{Dicas Úteis} Destination Wedding: tudo o que você precisa saber

Repararam que, nos últimos anos, um dos estilos mais procurados pelos noivos é o Destination Wedding? Pensando nisso, resolvemos compartilhar com vocês dicas incríveis sobre o assunto. Quando chegar ao final do texto vocês vão querer pegar o vestido e colocar na mala!

Praia, campo, montanha, castelo…são inúmeras as opções de locais que podem se tornar o cenário do seu casamento. Com tantos lugares lindos espalhados pelo Brasil e mundo afora, não é difícil entender o motivo pelo qual o destination wedding tem se tornado cada vez mais popular neste universo de casamentos.

 

 

O que é o destination wedding?

Destination Wedding é um tipo de casamento em que os noivos escolhem se deslocar de sua cidade de origem para celebrar o casamento em alguma outra cidade ou até em outro país. Alguns exemplos incluem a escolha de uma fazenda no campo, praia próxima ou uma cidadezinha charmosa e histórica em outro país. Nem precisa dizer que nós amamos a ideia do destination wedding e tudo o que representa, né?

O leque de possibilidades é enorme! Pode-se optar por casamentos em praias– que podem ser brasileiras ou não-, fazendas históricas, hotéis ou pousadas antigas, castelos, vinícolas, resorts, desertos, um restaurante charmoso, enfim, são muitas opções mesmo! O mundo é enorme! Essa é uma chance que o casal tem de sair fora da caixinha e escolher um destino que tenha a ver com a história e personalidade deles, ou que sempre quiseram conhecer. Além disso, o casamento não durará apenas 8 ou 10 horas, mas sim alguns dias! Dando início logo no começo da viagem e finalizando quando os convidados estão de volta. Isso pode ser entre dois a sete dias em média. Que delicia, né?

Com certeza é um tipo de casamento totalmente diferente do que seus convidados estão acostumados a ir, sem contar que todos esses dias e momentos preciosos vão ficar na memoria para sempre.

Veja aqui os Destination Weddings mais deslumbrantes que já passaram pelo Lápis e inspire-se!

 

 

 

O Destination Wedding é para Mim?

Existem alguns pontos decisivos que vão influenciar sua escolha na hora de decidir qual é estilo de casamento perfeito para vocês.

1) O Número de Convidados

Sabemos que quando escolhemos um destinaton wedding a primeira coisa que acaba sofrendo alteração, com relação a um casamento normal, é a lista de convidados. O casal terá uma lista menor, mais selecionada e íntima.

2) O orçamento

O custo, evidentemente, faz parte deste processo decisório e vai impactar os convidados também. Olha, dependendo da escolha, o valor de um casamento para 200 convidados é o mesmo de um destination wedding para 30 pessoas. A grande diferença é que vocês vão proporcionar uma experiência única e exclusiva a todos.

Se o destination wedding acontecer no interior, por exemplo, o custo pode ser até menor que um casamento na capital, sem contar, novamente, a oportunidade de levar seus convidados para conhecerem lugares novos, históricos e lindos.

Os noivos têm que pensar nos hotéis, voos e até mesmo nas visitas que farão ao destino durante a organização. Em cada país, há itens que custam mais caro que em outros. Por isso é importante conversar com profissionais, fazer orçamentos e verificar valores para passagens, hospedagem, translado, transporte e alimentação.

Além do custo do casamento em si, é preciso incluir no budget o custo por convidado. É uma questão muito pessoal, que varia de casal para casal de acordo com as condições dos convidados- e também dos noivos- e a acaba sendo uma das maiores dúvidas sobre o destination wedding. Na verdade, não existe uma regra fixa e sim varias opções:

1 – Os noivos arcam com os gastos gerais do casamento: inclui, além do casamento em si, o translado e hospedagem dos convidados. Um fator que pode ajudar na decisão é quando os noivos conseguem formar um pacote no hotel, assim englobam em um único custo o casamento e a hospedagem para um determinado número de convidados.

2 – Os convidados pagam translado e hospedagem: quando os noivos enviam o Save the date antecipado, os convidados podem se programar com antecedência pesquisando melhores preços para passagens aéreas e hospedagem. Quando muitos convidados se hospedam no mesmo hotel a chance de conseguir um desconto é maior, além de facilitar o deslocamento para o casamento.

Se o destination wedding for dentro do território brasileiro, é costume dos noivos arcarem com o custo de passagem e hospedagem dos convidados. Mas como dissemos antes, não é uma regra fixa. Nada que uma conversa franca e aberta com os convidados não resolva. Uma das opções para que os familiares e amigos possam ir celebrar o amor junto com vocês é abrir mão da lista de presentes, assim os custos baixam para os convidados.

3) Culturas Diferentes e Novas Experiências

Se você escolheu se casar fora do país, é importante ter em mente que há diferenças nos costumes, tradições, profissionais, formas de conduzir o negócio, horários e condições climáticas. Muitas coisas podem ser diferentes do que você está esperando ou sonhando. Um exemplo seria, por exemplo, na exuberância dos arranjos de flores: na Europa flores são bastante caras, por isso sempre vemos inspirações estrangeiras com arranjos mais singelos.

