Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Maquiagem para noiva: o guia completo para todos os tipos de pele e casamento

Você encontrou o vestido de noiva dos seus sonhos, teve aquele momento Cinderela-de-ser com os sapatos perfeitos e passou horas no nosso Instagram, Pinterest e blog procurando o penteado certo com os mais lindo acessórios para ele. Agora só resta encontrar um visual de maquiagem para noiva que harmonize com tudo.

 

maquiagem para noiva

 

Maquiagem para noiva: por onde começar?

A gente sabe que escolher a maquiagem para noiva, no dia do seu casamento, pode parecer ser uma decisão delicada, principalmente se não se entende muito do assunto. Além do look em si, existem outros fatores que não saem da cabeça da noiva: você quer ter brilho, mas não ficar brilhante; quer se sentir confortável, mas também ficar linda nas fotos; e quer que sua maquiagem dure, e não derreta no meio do dia e durante os momentos mais emocionantes e que nos levam às lagrimas na cerimônia.

Uma paradinha para considerar e refletir sobre algumas coisas na hora de escolher a maquiagem para noiva:

 

maquiagem de noiva

 

Respeite seu estilo na hora de escolher a maquiagem para noiva

Qual é o seu estilo no dia a dia? Você é mais moderna, mais minimalista, mais romântica? Usa que tipo de maquiagem? É muito importante refletir sobre essas questões e discuti-las com o seu maquiador. Embora a maquiagem desse dia seja mais marcante e especial, é preciso que você se sinta você mesma e se reconheça no espelho. Nós sempre falamos para nossas noivas queridas: seja sempre você mesma!

 

Hey! Ficou noiva e não sabe por onde começar? Baixe GRATUITAMENTE nosso checklist de organização de casamento.

 

O horário e lugar do casamento

O casamento vai ser durante o dia? Uma festa à noite? Você optou por um casamento urbano, um casamento na praia ou um casamento no campo? Leve todos esses fatores em consideração, tá? Conforme a resposta, dá para ousar mais com sombras fortes para olhos marcantes ou optar por uma maquiagem de noiva mais natural e com pouco brilho.

 


 

Seu biotipo

Seu tipo físico, seu tom e tipo de pele, o formato do seu rosto e o penteado escolhido influenciam diretamente as escolhas de maquiagem para noiva. É preciso levar em conta que a maquiagem tem a função, além de deixar a noiva deslumbrante, esconder e equilibrar pequenas imperfeições que todas nós temos.

 

O tom de pele e os produtos

O tom da pele precisa ser levado em conta. As loiras devem evitar tons avermelhados ou acobreados, e as morenas devem evitar tons rosados, por exemplo.

 

Equilíbrio é tudo!

A regrinha do ou valoriza os olhos ou a boca é um clássico e deve ser seguida. O mais indicado é eleger um ponto e valorizá-lo. Na hora de fazer a pele, ela não pode ficar com um ar pesado, com grande quantidade de pó ou base. O exagero prejudica a beleza da noiva, que tem parecer natural e iluminada.

 

Saiba como escolher o vestido de noiva perfeito. Clique aqui.

 

 

Prepare-se com Antecedência

A preparação da maquiagem para noiva não começa no dia do casamento. Com certeza você já deve estar fazendo alguns tratamentos faciais e outros procedimentos estéticos corporais para potencializar ainda mais a sua beleza natural, acertamos?

Quanto mais saudável a pele estiver, melhor será o resultado da maquiagem no dia do casamento.

 

Pele de bebê

Como a beleza vem de dentro, é importante se alimentar bem nos meses que antecedem a o grande dia e evitar comidas gordurosas e doces nos dias antes do casamento, por serem alimentos que provocam inflamação no poros e, consequentemente, acne.

Consulte um dermatologista alguns meses antes do casamento para que ele prepare uma rotina de cuidados com produtinhos específicos para seu tipo de pele. Mantenha a pele sempre limpa: de manhã, antes de usar maquiagem, depois a noite para tirar a poluição acumulada e todos os resquícios da maquiagem usadas durante o dia. Nunca durma de maquiagem, evitando a acumulação nos poros e causando acnes.

Mantenha a pele sempre hidratada, assim quando ela receber as camadas de base e corretivo, não ficará ressacada ou destacando suas linhas de expressão.

 

 

Encontre seu subtom

Quem investe nas técnicas e produtos para auto maquiagem, conhece essa particularidade da pele. Cada produto, base, corretivo, pó e até iluminador, possui um subtom que faz toda diferença na hora que você aplica no rosto. Sabendo qual é o seu, você não erra na hora de comprar. Não tem nada pior do que base no tom errado, né?

Se você é do tipo que a pele fica dourada facilmente com o sol e as veias do pulso são na cor verde, seu subtom é quente. Então tudo que for amarelado e nas cores quentes fica perfeito. Se a sua pele fica rosada fácil e as veias do pulso são nos tons de roxo, seu subtom é frio. As bases com o fundo rosado são as melhores para você.

 

–> Dica do Lápis: O subtom é para qualquer tipo de pele. Mulheres de pele negra também possuem variação de pele fria e quente.

 

 

Maquiagem para Noiva de Pele Negra ou Morena

Se tem uma cor que arrasa com a pele negra ou morena é o dourado. A pele iluminada e com blush em tons bronzeados, alaranjados e rosa envelhecidos podem ser usados caso a pele da noiva tenha um tom mais claro.

No caso de pele com tons mais escuros, os tons de rosa escuro, groselha e ameixa combinam perfeitamente.

Não deixe de prestar atenção no subtom da pele: ele é mais amarelado, avermelhado ou azulado? Isso evita que a pele fique acinzentada ou avermelhada em comparação com o resto do corpo.

 

 

Maquiagem para Noiva Oriental

A noiva oriental precisa dar atenção aos olhos. Para que eles não fiquem menores, a melhor técnica é marcar o côncavo e investir em cílios postiço, abusar do esfumaçado e do delineador.

Por terem a pele mais amarelada, é preciso atenção ao usar a base: ela não pode deixar a pele muito branca nem bronzeada demais. Dê preferência ao coral e pêssego para o blush.

 

 

Escolhendo seu Look

Os milhares de prints de referências

Sim, nós aqui do Lápis sabemos que você vai encher as pastas do Pinterest com imagens de referências de maquiagem para noiva. É normal! Nossa dica é: antes de levar tudo para o maquiador, filtre essas imagens com base no que você acha que mais encaixa no seu casamento, tá?

 

A conversa com o maquiador

Escolha o seu maquiador com antecedência para que não haja conflito de agendas. Marque uma conversa descontraída para trocar figurinhas e deixar claro seus sonhos e expectativas. Essa é a hora de mostrar os prints que você colecionou no celular.

Ele vai direcionar os tons que melhor combinam com o seu rosto, com o seu vestido e até mesmo dizer o que é e o que não é tendência de maquiagem para noivas.

 

Encontra aqui + de 70 criativas lembrancinhas de casamento.

 

 

Faça um teste de maquiagem antes do grande dia

O teste de maquiagem deve acontecer dois ou três meses antes do casamento. Ele é fundamental para que não haja nenhuma surpresa. É nessa hora que vocês vão ver o que funciona ou não e você pode ser sincera se não gostar, afinal é para isso que esse momento serve. O importante, não cansamos de dizer, é que você se sinta linda e feliz!

Caso você tenha decidido fazer sua própria maquiagem, ainda assim deve testar como será a maquiagem com antecedência.

 

 

O Lápis dá as dicas de maquiagem para noiva

 

Filtro solar antes de mais nada

Se a cerimônia vai ser ao ar livre e/ou durante o dia, aplique o filtro solar antes da maquiagem. Proteja sua pele sempre.

