônia de casamento é sempre feita por um padre e segue o seguinte ritual: inicia a celebração com a Trindade Santa, na sequência uma oração para os noivos e leitura da palavra de Deus para o casal.

    Depois vem a troca das alianças e votos dos noivos. Segue uma oração chamada de bênção nupcial, falando um pouco sobre o Deus e seus propósitos para nós. Reza-se o Pai Nosso e a Ave Maria. E por fim os noivos cumprimentam pais e padrinhos de casamento.

    Evangélica

    Na cerimônia de casamento evangélico não existem rituais “padrões” como no catolicismo. Após a entrada do cortejo, o pastor faz uma oração, lê algumas citações bíblicas e inicia a cerimônia contando um pouco da história do casal.

    Na sequência vem à bênção das alianças onde o pastor profere algumas palavras e os noivos repetem e trocam as alianças. E para encerrar, mais uma oração é feita. Vale lembrar que cada cerimônia de casamento evangélico é diferente.

    Judaica

    No casamento judaico, o primeiro ritual é a assinatura do contrato matrimonial chamado Ketubá, onde o rabino assina primeiro. O contrato determina responsabilidades do marido com a esposa. Esse ritual é restrito aos noivos e duas testemunhas e acontece alguns instantes antes da cerimônia de casamento.

    Depois do ritual, principalmente em casamentos ortodoxos, acontece a recepção, o Kabalat Panim (cerimônia que saúda o casal). Nesse momento os noivos são cumprimentados pelos convidados. Aqui, os noivos ficam em lugares separados. Quando termina o Kabalat Panim, o noivo vai até a noiva, que está com seus familiares e cobre seu rosto com um véu.

    Início da cerimônia judaica

    Então, os pais dos noivos carregam uma vela cada um até o pálio nupcial (Chupá) onde acontece a cerimônia de casamento, que é oficializada pelo rabino. Quando a noiva chega à Chupá (pronuncia-se rupá) é auxiliada por sua mãe e dá sete voltas ao redor do noivo. Segundo o judaísmo, as voltas são para espantar os maus espíritos que tentam separar o casal e seus projetos de vida juntos.

    Dadas às sete voltas (que simbolizam os sete dias de criação do mundo), o rabino recita uma bênção em agradecimento a D’us pela união do casal. Este momento da cerimônia de casamento é chamado Kidushim (consagração do casamento).

    A consagração

    Durante o Kidushim são feitas duas bênçãos pelos noivos sobre a taça de vinho, que representa a alegria e a tristeza que o casal encontrará pela frente. Logo, acontece a troca das alianças de casamento e o noivo tira o véu da noiva. Eles tomam um pouco de vinho e o noivo coloca a aliança no dedo indicador para se destacar perante as testemunhas e indicar firmemente o compromisso desta importante transição da vida.

    Votos e bênçãos

    Nesse momento o noivo fala para a noiva: “Com este anel és consagrada a mim, de acordo com as leis de Moises e Israel”. E a noiva responde “Eu pertenço ao meu amado e o meu amado me pertence”. O rabino lê o Ketubá e pronuncia a Sheva Brachot (sete bênçãos) sobre o casal.

    Para finalizar a cerimônia de casamento, o noivo quebra com o pé um copo que simboliza a lembrança à destruição do Templo de Jerusalém pelos romanos. Este ato representa o fim da cerimônia e o início da festa de casamento judaica.

    cerimônia de casamento judaica com noivo quebrando a lâmpada
    Thiago Farias

    Espírita

    Assim como no casamento evangélico, na doutrina espírita não existe um padrão para a realização da cerimônia de casamento. Geralmente, a cerimônia espírita é realizada por representante da doutrina para a bênção dos noivos, por alguém próximo ao casal ou até mesmo por um celebrante.

    São proferidas as palavras de Deus e a cerimônia segue como todas as outras tendo os votos de casamento, a troca das alianças, o beijo dos noivos e os cumprimentos.

    Ecumênica

    A cerimônia de casamento ecumênica não segue um ritual, pois essa celebração é feita quando os noivos possuem religiões diferentes ou só um deles tem religião. Realizado por um celebrante, cerimônia segue a mesma proposta das demais, porém sem envolver religião.

    noivos em cerimônia de casamento
    Lorenzo Accardi

    Budista

    A cerimônia do casamento budista inicia com sons que reverenciam Buda e proclamam o início da cerimônia. Os noivos entram juntos no templo e caminham até o altar. O noivo fica do lado esquerdo do altar e a noiva do lado direito. Já os padrinhos ficam atrás dos noivos, nunca atrás da imagem do Buda.

    O altar é composto por um vaso e um candelabro vazio, flores sem espinhos, uma

    vela vermelha e uma caixa de incenso, que é aceso pelos noivos no início da cerimônia.

    O casal recita alguns mantras budistas e em seguida a noiva oferece as flores ao noivo e ele entrega a vela acesa para ela. Essas ofertas dos noivos são feitas sempre evocando Buda e seus ancestrais pedindo bênçãos para eles (casal).

    Um sino é tocado, padrinhos e convidados dão as mãos e inicia-se a leitura do Sutra (textos budistas). Só então começa o ritual mais simbólico do budismo, o San-San Kudo, uma bebida (normalmente saquê) servida pelo celebrante em um bule para três xícaras. Cada xícara tem sua simbologia, são elas:

    1 – pinheiro: representa juventude, força e vida (fica verde durante todas as estações do ano).

    2 – bambu: flexibilidade (não quebra)

    3 – flor de ameixeira: coragem e beleza (mesmo durante a neve essa flor desabrocha).

    Os noivos tomam um gole de cada xícara sempre segurando com as duas mãos. Depois disso, os noivos fazem os votos de casamento, os padrinhos assinam o livro oficial e segue com a troca das alianças.

    Feito isso, o Rinpoche (líder budista) coloca na mão esquerda de cada um dos noivos um rosário com 108 contas, que representa os 108 portais para a iluminação. Ao final da cerimônia de casamento, os pais dos noivos recitam mantras budistas com bênçãos ao casal.

    cerimônia de casamento budista
    Via o amor é simples

    Dica bônus: 33 músicas para cerimônia de casamento

    Todo casal tem uma playlist que faz parte da sua história. Além disso, tem músicas clássicas e a trilha sonora de filmes que a gente ama.

    Enfim, a variedade é grande. Por isso, dediquem um tempo para selecionar as músicas para cerimônia de casamento e mostre para os músicos que vão tocar no seu casamento. Veja algumas ideias:

    93 Millions Miles – Jason Mraz
    A Conquista do Paraíso – Vangelis
    A Thousand Years – Christina Perri
    Baby Can I Hold You – Tracy Chapman
    Beauty and the Beast (A Bela e a Fera) – Ariana Grande & John Legend
    Bolero de Ravel – Maurice Ravel
    Break of Reality – Tema Game of Thrones
    Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos
    Con te Partiro – Andrea Bocelli
    De Janeiro a Janeiro – Roberta Campos e Nando Reis
    Everything – Michael Bubble
    Hallelujah – Pentatonix
    Hero – Mariah Carey
    I Don’t Wanna Miss a Thing – Aerosmith
    Jesus Alegria dos Homens – Johann Sebastian Bach
    Marcha Nupcial – F. Mendelssohn
    November Rain – Guns N’ Roses
    Ode a Alegria – Beethoven
    Paradise – Coldplay
    Perfect – Ed Sheeran
    Perhaps Love – John Denver & Placido Domingo
    Photograph – Ed Sheeran
    Pra Sonhar – Marcelo Jeneci
    Pra Você Guardei o Amor – Nando Reis e Ana Cañas
    Primavera (As quatro estações) – Vivaldi
    She – Elvis Costello
    Somewhere Over The Rainbow – Judy Garland.flv – Tema O Mágico de Oz.
    Tema Piratas do Caribe
    Time to Say Goodbye – Lucio Quarantotto & Francesco Sartori
    Viva la Vida – Coldplay
    Vivo per Lei – Andrea Bocelli
    What a Wonderful World – Louis Armstrong
    Your Song – Elton John

    noiva chorando na leitura dos votos em cerimônia de casamento ao ar livre
    Autumn Nicole Photography

    Conheça nossos fornecedores para casamento

    Agora que você já sabe tudo sobre cerimônia de casamento, está na hora de fechar o fornecedor ideal para organizar esse momento repleto de emoção!

    Conheça aqui nossa lista de fornecedores de casamentoque confiamos e indicamos de olhos fechados!

    Perguntas frequentes

    Onde realizar a cerimônia de casamento?

    Ela pode ser realizada em qualquer lugar seja no cartório, na praia, no campo, em um buffet, na igreja e até mesmo em casa. Tudo vai depender do tipo de cerimônia de casamento que o casal escolher.

    A cerimônia de casamento precisa ter cunho religioso?

    Existem alguns tipos de líderes que realizam a cerimônia de casamento de acordo com o tipo de cerimônia como:

    · Civil: juiz de paz.

    · Religiosa: padre, pastor, rabino, etc.

    · Não religiosa: celebrante ou cerimonialista.

    O celebrante de casamento ou cerimonialista são profissionais que realizam cerimônias sem a proposta religiosa.

    Quem celebra a cerimônia de casamento?

    Existem alguns tipos de líderes que realizam a cerimônia de casamento de acordo com o tipo de cerimônia como:

    · Civil: juiz de paz.

    · Religiosa: padre, pastor, rabino, etc.

    · Não religiosa: celebrante ou cerimonialista.

    O celebrante de casamento ou cerimonialista são profissionais que realizam cerimônias sem a proposta religiosa.

    Quem cuida da organização da cerimônia de casamento?

    Depende de onde for o casamento. Vamos explicar:

    Igrejas em geral têm suas próprias regras que devem ser seguidas à risca para a cerimônia de casamento.

    Geralmente tem uma pessoa específica nas igrejas que auxiliam na organização no dia do casamento. Entretanto, é essencial ter uma assessora de casamento por perto para acompanhar e ajudar nessa organização.

    Quando o casamento acontece fora da igreja, aí sim a assessora consegue trabalhar com mais liberdade e autonomia, além de ajudar os casais a planejar cada etapa da cerimônia de casamento.

    🎁 Crie seu site grátis aqui