Decoração de noivado: inspirações e dicas para escolher a sua

 

Uma das nossas paixões aqui no Lápis é decoração, não importa se é decoração para casamento, decoração para casa nova, chás ou decoração de noivado. A gente não se cansa de postar inspiração linda para vocês!

 

decoração de noivado
Foto: Etsy

 

Não é para menos, afinal a decoração é uma parte importantíssima de qualquer evento. É ela quem vai transmitir aos convidados a mensagem e a essência que você quer passar nesse dia tão inesquecível e especial. Mais do que nunca os noivos buscam eventos menos tradicionais e com mais significado, com elementos que realmente tornem esse dia mais informal, personalizado e cheio de vida.

Hoje, neste post bacanudo, vamos falar especificamente de decoração de noivado. Ela não tem uma regra específica. Ela pode ter elementos decorativos do casamento ou ser algo totalmente diferente.

Separamos algumas dicas e inspirações para que possa escolher o estilo que combina com você e com o amor da sua vida.

Ah! Se quiser, confira as histórias dos noivos que já passaram por aqui.

 

festa de noivado
Foto: Party With Lenzo

 

Conte a história do casal

Detalhes de como foi o pedido, a reação da noiva, o primeiro encontro, aquelas curiosidades que todo mundo tem sobre o casal, pode ser contado de maneira bem diferente.

Uma ótima ideia são fotos espalhadas pelo ambiente ou em porta-retratos em um cantinho especial com momentos marcantes da vida dos dois. Outra forma bem criativa são os chalkboards (ou quadro negro) onde o casal pode escrever uma frase, colocar datas do primeiro encontro, primeiro beijo; fatos que marcaram a vida de ambos. Ou ainda, itens que recordam o momento do pedido, por exemplo, se aconteceu na praia podem ser conchinhas.

 

 

Defina um estilo ou tema

Aqui o mais importante é relacionar o estilo com a personalidade dos noivos. Se for descontraído, romântico, discreto, despojados, não importa. Porém, como decoração é algo que traz aquela dúvida de como compor um ambiente mara e aconchegante, selecionamos alguns temas que vocês dois podem gostar.

 

convite festa noivado
Foto: Katie Stewart

 

Tropical

Excelente escolha para o verão, a estação mais quente do ano pode ser facilmente representada na sua festa de noivado. Com tons fortes e um cardápio recheados de frutas frescas, o noivado tropical é perfeito para uma comemoração bem ao estilo havaiano.

Abuse das frutas, pois além do aroma sensacional que elas trazem ao espaço, também apresentam cores que tornam tudo mais alegre.

 

 

Viagem

Para casais que amam viajar, que tal trazer essa temática para a celebração do noivado? Existem vários detalhes legais que podem ser adicionados para trazer o clima que a proposta pede como: mapas, globos, malas, e aviões.

 

 

Praia

As ondas, o mar e a sensação do pé na areia… o clima praiano é sempre inspirador para elaborar qualquer decoração. Ao contrário do que muita gente pensa, dá sim para trazer toda essa atmosfera para um salão.

Móveis rústicos garantem um charme especial, mesmo os mais simples. Conchinhas, estrelas do mar, barcos, cordas de palha; itens como esses podem te ajudar a desenvolver esse cenário bem especial. Além disso, tons de azul variando do claro ou mais escuro, com detalhes em laranja e amarelo também são uma ótima pedida.

 

 

Romântico

A delicadeza prevalece no estilo romântico. Além de mimos espalhados pelo ambiente, aqui o casal pode usar uma paleta de cores com tons bem suaves, pastéis e flores em tons mais rosados para dar aquele aconchego e romantismo.

 

 

Rústico

Nesse estilo muita coisa pode ser feita! Podemos usar velas suspensas, no centro de mesa, chalkboard, essas podem ser excelentes opções. Podemos usar e abusar também dos caixotes, que se tornam ótimos móveis para colocar enfeites.

 

Foto: Pinterest
Foto: Kara’s Party
Foto: Roaming Hunger

 

Defina uma cor

As cores de decoração de noivado ajudam a definir o clima e estilo da festa. Para te ajudar nesse dilema, eis que vem a paleta de cores.  Sua maior aliada nesse momento, ela pode te ajudar a escolher uma cor principal e as complementares para que tudo fique bem harmonioso.

Tons alegres

Ousadia não falta para os casais que escolhem os tons mais alegres e vibrantes. Com um belo mix de cores podem ser usadas de diversas maneiras. E, de quebra, elas ainda dão um ar mais quentinho ao ambiente.

Tons mais sóbrios

Os tons fechados são ótimos para serem usados durante o inverno. Você pode compor uma decoração com vinho, marsala, verde ou ultra violet. E se quiser dar um toque de glamour escolha objetos em ouro velho ou cobre.

Tons pastel

Suave e delicado, os tons pastéis tem se tornado o grande favorito entre as noivas que gostam de algo mais romântico. Se sua escolha for essa, pode apostar no rosa, laranja, azul e verde. Uma dica é deixar os tons mais fortes (dentro da proposta de tons pastéis) para a mesa do bolo, assim ela ganha destaque.

 

Foto: Wedding Fire

 

Invista nos detalhes

Sim! Cada coisinha que você colocar ali, seja uma moldura para o fundo da mesa, fotos espalhadas, caixotes, pallets, enfim. Tudo isso irá trazer um encanto mega especial, além de expressar todo o capricho que tiveram para receber os convidados.

Por isso, busque sempre a harmonia das cores e o conceito que quer atribuir ao espaço para realizar o noivado.

 

Peças diferenciadas

Acredite na sua criatividade para usar os itens que tem na sua casa para tornar o ambiente a sua cara!

Vasinhos de flores podem ser uma ótima alternativa para colocar talheres na mesa, guardanapos ou outros utilitários. Se você tem aquela amiga que coleciona discos de vinil fica ótimo para espalhar pelo lugar da festa para uma decoração retrô.

E se quer usar os utensílios da sua casa, pode apostar nessa decoração para a mesa com pratos e xícaras empilhadas completando com arranjos de flores. E por fim, bastidores para pendurar flores, fotos ou um “varal” de recados para que os convidados deixem uma mensagem aos noivos.

Backdrops já são um must obrigatório em qualquer evento, capriche no seu!

 

Foto: The Snapbar

 

O charme das luzinhas

Para noivados no período da noite, não tem como negar que as luzinhas são charmosas demais. Assim como as lanternas japonesas que se tornaram queridinhas para esse tipo de evento.

Outra que vem despertando o interesse são os pisca-piscas. Singelos, podem ser facilmente encontrados e dão o mesmo efeito que os outros mencionados.

O importante é colocá-las em pontos que precisam ser destacados. Você pode colocar como plano de fundo da mesa do bolo ou como “tenda” no jardim, tanto uma teepee decorada com almofadas e tapetes dentro ou no “teto” inteiro. Um mimo só!

 

 

Lembrancinhas

Não é obrigatório, mas pode ser uma ótima maneira de demonstrar afeto pelos convidados. Potinho com guloseimas, pão de mel, cookies…huuummm! Para quem ama cozinhar essa é uma oportunidade de juntar as madrinhas que não querem deixar a noiva fazer tudo sozinha e colocar a mão na massa.

Outra opção que pode juntar a mulherada é famoso DIY, que pode ter peças feitas pela noiva e é uma alternativa muito bacana para quem quer economizar um pouquinho!

Existe uma infinidade de opções, escolha aquela que está dentro do seu orçamento e do seu gosto!

 

 

Invista nas flores

Flores são bem-vindas em qualquer tipo de evento e, claro, que não podem ficar de lado no noivado. Elas deixam o ambiente mais alegre.

Sua festa de noivado temem pode seguir uma linha greenery, só com folhagens exuberantes ou ainda com uma mistura de vasos com flores e vasinho com plantas.

Dica do Lápis, busque por flores da estação, que possam ser encontradas facilmente e também com valor competitivo no mercado.

Se não é muito o seu estilo sair por aí procurando flores, uma opção são as flores gigantes de papel, que podem ficar lindas como plano de fundo para a mesa do bolo.

 

decoração de noivado com flores
Foto: Southern Bride and Groom

 

Balões

Divertidos, os balões são opções para criar um ambiente descontraído sem deixar o charme de lado e também é uma escolha bem baratinha para decorar o ambiente.

Há opções em diversos formatos como letras que pode ser as iniciais dos noivos ou escrever uma palavra como “love”, amor”. Outros formatos como coração são bem buscados para esse tipo de evento.

Fazer guirlandas com balões que variam de tamanho, dos gigantes aos pequenos, e ainda misturar com heras ou flores estão em alta! Pode-se também só usar os balões gigantes com monogramas, palavras e ainda com muitas fitas para enfeitar.

 

decoração de noivado com balão
Foto: Weddings Online

 

Plaquinhas para decorar

As plaquinhas são um item decorativo que fica muito legal com frases ou mensagens do casal. Elas podem ser postas em lugares bem visíveis para dar “boas vindas” aos convidados ou na mesa indicando o tipo de doce servido. Enfim, solte toda sua criatividade e deixe os cantinhos do ambiente com muita personalidade.

 

plaquinha decoração de noivado
Foto: Pixie Dust Louisville

 

Noivado sem gastar muito

Lápis e papel na mão! Para economizar ao máximo na festa de noivado (já que o grande trunfo será o casamento) o primeiro passo é definir a quantidade de convidados, pode ser uma pequena celebração com familiares e amigos mais próximos.

O convite impresso pode ficar de lado para dar aquela economizada. Use a tecnologia ao seu favor, whatsapp, redes sociais são ótimas para ocasiões como essa.

A decoração, pode seguir uma linha mais clean com elementos decorativos que você tiver em casa, ou que possa pedir emprestado.

Lembrancinhas não são obrigatórias, mas como todo mundo gosta de receber alguma coisinha, escolha uma recordação que seja fofa e com baixo custo. O DIY é sucesso nessa parte e pode economizar bem no seu orçamento.

 

decoração de noivado simples
Foto: Save the date for cupcakes

 

Texto: Letícia Líbero
Edição: Equipe Lápis de Noiva

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog