Tudo o que você precisa para casar

ícone

Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Decoração de casamento: um guia completo para arrancar suspiros dos convidados

O Lápis tem um amor inexplicável por decoração de casamento. Ele é tão grande que nós aqui na redação nem disfarçamos os suspiros de UAU quando vemos imagens dos casamentos reais que chegam aqui. É taaaaanta inspiração lindona de decoração de casamento que ficamos sonhando acordadas!

decoração de casamento

 

A importância de decoração de casamento

Para nós é muito natural nos emocionarmos assim, afinal a decoração de casamento é responsável pela vibe da celebração dos noivos que vai deixar os cenários do dia inesquecíveis e os convidados encantados. As possibilidades de combinações dos detalhes todos são infinitas, e quando o resultado final traduz a personalidade dos noivos, é de deixar qualquer um impactado.

É por isso que estávamos ansiosas para dividir com vocês este guia completão com tudo o que você precisa saber para fazer ou organizar a sua decoração de casamento. Já vamos avisando: além de saber TUDO o que precisa para ter a decoração dos sonhos, você vai soltar muitos gritinhos de emoção com tanta inspiração deslumbrante!

 

Jenna Routh Photography

 

Definindo o Casamento dos Sonhos

Já pensaram que tipo de casamento é o que tem mais a ver com a personalidade de vocês? Essa é uma das primeiras perguntas que fazemos no nosso e-book “Fiquei Noiva: por onde começar?”, sabe o porquê? É que tem estilo de casamento para todos os perfis. É preciso conhecer todos para poder tomar uma decisão. Quando se fala em estilo, ele pode ir do folk ao clássico, passando pelo industrial vintage, rústico, boho, moderno, romântico, minimalista, temático ou tropical. Nós vamos mostrar todos para você!

Com certeza vocês vão achar um (ou dois, ou três) que tenha a sua cara. E tudo bem combinar mais de um na decoração de casamento.  Só para você̂ ter uma ideia de como não tem problema algum combinar tudo, dá para fazer um casamento industrial na cidade, um elopement na praia, um home wedding no campo  ou um mini wedding moderno, por exemplo. As assessorias de casamento e decoradores estão aí para fazer seu sonho virar realidade, seja lá́ ele qual for.

O estilo do casamento é o primeiro passo a ser dado após escolherem o local da cerimônia e da festa, pois é ele que vai servir de guia, de tema para todos os itens e detalhes do casamento, a começar pela decoração de casamento.

Sabemos como pode ser trabalhoso selecionar tantas inspirações e tendências que  preenchem não só os olhos, mas também a cabeça, o coração e muitas pastinhas no Pinterest!  Se ainda adicionar o Insta, nossa, é muita tentação junta!

 

–> Dica do Lápis: vamos repetir, a personalidade dos noivos deve estar sempre presente e ser refletida no estilo do casamento.

decoração de casamento ao ar livre
Lorena Erre

 

Antes de falar de decoração de casamento temos uma novidade…

Se você acabou de cair de paraquedas nesse universo de casamento, antes de ler esse post sobre decoração de casamento, temos uma DICA DE OURO super importante: agora nós temos um cantinho aconchegante aqui no blog onde você pode encontrar reunido TODO o nosso material para te ajudar no planejamento e organização do casamento!!! Mais prático do que isso, impossível!

TODO o nosso material para te ajudar no planejamento e organização do casamento está AQUI. 

É um post incrível e lo-ta-do de novidades: questionários, testes, um planner lindão, planilhas, checklists, e-books e cursos com tudo o que você precisa saber para deixar seu casamento organizado e com a cara de vocês. Tudo foi pesquisado, criado e desenvolvido pela nossa equipe com muito carinho para você.

–> Dica do Lápis: Aproveita que você está baixando todo esse material e leia nosso e-book sobre Sustentabilidade e o Casamento e faça seu casamento com propósito. Isso quer dizer ter mais consciência em cada processo, se reinventar, ser criativo, pensar fora da caixinha e gerar um consumo consciente ao planejar um evento sustentável, ecológico e de fair trade (comércio justo).

 

 

Tipos de Casamento

 

Casamento no campo

O casamento no campo é um queridinho aqui no Lápis.  As noivas amam, nós também! Também não é para menos, né? Dizer SIM com a luz do dia, o contato com a natureza, passarinhos cantando, aproveitar o contato com a família e amigos por mais tempo, assistir o pôr do sol com um céu azul de fundo e as fotos maravilhosas com cenários cada vez mais inspiradores é muito romântico! A Lorena e a Junia contam tudo sobre casamentos no campo nesse video aqui, lá no nosso canal do Youtube.

Além das fazendas magníficas, estamos vendo muitos noivos à procura de cantinhos especiais ao ar livre como ruínas, pontes ou picos de montanhas. Nossa pastinha no Pinter tá recheada de inspirações bônus, passa lá!

Só é preciso lembrar que essas zonas rurais e construções antigas podem precisar ser transformadas em um local apropriado para festas. A logística para esses casamentos é diferente e tem fatores que não dá para controlar, como o clima, por exemplo.

Se você quiser saber mais sobre como organizar um casamento no campo inesquecível clica aqui para ler, temos mais informações.

decoração de casamento no campo
Johansson Correia

 

Casamento na praia

Areia, sol e barulhinho do mar: uma receita perfeita para um casamento na praia repleto de boas energias! Eles podem acontecer tanto com pé na areia, em uma estrutura de madeira de frente para o mar ou no deck de um espaço para festas, como hotéis ou restaurantes em cidade litorâneas. Confira as nossas dicas e inspirações para casamento na praia nesse vídeo incrível.

A praia é o cenário perfeito para os noivos mais descontraídos, que gostam do oceano, sentir o pé na areia e uma brisa suave. Aqui é importante lembrar que o mar é a grande estrela da festa. A decoração de casamento deve ser pensada para deixar que o mar e o azul do céu invadam a festa, veja aqui mais inspirações. Agora, como em qualquer casamento ao ar livre, é  preciso seguir algumas regrinhas básicas para que problemas como o horário, clima, temperatura, etc., não atrapalhem o dia, tá?  Nós contamos tudinho para você fazer um casamento descontraído e cheio de amor na praia num post completão lá no blog.

decoração de casamento na praia
Douglas Constantino

 

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre é um must have, não interessa se é no campo, na praia, no jardim de casa ou em um centro urbano. Casar ao ar livre tem a vantagem de um pano de fundo exuberante: o contato com a natureza, o céu azul e as nuvens, ou se os noivos optam por um casamento urbano; toda a arquitetura da cidade, o concreto, os muros grafitados e as ruas das metrópoles. Essa opção é perfeita para noivos que desejam oficializar a união numa cerimônia mais descontraída e charmosa com uma decoração de casamento incrível, fugindo dos protocolos tradicionais.

decoração de casamento na floresta
Ítalo César

 

Casamento na cidade (Urban wedding)

Para os noivos que se  identificam com esta cultura urbana, a melhor dica que temos para dar para seu urban wedding é aproveitar tudo de bom o que a cidade oferece. O que não falta nas grandes e pequenas cidades são novidades gastronômicas -como food trucks, carrinhos de guloseimas, sobremesas diferentes e tem cenários muito inspiradores: casas antigas cheias de história, restaurantes charmosos e bistrôs íntimos para todo o tipo de cerimônia.

Há cada vez mais noivos que preferem cerimônias mais intimistas, simples, modernas e em espaços mais inusitados, em localizações centrais nas cidades. Casar na cidade tem algumas vantagens: os noivos e convidados estão dentro de sua zona de conforto. É mais fácil de planejar e organizar e os fornecedores estão todos perto para deixar a decoração de casamento como os noivos sonharam.

decoração de casamento na cidade
Thiago Farias

 

Elopement wedding

Elopement wedding (veja aqui tudo o que você precisa saber para organizar o seu) é um estilo de casamento que amamos aqui no Lápis, pois é o mais íntimo e romântico dos casamentos. Ele acontece quando os noivos optam por viajar para casar sem avisar a família e amigos. Isso não quer dizer que você não possa convidar ninguém, mas que os convidados serão poucos membros da família (pai, mãe e irmãos) e um amigo que seja muito próximo. Lembra um pouco destination weddings, né? Ué, você pensa: mas em um evento como esse é preciso decoração de casamento? Dar um toque pessoal e bonito mesmo que seja só para vocês dois é um gesto de cuidado e carinho com a cerimônia. Seja lá onde for, é bacana ter um altar, uma mesa à dois, um caminho de noiva para dar toques especiais nessa data tão única. Dá só uma olhada nessas inspirações!

Traduzindo para o português, poderíamos dizer que o elopement wedding é um casamento à dois. A Lorena explica direitinho o que é nesse video lá no canal do Youtube.

Este estilo de cerimônia combina bem com diferentes tipos de casais: apaixonados que querem uma cerimônia íntima e romântica, divorciados que querem se casar novamente em cerimônias menos tradicionais ou casais que acabam optando por este formato por causa de budget limitado.

Thiago Farias

 

Destination wedding

O que não falta é lugar encantador no mundo: na praia, no campo, na montanha, em castelos ou cidades paradisíacas. São taaaantas as opções de locais que podem se tornar o cenário do seu casamento, é só escolher entre os lugares lindos espalhados pelo Brasil e mundo afora. Mais e mais os noivos estão preferindo se locomover de suas cidades natal para celebrar seu casamento em alguma outra cidade  ou país. Nem precisa dizer que nós aqui do Lápis amamos a ideia do destination wedding e tudo o que representa, né? Assista as dicas sobre Destination Wedding neste vídeo com a Lorena lá no nosso canal do Youtube.

Um destination wedding tem a vantagem de  garantir ainda mais integração entre os noivos e os convidados, porque a festa acaba durando alguns dias. Esse é o melhor estilo de casamento para os noivos que são apaixonados por viagens. O que não falta é inspiração aqui nessa pastinha do Pinter!

Landerson Viana

 

Mini Wedding

O nome já diz tudo: amor concentrado! Queridinho entre as noivas, o mini wedding vai na contramão das grandes festas, é um casamento celebrado de forma mais intimista para, no máximo, 100 pessoas.

Por ter poucos convidados, esse é um casamento que pode ser celebrado em casa, no jardim, ou em lugar que tenha tudo a ver com a história dos noivos. Veja algumas inspirações de cair o queixo aqui. São casamentos mais criativos, ricos em detalhes e simbolismos, inovadores e decoração de casamento muito personalizada.

O mini weddig não é uma festa feita para quem quer economizar no orçamento, e sim, para quem quer uma festa com mais qualidade para os amigos mais próximos. A Lorena conta tudinho o que você precisa saber sobre mini weddings aqui nesse vídeo.

Ítalo César

 

Micro wedding

Já notamos pela chuva de likes e inúmeros comentários nas nossas redes sociais que essa tendência de casamento incrivelmente íntima e cheia de significado está crescendo rapidamente!

Um micro wedding é uma espécie de cruzamento entre um mini wedding, um destination wedding  e um elopement wedding.  Ele tem as mesmas características e itens de um casamento normal – uma banda ou DJ, um espaço, gastronomia, decoração de casamento e até pista de dança- mas com uma lista de convidados muito, muito menor. Micro weddings, como o nome já diz, tem uma lista de convidados de no máximo 30 pessoas. Oficialmente a contagem fica em torno de 20 convidados, contando apenas com familiares imediatos e amigos super próximos e que são parte da história do casal.

Micro weddings sempre terão uma cerimônia e uma recepção, assim como os casamentos tradicionais, mas isso pode assumir qualquer formato que o casal queira. Por exemplo, uma cerimônia ao ar livre seguida de um almoço casual no jardim ou num restaurante, dizer SIM num rooftop no final da tarde e adicionar uma pista de dança para quando escurecer ou ainda escolher um destino paradisíaco para, num mix com destination wedding, seus poucos convidados celebrarem esse momento único com vocês durante um final de semana.

Paula Peçanha

 

Home wedding

O home weddingou o casamento em casa–  é um conceito cheio de charme. A ideia de celebrar um casamento super acolhedor e cheio de significado é uma delas; a intimidade gerada pela casa da família é indescritível e muito pessoal. O apego sentimental torna sua localização o espaço perfeito para celebrar um casamento.  Afinal, quem não gosta da sensação de estar e ser recebido em casa?

A grande vantagem de um  home wedding  é poder dizer SIM na sua própria casa- ou de algum familiar querido-  e fugir das regras e limitações de buffets. Com isso, não existe dúvida alguma que o casamento terá a carinha dos noivos e uma decoração de casamento aconchegante!

Ideal para noivos informais,  casar em casa traz um conceito bastante pessoal e íntimo. Isso sem contar que a decoração usando os elementos do próprio espaço deixam tudo ainda mais mágico e com aquele toque vintage que gostamos tanto.

Avonné Photography

 

Casamento civil

O casamento civil é ato formal submetido a diversos requisitos previstos em lei para que a união seja reconhecida pelo Estado. Mas isso não quer dizer que ela precisa ser chata e sem graça.

É nessa hora que os noivos precisam tirar sua habilitação apresentando seus documentos, a fim de demonstrar sua capacidade civil para o casamento e a inexistência de impedimentos matrimoniais. Nosso guia explica direitinho tudo o que você precisa saber para fazer um casamento civil, dá uma olhadinha lá. E depois dá uma olhadinha aqui no Pinter para ver inspirações bem bacanas para sua cerimônia!

Esse tipo de cerimônia pode ser celebrado fora do cartório e ser um dia inesquecível. Casar, por si só, já é uma experiência única, e o casamento civil também é, especialmente se você fizer uma celebração para comemorar num espaço charmoso, com decoração de casamento personalizada, aconchego, carinho na escolha do vestido de noiva para casamento civil, bolo e mesa de doces, lembrancinhas, enfim, tudo o que envolve outros tipos de cerimônia.

 

Casamento religioso com efeito civil

O casamento religioso com efeito civil é quando o Estado reconhece o casamento religioso, que também é realizado fora das dependências do cartório. O que isso quer dizer? Em vez dos noivos se casarem perante o Estado, eles se casam apenas perante a igreja e o Estado apenas reconhece esse casamento.

No dia da cerimônia o casal recebe um Termo de Religioso com Efeito Civil.  Esse documento deve ser encaminhado mais tarde ao cartório para ser trocado pela certidão de casamento civil.

The Kreulichs

 

O casamento sustentável veio para ficar

Casamento sustentável, ecowedding ou casamento ecológico em todos os níveis, incluindo casamento lixo-zero são uma maneira nova e permanente de viver um dos dias mais especiais de sua vida.

Notamos que as pessoas estão muito mais conscientes de seu lifestyle, e os casais estão aderindo cada vez mais à essa visão de vida. Inclusive esse foi um dos motivos para tirarmos o casamento sustentável da lista de tendências de casamento e elegê-lo como uma realidade presente na nossa vida.

Qualquer pequeno gesto no planejamento do casamento, nem que seja um só item na decoração de casamento, ajuda o planeta. Não existe um mundo perfeito, mas só isso já é um caminho para se começar a promover maior sustentabilidade e cuidar com mais carinho do nosso planeta. Casamento sustentáveis ficam lindos, é só ver as inspirações na nossa pastinha do Pinterest.

Olha, da mesma maneira que não existe o casamento perfeito, não há casamento perfeitamente sustentável e ecológico também. É praticamente impossível fazer um casamento sustentável com pegada de carbono zero – no momento em que você foi de carro para o espaço da cerimônia, já deixou uma pegada. Tentar planejar um evento sustentável, ecológico e de fair trade (comércio justo) pode ser ainda mais estressante do que organizar um casamento comum, por isso não se sinta pressionada a seguir absolutamente todas as regras ao pé da letra, tá? Escolha alguns pontos que considera importantes e comece por aí.

Nós sabemos que pequenos gestos geram grandes atitudes, então aproveite para saber tudo sobre o nosso projeto Semear-casamento sustentável com propósito- aqui nesse link.

Ítalo César

 

Casamento na parte da manhã

Andamos recebendo muitos casamentos reais pela manhã- você pode ver todos eles aqui, seguidos por um brunch ou almoço descontraído. A maioria acontece ao ar livre e tem um ar mais informal e leve. É uma celebração mais familiar , íntima e para os casais que curtem o dia, a natureza e muito charme.

 

Casamento na parte da tarde

Os casamentos que acontecem à tarde -que você pode ver aqui, na maioria das vezes no fim dela, são os queridinhos dos fotógrafos. Isso por que a luz é belíssima e o pôr do sol proporciona imagens deslumbrantes.

Os noivos acabam com o melhor de dois mundos: a luz natural para uma cerimônia romântica e a noite para celebrar com os amigos e familiares, em um ambiente completamente diferente, apesar de estarem no mesmo espaço.

 

Casamento noite a dentro

A vibe de um casamento à noite- que você pode ver aqui, é bem diferente dos outros períodos. Geralmente tem mais glamour e pode ser mais elegante que os casamentos realizados durante o dia. Os cenários parecem ainda mais apaixonantes com noites estreladas, velas e muitos fios de luz na decoração de casamento.

 

Lutterbach Fotografia

 

 

Decoração de Casamento: Encontre seu Estilo

Entra ano, sai ano, e sempre surgem novos estilos de casamentos para nos encantar. É um casamento mais lindo do que o outro para inspirar os noivos que ainda vão dizer SIM!

Mas pode misturar tudo, você nos pergunta? Lógico! Como já mencionamos, seu casamento pode -e deve!- ser do jeitinho que sonhou! Ele pode ter decoração de casamento boho chic, rústico romântico, moderno folk, industrial vintage, urbano tropical, etc. Separe todas as inspirações que você goste e converse com seu/sua decorador/a.

Para facilitar sua vida, aqui estão alguns estilos de casamento que sempre nos deixam emocionadas . Confira!

 

Rústico

Um estilo perfeito de decoração de casamento para quem vai casar no campo ou na praia, o rústico abusa de elementos orgânicos: muita madeira, flores do campo, folhagens e tecidos naturais. Para deixar a decoração mais acolhedora, usa-se muitas velas, fios de luz, bandeirinhas  e muito DIY para personalizar tudo. Esse clima já fica bem claro quando os convidados recebem o convite de casamento rústico. Os casamentos rústicos não estão limitados ao ar livre, muitos espaços nas cidades já adotaram esse estilo intimista e descontraído de celebrar.

decoração de casamento rústico
Moyra e Tiago

 

Vintage

A palavra vintage é usada para descrever alguém ou algo clássico, de alta qualidade, de uma época de ouro. Algo excelente, maduro, valioso, etc. Com isso, as cerimônias com decoração de casamento vintage -ou retrô- resgatam o melhor de qualquer década passada, em espacial entre os anos 1920 e 1980. Se a gente pesar bem, é quase um casamento temático.

A riqueza de detalhes na decoração é o que faz os convidados se sentirem numa viagem no tempo. Mas não acaba aí não, esse estilo todo é traduzido desde a identidade visual, passando pelos looks dos noivos até as músicas na pista de dança e lembrancinhas no final da festa!

decoração de casamento vintage
Tati Castilho

 

Boho

Por causa de sua natureza boêmia e com o pé no hippie e étnico, de pessoas que amam a liberdade, não seguem regras amam o contato com a natureza, o estilo boho é perfeito para os casais que decidem se casar no campo, no meio de uma floresta ou com o pé areia em numa praia ao pôr do sol. É a volta dos anos 1960 e 1970 com uma visão de século 21 e elementos contemporâneos.

Nem precisamos dizer que os casamentos boho são um sucesso absoluto aqui no Lápis, né? Tem muuuito DIY e decoração de casamento feita à mão, com o uso de macramê, peças em crochê, uso de fitas, apanhadores de sonho, arranjos de flores orgânicos, guirlandas, teepees, fios de luz, mesas comunitárias e muita fluidez nos looks dos noivos.

casamento boho
Rara Fotografia

 

Folk

Irmão do boho, o folk contemporâneo também tem inspiração nos anos 1970. A palavra folk significa tribo, povo, nação. Esse é um estilo marcado por referências pré-industriais, longe da cultura urbana e perto da natureza.  É constantemente associado ao passado, ou melhor, às origens dos povos rurais. Por isso esse estilo é ideal para casamentos no campo.

A gente AMA casamento folk aqui no Lápis, até mostramos um ensaio nesse estilo para inspirar! Em cerimônias, o estilo de decoração de casamento folk foi traduzido como totalmente rústico, mas com uma pegada romântica, marcado pela leveza da natureza e simplicidade nos detalhes, que vem de elementos encontrados do campo.

decoração de casamento folk
Juliana Kneipp

 

Moderno

O casamento moderno é escolhido por noivos urbanos, que são antenados em design, arquitetura e tendências. Eles vão buscar referências e inspirações no que há de mais contemporâneo em diversos setores das artes.

Portanto, as cadeiras para os convidados não vão ser qualquer umas, serão cuidadosamente escolhidas de algum designer, assim como a mesa e decoração de casamento não seguirão padrões estipulados. Por ser contemporâneo, esse estilo cai bem em ambientes com arquitetura reconhecida cuja versatilidade permite aos noivos flertarem com diversos elementos na decoração como design, cores, texturas e proporções.

decoração de casamento moderno
Eric Doolin Photography

 

Industrial

Uma verdadeira fusão entre o vintage e o moderno, o estilo industrial é versátil e mistura dois contrastes em harmonia: arquitetura e texturas brutas, metais e desgastado, antigo e outrora moderno de uma maneira simples e aconchegante. A Lorena explica tudinho neste vídeo.

O estilo industrial integra à decoração de casamento a arquitetura do espaço onde será realizado o casamento. Aqui vale tudo: pé direito alto, encanamentos e fios expostos, paredes de tijolinho e com pintura desgastadas, entre outros detalhes que são comuns em fábricas antigas, galpões e usinas.

decoração casamento industrial
Junior Alm

 

Romântico

Noiva romântica que é noiva romântica de verdade ama tons de rosa e pastel, muita renda, flores delicadas e pequenos detalhes mimosos com significado especial.

Uma decoração de casamento romântica pode ser combinada em muitos outros estilos, e é perfeita para os noivos que mostrar em sua festa o amor que sentem um pelo outro. É um estilo bem meigo, feminino, e delicado.

decoração casamento romantico
Smartpic

 

Urbano

Vocês gostam do clima das grandes cidades, tem paixão por tudo o que é urbano? Então esse estilo de casamento é para vocês! Imagine seu casamento em um hotel, uma casa com arquitetura interessante, um museu ou biblioteca, tudo isso com o fundo a vida urbana.

Dá para fazer ensaios muito bacanas que mostrem a cidade como cenário: o concreto dos prédios, as ruas, os muros pichados, tudo isso vai ficar lindo no álbum de casamento.

 

Minimalista

Seguindo o ditado de que diz que  “menos é mais”, o estilo minimalista para casamento utiliza elementos sem exageros, com destaque para o design e o clean.

Esse conceito nasceu em diversos movimentos artísticos do século 20, cujo objetivo era usar poucos elementos como a base de expressão. O foco do minimalismo é criar a partir do mínimo, trabalhando com poucas peças estratégicas para conseguir o objetivo. Basicamente é usar o mínimo para alcançar o máximo.

O foco de um casamento estilo minimalista são os noivos e os convidados, em um espaço e decoração de casamento que não pecam pelo exagero. Engana-se quem acha que esse estilo é simples e barato, como os elementos são poucos, tudo tem que ser de qualidade excelente e caimento impecável.

 

Temático

Escolher um tema para o casamento não precisa ser nada drástico ou muito específico. Um exemplo disso foi a edição de casamento temático do SIMples que o Lápis fez para inspirar, onde foram escolhidos dois temas: To the moon and back e Jardim.

Lógico que se pode escolher temas bem marcantes, como um cenário de filme, uma música, o amor por algum hobbie, a cultura de algum país, etc. e fazer  uma verdadeira imersão nele. Nós sempre pinamos inspirações diferentes na nossa pastinha do Pinter.

Aqui vale tudo: casamento no circo, mexicano, havaiano, com cara de Toscana, Star Wars, Game of Thrones, super heróis, princesas e personagens da Disney, algum período histórico específico (anos 20, era vitoriana, medieval, viking, etc.), personagens históricos (Marie Antoinette, Frida Khalo), viagens, algum gênero musical (samba, rockabilly)… de verdade, o céu é o limite!

Não existem regras prontas nem certo ou errado para a decoração de casamento. A ideia é que os noivos escolham o tema que mais lhes agrada e que todo mundo entre na brincadeira, que deve começar já no convite, para que todos fiquem sabendo.

Lutterbach Fotografia

 

Tropical

Casamentos em estilo tropical são tendência mundo afora, especialmente em destination weddings e elopements. Esse estilo pede espaços cercados de natureza, com decoração de casamento repleta de flores exóticas, frutas típicas e objetos de decoração locais e artesanais.

Quando falamos em paraísos tropicais, não estamos falando só de Brasil, mas da Tailândia, Polinésia, Panamá, Austrália, Indonésia, México, Cabo Verde, Fiji, Caribe, etc. Cada país tem suas flores, gastronomia  e cenários deslumbrantes e diferentes.

Pense em flores exóticas como orquídeas, hibisco, ave-do-paraíso, helicônias e o queridinho do momento; antúrios, usadas em decoração com frutas tropicais como cocos, abacaxis e cacau e folhagens como a Costela de Adão, que está em todos os casamentos este ano.

decoração de casamento tropical
Betinho Reis

 

Clássico

“Os clássicos nunca morrem”, mas evoluem e vão mudando devagarinho.  O principal nesse estilo é fazer uma misturinha bacana com outras tendências que deixem o clássico mais leve e descontraído, mas sempre prezando pelo mais despojado.

Para os noivos que buscam algo mais conservador, a decoração de casamento clássico tem arranjos  de flores brancas ou em tons pastéis, mobília elegante, espelhos, lustres, castiçais e pratarias.

decoração casamento clássico
Além Photo

 

 

A Importância da Escolha do Tipo e Estilo de Casamento

 

Planejar um casamento é um processo de muitas, mas muitas decisões e escolhas. Depois de escolhido o tipo e o estilo do casamento, a data, horário, local e outros detalhes precisam estar de acordo.

Caso vocês decidam ter uma cerimônia boho ao ar livre, esse estilo guiará  as outras escolhas, como decoração de casamento, flores, convite, bolo e até o seu vestido de noiva e lembrancinhas. Vocês vão querer uma decoração com capim dos pampas? Ou com folhagens secas? O convite será romântico, moderno ou minimalista? Assim, a escolha se torna tão importante, pois contribuirá para trazer mais harmonia e sintonia para seu grande dia.

 

–> Dica do Lápis: a decoração de noivado, do chá de panela ou do chá de lingerie  não precisa combinar com a decoração do casamento, tá?

decoração de casamento com capim dos pampas
Rafael Côvre

 

Planejamento é Tudo!

Por ser uma das etapas de maior importância dentro de um casamento, a decoração de casamento deve ser um dos primeiros itens a serem planejados. Assim, depois de vocês decidirem a data do casamento e o local da cerimônia e festa, já precisam escolher como sonham decorar o espaço.

O passo seguinte é avaliar o tamanho do lugar escolhido para viver intensamente esse dia. A cerimônia e a festa serão realizadas no mesmo espaço?  Se a celebração for seguida de recepção em outro endereço, serão necessárias duas decorações diferentes.

Confira conosco todos os pontos para que o seu planejamento fique o mais objetivo possível.

 

O estilo dos noivos

Vocês são um casal mais introspectivo, que curte ficar em casa agarradinhos? Gostam de aventuras ao ar livre? De viajar? Sempre acham uma desculpa para molhar os pés no mar e assistir ao pôr do sol na praia? São ratos de museus e curtem galerias de arte? Estão sempre na balada com amigos? Em almoços de família?

Uma festa de casamento inesquecível é aquela que tem a carinha dos noivos. Por isso, deixe as tendências de decoração de casamento com as quais você não tem nenhuma afinidade pra lá, concentrem-se no que os fará felizes.

Se, por exemplo, vocês não tem o costume de frequentar a igreja e não se identificam com esse tipo de cerimônia, por que não escolher um juiz de paz para oficializar a união em um casamento civil ou mesmo uma cerimônia religiosa com efeito civil? Se você quiser saber mais sobre casamento civil, clica aqui que fizemos um post completão lá no blog para te ajudar!

 

Rafael Côvre

 

A época do ano

Quando você fecha os olhos e se vê em direção ao altar, como esta o tempo? É um lindo pôr do sol na praia ou um dia com clima de montanha? Vocês têm alguma preferência por algum mês do ano em particular? Lembre-se que meses de verão, que tem calor intenso, ou de inverno, cujo frio pode gerar desconforto, exigem uma infraestrutura mais completa, com ventiladores, ares-condicionados, aquecedores ou lareiras.

 

O Budget

É preciso ter o budget e um planejamento financeiro bem detalhado e organizado. Ter consciência do quanto se pode gastar ajudará a nortear as escolhas e a definir o que tem ou não lugar no planejamento.

Certifiquem-se de que a festa tenha a identidade de vocês e de que os gastos com a organização não ultrapassem o valor máximo estipulado. A nossa planilha, que você pode baixar gratuitamente aqui, é uma mão na roda!

decoração de casamento verde
Rafael Côvre

 

Planeje com antecedência

O ideal, seguindo a sugestão do nosso checklist (que você com certeza já baixou),  seria um ano de antecedência, mas tudo depende do seu projeto e do orçamento. Não cansamos de repetir: o serviço de decoração de casamento deve ser um dos primeiros a ser contratado, porque além de ser um serviço que envolve vários itens, ele também envolve uma parcela significativa do budget e do tempo da organização.

 

Organizando -e editando- as 783456374564356 pastinhas de inspiração

Ahhh, Pinterest seu lindo! Com certeza você anda pinado muitas inspirações dos nossos casamentos reais e da nossa pastinha de decoração de casamento, né? Reúna móveis, objetos, estampas, arranjos florais, detalhes, iluminação, elementos e encontre o que há em comum nas imagens. Assim, ficará mais fácil definir o que você quer – e o que não quer.

Comece a eliminar o que tem menos a ver com a proposta e estilo que vocês escolheram.

Leve todas as referências para seu fornecedor, pois através delas eles conseguem traçar com maior facilidade o seu perfil. É bem aquela coisa de “uma imagem vale mais do que mil palavras”! Também é importante para o/a decorador/a saber o que os noivos não gostam para criar um projeto adequado. Todas as imagens funcionam como orientação, pois muitas vezes os próprios noivos não sabem identificar o que eles querem exatamente, somente o que eles gostam ou não gostam.

Rafael Côvre

 

Escolhendo os fornecedores

Quanto menos coisa vocês tiverem que fazer no dia do casamento, melhor. Por mais que entendam de decoração de casamento, não deixe de contratar um profissional. Tá cheio de gente que ama o que faz no Lápis, dá uma olhadinha e selecione alguns para conversar. É super importante ter sintonia com quem vai deixar seu espaço do jeito que sonharam.

Além disso, busque referências de fornecedores com pessoas de confiança, veja se o trabalho deles se adequa ao estilo do seu casamento (as mídias sociais estão aí para isso) e solicite vários orçamentos.

Coloque tudo preto no branco

Fazer um contrato é fundamental. Desconfie de profissionais que não tem um para oferecer, afinal é sua segurança se, por ventura, acontecer algum imprevisto. Além detalhes como preço, forma de pagamento e dados da empresa, é importante incluir no contrato questões logísticas, como horário de início da montagem, quantos funcionários estarão envolvidos e como será a desmontagem da decoração de casamento. Itens que podem não estar inclusos no serviço do decorador, como móveis, flores e objetos, também devem estar especificados.

Vanessa Barros

 

 

Decoração de Casamento: Por Onde Começar?

Agora que vocês já têm data e local, é hora de pesquisar a decoração de casamento.  É agora que todas as inspirações que você separou por terem a carinha de vocês vai entrar em ação. É de acordo com suas escolhas e dos decoradores que os convidados poderão sentir sua essência em cada cantinho e nicho aconchegante.

Antes de se concentrar no estilo da cerimônia e da festa, é preciso pensar nos seguintes pontos:

  1. O espaço para casamento;
  2. O estilo dos noivos;
  3. A vibe da festa;
  4. A identidade visual;
  5. A paleta de cores.

 

O espaço

Vocês vão fazer a cerimônia e a festa no mesmo espaço ou vão ter que pensar em uma decoração para igreja e outra para a festa? Dependendo de onde vocês vão celebrar, se for na praia ou no campo, por exemplo, a decoração de casamento pode ser mais leve e descontraída.

 

–> Dica do Lápis: depois de pesquisar sobre decoração de casamento no Pinterest e no Insta, veja o perfil e fotos de decorações feitas no espaço escolhido, anotando o que você acha que deu certo e  o que não funciona para seu casamento.

decoração de casamento ao ar livre
Cadeira Amarela

 

O estilo

Antes de seguir tendências e tradições só por que alguém disse que tem que ser daquele jeito, pensem em vocês dois: na sua personalidade, essência, história e sonhos. Isso tudo tem que estar traduzido na decoração de casamento pela identidade visual, paleta de cores, flores e objetos.

“Nossa, essa recepção está a carinha deles!” deve ser o primeiro pensamento dos convidados ao chegar na sua festa.

 

A vibe

Qual é o clima que vocês gostariam de transmitir aos seus convidados? É descontração, leveza, luxo, romance, alegria ou elegância? Pense nessa lista e converse com o decorador/a para ajudar na elaboração da decoração de casamento.

Por exemplo, se vocês vão fazer uma festa na praia e querem algo descontraído e romântico, podem usar referências de decoração tropical e boho. Se a ideia é romantismo num casamento no campo, a decoração pode ter uma paleta cores em tons terrosos e os móveis e objetos terem uma pegada folk.

decoração de casamento boho
Rara Fotografia

 

A identidade visual

A identidade visual de casamento resume o padrão visual dos itens impressos e virtuais do seu casamento, sejam eles o convite, cardápios e até mesmo o site do casamento.  A função dela é reforçar o estilo do casamento nos pequenos detalhes que compõem a decoração. Por esse motivo o profissional responsável pela identidade visual do casamento, precisa estar, obrigatoriamente, em sintonia com o decorador.

 

Onde a identidade visual aparece?

Respira fundo que a lista parece não ter fim! Listamos alguns itens onde a identidade visual do casamento pode aparecer (mas ela não fica restrita somente a esses itens):

 

  • Save the date virtual ou impresso;
  • Convite;
  • Site;
  • Papelaria do casamento: menu, reservado, menu de bar, identificador de doce, número das mesas, caderno de votos, placa para daminhas e pajens, leques, lágrimas de alegria, missal, chuva de arroz, placa para cadeira dos noivos, cartão de obrigado, etc.;
  • Programa da cerimônia;
  • Tags para lembrancinhas;
  • Chinelos ou sandálias;
  • Kit toillet;
  • Almofadas;
  • Pista de dança;
  • Painéis personalizados;
  • Embalagens para bem casados;
  • Caixas para padrinhos/pais;
  • Kit presente para daminhas e pajens;
  • Caixas para doces;
  • Cones;
  • Robes.

 

Katherine & Luke for Max & Friends

 

A importância da paleta de cores na decoração de casamento

A paleta de cores existe para criar um ambiente harmônico por meio de uma combinação de cores que representem o estilo e tema do casamento. É com ela que você consegue definir os detalhes do casamento sem fugir da ideia original.

É ela que dará o tom de praticamente tudo que virá posteriormente na organização, começando pelo convite de casamento e papelaria, passando pela decoração de casamento, as flores e o buquê de noiva, entre outros detalhes, até terminar nas lembrancinhas de casamento.

Olha, não existe cor certa ou errada. O ideal é fazer com que o conjunto de cores combine com vocês. Nós sabemos que é difícil conseguir visualizar a mistura de cores, especialmente quando não são óbvias ou não são tons parecidos. Para melhor entender e decidir a paleta de cores do seu casamento, a melhor coisa a fazer é conversar com o seu decorador. Esse profissional vai te contar sobre as tendências de cores, tirar dúvidas e ainda mostrar as misturas improváveis que dão certo. Deixe que ele te inspire e mostre novas possibilidades, esteja aberta para novas sugestões.

O mais importante, nesse processo todo, mais do que seguir tendências ou modismos, é seguir o gosto e a personalidade do casal. O casamento é um momento mágico vivido pelo casal e, por isso, tem que ter a carinha de vocês. Se, por exemplo, ambos gostam de cores fortes e quiserem usar ambas, por que não? Basta deixar o resultado final de jeito harmonioso.

One Fab Day

 

 

Os Principais Detalhes que Compõem a Decoração de Casamento

As cores

Alguns dos elementos que amarram a decoração de casamento são as cores e suas combinações. Para saber o que você gosta, a melhor coisa é pesquisar bastante dentro do tema escolhido. O profissional vai poder sugerir várias opções para você escolher qual é a que melhor representa o casal.

Conte com a ajuda de especialistas nessa hora, e sempre opte pelo o que tocar sua alma e que tem sua carinha.

As cores darão o tom do evento. Ou seja: elas estarão presentes em todos os objetos de decoração, das flores até as lembrancinhas de casamento, mesmo que elas sejam comidinhas, perfumes ou mudas de plantas.

As combinações de cores e as paletas mudam anualmente conforme as tendências do mercado. Entre os tons mais usados estão alguns clássicos:

  •   Tons de branco: associada à paz e à pureza, a cor branca é a mais tradicional de todas.
  •   Tons de rosé: românticos, rosa e suas variantes são a cor do amor, da pureza e da delicadeza.
  •   Tons de azul: junto com o verde, transmite tranquilidade, calma e paz.
  •   Tons de verde (greenery): a cor que combina com todas as outras transmite calma, esperança e frescor.
  •   Tons de nude, blush  e champagne: são os queridinhos dos casamentos boho e folk.
  •   Tons terrosos: outra opção bastante usada em casamentos boho e folk, dão aquele ar de deserto ou floresta que tanto amamos.
  •   Metálicos: presentes em todos os itens da identidade visual do casamento, o dourado, ouro velho, prata, rosé gold e suas variantes dão aquele toque especial na decoração.
  •   Tons de amarelo: transmite alegria, energia e leveza e costuma ser combinada com cores como preto ou branco.
  •   Tons de vermelho: a cor da paixão e da vontade é muito usada em decorações coordenada com tons mais fechados como burgundy e terrosos.
  •   Tons de lavanda: essa cor traz sensação de leveza ao ambiente, por ser muito associada à espiritualidade, assim como suas variações (lilás, violeta e burgundy).
editorial ravena colors
Thiago Farias

 

As cores Pantone do ano

Todo mês de dezembro ficamos aflitas esperando para saber a cor que vai ditar as tendências para casamentos para o próximo ano. O anuncio da cor do ano pelo Pantone Color Institute sempre nos traz esperança de um ano diferente e melhor, cheio de novidades e novas possibilidades para explorar.

A cor- ou cores- escolhida acaba ditando as tendências para a decoração de casamento do ano seguinte, mas não quer dizer que você precisa, necessariamente, usá-la. Não é uma obrigação, só uma inspiração. Siga o seu coração e seu sonho, seja lá ele qual for. Quer conhecer todas as cores do ano? É só clicar aqui.

cor do ano 2021

 

As flores e folhagens na decoração de casamento

Quando se imagina a decoração de casamento, imediatamente sonha-se com o lugar cheio de flores e folhagens, seja ele em um espaço fechado ou ao ar livre.

Mesmo que vocês tenham escolhido seguir uma linha Greenery só com folhagem, a exuberância da flora vai ser um dos pontos altos do grande dia. Uma das tendências que vem aumentando é a de usar folhagens secas no mix da decoração de casamento (vamos falar mais sobre isso ali na frente).

Quando falamos em flores frescas, é preciso lembrar que cada estação do ano traz abundância de diferentes espécies e como a oferta é grande os preços tendem a baixar.

É sempre bom perguntar ao florista se existe a possibilidade de importar alguma espécie de flor que você queira muito e quais tipos têm uma maior durabilidade de acordo com o clima, data e região da sua recepção. Um bom profissional compõe a decoração de casamento com as flores mais propícias e sabe o que tem que fazer para garantir que os arranjos permaneçam inteiros até a última música da festa.

Outras perguntas importantes incluem a quantidade necessária de flores, como elas serão transportadas e armazenadas durante a montagem e quem ficará de prontidão durante a festa para socorrer a assessoria caso haja algum imprevisto ou seja necessário substituir algum elemento dos arranjos.

Fizemos uma listinha prática das flores nacionais mais abundantes em cada estação do ano:

  •   Primavera: açucena, copo-de-leite, girassol, gérbera, amor-perfeito, begônia, boca-de-leão, gardênia, sempre-viva, margaridinha, lírio branco, tulipa, campainha, lobélia, miosótis, hortênsia, crisântemo;
  •   Verão: azaleia, astromélias, magnólia, callas verdes, miosótis, papoula, cravina, cravos, gérbera, girassol, verbena, amor-perfeito, boca-de-leão, gardênia, margaridinha, orquídeas brancas;
  •   Outono: cravina, margarida, camélia, papoula, amor-perfeito, crisântemo, margarida, azaléia, cravo, hortênsia, jasmim, tulipa, begônia;
  •   Inverno: verbena, azaléia, margarida, camélia, petúnia, begônia, tulipa, primavera, prímula, copo-de-leite, girassol, hortênsia, orquídeas, sempre-viva;
  •   O ano todo: peônias, rosa, áster, açafates, flores do campo, gipsófilas, petúnia, orquídea, dália, lisianthus, peônias.
Barbara Rahal

 

Por que optar por arranjos sem espuma floral na decoração do casamento?

Na hora de sentar para conversar com seu decorador e florista sobre o que você sonha para o seu dia, é importante falar sobre espuma floral.

Se você procura suas inspirações nas redes sociais, já deve ter notado nos perfis de decoração de casamento e lifestyle uma hashtag em especial: a #nofloralfoam, ou em português, “sem espuma floral”. O que significa isso e por que você deve se preocupar? A espuma floral é um material muito usado na hora de fazer arranjos por sua praticidade, mas os profissionais e noivos estão começando a abandonar seu uso por que os danos ao meio ambiente são maiores do que a sua utilidade.

Ela é um recurso muito útil para os floristas porque é um material denso, leve e poroso. É fonte de água (notavelmente, ela suporta até 50 vezes seu peso em água) e um estabilizador que mantém o arranjo com uma aparência fresca por até 12 dias. Além disso, é um material leve, durável e fácil de cortar e moldar. Isso facilita o transporte de uma só vez de arranjos para a igreja, espaço de eventos- ou até mesmo sua porta- economizando tempo, dinheiro e evitando que a água vaze pelo caminho.

Mas a espuma floral é essencialmente plástico, portanto nem precisamos falar que é péssima para o meio ambiente, né? É um produto derivado de petróleo, ou seja, provém de um recurso não renovável. Tem mais. Além da composição química da espuma floral, ela é um item de uso único, o que significa que acaba no lixo depois de ser usada apenas uma vez.

Quando seca, a espuma floral se decompõe em poeira extremamente prejudicial à pele e, se inalada, prejudicial ao sistema respiratório. Os floristas trabalham com esse material diariamente, que é essencialmente um agente cancerígeno que não se tem ideia das implicações a longo prazo para a saúde.

A espuma floral não é biodegradável e não se dissolve completamente na água– ou se degrada no aterro ou no solo. Em vez disso, divide-se em microplásticos cada vez menores. Isso pode levar milhares de anos para se reverter completamente em elementos naturais. É uma verdadeira ameaça para o meio ambiente, contaminando nossa vida marinha e cadeias alimentares.

Já existem vários truques e substitutos para que seu arranjo tenha durabilidade e forma sem o uso da espuma. Converse sobre essas soluções com seu decorador e florista, tá?

decoração de casamento sem flores
Vitor Barboni

 

Iluminação e a decoração de casamento

Fiat Lux! Nenhum evento fica completo sem iluminação apropriada para criar o clima desejado. A iluminação tem vários papéis importantes em um casamento: iluminar, decorar, realçar e acreditem, até camuflar detalhes que não devem ser vistos. A luz tem capacidade de chamar a atenção das pessoas para determinados pontos impactantes da decoração de casamento e tirar a evidência de pontos que são indesejáveis. O importante é que ela crie uma atmosfera no seu casamento e, com isso, proporcione belas imagens fotográficas e de vídeo.

A grande dica para a iluminação perfeita do seu casamento é a cor utilizada para iluminação cênica. O branco quente é a mais indicada, pois realça a beleza do ambiente e não cria algo artificial. Por que isso acontece com o branco quente? É a cor que mais se aproxima com a melhor iluminação que existe, a do sol. Isso acaba transmitindo uma sensação de algo natural e em um local escuro se destaca.

Se o seu evento for noturno, esse é um item que vale a pena investir- você vai ver o resultado no vídeo e no seu álbum mais tarde! Além de deixar o ambiente mais intimista e agradável, uma  iluminação imponente, aconchegante e bem distribuída dá um toque mágico a qualquer casamento!

Chris and Ruth

 

Velas

Super-super-super românticas, as velas deixam qualquer cantinho ainda mais poético. Podem ser usadas tanto em cima da mobília, suspensas ou espalhadas no chão.

Lustres

Os lustres deixam qualquer ambiente como um conto de fadas. Há vários tipos para combinar com gostos e estilos variados dos noivos. O lance é usar os clássicos e imponentes lustres de cristal, por exemplo, como contraste em decorações boho, industrial ou rústicas na decoração de casamento.

Varal de luzes

É, sem dúvida, o novo queridinho dos casamentos. Eles lembram os famosos varais de luzes muito usados em fazendas para iluminar a área externa. Eles ficam sensacionais nas fotos!

Fairy lights

Mais delicadas que o varal de luzes, as micro lâmpadas de LED são chamadas de fairy lights. Essas pequenas luzinhas que lembram o pisca pisca do natal são muito procuradas pelas noivas mais modernas na hora de compor a decoração de casamento.

Lâmpadas Edison

As lâmpadas de filamento de carbono, que são uma releitura das primeiras lâmpadas criadas por Thomas Edison, são um sucesso nas decorações de casamentos industriais, já que tem uma pegada retrô. Quando colocadas nas mesas comunitárias, por exemplo, deixam o ambiente mais aconchegante e intimista.

Pendentes de vidro e materiais diversos

De lustres de cristal até globos vintage, esse tipo de iluminação trás um toque mais refinado e um contraste interessante em ambientes mais rústicos, com campo e praia.

Os pendentes de diversos formatos, diferentes materiais e cores- como palha, metais (ferro, cobre, etc.) ou macramê, só para citar alguns- ajudam a dar o clima do tema escolhido pelos noivos para a decoração de casamento.

Cúpulas de tecido ou madeira

O tecido pode trazer um clima aconchegante e uma vibe vintage, como por exemplo o tipo plissado. Já as cúpulas revestidas de couro ou de madeira dão um ar mais moderno e industrial na decoração de casamento, tudo depende do clima que os noivos escolheram. Ahh, elas são um sucesso para compor a mesa do bolo!

decoração de casamento com lâmpadas
Ricardo Durand

 

Mobiliário

Como escolher a mobília certa e necessária para o evento? Evidentemente alguns móveis são indispensáveis, como a mesa para o bolo e  doces, um suporte para as lembrancinhas, sofás  e mesas para os convidados e recém-casados.

O Lápis tem algumas dicas de ouro para você garantir o conforto dos convidados e uma festa inesquecível:

  •   O profissional contratado precisa avaliar o mobiliário necessário para a decoração de casamento e as melhores escolhas, a partir do planejamento;
  •   Mesmo que o buffet seja volante ou apenas um coquetel com finger food, tenha um lugar para todos os convidados sentarem. Pense, sempre, no conforto das pessoas e dos parentes com mais idade;
  •   Opte por móveis no estilo do casamento e adequados ao espaço;
  •   O decorador precisa coordenar a escolha da mobília com os fornecedores de bolo e doces, com os fornecedores de gastronomia e outros -fotografia e filmagem, por exemplo-, para se certificar de que os móveis não vão atrapalhar a execução desses serviços;
Noux

 

Decoração de casamento na Igreja

Sentir o coração bater mais forte quando as portas da igreja se abrem e seguir em direção ao altar para encontrar com o amor de sua vida é uma emoção muito forte!

O casamento celebrado em uma capelinha fofa no campo, ou uma cheia de história e charme na praia ou ainda uma igreja clássica na cidade, ganha um aspecto peculiar da arquitetura que compõe o espaço, cheia de significado que complementa a singularidade que este dia representa.

Escolhida a igreja ou capela dos seus sonhos, agora é preciso saber mais sobre as regras para realizar a sua cerimônia no local. Outra questão é saber se terão casamentos no mesmo dia, isso é bem importante para tomar certas decisões que envolvem a decoração de casamento. Uma vantagem das capelinhas fofas fora da cidade é que muito provavelmente naquele dia só vai acontecer o seu casamento, então você pode decorar como quiser.

Brenda Sangi

 

Converse com as outras noivas do dia

Procure ter um horário na sua agenda para as reuniões com outros casais para alinhar os detalhes da decoração de casamento. Assim, os noivos do dia terão a oportunidade de expor suas preferências e também deixar tudo bem planejado para que ninguém seja prejudicado no grande dia.

Isso também ajuda o decorador a encontrar uma maneira de agradar a todos com os detalhes para embelezar a cerimônia.

 

Arquitetura das igrejas e os arranjos – como deixar a decoração harmônica?

Não podemos negar que a arquitetura da igreja é repleta de histórias e enchem os olhos com a beleza de cada detalhe que compõe desde a entrada até o altar. Por isso, use ao seu favor a decoração de casamento em cada cantinho para criar uma harmonia perfeita entre os arranjos florais escolhidos com os elementos que compõem a arquitetura do lugar.

Capelas ou igreja são lugares considerados sagrados, então, idealize um projeto que enfatize a essência do local com as imagens sacras ou não, para que não se perca a representação do ambiente no seu casamento.

 

Valber Cabrini

 

Dicas de tipos de arranjos para decoração de casamento na igreja

O ápice da cerimônia é a entrada da noiva com belos arranjos na caminhada até o altar. E para que todos possam apreciar cada gesto, olhar e sorrisos da noiva, a decoração de casamento e os arranjos florais precisam apresentar uma altura que não atrapalhe a visão dos convidados.  Separamos três estilos para que você possa diferenciar cada um.

Arranjos altos

Na passarela, eles podem dificultar a visão dos convidados. No caso das crianças, como exemplo, elas talvez não consigam ver a noiva.

Porém, para o altar e na entrada da igreja, pode ser usado tranquilamente com arranjos vistosos com altura de até 3m.

Arranjos baixos

Já os arranjos baixos são excelentes para a passarela, pois sua altura não interfere a visão dos presentes. E com flores da estação fica ainda mais lindo para decorar a cerimônia.

Arranjos pontuais

Como o visual da igreja ou capela pode ser mais clean, arranjos baixos ou pontuais são uma opção válida, que podem incluir vasos com samambaias (uma tendência esse ano que não para de crescer!) lanternas ou velas, por exemplo.

 

–> Dica do Lápis: Quando estiver imaginando como será a decoração de casamento, pense também na fotografia. Os arranjos irão atrapalhar os fotógrafos e cinegrafistas na hora de achar um ângulo favorável para registrar todas as emoções desse momento?

A iluminação é a parte mais importante nessa hora! Converse com as equipes e veja o que vai ser necessário para não prejudicar a produção das imagens.

 

Renaclo

 

Elementos para a decoração de casamento na igreja

Os elementos para a decoração de casamento são essenciais para expressar o estilo da cerimônia e também a personalidade dos noivos. Logo, velas, vasos, tapetes podem ser ótimas escolhas para criar um ambiente majestoso e de maneira harmônica.

Velas

Elas podem fazer parte da entrada da igreja (na escadaria externa), no altar ou caminho da noiva, e dão o toque encantador e super aconchegante.

Vasos

Coringa, eles dão um charme enorme para a entrada, altar e outros cantinhos. Eles podem ter folhagens ou flores que contribuem para enaltecer o lugar.

Tapetes

Para os mais tradicionais, o carpete continua sendo o favorito. Mas há quem prefira inovar e fazer o caminho da noiva com diversos tapetes colocados até o altar, isso funciona muito bem para os casamentos no campo.

Pétalas

Queridinhas dos românticos declarados, as pétalas para incrementar o caminho da noiva. E não podemos negar que o efeito fica maravilhoso.

Fitas de veludo

Lindas para serem usadas como acabamento dos arranjos de flores, as fitas de veludo são atemporais e chiques.

Hera

A hera é delicada, clássica e charmosa para ser usada sozinha ou em arranjos. Enche o olho de romantismo!

Como escolher a passadeira ideal?

Antes de escolher a passadeira ideal, avalie como é o piso da igreja, algumas apresentam um design tão belo que não tem a necessidade de acrescentar a passadeira.

Pense na iluminação

Em meio a tantos detalhes durante os preparativos, temos mais um para colocar na lista: iluminação. Sim, ela é muito importante!

A melhor dica que podemos dar é que busque referência de profissionais para a função, pois ele saberá o lugar ideal para colocar cada luz e iluminar o que merece ser destacado, sem aquele incômodo de muita luz nos convidados ou padrinhos.

Sem contar também, que o profissional tomará o cuidado de esconder os fios para ninguém tropeçar ou ainda serem vistos nas fotografias. Pequenos cuidados que fazem toda a diferença.

Rebecca Yale

Tendências de Decoração de Casamento em Alta 

Inspiração, inspiração, inspiração! Hora de ver muitas ideias diferentes para você se encantar e fazer uma seleção do que gosta e do que não gosta antes de procurar o profissional. Nossas pesquisas exclusivas para você não acabam aqui nesse post, no decorrer do ano traremos mais novidades no blog, nas redes sociais e no Pinter sobre decoração de casamento para você ir guardando nas pastinhas, então não deixa de passar em todos eles, tá?

 

O que você vai ver muito por aí:

Folhagem e flores secas

Uma das tendências que andamos vendo bastante ultimamente é o uso, exclusivo ou com mistura de elementos frescos e naturais, de galhos, folhagens e flores secas. Não estamos falando da – já tradicional -árvore francesa, mas de arranjos que tem uma forte pegada para casamento folk e boho.

Toques com elementos secos estão por toda parte na decoração de casamento real este ano, do buquê de noiva, passando por backdrops até os centros de mesa e arco do altar. Tudo começou com a volta triunfante do capim dos pampas que recheiam nossas pastinhas de inspiração de casamento do Pinterest.

É hora de aposentar o vime de dragão e o vime unha de gato por que tem novíssimos elementos no pedaço:

Flores de algodão, musgo, palmeira rafis, junco, palmeira leque, palmeira de saia, capim do Texas, palha, gravetos e o próprio capim dos pampas estão entre os favoritos para compor arranjos em tons que variam do dourado, passando por nude, rosé, champagne e branco. O resultado é algo rústico, nostálgico e único.

decoração de casamento com folhas secas
Tida Svy

 

Capim dos pampas

Simples, chique e de encher os olhos, o capim dos pampas foi um clássico da decoração de interiores nos anos 70. Assim como toda a estética e lifestyle estão em alta, especialmente em casamentos Boho, industriais e folk, lógico que o capim dos pampas, uma planta que tem o conjunto de suas flores semelhantes a grandes plumas, está de volta  mais glamoroso que nunca, sendo usado em vários itens da decoração de casamento no dia do SIM.

O capim dos pampas pode ser usado em qualquer estilo de casamento, não precisa ser só boho. Ele já saiu da praia e do campo para ser usado em decorações modernas e contemporâneas! Seu aspecto exótico é rústico sem deixar um quê de modernidade de lado, o que faz dele um excelente item para ser usado sozinho ou misturado com flores e folhagens.

decoração de casamento com capim dos pampas
Chris & Ruth

 

A volta triunfante do mosquitinho

Calma. Nós sabemos que a flor mosquitinho tem uma reputação beeeem duvidosa quando o assunto é decoração de casamento. A maioria das pessoas pensa nela apenas como uma flor de enchimento – algo que você colocaria em um buquê de rosas para fazer o buquê parecer maior. Mas precisamos dizer uma coisa antes de prosseguir: esqueça todas as imagens que já viu de casamentos rústicos cheios de juta, corda e garrafinhas de vidro dos anos 2000.

A volta do capim dos pampas trouxe outros elementos secos usados na decoração de casamento boho e folk: as flores de algodão, musgo, palmeira rafis, junco, palmeira leque, palmeira de saia, capim do Texas, palha e os gravetos, etc. Pronto! Foi assim que a flor mosquitinho, também conhecida como branquinha, véu de noiva ou cravo do amor também foi colocada para secar para ser usada junto com outras folhagens e flores secas em arranjos.

O segredo para a decoração de casamento deixar seus convidados sonhando acordados com esse dia é: quanto mais, melhor. Estamos falando de uma explosão de mosquitinhos, o suficiente para formar enormes buquês compactos em forma de nuvens mesmo. Isso vale tanto para a flor em estado natural, branquinha, como para as secas e tingidas.

decoração de casamento com mosquitinho
Foto: Romana Lilic

 

Acrílico

Acrílico, lucite, plexiglas ou vidro: pode chamar como quiser! Moderno, transparente e refletores de luz, esses materiais podem ser adicionados muitos itens do casamento, de menus, placas de boas-vindas e sinalização, número de mesas e mapas de assentos, rótulos de bebidas, cake toppers até convites, porta alianças, base para bolos, cadeiras, mesas, altares, backdrops e chuppahs.

Essa dose de charme contemporâneo tem uma vibe moderna e refrescante, que funciona em uma variedade de temas, estilos e locais de casamento. Ele pode ser usado no casamento no campo, na praia ou na cidade, nos mais variados estilos de decoração de casamento (boho, rústico, folk, minimalista, industrial, tropical e urbano, entre outros.) As decorações transparentes podem aumentar visualmente o espaço, e os displays translúcidos colocam o foco o que elas estão mostrando – como sobremesas, números das mesas ou flores.

Essa febre que está vindo desde 2017 começou com as cadeiras Ghost. Desde então, os materiais transparentes começaram a ser explorados e usados de diversas maneiras.

O acrílico pode ser tingido ou pintado para personalizá-lo e deixar a decoração com a carinha dos noivos. Os materiais também são fáceis de cortar e modificar, tornando-os excelentes telas para qualquer coisa que você sonhou. O acrílico é um material leve, moderno e muito adaptável, arrisque sem medo. A decoração com acrílico é melhor usada quando complementa, em vez de ofuscar outra parte da decoração de casamento, porque a verdadeira beleza do acrílico é que ele pode elevar um espaço sem desviar os olhos do resto do casamento.

decoração de casamento com acrilico

 

Cadeira Pavão

As cadeiras pavão ou Emanuelle são caracterizadas por suas costas largas e redondas, que se estendem muito acima da cabeça dos ocupantes e mais largas que os apoios de braços.

O nome “pavão” deriva das característica originais, quando levava ouro, pérolas e pedras preciosas como diamantes, esmeraldas e safiras em sua estrutura, o que a faziam possuir as cores das penas de um pavão. Já o nome Emanuelle, nasceu em uma das primeiras aparições da cadeira no ocidente, que foi nos anos 70 em um polêmico filme da época, chamado justamente de Emanuelle.

Atualmente a cadeira pavão é fabricada em vime, inspirada no rattan chinês, são leves mas resistentes. São vistas com mais frequência num tom de madeira natural, mas também podem ser finalizadas em branco ou tons pastel. Os designs modernos usam todos os tipos de materiais e diferentes tonalidades, que podem ir do preto ao neon.

A cadeira pavão ou Emanuelle pode ser usada de várias formas na decoração de casamento: na mesa da família, como cadeiras dos noivos ou em uma mesa exclusiva dos noivos. Além disso, existem infinitas possibilidades nos diferentes nichos do espaço do casamento, sendo atração nos lounges, em um photobooth e até mesmo na cerimônia, se o casal for mais ousado.

Rara Fotografia

 

Letreiros de Neon

Fãs de carteirinha que nós aqui do Lápis somos de decoração de casamentos boho e folk, que tem o pezinho lá nos anos 70, lógico que também amamos tendências dos anos 80, como o letreiro de neon! Eles realmente conquistaram os corações dos noivos – e decoradores de casamento!

Os letreiros, que surgiram em desfiles, filmes e shows chegaram aos eventos particulares com sucesso e aos casamentos para deixar qualquer decoração mais descolada e com a cara dos noivos. Cheios de vida, coloridos, iluminados e muito originais, os letreiros de neon oferecem diversas possibilidades na decoração de casamento. Eles podem exibir os nomes dos noivos, frases românticas, divertidas ou de efeito ou ainda celebrar o novo sobrenome do casal. O resultado é um cantinho cheio de significado no dia do SIM. O melhor de tudo é que o letreiro pode ser usado na decoração da casa nova depois, adicionando à decoração uma lembrança carinhosa e apaixonada de um dos dias mais felizes da vida do casal.

Não há nenhum tipo de restrição para usar letreiros de neon, o que deve ser levado em conta é  que como ele brinca com um jogo de luz, é melhor colocar o letreiro onde haja menos iluminação, explorando o contraste com luz e sombra para criar o efeito desejado.

O letreiro tem que estar em harmonia com o resto da decoração de casamento também. Eles podem estar em vários ambientes e nichos diferentes, desde que combinem com o clima que vocês sonharam.

Ah, proporção é tudo nessa hora. É preciso cuidado para não abusar no tamanho e na quantidade de palavras. Como regra geral, o ideal é que a frase escolhida tenha, no máximo, cinco palavras.

letreiro neon
The World is love

 

Balões

Ahhhh, balões! Eles transmitem alegria, amor e encantamento. Sabe aquela memória emocional de quando éramos crianças e nos divertíamos com eles nos aniversários? Hoje eles são usados para muitas ocasiões além de festinhas infantis: de noivados, chá de panela, bar ou lingerie até o altar do casamento, existem inúmeras maneiras de usar balões na decoração de casamento de um jeito adulto e descolado para impressionar os convidados.

Eles fazem o cenário ideal para qualquer tipo de festa. As fotos ficam incríveis e é de deixar os convidados encantados. Com balões podem ser criados backdrops, arranjos de mesa, arranjos para mesa de bolo e arcos desconstruídos. Os arcos desconstruídos podem ser instalados na porta de entrada, na mesa principal como decoração aérea, na área da cerimônia ou onde os noivos preferirem. Eles podem ser trabalhados com diversos outros materiais, como flores, folhagem seca, pintada ou natural, capim dos pampas, pintura à mão, tule, fitas, tassels, penas e franjas para dar harmonia na composição.

