Tudo que você precisa para casar

Casamento na Praia: tudo o que você precisa saber

Você sonha com um casamento na praia? Nós adoramos a ideia de aproveitar uma paisagem 100% natural no grande dia.

Até porque casar na praia cria aquele clima romântico e ainda traz a sensação de liberdade com um toque de informalidade. Mas, para garantir uma cerimônia perfeita, você precisa saber de alguns detalhes que esse tipo de evento pede.

Então continue a leitura do nosso guia completo sobre o assunto!

 

 

Índice

     

    Casal abraçado na praia
    Foto: Jonathan Borba

     

    Um casamento na praia é mais caro do que um tradicional?

    Como em todo casamento, tudo depende do seu orçamento. Existem casamentos de todos os estilos, que comportam mais ou menos convidados. Tem aqueles em locais mais exclusivos, além de muitos outros detalhes.

    É claro que escolher uma praia mais próxima de casa já economiza um pouco do orçamento. Além disso, é essencial planejar com antecedência para encontrar fornecedores com um bom custo benefício.

    Quanto custa casar na praia? Clique aqui para saber!

     

    Vantagens e desvantagens

    Para ajudar, vamos colocar na balança o lado positivo e negativo desse tipo de cerimônia. Mas, depois, vamos nos aprofundar em cada assunto.

    Prós:

    • Paisagem bonita e especial
    • Casamento com clima relax e toque de informalidade
    • Roupas e acessórios charmosos e confortáveis

    Contras:

    • Clima
    • Burocracia
    • Deslocamento dos convidados
    • Falta de privacidade ou intrusos na festa

    Como escolher a praia certa para casar?

    Os noivos podem escolher praias famosas, sem problema nenhum, mas as mais afastadas são as ideais. Isso porque garante uma festa mais intismista e com total privacidade.

    Mas é essencial que o local tenha fácil acesso aos convidados e fornecedores para evitar imprevistos no evento, ok?

    Dependendo do local escolhido envolve hospedagem e translado até a cerimônia. Nesse caso, se informe sobre os hotéis mais próximos para apresentar aos amigos e familiares.

    Claro, não deixe de fora as orientações adicionais sobre a cidade e os trajetos.

    Cadeiras de sol na praia
    Foto: Vincent Gerbouin

    Você não vai querer se casar na alta temporada ou durante feriados prolongados, né? Lembre-se de que os hotéis e pousadas estarão cheios nessa época. Mas, de qualquer forma, se prepare para lidar com os curiosos nas praias públicas, viu?

    O casamento vai ser pé na areia ou em algum lugar fechado? A dica é a mesma: visite os locais várias vezes, em dias diferentes.

    Assim você vai ter uma noção da movimentação, do clima e ainda confirma se é a praia dos seus sonhos.

    Autorização para realizar casamento na praia

    Além disso, casar na praia exige uma série de autorizações da prefeitura local e, em alguns casos, dos órgãos de proteção ambiental. Por isso, busque a prefeitura local, no mínimo, um mês antes de se casar.

    Considere um plano B

    Infelizmente, pode ser que nem tudo saia como o planejado. Principalmente o clima. Por isso, converse com os organizadores para criar um plano B caso comece a chover.

     Assista as dicas para criar o seu plano B em casamentos ao ar livre!

    As melhores praias para casar no Brasil

    Sabemos que nosso país tropical é repleto de praias que nos tiram o fôlego! Então escolhemos três praias do Sudeste, Nordeste e Sul para te ajudar a decidir.

    Sudeste

    Conheça a Praia de Gerirá (Búzios, RJ): conta com toda a exuberância de Búzios e seu glamour indiscutível. Além disso, há diversas opções de baladinhas para curtir o final de semana com os amigos e familiares.

    Se apaixone pela Praia de Juquehy (São Sebastião, SP): está entre as queridinhas da região, além de ter um ambiente sossegado e boa estrutura para recepcionar os convidados.

    Aproveite a Praia do Bonete (Ilhabela, SP): com uma paisagem exuberante dessas não precisamos explicar muito. A cidade recebe visitas de turistas que desejam um local tranquilo para descansar.

    Vista de montanhas e praia
    Praia do Bonete | Foto: Thiago Sieira

     

    Nordeste

    Desfrute da Praia dos Carneiros (PE): localizada há 110 km de Recife, a praia é bem conhecida por sua capela quase invadida pela água cristalina.

    Se encante pela Praia do Espelho (Porto Seguro, BA): faz jus ao nome recebido, já que a água que reflete a luz do sol, o que lembra um espelho.

    Praia do Patacho (Porto de Pedras, AL): repleta de coqueiros, piscinas naturais cristalinas e aquele sossego típico de vilarejo. Esse é o ambiente ideal para a cerimônia e a festa dos sonhos.

    Palmeiras na praia
    Praia dos Carneiros | Foto: Elvis Boaventura

    Sul

    Praia do Rosa (Imbituba, SC): beleza não vai faltar nessa praia que é rodeada pela floresta nativa e lagoas.

    Prainha de Encantadas (Ilha do Mel, PR): o litoral paranaense esconde belezas raras como a Prainha. Lá você aproveita os bares, quiosques e pousadas que se destacam em meio a Mata Atlântica nativa.

    Praia do Estaleirinho (Balneário Camburiú, SC): o mar é conhecido por ser forte e límpido, é o ambiente perfeito para  montar o seu altar.

    montanhas e praia com visitantes
    Praia do Estaleirinho | Foto: João Francisco

     

    Qual o melhor horário para um casamento na praia?

    Não é nenhum segredo que amamos casamentos ao ar livre e durante o dia. Acreditamos que a luz natural valoriza demais as fotos e criam uma atmosfera linda e envolvente.

    Porém, cada período tem suas características para se levar em conta.

    Cadeiras e altar florido rosa na praia
    Foto: Asad Photo

    Casamento na praia de dia

    Vale ressaltar que se casar no período da manhã pode incomodar por conta da claridade, sol forte e alto. Aliás, as pessoas vão sair nas fotos com sombras na região dos olhos e lábios.

    Cerimônia na praia ao pôr do sol

    Essa é uma excelente escolha pois a temperatura começa a cair um pouco e deixa o clima bem refrescante. Além disso, as fotos ficam com menos sombras e o céu é um espetáculo à parte.

    Cerimônia à noite

    O momento perfeito para apreciar o céu estrelado e o seu clima de romantismo! Mas preste atenção à iluminação para não prejudicar as fotos.

     

    Os melhores meses para um casamento na praia

    Fique atenta aos meses com maior índice de chuvas na região em que pretende casar. Por isso, trouxemos essa lista bem prática para te ajudar:

    Casal asiático abraçado na praia
    Foto: Dewey Galery

     

    Sudeste: muitas cerimonialista apontam abril como o melhor mês para se casar. As chances de chuva são maiores a partir de dezembro até o final de janeiro.

    Sul: prefira os meses de abril e maio para evitar a primavera bem chuvosa.

    Norte e Nordeste: apesar do calor praticamente o ano todo, evite os meses chuvosos como junho e julho.

     

    Vestido de noiva para casamento na praia

    Se a ideia é realizar toda cerimônia na areia, o melhor é escolher vestidos com tecidos e modelagens bem leves. Já pensou em usar um vestido de noiva curto para um casamento pé na areia?

    Enquanto isso, os modelos com cauda ou véu longo podem atrapalhar a noiva durante sua entrada.

    Dica do Lápis: Baixe o nosso e-book “Vestido de Noiva: o guia completo para fazer a escolha perfeita”.

    Sapato de noiva para casamento na praia

    Salto alto ou fino só irá dificultar o seu grande dia. Por isso, as melhores aliadas são sandálias e rasteirinhas confortáveis. Outra opção super válida é ir descalça até ao altar.

     

    Penteados para casamento na praia

    A maresia inspira penteados simples, despojados mas sempre elegantes para a noiva, convidadas, madrinhas e daminhas.

    Não importa se você tem cabelo curto, médio ou longo. Então, aproveite que fizemos um guia completão sobre penteados de noiva para te inspirar.

    Soltos

    Sim, os fios podem estar soltinhos para esse dia. Seja noiva ou convidada, ficam maravilhosas com as madeixas livres e bem naturais.

    Agora vale também aderir alguns acessórios como tiaras ou presilhas que dão um toque charmoso. Dica: considere o fator vento na hora de escolher o penteado, tá?

    Presos

    É quase impossível não pensar em coques ou chignons baixos. Por sua versatilidade, eles estão em todos os estilos de wedding. Porém, na praia é melhor usar uma versão mais informal com fios soltos e tranças.

    Semipresos

    Se estiver com receio dos efeitos da maresia e vento nos fios, então o semipreso pode ser a escolha perfeita para esse dilema.

    O penteado pode ser meio preso com tranças ou torcidinho, que fica um charme. Conte com os acessórios: flores, peças simples ou mais elaboradas para dar um ar encantador.

     

    Roupa para casamento na praia: o que vestir na celebração?

    Separamos algumas dicas para facilitar na escolha dos trajes. Mas lembrando que é superimportante conversar com o casal para saber como será o estilo do casamento!

    Traje do noivo para casamento na praia

    O noivo também precisa de conforto, então pode optar por um vestuário bem leve e com cores claras. E aqui está liberado o uso de chapéu no clima praiano!

    Casal sentado na praia
    Foto: Pono Grace

     

    Roupa para os convidados num casamento na praia

    Os convidados estão liberados para usar trajes mais informais e bem confortáveis. As mulheres podem usar aqueles vestidos mais soltinhos e com tecidos leves, inclusive as mães dos noivos.

    Já os homens podem ir de bermudas ou calça com a barra dobrada, desde que os noivos concordem.

    Foi convidada? Veja nosso guia prático sobre vestidos de festa para madrinhas e convidadas!

    Decoração para casamento na praia

    A decoração na praia não fica limitada ao estilo tropical. Por isso trouxemos alguns estilos para você se inspirar.

    Casamento na praia com tapete vermelho
    Foto: Asad Photo Maldives

    Inspire-se nos casamentos reais na praia que já passaram pelo Lápis. 

    Boho

    A decoração boho tem uma forte ligação com a natureza e utiliza muitos elementos rústicos e com uma pegada hippie. São eles: macramê, madeira, cordas, crochês, tapetes, tendas e fios de luz e flores.

    Não esqueça de usar capim dos pampas para dar uma vibe bem contemporânea. Esse é um estilo que realça a leveza, o romantismo e traz muito charme!

    Veja inspirações de decoração para casamentos boho e folk!

    Noivos no altar na praia
    Foto: Green Wedding Shoes

    Minimalista

    O minimalismo dá um ar de elegância e ainda harmozina com uma bela paisagem de pano de fundo. Aposte em uma paleta de cores discretas e em objetos simples para criar um ambiente agradável.

    Veja nossas inspirações com acrílico aqui.

    Noivos no altar geométrico na praia
    Foto: Sonhos Altos Fotografia

     

    Tropical

    O grande diferencial desse estilo está nas cores vibrantes, nas folhagens e nas mesas com muitas frutas, como cacau e outras frutas tropicais, além do abacaxi.

    Isso sem falar nas flores e folhagens tropicais: antúrios, costela de Adão, proteas, ave do paraíso, orquídeas, helicônias e alpíneas.

     

    Temática

    Aqui, o que vale mesmo é colocar a personalidade em evidência, a começar pelos convites, lembrancinhas e decoração. No entanto, você também pode aproveitar o lugar, os temas e atrativos turísticos para criar algo inesquecível.

     

    Convite para casamento na praia

    Já decidiu qual vai ser o estilo do convite de casamento e toda a identidade visual? Então aproveite agora para se inspirar com o nosso  Pinterest.

    Clean

    Seu layout apresenta apenas traços finos e delicados nas fontes, carregando apenas as informações necessárias, porém, sem abandonar o requinte e elegância.

    Tropical

    O convite pode ter tons mesclados, flores ou folhagens que remetam a esse tipo de celebração. E se você quer mesmo entrar no clima do tropicalismo, então aposte nas frutas para representear o estilo.

    Temático

    Como o nome sugere, esse estilo é muito bacana porque abre espaço para a criatividade. Assim, uma boa ideia para um destination wedding poderia ser um layout de passaporte, por exemplo.

    Criativo

    Os noivos ousados podem ficar à vontade para usar diversos recursos. Por exemplo: ilustrações, corte a laser, bordados e até tecidos. Essa é a opção ideal para quem quer uma cerimônia com bastante personalidade.

    Casamento sustentável na praia

    Antes de tudo, você tem que saber uma coisa: ser eco não significa restritivo, simples e chato. Os casamentos sustentáveis modernos são extremamente chiques e criativos.

    Aproveite nossas dicas de como fazer um ecowedding: use ingredientes e flores locais e da estação e combine com um vestido de noiva vegano. Também invista em elementos vintage na decoração, evite embalagens em excesso e espuma floral, por fim, escolha lembrancinhas duráveis.

    Cadeiras em roda e plantas na praia
    Foto: Select Festas

     

    Lembrancinhas para casamento na praia

    Conte com mimos perfeitos para espantar o calor, como leques, chinelos e chapéus como o panamá. Miniprotetores labiais e solares também podem ser distribuídos  aos convidados.

    Veja aqui mais ideias de lembrancinhas de casamento

    Caixinhas com laço e bilhete
    Foto: Pinterest

    Buffet para casamento na praia

    A gastronomia também merece uma atenção especial! Afinal, como clima é quente, pede um cardápio mais leve e refrescante.

    O casal pode apostar em frutos do mar, peixes e outras delícias locais e fresquinhas. Além de finger foods ou mini jantar para que os convidados possam apreciar.

    Mesa com queijos, pratos e frutas
    Foto: Briviè Buffet Gourmet

    Logo, as bebidas mais pedidas são os sucos naturais e água de côco. Ah, as garrafinhas de vidro são um sucesso! É importante lembrar da hidratação durante a cerimonia, então deixe algumas suqueiras com água aromatizada disponíveis.

    Detalhe importante: não se esqueça das crianças e pessoas alérgicas a peixes ou aos outros pratos do cardápio. Assim, o recomendado é que sempre tenha uma opção extra.

    Músicas para casamento na praia

    A playlist pode ser recheada de melodias que façam os convidados se sentirem confortáveis no ambiente. Agora, deixe as canções lentas e românticas para a cerimônia.

    Deixe os ritmos mais agitados para mais tarde, na festa, para aproveitar ao máximo esse dia.

    Formações musicais para casamento na praia

    Para personalizar ainda mais, vale a pena escolher uma banda com violinos, harpas, voz e violão. A dica continua valendo nesse sentido: reserve as músicas mais dançantes para a pista de dança.

    Anel de casamento sobre piano
    Foto: Pixabay

     

    Iluminação para casamento na praia

    Esse item não é um mero detalhe. Porque, em primeiro lugar, a iluminação faz toda a diferença na hora de fotografar, além de emebelezar o ambiente.

    Iluminação natural

    Se você adora iluminação natural, então precisa conversar com o seu fotógrafo. Ele vai saber exatamente os melhores horários para fotografar e filmar.

    Iluminação artificial

    Elas também são ótimas para fotografar durante à noite sem perder a qualidade. Assim, se preferir, valorize o ambiente com o romantismo das velas. Converse com o seu decorador para acertar na escolha da iluminação.

    Detalhes especiais

    Não tem como negar que o varal de luzes é uma ótima ideia para qualquer estilo de casamento. Além de prático, ele deixa o ambiente mais romântico e aconchegante.

    E se o local que você escolheu para oferecer o jantar tem escadas ou corredores, então aposte em um lindo varal de luzes.




     

    Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

    pinterest

    Tudo que você precisa para casar

    Favoritos

    Para favoritar esse post,
    você precisa fazer login com usuário noiva/noivo.

    Ainda não tem uma conta?
    Cadastre-se