{Dicas Úteis} Convite de Casamento: o guia completo!

Todas as suas dúvidas sobre convite de casamento acabaram! Preparamos o maior e melhor guia completo pra você sobre o assunto.

De todas as escolhas que o casal faz no planejamento para realizar seus sonhos, poucas dão tanto friozinho na barriga quanto a escolha do convite de casamento. A escolha dele dá a sensação de que agora as coisas são para valer, de que o grande dia está perto e os sonhos estão se concretizando. Que delicia! Baixe aqui gratuitamente a nossa planilha de planejamento financeiro para casamento.

Convite de casamento: o primeiro contato do convidado com o seu grande dia!

O primeiro contato que o convidado vai ter com o seu casamento são eles, os convites de casamento. Neles estão um resumo de como será o dia. Neles os convidados vão saber não só as informações importantes como local e data, mas também qual vai ser o estilo e a vibe que vocês estão planejando para celebrar seu amor.

Sabe o porquê? Por que a geografia, em tempos de século 21, não significa grandes coisas: dá para fazer um farm wedding na cidade, um casamento industrial no campo ou um mini wedding urbano na praia. Então é quando o seu convidado abre o convite que ele vai identificar o clima e o que deve esperar da sua festa, assim dá para ter, inclusive, ideia do que ele vai vestir e qual sapato escolher, por exemplo. Saiba tudo sobre mini wedding.

convite de casamento greenery
Foto: Com Bossa

O convite de casamento faz parte de um pacote maior, que é chamado de identidade visual. Com ela, toda a papelaria do grande dia vai ficar com a mesma carinha: desde o save the date (que é o pré convite, um “reserve-a-data”, para seus convidados), site, plaquinhas, etiquetas, menus, caderno de votos até as tags, aquelas etiquetinhas que vão nas lembrancinhas de casamento. Veja aqui mais de 70 opções criativas de lembrancinhas de casamento.

Mas…espera! Antes de começar a pedir orçamentos, procure inspirações e conheça as novidades e modelos que tem no mercado. Seu casamento deve ser inovador e ter sua carinha desde o convite.

papelaria de casamento azul claro
Foto: Vista Print

A melhor forma de começar a buscar inspiração é criar pastinhas no Pinterest. Nós temos uma lindona, dedicada a este assunto tão hipnotizante de se ver…Passa lá e veja todos os modelos de convite de casamento que nossos noivos criaram e usaram para seus casamentos reais!

pinterest

Modelos de convite de casamento

São tantas as opções de modelo de convite de casamento que a gente pode se perder! Para saber qual convite combina mais com vocês e o grande dia que estão organizando, confira abaixo alguns estilos.

Convite de casamento rústico

O modelo de convite de casamento rústico é queridinho dos casais que pretendem dizer SIM ao ar livre. Estamos falando das cerimônias que tanto amamos aqui no Lápis, realizadas no campo, na praia, ou no jardim de casa. Para casar perto da natureza o convite pode abusar de detalhes como madeira, papeis artesanais, ilustrações em aquarela, motivos botânicos ou da vida marinha e acabamentos de elementos naturais como ráfia, cera quente ou fitas. Inspire-se com casamentos rústicos reais que já passaram pelo blog.

Foto: SouthBound Bride

Convite de casamento moderno

Com toque contemporâneo, o modelo de convite de casamento moderno é recheado de design, acima de tudo. Neste estilo de convite não há regras. Os elementos são descolados, as cores mais ousadas e o formato, original. Este tipo de convite é para casais que pensam fora da caixinha e tem personalidade forte, não tem medo de arriscar. Por estarem organizando um estilo de cerimônia que reflete sua individualidade, este convite é essencial para dar a primeira impressão certa nos convidados. Clique aqui para ver todas as tendências para os casamentos em 2019.

convite de casamento moderno cobre
Foto: weddingomania

Convite de casamento hipster

O modelo de convite de casamento hipster é cheio de elementos alternativos. Sabe o rótulo da sua cerveja artesanal favorita? É por aí. É bastante usado para casamentos industriais, urbanos ou mesmo barn ou farm weddings. As letras são em estilo handmade, com elementos gráficos delicados e que lembram logos antigos. É um tipo de convite que permite uma liberdade maior na hora de elaborar o que vai estar escrito, podendo contar com texto alternativo, desenhos, ornamentos, cores e metálicos distintos.

Convite de casamento com aquarela

Os convites de casamento em aquarela começaram a aparecer timidamente por volta de 2017 e seguem forte como tendência de casamento até hoje. Isso por que eles, além de serem delicados e personalizados, dão um ar artsy e sofisticado.

São com as ilustrações em aquarela que os noivos transmitem seus sentimentos e sua essência para os convidados. Uma aquarela nunca é igual a outra, assim como os casais e o dia mais importante de suas vidas.

O bacana é que este recurso pode ser usado em uma grande variedade de estilos de convites, dos clássicos aos Boho. É importante que a estampa, o motivo, os detalhes tenham um significado marcante e reflitam a personalidade do casal.

convite de casamento em aquarela
Foto: Yuki Fujita

Convite de casamento clássico

O modelo de convite de casamento clássico, por ser tradicional, acaba por ter um ar genérico. Mas nada impede que os noivos o deixe com sua carinha e customizem o estilo para deixá-lo mais personalizado. Existem muitas variações para este estilo, como colocar os nomes dos noivos e monograma em hotstamping, não usar baixo relevo, fazer impressão na parte interna do envelope com estampa personalizada ou mesmo o uso de cores. Este tipo de convite pede papeis especiais e de gramatura mais robusta. O texto para este tipo de convite é escrito seguindo algumas regras de etiqueta mais formais.

convite de casamento clássico
Foto: Papel e Estilo

Convite de casamento temático

Os casais que adotam algum tema para o seu casamento devem usá-lo já na criação de seus convites. Aqui estamos falando desde casamentos estilo Harry Potter, Star Wars, anos 50 até os destination weddings, especialmente os internacionais. Se vocês forem fazer um mini ou home wedding em um jardim ou no campo, aposte em flora e fauna. Agora, se vocês têm uma vibe mais rock’n roll, abuse da criatividade nos convites! Saiba tudo sobre destination wedding aqui.

Foto: Pinterest

Convite de casamento vintage

Romântico e autêntico, o estilo vintage encanta os casais modernos. O modelo de convite de casamento vintage tem elementos que vem lá de trás, de alguma década que fala aos noivos. Letras coloridas, ilustrações, papéis especiais e outros diferenciais vão deixar o convite de casamento com o ar de casa da vovó que os casais tanto amam.

Convite de casamento simples minimalista

Este tipo de modelo de convite de casamento é clean e extremamente versátil, pode ser utilizado em cerimônias que vão do rústico ao moderno. Simples não quer dizer sem nada, quer dizer que é um convite com um design muito bem pensado e executado para que ele fique elegante e atemporal. Todas as dicas e documentos para casamento civil aqui.

convite de casamento simples
Foto: Weddbook

Convite para padrinhos de casamento

Como é emocionante a hora da escolha dos padrinhos, né? A ocasião merece um cuidado muito especial, único e inesquecível para estas pessoas tão queridas e próximas dos noivos.

Na hora de escolher, existem alguns fatores para você pensar, que vão te ajudar a decidir:

  • A utilidade: com certeza vocês querem que os padrinhos usem seu presente, depois do convite. Ele tem que ser uma recordação especial deste dia tão importante, não algo que será esquecido em uma gaveta.
  • A personalização: Deus mora nos detalhes, já diz o ditado. Este convite é parte da identidade visual e precisa estar coordenado com o resto da papelaria.
  • O estilo de casamento: se vocês optaram por um destination wedding, por exemplo, que tal um kit de viagem contendo nécessaires, mapas e uma bebida ou comidinha regional?

Veja aqui outras sugestões lindas de convite para padrinhos de casamento.

Tipos de papéis para convite de casamento

Além do conteúdo, formato e gramatura, a escolha do papel afeta diretamente o tipo de impressão. A gramatura ideal é acima de 200g para que o convite não amasse no transporte.

Os tipos mais comuns são: o papel cartão, o color plus, vergé plus, aspen, vegetal, reciclado e o semente. Este último encanta os convidados e é uma solução sustentável. É possível encontrar vários tipos de sementes de temperos, flores e plantas, basta o casal escolher.

tipos de papel de convite de casamento
Foto: Deskgram

Envelopes para convite de casamento

O envelope é a embalagem do seu convite. Pense conosco: a arte do seu convite ficou linda e você está apaixonada por ele. Evidentemente ele precisa chegar às mãos de seus convidados em perfeito estado! Alem disso, ele é o primeiro detalhe que o seu convidado tem sobre seu casamento. Por isso é importante escolher o modelo de envelope certo, pois a primeira impressão é sempre a que fica.

envelope para convite de casamento
Foto: Cards & Pockets Design Idea Blog

Acabamentos internos

Borda almofada

É uma margem feita em baixo relevo no convite. Ela oferece um acabamento clean ao texto, chamando atenção dos convidados pelo cuidado especial. Funciona também para convites estampados.

Foto: Papel e Estilo

Empastamento

O empastamento é um processo delicado que une duas ou mais folhas para tornar o papel mais firme e resistente, aumentando a gramatura.

Foto: Vestida de Branco

HMP (high metal print)

É o famoso alto relevo metalizado feito em dourado, prata ou cobre. Geralmente é utilizado para destacar o brasão, o nome dos noivos ou algum ouro elemento no convite.

Foto: Papel e Estilo

Hot stamping

É o baixo relevo metalizado. Ao contrário do HMP, possui um catálogo vasto de cores para escolher; o que permite que os casamentos modernos abusem de tons diferentes e metalizados no convite.

Foto: Paperlust

Relevo americano

O relevo americano é a impressão mais utilizada nos convites de casamento, por ser versátil e elegante. Ele não tem brilho e por isso é perfeito para misturar com outras impressões metalizadas e estampas.

Foto: Gil Gráfica

Relevo seco

O relevo seco não possui cor, é apenas uma marca feita para destacar o brasão dos noivos ou criar um desenho sutil na moldura.

Foto: Art Invitte

Impressão digital

Essa é uma opção mais barata para quem deseja adicionar estampas no convite, sem tirar a sofisticação do relevo americano ou serigrafia.

Acabamentos externos

Laços

Para finalizar o convite com chave de ouro, escolha uma bela decoração! Para adicionar o laço no convite, você pode escolher entre as seguintes opções mais utilizadas pelos noivos: laço tradicional, laço Chanel, laço Chanel duplo, fita de cetim, fita de gorgorão, renda ou cordão encerado.

Detalhes

Para finalizar o laço escolhido, é possível adicionar detalhes como: pérolas, pedras de brilhantes, ramos de Flores artificiais ou conchas (para o caso de casamentos na praia). Mas não se limite a estas opções, se seu casamento é personalizado, você pode também usar algum elemento que conte um pouco da sua historia de amor.

Foto: Pinterest

Lacre de cera ou resina

Lembram das cartas medievais da realeza? Os lacres de hoje são feitos em resina pois não quebram quando o convidado abre o convite, assim ele pode guardar esta lembrança intacta. Os noivos podem adicionar o brasão ou as iniciais no lacre e ainda escolher a cor que mais combina com o convite.

Foto: Clicou Festa

Lacre de metal

Existem dois modelos de lacre de metal: na borda do envelope, que são os de fechamento em bico; e o formato do brasão do casal.

Foto: Confeitaria de Convites

Faixas

As faixas são uma opção para fugir das clássicas fitas de cetim. Pode ser feita em papel vegetal, liso ou estampado, por exemplo.

Foto: LCI Paper

Luva de papel vegetal

Esse acabamento de convite é usado como proteção depois de tudo pronto e envelope fechado. O papel vegetal pode ser liso, receber impressões aquareladas ou até ter o brasão dos noivos impresso.

Foto: Papel e Estilo

Pense no conceito do seu casamento. Ele tem que andar bem coordenadinho com os outros itens do grande dia. Além de deixar todo o visual mais bonito e com sua cara, fica mais fácil tomar decisões na fase de organização. Não se trata somente do convite, mas sim de toda a identidade que o casamento terá. A identidade visual engloba toda a papelaria, decoração e até mesmo as lembrancinhas, ou seja, é ela que define o estilo do casamento!

Contando a história do casal…

A identidade visual é a forma de contar a história e sonhos do casal através do design. A criação dessa identidade visual garante que todos os detalhes da festa estejam em harmonia e conversem entre si. Isso envolve a criação de monogramas, fontes especiais, estampas, texturas e uma paleta de cores específica. Tudo isso é então aplicado nos itens de papelaria como save the date, convites, site, tags, menus, lágrimas de alegrias e cartões de agradecimento.

Foto: Chuva de Papel

Ela é usada também em outros detalhes como topo de bolo, backdrops, lousas, embalagens de lembrancinhas, estampas dos chinelos e também em itens da decoração, como objetos, arranjos de flores, toalhas de mesa, souplats etc. Um exemplo: a escolha das cores e estampas das almofadas dos lounges tem que ser pensada e coordenada especialmente com a temática da festa tão sonhada pelos noivos. Isso tudo garante que este dia tenha a carinha de vocês nos mínimos detalhes.

Foto: Papel e Estilo

Agora que vocês marcaram a data do casamento, dá vontade de sair gritando para quem quiser ouvir todos os detalhes, não é? Dá para fazer isso com o save the date! Ele é o primeiro aviso para amigos e familiares que os noivos vão viver o dia mais feliz de suas vidas em breve! É um cartão mais informal, só para quebrar o gelo e reservar aquele dia que vai ser tão especial. Veja aqui outros modelos de save the date.

Save the date = Guarde essa data

Ele funciona como um pré-convite mesmo, sabe? Ele é indispensável para os casais que decidiram por um destination wedding ou um casamento em época de férias. Estas duas situações exigem que os noivos convidem com maior antecedência, e acrescentar o save the date é uma opção incrível para prevenir que os convidados marquem outros compromissos ou simplesmente esqueçam da data. Sim, acontece!!!!

Existem diversos modelos de save the date, dos mais tradicionais aos mais originais, até vídeo tá valendo! Mas o estilo mais popular é o save the date virtual, por sua praticidade. Ele pode ser enviado por e-mail ou Whatsapp. Os modelos são criados de acordo com a identidade visual do casamento e por isso são super personalizados, com fotos ou a história do casal.

Quando enviar o convite de casamento e o save the date?

Tudo depende de onde mora seu convidado e o tipo de cerimônia.  Para convidados de fora da cidade, é bom enviar o convite com três meses de antecedência. Para os convidados que estão na mesma cidade, dois meses é suficiente. Se você tiver convidados que moram fora do país ou optou por um destination wedding, o ideal é enviar um save the date cinco ou seis meses antes, assim dá tempo para todos planejarem e organizarem com calma a viagem enquanto o convite chega mais para frente.

É bom evitar entregar o convite de casamento com muita antecedência, pois existe o risco de os convidados guardarem o convite em alguma gaveta e esquecer a data do dia mais importante de sua vida.

Foto: The Postman’s Knock

Como calcular a quantidade de convites de casamento?

O primeiro passo para calcular o número ideal de convites é saber o numero de convidados. É impossível saber o número exato, mas existem algumas maneiras para saber o numero aproximado. Uma regrinha boa é sempre pensar num número um pouco acima da metade do número total de convidados.

Pode-se dividir os convidados por famílias, para começar. Isso evita o envio de mais de um convite para o mesmo lugar. Organize a lista dessa maneira para facilitar e depois enumere a quantidade de convites individuais que serão necessários e uma quantidade extra.

Foto: David’s Bridal

É uma fórmula fácil de lembrar: número de convidados estimados / 2 + 20%.

Para um evento com 200 pessoas, por exemplo, a conta fica assim: 200/2 = 100 + 20 (que corresponde aos 20% de 100) = 120 convites.

Além do numero extra de convites, é importante colocar nessa conta um percentual a mais de envelopes. Pode-se considerar os mesmos 20% a mais de envelopes. O motivo é simples: pode acontecer de um ou outro nome ter sido escrito de maneira incorreta pelo calígrafo ou ele pode errar na hora que estiver escrevendo.

DIY – Como fazer um convite de casamento?

As opções para escolher o convite de casamento são infinitas, e poder fazer o seu o deixa ainda mais especial e único. O espirito handmade já foi incorporado em muitos itens de um casamento e nem é mais considerado tendência.

Os noivos podem optar por inúmeras versões e templates de convite de casamento para editar que são oferecidos pela internet ou mesmo fazer do zero.

Dependendo do que você escolheu fazer, nem sempre são convites de casamento barato. Assista tutoriais, pesquise os materiais e teste antes de investir seu tempo e orçamento, para que dê tudo certo e vocês fiquem felizes com o resultado!

como fazer um convite de casamento
Foto: Junia Lane

O que escrever no convite de casamento?

O primeiro passo, antes de mais nada, é determinar quem está convidando para a cerimônia: os pais ou os noivos? Quando os pais convidam, o nome deles pode ser inserido antes do nome dos noivos, como é feito desde antigamente.

Algumas informações são vitais, como a data do casamento, o horário, o endereço da cerimônia e o da festa se for em local diferente.

Foto: Basic Invite

É muito normal os noivos escolherem frases para inserirem nos convites, é um jeito fofo de deixá-los bem personalizados. Aqui não existe limite para a imaginação. O importante é que reflita a personalidade e a carinha dos dois e da festa.

Sugestão de frases para convite de casamento:

Frases para convite de casamento com trechos de músicas

“…e no meio de tanta gente, eu encontrei você.” – Marisa Monte
“Pra nós, todo amor do mundo.” – Los Hermanos
“Te amarei de janeiro a janeiro, até o mundo acabar.” – Nando Reis
“…céu e mar, e alguém para amar.” – Jorge & Matheus

Frases para convite de casamento românticas

“Lindo é quando alguém escolhe pousar ao seu lado, podendo voar. Podendo encontrar outros ninhos, outros caminhos, escolhe ficar.”
“A vida nos leva a lugares inesperados, o amor nos leva para casa.”
“O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.”

Frases para convite de casamento com versículo bíblicos

“Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.” – I Coríntios 13
“O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta e jamais se acaba.” – I Coríntios 13:7
“Eu sei que tudo o que Deus faz, durará eternamente.” – Eclesiastes 3:14
“Porque aonde tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu.” – Rute 1:16

frases para convite de casamento

A entrega dos convites de casamento

Ahh, como essa parte é gostosa! É tão emocionante entregar pessoalmente o convite para as pessoas mais próximas, como no caso de avós e padrinhos, não é? Agora, para os parentes um pouco mais distantes não tem problema recorrer à ajuda dos familiares para ajudar a entregar os convites.

Todos nos entendemos como a correria do dia a dia atrapalha um pouco a logística da distribuição. Hoje em dia ninguém estranha receber o convite de casamento pelo correio. Se o casal quiser ser mais simpático, pode escrever uma notinha dentro do envelope explicando como adoraria ter oportunidade de fazer a entrega com uma visita, mas que o tempo não permite.

Foto: skill share

E aí, noivas queridas, gostaram das nossas dicas? Somente quando a gente pesquisa sobre o assunto é que percebe a importância de uma série de detalhes, que a gente nem sabia que existiam, e contribuem para o resultado ficar exatamente como vocês sonharam, né?

Veja Também:

Convite de Casamento: 5 Dicas Importantíssimas!
Dicas de Convite para Casamento na Praia
8 Convites de casamento para se apaixonar

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog