Tudo o que você precisa para casar

ícone

Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Terno para casamento: um guia completo com todos os detalhes da roupa de noivo

Depois que a noiva define o vestido de noiva dos sonhos é hora do noivo pensar no seu terno para casamento com muito carinho, afinal ele é tão protagonista quando ela e vai estar em todas as fotos ao seu lado!

Se o casamento for com dois noivos então, a atenção deve ser redobrada. Para que ambos estejam com looks em harmonia, é preciso pensar com todo cuidado na coordenação do terno de casamento.

Tem como conseguir manter o estilo próprio no dia do casamento? Lógico que tem! Nós aqui do Lápis sabemos que nessa hora batem varias dúvidas na cabeça dos noivos, ainda mais se eles não estão acostumados a usar trajes no dia a dia: “Preciso usar terno de casamento? Preciso usar as três peças? Só posso usar terno preto, cinza ou marinho? E seu não quiser usar terno? Como faço para ficar diferente dos padrinhos? Posso mudar de roupa depois da cerimônia?”

Ainda tem mais: o terno que é perfeito para um noivo pode não ser para outro. Vamos falar mais adiante que é preciso levar em consideração vários fatores para escolher a roupa de noivo ideal: as características pessoais (biótipo), o estilo, a qualidade e caimento do traje, local e horário do casamento. Ufa!

Nesse post completão a gente vai falar sobre tudo isso e muito mais, inclusive dar dicas que vão ajudar na escolha para a sua roupa de noivo. Bora lá?

 

 

Roupa para Noivo: Antes de Começar…

Quando começar a planejar o terno de casamento?

Nós indicamos no nosso checklist de casamento que o processo de planejamento do traje deve começar entre 6 e 3 meses antes do casamento. Tudo depende, na verdade, das inspirações (veja nossa pastinha do Pinterest para o noivo aqui), se você tem certeza do que quer vestir (veja todos os nossos posts com dicas para o noivo aqui) ou você vai precisar de um consultor de estilo e/ou muita pesquisa. A não ser que você opte por alugar o terno para noivo –vamos falar mais sobre isso, continue lendo- o cronograma para o terno para casamento ficar pronto deve sempre ser feito considerando o tempo de confecção e ajustes, tá?

 

terno de casamento
Phil Chester

Definindo o seu estilo pessoal

A primeira pergunta que o noivo deve se fazer é: qual é o meu estilo? A gente nem precisa dizer que, para escolher a roupa de noivo para o grande dia, ele precisa saber definir o que mais gosta como traje, as cores com que se sente mais à vontade, como se sente mais confortável e confiante. Assim como aconselhamos as noivas inúmeras vezes, dizemos a mesma coisa para os noivos: não se fantasie de noivo, seja você mesmo e escolha um traje que tenha a sua carinha, sua personalidade. Por exemplo, se o seu estilo é mais alternativo e boho (veja tudo sobre casamento boho aqui), não se case com uma roupa super tradicional como um meio fraque.

Mas pode casar com uma roupa para noivo estampada ou com cores vibrantes? Lógico que pode, inclusive é uma das grandes tendências para este ano.

 

Elsa Campbell

 

O estilo do casamento

Depois de definido com maior clareza o estilo, é hora de adequá-lo ao tipo e estilo de casamento. Um micro wedding pé na areia pede um estilo diferente de um casamento civil na cidade, um elopement wedding no topo da montanha, um mini wedding no campo ou até um destination wedding fora do Brasil. Se o casamento for noturno, pode até pedir algo mais sofisticado como terno, smoking ou fraque.

 

A Roupa de Noivo de Acordo com o Local

A hora e o local do casamento são pontos muito importantes na hora de escolher o traje perfeito para o noivo.

 

Terno para casamento na cidade

Um casamento urbano pode ir do formal –para casamentos na igreja- com um terno em cores clássicas para dizer SIM a qualquer hora do dia, até algo mais informal para espaços com uma pegada mais vintage ou industrial.

 

Terno para casamento no campo

Os casamentos no campo são os queridinhos aqui do Lápis. Se você nos perguntar se um traje mais clássico ficaria bem, a resposta é sim. Mas…..a leveza de um casamento no campo também permite mais flexibilidade de cores e estilos.

A hora e a estação do ano do casamento são importante para fazer a escolha. Um casamento no final da tarde e noite a dentro em estações mais amenas pedem que o terno seja em lã ou seda mais pesados e em cores mais escuras.

Agora, se a cerimônia for realizada durante o dia, nas horas mais quentes de sol, um terno leve é o mais adequado.

 

Terno para casamento na praia

A chave para o sucesso em casamentos na praia são tecidos leves e respiráveis. Os tecidos desempenham um papel importante aqui, pois o noivo precisa estar confortável e ao mesmo tempo um pouquinho formal- afinal essa não é uma ocasião qualquer. Misturas de linho com algodão ou lã e seda deixam o terno com uma textura elegante porém mais descontraído. Pense me cores como off-white, cinza ou azul claro ou bege. Mas pode casar só de camisa e calça -ou shorts? Lógico que pode!

Lindsay Vann

 

Terno para destination wedding

Destination wedding nem sempre é sinônimo de roupa de noivo informal, tipo camisa branca com calça cáqui. As dicas para traje na praia ou no campo podem ser seguidas aqui também. Experimente linho cinzinha ou azul claro, talvez alguma estampa ou listra, ou mesmo um terno branco. Colete e gravata podem ser opcionais.

Terno para casamento civil

Antes de mais nada, é preciso saber onde acontecerá o casamento civil, se vai ser no cartório ou num espaço escolhido pelos noivos. A escolha das cores e estilo vai depender do vestido da noiva (veja aqui tudo sobre vestidos para casamento civil) e da formalidade do evento.

 

As cores e os Horários

Outra maneira de escolher a cor da roupa para noivo é se inspirar no horário do casamento. Aliás, falando em cores, sempre é bom dar uma olhadinha na paleta de cores da decoração também para ficar tudo em harmonia. Não esqueça de que a escolha da cor deve também levar em consideração o tom de pele do noivo. Um traje da mesma cor vai fazer com que ele desapareça nas fotos.

  1. Manhã:Branco, bege, areia, azul e cinza claro.
  2. Tarde: Tons de azul e cinza.
  3. Noite:Azul Marinho, grafite e preto.

Por outro lado, a criatividade reina em casamentos mais descontraídos. Estamos vendo muitos noivos com terno para casamento em cores statement e fortes: pink, vários tons de verde, mostarda, marsala e a cor Pantone do ano, Illuminating. Junto com essas cores, estão chegando os tecidos estampados, com múltiplas cores- uma forte tendência para terno de casamento em 2021.

–> Dica do Lápis: o preto, assim como na moda feminina, é um coringa. Mas considere que para cerimônias ao ar livre e/ou durante o dia, ele pode ficar um pouco pesado, dependendo do estilo do noivo.

 

 

No Tamanho Certinho e com Estilo

Olha, a gente já viu de tudo um pouco nos casamentos reais aqui do Lápis quando o assunto é o look do noivo, inclusive terno para casamento em tamanho errado: calças curtas demais, paletós que não fecham sem repuxar, cintura e/ou quadril apertados, ombros fora do lugar…a lista é longa.

Como muitos noivos não tem o costume de usar trajes formais no dia a dia, não tem experiência para saber o que é correto na hora de experimentar um conjunto. Por isso o primeiro passo ao procurar a roupa para o casamento é contar com o suporte de um profissional para orientação e medição corretas. É super importante saber as medidas do corpo antes de experimentar o traje.

 

roupa de noivo
Phil Chester

Veja abaixo 15 dicas sobre tamanhos e estilo:

  1. O comprimento da calça deve chegar na parte superior do sapato, sem sobra na altura, dois dedos acima do salto do sapato;
  2. A calça deve ficar confortável na altura do gancho – entre as pernas – e a cintura na medida certa ser usada sem cinto (se quiser);
  3. A camisa deverá estar na medida para o seu corpo. O colarinho deve ficar próximo ao pescoço de forma que caiba um dedo entre eles;
  4. As mangas da camisa deverão acabar um pouquinho abaixo do osso do punho;
  5. Os punhos da manga da camisa devem ficar à mostra 1,5 cm (1 dedo, vai) abaixo da manga do paletó;
  6. Os sapatos devem combinar com a cor do cinto;
  7. Certifique-se de que a gravata seja de uma cor mais escura do que a camisa;
  8. O comprimento da gravata deve chegar somente ate o cós da calça do terno;
  9. Para um equilíbrio e simetria perfeitos, a largura da gravata deve corresponder à largura da lapela do paletó;
  10. Não deve haver folga entre a gola de lapela do paletó e a gola da camisa em volta do pescoço – eles devem ficar juntos de forma confortável e justa;
  11. A costura do ombro do paletó deve estar alinhada com a junção dos ossos da clavícula e do braço;
  12. O comprimento do paletó deve ser logo abaixo do bumbum;
  13. No caso de um paletó de 3 botões, o botão do meio deve ficar na altura do umbigo;
  14. As ombreiras do paletó devem terminar um pouco antes dos ombros, acompanhando o torso;
  15. O último botão, tanto do paletó como do colete, não deverão ser abotoados.

 

–> Dica do Lápis: no caso de um terno para casamento feito sob medida, o primeiro caseado da manga também fica aberto. Isso mostra que o paletó foi feito exclusivo para o cliente.

 

Tida Svy Photography

 

Alugar ou Comprar o Terno para Casamento?

Todo noivo se depara com esta questão assim que o processo da escolha do terno de casamento.

Para o aluguel do terno para noivo ser vantajoso, é preciso levar em consideração três fatores: economia, sustentabilidade e estilo de vida.

Faça uma estimativa de quantos eventos você poderá usar o terno de casamento no futuro para justificar a compra de um traje. Se você não vai usá-lo novamente nos próximos anos, é melhor alugar em vez de comprar. Não tem porque investir dinheiro, recursos naturais, matéria prima e seu tempo em algo que vai ser usado apenas uma vez.

No entanto, é muito especial ter uma peça de roupa feita especialmente para você. No nosso e-book de vestido de noiva nós falamos da emoção em ter um traje sob medida. Lembre-se: o dia do casamento só acontece uma vez na vida, portanto ele merece ser o mais especial possível.

Se o noivo sempre quis um terno de alguma marca famosa ou feito sob medida e sabe que vai usá-lo novamente após o casamento, então aconselhamos a investir na compra.

 

roupa para noivo
Phil Chester

 

Como reaproveitar o terno de casamento

Na hora da escolha do terno, opte por uma cor que seja adequada também para outros eventos, como azul meia-noite ou um cinza escuro tipo carvão. Assim o traje fica adequado para entrevistas, coquetéis, jantares especiais, eventos profissionais, cerimônias e reuniões de negócios.

Quando o assunto é o tecido, opte por 100% lã fria que serve para todas as estações do ano, linho ou algodão que se encaixam com facilidade em casamentos no campo, na praia ou na cidade.

–> Dica do Lápis: escolha duas aberturas laterais ao invés de uma para o paletó, é mais confortável nas outras ocasiões.

 

The Bold Americana

 

Dicas do Lápis para alugar o traje de noivo

Prazos, qualidade da peça, regras de devolução, veja tudo abaixo:

  1. Antecedência: seja lá qual for a escolha da loja de aluguel, é super importante agendar um horário com antecedência;
  2. Qualidade: independentemente se o casamento vai ser na igreja, se vai ser uma cerimônia mais intimista, casamento ecumênico, um casamento tipo brunch ou festão de arromba, é essencial que a roupa para noivo tenha excelente qualidade. Fuja de trajes com etiquetas 100% poliéster. O tecido sintético faz com que o noivo transpire mais, pega cheiro, reflete a luz (isso é péssimo para fotos) e tem aspecto de plástico. Viscose e microfibra também entram nesse grupo;
  3. Contrato de aluguel: apesar de mais simples do que o da noiva, leia com atenção o contrato do aluguel do terno de casamento para evitar taxas que podem ser cobradas no descumprimento de algum termo. Ao assinar o Termo de Responsabilidade o noivo tem o compromisso de entregar a peça no mesmo estado de retirada e no dia combinado.

 

terno para noivo
Derek Bedwell

A importância da Qualidade e de Testar o Look Completo do Traje do Noivo

A gente já falou um pouco sobre tecido ali em cima, mas além dele é preciso conferir o acabamento do traje: o forro, a costura e o próprio caimento. Vamos falar mais sobre medidas e caimento já já.

No dia do casamento, o noivo tem que ser o homem mais bem vestido da ocasião! Então faça pesquisa, crie uma pastinha no Pinterest, veja e experimente vários estilos de roupa de noivo, selecione acessórios e compre um sapato. Antes de mais anda, o terno para casamento tem que combinar com o biótipo do homem e com o estilo da cerimônia.

Antes do dia da cerimônia e com certa antecedência, experimente tudo! Coloque o look completo, até as abotoaduras e as meias. Se for preciso alguma alteração de último minuto, ainda vai dar tempo de fazer. Assim como os sapatos da noiva, laceie os sapatos usando-os dentro de casa!

 

Laura Kelly Photography

 

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


 

 

Os Trajes de Casamento

O terno para casamento tem muitas formas e estilos. Pode, inclusive, não ser nem terno! Hora de conhecer as opções para o noivo no dia do casamento:

Terno: tradicional ou slim

O conjunto de terno tradicional é composto por duas ou três peças: calça, paletó e (se a pessoa quiser) colete, feitos com o mesmo tecido. Os modelos variam conforme as tendências da estação, e vão da modelagem tradicional ao slim – bem perto do corpo.

Nem precisamos dizer que ele é a opção favorita dos noivos, né? Como a vibe do terno pode ir do descontraído, minimalista até o elegante e formal, ele combina com todos os estilos de casamento.

 

Fraque

Composto por calça cinza risca de giz, camisa branca com colarinho rígido, colete, gravata e paletó preto mais curto na frente com cauda bifurcada quase até a altura dos joelhos, o fraque- ou morning coat  – é de origem inglesa.

Prestou atenção no nome em inglês? É por que, no hemisfério norte, seu uso é limitado a eventos diurnos, que terminam antes do anoitecer. Aqui no Brasil a história é completamente oposta: por ser considerado um traje extremamente formal, o fraque é indicado somente para casamentos tradicionais, realizados durante a noite.

 

–> Dica do Lápis: Por causa da cauda mais comprida, o fraque é mais indicado para noivos com biótipo alto e magro.

 

Meio fraque

Em país tropical onde usar um traje europeu com cauda e tecidos pesados é difícil por causa do calor, o fraque foi adaptado para uma versão mais light – com cauda mais curta e tecidos mais leves- o meio fraque. O resto permanece igual: calça risca de giz, colete e paletó com corte tradicional.  A versão mais formal do paletó é com apenas um botão, enquanto três botões representam uma versão mais moderna.

 

Smoking

Outro traje para noivo de origem inglesa, o smoking- ou black tie, é o tradicional traje de gala ou à rigor, primeira escolha para casamentos clássicos e luxuosos. O traje está ficando cada vez mais de lado por que os casamentos estão mais informais e despojados, uma tendência que veio para ficar.

Ele é composto por um paletó curto- de seda, veludo ou brocado, e adornado com botões-, camisa social, calça com faixa acetinada nas laterais, gravata borboleta, faixa de cetim horizontal, normalmente em preto ou azul marinho. As versões modernas são mais justas ao corpo e até podem ter tons diferentes. A lapela é mais fina e moderna, assim como a calça.

 

Tidy

 

Traje de casamento contemporâneo

Como nos últimos anos o dress code, tanto para a noiva como para o noivo, passou a ser ditado pela vontade, personalidade e carinha deles, a liberdade de escolha é soberana, mesmo se ela for composta de camisa branca e shorts para um casamento pé na areia.

Com isso temos que considerar cada peça individualmente que juntas formam uma composição harmoniosa:

A camisa: ela voltou a ser a estrela do traje, principalmente em cerimônias na praia ou campo durante o dia. De mangas longas ou curtas, as camisas combinam com suspensórios e calças de corte mais informal. Os suspensórios dão um quê mais vintage no traje do noivo, que fica bem romântico.

O colete: ele saiu de baixo do paletó e ganhou destaque no look masculino. O legal é que mesmo sendo uma peça de alfaiataria, o colete é versátil e estiloso. Da praia ao campo, as combinações são variadas, desde peças monocromáticas até bicolores, abotoamento simples ou duplo.

O paletó: do mesmo tecido da calça ou não, é uma boa pedida para os noivos que não curtem um look de uma cor e textura só. Aqui vale usar uma peça estampada ou de tecidos rústicos.

A calça: a ideia é a mesma do paletó, abusar do estilo e personalidade para compor um look harmonioso de roupa de noivo, principalmente se o noivo decidir se casar apenas de camisa, ou de camisa e colete. Vale seguir as tendências do ano ou uma linha mais tradicional.

 

 

Os Acessórios para o Terno de Casamento

A gravata

Há uma variedade de estilos diferentes para o noivo completar o look do casamento com uma gravata de casamento perfeita. Dos modelos tradicionais com 8 cm de largura as skinny com 4 cm, elas podem ser lisas ou estampadas, e são encontradas nos mais diversos tecidos: seda, lã, crochê ou algodão.

A gravata borboleta também tem sido muito usada em casamentos rústicos ou boho, e aparecem também nas versões em madeira ou couro.

 

 

A Lapela

Se o noivo escolher usar um boutonnière, é importante ressaltar que ele tem que ser aplicado na lapela, não fora dela. Escolha um buquê com flora que dure bastante- flores muito delicadas murcham logo e podem estragar o look do noivo antes dele chegar no altar.

 

 

Os sapatos

Não há muitas regras quando o assunto é sapatos, a não ser a qualidade. Dos clássicos aos casuais, praticamente todos os modelos são adequados, desde que combinem com a proposta do traje para noivo. A grande vantagem de comprar um sapato novo de boa qualidade é que o noivo vai poder usar em muitas outras ocasiões!

 

Cama de Gato

As abotoaduras

Super charmosas, as abotoaduras são usadas com camisas de punhos franceses-aquele punho duplo e sem botões. Se o noivo procura um look mais formal,  aconselhamos abotoaduras de metal, se for mais informal, o nó de seda cumpre bem seu papel.

 

 

Os suspensórios

Os suspensórios podem ser usados com traje completo ou até mesmo sozinho, como uma peça de diferenciação dos demais homens da festa para o traje do noivo ou dos padrinhos. Ele deve seguir a cor dos sapatos, tá?

O suspensório usado por baixo do traje ajuda a manter o visual estiloso mesmo quando o noivo quiser tirar o paletó durante a festa. Assim, além de ficar mais à vontade, ele continua se destacando dos demais.

Quando se dispensa o paletó, uma gravata borboleta sozinha, por exemplo, pode ficar um pouco perdida apenas com a camisa, trazendo muito destaque para a região da barriga, neste caso, o suspensório ajuda na composição, equilibrando melhor o visual.

 

Ryan Elizabeth Photography

 

As meias

As meias descoladas, coloridas e estampadas chegaram para ficar. O acessório veio para dar aquele toque pessoal ao traje. Sabe quando o visual está tão certinho que falta algo para dar uma quebra? Então, as meias despojadas estão aí para isso!

 

Luiz Mazinho
Kaleb Rodrigues

 

Relógio, óculos, joias, carteira e celular

Com exceção da carteira e celular, que fazem volume no bolso do noivo e devem ser evitados, não existe problema com os acessórios. Nós aqui da redação sabemos que o celular é uma ferramenta popular na hora de fazer os votos de casamento. Mas pense que ele pode ficar com a assessora ou celebrante até a hora chegar. Existe ainda outra opção que amamos, que são os livros de votos, delicadamente confeccionados junto com a papelaria e convite do casamento.

 

Além Foto

 

O Segundo Traje do Noivo

Se a noiva tem um segundo vestido para a recepção por que o noivo não pode ter um segundo traje também? Essa segunda troca costuma ser um pouco mais casual, talvez uma opção sem paletó, ou colocar uma gravata de outra cor, assim como a troca de sapatos e cinto.

 

Gabriel Ribeiro

 

Como Diferenciar o Noivo dos Padrinhos?

Existem diferentes maneiras para diferenciar o visual do noivo dos demais:

  • Cor e/ou tipo da gravata;
  • Cor e/ou tipo de boutonnière, suspensórios ou outro acessório;
  • Cor do terno;
  • Tipo de traje.

 

Autumn Nicole Photography

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

4 perguntas para se fazer antes de escolher o seu vestido de noiva 5 rituais de autocuidado para o dia a dia da noiva 4 dicas para não errar nas fotos do casamento Casamento no Jardim – 5 dicas super úteis Cronograma de cuidados da noiva Espaço para crianças no seu casamento: saiba como criar um Look do noivo e dos padrinhos: como combinar Tipo de metal para alianças: qual é o ideal? Greenery: como usar na decoração do seu casamento Lua de Mel na Praia – 6 Dicas para curtir à beira mar com seu amor