 

Foto: EP Love

Passo a Passo para organizar um Destination Wedding Inesquecível

Planejar qualquer casamento vai tomar bastante tempo da rotina dos noivos. São muitos detalhes, muitos fornecedores a escolher, muitos desejos e sonhos a realizar. Com um destination wedding não é diferente.

 

Escolher o Local

Onde você se imagina dizendo SIM? Em uma cidade cosmopolita, na praia, no campo? Em que país? Pesquise! O Instagram, o Pinterest, a internet inteira está ai para isso. Se informe ao máximo, veja muitas fotos e leia bastante sobre o local onde você sonha fazer o seu casamento.

 

Definir uma Data

Dependendo de onde é o local escolhido, esse é um passo precisa ser resolvido o quanto antes. Para se ter uma ideia, num casamento tradicional recomenda-se pelo menos um ano de antecedência, então para um casamento fora da sua cidade, é melhor calcular pelo menos um ano e meio a dois anos de antecedência.

Se o destination wedding dos seus sonhos é no Brasil, fica mais fácil de considerar as estações do ano, a cultura e os meses de pico na hora de escolher.

Dica do Lápis: se vocês escolheram celebrar seu amor em alguma praia brasileira, nós contamos quais são os melhores meses, horários e quais são as praias queridinhas em todas as regiões neste post completão aqui. Se a escolha foi um casamento no campo não tem problema, dividimos essa mesma informação nesse post aqui, bem completinho.

Agora, se o lugar encantado for fora do país, é preciso levar em consideração vários fatores como as estações do ano- neve, tempestade, calor intenso e até furacão-, o calendário de feriados para saber se vocês não escolheram alguma data comemorativa, feriado ou festividades que pode atrapalhar os planos, tempo para resolver o lado burocrático todo e a disponibilidade dos convidados para celebrar junto com vocês.

 

Enviar o Save the Date

Com a data e destino em mãos, o Save the Date deve ser enviado imediatamente: Isso por que os convidados precisam se programar, pedir férias no trabalho e organizar a viagem caso tenham que ver passagem e hospedagem por conta própria. Vamos falar dele um pouco mais adiante.

 

Contratar uma Assessoria do Local

Ter um anjo da guarda para te ajudar não é nenhuma obrigatoriedade, mas se você vai programar todo o seu casamento à distância, a ajuda desse profissional vai ser imprescindível. A assessoria vai indicar os fornecedores mais adequados da região, cuidar dos detalhes e ser seus olhos durante a organização, inclusive fazendo as viagens necessárias para o local para cuidar do que for preciso.  Como ele/a estará com você durante essa jornada, é fundamental que role empatia e facilidade de comunicação entre vocês, então converse muito antes de escolher, mesmo que seja por vídeo conferência. Se o destination wedding acontecer fora do Brasil, escolha uma assessoria ou wedding planner especializada e que seja local.

Se for possível, visite a região pelo menos uma vez antes do casamento. Esta visita será fundamental para agendar algumas reuniões para escolher buffet, decoração e alguns fornecedores que uma conversa pessoal se faz necessária. Os fornecedores que você pode escolher à distância, deixe para depois.

 

Cuidar dos Detalhes da Burocracia

Atualizar passaporte e obrigatoriedade de visto, vacinação adequada, saber as regras para as bagagens são alguns itens para se preocupar. Outro ponto importante é sobre o casamento civil: existem duas opções para os noivos nesse caso, casar no civil na cidade natal antes de viajar ou se casar lá no local escolhido.

Dica do Lápis: Você sabia que no nosso guia completaço de casamento civil falamos bastante sobre o assunto quando se trata de destination wedding nacional e internacional? Falamos dos documentos e tramites necessários, transferências, casamento no consulado, e muito mais! Passa lá para dar uma lida e se informar. 

 

Chegada dos Noivos

Geralmente, os convidados chegam com dois ou três dias de antecedência da data da cerimônia, no mínimo. O mais indicado é que os noivos desembarquem com pelo menos três dias de antecedência para resolver alguma pendência e acompanhar os preparativos do casamento.

 

Foto: Everbay Co.

 

Destination Wedding: os Prós e Contras

Como todo tipo e estilo de casamento, o destination wedding tem seus prós e contras. Antes de renovar o passaporte, considere:

 

Prós:

  1. Redução da lista de convidados–os noivos têm a opção de convidar somentequem faz parte da história deles, o que permite criar um clima intimista e bastante romântico. A grande maioria dos destination weddings também se encaixam na categoria de mini weddings ou de elopement wedding, que tem uma lista com, no máximo, 10 pessoas.
  2.  Cenário paradisíaco– seja lá qual for o destino escolhido, o cenário com certeza será de cair o queixo, seja pela natureza exuberante- na praia, no campo, na montanha ou floresta-, ou pela arquitetura histórica- vinícolas, castelos, fazendas e cidades;
  3.  Interação– Passar mais tempo junto aos amigos e familiares. Os convidados têm a oportunidade de conviver uns com os outros, por mais tempo do que simplesmente o horário de duração da festa em uma viagem;
  4.  Atividades extras– Num destination wedding os noivos têm que organizar algumas atividades para os convidados, como refeições juntos e atividades de lazer, capazes de ampliar os momentos de união entre as famílias e os amigos.
  5.  Usar fornecedores e produtos locais– Usar fornecedores, produtos e ingredientes locais e sazonais proporciona aos convidados uma autêntica experiência local. Por exemplo, para um casamento em Minas Gerais, você pode optar por um cardápio que inclui uma seleção de queijos canastra, reinterpretar um leitão à pururuca ou vaca atolada e fazer uma ilha de doces típicos da região. A mesma coisa para lembrancinhas de casamento, por exemplo. Quando na Toscana, dê frascos de azeite de para os convidados. Quanto mais regional, mais interessante!

 

Foto: Shari + Mike

 

Contras:

  1. Algumas presenças queridas não poderão celebrar com vocês– Nem todos os convidados terão disponibilidade ou estrutura física (os mais velhos, por exemplo) para viajar e, por isso, você terá que abrir mão da presença de algumas pessoas importantes na sua vida;
  2. Conversão de valoresÉ preciso lembrar que, para destinos internacionais, o budget deverá ser convertido em moeda local e adaptado para os valores dos produtos e serviços do destino escolhido. Os noivos podem ter separado em sua planilha de planejamento financeiro para casamento um valor X em Reais para o bolo de casamento, por exemplo. Acontece que a média local de preços para bolos no destino escolhido é de XXX em Reais depois da conversão da moeda.Isso por que, lá fora, ela não tem a importância que tem aqui e não tem um grande destaque na decoração.
  3. Levar algumas equipes do Brasil com você– Vocês vão precisar levar alguns profissionais se fizerem questão que alguns itens sejam exatamente como sonhou. Lembre-se que você terá que pagar, além do valor cobrado por eles para o trabalho contratado,os custos com passagens, translado entre aeroporto e hotel, hospedagem, alimentação e transporte das equipes. Não deixe de colocar estes custos na planilha. Claro que dá para usar somente fornecedores locais se essa for a escolha dos noivos, mas para que tudo saia conforme o planejado, é imprescindível ter uma assessoria brasileira que possa entender o que se passa em sua cabeça e quais são seus desejos, como já comentamos antes. Para evitar surpresas desagradáveis, essa assessoria precisa ser especializada em destination weddings.
  4. Visitar o local pelo menos uma vez– Estar na cidade e fazer uma visita técnica pelo menos uma vez é fundamental. Essa visita será importante para fazer a decisão final. Pesquise e visite os lugares selecionados, e agende datas em que o espaço esteja sendo montado para outros eventos. A assessoria poderá comentar sobre as vantagens e desvantagens do local em vista, além de evitar que paguem mais caro pela locação. Os custos dessa viagem, dentro do território nacional ou internacional, também deveram ser colocados na planilha de gastos.
  5. Pesquisas e informações extras para os convidados-Os convidados vão precisar de algumas informações básicas para poder navegar no destino escolhido nas horas livres. Para isso, é bacana oferecer um caderninho com todo tipo de pesquisa para coisas que eles podem precisar: pontos turísticos da cidade, hotéis, salões de beleza, serviços de locomoção, hospitais, farmácias, restaurantes, bares, aeroporto, etc. Solicite orçamentos por e-mail, sugestões acerca do custo na cidade. Os preços variam muito de lugar para lugar. Isso vai consumir bastante tempo do seu dia-a-dia.

 

Foto: Lindsey Boluyt Photography

 

A carinha dos Noivos

Um destination wedding vai conseguir manter a questão do casamento personalizado, com o estilo que os noivos sempre sonharam? A resposta é SIM! A única coisa que seria diferente é a questão da logística disso tudo. É tudo uma questão de organização e planejamento das coisas, do que vai ser contratado localmente e do que vai ser levado. É preciso ser mais atenciosos com tudo que estão levando e tudo que trarão de volta para devolução, sem esquecer de manter esse controle no nosso checklist de casamento nessa hora, pois confiar na memória é muito arriscado.

 

From the Daisies

 

Destinos Lindos para Destination Wedding no Brasil

O que nao falta nesse país abençoado é lugar deslumbrante para dizer SIM!

Fernando de Noronha – RN

Casamento na praia + lua de mel= Fernando de Noronha!

O arquipélago reserva lugares que atendem ao estilo de cada casamento com muita personalidade e estrutura para realização desse sonho. Aquele casamento pé de areia com o pôr-do-sol é possível nesse lugar bem buscado pelos turistas ao longo por sua beleza natural e toda tranquilidade ao seu dispor.

Veja aqui os casamentos mais deslumbrantes em Fernando de Noronha que já passaram pelo Lápis

São Miguel dos Milagres – AL

O vilarejo reserva um verdadeiro paraíso para quem deseja usufruir do melhor da natureza. Com piscinas naturais, águas cristalinas, tranquilidade e uma vontade imensa de não ir mais embora, já que esse refúgio da correria do dia a dia fica distante dos pontos mais procurados pelos turistas, o que aumenta ainda mais a vontade de realizar um wedding ali. É possível encontrar ótimas opções de restaurantes e hospedagem para aproveitar os dias de festa que os apaixonados e seus convidados.

Jericoacoara – CE

Ao ver as imagens de Jericoacoara já nos bate uma vontade enorme de pegar as malas e ir pra lá! Afinal, há 300 km da capital Fortaleza, esse lugar singelo proporciona uma experiência inesquecível com suas belezas naturais. Uma mistura linda de praias, dunas, mar, lagoas e histórias de quem vive na região cria o cenário ideal para o grande dia. Sem contar, que a hospedagem agrada todos os estilos, dos mais luxuosos hotéis até as pousadas mais intimistas.

Florianópolis – SC

A região Sul também tem suas belezas. Florianópolis é um lugar que enche os olhos dos turistas com suas belas praias que parecem verdadeiras pinturas e não poderia ficar de fora da lista de destination wedding. Com cerca de 42 praias, existe uma para cada tipo de evento, dos grandes casamentos em locais mais luxuosos aos mais modestos que reservam o seu charme.

Nova Petrópolis – RS

A tarefa mais complicada para os noivos será escolher o lugar para o enlace. Cada cantinho dessa cidade pequena reserva jardins lindíssimos, paisagens naturais que dá vontade de emoldurar em um quadro de tamanha perfeição. Mesmo pequena, a cidade oferece excelentes opções de hospedagem e comodidade para que os noivos e convidados possam aproveitar o melhor desse dia sem preocupação.

Gramado – RS

Situada na Serra Gaúcha, Gramado oferece absolutamente tudo o que um casal precisa para o grande dia. Isso sem nos esquecermos que a cidade é conhecida por sua gastronomia singular, vistas de tirar o fôlego e hospedagem para todos possam desfrutar de um dia incrível com tudo que os noivos merecem para marcar a nova história que comece.

Vale dos Vinhedos-RS

“Toscana brasileira” é como alguns chamam o Vale dos Vinhedos pela semelhança com a região italiana. Lindo, acolhedor e de uma beleza ímpar, o Vale vem sendo bem disputados entre os casais que sonham com um destination weeding rodeado por parreiras, vinícolas e uma gastronomia que aguça o paladar.

 

 

Santo Antônio do Pinhal – SP

Na região metropolitana do Vale do Paraíba, reserva para os apaixonados um clima ameno e com uma natureza exuberante ao redor, sendo esse o grande atrativo para os noivos que querem ter seu enlace firmado em meio a tranquilidade para celebrar o amor e alegria. E para acomodar muito bem os convidados, as cidade fica há 15 minutos de Campos do Jordão e também apresenta opções no centro da cidade ou um pouco mais afastado.

Campos do Jordão – SP

Quando o inverno chega, muitos correm para Campos do Jordão e aproveitar as atrações que a cidade dispõe durante essa estação. Porém, além de ser um destino para lua de mel, conquistou o coração dos apaixonados que não dispensam o jeitinho colonial que a cidade tem para ser o cenário do seu grande dia. E por ser um ponto turístico, proporciona acomodações para todos os estilos, assim como espaço para a realização de um casamento.

Dizer SIM em Campos do Jordão é um sonho! Veja aqui quem á realizou seu.

Ilhabela-SP

O barulhinho do mar é irresistível, né? Ainda mais em Ilhabela que apresenta uma estrutura para um destination weeding memorável com tudo que o casal sonhar. Hotéis aconchegantes e charmosos, uma vista privilegiada para a imensidão azul e ainda um pôr-do-sol difícil de não querer ter um registro nesse dia inesquecível.

Ahhh, Ilhabela, sua linda! Veja aqui os casamentos mais inesquecíveis que aconteceram lá.

Visconde de Mauá – RJ

Pequenina, porém apaixonante! Visconde de Mauá, está quase ali na divisa entre Rio de janeiro e Minas Gerais, com seu clima romântico e com a natureza ao redor é inevitável não se encantar com as belezas da cidade. Os noivos que gostam de se aventurar, podem aproveitar as trilhas e cachoeiras para viver dias e experiências incríveis. Sem contar, que Visconde de Mauá reserva pousadas e hotéis para que todos possam descansar sem nenhum tipo de preocupação.

Paraty-RJ

A simplicidade do local, as ruas de paralelepípedos, as capelas que guardam histórias de Paraty envolvem a todos passam por ali. O clima, a paisagem e a arquitetura da cidade tudo isso em um só lugar, com estrutura para acomodar os convidados em suas pousadas e hotéis preparados para receber os pombinhos!

Itacaré – BA

Mar azulão – check; Cachoeiras- check; passeios diferentes para aproveitar o destino- check. Esse lugar perfeito é Itacaré, uma cidade pequena no litoral baiano que preserva sua beleza natural. A região oferece pousadas e hotéis que podem facilmente se tornar o cenário para o casamento, já que oferecem estrutura para esse tipo de evento. Os convidados que quiserem estender um pouco os dias por lá, podem realizar um passeio de trilha, observar as baleias ou renovar as energias em um banho de cachoeira.

Lençóis, Chapada Diamantina – BA

Com infraestrutura hoteleira, a simpática capital turística da Chapada Diamantina reserva um ambiente aconchegante para a realização de um destination wedding.  Com ruas coloniais e casas do século 19 tem atraído casais que desejam uma cerimônia alternativa e cheia de personalidade. A gastronomia da cidade promete surpreender os paladares mais exigentes.

Trancoso – BA

Trancoso é um destino que faz parte de Porto Seguro que desperta o interesse dos casais que estão à procura de sombra e água fresca. O destaque da cidade é o famoso “O Quadrado” que é uma ampla praça que fica localizada no centro do vilarejo, com casinhas coloridas, lojas, restaurantes e capelas que podem ser o cenário para o casamento. E há uma igrejinha branca, bem antiga, que quem passa já se imagina casando nela por ter um charme todo especial.

