ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

{Tendência} O que é e como usar a Cadeira pavão ou Emmanuelle na decoração do casamento

Se tem uma coisa que nós aqui do Lápis sabemos é que pequenos detalhes fazem uma grande diferença quando o assunto é decoração de casamento.

Hoje vamos falar sobre uma peça que é nosso xodózinho no momento: cadeira pavão ou Emanuelle. Sim, a cadeira é conhecida por dois nomes de origem bem diferente. Isso por que ela acabou com um nome nos Estados Unidos e outro na Europa. Fãs de carteirinha que nós somos de decoração de casamentos boho e folk, que tem o pezinho lá nos anos 70, não poderíamos deixar de mostrar muitas inspirações com ela, não importa como você prefere chamá-la!

 

Life Fotografia

 

Na verdade, não importa se vocês escolheram se casar na cidade, no campo ou na praia,  e qual o tema de decoração que você escolheu, vai ter uma cadeira pavão que vai se encaixar lindamente na decoração! Dá uma olhada nesse post aqui se, por acaso, você ainda não decidiu o tipo e estilo de casamento, com certeza vai te ajudar a decidir.

Para contar sobre essa peça tão icônica e com uma história tão fascinante, convidamos a Bohemian Village Decor, que costuma usar bastante a cadeira e sabe tudo sobre elas. “As cadeiras pavão atravessaram várias funcionalidades desde a sua criação, passando de objeto de imperadores até item de decoração de festas e da casa nova.”

A cadeira de pavão ocupou seu lugar na história, apoiando não apenas as costas dos ricos e famosos, mas também desempenhando um papel fundamental no movimento Black Panter (Pantera Negra). Continue lendo para ver como esta cadeira icônica ganhou fama e o simbolismo por trás dela!

 

Paraguassu Fotografia

 

O que são as Cadeiras Pavão ou Emmanuelle?

As cadeiras pavão ou Emanuelle são caracterizadas por suas costas largas e redondas, que se estendem muito acima da cabeça dos ocupantes e mais largas que os apoios de braços.

O nome “pavão” deriva das característica originais, quando levava ouro, pérolas e pedras preciosas como diamantes, esmeraldas e safiras em sua estrutura, o que a faziam possuir as cores das penas de um pavão. Já o nome Emanuelle, nasceu em uma das primeiras aparições da cadeira no ocidente, que foi nos anos 70 em um polêmico filme da época, chamado justamente de Emanuelle.

Atualmente a cadeira pavão é fabricada em vime, inspirada no rattan chinês, são leves mas resistentes. São vistas com mais frequência num tom de madeira natural, mas também podem ser finalizadas em branco ou tons pastel. Os designs modernos usam todos os tipos de materiais e diferentes tonalidades, que podem ir do preto ao neon.

Rara Fotografia

 

 

Como a Cadeira Pavão se Tornou um Ícone

O rattan é um recurso natural no sudeste da Ásia. Já em 1600, os colonos europeus começaram a levar de volta produtos e móveis asiáticos feitos com o material.

No final de 1800, os móveis de vime estavam na moda. Isso se deve em parte ao fato de que as varandas e outras áreas arejadas estavam em demanda, e precisavam de mobiliário adequado. As cadeiras de vime, em particular, tornaram-se um must have dos retratos fotográficos na época. Eram  leves e fáceis de movimentar, e os desenhos eram tecidos e encaracolados, o que tornava o acessório visualmente atraente. As cadeiras de vime também serviam a outro propósito. Eles foram o grande equalizador social.

Há registros de que o surgimento da cadeira pavão se deu por volta da década de 30, quando foi construída para um imperador persa, chamado Shan Jahan. Antes de tomar fama pelo mundo, ficou conhecida entre o próprio povo de origem como o trono de governantes, quando foi roubada por outro líder persa, Nader Shah. Após a chegada no oriente, começou a ser uma febre nas décadas de 1960 e 1970, principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra, sendo utilizada em festas externas, no estilo glam, mas já com sua composição alterada, dessa vez em vime.

A cultura Pop das décadas de 1960 e 1970

Na década de 1960, a cadeira pavão ou Emanuelle chegou aos filmes, seriados de TV e retratos de celebridades. Ela rapidamente se tornou uma moda para celebridades e um símbolo da cultura pop por décadas. Muitas celebridades foram fotografadas em uma cadeira de pavão: Elizabeth Taylor, Cher, Dolly Parton, Diana Ross, Charlie Chapman, Zsa Zsa Gabor e Stevie Nicks, entre tantas outras.

Um ícone político

Durante esse mesmo tempo, o fundador e líder dos Black Panters (Panteras Negras), Huey Newton, foi fotografado na cadeira de pavão. A fotografia de 1967 transformou a cadeira em um símbolo do movimento Black Power. Quando ele não podia aparecer nas reuniões e comícios dos Black Panters, a cadeira comparecia em seu lugar!

Enquanto a maioria das capas de álbuns nos anos 60 e 70 era casual e descontraída, simplesmente assumindo a tendência de portraits de celebridades e móveis de vime, outros artistas encaravam a cadeira como um trono – e uma maneira de afirmar seu poder cultural.

Na verdade, esse é um dos legados duradouros da cadeira pavão hoje. Artistas contemporâneos, como Beyoncé e Drake, usaram a cadeira (ou alguma variação moderna) em shows e capa de álbuns.

Um ícone do cinema

Nos anos 1970 a cadeira pavão apareceu no pôster de um dos num dos mais polêmicos filmes da época, Emanuelle. Por isso a cadeira pavão também é chamada de cadeira Emanuelle. Essa fotografia contribuiu para seu triunfo como uma das mais icônicas cadeiras da década, além de ter se tornado símbolo da sensualidade e erotismo.

 

 

 

Como usar a Cadeira Pavão no Casamento

A cadeira pavão ou Emanuelle pode ser usada de várias formas na decoração do casamento: na mesa da família, como cadeiras dos noivos ou em uma mesa exclusiva dos noivos. Além disso, existem infinitas possibilidades nos diferentes nichos do espaço do casamento, sendo atração nos lounges, em um photobooth e até mesmo na cerimônia, se o casal for mais ousado.

Devido a variedade de formas, cores e estilo que hoje existem, ela pode ser utilizada em vários estilos de casamento, mas elas tem tudo a ver com os estilos de decorações boho e folk, pois a linguagem é perfeita nesse casos.

 

Uma Peça Charmosa na Decoração da Casa Nova

Por causa da sua natureza, optar por uma cadeira pavão ou Emanuelle na decoração da casa nova é dar mais personalidade ao ambiente. Sozinha ou com alguns adornos a cadeira se torna o ponto focal do espaço. A decoração fica única, cheia de glamour e com um toque boho chic.

Além de bonita, a cadeira Emanuelle também cumpre muito bem sua função principal, a de um lugar para sentar. É cômoda e ergonômica, ótima para um descanso, trabalhar no laptop ou ler um livro.

Muitos designers recriaram a cadeira com um ar mais moderno, o que se tornou possível encaixá-la em qualquer tipo de estilo de decoração.

 

 

Como Cuidar da sua Cadeira Pavão

A limpeza recomendada é usando água e logo após um secador. Outra alternativa é limpá-la com pano macio, água quente e detergente neutro, esfregando a toda superfície da cadeira. Depois de seca, passar cera natural para hidratação.

Como elas ficam, geralmente, em áreas externas, estão muito expostas à ação de sol, chuva e poeira. Por isso, a limpeza dever ser regular. A dica é passar um pano úmido três vezes por semana e a ação mais profunda, usando cera, uma vez por mês.

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog