Casamento no Campo: tudo o que você precisa saber

Casamento no campo é a grande paixão do Lápis e não temos nem como negar! Adoramos o verde da natureza, o cantar dos passarinhos, a luz natural e o pôr do sol indescritível que esses dias proporcionam. Como muitos noivos sonham em celebrar a união ao ar livre, elaboramos um guia completão para casamento no campo, respondendo as dúvidas que mais surgem como: prós e contra, vestido da noiva, é possível casar a noite, decoração e muito mais.

 

casamento no campo

 

Por quê fazer um casamento no campo?

Imagine a oportunidade de ter a natureza como cenário principal, o ar livre que traz a sensação de liberdade, os pássaros entoando uma melodia perfeita, e tudo isso ainda ganha um glamour com a celebração desse dia tão mágico. Sem contar que esse charme todo fica completo com a decoração que expressa a essência do casal. Para os apaixonados pela natureza existem razões de sobra para escolher casar no campo.

 

O casamento no campo é para mim?

Essa é uma pergunta bem recorrente e propicia para alguns casais. Por isso, consideramos que os noivos precisam avaliar todos os aspectos desse dia, entre eles podemos citar: se gostam da ideia de uma cerimônia ao ar livre, o local escolhido apresenta comodidade para os convidados, se combina com a personalidade dos noivos, se tem fácil acesso ao local, entre outras peculiaridades.

Tudo isso parece não ter valor, mas tem! Essa decisão precisa ser tomada em conjunto para que ambos possam ter um dia agradável!

Se emocione com essas inspirações de casamentos reais no campo, elas vão te ajudar a  decidir!

 

casamento no campo guia completo
Gina Paulson Photography

 

Escolhendo um espaço perfeito para casar no campo

Entre inúmeras opções de espaços existentes sempre o casal encontra aquele que encanta, logo de primeira. Seja por sua estrutura, pela mobília, pela natureza ao redor, a história do local ou por outras miudezas que deixam tudo como o casal sempre sonhou. O Lápis ressalta duas coisas superimportantes: casar ao ar livre e Plano B.

O sonho de se casar ao ar livre

Este tem se tornado a prioridade para quem ama estar em um ambiente aberto, que deixa a sensação de liberdade e o contato com a natureza. Além disso, as fotos ganham um toque especial com a luz natural. E nós concordamos, ficam super românticas!

Considere um plano B

Chuvas acontecem ao longo do ano e, algumas vezes, e não tem como confiar 100% na previsão do tempo. Aí, vale uma dica preciosa. Verifique se o local escolhido oferece uma cobertura ou outro ambiente para que a cerimônia possa acontecer por lá. Assim, os noivos e convidados não ficarão molhados.

Também aconselhamos conversar com o profissional responsável pela organização do dia, para que possa instruir da melhor maneira sem gerar estresse.

 

onde casar no campo
Jessie Casey

 

Vestido de noiva para casamento no campo

O vestido da noiva é uma das grandes atrações do casamento e que desperta curiosidade em saber qual é o modelo, tecido, se tem ou não aplicações. Então, além do nosso e-book “Vestido de Noiva: o guia completo para fazer a escolha perfeita” separamos dicas rápidas para te ajudar na escolha do vestido de noiva para casamento no campo ideal pra você.

Melhores tecidos e modelagens

Casamento no campo combina bem com modelos de vestidos mais soltinhos, fluídos e confortáveis, com movimentos bem leves que dão um charme mais que especial para o dia. Falamos sobre os vestido de noiva para casamento no campo que seguem uma linha bucólica e clima descontraído neste super post aqui.

Dica do Lápis: o mais importante é escolher um vestido de noiva para casamento no campo que reflita a sua personalidade, independente de moda ou tendência. O vestido de noiva ideal para cada corpo é aquele que faz com que a noiva se sinta FELIZ!

Vestido de noiva para casamento no campo com brilhos: sim ou não?

Se a noiva quer muito um vestido com brilho, o aconselhável é ter pequenos pontos de luz no modelo. Ele pode estar presente na renda ou bordados aplicados, tudo com muita delicadeza e sem exageros.

Vestido de noiva curto: você vai se apaixonar por ele!

 

Penteados para casamento no campo

Soltos, presos ou semipresos, não importa. A noiva ficará linda de qualquer maneira, mas vale mencionar que esses três estilos de penteados devem acompanhar a personalidade da noiva e que se sinta bem à vontade.

Como o clima do casamento no campo é mais próximo a natureza, mais leve e descontraído, as noivas optam por vestidos mais fluidos e leves, com ar romântico. Para combinar, elas escolhem  um penteado mais orgânico com acessórios leves: flores naturais, coroas de flores, headbands, ou acessórios como pentes, tiaras ou pins com motivos botânicos e delicados funcionam super bem.

Cabelos soltos, meio preso, com tranças, cabelo cacheado natural, coques bagunçados ou chignons baixos (com ou sem véu) traduzem esse sentimento com delicadeza. Noivas com cabelo curto podem optar por penteados com acessórios para que esse dia seja especial.

Soltos

Coringa para aquelas que ficam na dúvida em qual penteado escolher ou a que prefere o estilo natural. Para realçar a beleza dos fios, uma alternativa para os cabelos lisos são ondulações que dão um aspecto mais despojado ao look. Já o cacheado, com ajuda de um babyliss os cachos da noiva vai ficar ainda mais bem marcados.

Presos

O cabelo preso pode ser com um coque desconstruído, chignons baixos ou ainda com tranças. As noivas podem escolher esse estilo para deixar a região do pescoço e ombros amostra ou, então, por querer algo que permite se movimentar sem se preocupar.

Semipresos

Os penteados semipresos dão um toque bem descontraído, pois permitem que alguns fios fiquem jogados no rosto da noiva. Com a brisa suave, eles ganham movimento que trazem a leveza para compor o visual completo.

 

penteado para casamento no campo
Paco and Betty

 

Decoração para casamento no campo

Sabemos que cada detalhe diz muito sobre o estilo do casamento, por isso separamos os favoritos quando o assunto é decoração para casamento no campo, para conhecer e escolher o que melhor se encaixa com a personalidade dos apaixonados.

Rústico

Queridíssimo, o rústico encantou a todos com sua mobília em madeira desgastada, palites e objetos com carrinha de casa de avó que são facilmente vistos para compor o ambiente ideal para a cerimônia. As flores e folhagens com cara de campo são um espetáculo a parte!

Se emocione com os casamentos rústicos que já passaram pelo Lápis.

Rústico chic

O rústico chic também conta com móveis inacabados ou envelhecidos, que são o grande destaque da decoração, já que criam uma harmonia ideal com a natureza ao redor. Objetos em madeiras, antigos ou até mesmo troncos espalhados fazem parte dos itens decorativos para esse estilo.

Separamos todas as dicas e uma seleção incrível de convites de casamento rústico para você!

Simples e minimalista

“Menos é mais” e sempre com muita elegância. Podemos dizer que o minimalista é bem singular, com seus arranjos nada rebuscados e não contam uma decoração exuberante, mas sim com peças chave usadas estrategicamente. A natureza exuberante é a estrela do casamento. O resultado é sempre harmonioso e sofisticado, mesmo se tratando de um estilo onde a simplicidade impera.

Boho

Marcado pelo clima mais solto, descontraído e leve da boemia. Afinal, boho é uma abreviatura de bohemian (boêmio).

As características que predominam são os elementos étnicos, hippies, modernos ou vintage que se adaptam perfeitamente para o casamento ao ar livre. Já as flores são bem coloridas para dar vida ao ambiente.

Um casamento boho mais lindo do que o outro para você se inspirar aqui!

Boho Chic

É uma variação do Boho, com a mesma pegada de ser algo mais despojado. O boho chic conta com uma decoração elaborada com muita sofisticação, sem deixar os elementos característicos desse estilo.

Clique aqui para ver inspirações LINDAS de decoração para casamento com galhos, folhagens e flores secas para casamentos boho e folk!

Vintage

Retrô é a palavra que define o casamento vintage. Nele, os noivos podem se abusar de peças dos anos 20, 30, bem antigos mesmo que ficam um charme na decoração. O rústico e vintage são bem parecidos, o diferencial está mesmo na escolha dos itens bem antigos.

Inspire-se aqui no Lápis com os casamentos reais vintage.

Moderno

Com uma decoração contemporânea, os noivos podem soltar a criatividade e compor um ambiente todo monocromático, com arranjos aéreos, como exemplo. Ou ainda, os arranjos florais  mais soltos e com flores e/ou frutas exóticas. O casamento moderno tem tudo a ver com o contraste da natureza, arquitetura doe espaço e uma decoração com elementos clean de designers. Aqui, o que vale mesmo é a originalidade e a harmonia.

Folk

Se tem um estilo que combina com o campo é o folk: de fazendas e sítios ao meio da floresta ou encostas de montanhas, passando por celeiros cocheiras.!

Se o seu maior objetivo é manter o contato com a natureza, estilo totalmente rústico com uma pegada romântica, marcado pela leveza da natureza e simplicidade nos detalhes é para você.

Como você pode ver nos casamentos que já passaram no blog, dá para abusar do DYI, do artesanato, luzinha, penas, galhos e folhagens, assim como macarmê, apanhadores de sonhos e muitas fitas, em nichos de mesas comunitárias, teepes, ou ainda mesas no chão com muitos tapetes e almofadas. Nós do Lápis fizemos um post dedicado a o Folk que nos faz suspirar.

Simples, chique e de encher os olhos: saiba como usar o capim dos pampas no seu casamento!

 

Foto: Aloha Fotografia

 

Convite para casamento no campo

Como sempre dizemos, o convite de casamento é a o primeiro contato que os convidados terão com o casamento. Logo, é ele que transmite se a cerimônia é rústica, boho, vintage, etc. E sabendo dessa importância toda, vem que tem dicas aqui e outras tantas na pastinha do Pinterest!

Rústico

Apresenta atributos crus, como o papel kraft  somados aostons de marrom, verde, azul e pastéis que adicionados a laços de palha ou flores ficam incríveis. Aqui no blog tem um guia completo e recheado de inspirações. 

Florais

Transmite a ideia de um casamento super romântico, ainda mais quando o convite traz arabescos, renda tudo bem delicado para demonstrar o principal aspecto da cerimônia.

Clean

Versátil, esse modelo de convite tem a tendência minimalista que vem ganhando força total nos weddings e pode ser usado para cerimônia no campo sem nenhum problema.

Criativos

Aqui podemos ver até onde vai à imaginação do casal, não é mesmo? Pode ser desde convites temáticos até o uso de materiais e design, tudo para deixar o convite com a carinha dos noivos.

 

convite para casamento no campo
4LOVEPolkaDots

 

Lembrancinhas para casamento no campo

Esse mimo muito fofo que todos os convidados gostam de levar para a casa é uma recordação carinhosa de um dia muito feliz. O casal pode presentar com pequenos vasinhos com plantinhas, fazer algum projeto DIY, ou escolher lembrancinhas comestíveis, itens personalizados, sabonetes, etc.

Nos do Lápis preparamos um guia completo de lembrancinhas, para você pirar… quer dizer.. se inspirar. Clique aqui e confira!

As lembrancinhas de casamento que você vai ver de montão em 2020

 

Foto: Raphael Ranosi

 

Músicas para casamento no campo

Sabemos que cada casal tem suas peculiaridades e o gosto musical não é diferente. Por isso, a escolha de cada música é tão especial porque muitas vezes está atrelado um momento importante da história dos pombinhos.

Veja aqui os músicos que encantam os casais do Lápis com voz doce e muita melodia.

Formações musicais

A cerimônia envolve várias ocasiões que merecem uma trilha sonora específica, entre elas:

  • Entrada do noivo
  • Entrada do pai do noivo com a mãe da noiva
  • Entrada dos padrinhos
  • Entrada das floristas, daminhas e pajens
  • Entrada da noiva
  • Cumprimentos e saída dos padrinhos
  • Saída dos noivos

Lembrando que essa sequência pode ser alterada de acordo com o desejo dos noivos.

 

música para casamento no campo
From the Daisies

 

Melhores meses para um casamento no campo

Esse é o maior dilema para o casal, afinal, com tantas mudanças climáticas fica até difícil determinar quando não terá uma chuvinha, né?

Mas, os meses com menor probabilidade de chuvas são abril, maio, junho e julho. Além disso, o clima é bem ameno durante esse período. Também evite os meses quentes para os convidados possam ficar bem confortáveis com a temperatura.

Para ajudar, a saber, como estará o tempo na região do casamento são os aplicativos que auxiliam para se programar em casos de possíveis imprevistos.

 

quando casar no campo
BrittRenePhoto

 

Qual o melhor horário para um casamento no campo?

Se escolher o mês exige atenção, os horários também por envolver muitas coisas como o cardápio a servir, a decoração, a duração para que os convidados não fiquem muito tempo ao sol. Separamos os três horários que mais procurados para que possam escolher o que mais agrada, mas se quiser saber um pouco mais confira nossa matéria com fotógrafos que apresentam dicas preciosas.

Casamento no campo à noite

Sinônimo de sofisticação e requinte, casar a noite com o céu todo estrelado é um espetáculo que nos faz vibrar. Caso o casal opte por esse horário, uma boa pedida é apostar em luzes para que tudo bem iluminado garantido fotografias lindas de recordação. E também, para que os convidados consigam transitar pelo espaço sem tropeçar em algo.

Casamento no campo de dia

Esse horário precisa de um pouco de atenção, para que o Sol não se torne um vilão para a cerimônia e deixe os convidados “derretendo” no calor, os mosquitos aparecem e incomodam.

Casamento no campo à tarde no por do sol

O grande diferencial do casamento no campo é o pôr do sol. Ele nunca tem as mesmas cores, sempre com nuances maravilhosos que é um deslumbre para o álbum de casamento. Se o sonho é ter esse show da natureza, o ideal é realizar a cerimônia entre 16h e 17h. Mas isso, pode variar de região para região do país.

 

The Kreulichs

 

Inspire-se com os casamentos das meninas do Lápis

Depois te ajudar todas essas dicas reservamos um espaço dedicado ao casamento da Junia e Lorena para te inspirar. Pode confessar, a gente sabe que você estava super curiosa para ver como foi!

Casamento da Junia

O local escolhido foi no Rio de Janeiro, o cenário perfeito com um jardim que ganhou a essência dos noivos com uma decoração que contou com a ajuda das irmãs Etiene e a Lorena que colocaram a mão na massa e os projetos  DIY foram tomando forma . E claro que o noivo, Lícius, também contribuiu para que tudo saísse como planejado.

O horário do casamento foi às 14h e contou com um brunch vegetariano elogiado até hoje!

As lembrancinhas foram livros “Casei, e agora?” escrito pelos pais da noiva. O bolo foi uma torre de cupcakes de limão. E como os noivos queriam algo bem diferente, apostaram no lugar de copos de vidro um “vidrinho reciclável de milho”.

Aqui no blog você pode conferir as fotos desse dia incrível, contado pela Junia! 

 

 

Casamento da Lorena

A Lorena também se casou com o Diego no mesmo local que sua irmã Junia. A decoração rústica com toque de romantismo trouxe ao local todo amor que o casal emana até hoje. A comida apetitosa não deixou ninguém passar vontade.

O destaque da festa foi o cavalete com os dizeres “Nos dê um jardim” (nome escolhido pelos próprios noivos), a ideia é era uma tela, pincéis e um espaço onde os convidados desenhassem um jardim bem colorido para os recém-casados.

 

 

Cuidados especiais para um casamento no campo

Esse item é super importante! Para pensar no bem estar de seus convidados, a primeira orientação é sempre especificar ao máximo no site do casamento as orientações para esse dia como: mapa e local com fotos, para o convidados entenderem que será em um ambiente diferente, pensarem nos trajes, calçados, e etc.

Também para o dia, sempre providenciar um welcome drink caprichado já que muitas vezes seu convidado vem de longe. O banheiro é fundamental nesse momento também. Vale a pena deixar disponível: protetores de salto, repelentes, leques, e para o frio pashiminas e mantas. Dicas de lembrancinhas para o conforto dos convidados aqui.

O local da cerimônia precisa de um carinho especial. Como geralmente é ao ar livre, deve-se atentar para a sombra no momento que ela acontecerá, pois o sol, diretamente nos convidados incomoda e os deixa inquietos. Uma dica é ir até o local do casamento próximo à data que acontecerá e estudar o local exato com a assessoria e decorador.

Durante a festa, vale pensar em aquecedores para o frio e climatizadores para o calor. Tem também o bom e velho chinelo ou sapatilha para a hora da pista de dança, eles são sempre bem vindos.

 

Ash Shcuman

 

Casamento no campo: prós e contras

Mesmo sendo apaixonadas pelo casamento no campo, não podemos deixar de contar que existem vantagens e desvantagens. Uma vantagem é a variedade de locais lindíssimos para realizar uma cerimônia no estilo rústico, rústico chic, boho. E a luz natural garante fotos incríveis e também a paisagem ao redor.

Porém, a desvantagens é a preocupação de muitos casais em caso de chuvas. Se chover, o espaço oferece uma segunda opção para a cerimônia? Se sim, você gosta do ambiente? Avalie também se chuvas acontecerem, qual a distância que terão que percorrer para montar a cerimônia em outro ambiente.

Além disso, há lugares onde os noivos optam em ter a cerimônia em um lugar e a festa em outro. Neste caso, verifique o deslocamento que pode ser difícil para idosos ou cadeirantes, caso haja algum entre seus convidados.

O cardápio pode ser aquelas delicias caseiras que ninguém resiste e as bebidas bem refrescantes. Porém, o calor, mosquitos e a temível chuva podem atrapalhar os convidados. Então, converse com o responsável do buffet e busque um menu que se encaixe perfeitamente para o grande dia, levando o horário da celebração.

Aperte o play para mais dicas:

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog