Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Sapato de noivo: dicas para uma combinação perfeita

Assim como todos os detalhes que envolvem o vestido de noiva, acessórios, buquê e a beleza da noiva, o noivo também merece total atenção e cuidados. Por isso, hoje vamos falar de um item super importante que é o sapato de noivo.

Já compartilha este post com seu noivo porque temos certeza que o ajudará bastante na hora de escolher o sapato de noivo. Veja nossas dicas que podem facilitar ainda mais a escolha do calçado.

sapato de noivo social marrom
Paul Evans Ny

Nesse post você vai encontrar:

    Como combinar o sapato de noivo com o traje?

    Essa pergunta é fundamental e merece total atenção, afinal, o sapato de noivo não é um sapato qualquer e deve harmonizar não somente com o terno para casamento como também com o estilo, tipo, local e horário do casamento.

    Portanto, o primeiro passo para a escolha do sapato do noivo é saber onde será realizado o casamento, se será um evento diurno ou noturno, se em local aberto (praia e campo) ou fechado (igreja e buffet), se será um casamento clássico ou rústico, qual será o traje escolhido para o Grande Dia, enfim, todas essas informações são essenciais para a escolha do sapato de noivo.

    sapato do noivo preto ao lado da gravata e cinto
    Bruno Vassalo Fotografia

    Sapato do noivo para cada estilo de casamento

    Clássico

    Para casamento tradicional cujo estilo é mais sofisticado e geralmente acontece em igreja e buffet, o sapato de noivo preto em couro, nos modelos Oxford ou Derby de amarrar são perfeitos.

    Nesse estilo de casamento também são bem-vindos sapato de noivo com detalhes brocados ou a laser. Sapato envernizado é mais indicado se for um casamento Black Tie, por exemplo.

    • Cor preta
    • Modelo de amarrar e liso (com poucas costuras na pala)
    • Pouco brilho
    • Solado em couro (nunca borracha)

    Praia

    Para combinar com a leveza das roupas para casamento na praia, que geralmente são compostas por calças de linho e camisas (sempre em tons claros) sapato Mocassin ou Dockside nas cores marrom ou bege são os mais indicados para o sapato de noivo. Se o noivo optar por sandálias de couro, a cor do calçado também deve ser clara.

    Campo

    Assim como no casamento na praia, o casamento no campo também pede algo mais leve. Sendo assim, a sugestão de sapato de noivo para esse estilo são os marrons ou caramelo. Outra boa opção são as botas, caso o noivo se identifique com esse estilo de calçado.

    Tonalidade do traje e sapato do noivo

    Quanto mais formal for o evento a aposta é sempre no sapato de noivo preto. Lembrando que o sapato preto é atemporal. A cor do sapato de noivo é definida de acordo com o tom do traje. A composição perfeita desse look deve seguir a seguinte proposta:

    • Traje preto = sapato preto.
    • Traje azul marinho ou cinza = sapato preto, marrom ou caramelo.
    • Traje marrom = sapato preto, marrom (em seus mais variados tons), caramelo ou castanho.
    • Traje branco ou bege = sapato marrom ou caramelo.

    Qualidade do sapato de noivo

    Sabemos que o casamento é um evento longo, que dura em média 5 ou 6 horas entre cerimônia e a festa. Portanto, invista em um sapato de noivo qualidade e que seja confortável. Afinal, o noivo andará bastante nesse dia e ficará muitas horas em pé. Prefira sapatos em couro legítimo.

    5 dicas importantes

    • Evite fivelas e muitos detalhes e costuras no sapato;
    • O sapato e o cinto devem ser da mesma cor;
    • Sapato envernizado deve ser usado somente à noite e em casamentos clássicos;
    • Três meses antes do casamento é um bom tempo para começar a escolher o sapato;
    • Sapatos com acabamento fosco são indicados para todos os horários.

    Noivo de tênis

    Uma opção super bacana para noivos despojados é o tênis. Engana-se quem pensa que terno não pode ser combinado com este tipo de sapato, pelo contrário, o tênis traz um contraste muito interessante com a formalidade do traje social.

    Caso opte por usar tênis no dia do casamento, o ideal é que o noivo escolha modelos mais simples sem muito volume, molas e detalhes mais brilhosos. Modelos como Converse, Vans, e outros com uma pegada mais retrô podem ser uma boa pedida.

    Para não errar na combinação com o terno, opte por um tênis na mesma tonalidade do traje ou tom sobre tom.

    As meias do noivo

    Impossível falar do sapato de noivo e não falar das meias. Elas são tão importantes quanto e se usadas de forma errada pode comprometer todo o look.

    • Sapato preto = meia preta
    • Sapato marrom = meia marrom
    • Sapato caramelo = meia caramelo
    • Sapato castanho = meia castanho

    Lembrando que estas são apenas indicações para os noivos que querem seguir um visual mais tradicional. Noivos mais despojados podem apostar em meias estampadas para trazer um toque de autenticidade ao look final.

    noivo de meia calçando bota caramelo
    Dream Heart Creative

    Acompanhe o Lápis de Noiva e Fique por dentro das Melhores Dicas

    Você sabia que o Lápis de Noiva tem uma porção de conteúdos incríveis para te ajudar a planejar o seu casamento do começo ao fim?

    Já são mais de dez anos que temos como missão ser suas madrinhas de casamento virtuais, trazendo ferramentas, itens gratuitos, e-books e dicas incríveis pra deixar a sua jornada até o altar ainda mais leve.

    Acesse a home do Lápis para navegar por casamentos reais inspiradores, indicações de ouro de fornecedores e muito mais!

    Perguntas frequentes

    Qual sapato usar no casamento noivo?

    A escolha do sapato de noivo é uma questão pessoal, afinal, cada noivo tem seu estilo próprio. E para ajudá-lo nessa escolha aqui vão algumas dicas:

    · Modelos Oxford ou Derby de amarrar;

    · Solado em couro;

    · Sapato de noivo com o bico redondo é mais versátil para a combinação com o traje;

    · Conforto e qualidade devem ser priorizados. Lembre-se do velho ditado: “o barato sai caro”.

    Como tem que ser o sapato do noivo?

    Primeiramente, ele deve ser confortável, isso é indispensável. Além disso, o sapato de noivo deve ter a personalidade do noivo e estar alinhado à proposta do evento.

    🎁 Crie seu site grátis aqui