ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Por que optar por arranjos sem espuma floral na decoração do casamento e da casa nova

Selo de identificação

Você sabia que a espuma floral é altamente tóxica e faz mal ao meio ambiente? Que tal fazer uma escolha mais consciente no seu casamento optando por arranjos florais sem espuma?

 

Tobey Nelson

 

Arranjo floral sem espuma: uma escolha consciente para a decoração de casamento

Você já escolheu o tipo e estilo do seu casamento? Vai ser um romântico destination wedding pé na areia, uma leve cerimônia no campo ou um SIM intimista no jardim da casa dos seus pais? Seja lá ele qual for (veja aqui todos os tipos de casamento), vai chegar a hora de sentar para conversar com seu decorador e florista sobre o que você sonha para o seu dia.

Se você procura suas inspirações no Instagram e no Pinterest, já deve ter notado nos perfis de decoração e lifestyle uma hashtag em especial: a #nofloralfoam, ou em português, “sem espuma floral”. O que significa isso e por que você deve se preocupar? A espuma floral é um material muito usado na hora de fazer arranjos por sua praticidade, mas as pessoas estão começando a abandonar seu uso por que os danos ao meio ambiente são maiores do que a sua utilidade. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Nós fomos bater um papo com a Roberta Gouvea e sua adorável equipe para saber o que é, como funciona e qual a importância em procurar meios de evitar o uso da espuma floral nos arranjos de casamento. No nosso mundo e momento ambientalmente consciente- em particular nos tempos pós COVID-19, isso se tornou uma grande preocupação e não pode ser ignorada num dos dias mais felizes de sua vida. Precisamos fazer uso de alternativas mais ecológicas e viáveis, e resgatar técnicas e os ensinamos dos tempos antes da existência da espuma floral.

 

 

O que é a Espuma Floral e do que Ela é Feita?

A espuma floral é basicamente o primeiro ingrediente na elaboração de um arranjo estruturado, não importa se você vai se casar no campo, em casa, na praia ou no coração da cidade. Ela foi inventada pelo designer de produto americano V.L Smithers, há 60 anos. Desde então, tem sido uma ferramenta essencial no design floral, tornando o processo de organizar as flores mais simples, rápido e criativo. A composição desse material inclui fenol, polímeros de formaldeído, surfactantes e agentes umectantes. A maioria dessas substâncias é altamente tóxicas para o ser humano e o planeta.

Simples, chique e de encher os olhos: saiba como usar o capim dos pampas no seu casamento!

 

 

 

Por Que é tão Popular entre os Floristas?

É um recurso muito útil para os floristas porque é um material denso, leve e poroso. “Por causa de suas qualidades, é usada principalmente como base de sustentação, e como forma de dar durabilidade às flores”, complementa Roberta Gouvea. É fonte de água (notavelmente, ela suporta até 50 vezes seu peso em água) e um estabilizador que mantém o arranjo com uma aparência fresca por até 12 dias. Além disso, é um material leve, durável e fácil de cortar e moldar. Isso facilita o transporte de uma só vez de arranjos para a igreja, espaço de eventos- ou até mesmo sua porta- economizando tempo, dinheiro e evitando que a água vaze pelo caminho.

 

Koch Blog

 

Arranjo floral sem espuma: porque ele pode ser amigo do meio ambiente

A espuma floral é essencialmente plástico, portanto nem precisamos falar que é péssima para o meio ambiente, né? É um produto derivado de petróleo, ou seja, provém de um recurso não renovável. Tem mais. Além da composição química da espuma floral, ela é um item de uso único, o que significa que acaba no lixo depois de ser usada apenas uma vez.

Quando seca, a espuma floral se decompõe em poeira extremamente prejudicial à pele e, se inalada, prejudicial ao sistema respiratório. Os floristas trabalham com esse material diariamente, que é essencialmente um agente cancerígeno que não se tem ideia das implicações a longo prazo para a saúde.

A espuma floral não é biodegradável e não se dissolve completamente na água– ou se degrada no aterro ou no solo. Em vez disso, divide-se em microplásticos cada vez menores. Isso pode levar milhares de anos para se reverter completamente em elementos naturais. É uma verdadeira ameaça para o meio ambiente, contaminando nossa vida marinha e cadeias alimentares.

Você sabia?

Um dos eventos mais importantes de flores do mundo, o RHS Chelsea Flower Show, em Londres, baniu a espuma floral a partir de 2021.

A volta triunfante da flor mosquitinho em 2020: saiba como usar uma explosão dessa florzinha em enormes buquês em forma de nuvens.

 

 

Como Descartar Adequadamente a Espuma Floral

Esse é um material muito difícil de ser descartado no meio ambiente, e ele pode contaminar seriamente uma compostagem (se você tiver uma), o jardim e a água por causa de seus fragmentos. Não existe uma maneira ideal de se desfazer da espuma floral, mas alguns meios para seu descarte que diminuem um pouco seu efeito no meio ambiente são:

  1. Coloque-a no lixo comum bem embalada para esfarelar.
  2. Nunca a coloque na compostagem ou no jardim.
  3. Água que contém traços de espuma floral nunca deve ser descartadas em pias, vasos sanitários ou ralos.
  4. Tente capturar o maior número possível de fragmentos de espuma filtrando a água com uma fronha ou um pedaço de pano. Ao ser despejada na pia ou no ralo, apenas uma porcentagem dos microplásticos na água será capturada pelo processamento de esgoto. O restante atravessa o filtro e permanece na água que é usada para fertilizar as terras agrícolas, ou contamina a vida marinha atingindo rios, córregos e, eventualmente, oceanos.

Clique aqui para ver inspirações LINDAS de decoração para casamento com galhos, folhagens e flores secas para casamentos boho e folk!

 

 

Dicas para Substituir a Espuma Floral nos Arranjos

Existem vários truques para que seu arranjo tenha durabilidade e forma.

1. Escolher produtos de boa qualidade

É realmente a diferença entre ter flores durando um dia ou uma semana.

2. O condicionamento correto é essencial

Algumas flores tem formas específicas para serem tratadas depois do corte. O profissional saberá como manter e aumentar sua vida útil.

3. Qualquer recipiente pode se tornar um vaso

Qualquer recipiente-mesmo que não seja  impermeável- pode ser revestido e ser usado com vaso. Basta ser forrado e ele pode ser usado repetidamente.

4. Raízes podem virar parte do arranjo

Alguns floristas estão usando plantas com raízes e bulbos  expostos em seus arranjos de um jeito único e que tem um resultado visual espetacular.

 

Navyblur Photograpgy

 

O que substitui a espuma floral?

Separamos para você algumas sugestões e dicas ecológicas:

1. Usar pedras, areia, cascalho, argila, bolas de gude, pedaços de madeira, bolas de musgo compacto ou até frutas para apoiar arranjos florais.
2. Trocar a água regularmente e podar o caule das flores e folhagens para prolongar suas vidas.
3. Usar um Kenzan -dispositivos de metal que ficam no fundo do vaso e prende as hastes em agulhas de metal (lembram dos vasos das nossas avós com placas de chumbo pesada no fundo e onde os caules eram fixos?).
4. Uma cama de gravetos também é uma boa estrutura de suporte para que as flores sejam apoiadas.
5. Telas de arame são fantásticas para prender as hastes e agem como uma grade de suporte ao serem colocadas diretamente em vasos ou estruturas.
6. Não acreditar 100% em espuma floral “biodegradável”. Ela não se decompõe completamente e pode contaminar a água com mais compostos tóxicos do que a espuma floral comum.

As flores e folhagens queridinhas dos buquês de noiva em 2020: flor de algodão, antúrios e costela de Adão

 

Dois Ramos

 

Arranjos Florais sem Espuma Deslumbrantes ao Alcance dos Noivos

Roberta Gouvea contou que, para conseguir o máximo de efeito dos arranjos florais sem espuma, algumas opções incluem utilizar vasos que não mostre o caule das flores, vasos estreitos, com profundidade, que permitem a criação de arranjos mais soltos e despojados e/ou arranjos plantados. “Nesse caso tudo está associado à escolha da peça e no seu movimento junto com a flora”.

A água é o segredo para a conservação. “Devemos estar em alerta para manter sempre hidratadas, e para os que amam ter arranjos em casa, é necessário manter a água do vaso limpa. Sugiro trocar a cada três dias, porém faz necessário observar.” A temperatura ambiente também precisa ser monitorada- assim como o sol, especialmente se a festa for ao ar livre.

 

 

As Celebridades à Favor do Meio Ambiente

O casamento do Duque e Duquesa de Sussex, Harry e Meghan, além de ser famoso por ser um casamento real, foi muito comentado por seu lado sustentável. Um dos pontos que os noivos fizeram questão foi de um design floral sem espuma. A equipe criou estruturas florais incríveis sem espuma floral, usando técnicas atemporais e sustentáveis. Um bônus foi o trabalho com flores cultivadas localmente e ótimas para as abelhas, que foram doadas após o evento.

Lady Gabriella Windsor, filha do Principe e Princesa Michael of Kent, quando se casou com Thomas Kingston, também seguiu o mesmo conceito. Além da realeza, muitas marcas de luxo já aderiram ao #nofloralfoam, como a Cartier, Louis Vuitton, Givenchy e Chanel.

 

Philippa Craddock

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

{Dicas Úteis} 10 decoradores de casamento que você precisa conhecer
{Tendência} Mais de 90 altares geométricos para casamento que são tendência em 2020
Paleta de Cores para Casamento: como escolher as cores da decoração do grande dia?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog