Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Convite de casamento rústico: as melhores dicas e inspirações

O convite de casamento rústico é a escolha perfeita para os noivos que vão celebrar o amor em um casamento no campo, casamento em sítios ou até em um celeiro.

A atmosfera campestre evoca elementos e materiais naturais que serão a combinação perfeita com os convites de casamento e demais itens da papelaria do evento. Quer ver só?

 

 

Nesse post você vai encontrar:

     

    convite de casamento rústico
    Foto: Etsy

     

    Características do convite de casamento rústico

    O primeiro contato que os convidados terão com um casamento é o convite. É ele que passa o que se pode esperar deste dia tão especial.

    Quando se fala em casamento rústico, logo nos vem a mente a natureza e o clima despojado que esse tipo de evento proporciona. Por isso, num convite de casamento rústico, o papel, a caligrafia e os enfeites apresentam características cruas, sendo esse o principal aspecto do convite rústico.

    Cores e elementos encontrados na natureza também são características dos convites de casamento rústico. Afinal, estes itens harmonizam perfeitamente com a paleta de tons terrosos ou outonais e matérias-primas rústicas, como o kraft, sisal, juta e a madeira.

     

    convite de casamento rústico madeira
    Foto: Aliexpress

     

     

    Os oito materiais mais usados nos convites de casamento rústico

    Como mencionado anteriormente, o casamento que segue um estilo rústico tem um clima mais leve, descontraído e traz a natureza como sua protagonista. Sendo assim, o convite de casamento rústico na maioria das vezes utiliza-se de materiais que refletem a beleza mais imperfeita, crua e orgânica.

     

    1- Papel Kraft

    O papel kraft é o favorito quando o assunto é convite de casamento rústico. Isso se deve a sua aparência mais crua e versátil, que permite diversas combinações de cores.

    2- Papel Reciclável

    O papel reciclável tem uma tonalidade mais escura e textura mais rústica, logo, é uma ótima pedida para impressão dos convites de casamento rústico, além de ser amigo do meio ambiente.

     

     

    3 – Placa de MDF

    O mdf cru é um material versátil que pode ser usada em várias propostas, inclusive no convite de casamento rústico. Ele pode aparecer como um pequeno detalhe, ou como base do convite, que poderá receber gravação e corte a laser.

    4- Papel Rendado

    O papel rendado, também conhecido como doilie, são papéis que imitam a textura de um crochê com toda sua riqueza de detalhes. Por sua delicadeza, são um match perfeito para os convites de casamento rústico, principalmente quando combinados com o papel kraft.

     

     

    5- Madeira

    Não existe nada que transmita mais a sensação do rústico do que a madeira, não é verdade? Então, porque não utilizá-la também nos convites de casamento rústico? É uma proposta cool e diferenciada que com certeza impressionará seus convidados.

    6- Papel Vegetal

    Esse papel confeccionado em celulose e água tem um aspecto translúcido e resistente. Muitas vezes utilizado para fins culinários, ele também possui versão para impressão.

     

     

    7- Papel Semente

    O papel semente possui uma textura única, pois possui em sua composição sementes + papel reciclado. Por ser 100% biodegradável, em contato com a água, o papel se degrada e as sementes podem germinar, criando um propósito ainda mais especial para o convite. É a opção perfeita para um casamento sustentável.

    8 – Papel de fibra natural

    Papel algodão, papel de fibra de bananeira e papel linho são apenas algumas opções existentes no mercado para você que quer aderir elementos de composição natural no seu convite de casamento rústico.

     

     

    Como escolher a fonte do convite de casamento rústico?

    A fonte usada no convite de casamento rústico transmitirá a personalidade dos noivos e o estilo da festa de casamento.

    Se o seu casamento for seguir um estilo mais minimalista, opte por fontes seridas com aspecto mais clean. Já se o seu casamento for seguir uma proposta mais clássica ou romântica, as fontes manuscritas podem ser uma boa pedida.

    Agora, se o evento for seguir um estilo mais descontraído, seja um casamento temático ou sem estilo definido, conte com a criatividade do design para fazer uma combinação de tipografia nada óbvias e bem diferentes. Mas antes de tomar qualquer decisão tenha em mente três pontos importantes:

    1.  O nome dos noivos deve sempre estar em destaque;
    2.  A fonte escolhida deve ser de fácil leitura e compreensão;
    3.  Não é indicado usar apenas uma fonte. Faça uma mescla com dois ou três tipos para um resultado final mais interessante.

     

     

    Quer impressionar? Aposte nos detalhes em tons metálicos!

    Convite com fontes em hot stamp em tons de dourado, rosé gold, cobre e prata dão um toque moderno e inusitado para o convite de casamento rústico.

    Aproveite para utilizar essa técnica nas partes do texto onde gostaria de chamar mais atenção, como o nome dos noivos ou a data do evento.

     

     

    Tipos de fechamento de convites de casamento rústico

    O fechamento/lacre do convite pode ser feito de várias formas. Parece algo bobo de se pensar, mas é um detalhe que precisa de atenção.

     

    Convite de casamento rústico com laço

    Os laços trazem um aspecto mais romântico para qualquer convite de casamento. Cetim, veludo, juta, organza, gorgorão e chiffon são apenas alguns materiais que podem ser utilizados em laços simples, laço duplo, laço duplo sobreposto, laço duas voltas e laço chanel nos convites.

     

    Convite de casamento rústico com fita

    Fita de cetim, veludo ou gorgorão estão entre as escolhas para fechar o convite.  Não se esqueça de que a cor da fita precisar estar em harmonia com a decoração e texto do convite.

     

    Convite de casamento rústico com renda

    A renda aliada aos componentes certos é uma ótima escolha para você que deseja dar um toque sutil e romântico no seu convite de casamento rústico.

    Com desenhos diferentes em sua trama, ela pode receber um lacinho simples ou a fita em torno do envelope, com adorno para dar um up. Ou, pode ser usada como plano de fundo para destacar uma tag e/ou uma aplicação em mdf e o fechamento em sisal.

     

    Convite de casamento rústico com sisal

    Ele está em todas as pesquisas de convite de casamento rústico, e não é à toa. O sisal traz esse ar do orgânico e, seu jeitinho neutro, pode ser usado de inúmeras maneiras. Ele é ótimo para prender tags.

     

    Convite de casamento rústico com juta

    A juta, usada com cuidado no convite de casamento rústico, funciona bem com pequenos ramos de flores secas ou galhinhos de plantas. Boa opção para os casamentos que tem uma pegada mais ecológica, com plantinhas que também dão um charme inigualável ao convite.

     

    Convite de casamento rústico com lacre de cera

    A amarração do envelope finalizado com o monograma do casal em lacre de cera quente traz mais um elemento de profundidade ao convite, um mimo a mais para os convidados.

     

    Convite de casamento rústico com barbante

    O barbante também é um material muito utilizado no fechamento dos convites de casamento rústico, tanto em sua forma natural crua (ou listrada), como a encerada que apresenta diversas cores disponíveis no mercado.

     

    Convite de casamento rústico mais simples ou elaborado?

    Para ter uma resposta certeira, antes pergunte-se: qual é o perfil do casal?

    Se os noivos têm uma personalidade mais discreta, simplicidade é um dos principais atributos para o modelo do convite de casamento rústico. Um envelope singelo e as iniciais do casal em uma tag podem ser uma boa escolha.

    Porém, o modelo elaborado pode trazer elementos em mdf para o fechamento, assim como um envelope de papel vegetal, cera ou ramos de flores desidratadas. O importante é que ele transmita exatamente o estilo do evento e esteja em harmonia com a decoração de casamento rústico.

     

    convite de casamento rústico

     

     

    Estilos de convites rústicos de casamento

    Nós sabemos, não é fácil definir o design do convite com tantas opções. Por isso, vamos te dar mais essa ajudinha para que encontre o estilo ideal. 

     

    Convite de casamento rústico simples e minimalista

    Menos é mais! O design simples e elegante, geralmente leva o plano de fundo com tons pastel, branco, off white. O convite de casamento rústico pode ter também uma textura e detalhes como fitas ou sisal para dar um charme.

     

    Convite de casamento rústico romântico floral

    Invista em detalhes com fitas, adereços ou outros artigos de sua preferência para dar um toque mais romântico no convite de casamento rústico. Ilustrações em aquarela e design gráfico com elementos florais são charmosos e vão dar o toque que você está procurando.

     

    Convite de casamento rústico despojado

    Esse estilo de convite de casamento rústico pode ser representado por ilustrações do casal, que sempre fazem sucesso. Você também pode usar a criatividade com imagens de árvores estilizadas, passarinhos e outros itens campestres que se encaixem nessa ideia de cerimônia que você quer transmitir aos convidados.

     

    Convite de casamento rústico chic

    Você gosta do estilo rústico mas ainda sim quer um toque de sofisticação? Então o estilo rústico chic é perfeito para você. No convite de casamento rústico chic você adicionar um pequeno ponto de elegância com o uso de papel fino, ou detalhes luxuosos, como pontos de luz metalizados, etc.

     

    Convite de casamento rústico estilo pergaminho

    Esse formato de convite de casamento tem tudo a ver com a proposta do rústico. Seja confeccionado em papel, ou em algum tipo de tecido mais encorpado como a juta, traz um toque retrô que promete aquecer o coração dos seus convidados.

     

    Convite de casamento rústico feito à mão

    Quer dar ainda mais significado ao seu convite de casamento rústico? Que tal mergulhar de cabeça em um projetinho D.I.Y?

    Se você é uma noiva(o) com habilidades artesanais, esse pode se tornar um dos projetos mais especiais do seu grande dia. Veja aqui um passo passo super interessante para te inspirar.

    convite de casamento rústico diy
    via casamentos.com.br

     

     

    Abuse dos convites de casamento rústico com madeira

    Muito além de um tag, os convites impressos em madeira dão esse ar bem rústico que estão procurando. Capriche no design para personalizar seu convite!

     

     

    Convite de padrinhos de casamento rústico: como inovar?

    Nós somos fãs da tradição de confeccionar um convite especial para convidar os padrinhos de casamento. E já que você escolheu oficializar sua união em um casamento rústico, é importante trazer essa proposta também para o convite dos padrinhos, assim eles já vão entrando no clima da festa.

    A caixa convite para padrinhos de casamento rustico pode ser confeccionada em papel kraft, mdf ou madeira, podendo ser adornada com laços, iniciais do casal, juta e vários elementos que já sugerimos acima. Nela você poderá colocar o manual dos padrinhos juntos com os mimos de sua preferência.

     

     

    Entretanto, se você quiser inovar e sair literalmente um pouco “da caixinha”, que tal apostar utilizar uma cesta, bolsa de palha ou até sacos crus? Fica super original e ainda flerta com a proposta do rústico.

    Dica do Lápis: Leia nosso super guia sobre convite para padrinhos de casamento para encontrar mais inspirações.

     

     

    Antes de escolher o seu convite de casamento rústico, atente-se aos detalhes!

    Com tantas decisões que envolvem o casamento, algumas coisinhas podem passar despercebidas e isso pode acontecer com o convite. A dica do Lápis é: revisar sempre!

    Com calma, quando não tiver nada para resolver, leia o convite para ver se as informações estão corretas. Endereço do local, data, horário, nomes dos pais e os dizeres.

    Peça para outra pessoa ler também, às vezes, não notamos algumas falhas por estarmos acostumadas a ver a mesma coisa.

    Além disso, se pintar a dúvida se o tipo de convite escolhido está dentro do que você imaginou, busque referências na internet e converse com um fornecedor para que ele te oriente sobre a melhor maneira para compor cores, tipos de fonte e adereços, para deixar tudo com o seu jeito.

     

    Convite de casamento rústico: as melhores dicas e inspirações
    Foto: Grace and Bramble

     

    Confira alguns de nossos fornecedores de convites de casamento

    Nossa missão é tornar o seu grande dia inesquecível, com uma lista de fornecedores para casamento com o mais alto profissionalismo em cada detalhe. Aqui no Lápis de Noiva, você encontra fornecedores de confiança!

    Através de uma curadoria minuciosa, separamos fornecedores especializados na confecção e produção de convites, identidade visual e papelaria de casamento. Conheça os fornecedores de convite e papelaria de casamento indicados pelo Lápis, e solicite o seu orçamento via Whatsapp.

     

     

    Dicas do Lápis para economizar no seu convite de casamento rústico

    Mesmo com o orçamento apertado dá para ter um convite lindo, anota ai as nossas dicas!

    O primeiro passo é pesquisar bem os preços de papel, acabamento e opções de impressão. Anote em uma planilha de planejamento financeiro para casamento o custo de cada fornecedor para que você possa escolher o que melhor se encaixa no seu orçamento.

    Opte por um papel de gramatura mais simples. Isso não quer dizer que ele terá menor qualidade, nada disso! É possível encontrar excelentes opções no mercado sem perder a beleza.

    Fique de olho nas promoções, alguns fornecedores costumam ter preços com desconto muito bons.

    E, por fim, os complementos mais elaborados são os que costumam encarecer o convite. Por isso, escolha acessórios mais simples, mas que tenham a personalidade do casal.

     

    Convite de casamento rústico: as melhores dicas e inspirações
    Foto: Love Rustic Weddings

     

    Conclusão

    O convite de casamento rústico tem uma identidade única que conversa com esse estilo campestre com atmosfera leve e orgânica encontrada na natureza.

    Ao escolher o seu convite, abuse dessas peculiaridades para garantir um modelo cheio de personalidade que reflita o seu grande dia em cada detalhe.

    No iCasei você pode compartilhar o seu convite de casamento rústico com os seus convidados, fazer um save the date personalizado ou contagem regressiva para o seu grande dia. Confira todas as possibilidades de personalização e crie seu site gratuito clicando no banner abaixo:

     

    Convite de casamento rústico: as melhores dicas e inspirações

     

    🎁 Crie seu site grátis aqui