Tudo o que você precisa para casar

ícone

Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Save the Date: o que é e tudo o que você precisa saber para fazer o seu

O Save the date já ganhou o coração dos noivos que querem cuidar da organização do casamento nos mínimos detalhes. Para te ajudar a entender o que é um save the date, como fazer um e de quebra aproveitar para ver muuuuuitas inspirações e dicas, nós preparamos um post completão contando tudo sobre ele.

Preparadas? Então, vamos lá!

 

O que é um Save the Date de casamento?

Save the date significa “reserve a data” ou “salve a data” e nada mais é do que um lembrete criativo e original para seus convidados sobre quando será o casamento. Ele funciona como um pré-aviso ou pré-convite.

Essa prática é muito comum nos Estados Unidos, mas quando chegou em território brasileiro não teve jeito! Os noivos amaram a ideia e começaram a colocar o save the date no planejamento do casamento.

O mais legal do Save the Date de casamento é que os convidados conseguem se programar com antecedência para o grande dia. Assim, todos podem curtir o casamento sem aquele corre corre de desmarcar compromisso, viagens ou alguma outra coisa que possa impedir de participar desse dia tão especial.

Via Etsy

 

Por quê fazer um Save the Date?

Entre os motivos para fazer um save the date é justamente por servir como um aviso de um evento numa data um pouco distante para que amigos e familiares possam reservar a data e comparecer nesse dia único, principalmente aqueles que moram em lugares mais distantes de onde será realizado casamento.

Ainda, o save the date é uma boa alternativa para os casais que planejam um destination wedding e querem muito a presença de pessoas queridas ao lado deles nessa viagem.

Porém, o save the date não se restringe apenas a esse tipo de casamento, ele pode ser feito para casamento no campo, praia, elopement wedding, em casa, na igreja, entre outros.

Além disso, ele dá aquela ajudinha com a lista de convidados, pois ao receber o pré-convite, convidados e familiares, podem confirmar a presença no casamento. Ah! Aproveite e confira um montão de ferramentas para te ajudar na organização do casamento, vem curtir este post aqui!

Quando enviar um Save the Date de casamento?

Com a data do casamento definida, os noivos já podem pensar no save the date.

O ideal é que ele seja enviado com até seis meses de antecedência para casamentos na mesma cidade.

Em alguns casos, o pré-convite precisará ser enviado com dez meses de antecedência, caso o convidado precise se deslocar da sua cidade até o local do casamento. Se o convidado mora em outro país, esse prazo aumenta para um ano de antecedência.

Vale ressaltar que com dois ou três meses o convite de casamento com todas as informações será enviado aos convidados. Logo, o save the date não substitui o convite, ao contrário, ele apenas é um lembrete para que familiares e amigos se preparem para o grande dia.

 

Para quem enviar um Save the Date?

O pré-convite tem como objetivo garantir que o maior número de pessoas estejam presentes no dia do casamento.

Mesmo que a lista de convidados não esteja fechada nesta etapa do planejamento, o save the date pode ser enviado para os familiares, que vocês querem muito que estejam presente.

Se possível, pensem naqueles que moram distante do local do casamento para serem os primeiros a receber. Depois, os amigos que tenham certeza que serão convidados. E da mesma forma, pensem nos mais distantes para receber o pré-convite.

 

O que você precisa para fazer um Save the Date

Por ser um lembrete do casamento, o save the date não precisa trazer todas as informações, apenas o necessário como: nome dos noivos, data e local onde será realizado o casamento.

Os noivos podem colocar toda a sua criatividade em ação. O save the date pode ser no estilo do casamento (mas não é uma regra, tá?), como por exemplo boho, rústico, luau, intimista ou ainda casamentos tipo brunch. Aliás, temos um post lindão com vááárias dicas de decoração. É só clicar aqui e escolher a que faz os seus olhos brilharem.

Via Etsy
Letter Folk Studio

 

Ensaio de Save the Date, como funciona?

O ensaio de save the date é a oportunidade que o casal têm de tirarem fotos incríveis para anunciar que está chegando o grande dia.

Aqui vale tudo, ensaio nas montanhas, jardins, restaurantes, em casa ou outro lugar que seja muito especial na história de amor do casal. Para surpreender os convidados ao receber o save the date, os noivos podem caprichar na decoração para o ensaio com objetos diversos como cadeira pavão, letreiro de neon, flores secas ou naturais, mosquitinho, capim dos pampas, balões, plaquinhas com a data do casamento, tudo que possa estar relacionado a personalidade deles, isso é o mais importante.

Normalmente, não é preciso fazer um look muito elaborado, mas se a noiva quiser pode usar um vestido curto ou longo na cor branca. Além do traje, os acessórios que compõem o look final como: os sapatos, as joias ou bijoux, maxi brincos que estão em super alta, a maquiagem e o penteado, podem ganhar a sua personalidade.

O importante é se sentir segura para a sessão de fotos e curtir cada clique ao lado do amor da sua vida. Para saber todas as dicas para fazer um ensaio de casal dos sonhos, clica aqui.

Via Etsy

 

Escolhendo o formato do seu Save the Date

Existem vários modelos para um save the date que expressa a proposta do seu casamento. Deixamos aqui algumas ideias para te inspirar.

 

Online

Ele tem sido o queridinho dos noivos, principalmente no quesito casamento sustentável. Prático e moderno, o save the date online tem a opção de criar o seu próprio ou contratar uma empresa especializada.

Mesmo sendo um formato bacana de enviar o pré-convite, vale lembrar que nem todos os convidados estão acostumados com as ferramentas digitais. Sabe os avós dos noivos? Pois é, geralmente são eles que menos entram no whatsapp. Então, outra opção pode ser bem melhor para eles.

Via Etsy

 

Impresso

Para os menos adeptos a tecnologia, a opção são os modelos impressos. Mas, pode ser também uma preferência do casal que gosta de manter o estilo da identidade visual mais coordenado.

Nesse caso, o envio será pelos Correios, então, planejem com antecedência o modelo do save the date, alinhe com a empresa responsável pelo design e impressão os prazos para o envio pelos Correios. Dessa forma, é possível evitar aquele corre corre para o envio em cima da hora.

 –> Dica do Lápis: Não importa se você escolheu a versão virtual ou impressa, para que a papelaria fique toda coordenada, peça para a empresa que vai fazer esses itens do seu casamento para incluir um design para o save the date também, usando a mesma identidade visual e paleta de cores.

Via Minted

 

Como lembrancinha

Um mimo sempre deixa o coração feliz, não é mesmo? Imagina receber um save the date como uma lembrancinha no formato de imã de geladeira, marcador de livro, calendário, pen drive com uma prévia das músicas do casamento, ou ainda, com opções comestíveis… Ufa! São tantas possibilidades que nem cabe aqui. Mas certamente alguma lembrancinha se encaixa perfeitamente no estilo do casamento.

Via Brides

 

Em vídeo

O casal que ama registrar cada momento que antecede o casamento pode ficar à vontade para fazer um vídeo. Assim como no ensaio de save the date, os noivos podem escolher o cenário ou contar com a ajuda dos profissionais para indicar o lugar diferente para fazerem a filmagem.

O casal pode contar a sua história de amor de uma maneira única e criativa, ou ainda, aposta em paisagens exuberantes para ter belas recordações antes do casamento. Esse formato de save the date é bem comum ser enviado pelo celular ou e-mail.

 

 

Save the New Date

Nesse período de pandemia, o que mais vimos por aqui foram noivos adiando e remarcando a data do seu casamento. Pois é!  Em meio às incertezas do coronavírus e o casamento, os noivos encontraram uma maneira de comunicar a todos a nova data do casamento, daí o Save the New Date, que quer dizer, “Salve a Nova Data”.

Os noivos que conseguirem remarcar a data do casamento, precisam avisar os convidados o quanto antes. Por isso, assim que tudo estiver certo e o save the new date estiver pronto, encaminhe para todos!

Isso se torna ainda mais importante no caso de destination wedding, para que os convidados possam se programar para a nova data. E assim como no save the date, aposte na criatividade para avisar a nova data para deixar os convidados bem animados quando o grande dia chegar.

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


 

Inspirações de Save the Date

Agora que já te contamos tu-di-nho sobre save the date, que tal se inspirar para elaborar o seu convite pré-casamento? Confira abaixo!

Via Green Wedding Shoes
Via Martha Stewart
Via Wedding Chicks
Via Hitched

 

 

Fornecedores para Save the Date

Sem dúvida, o save the date é uma ótima maneira de deixar os convidados ansiosos para o casamento.

Nosso time de fornecedores está preparado para transformar o save the date em um convite customizado e com a personalidade do casal. Assim como, captar os sorrisos e olhares apaixonados por meio da fotografia e vídeo para anunciar aos convidados que o grande dia está chegando.

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

{Dicas Úteis} Tudo sobre Convites de Casamento Minimalistas
{Dicas Úteis} Convite de casamento rústico: características e inspirações
Convites para padrinhos de casamento: ideias criativas para você convidar seus amigos do coração

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Oi Lorena, já estou com algumas fotos do meu casamento..tem interesse que eu te envie ? se sim, qual o contato ? beijos !

  2. Oiee Lorena! ameii o post! me caso daki a 4 meses e estou fazendo alguns orcamentos de iluminacao, sera que o Lapisdenoiva, pode me ajudar com algumas dicas e quantos pontos de luz preciso pra deixar o local aconchegante,pontos de luz coloridos sao interessantes? tenho muitas duvidas! Obrigada e Parabéns pelo Blog.

  3. Loreeee.. adorei sua idéia, vou roubar ok? rs*… porém infelizmente não terei tempo de fazer em mdf, pois vou para Cambury esse final de semana, então o mais rápido que tenho é mandar na gráfica para impressão em couchê ou algum outro tipo de papel mais duro, será que dá para fazer assim?

Vestido de noiva: Comprar, alugar ou fazer sob medida? Vestido de noiva: 9 estilos para você escolher Vestido de Noiva Plus Size Unha de Noiva: cuidados e estilos! Tipos de papel para convite de casamento