Tiradentes – MG

Cidade histórica, Tiradentes é uma ótima opção pra quem deseja um destination wedding encantador com a natureza ao redor proporcionando um clima romântico e envolvente para os noivos e convidados. Sem contar a arquitetura que é um show!

A região oferece hotéis, pousadas e passeios para quem quer saber um pouco mais sobre a história local.

Matozinhos (Fazenda Jagoara Velha)- MG

DES-LUM-BRAN-TE! As ruínas da fazenda encanta os noivos que buscam um lugar repleto de histórias e significado para o grande dia. Formosa, a Jagoara é de tirar o fôlego com a vegetação que se misturam com delicadeza da natureza. Ainda conta com estrutura onde os noivos podem se preparar para o “sim, eu aceito”. E todos podem se hospedar nos hotéis da região.

 

Juliana Kneipp

 

Destinos Lindos para Destination Wedding no Exterior

O mundo é uma ostra, hora de fazer as malas e dizer SIM no destino dos seus sonhos!

Aspen,Colorado

Conhecida por suas pistas de esqui, Aspen pode ser o cenário magnífico para um casamento com paisagens montanhosas. O mais belo dessa região é o colorido que difere a cada estação do ano, o que torna tudo ainda mais encantador e único. E se você já está arrumando as malas para se casar nesse destino, Aspen Mountain Wedding Deck, proporciona uma experiência única já que o casamento pode ser realizado a uma altura de 3.400 metros, que compensa com a paisagem que o espera lá no alto.

Las Vegas,Nevada

Conhecida mundialmente pelos cassinos e as noites de badalação, Las Vegas também tem espaço para quem deseja casar em uma das capelas famosas por trazer cover de celebridades, como Elvis Presley, para que os noivos possam ter a oportunidade de um casamento bem diferente. Com o número grande de turistas que vistam Vegas ao longo do ano é bem grande, hospedagem não faltam para todos os estilo. Viva Las Vegas!!!

Napa e Sonoma Valleys, California

Gostam de apreciar um bom vinho? Em Napa Valley e Sonoma Valley há excelentes opções para degustar da bebida dos deuses e bons restaurantes com uma gastronomia impecável. E para a cerimônia, já dá para imaginar que as vinícolas podem ser o cenário perfeito para o enlace com toda a atmosfera que elas possuem e uma vista deslumbrante.

Palm Springs, California

Paisagem de deserto-check; sol durante o ano todo-check;diversão-check; piscinas-check. Essa é Palm Springs, uma cidade ao no sul da Califórnia, famosa pelas águas termais, hotéis jeitosos, campos de golfe e pelos spas. Sem contar que  é uma ´[ótima escolha para quem deseja um cerimônia mais íntimas com o pôr-do-sol como testemunha do casamento.

Joshua Tree National Park, Califórnia

Praia ou colinas? Resposta: Deserto! Sim, Califórnia é um destino espetacular com suas paisagens e praias vistas em diversos filmes por aí e também é bem procurada para lua de mel.

Porém, no Deserto da Califórnia, especificamente no Joshua Tree National Park o wedding ganha um significado diferente em meio as famosas iúcas gigantes, se assemelham aos cactos enormes, somados a beleza ímpar do lugar que vem conquistando os noivos por ser algo totalmente fora do tradicional. O melhor é que mesmo em meio a um deserto, há inúmeros hotéis para se hospedar.

 

 

 Costa Amalfitana

E se estava pensando que acabou a seleção de lugares que nos tiram o fôlego, ainda tem mais! A Costa Amalfitana apresentada cidades à beira-mar que são verdadeiros cartões- postais para quem sonha com um destination wedding, com uma vista que ficará difícil descrever para as pessoas. Entre as cidades mais buscadas estão: Positano, Amalfi e Ravello cada uma com o seu estilo que pode agradar e personalidade dos noivos.

Toscana

Toscana com seu amor+ amigos + familiares é a matemática exata para um dia mais incrível. A região central da Itália tem sua magia que encanta os apaixonados com sua paisagem romântica e os famosos campos de girassóis. Além disso, a região tem algo que completa o dia mais especial, pode ser o pôr-do-sol, o clima da primavera ou outono, os hotéis com sua arquitetura esplendia ou soma de tudo isso que torna esse destino um sonho para muitos casais. Há opções de hotéis mais rebuscados ou pequenos vilarejos, todos com muito charme e requinte para um casamento inesquecível.

Sicília

Sicília é uma terra de vulcões! A maior ilha do Mediterrâneo guarda lugares que se tornam mágicos com a presença do casal para a cerimônia. Em Sicília a paisagem simplesmente nos tira o ar, nos faz apenas parar a apreciar o ambiente. Para os pombinhos que querem aproveitar os dias ali para conhecer um pouco da história, não deixe de ir os diversos sítios arqueológicos como os templos de Agrigento, Siracusa e Selinunte.

Portugal

Sua variedade magnifica de paisagens tornam esse país, que tem as fronteiras mais antigas da Europa, o destino tentador para um destatination wedding. Com um patrimônio cultural peculiar, mistura da modernidade com tradição é tão perfeita que deixa um clima todo especial para um enlace. Há palácios e castelos espalhados pelo país, cada um deles com sua história e sua bela estrutura portuguesa que podemos imaginar inúmeras fotos ali. Outra opção as florestas em Sintra, cascatas no Gerês e bosques verdes no Bus.

Espanha

Madri, capital da Espanha, tem um vida cultural vibrante. Com belos parques, praças e monumentos espalhados por toda a cidade, fica impossível não imagina, você e o amor da sua vida, caminhando por um desses lugares!

Não só a capital é bela, a Espanha como um todo apresenta uma beleza ímpar, por sua arquitetura, e os pintores e artistas que deixam seu talento registrado em cada construção. Isso torna o casamento ainda mais especial com tanta delicadeza envolvida com suas esculturas. E não se preocupe com a hospedagem, pois o país em cada cidade que escolher ficar terá uma aconchegante cama te esperando para descansar e uma gastronomia que agrada até mesmo os mais exigentes paladares.

 

Juliana Kneipp

 

Fiji

As Ilhas Fiji são de enlouquecer! Este arquipélago tem duas ilhas principais, Viti Levu e Vanua Levu, e não só os banhistas ficam encantados, os noivos também. Cheias de recifes de corais, praias com areias branquinhas é o cenário perfeito para um casamento romântico e intimista. Mesmo essas sendo as duas principais, Fiji tem outras ilhas ao redor com uma vista deslumbrante para a costa. Se está pensando nesse lugar para destination wedding se prepara para a difícil tarefa de escolher um cenário ideal para a cerimônia, pois um é mais lindo que o outro.

 México

Arriba! Arriba! Se vocês decidirem celebrar o enlace nesse destino, não vão se arrepender! México apresenta inúmeras opções de hotéis e resorts que se encaixam no perfil de cada casal. Dos que buscam algo mais intimista ao mais luxuosos, tudo com paisagens lindíssimas que mostram sua imponência com um pôr-do-sol majestoso, pé na areia com o barulhinho do mar como melodia perfeita para o “Sí, acepto!”. Sem contar cores, músicas e muita animação não vai faltar!

Riviera Maya

Um sonho! Rivieira Maya é um destino completo para os casais que querem excelente hotéis para se hospedar, com praias que traduz a sensação de estar no paraíso. Rivieira Maya apresenta hotéis com sistemas all inclusive (tudo incluso)  e muitos estrutura para receber eventos como casamentos.

Costa Rica

Apaixonados pelo clima tropical, acabam de encontrar mais um lugar excelente para isso: Costa Rica!

Com diversos resorts com infraestrutura para casamentos, esse país tem tudo que os noivos precisam para um destination wedding pé na areia. Além disso, apresenta belezas naturais, pois a região é dona de 5% da biodiversidade do planeta, o que torna o destino ainda mais tentador para estender um pouco mais a estadia e aproveitar a lua de mel lá mesmo.

Croácia

E se você pensa que a Croácia não tem nada de interessante, está plenamente enganado! Com 1185 ilhas espalhadas ao longo do seu território, o clima ameno é convidativo para uma cerimônia com águas cristalinas como testemunha do enlace. Depois, para dias de tranquilidade junto ao amor da sua vida para descansar e aproveitar as belezas de Zagreb, a capital do país, que oferece atividades ao ar livre e parques.

Grécia

Dona de uma beleza ímpar, Grécia uma lugar que (sério!) não tem como saber qual será o local para a cerimônia. Em Santorini, criada a partir de uma erupção vulcânica, à beira do mar Egeu os apaixonados podem apreciar a imensidão azul. Já em Andromeda Villas o mar e o céu se misturam, fica complicado saber onde um começa e o outro termina. Em Santo Winery é um local que possui uma vista panorâmica da ilha, localizado na área da aldeia de Pygros, chama a atenção dos casais para realizar um destination wedding memorável.

 

All Bliss Photography

 

Austrália

A terra dos cangurus apresenta lugares de nos fazem querer mudar pra lá nesse instante. Austrália é um país encantador que torna o destination wedding belíssimo com as praias de águas cristalinas, paisagens deslumbrantes. Há opções de hotéis que realizam casamento é de areia ou mais ao ar livre, tudo para que os noivos possam ter um casamento dos sonhos.

Deserto do Atacama

Considerado o mais alto e seco do mundo, o Deserto do Atacama é uma alternativa para os casais que querem embarcar em uma aventura por esse lugar que reserva belas fotos. A aventura começa em San Pedro de Atacama, que recebe milhares viajantes, cidade pequena quase cenográfica com ruas de terra e construções simples, a cidade já é um convite para o Deserto.

Marrocos

A beleza peculiar do Marrocos tem conquistados turistas e noivos que almejam por um casamento que inspira exuberância. Entre a paisagem do deserto e o coloridos das medinas, está a cidade de Marrakesh, famosa por seus hotéis, spas e resorts de luxo. Ela é bem procurada para lua de mel, mas nada impede que o casamento seja realizado nela e depois os recém-casados desfrutem de dias de descanso depois de meses de organização. 

República Dominicana

Segundo maior país do Caribe, Republica Dominicana tem uma localização privilegiada, entre o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe, já consegue imaginar como são as praias?

Águas cristalinas que nos convidada de imediato a dar um mergulho e começar aproveitar o melhor do lugar. Ops! Mas antes, tem a cerimônia que pode ser realizada com vista para o mar ou em hotéis como Punta Cana que oferece tudo o que os noivos precisam para o destination weddingou lua de mel.

Irlanda

Irlanda pode ser uma ótima escolha para os casais que estão à procura de um lugar histórico, que deixa evidente isso por meio da sua arquitetura. Os apaixonados podem, escolher entre os castelos, construções imponentes que são criam uma cenografia linda para fotos e também para o “Sim”, como o campo e toda seu ar de liberdade que ele traz. Tanto um como o outro, será perfeito para o destination weeding.

Tailândia

Um lugar perfeito para um destination weedingmais intimista e com paisagens tão incríveis que fica difícil escolher onde será realizado a cerimônia. O lugar atende aos mais diversos estilos de casais, dos mais tranquilos aos que estão dispostos a se aventurar em meio as trilhas espalhadas. Os hotéis apresentam conforto para que depois os pombinhos possam passar a lua de mel com todo aconchego, como se estive em sua casa.

Bali

Bali é aquele destino que surpreende por ter mar, sol, praias com o clima de romantismo no ar tudo em só lugar. Essa ilha na Indonésia é repleta de florestas tornam um lugar ainda mais encantador por toda a tranquilidade que ele oferece. Sem contar que é conhecida por seus retiros de ioga e meditação. Bali é um destino onde a espiritualidade que envolve toda cidade e ganha os olhares atentos dos casais que querem um casamento com essa atmosfera.

Riviera Francesa

A Riveira Francesa é conhecida como “Côte d’Azur” ou Costa Azul, com cidades charmosas no litoral europeu, onde o glamour e paisagens de tirar o fôlego se encontraram. Destino favorito entre as celebridades do cinema, a Rivieira Francesa apresenta opções de cidades que são verdadeiros pinturas desenhadas com tanta delicadeza, como a Nice cercada por praias de águas cristalinas maravilhosas para os casais que querem um pouco de tranquilidade. Já Cannes, bem conhecido pelo festivais de cinema de fama mundial, é uma alternativa para quem não perde um cineminha, vale a pena um dia de passeio por lá para conhecer os pontos turísticos e também as ruas cheias de lojas para comprar as lembrancinhas da viagem.

 

Ann-Kathrin Koch Photography

 

Alguns Cuidados com um Destination Wedding

Assim como qualquer casamento, sempre é bom ter cuidado com algumas escolhas e decisões. Com um destination wedding não é diferente.

 

A Acomodação dos Convidados

A acomodação dos convidados é uma preocupação dos noivos. O ideal é procurar as melhores opções em custo-benefício e deixar, pelo menos, duas ou três opções de hotéis para os convidados decidirem o que fica melhor para eles, se os noivos não estão arcando com os custos.

É importante lembrar que, para facilitar na organização, essas opções estejam próximas ao local do evento ou tenham bastante facilidade de transporte. É interessante se informar sobre descontos nas tarifas para grupos se acharem uma opção que agrada bastante, assim, é possível acomodar todos os convidados no mesmo local.

Considere as Facilidades de Viagem

Na hora de viajar para o destino escolhido, considere o conforto e facilidade dos convidados. Escolha um lugar de fácil acesso e com transporte abundante.

Outro problema de lugares com acessos muito restritos, como ilhas que não aceitam a presença de carros ou lugares com várias etapas até chegar – avião, depois barco e ônibus, por exemplo-, pois este tipo de lugar pode encarecer o serviço de alguns fornecedores, que terão um deslocamento bem mais difícil.

As Questões com o Idioma

Se os noivos não falam a língua do local, o idioma pode ser um problema na hora de coisas importantes se perderem nas traduções. Conte com a ajuda de um bom profissional se for o caso. Ele precisa entender a cultura do país de origem dos noivos, afinal é importante ter alguém em que o casal possa confiar, que entende seus costumes e cultura e que os apoiará em cada passo do processo. 

Vai fechar um “Pacotão”?

Contratar um sistema all inclusivede casamento com um hotel ou um resort pode ser bem prático e sair até mais barato – mas nem sempre é o ideal para quem quer viver uma experiência personalizada e com significado. Isso por que os wedding plannersdo espaço fazem os eventos sempre iguais e com os mesmos profissionais, naquele sistema Control C- Control Vque a gente conhece bem.

O que Pode ir na Mala

O vestido, véu, grinalda, acessórios e sapatos, assim como o terno, alianças e porta-alianças devem ir como bagagem de mão para evitar extravio de bagagem. O resto depende dos noivos, mas nada que ultrapasse o limite de peso do voo e as proibições de cada país (alimentos, bebidas, animais, etc.).

Chorinho no Tempo Combinado

Os fornecedores de fora do país irão fazer apenas o que foi acordado no contrato. Se o casamento foi estipulado para durar quatro horas, por exemplo, ele ficará apenas este tempo no local. Não terá uma esticadinha do horário, algo muito comum no Brasil, portanto os horários devem ser observados para que tudo saia em harmonia no dia.

Quanto custa casara na praia? Clique aqui para saber!

 

Priscila Valentina Photography

 

Convites para Destination Wedding

Na hora de pensar sobre a papelaria e o convite de casamento para o seu destination wedding, você perceberá rapidamente que há muita informação para transmitir aos amigos e familiares. Elas vão além de hora e local, mas também quando, onde e como reservar e garantir sua viagem. Os eventos pré e pós casamento devem estar incluídos também na sua redação do convite. Ou, no mínimo, no site de casamento dos noivos.

Antes de mais nada, é preciso avisar com antecedência seus convidados, ou seja, enviar um comunicado, aviso. É o famoso Save the Date. No caso de um destination wedding o aviso não é apenas importante, é primordial, já que é necessário um prazo maior para que o convidado se organize para a viagem.

Mantenha o convite simples e especial, com ou sem o tema de viagem. Existem muitos outros temas, como praia, florestas ou centros cosmopolitas. Dá só uma olhadinha nas nossas inspirações da pastinha do Pinterest sobre esse assunto, você vai se encantar!

Entregue com antecedência. Para um destination wedding, é necessário entregar o convite com todos os detalhes, de 4 a 6 meses de antecedência. Se a viagem for internacional, quanto mais cedo você puder passar todas as informações para os convidados, melhor.

Por fim, indicar qual o prazo máximo e onde o convidado deverá confirmar a sua presença.

Dica do Lápis: Para o convidado de um destination wedding, esse casamento demanda gastos significativos. Então, é necessário deixar bem claro que a presença dele no grande dia, já é o presente do casal. Caso os noivos arquem com alguma despesa da viagem (hospedagem ou passagens, por exemplo), na entrega do convite é preciso que essa informação fique clara.

Clique aqui para ver 12 SUPER tendências para convite de casamento em 2020.

 

 

Welcome Bags para Destination Wedding

As Welcome Bags, como são chamadas as sacolas de boas vindas, são um mimo carinhoso da parte dos noivos para seus convidados. Elas normalmente já estão no quarto do hotel na hora em que o convidado faz o check-in.

Mas o que tem dentro dessas tão faladas sacolas personalizadas de boas vindas? Tem o que os noivos quiserem colocar, mas sempre com itens que tem a cara da cidade. Coisinhas que não podem faltar são: um mapa, água, protetor solar, guloseimas locais, itinerário da estadia, o tal caderninho com informações que mencionamos antes, cartão de transporte publico e um recado escrito à mão pelos noivos. Para casamentos na praia ou campo, inclua também protetor de salto, repelente, leque, pashiminas, rasteirinhas, chapéu, óculos, etc.

 

O Cardápio do Destination Wedding

A concepção do que é um buffet de casamento varia muito de estado para estado, e de país para país. A mesma coisa acontece com a duração do serviço, que varia muito: 4h, 6h ou 8h. Tudo também vai depender se você vai promover uma experiência com a cultura do local do seu casamento ou não.

Não importa se a festa será no hotel ou em um espaço de eventos, dê prioridade à especialidade do chef. Se for peixe, por exemplo, dê preferência por ele como prato principal. Lembre-se de incluir (ou não) serviços adicionais, como drinks de Boas Vindas, Mesa de Café e Chás, Lanche da Madrugada, Ilhas Temáticas, etc.

 

Pinterest

 

Lembrancinhas para Destination Wedding

Para pensar nas lembrancinhas, busquem também elementos que tragam referência do local onde estão, para que seus convidados levem com eles um pedacinho desses dias, pensem em coisas que os farão lembrar de tudo que viveram com o casamento. Isso pode ser na identidade visual dos presentes ou em algum docinho típico da região, uma bebida que é produzida ali, artesanato local, algo que mexa com a memória afetiva dos convidados… tudo muito importante e especial. Dá uma olhada no nosso super guia de lembrancinhas de casamento para ter ideias AQUI.

 

Não se esqueça da lua de mel!

Não se esqueça de incluir os planos para lua de mel quando estiver fazendo o planejamento do seu destination wedding. Vocês podem aproveitar a mesma viagem para curtir a lua de mel no destino escolhido ou visitar pontos próximos ao local da cerimônia, ou até mesmo se deslocar para conhecer outro país! Casou na Itália? Que tal passar a honeymoon na Provence ou em Portugal?

 

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Meninas, bom dia! Adorei o post super pertinente e com dicas bem atuais para as noivas entretanto quando se fala em levar profissionais do Brasil é necessário se certificar das leis trabalistas do país onde se realizará o destination. Na Europa, por exemplo, é necessário ter visto de trabalho para poder exercer a profissão. Já me deparei com situações onde as noivas gostariam de levar cabelereiro, fotografos etc… Se eles não tiverem cidadania ou visto de trabalho do país em questão eles não podem exercer a profisão deles la. Produtos orgânicos não podem entrar, o ideal é adaptar ou usar produtos locais. vai casar na França, sirva Macarrons, vai casar nos EUA, ofereça muffins ou cup cakes.

  2. Meninas, parabéns pelo artigo, muito interessante e verdadeiro. Aqui em Ubatuba SP estamos notando um aumento de destination wedding, e de micro wedding, com noivos de SP capital, do estado de MG e até de noivos estrangeiros, este ano casei em Ubatuba um casal que vive na Nova Zelândia, e em Caraguatatuba um casal que vive em Chicago-IL. As noivas eram brasileiras e queriam se casar na praia, no país delas é claro ;)
    Portanto o artigo de vocês está certíssimo, e as dicas são valiosas, parabéns!