Tudo que você precisa para casar

Maquiagem para noiva: para todos os tipos de pele e estilos de casamento

Já encontrou a maquiagem perfeita para noiva? Não? A gente sabe que escolher essa parte é uma decisão e tanto, ainda mais se você não entende muito do assunto. Por outro lado, ainda tem outras questões que não saem da cabeça:

Afinal, você quer ter brilho, mas não ficar brilhante. Quer se sentir confortável, mas também ficar linda nas fotos. E, claro, espera que a sua maquiagem dure, e não derreta durante os momentos mais emocionantes.

Por isso, vamos te ajudar com dicas, esclarecer todas as suas dúvidas, acabar com as suas inseguranças e ainda te inspirar com mais de 100 fotos de make.

 

 

Índice

    Noiva em frente penteadeira
    Pinterest

    Maquiagem para Noiva: Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Contratar

    Em primeiro lugar, respeite seu estilo na hora de escolher a maquiagem para noiva. Se você é super romântica e delicada, apostar em uma make ousada não vai combinar, por exemplo. Não use o grande dia para testar aquele visual poderoso, mas que você nunca usou.

    Sendo assim, é muito importante refletir sobre essas questões e discuti-las com o seu maquiador. Embora a maquiagem desse dia seja mais marcante e especial, ainda é essencial se reconhecer no espelho.

    Defina um orçamento para a beleza da noiva

    Você já sabe que se planejar é a regra número um para garantir o casamento dos sonhos. O custo com esse serviço pode variar muito de um fornecedor para o outro.

    Mas, na verdade, tenha em mente que esse é um investimento crucial. Afinal, a noiva é a protagonista nas fotos e vídeos!

    Não extrapole o seu orçamento! Baixe agora a nossa planilha de planejamento financeiro para casamento

    Entenda porque o horário e lugar do casamento fazem toda a diferença

    Por exemplo, se você optou por um casamento urbano, ele será bem diferente da proposta de um casamento na praia.

    Em outras palavras, um permite ousar com os olhos marcantes e o outro pede uma noiva mais natural e com pouco brilho.

    Até porque não adianta estar com vestido dos sonhos, sapatos e acessórios lindos se a maquiagem não harmonizar com tudo isso.

    Guarde as referências

    Seis meses antes do grande dia, comece a buscar inpirações de beleza. Sim, nós aqui do Lápis sabemos que você vai encher as pastas do Pinterest. É normal! Mas nossa dica é: apresente ao maquiador só as referências que você acha que mais se encaixam no seu casamento.

    Use o seu biotipo ao seu favor

    Seu tipo físico, o tipo e tom de pele são únicos. Então, até o formato do seu rosto combinado com o penteado escolhido influenciam diretamente nas escolhas da make. 

    Sendo assim, a maquiagem tem a função de ressaltar a sua beleza e ainda equilibrar pequenos detalhes, o que todas nós temos, né? Por isso, aqui vai uma dica: prefira as referências com modelos que se pareçam com você porque isso vai te ajudar a criar expectativas mais realistas.

    Não exagere na maquiagem para noiva

    Tem uma regrinha clássica: ou valorize os olhos ou valorize a boca. Dessa forma, o mais indicado é eleger um ponto e o destacar. Por esse motivo, a pele não pode ficar com um ar pesado, com muito pó ou base.

    Afinal, o exagero prejudica a beleza da noiva, que tem que parecer natural e iluminada.

    Encontre seu subtom

    Quem investe nas técnicas e produtos para se maquiar, conhece essa particularidade da pele. Cada produto possui um subtom que faz toda diferença no resultado final. Então, ao saber qual é o seu, você orienta o maquiador e também não erra caso queira fazer a própria make.

    Ilustração de olhos castanhos, pretos, azuis e verdes
    Amaro

    Dica do Lápis

    O subtom é para qualquer tipo de pele. Sendo assim, mulheres de pele negra também possuem variação de pele quente e fria.

    Quando Escolher o Profissional?

    Escolha o seu maquiador com antecedência para que não haja conflito de agendas. Por isso, recomendamos que cinco meses antes da cerimônia você feche com o maquiador.

    Sendo assim, primeiro marque uma conversa descontraída para trocar figurinhas e deixar claro os seus desejos e expectativas. Enfim, essa é a hora de mostrar os prints que você colecionou no celular.

    Maquiadora passando batom na mulher
    Racool Studio

    Como Contratar um Bom Profissional?

    Nós temos algumas dicas práticas na hora de escolher quem vai deixá-la ainda mais bela nesse dia tão único:

    • Pesquise nas redes sociais, veja o perfil e portfólio dos profissionais
    • Peça recomendações às outras noivas, estilistas e fotógrafos com quem você deve estar falando
    • Conheça os fornecedores que nós confiamos e indicamos de olhos fechados
    • Solicite orçamento dos profissionais selecionados já informando o local, a data e o horário do seu casamento
    • Fuja de profissionais que não pedem o teste de maquiagem para baratear o custo
    • Pergunte sobre a equipe e quantos assistentes estarão envolvidos se você contratar maquiagem para as mães e madrinhas
    • Confira se os produtos do maquiador são de qualidade, à prova d’agua e se você é alérgica a algum dos componentes
    • Sempre faça contratos para evitar problemas depois

     

    Dicas Extras

    Não esqueça, se você não for contratar uma equipe de beleza para as madrinhas, então, pelo menos, indique profissionais quatro meses antes. E, nesse meio tempo, converse com seu noivo para ele passar na barbearia um mês antes do casamento.

    Quando fazer o teste de maquiagem?

    O teste deve acontecer um mês antes do casamento. Ele é fundamental para que não haja nenhuma surpresa para estragar o seu dia.

    É nessa hora que vocês vão ver o que funciona ou não, e também é momento para ser sincera se não gostar, afinal é por isso que se chama teste. Sabendo disso, relaxe! O importante é que você se sinta linda e feliz!

    Caso você tenha decidido fazer sua própria maquiagem, ainda assim deve testá-la com antecedência!

    Além disso, use branco ou a mesma cor do vestido de noiva e os acessórios do casamento. Assim, você vai ter uma visão quase perfeita de como será na cerimônia.

    Por que a Maquiagem para Noiva é Mais Cara?

    Se você começou a procurar maquiadores e pedir orçamentos, deve estar se perguntando por que esse tipo de maquiagem é mais cara do que para um evento normal, não é? Então vamos apresentar alguns motivos que justificam esse custo mais elevado:

    Atendimento personalizado

    Por mais que você chegue com uma referência de make maravilhosa, ela sempre vai exigir uma adaptação. Sendo assim, esse atendimento personalizado começa já na consultoria e vai até finalização do serviço no dia.

    Além disso, o profissional precisa estar à disposição, incluindo o tempo que os outros profissionais precisam para concluir o seu serviço (penteado, fotos, vídeo, etc.). E também para retocar a noiva antes dela se dirigir ao altar.

    Tempo é dinheiro

    O profissional vai levar muito mais tempo dispensado para atender noivas do que uma cliente comum. Além disso, o maquiador precisa ter muito mais cuidado com a atenção aos detalhes e ao acabamento.

    E não podemos esquecer de todas as pausas feitas para as fotos e vídeo de making of!

    A qualidade dos produtos

    Profissionais qualificados usam somente materiais e marcas excelentes, por exemplo, Chanel, Dior, Givenchy, MAC e Bare Minerals. Sem contar que os produtos de longa duração tendem a ser mais caros por causa dos fixadores.

    O teste

    Se você parar para pensar, esse dia é uma diária a mais de trabalho que já está inclusa no valor total do pacote. Esse custo leva em conta o deslocamento e o dia de atendimento do beauty artist.

    Pincéis e maquiagens sobre a mesa
    Anderson Guerra

    Dicas para Quem Vai Fazer a Própria Maquiagem

    É possível dispensar um maquiador e fazer tudo sozinha no dia do casamento? Sim, mas não recomendamos essa opção. Ela é bem arriscada até mesmo para aquelas que tem prática com os pincéis.

    Afinal, o nervosismo é um grande inimigo nesses momentos.

    Como já explicamos, a maquiagem é um investimento super importante para o grande dia. Mas, se mesmo assim, você deseja cuidar dessa parte, então não se esqueça dos itens a seguir.

    Filtro solar antes de mais nada

    Cerimônia for ao ar livre e/ou durante o dia são encantadoras, mas exigem que você aplique o filtro solar antes de qualquer produto. Proteja sua pele sempre!

    Escolha produtos à prova d’agua e de longa duração

    Existem duas certezas na vida: você vai suar e chorar nesse dia. Mesmo que você tenha optado por uma cerimônia no campo ou na praia, a maquiagem tem que estar apresentável até o final do evento. Por isso, use produtos de longa duração, que ajudam a manter a maquiagem bonita o tempo todo.

    O primer é o seu melhor amigo

    Esse produtinho milagroso é essencial para fechar os poros e disfarçar as linhas de expressão, evitando que a base as destaquem. O primer é transparente, parece não ter efeito nenhum, mas quando a noiva deixa de usar faz uma diferença e tanto!

    Outro produto que parece que não faz nada é o pó translúcido, mas ele age como o primer. Dessa forma, ele garante que seu rosto continue sequinho, especialmente nos casamentos ao ar livre.

     

    O lápis de boca

    Fotografias com flash fazem com que a definição nos traços se perca. Por isso, é bom usar um lápis de boca no mesmo tom do batom para definir suavemente os contornos e dar o acamento. Sem contar que cria um efeito de lábios mais cheios maravilhoso!

    Não se esqueça do retoque

    Por fim, a última dica é levar os produtos para retocar e deixar no local da festa, com a assessora ou com as madrinhas.

    Confira aqui todas as dicas para organizar o seu chá de lingerie

    Cuidados Especias para Manter a Pele Linda

    Antes de tudo, a preparação da maquiagem para noiva começa bem antes do dia do casamento. Isso porque quanto mais saudável a pele estiver, melhor será o resultado. Então confira esse passo a passo para garantir a melhor versão da sua pele:

    • Em primeiro lugar, nunca durma maquiada
    • Consulte a nutricionista alguns meses antes para se alimentar bem e evitar alimentos que provocam inflamação no poros e acne
    • Consulte um dermatologista alguns meses antes para criar uma rotina de cuidados ideal para o seu tipo de pele
    • Mantenha a pele sempre hidratada com cremes para que as camadas de base e corretivo não fiquem ressacadas
    • Faça limpeza de pele profssional e outros tratamentos faciais dois meses antes da cerimônia

    Maquiagem para Noiva Simples

    Por outro lado, nem todas noivas desejam algo super elaborado para se sentirem lindas no casamento. Assim, se você é fã de looks mais naturais e parecidos com os que usa no dia a dia, se inspire nessas fotos.

    Maquiagem para Noiva Morena e Negra

    Se tem uma cor que arrasa com a pele morena ou negra quente é o dourado. Assim como a pele iluminada e com blush em tons bronzeados, alaranjados e rosa envelhecidos combinam com as noivas com um tom mais claro.

    No caso de pele com tons mais escuros, os tons de rosa escuro, groselha e ameixa são os mais indicados.

    Encontre nosso guia completo sobre lembrancinhas de casamento

    Maquiagem para Noiva Oriental

    A noiva oriental se destaca pelo olhar, mas precisa ter atenção especial com eles. Assim, para evitar que os olhos pareçam menores, a melhor técnica é marcar o côncavo e investir em cílios postiços. Da mesma forma, podem usar e abusar do esfumado e delineado para garantir aquele olhar marcante.

    Por outro lado, por terem a pele mais amarelada, é preciso escolher uma base que não deixe a pele muito branca nem bronzeada demais. Então dê preferência ao coral e pêssego para o blush.

     

    Cerimônia de Dia

    Leve, iluminada, suave e romântica: assim deve ser a maquiagem para casamento de dia. Não se esqueça de começar pelo protetor solar, principalmente se a cerimônia for ao ar livre.

    Ou seja, invista em tons pastel nos olhos, já os lábios em tons rosados, framboesa e coral são perfeitos. Dá para usar iluminador? Sim, mas discretamente. Então aposte no toque de iluminador nas maçãs do rosto e lábios para criar um visual delicado e atemporal.

    Cerimônia de Tarde

    Como amamos cerimônias ao pôr do sol! Como o seu casamento começa no final do dia e vai noite adentro, ele tem o melhor dos dois mundos. É um horário super versátil.

    Nesse sentido, a maquiagem para casamento de tarde pode ser um pouco mais intensa para ganhar um certo glamour.

    Por fim, se você quiser, pode usar algo mais elegante e sóbrio, como um batom mais escuro e tons terrosos. Mas também vale algo mais iluminado, leve e natural, por exemplo.

    Cerimônia de Noite

    Se você quiser e gostar, pode apostar em um visual mais ser marcado e carregado. Estamos falando de olhos extremamente destacados ou batom escuro, mas cuidado para não exagerar demais no look e não se reconhecer depois nas fotos.

    Casamento Civil

    O casamento civil pede, sobretudo, uma maquiagem bem natural e delicada. Em outras palavras, você precisa exibir uma pele saudável, iluminada com uma sombra esfumada destacar a sua beleza natural. Como resultado, o detalhe mais chamativo quase sempre são os cílios e o delineado.

    Tudo sobre casamento civil você encontra aqui

    Casamento no Campo

    Cores leves, looks delicados e inspirações florais combinam muito, nesse sentido, com beleza natural ao redor. A vibe mais orgânica do campo, portanto, não combina com tons metalizados e cintilantes como o dourado e o prateado, por exemplo.

    Por isso, o ideal é usar tons discretos como o bege, marrom e rosa claro.

    Casamento na Praia

    O clima tropical da praia pede uma pele leve, mais discreta e com um ar bem natural, utilizando tons claros e suaves, por exemplo.

    Portanto, o corretivo deve ser usado apenas para resolver as olheiras e imperfeições mais sérias. Os produtos com a cobertura mais leve e líquida são ideais, assim como um finalizador ou spray fixador, para evitar o efeito ressecado sob o sol.

    Lembrando que todos devem ser à prova d’água, pois casamentos na praia são um misto de maresia, sol e umidade.

     

    Ficou noiva e não sabe por onde começar? Baixe GRATUITAMENTE nosso checklist de organização de casamento!

    pinterest

    Tudo que você precisa para casar