Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Casamento DIY: tudo o que você precisa saber

O casamento DIY caiu no gosto das noivas que querem economizar e, de quebra, amam trabalhos manuais.

O conceito “Do it Yourself”, que significa “faça você mesmo”, é uma tendência americana que ganhou os corações das noivas brasileiras. Com criatividade, tempo disponível e muita cola quente é possível criar uma decoração DIY e muito mais.

Hoje vamos conversar sobre as vantagens ou não de um casamento DIY. Vem conferir se você está aí na dúvida!

 

casamento diy

Sweet Shots Photography

 

Mas afinal, o que significa DIY?

DIY é a abreviação da expressão em inglês de “Do it Yourself”, que significa “Faça você mesmo”. Esse termo refere-se às peças que são feitas artesanalmente, sejam lembrancinhas ou outros detalhes na decoração. 

O DIY surgiu nos Estados Unidos, quando as pessoas buscavam maneiras para reformar suas casas sem gastar muito. Isso aconteceu antes da década de 20, mas esse termo ficou popular nos anos 50. 

Além da economia, o conceito DIY ganhou inúmeros adeptos por ser uma maneira de preservar o meio ambiente (veja aqui sobre casamento sustentável), afinal muitas peças que poderiam ir para o lixo, passaram a ser reaproveitadas com o faça você mesmo. 

Sendo assim, essa é uma tendência que conquistou as noivas (e noivos também), principalmente em mini wedding, micro wedding, casamento em casa e jardim, em celebrações mais intimistas. Mas nada impede que estilos como rústico, vintage, boho ganhe um projetinho DIY.

Os noivos que gostam de trabalhos manuais, o DIY é uma excelente opção para colocar todas as habilidades em prática e deixar o casamento com um toque personalizado.

 

Grace & Gold Studios

 

O que é fazer DIY no casamento?

É quando os noivos resolvem colocar a mão na massa para fazer algumas coisinhas e criar o próprio casamento. Um DIY no casamento pode ser desde detalhes na decoração, lembrancinhas, altares e tantas outras coisas que os noivos se propõem a fazer.

A ideia de um casamento DIY é incrível e uma experiência única que agrega personalidade e emoção ao seu grande dia. Embora seja uma maneira de economizar no casamento, é bem importante que os noivos tenham tempo, disponibilidade e habilidade para que os projetinhos saiam perfeitos. 

Então, pesquise na internet tutoriais que possam te ajudar a fazer o DIY que escolheu. Teste antes do grande dia, com um tempo hábil para possíveis ajustes, assim evita aquele corre corre para refazer.

E siga outras dicas que daremos nesse post!

 

Sweet Shots Photography

 

Casamento DIY, por onde começar?

Antes de começar o casamento DIY é preciso ter um planejamento meticuloso para evitar possíveis atrasos ou estresse desnecessários, pois a ideia é proporcionar um momento de descontraído entre um projetinho e outro. 

Assim, temos algumas dicas para os casais que querem colocar a mão na massa a trazer personalidade para dentro do casamento. Bora lá?

Tenha referência e ideias – aqui o nosso melhor amigo Pinterest pode te ajudar nesta tarefa. Crie pastinhas com ideias do que combina com o estilo do seu casamento. Além disso, avalie o que gostariam que fosse o DIY como lembrancinhas, decoração e outros detalhes. 

Recursos necessários – faça um levantamento de tudo que irão precisar para o projetinho DIY. Tanto recurso financeiramente, quanto o material necessário. Como exemplo, quantos caixotes serão necessários para fazer um painel que viu no Pinterest?

Planeje o tempo para confecção – esse ponto é fundamental para evitar possíveis atrasos no planejamento do casamento. Pensar quanto tempo será necessário para organizar o DIY do casamento, assim evita possíveis atrasos na montagem da decoração. 

Conte com ajuda – você vai precisar de uma mãozinha para que tudo saia como planejado. Conte com ajuda de amigos e parentes para os preparativos do DIY, assim você terá tempo para fazer com calma.

 

Sweet Shots Photography

 

É possível fazer a própria festa de casamento? Vale a pena?

Essa é uma pergunta chave para as noivas que estão atraídas pela ideia de um casamento DIY, tanto pelo quesito economia, quanto colocar todo o seu carinho em cada projetinho.

A primeira coisa a se pensar é: “Será que terei tempo para fazer os projetinhos DIY que gostaria?”. Sendo noiva, são inúmeros compromissos com vestido de noiva, prova de make, reunião com fornecedores, definir repertório das músicas do casamento e outros compromissos que podem surgir.

Logo, é preciso pensar no tempo disponível que você terá para se dedicar aos projetinhos DIY do grande dia. Sem contar, que o casamento DIY é fundamental um bom planejamento para que nada fique para a última hora.

Dependendo do DIY que pretende fazer, pode ser que não encontre o material na sua cidade e tenha que encomendar. Faça tudo com o máximo de antecedência e pesquise bons fornecedores para que o material escolhido chegue a tempo e seja de qualidade.

Se escolher fazer a decoração DIY, precisará de tempo para buscar as flores, além de montar os arranjos. Por isso, enfatizamos que tudo isso precisa ser levado em consideração para um casamento DIY. Não apenas a questão dos custos em economizar, mas tudo que envolve para ser um dia inesquecível. 

Nesse vídeo, a Lore dá váááárias dicas para quem ainda está se perguntando se vale a pena um casamento DIY!

 

 

DIY no casamento: quais itens posso colocar a mão na massa?

Lembrancinhas

Quando pensamos em casamento DIY, as lembrancinhas estão no topo da lista. Aliás, aqui vale aquelas lembrancinhas comestíveis com receitinha da família, velas aromáticas e outras opções que os convidados podem usar depois do grande dia.

 

Grace & Gold Studios
Grace & Gold Studios

 

Convites

O convite de casamento também pode ser um lindo DIY feito com carinho pelos noivos. Na internet é possível encontrar modelos editáveis, prontinhos para colocar as informações do casamento. 

Porém, se um dos noivos ou amigo tiver habilidade em designer, essa pode ser uma boa maneira de deixar o convite mais criativo e único. Ah! Lembre-se que o convite é prioridade, então, se a ideia é fazer convite, não deixe para a última hora.

Ainda os noivos podem caprichar no convite dos padrinhos colocando a mão na massa com mimos para essas pessoas tão especiais.

 

Decoração

Aqui o céu é o limite! No casamento DIY a decoração pode imprimir a personalidade do casal nos detalhes da cerimônia até a  festa, além  traduzir a proposta do casamento. Sendo assim, os noivos podem soltar a criatividade para DIY como: cones para chuva de arroz para a saída dos noivos, topo do bolo que pode ser feito com fotos do casal, backdrop, cardápio do casamento, iluminação, mimos na mesa do bolo e entre outras coisas. 

Dica do Lápis – Não decore o espaço sozinha! Isso levará muito tempo e, certamente, não terá no dia do casamento. Confie nos profissionais que sabem exatamente quanto tempo irão precisar para a montagem e estão super acostumados com isso!

 

James & Schulze
Sweet Shots Photography
Sweet Shots Photography

 

Casamento DIY é mais barato que um casamento tradicional?

Embora o DIY no casamento traz a possibilidade de economia em alguns pontos é preciso cuidado pois, muitas vezes, o barato pode sair bem caro. 

A primeira coisa que precisa levar em consideração é a proposta do seu casamento, se é algo mais simples ou glamoroso. Sim! É preciso responder a essa perguntar, pois ela irá direcionar todo o projeto do casamento.

Depois é preciso fazer um levantamento do valor dos materiais que vai precisar, acredite! As lojas de artesanatos são uma perdição para as noivas que, ao entrar, se deparam com uma infinidade de papéis, envelopes e muitas coisinhas que queremos levar tudo para casa. 

Mantenha o foco para não sair do orçamento estipulado, faça uma lista com tudo que irá precisar. Se não for assim, talvez o ideal  é comprar algo pronto que vai custar o mesmo valor e te poupar tempo.

E por falar nisso, faça uma boa pesquisa de custos entre algo pronto e algo DIY, incluindo o seu tempo para produzir cada peça. Lembre-se que no casamento tudo será multiplicado, você não fará uma lembrancinha, mas sim, o ideal para o número de convidados (veja aqui como fazer sua lista de convidados). 

Além disso, opte por algo que você realmente gosta de fazer, quando olharem para a decoração e as fotos do casamento, sentiram orgulho de cada DIY e se lembram de tanto carinho que colocaram para produzir. 

 

Ke-Lie Photography

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog