Casamento na Praia: tudo o que você precisa saber

Muitos casais sonham com um casamento na praia. A ideia de uma paisagem 100% natural nas lembranças do dia, faz brilhar os olhos de quem sonha com uma cerimônia muitas vezes simples, mas perfeita nos mínimos detalhes. Confira abaixo nosso guia completo sobre o assunto e saiba tudo o que precisa para fazer um casamento na praia INCRÍVEL!

 casamento na praia

 

O que significa casar na praia?

Para muitos casar na praia significa sentir os pés na areia, a brisa do mar, o barulho das ondas e a conexão profunda com a natureza no momento do SIM. É ter um paraíso como cenário das fotos do grande dia, é relembrar de momentos felizes vividos a dois.

Casar na praia traz sensação de liberdade, e até uma certa informalidade que é buscada por muitos noivos. Nós particularmente AMAMOS esse estilo de casamento, e recomendamos para você que busca um casamento leve e altamente memorável.

 

O casamento na praia é para mim?

Mesmo que para alguns seja um sonho, ainda surge a dúvida se casamento na praia de fato é algo que desejam do fundo do coração.

Já que o calor pode incomodar, o vento, a areia que pode cair nos olhos, se chover durante a cerimônia, a preocupação com as crianças e outros detalhes que merecem atenção. Como é uma decisão que deve ser tomada pelo casal, nossa dica é que vocês sentem e conversem sobre todas as possibilidades.

Listamos os prós e contras de realizar um casamento na praia para te ajudar definitivamente com essa questão, o Lápis buscou todas as informações necessárias para te auxiliar. Continue lendo…

Inspire-se nos casamentos reais na praia- todos deslumbrantes!- que já passaram pelo Lápis. 

 

o que significa casar na praia
Chris & Ruth Photography

 

Escolhendo a praia perfeita para dizer SIM

Os noivos podem escolher as praias mais afastadas, mas que sejam de fácil acesso aos convidados e mais intimista para o casamento. Além disso, visite os locais quantas vezes forem necessárias, em dias diferentes para que possam ter uma noção da movimentação ao redor.

Busquem opções que facilite tanto para hospedagem, como se caso houver algum contratempo e os fornecedores precisarem correr para não deixar os noivos na mão.

Lembrando que essa decisão é muito importante e exige atenção dos noivos há todos os detalhes. Além da burocracia que algumas praias têm para realização de eventos, há também a questão da privacidade para evitar que os intrusos possam surgir.

 

O sonho de se casar na praia com o pé na areia

Já suspiramos tantas vezes com os casamentos realizados na praia, que perdemos a conta.

O clima praiano é encantador e não tem como não sorrir de orelha a orelha quando a noiva está entrada com aquela música de fundo, tendo o mar como testemunha dessa união. Sem contar, que a decoração sempre torna tudo ainda mais bonito e inesquecível.

 

Considere um plano B

O plano B está sempre na lista do casal para imprevistos que todos nós estamos sujeitos. Por isso, converse com os profissionais responsáveis pela organização do seu casamento e já avaliem as alternativas em caso de chuva.

Mas como gostamos de dizer, se esse é seu grande sonho de casar na praia, não desanime com pensamentos “se chover o que irei fazer?”. Sempre conte com a experiência de um profissional para acalmar os nervos e ver que no final tudo dá certo.

 

Coração tranquilo é tudo! E quando o plano B entra em ação? Veja as dicas das meninas do Lápis nesse video para se planejar.

 

casamento greenery tropical
Beach Style Wedding

 

Fazendo um casamento na praia sustentável

Ser ecologicamente consciente não significa restritivo, simples e chato. Os casamentos sustentáveis modernos são extremamente chiques, criativos e absolutamente memoráveis. Casamentos na praia não são exceção!

Aproveite nossas dicas de como fazer um ecowedding escolhendo com carinho na hora do planejamento: use ingredientes e flores locais e na estação, um vestido de noiva vegano, utilize elementos vintage na decoração, evite embalagens em excesso e espuma floral, ou ainda escolha lembrancinhas duráveis.

 

Lembrancinhas para casamento na praia

Aquele mimo que todos amam ganhar, ainda mais de um casamento na praia que pode ser um leque para espantar o calor, chinelos que sempre estão em alta. E outras tantas lembrancinhas que você pode ver aqui no nosso super guia podem cair super bem como miniprotetores solar e labial também podem ser distribuídos entre os convidados.

Os noivos podem caprichar em modelos de chapéus clássicos, como panamá, que são perfeitos com o clima praiano.

As lembrancinhas de casamento que você vai ver de montão em 2020

 

Chris & Ruth Photography

 

Roupa para casamento na praia: o que vestir na celebração?

Separamos algumas dicas para ajudar os noivos e convidados a escolherem o que vestir nesse dia. Lembrando que é superimportante conversar com o casal para saber como será o estilo do casamento para adaptar ao vestuário.

 

Vestido de noiva para casamento na praia

Se a ideia central é realizar toda cerimônia na areia, o vestido com tecidos e modelagens bem leves são os mais assertivos para esse estilo de casamento. Já pensou em usar um vestido de noiva curto para um casamento pé na areia? Os modelos mais rebuscados com cauda ou véu longo, por exemplo, podem trazer um desconforto para a noiva no momento da caminhada até o seu amado.

O sapato de noiva pode o mais confortável possível, evite salto alto ou fino. As rasteirinhas podem ser uma opção ou ir até o altar descalço, que não tem problema algum.

 

Dica do Lápis: Baixe o nosso e-book “Vestido de Noiva: o guia completo para fazer a escolha perfeita” e  escolha o vestido de noiva que tem sua carinha.

Traje do Noivo para casamento na praia

O noivo também precisa de conforto, então, pode optar por um vestuário bem leve e com cores claras, que superajuda se o dia estiver quente. E aqui está liberado o uso de chapéu, aqueles bem a cara do clima praiano.

Clique aqui para ver todas as tendências para traje dos noivos este ano. 

Roupa para os convidados num casamento na praia

Os convidados estão liberados para usar trajes mais informais e bem confortáveis. As mulheres podem usar aqueles vestidos mais soltinhos e com tecidos leves, inclusive as mães dos noivos. Já os homens podem ir de bermudas ou calça com a barra dobrada.

Porém, como sempre mencionamos aqui, conversem com os noivos quais são as sugestões de trajes para usar no dia.

Foi convidada para um casamento? Montamos um guia prático com as principais dúvidas sobre vestidos de festa para madrinhas e convidadas para você arrasar!

 

roupa para casamento na praia
Ana & Jerome

 

Penteados para casamento na praia

A maresia inspira penteados simples, despojados e sempre elegantes para a noiva, convidadas, madrinhas e daminhas. Não importa se você tem cabelo curto, médio ou longo. Então, aproveita que fizemos um guia completão sobre penteados de noiva para te inspirar veja nossas dicas para arrasar no visual.

Soltos

Sim, os fios podem estar soltinhos para esse dia. Seja noiva ou convidada, ficam maravilhosas com as madeixas livres e bem naturais. Aqui, vale também aderir alguns acessórios como tiaras ou presilhas que dão um toque charmoso. Dica: considere o fator vento na hora de escolher o penteado, tá?

Presos

É quase impossível não pensar em penteado, sem lembrar-se de coques ou chignons baixos. Eles estão em todos os estilos de wedding por sua versatilidade incomparável. Mas, no casamento na praia, ele pode vir com um aspecto mais informal, despojado com fios soltos e tranças, trazendo aquele ar de leveza.

Semipresos

Se estiver com receio dos efeitos da maresia e vento nos fios, o semipreso pode ser a escolha perfeita para esse dilema. O penteado pode ser meio preso com traças ou torcidinho que fica um charme. Os acessórios para prender o cabelo entram em cena para o gran finale, como flores, peças elaboradas ou mais singelas para dar um ar totalmente encantador.

 

Katherine & Luke Griffin

 

Decoração para casamento na praia

Sol, mar, areia e um céu bem azul é um cenário admirável que ganha ainda mais valor com a celebração do casamento.

Para que tudo isso fique exatamente como os noivos sonham, deixamos algumas dicas sobre os tipos de decoração para casamento na praia.

Boho

Por conta da forte ligação com a natureza, a decoração boho vai utilizar muitos elementos rústicos  e com uma pegada hippie: macramê, madeira, cordas, crochês, tapetes, tendas, fios de luz e flores com cara de fui até o jardim colher e voltei para casar. Não esqueça de usar capim dos pampas para dar uma vibe  bem contemporânea. Ele é um estilo que realça a leveza, o romantismo e muito charme!

Clique aqui para ver inspirações LINDAS de decoração para casamento com galhos, folhagens e flores secas para casamentos boho e folk!

Tropical

Como o clima é propicio para isso, o tema tropical surge no top da lista de escolhas para decoração. O grande diferencial está nas cores vibrantes, nas folhagens e uma mesa com muitas frutas.

Lembra que falamos no nosso post de tendências para casamento 2019 sobre decoração com côco? Já estamos vendo também o uso de cacau e outras frutas tropicais, além do querido abacaxi. Isso sem falar nas flores e folhagens tropicais que já estão na mira de todos os decoradores: antúrios, costela de Adão, proteas, Ave do Paraíso, orquídeas, helicônias e alpíneas. Não esquece do o varal de luzes, que são perfeitos para qualquer ocasião, deixando tudo ainda mais lindo e fofo.

As flores e folhagens queridinhas dos buquês de noiva em 2019/2020: flor de algodão, antúrios e costela de Adão

Temática

Amamos quando os noivos soltam seu lado criativo para embarcar em temas que fogem os tradicionais náuticos ou praianos. O que vale mesmo é colocar a personalidade em evidência, isso pode começar pelos convites, lembrancinhas e outros mimos na decoração.

Aproveitem a geografia, os temas e atrativos turísticos do lugar onde vai acontecer seu destination wedding e usem no casamento. Solte toda a sua criatividade para deixar tudo do seu jeito.

Simples e minimalista

Como o mar já um plano de fundo maravilhoso para a cerimônia, alguns noivos optam por uma decoração singela, com poucos elementos para compor o ambiente (da cerimônia e festa).

Moderno, transparente e refletor de luz, o acrílico podem ser adicionados em muitos itens do casamento. Veja nossas inspirações aqui.

 

decoraçao de casamento na praia
Thanos Asfis Photography

 

Convite para casamento na praia

Já decidiu qual vai ser o tipo e estilo de casamento? Então é hora de pensar no convite de casamento e toda a identidade visual, afinal é por eles que todos ficam sabendo como será esse dia tão único e especial para vocês. Dá uma olhadinha na nossa pasta do Pinterest que tá recheada de inspirações, uma mais linda do que a outra!

Assim, quem receber já pode ir preparando o que vestir e entrar no clima desse grande dia.

 

Conheça aqui todas as tendências de convites de casamento para 2020

 

Tropical

Como o estilo tropical é invadido por cores vibrantes, no convite elas também fazem parte da construção da identidade visual. Pode ter tons mesclados, flores ou folhagens que remete todo a esse tipo de celebração. E se você quer mesmo entrar no clima tropicalismo, as frutas são uma alternativa para representear esse estilo, já que tornam tudo bem colorido e harmonioso.

Temático

Como o nome sugere, esse estilo é muito bacana porque permite que os noivos usem e abusem da criatividade na criação do convite. Um Destination wedding, por exemplo, pode ser com um layout de passaporte ou outro elemento que remete a viagem e o local onde vai acontecer o casamento.

Clean

Seu layout não apresenta elementos rebuscados, apenas traços finos e delicados nas fontes com as informações necessárias. Porém, o requinte e elegância estão presentes nesse tipo de convite que é perfeito para casamentos minimalistas.

Criativos

Os noivos ousados podem ficar a vontade para usar recursos como ilustrações, corte a laser, bordados, tecidos, ilustrações exclusivas e formatos únicos para compor o convite. Tudo com muita personalidade para expressar como será o grande dia para todos os presentes.

 

convite para casamento na praia
Cheree Berry Paper

 

O que servir em um casamento na praia?

A gastronomia também merece uma atenção especial. Como clima é quente, pede por um cardápio mais leves e saboroso. Dá uma olhadinha no post de tendências gastronômicas que fizemos para casamento no campo e aproveite as ideias para seu casamento na praia também!

O casal pode apostar em frutos do mar, peixes e outras delícias locais e fresquinhas, além de finger foods ou mini jantar para que os convidados possam apreciar. As bebidas mais pedidas são os sucos naturais, água de coco e para servir em grande estilo, as garrafinhas de vidro são um sucesso. É importante lembrar que as pessoas precisam ficar bem hidratadas se o clima estiver muito quente, inclusive na hora da cerimonia. Deixe algumas suqueiras com água aromatizadas disponíveis o tempo todo.

Lembre-se das crianças, algumas podem não gostar de peixes ou outro prato de cardápio, o ideal é ter comidinhas para elas.

 

Iluminação para casamento na praia

Mesmo o mar sendo tão lindo e as estrelas brilham no céu com a chegada da noite, casar na praia também precisa de uma atenção especial com a iluminação, seja natural ou artificial.

Iluminação natural

Somos apaixonadas por casamento durante o dia, pois a luz natural torna as fotos tão incríveis, que não paramos de suspirar ao ver os noivos com o brilho natural do sol.  Se vocês também são loucos para casar de dia, converse com o seu fotógrafo para saber exatamente os melhores horários para fotografar e deixar esse momento registrado.

Iluminação artificial

Elas também são ótimas para fotografar durante a noite, onde precisa de uma iluminação apropriada para capturar cada momento. Aqui, as velas podem ser usadas sem receio, pois valoriza muito o espaço e deixa o ambiente mais romântico. Converse com a decoradora as possibilidades que existem para deixar o lugar escuro e que as luzes utilizadas possam contribuir para a fotografia.

Detalhes especiais

Não tem como negar que o varal de luzes é uma ótima opção para qualquer estilo de casamento. Além de prático, ele deixa o ambiente tão romântico e aconchegante. E se o local que você escolheu para oferecer o jantar apresenta escadas ou corredores aposte em um varal de luzes para deixar bem sinalizado e também para que fique maravilhoso unido com a decoração.

 

Lauren Fair Photography

 

Músicas para casamento na praia

O clima na praia é tão despojado que as músicas seguem esse compasso. A playlist pode ser recheada melodias que façam os convidados, ligeiramente, mexerem o corpo e sintam as boas vibrações que estão presentes no ambiente. As canções lentas e românticas para a cerimônia e os hits nacionais mais pedidos dão o tom perfeito para o momento tão guardado como a entrada do noivo, padrinhos e a noiva. Já ritmos mais agitados para a festa, onde todos possam se divertir e aproveitar ao máximo nesse dia.

 

Formações musicais para casamento na praia

Você e o amor da sua vida podem compor a formação musical que melhor combina com seu estilo. Violinos, harpas, voz e violão são instrumentos que, combinados, podem dar o ritmo ideal para o instante da cerimônia, como exemplo.

Para a festa, uma banda com músicas mais dançantes podem embalar a noite que todos aproveitam para amostrar toda a sua performance na pista de dança.

 

Tá cheio de bandas e músicos que amam o que fazem aqui no blog! Conheça todos aqui.

 

Pinterest

 

Melhores meses para um casamento na praia

Na praia ou no campo a preocupação é sempre a mesma: E se chover?

Por isso, fique atenta aos meses com maior índice de chuvas na região que pretende casar (sul, sudeste, centro-oeste, norte ou nordeste). Veja essa tabela bem prática que elaboramos para você:

Sudeste – janeiro e dezembro apresentam maiores chances de chuvas. Muitas cerimonialista apontam que abril é o melhor mês para casar nessa região.

Sul – com primaveras bem chuvosas, então, uma boa alternativa para casar na praia são os meses de abril e maio.

Norte e Nordeste– Abril, junho e julho. O primeiro mês mencionado é o inverno dessas regiões, já junho e julho é o período que podem ocorrer pancadas de chuvas.

Centro – oeste– o sol está radiante de abril até setembro nessa região.

 

Evynn LeValley

 

Qual o melhor horário para um casamento na praia?

Como defensoras dos casamentos ao ar livre e dia, acreditamos que a luz natural valoriza demais as fotos, criam um aspecto tão lindo e envolvente que não conseguimos descrever o quanto somos apaixonadas por esse estilo de wedding.

Porém, sabemos que o mais importante é o que os noivos querem, então, deixamos nossa preferência de lado, vamos apontar alguns detalhes primordiais para escolher o horário.

Casamento na praia de dia

A luz natural valoriza demais a fotografia, cada clic fica um mais lindo que o outro.

Porém, vale ressaltar que se casar no período da manhã, por exemplo, pode se tornar um incomodo para os convidados e noivos, já que o sol está forte e alto, isso também interfere nas fotos que podem criar sombras na região dos olhos e lábios das pessoas.

Sem contar que a claridade pode incomodar os convidados que, logo, ficam os olhos mais fechados.

Casamento no pôr do sol

Uma excelente escolha é celebrar o casamento ao entardecer, pois a temperatura começa a cair um pouco e deixa bem ameno o clima. Além disso, as fotos ficam com menos sombras e o céu é um esplendor!

 

With Love & Embers

 

Casamento na praia: prós e contras

Como muitos eventos, o casamento na praia também implica em algumas vantagens e desvantagens. Mencionamos algumas para vocês:

Burocracias

Sim! Casar na praia exige uma série de autorizações, principalmente, da prefeitura local e em alguns casos, órgãos de proteção ambiental também precisam autorizar a realização do casamento.

Listamos três pontos importantíssimos para que possam realizar o sonho de se casar na praia, anote aí:

  • Busque a prefeitura local, pelo menos, 1 mês antes de se casar para obter o alvará,
  • Evite alta temporada ou feriados prolongados, pois hotéis e pousadas estarão cheios nessa época, causando alguns estresses,
  • Caso escolha se casar em uma praia pública, podem surgir curiosos. Estejam preparados para isso.

Deslocamento dos convidados

Dependendo do local escolhido envolve hospedagem e translado até a cerimônia.  Nesse caso, busque se informar sobre os hotéis mais próximos para apresentar aos amigos e parentas opções para se hospedar. E, orientações adicionais sobre a cidade e os trajetos, se quiserem ir de carro, para chegar até a praia.

Clima

Essa é uma pergunta que deixa os noivos apreensivos, para não dizer que cabelos em pé. Mas, nós entendemos super bem, afinal, foram meses (ou anos) planejando minunciosamente cada detalhe para esse dia memorável.

Logo, converse com o seu fornecedor sobre o Plano B, em caso de chuva. Verifique com ele, todas as possibilidades que o local oferece. Assim, como os ventos que podem ficar fortes e atrapalhar um pouco.

 

Shipra Panosian Photography

 

As praias queridinhas dos noivos para casar no Brasil

Sabemos que nosso país tropical é repleto de praias que nos tiram o fôlego em toda a sua extensão territorial. Algumas parecem que são verdadeiras pinturas, outras que são paisagens de cartão postal.

O que muitas têm em comum é que podem se tornar o cenário para o grande dia. Escolhemos três praias do Sudeste, Nordeste e Sul para te ajudar com a decidir.

Sudeste

Praia de Gerirá (Búzios, RJ) – conta com toda a exuberância de Búzios e seu glamour indiscutível. Além disso, há diversas opções de baladinhas para curtir o final de semana com os amigos e familiares.

Praia de Juquehy (São Sebastião, SP) – está entre as queridinhas no litoral norte. Com um ambiente sossego e excelente estrutura para recepcionar os convidados e, claro, os noivos já colocaram essa praia no mapa.

Praia do Bonete (Ilhabela, SP) – com uma paisagem exuberante fica bem fácil saber por que ela está entre as queridinhas para se casar. Com 250 moradores, isso mesmo! 250 moradores fixos, a praia Bonete recebe visitas de turistas que almejam por lugar bonito para descansar.

Sul

Praia do Rosa (Imbituba, SC)– beleza não vai faltar nessa praia que é rodeada de floresta nativa, lagoas e tudo que os noivos possam imaginar para que se torne o cenário para o “sim”.

Prainha de Encantadas (Ilha do Mel, PR) – o litoral paranaense esconde belezas raras, como a Prainha de Vila Encantadas. Com bares, quiosques e pousadas que ganha destaque por estar cercado pela Mata Atlântica nativa.

Estaleiro Guest House (Balneário Camburiú, SC) – a pousada Estaleiro, que fica dentro da praia Estaleiro, está entre os mais cobiçados da região. Com uma belíssima vista para o mar, o altar fica exatamente de frente para o mar azul que deixa tudo ainda mais lindo.

Nordeste

Praia dos Carneiros (PE) – localizada há 110 km de Recife, é bem conhecida por sua capela que quase a água cristalina invade a igreja.

Praia do Espelho (Porto Seguro, BA)– faz jus ao nome recebido, já que a água que reflete a luz do sol, que lembra um espelho.

Praia do Patacho (Porto de Pedras, AL) – repleta de coqueiros, piscinas naturais cristalinas e aquele sossego típico de vilarejo, cria o ambiente ideal para a cerimônia e a festa dos sonhos.

 

Vuê

 

 

Um casamento na praia é mais caro que um casamento tradicional?

O sonho de casar pé na areia, solzinho, a brisa do mar que só de ler nos faz imaginar esse cenário belo para o grande “Sim”, não é?

Mas como todo casamento o orçamento também é um assunto bem discutido para  evitar dores de cabeça depois. A dúvida é: será que pode ter um custo maior que um casamento na cidade ou campo?

Existem casamentos de todos os estilos, de todos os valores, dependendo do local escolhido, número de convidados, fornecedores contratados e vários outros detalhes interfere no orçamento.

Quanto custa casara na praia? Clique aqui para saber!

 

Jose Villa

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos mais inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Tem mais dicas sobre organização de casamento na praia aqui:

Vale a pena ler

Como escolher o tipo e estilo de casamento ideal pra vocês?
Chá de Panela: como é, como organizar e o que pedir
Como escolher o bolo de casamento?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Amei o post. Eu e meu noivo decidimos casar na praia justamente para termos esse contato com a natureza e o criador, como também as pessoas mais vítimas a nós.