Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Elopement Wedding: tudo o que você precisa saber

Você já ouviu ou sabe o que é um elopement wedding? O famoso casamento a dois tem se popularizado muito entre os noivos nos últimos anos, por isso fizemos um guia completo para você entender como fazer um elopement wedding inesquecível! Vem com a gente!

noivos em cerimônia ao ar livre em elopement wedding
Cléber Belizario

Você vai encontrar:

    cerimônia de elopement wedding no arraial cabo
    Oxana Kellermann

    O que é um Elopement Wedding?

    Elopement wedding é uma expressão em inglês quer dizer, em tradução livre, fugir para casar. O termo “elope” quer dizer “fugir”.

    Antigamente esse termo era usado por noivos apaixonados que tinham que fugir para casar escondido quando não havia o consentimento dos pais. A Lorena explica direitinho o que é no vídeo lá no canal do Youtube.

    Com o passar dos tempos e dos costumes o significado do termo evoluiu e hoje o elopement wedding é a escolha que muitos casais fazem quando buscam uma maneira com mais significado e mais íntima possível de celebrar seu amor e sua união.

    O elopement wedding quer dizer basicamente um casamento a dois. Isso não quer dizer que você não possa convidar ninguém, mas os convidados serão somente poucos membros da família (pais, filhos e irmãos) e um amigo que seja muito próximo.

    Este estilo de cerimônia combina bem com diferentes tipos de casais: apaixonados que querem uma cerimônia íntima e romântica, divorciados que querem se casar novamente em cerimônias menos tradicionais, casais que acabam optando por este formato por causa de budget limitado.

    A beleza do elopement wedding é que existem inúmeras opções de onde realizar a cerimônia. Eles podem acontecer na natureza, em parques ou edifícios públicos, em fazendas, praias, na residência dos noivos ou mesmo na propriedade de um membro da família. Lembra um poucodestination weddings, né?

    Pra quem é o Casamento a Dois?

    Elopement Wedding é um estilo de casamento que amamos aqui no Lápis, pois é o mais íntimo e romântico dos casamentos, um momento só dos noivos.

    O elopement wedding tem crescido bastante e hoje é um dos tipos de casamentos mais populares entre os noivos, provando que essa tendência cheia de amor veio para ficar!

    Ele é perfeito para casais que sonham com um momento só deles. Querem intensidade, profundidade, significado e muita intimidade. Além disso, querem segurança para viver seu sonho.

    Então, se você e o amor da sua vida estão pensando em organizar um elopement wedding,não deixem de ler tudo o que reunimos aqui neste post para saber como dizer SIM com todo o charme e intensidade que o formato permite.

    cerimônia de elopement wedding na praia
    Dawn Jarvis

    Como funciona um Elopement Wedding?

    Como o casamento a dois é só de vocês, pode acontecer tudo o que quiserem, no formato e jeitinho que tenha mais a cara do casal. Não existem regras fixas, a não ser muito romantismo e intimidade, tá?

    De uma maneira em geral, acontece um momento de first look, uma troca de votos entre os noivos, seguida de ensaio fotográfico e um momento gastronômico, nem que seja pelo menos um bolo com champagne- senão não seria um casamento, né?! Celebrar é preciso, sempre!

    noivos sentados em campo de lavanda em elopement wedding
    Giulia Pini

    As Vantagens do Casamento a Dois

    Quem já organizou um casamento sabe que no meio de tantas preocupações a ideia de jogar tudo pro alto e simplesmente fazer desse dia um momento apenas a dois é realmente tentadora.

    A proposta permite aos noivos escolherem exatamente o que quiserem para celebrar seu amor, sem amarras aos protocolos ou ao desejo de outra pessoa que não seja o noivo e a noiva. Outra vantagem é o local escolhido, que pode ser um cenário incrível e paradisíaco onde jamais caberia uma estrutura para festa.

    Mas a ideia do elopement wedding vai além de economia ou praticidade. É perfeito para casais que sonham com esse momento só deles. Querem intensidade, profundidade, significado e muita intimidade.

    noivos em elopement wedding na praia
    Jen + Brian Photo & Film

    Tipos de cerimônia para um elopement wedding

    Existem vários tipos de cerimônia num casamento a dois. Mas não esqueça de assumir um compromisso perante a justiça também.

    Existem quatro maneiras de realizar ocasamento civil:

    Casamento civil no cartório

    O casamento civil no cartório é aquele que é celebrado no próprio cartório, pelo juiz e o escrevente.

    Casamento civil em diligência

    Esse é quando o juiz de paz e um escrevente vão até o lugar que os noivos escolhem (um buffet, restaurante, fazenda, praia, etc.) para realizar o casamento.

    Casamento religioso com efeito civil

    Para nós é a mais linda das opções, pois é a autoridade religiosa que o casal escolheu para fazer a cerimônia que faz esse processo, dentro da própria cerimônia.

    Os noivos devem comparecer no cartório junto com as duas testemunhas falando que o casamento será com efeito civil assinado e reconhecido pelo celebrante. Depois do casamento, os noivos precisam levar em até 90 dias esse último documento no cartório para registrar o casamento.

    cerimônia ao ar livre de casamento a dois
    El Momento Perfecto Fotografo

    Cerimônia personalizada por um celebrante, familiar ou amigo/a

    Celebrada de forma mais íntima, verdadeira e acolhedora, essa cerimônia não tem efeito civil e nem efeito religioso. Ela tem crescido muito nos últimos anos por que não existem regras e os noivos tem liberdade para personalizá-la como quiserem.

    A ideia é contar a história dos dois e celebrar o amor seja qual for a sua forma. É uma cerimônia perfeita para quem não tem religião- ou tem duas diferentes, e para a união de pessoas do mesmo sexo.

    Troca de votos

    Esse dia pode ser também informal e cheio de amor, afinal só os noivos bastam! É só escrever os votos e juras de amor e declamarem um para o outro, num momento absolutamente intimista.

    Cerimônia Ecumênica

    Com o intuito de celebrar o amor, a cerimônia ecumênica não está centrada em nenhuma religião, mas na espiritualidade dos noivos.

    cerimonia de casamento a dois na troca de alianças
    El Momento Perfecto Fotografo

    Duração da cerimônia de elopement wedding

    O tempo médio de uma cerimônia para casamento a dois é por volta de 30 minutos. Mas não é nenhuma regra, tá? Ela pode ter a duração que vocês quiserem!

    O elopement wedding tende a ser breve por que não há uma série de momentos de um casamento tradicional, como o cortejo de padrinhos, entrada de alianças, etc. O tempo da cerimonia é basicamente dividido entre a fala do celebrante (se houver), os votos e as músicas.

    Como organizar um Elopement Wedding?

    Só o Lápis mesmo para fazer um passo a passo completinho para organizar o elopement wedding dos seus sonhos!

    1) Escolha um cenário romântico ou destino dos sonhos

    Não importa se vai ser um casamento em casa, na praia, no campo ou mesmo em algum destino paradisíaco, com paisagens de tirar o fôlego: esse tipo de casamento se torna impactante já com a escolha do cenário, que pode ser desde o pico de uma montanha, uma praia deslumbrante, uma casa com arquitetura ilustre ou até mesmo uma construção histórica.

    Vamos dar algumas sugestões de destino mais abaixo, mas você também pode dar uma olhada nos espaços de eventos do nosso guia de fornecedores que podem se tornar o destino especial dos seus sonhos.

    2) Defina uma data

    Se a escolha de vocês não é dar um pulinho espontâneo em Las Vegas e dizer SIM para um imitador do Elvis Presley, planejar o elopement wedding é preciso.

    Com uma data definida fica mais fácil organizar o casamento a dois de forma realista, especialmente se for fora do Brasil. Aliás, é importante saber se a data escolhida cai na estação do ano que vocês sonham, e se a alta estação de turistas vai atrapalhar os planos.

    3) Assessoria: precisa mesmo?

    Ô se precisa! Nós sempre aconselhamos contar com estes anjos da guarda seja lá qual for o tipo de casamento escolhido. São elas quem vão te dar paz de espirito para curtir o dia, que vão apresentar os fornecedores bacana, ajudar a negociar, sugerir soluções e seguir suas planilhas. Você pode conversar com um dos nossos anjos do nosso guia, é só clicar AQUI.

    Se o casamento a dois for também um destination wedding, a assessoria é fundamental, pois ter alguém que conheça o local escolhido pelos noivos para o casamento e possa indicar fornecedores e ajudá-los a planejar tudo é fundamental para entender as regras e formalidades exigidas pelo local de destino, apresentar os fornecedores locais e navegar pela língua e diferença de costumes.

    noivos em cerimônia em elopement wedding
    Chris & Ruth

    4) Tempo de antecedência para organizar um elopement wedding

    Tá certo que, para organizar um elopement wedding, não vai ser preciso taaaanta antecedência como para um mini wedding ou festa tradicional.

    É aconselhável pelo menos três meses de antecedência no Brasil para conseguir conciliar datas de todos os fornecedores. Já no exterior é melhor calcular entre 6 e 8 meses.

    5) Decoração dos sonhos

    Os votos merecem ser declamados num lindo altar como background, não? Não se esqueça da mesa do bolo e/ou dos noivos, ou se forem celebrar intimamente em família depois da cerimônia, da mesa comunitária. É seu casamento, e merece ser celebrado com todo carinho e capricho!

    6) Preciso de um celebrante?

    A rigor, num elopement wedding não precisa nada que vocês não queiram, afinal ele é uma troca de votos só entre os noivos. Porém, a presença de um celebrante deixa esse momento muito especial, pois ele dará o tom de cerimônia. Um celebrante profissional tem o dom de saber escrever um discurso cheio de significado e com a historia dos dois de maneira surpreendente.

    7) Escrevam seus votos

    Num casamento a dois, os votos são o ponto alto da cerimônia. É onde os noivos abrem seus corações com intensidade e paixão. A vantagem de um elopemenet wedding é, para os mais tímidos, que as juras de amor ficarão só entre quem estiver presente.

    Onde fazer o Elopement Wedding?

    O local é a decisão mais importante e não falta lugar incrível para dizer SIM. Procure um lugar que faça parte da história do casal e tenha o mínimo de estrutura para a troca de votos e que permita momentos de intimidade.

    Pontos turísticos e praias agitadas não são as melhores opções. Prefira locais mais afastados, restaurantes ou rooftops que possam ser fechados ou espaços abertos em meio à natureza.

    Se optarem por um destino internacional, programem-se com antecedência: façam o passaporte o quanto antes e verifiquem se é necessário visto para o país escolhido. Escolha um hotel próximo da cerimônia e comprem as passagens com antecedência para não pagar um valor muito alto.

    Elopement wedding na praia

    Ahhhh, o barulhinho do mar e a sensação deliciosa da areia entre os pés, casamento na praia é tudo de bom! O mundo está repleto de praias paradisíacas, uma mais lida e deserta do que a outra, que são cenários perfeitos para um elopement wedding.

    Tanto no Brasil como no exterior é bom saber se o local precisa de algum tipo de licença, e ter também o famoso plano B em caso de chuva.

    noivos em cerimônia de elopement wedding na praia
    Chris & Ruth

    Elopement wedding no campo

    Fotos de elopement weddings em serras e montanhas são de tirar o folego, né? A vista é maravilhosa e conecta os noivos com a natureza. Existem também muitas fazendas e espaços no campo que são cenários lindos para um casamento a dois.

    noivos em cerimonia elopement wedding no campo
    Dawn Jarvis

    Elopement wedding na cidade

    Os casamentos na cidade estão diferentes, mais flexíveis, com propostas mais versáteis e até mais criativas do que meras quatro paredes.

    Um elopement wedding urbano tem vistas maravilhosas, e mesmo os cenários mais despidos e minimalistas vão estar carregadinhos de vida e de história. Se há algo que abunda nos casamentos na cidade, por exemplo, é a arquitetura das grandes metrópoles e a vista deslumbrante dos terraços erooftops.

    novos se abraçando em elopement wedding na cidade
    Nicko & Kim Photography

    Elopement wedding em casa

    Existem várias razões para escolher organizar um casamento a dois em casa. A ideia de celebrar um casamento super acolhedor e cheio de significado é uma delas; a intimidade gerada pela casa dos noivos ou da família é indescritível e muito pessoal.

    O apego sentimental torna sua localização o espaço perfeito para celebrar um elopement wedding. Os noivos podem escolher ainda a casa de amigos ou até mesmo alugar uma para a ocasião.

    noivos de mãos de dadas em elepoment wedding em casa
    Avonné Photography

    Destination Wedding

    Praia, campo, montanha, castelo…são inúmeras as opções de locais que podem se tornar o cenário do seu elopement wedding. Com tantos lugares lindos espalhados pelo Brasil e mundo afora, não é difícil entender o motivo pelo qual odestination weddingtem se tornado cada vez mais popular no universo de casamentos.

    Se você escolheu se casar fora do país, é importante ter em mente que há diferenças nos costumes, tradições, profissionais, formas de conduzir o negócio, horários e condições climáticas, tá?

    Ah, nós fizemos uma série maravilhosa chamada Casando no Caribe, vale a pena dar uma olhada! O melhor de um casamento a dois que é um destination qedding também é, de quebra, emendar com a lua de mel!

    noivos em elopement wedding no castelo
    Priscila Valentina Photography

    Quanto Custa um Casamento a Dois?

    Os custos com gastronomia, bebidas, convites, lembrancinhas e etc. serão calculados apenas para quem estiver presente no elopement wedding e as equipes que irão trabalhar nesse dia. Isso pode -ou não- deixar o casamento a dois bem mais barato do que um casamento tradicional.

    O custo das equipes incluem o deslocamento, estadia e alimentação dos mesmos durante o período contratado.

    Quanto custa um Elopement Wedding no exterior?

    Na hora de definir um orçamento e colocar os custos na ponta do lápis, é preciso calcular tudo em moeda local: preço de passagem, hospedagem, deslocamento, alimentação & bebidas, assessoria, celebrante, equipes necessárias (locais ou que irão junto), comunicados para a família e amigos, decoração, etc.

    O custo vai depender, na realidade, do tamanho do seu sonho e do câmbio de moedas internacionais.

    Decoração para Elopement Wedding

    No elopement wedding o foco da decoração é no altar, que pode ser geométrico com folhagens e flores. Ainda, os noivos podem apostar em um mesa lindona para o pós casamento.

    Nesse sentido, a decoração nesse formato foge ao casamento tradicional. Abaixo deixamos algumas inspirações para te ajudar na hora de criar a decoração do seu elopement wedding.

    Rústico

    O casamento rústico apresenta elementos com madeira, corda, juta e aço misturado com flores delicadas do campo que trazem um contraponto bem interessante para a decoração.

    Minimalista

    Aqui “Menos é mais”, ou seja, no casamento minimalista a decoração é pautada na simplicidade e em cores neutras, sem exageros com arranjos robustos.

    Boho

    No casamento boho a mescla entre elementos folk e hippie se unem para uma decoração livre e autêntica, com um toque delicado.

    Romântico

    Em um casamento no estilo romântico flores, renda, cores neutras e itens delicados compõem a decoração.

    elopement wedding romantico com vista para a praia
    Kairós Fotografia

    Moderno

    Os noivos podem usar toda a sua criatividade deixando de lado, elementos tradicionais para dar espaço a itens que expressem a personalidade do casal.

    altar em formato de meia lua em elopement wedding na praia
    Wedding Boutique Phuket

    Quais profissionais contratar para um Elopement Wedding?

    Tudo vai depender do que o casal procura para seu casamento a dois ser perfeito e inesquecível. Como ele é bem personalizado, os fornecedores precisam entender o tipo de proposta e não simplesmente encaixarem seu sonho em um modelo tradicional de casamento.

    Essencialmente, vale a pena contratar alguns profissionais como uma assessoria, fotógrafo, celebrante, beleza da noiva e decoração. Mas nada impede de acrescentar música ao vivo, videomaker, papelaria, confeitaria e gastronomia, consultor para traje do noivo e quem mais acharem necessário.

    Assessoria

    Mas precisa mesmo contratar uma assessoria só para um elopement wedding? Como já dissemos, a gente sempre aconselha que sim, é bom.

    Os motivos são vários: as assessorias tem conhecimento sobre os melhores fornecedores, as tendências, negociam contratos e licenças, otimizam o seu tempo, controlam as planilhas, cuidam de todos os detalhes e trazem paz de espirito.

    Por mais simples que seja seu casamento a dois, sempre vai ter detalhes chatinhos e se o seu elopement wedding for fora do país, a assessoria é essencial. Precisa de sugestão de assessorias bacanas? Nós temos várias aqui no nosso guia!

    Fotógrafo

    A presença deste profissional num casamento a dois é imprescindível. Ele será responsável pelas únicas imagens que irão eternizar esse dia tão intimo dos noivos. Num casamento tradicional, os convidados dividem seus cliques nas redes sociais e registram a cerimônia de um jeito ou de outro.

    Antes de escolher o profissional que vai dar uma atenção especial aos detalhes do making of, ensaios, cerimônia , troca de votos e pós wedding, dá uma olhadinha nas nossas indicações AQUI.

    Vídeo

    Além de eternizar este romântico dia e ser uma recordação especial, o casal pode mostrá-lo para as famílias e amigos para que eles saibam como foi o casamento intimista. Cada profissional tem um estilo diferente, veja aqui nossas sugestões.

    noivos se beijando em elopement wedding no deserto
    Lillywhite Photography

    Decorador

    Este é um dia cheio de significado, e merece no mínimo um background bonito, mesmo que seja só um altar ou arco. A maioria dos decoradores de casamento do nosso guia também é responsável pelo buquê de noiva, sem falar que eles podem fazer uma linda decoração em uma mesa intima dos noivos para depois da cerimônia.

    Já imaginou seu altar de macramê cheio de folhagem seca e flor de mosquitinho tingida, que fotos lindas não vai dar? E uma mesa com cadeira pavão e letreiro em neon como backdrop? As possibilidades são infinitas!

    Celebrante

    Este é o profissional que vai comandar o ritmo da cerimônia neste dia. Como não existem regras e obrigação de ser uma celebração religiosa, o celebrante (veja nossas recomendações no guia de fornecedores) pode contar a historia dos noivas de uma maneira poética e intima, deixando tudo mais emocionante.

    Beleza da Noiva

    Todo mundo sabe que uma pele e cabelos bem cuidados já realçam e trazem beleza, mas num dia tão único como o do casamento a dois é legal caprichar no penteado e na maquiagem.

    As fotos são eternas e toda noiva quer estar o melhor de si neste dia, e ninguém melhor do que um profissional para te ajudar! Dá só uma olhada no nosso guia e conheça nossos profissionais em maquiagem e cabelo.

    Lembre-se: embora a maquiagem para noiva seja mais marcante e especial, é preciso que você se sinta você mesma e se reconheça no espelho. Nós sempre falamos para nossas noivas queridas: seja sempre você mesma!

    Para escolher um penteado de noiva é preciso pensar em tudo: no vestido, acessórios, estilo e claro, como é o seu cabelo: volumoso, fino, curto, longo, cacheado, crespo, liso, escuro, ruivo, loiro, etc.

    O próximo passo é pensar na sua personalidade: você é uma pessoa mais extrovertida, mais romântica, ou quem sabe mais formal? Com qual penteado você sai todo dia de casa? Como você se sente confortável quando se olha no espelho? Assim como a make, nunca deixe de considerar a sua personalidade na escolha do penteado de casamento.

    noivos felizes em elopement wedding
    Marrica Evans

    5 momentos inesquecíveis para o seu Casamento a Dois

    Mas…Lorena & Junia, num elopement wedding é só chegar, trocar votos e voltar para casa?- pergunta você. Não!!! Assim como um casamento tradicional, um casamento a dois é cheio de momentos íntimos, cheios de significado e o que não falta é emoção! Ele pode ter vários eventos que acontecem num casamento com convidados.

    1) Making of

    O ritual dos noivos se arrumando sempre rende ensaios artísticos lindos. Nós temos notado que muitos casais tem optado por se arrumar juntos, o que torna esse momento ainda mais aconchegante.

    2) First look

    Nada mais emocionante do que iniciar uma cerimônia a dois com um first look. É comum o noivo (ou noiva) esperar pelo amor da sua vida de costas. Quando a pessoa se vira para ver seu par, é pura emoção!

    noivo chorando ao ver a noiva no first look em elopement wedding
    Terry Photo Co.

    3) A troca de votos

    Aproveitem que neste casamento não tem convidados para dizer para seu amor tudo o que você realmente tem vontade, sem timidez, medo ou reservas.

    Os votos vão ser o ponto alto deste dia, então você pode contar qual foi a primeira impressão ao se conhecerem, momento que se descobriu apaixonado/a, outros divertidos ou com significado especial na trajetória e o que mais admira nele/a. Dá inclusive para incluir poesia ou trecho de música, o importante é caprichar nos votos e fazer juras de amor sinceras.

    4) Ensaio pós wedding

    Sabe o que é o melhor do ensaio pós wedding? Não é preciso se preocupar em correr para fazer o ensaio e voltar para entreter convidados! Depois que a cerimônia terminar, curtam o momento sem pressa.

    Com certeza você separou muitas inspirações na pastinha e mostrou para o fotógrafo, né? Quer mais ideias? Nós temos muitas, de casais lindos e felizes nosso Pinterest e que já passaram pelo blog!

    5) Almoço, bolo com champagne ou jantar

    Brindar esse dia tão único é a maneira perfeita de encerrar a celebração. Ter uma mesa de noivos bonita, bem montada, e curtir um menu especial a dois é opcional, mas que é romântico e cheio de charme, isso é!

    Casamento sem brinde não é casamento, né? Organizem pelo menos um bolo-ou docinhos- com champagne para depois da cerimônia!

    noivos de chapéu sentados em cadeira pavão em elopement wedding
    Ivory Embers Photography

    Conversando com a família sobre a decisão do Elopement Wedding

    Não tem nada nessa vida que não se resolva com uma boa conversa. A família pode causar alguma apreensão para os noivos que decidiram fazer um casamento a dois com medo do mal estar que a decisão pode gerar.

    Por isso é importante conversar com todos antes do casamento e explicar como é um elopement wedding para quem ainda não conhece o estilo- especialmente as pessoas mais velhas- e por que tomaram essa decisão.

    A pandemia trouxe também uma alternativa para dividir o momento com os familiares mais próximos e amigos, se os noivos quiserem:

    Livestreaming- transmissão ao vivo

    As tendências de casamento de 2021 também incluem uma mudança na forma como os entes queridos são incluídos no grande dia. As circunstâncias podem impedir aqueles amigos e familiares compareçam pessoalmente, e é ai que a transmissão ao vivo.

    elopement wedding com transmissão online
    Christine Quarte Photography

    Como comunicar o Elopement Wedding?

    Não deixe de comunicar para as pessoas queridas, familiares e amigos o evento depois que ele acontecer. Existem várias maneiras de fazer isso, desde um comunicado online até cartões- que podem ser impressos ou escritos à mão. Usem a imaginação!

    convite de elopement wedding
    Tida Svy

    Um Casal, Várias Cerimônias

    O termo“sequel wedding”apareceu pela primeira vez em 2019 para se referir a casais que tiveram várias cerimônias de casamento diferentes por motivos culturais, religiosos ou puramente festeiros. Na época, isso lembrava bastante uma renovação de votos, mas hoje o significado vai mais além. Trata-se de cerimônias em sequência mesmo.

    Hoje ossequel weddings(casamentos sequenciais) assumem um novo conceito para os casais que ainda querem comemorar com todos os entes queridos, e com segurança.

    Nesse caso os noivos optam por uma segunda- ou terceira- celebração em maior escala (ou seja, o casamento original que foi adiado), após um evento de natureza mais intimista, como um elopement, casamento civil ou um micro wedding.

    Ter essa cerimônia íntima permite que os casais solidifiquem sua união ou honrem a data original para dizer SIM, ao mesmo tempo em que fazer uma nova cerimônia mais para frente lhes permite dar vida ao sonho do casamento ideal e celebrar com todos os convidados.

    noivo carregando a noiva no colo em elopement wedding
    Jayne May Agnes Photography

    Conheça nossos fornecedores para Elopement Wedding

    Agora que você já sabe tudo sobre Elopement Wedding, está na hora de fechar o fornecedor ideal para organizar, confeccionar o vestido, o acessório do cabelo, fazer o penteado ou até mesmo o espaço para esse dia especial.

    Conheça aqui nossalista de fornecedores de casamentoque confiamos e indicamos de olhos fechados!

    noivos trocando votos de casamento em elopement wedding com vista para o mar
    Victoria Carlson Photography
    🎁 Crie seu site grátis aqui