Misturar diferentes tipos de balões, como os pintados à mão, metálicos, foscos e brilhantes, com estampas ou mesmo colocar elementos dentro dele (folhas, papel picado, etc.) deixa a decoração de casamento mais interessante.

 

O maximalismo

O número de convidados pode estar menor, mas isso não significa uma decoração mais singela.

A decoração de casamento de grandes dimensões está chegando aos poucos. Tudo começou com os balões gigantes, depois pontos focais como as instalações florais- que mencionamos no nosso post de tendências para 2019. Se este foi o ano das bombas de fumaça, espere ver paredes inteiras de balões e murais enormes – todos cuidadosamente escolhidos para fornecer ótimos cenários e backdrops para as fotos dos convidados. Veremos também muitos arcos florais e displays  suspensos impressionantes.

 

Ecologia e Sustentabilidade

Não é novidade que decoração de casamento causa um desperdício enorme e tem alta pegada de carbono, portanto, há uma necessidade imediata de adotar mais ideias de decoração ecológicas e tornar os casamentos mais sustentáveis, mesmo que em pequenos gestos.

Os Ecoweddings são uma maneira nova e permanente de ver os casamentos. A ideia vem de uma consciência eco-planetária, de um cuidado com a terra e com os danos causados nela, partindo do pressuposto de que cada pequena ação praticada por nós gera um grande impacto futuro. Quando escolher os itens do seu casamento, pense em alternativas e evite excessos.

Anna Turner

 

Assentos alternativos

Estamos vendo casamentos ganharem ambientes um pouco mais descontraídos quando se trata de gastronomia e assentos. As opções para assentos tendem a seguir a mesma linha, mais relax tanto na cerimônia quanto na recepção, com cadeiras tradicionais abrindo espaço para mais sofás, bancos, almofadões em tapetes no chão e até mesmo lounges esculpidos na areia, tudo para o quê dê uma vibe bem descontraída na decoração de casamento. A ideia é misturar e combinar peças de móveis para criar um espaço único, aconchegante e com a carinha do casal.

 

Bruna Kitchen Photography

 

A natureza invadindo a recepção

Casamentos ao ar livre são fantásticos, mas nem sempre o clima colabora, ou o espaço fica localizado em um centro urbano. A alternativa é trazer a natureza para dentro!

Essa tendência vai além das flores típicas na decoração de casamento. A vegetação customizada provavelmente substituirá trará árvores para o interior e paredes inteiras de vegetação, além de vasos e arranjos suspensos. Tudo isso para que os convidados se sintam em verdadeiras estufas de jardins botânicos ou matas tropicais.

 

Iluminação Encantadora

O que é um casamento sem iluminação ambiente, né meninas? Ela é uma das principais tendências de casamento do ano. Quando o sol se põe, as luzes acendem, seja para uma recepção de casamento interna ou ao ar livre, e as luzes podem definir o tom e o humor da noite.

Como os casais estão dizendo SIM em locais menos convencionais, como cervejarias, restaurantes, jardins e celeiros, eles precisam usar uma fonte de luz customizada na decoração de casamento para definir o clima da celebração.

Explore diferentes maneiras de integrar a iluminação de uma maneira única. De lâmpadas Edison a mini abajures, e de lustres vintage a velas, passando por fios de luz e fairy lights. Existem várias maneiras diferentes de dar um toque de brilho mágico e romântico na noite da sua recepção.

Click and Pum

 

Salada de Frutas

Por causa do forte tropicalismo que está invadindo a decoração de casamento, as frutas vêm sendo cada vez mais usadas como elemento-chave. Versáteis, elas combinam com os mais diferentes estilos de festa: do industrial ao minimalista, e nos diferentes ambientes que se pode imaginar, como praia, cidade ou campo.

Imagine uma mescla charmosa com frutas e flores, galhos, ramos e folhagens, ou ainda combine os elementos com pratarias, porcelanas  ou deixe os arranjos bem orgânicos soltos nas mesas, deixando o ambiente com uma cara de casa da avó ou uma pintura renascentista.

Qualquer tipo de fruta pode ser usada para compor a ambientação da recepção. As uvas e limões sicilianos, por exemplo, ajudam a dar um clima romântico com ares de Toscana ao casamento. Já limão, abacaxi, coco, cacau e laranja garantem um estilo tropical, enquanto pêssegos, frutas vermelhas, figos e maçãs caem como uma luva em decorações mais românticas e rústicas com ar de floresta encantada.

 

Altares geométricos

As linhas limpas e formas geométricas para o arco tradicional para casamento estão em alta. O altar de casamento podem assumir muitas formas e tamanhos diferentes,  e as formas geométricas vieram para ficar.

Você pode ver a geometria em todos os lugares, incluindo vários itens de casamento- do convite até os centros de mesa. No Pinterest, temos uma pastinha só com decoração geométrica para casamento. Ele se encaixa em muitos estilos: boho, moderno, minimalista, rústico, urbano, etc. Essas peças centrais geométricas podem ser feitas em diversas formas, tamanhos e cores, e diferentes materiais também podem ser usados deixando a decoração de casamento única.

 

 

Upcycling

A definição de upcycling, também conhecida como reutilização criativa, “é o processo de transformação subprodutos, resíduos, produtos inúteis ou indesejados em novos materiais ou produtos de melhor qualidade ou com maior valor ambiental.​”

Fazer upcycling é uma maneira de processar um item para torná-lo melhor e mais valioso do que o original. Para isso, não se desmonta ou destrói os materiais. A ideia é transformar o item existente, como por exemplo cortar uma calça de couro para transformá-la em shorts e aplicar novos detalhes como studs ou bordados. Outros exemplos incluem usar lenços vintage de tecido para imprimir o convite de casamento, fazer sacolas como lembrancinhas de velas de barcos ou ainda usar esquadrias de janelas de vidro para escrever sinalizações na decoração de casamento.

 

10 Temas de Decoração de Casamento que Moram em Nossos Corações

Todo ano surgem mudanças em temas queridinhos que dão um UP e deixam as decoração de casamento com uma aparência mais moderna. Do deserto chique à opulência tropical, esses estilos todos se intercalam, combinam e se misturam uns nos outros.

 

  1. Moho 

O Boho, com o passar dos anos, foi evoluindo para ficar atual e acompanhar as vontades dos noivos. O Moho – abreviação de Modern Bohemian– é o resultado dessa transformação.

A principal definição de Moho é que ele é uma nova abordagem do Boho, que está evoluindo usando elementos etéreos e abstratos; com a adição de muitas cores vibrantes e linhas modernas harmonizadas e criando contrastes com o aspecto rústico do Boho. Portanto, nada de tons nudes e areia na decoração de casamento. Essa a reinvenção veio para elevar algo desatualizado com um toque urbano e atual.

Cores vibrantes são essenciais para o estilo Moho. Elas criam um visual moderno e urbano, mas também, ao mesmo tempo, de uma elegância descontraída. Pense nas flores e folhagens pintadas com spray colorido para dar um efeito ainda mais exuberante nas decorações de casamento que já andaram pelo blog. A diferença está na escolha das cores, muito mais vibrantes para os próximos anos.

Love, Anneliese Photography

 

2. Deserto Chique

O deserto chique é um tema perfeito para as noivas boho e folk que desejam adicionar elegância a uma paisagem mais árida- esse tipo de decoração de casamento é ideal para celebrações na praia ou na floresta. Este tema visa realçar o ambiente natural com cores que o complementam ou se destacam criando um contraste aconchegante. É mais inspirado na pegada urbana, mas com uma sensação totalmente orgânica.

3. Marrocos

O Marrocos como decoração de casamento está em alta há muito tempo, e deve continuar na lista dos temas mais inspiradores! Ele anda de mãos dadas com o boho e o folk, afinal nasceram juntos lá nos anos 70. A melhor parte de escolher um tema marroquino é que você pode usá-lo ao máximo ou mantê-lo sutil. O Marrocos minimalista ainda é ideal para casais que querem um tema sem ficar caricato.

From the Daisies

 

4. Elegância minimalista

Pense em cenários elegantes como uma vinícola, um destination wedding no jardim de um castelo ou mesmo um deck na praia de frente para o mar. Esses cenários não precisam de decoração de casamento suntuosas. Vamos ver mais decorações de casamentos e trajes (para convidados) em branco- os famosos casamentos all white–  e peças decorativas centrais impactantes e clean: o que chamamos de elegância sem esforço.

5. Wanderlust (desejo de viajar)

Ahhh, destination weddings! Não tem como não amar, né? Mas esse tema não é sobre decoração inspirada em viagens. O Wanderlust não tem nada a ver com decoração de casamento, e sim com cenários épicos. Pense em casamentos em falésias, com vista para montanhas ou no coração das ruas de uma cidade. Nós já andamos mostrando muitas inspirações de ensaios e casamentos aqui no blog.

O Wanderlust fala da tendência de experiências inesquecíveis sobre tudo o que é material, que está crescendo em todos os aspectos da vida e definitivamente está produzindo alguns casamentos de arrancar suspiros.

6. Rock’n’ Roll

Casamentos retrô e com uma vibe vintage ainda fazem muito sucesso. Além dos anos 50 e 60, as cores e a psicodelia dos anos 70 entram em cena, cortesia dos casamentos boho e folk que tanto amamos e também são inspirados nessa época. Além das paletas de cor retrô, os noivos combinam decoração de casamento vintage e country, detalhes em couro e elementos clássicos da época para evocar esta era da música.

Playful Soul Photography

 

7. Opulência Tropical

A opulência tropical é uma tendência de decoração de casamento que não para de crescer e até ganhou um apelido fofo da nossa parte: tropulência! Mas o que isso significa? É o tropicalismo com toques luxuosos. Enquanto a sensação orgânica e natural dos casamentos tropicais boho nunca sairão de moda, a opulência tropical dá um passo para frente com detalhes metálicos, flores exuberantes e texturas luxuosas.

8. Japão Dinamarquês (Japandi)

Mesmo separados por um continente inteiro, os designs japoneses e escandinavos combinam o amor pela simplicidade, texturas aconchegantes e materiais naturais.

Você com certeza já ouviu falar do termo “hygge”, né? É a palavra dinamarquesa que descreve a sensação caseira de aconchego, bem-estar e contentamento (se pronuncia Hüga em português). Sabe o significado da palavra “saudade”, que não tem um termo específico em outras línguas? Hygge é a mesma coisa.

Sua tradução na decoração da casa é toda de linhas limpas, madeira natural branqueada, com tecidos e mantas aconchegantes. O minimalismo japonês casa perfeitamente com essa tendência, com seus tons neutros e vontade de encontrar beleza na imperfeição -o wabi-sabi. Nesse conceito, “wabi” remete ao que é rústico e “sabi” remonta ao tempo e de como ele traz marcas, que têm sua beleza.

A textura é tudo, usada com cores suaves para criar um design limpo e descontraído. Tudo feito à mão também é um dos principais valores desta tendência.

Na decoração do espaço do casamento, adicione textura e estampas. Isso pode acontecer nos vasos e centros de mesa, alcançando um toque orgânico com passadeiras ou toalhas de mesa de linho ou algodão combinados com louças naturais e pratos de cerâmica rústicos.

Os arranjos de flores são claros e arejados. Dá para colocar vasos em estruturas metálicas altas ou usar blocos de acrílico para criar profundidade e pontos focais.

 

Stefanie Keeler Photography

 

9. Casa de fazenda moderna

Queridinho aqui no Lápis, o tema casamento rústico nunca vai ficar velho e fora de moda por que existem muitas variações para mantê-lo sempre moderno e contemporâneo.  Essa nova versão sobre o tema é sobre informalidade, amizade e compartilhamento em um ambiente descontraído.

Linhas limpas, clean e contrastes entre materiais são a chave do sucesso nesse tipo de decoração de casamento. Objetos com design moderno (como as cadeiras Ghost de acrílico) e arranjos florais mais conceituais adicionarão texturas interessantes em oposição às arquitetura rústica do espaço. O mesmo se aplica à festas ao ar livre onde a exuberância da natureza vai ganhar ainda mais destaque.

 

10. Biofilia (amor por plantas)

A nossa conexão com a natureza está mais forte do que nunca, como já falamos nos tópicos acima: ao ficarmos dentro de casa, começamos a olhar para as plantas com outros olhos. É um tal de dar busca de como fazer horta caseira, de como plantar suculentas e trocar mudinhas com amigos que não tem mais fim. Você sabia que incorporar a natureza em nosso meio ambiente é considerado uma forma de reduzir os níveis de estresse e pressão arterial, enquanto aumenta nosso bem-estar mental e criatividade?

A arquitetura biofílica está em alta: bio = natureza e philia = amor. A biofilia, aplicada na paisagem de espaços construídos ou mesmo em ambientes públicos, pode gerar uma sensação de acolhimento no usuário por meio da percepção olfativa, tátil, sonora e visual criando uma relação de pertencimento com o lugar.

Alinhada à tendência de maximizar a decoração (você leu lá atrás), a folhagem, além de uma maneira barata de criar belos arranjos decorativos, traz a natureza para os ambientes fechados. Já estamos vendo muitas paredes verdes como backdrop em decoração de casamento, né?

Com as plantas sendo o ponto focal da cor da sua decoração, o resto dela pode manter uma paleta de cores neutra. Adicionar instalações e objetos geométricos podem criar um contraste  interessante.

 

Ed & Aileen Photography

 

O que Vem por Aí nas Decorações de Casamento

Embora 2020 tenha atingido fortemente a indústria do casamento, as coisas vão melhorar em 2021 e nos anos seguintes. Muito tem se falado sobre a pandemia de COVID-19. Não é à toa que o nosso post sobre Coronavírus e o Casamento é um dos mais lidos do blog, e tem até um e-book para você baixar, bem recheadinho de informações, inspirações e dicas bem práticas. Mas a verdade é que em algum momento tudo isso vai acabar e a vida vai voltar ao novo normal.

Algumas coisas vão mudar, e isso vai influenciar o comportamento tanto dos noivos como dos convidados. O que vai mudar? Estamos falando de algo além das medidas novas de higiene que farão parte da nossa vida, e sim de tendências, novos formatos e novas ideias. Esse período de tempo que estivemos presos em nossas casas – incapazes de abraçar nossos entes queridos – terá um efeito profundo em como escolhemos comemorar. Isso vai refletir em novidades na decoração, lógico!

Isso porque estamos vendo dois caminhos claros emergindo desde ano: casais que sentem a necessidade de reduzir e se concentrar em um grupo íntimo de pessoas mais próximas e queridas, e casais cuja paixão por comemorar com todos os amigos e familiares irão criar festas nababescas.

Por causa disso as tendências de decoração de casamento que você vai ver são tanto para micro weddings íntimos e também para maxi-casamentos, onde tudo é pensado em grandes dimensões e extravagante. Outras mudanças em comportamento também poderão ser vistas influenciando a decoração de casamento, e pelo o que andamos observando, elas são completamente opostas- mini x maxi, cores fortes x cores neutras, explosão de arranjos x arranjos minimalistas, etc.

 

 

O retorno à tradição

A tradição será uma característica nítida nos casamentos de 2021. A escolha da igreja local de infância para a cerimônia, ou a escolha da casa de seus pais para celebrar o amor e todo o significado que esses locais trazem: usar as flores plantadas do jardim, objetos de decoração de casamento com história e iluminação aconchegante refletem o estado de espírito aconchegante e um sentimento de nostalgia super romântico.

 

Vibe mística

Os casais do século 21 não têm nenhum medo de criar suas próprias tradições e incorporar elementos espirituais em seus casamentos. Essa vibe carregada de espiritualidade combina todas as coisas na decoração de casamento: cristais, ervas aromáticas, filtro de sonhos, velas, mandalas, imagens de santos, orixás, anjos, arcanjos, deidades hindus, taças, talismãs e fontes.

 

Casa da avó

O moderno estilo dos Millenials inspirado na casa da vovó está influenciando muitas tendências divertidas e ousadas em casamentos. Elementos de decoração de casamento bem populares incluem toques ecléticos em móveis e objetos antigos, papel de parede floral descolado e uma mistura de estampas descombinadas. Os casais estão brincando com texturas e materiais diferentes, como madeira com detalhes metálicos, por exemplo: folhagens, galhos e flores pintados com spray para criar peças florais dramáticas. As combinações inesperadas de materiais como veludos, camurças e cetins adicionam cores ousadas e profundas na composição.

decoração de casamento com vibe mística
Lionheart Wedding

 

Ambientes imersivos

Projetar uma experiência para todos os sentidos vai ser uma dos conceitos mais procurados pelos noivos na decoração de casamento. Quer um exemplo do que já anda rolando? Sucesso em muitos feeds de Instagram, as cortinas ou casulos de fairy lights criam ambientes mágicos e inesquecíveis.

A tendência de criar momentos de imersão memoráveis ​​com instalações para deixar o ambiente e a aura do espaço vão inspirar os decoradores a fazer projetos fora da caixinha. Imagine muitas texturas diferentes para sentir, de sofás de veludo a arranjos florais de nuvens de mosquitinho pintados em cores diferentes. Esses ambientes envolventes podem ser qualquer nicho ou espaço, do altar ou à trilha de floresta encantada que leva da cerimônia para o local da festa, o importante é encantar a todos.

 

50 tons de todas as cores

Da a paleta tradicional de branco, blush e marfim até o verde hortelã, passando por cassis (um tom nem rosa nem roxo), amarelo num tom ocre suave e terroso e denim desbotado, vai valer tudo na decoração de casamento.

Os tons pastel são a grande aposta. Eles passam uma vibe de casamento serenos,  relaxados e mais íntimos. Pense em flores lilás, rosa antigo, amarelo e pêssego com um toque de cor como laranja ou coral, por exemplo. Para uma versão suave da tendência, use pastéis junto com branco minimalista.

Por outro lado, estamos vendo mais tons de amarelo amanteigado, ocres e mostarda surgindo em inspirações de decoração. O amarelo tem muitos tons maravilhosos na natureza. O mostarda, por exemplo, funciona bem com tecidos encorpados como veludo e cetim.

 

Flores do jardim

As flores serão mais sazonais e silvestres do que antes e seus arranjos mais naturais. Isso será um reflexo direto do isolamento social perto da natureza e a busca pelo ar livre.

As folhagens e galhos secos pintados com spray vão continuar em alta, adicionando textura e cores não naturais (pense em neon, tons pastéis foscos e metais) aos arranjos da decoração de casamento. Vamos começar a ver também pétalas tingidas em tie dye com um toque inesperado de cor ao mix de decoração.

Definitivamente, haverá uma abundância de flores e folhagens com um desejo real de trazer o exterior para dentro e ressignificar o espaço interno e externo: a ideia é trazer a natureza para dentro do salão: árvores, muita folhagem criando um clima de estufa ou meio de mata, para dar a sensação de que a recepção está acontecendo lá fora. Já falamos da biofilia e da explosão de mosquitinhos, suficiente para formar enormes buquês compactos em forma de nuvens, né?

 

Um montão de DIY

O tempo que as pessoas passaram em isolamento social foi usado, em grande parte, para aprender novas habilidades. A vontade de colocar em prática esse novo talento vai ser quase irresistível!

Como os orçamentos para o grande dia estarão mais apertados por causa da situação econômica mundial, os casais utilizarão as habilidades de amigos e familiares para tudo, desde a decoração de casamento e lembrancinhas até o bolo de casamento.

Phan Tien

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book Completo de Decoração + Checklist

Como se não bastasse esse conteúdo todo, criamos um material INCRÍVEL sobre decoração de casamento que será uma verdadeira luz na hora de decidir uma decoração para o seu casamento. No e-book abordamos muitos temas e tópicos para você virar uma expert na hora de organizar o grande dia, para que a decoração do seu casamento seja como você sempre sonhou.

São mais de 70 páginas de puro conteúdo e muita, mas MUITA inspiração! Demais, não é mesmo?

Quando o espaço de seu casamento é uma tela em branco, pode dar um pouco de nervoso pensar por onde começar e se você está esquecendo algo. São tantos elementos e detalhes de decoração de casamento diferentes – e tantas opções! -que resolvemos fazer um checklist completinho para ajudá-la a identificar todos os detalhes.

Essa listona tem tudo o que seu dia pode precisar, mas nada é obrigatório, tá? Ah, você pode colocar mais elementos ou tirar os que não são a sua cara! Ele vem junto com o e-book!

 


 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

 

Vale a pena ler

Absolutamente TUDO o que você precisa para planejar e organizar seu casamento
Planner do Nosso Casamento: o seu companheiro fiel na organização do grande dia
Vida financeira saudável depois do casamento l Planilha Financeira para download

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Anel de noivado ou alianças? Como vestir crianças de forma confortável 4 coisas para você evitar antes de casar 4 Dicas de decoração: casamento vintage 4 perguntas para se fazer antes de escolher o seu vestido de noiva 5 rituais de autocuidado para o dia a dia da noiva 4 dicas para não errar nas fotos do casamento Casamento no Jardim – 5 dicas super úteis Cronograma de cuidados da noiva Espaço para crianças no seu casamento: saiba como criar um