 

Escolha produtos à prova d’agua e de longa duração

Existem duas certezas na vida: você vai suar e chorar nesse dia. Mesmo que você tenha optado por um dia no campo ou na praia, a maquiagem tem que estar, no mínimo, apresentável até o final do casamento. Para isso, use produtos de longa duração, que ajudam a manter a maquiagem bonita o tempo inteiro.

Confira os produtos que o maquiador usa antes de fechar o contrato com ele. Quando o assunto é make de noiva, rímel, lápis de olho e delineador à prova d’agua é o mínimo que ele tem que oferecer. Aproveite para averiguar se o profissional usa marcas com fórmulas que podem prejudicar a sua pele e até causar alergias.

 

 

O Primer é o seu melhor amigo

Para que a maquiagem da noiva fique inteira da cerimônia até o final da recepção. Esse produtinho milagroso fecha os poros e disfarça as linhas de expressão, evitando que a base a destaquem. O primer é transparente, parece não ter efeito nenhum, mas quando a noiva deixa de usar faz uma diferença e tanto!

Outro produto que parece que não faz nada é o pó translúcido, mas ele age como o primer: para garantir que a maquiagem continue sequinha durante o casamento, em especial os que são ao ar livre.

 

O lápis de boca

Fotografias com flash fazem com que a definição nos traços se perca, por isso é bom usar um lápis de boca no mesmo tom do batom para definir suavemente os contornos, criando um efeito de lábios mais cheios com acabamento perfeito.

  

Não se esqueça de itens essenciais para retoque

Levem os produtos para retoque e deixem no local da festa, com a assessora ou com as madrinhas.

 

Confira aqui todas as dicas para organizar o seu chá de lingerie.

 

 

Por que a Maquiagem para Noiva é Mais Cara?

Se você começou a procurar maquiadores e pedir orçamentos, deve estar se perguntando por que maquiagem para casamento é tão mais cara do que para um evento social normal, não é? Mas olha, a maquiagem de noiva tem vários motivos para ser mais salgada do que as outras. Esse é um investimento que vale o quanto pesa, afinal, a noiva é a figura central das fotos e vídeo!

 

Tempo é dinheiro

O tempo dispensado para atender noivas é bem maior do que uma cliente normal. O profissional precisa ter muito mais cuidado com a atenção aos detalhes, o acabamento e dedicação que ele precisa dar à noiva. Não podemos esquecer todas as pausas feitas para as fotos e vídeo de making of!

 

A qualidade dos produtos

Profissionais qualificados usam somente materiais importados e marcas top como Chanel, Dior, Givenchy, MAC, Bare Minerals e de longa duração tendem a ser mais caros por causa dos fixadores.

 

Não extrapole o seu orçamento! Baixe agora a nossa planilha de planejamento financeiro para casamento.

 

 

O teste

Se você parar para pensar, o dia do teste de maquiagem para noiva é uma diária a mais de trabalho do profissional e já está incluso no valor total do pacote. Esse custo leva em conta o deslocamento e o dia de atendimento do profissional.

 

Atendimento personalizado

Esse atendimento acontece desde a consultoria, onde o profissional, de acordo com seus conhecimentos de estética e visagismo, indicará para a noiva o que é mais adequado para ela de acordo com o formato do seu rosto, tom de pele, biótipo, o tipo de cerimônia, etc. até o momento em que a maquiagem é finalizada no dia.

O profissional precisa estar à disposição incluindo o tempo que os outros profissionais precisam para concluir seu serviço (penteado, fotos, vídeo, etc.) e também para os retoques que se faz na noiva antes dela se dirigir para o altar.

 

 

Como Contratar um Profissional de Maquiagem?

Nós temos algumas dicas práticas na hora de escolher quem vai deixá-la ainda mais bela nesse dia tão único:

  • As redes sociais são suas melhores amigas: pesquise, pesquise, pesquise! Veja o perfil e portfólio dos profissionais, analise se o estilo de trabalho e qualidade estão de acordo com as suas expectativas e sonhos.
  • Converse com outras noivas e peça recomendações. Outra boa fonte de referências são estilistas e fotógrafos com quem você deve estar falando. Como eles já trabalharam com muitos profissionais, podem indicar alguém legal.
  • Solicite orçamento dos profissionais selecionados já informando o local, a data e o horário do seu casamento.
  • Lembra que falamos sobre o teste lá em cima? Se o maquiador não pedir teste de maquiagem, desconfie…e muito. Alguns profissionais deixam o teste de maquiagem para noiva opcional para baratear o custo. As chances de dar algo errado no dia são grandes, não caia nessa.
  • Se o profissional for maquiar também as mães e madrinhas, pergunte sobre a equipe e quantos assistentes estarão envolvidos. Não ter uma quantidade adequada de maquiadores pode comprometer o mais importante nesse dia: a beleza da noiva.
  • Uma palavra para você: contrato. Sempre!

 

 

Maquiagem para Casamento de Dia

Leve, iluminada, suave e romântica: assim deve ser a maquiagem para casamento de dia. Não se esqueça de começar pelo protetor solar, principalmente se a cerimônia for ao ar livre.

Dá para usar iluminador, mas discretamente, em partes que você gostaria de destacar no rosto, como as maçãs do rosto e o nos lábios para parecerem maiores. Tons pastel nos olhos, lábios em tons rosados, framboesa e coral são ideais e um toque de iluminador nas maçãs do rosto são suficientes para criar um visual delicado e atemporal.

 

 

Maquiagem para Casamento de Tarde

Como amamos cerimônias ao pôr do sol! Como o seu casamento começa no final do dia e vai noite adentro, ele tem o melhor dos dois mundos. É um horário super versátil. A maquiagem para casamento de tarde pode ser um pouco mais intensa que a de dia pois a noite pede um pouco de glamour. Se você quiser pode usar algo mais elegante e sóbrio, como um batom mais escuro e tons terrosos, ou algo mais leve e natural, bem iluminado.

 

 

Maquiagem para Casamento de Noite

Se você quiser e gostar, a maquiagem num casamento noturno poderá ser marcada e carregada, com olhos extremamente destacados ou batom escuro. Apenas tenha cuidado para não exagerar demais no look e não se reconhecer depois nas fotos do álbum.

 

 

Maquiagem para Casamento Civil

O casamento civil pede uma maquiagem bem natural e delicada. Uma pele saudável, iluminada e olhar com sombra esfumaçada destacam a beleza natural da noiva. O detalhe mais chamativo nessa maquiagem são os cílios e o delineador.

Tudo sobre casamento civil você encontra aqui.

 

 

Maquiagem para Casamento no Campo

Cores leves, looks delicados e inspirações florais combinam muito com o tipo de espaço e a natureza ao redor. A vibe mais orgânica do campo não combina com tons metalizados e cintilantes como o dourado e o prateado. O ideal é usar tons discretos como o bege, marrom e rosa claro.

 

 

Maquiagem para Casamento na Praia

O clima tropical da praia pede uma maquiagem leve, mais discreta e com um ar bem natural, utilizando tons claros e suaves. O corretivo deve ser usado apenas para resolver as olheiras e imperfeições mais sérias. Aconselha-se a usar produtos com a cobertura mais leve e líquida e um finalizador ou spray fixador, para que a maquiagem não fique ressecada sob o sol. Os produtos devem ser (logicamente) todos à prova d’água, pois casamentos na praia são um misto de maresia, sol, umidade e com certeza você vai suar.

 

Já segue a gente no Pinterest? Tem mais inspirações incríveis te esperando por lá:

pinterest

 

*Imagens: Pinterest

 

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog