{Dicas Úteis} Buquê de Noiva: tudo o que você precisa saber

Você não tem ideia de quantos estilos e possibilidades de buquê de noiva existem! Estávamos morrendo de vontade de mostrar esse post completão, cheio de dicas sobre buquês de noiva com flores natural, artificial, tendências para esse ano e MUITO mais! São tantas texturas, cores, espécies, formatos, não tem como conter nosso encantamento por todos eles. Hoje você vai saber tudo o que precisa saber para escolher o seu.

buque de noiva

 

A origem do buquê de noiva

Ai, não temos uma história romântica e de arrancar suspiros para contar. A origem do buquê de noiva não é o que a gente esperava. Na Grécia antiga os buquês eram feitos de ervas e grãos como garantia de que o casal teria uma união frutífera. Outra opção de ramalhete, feito de ervas muito fortes, especiarias e alho, servia para a noiva se defender de espíritos malignos.

Mais tarde, seu objetivo era de disfarçar odores fortes. Na Europa da Idade Média as pessoas tomavam um ou dois banhos por ano. Sim, por ano! Um dos banhos era em maio e, por isso, os noivos se casavam em junho, no mês seguinte. Junho era o mês das noivas (!), no clima ameno da primavera, antes de começar o calorão do verão. Esse era o motivo das noivas carregarem buquês de flores: para mascarar o cheiro de odor corporal. Nos dias de hoje, o buquê de noiva significa “vida” e “fertilidade” e seu significado vai além, pois cada cor e cada flor tem o seu próprio.

 

a origem do buque de noiva
Singapore Brides

 

Tipos de buquê de noiva

Nem todos os buquês de noiva são feitos iguais. A estrutura é o primeiro detalhe que deve ser considerado na hora da escolha. Nessa hora, é preciso considerar outros fatores como seu biotipo, assim como o vestido e acessórios. Vamos falar disso um pouquinho mais para frente, tá?

 

Buquê de noiva com flores naturais

 

Braçada

O buquê braçada é feito com flores de caule longo, para ser apoiado no antebraço da noiva ao invés de ser segurado pelo caule, como se ela tivesse acabado de colher as flores no jardim, sabe? Combina super bem com cerimônias durante o dia, no campo e na praia.

Cascata

O  buquê cascata  tem o formato parecido com um cacho de uvas, e é composto por uma mistura de flores e folhagens em queda natural. Ele pode ter várias alturas, e os mais longos são muito ricos em detalhes e chamam bastante a atenção. As versões modernas têm bastante folhagem, heras, samambaias e trepadeiras para compor a sua “cauda”.

Desconstruído ou assimétrico

Se tem uma palavra que descreve bem os buquês assimétricos e desconstruídos é: versatilidade. O buquê desconstruído é o queridinho das noivas modernas, campestres e românticas.Neles, os diferentes tipos de flores, sementes e folhagens são dispostos de maneira orgânica, mas com muita harmonia e liberdade no resultado final. Eles transmitem a sensação de “fui ali no jardim colher flores silvestres e voltei para casar”.

Flor única

Quando esse buquê entrou em cena, ele consistia de apenas uma flor marcante e imponente, que é tudo a ver para harmonizar looks minimalistas. Hoje ele evoluiu um pouco e pode ter acabamento com folhagens e sementes ou mais flores da mesma espécie. Mas ó um tiquinho, a ideia aqui é que o buquê seja minimalista também.

Crescente

Assim como o buquê cascata, o buquê de noiva crescente tem vários tamanhos, mas são volumosos. A diferença é que que ele tem seu volume para as laterais. É um buquê ideal para noivas altas, mas não muito magras. Se a noiva é muito magra, pode sumir atrás do buquê!

Buquê de noiva artificial

Dependendo do estilo de cerimônia que vocês escolheram, pode acontecer que optar por um buquê com flores naturais não seja a melhor escolha, se considerar o clima e o tempo de exposição dele durante o dia do SIM. Pode ser também que você queira guardar o seu buquê como recordação na casa nova. As flores artificiais de papel hoje são quase perfeitas e pode-se fazer arranjos lindos com elas.

 

Hoop Bouquet (guirlanda)

O buquê em forma de arco pode ter arranjo de flores apenas nas extremidades como também nele todo. É uma opção que tem sido muito usada nos buquês das madrinhas também.

 

 

Flores secas

Você sabe que a gente ama casamento boho, folk e industrial, né? Essa tendência, que não para de crescer, veio dai. Tudo começou com a volta do capim dos pampas. Misturar flores e/ou folhagens secas com as flores e folhagens naturais harmoniza com o clima dos arranjos florais desses tipos de casamento. Uma vantagem de fazer um arranjo só com elementos secos é que você pode guardar como recordação desse dia e decorar a casa com ele.

 

Buquê de noiva sem flores – não tradicionais, os diferentões

Penas, frutas, flores secas, galhadas de animais, pompons, juta, crochê, conchas, pinhas, pimenta, alho, borboletas, páginas de livros ou partituras, aqui vale tudo. Se você é uma noiva com personalidade forte e seu buquê tem que ter um significado especial para a história do casal, deixe sua imaginação voar!

 

O (Novo) Redondo

O buquê redondo- aquele bem apertadinho e de um tipo só de flor- anda bem em baixa entre as noivas, por serem muito simétricos e com flores arranjadas de forma uniforme, o oposto das tendências dos buquês de noiva dos últimos anos. A versão mais contemporânea do buquê redondo é menos rígida e mais despojada, com elementos menos simétricos que parecem escapar do arranjo, como os ramos de heras, sementes ou folhagens.

 

Os buquês da Lorena e da Junia

Você deve estar se perguntando “Mas e as meninas do Lápis, com que buquê casaram?” Lógico que a gente mostra o que elas escolheram para dizer SIM!

 

O buquê da Junia

A Junia se casou com um buquê de tecido. Foi super fora da caixinha para a época em que ela disse SIM para o Lícius.

Na fase dos preparativos a Ju foi visitar a futura sogra, que mora no sul, e contou como seria seu buquê ideal. Seria um buquê redondo de flores de tecido, em tons de branco e nude. E não é que a sogra sabia fazer? Ficou lindo de morrer, bem delicado e o melhor de tudo: não murcha! Hoje ele faz parte da decoração da casa deles.

Junia Lane

 

O buquê da Lorena

A Lorena nunca se viu com cara de noiva (clássica), e na época em que se casou com o Diego, não existiam ainda tantas opções bacanas para buquê de noiva, como os desconstruídos. Ela não se via segurando um buquê redondo nem um buquê cascata.

Um dia, a Lorena viu uma referência de buquê com um tipo só de flor. “É assim que o meu vai ser!”, pensou ela. Era um buquê discreto e a cara dela! A flor escolhida foi a Boca de Leão, que é uma flor bem delicada e romântica.

Renata Marques

Tamanhos de buquê de noiva

Harmonia é a palavra-chave aqui. O buquê tem que ser proporcional ao biotipo da noiva. Por exemplo, para a proporção ficar perfeita, uma noiva baixinha precisa de um buquê em tamanho menor, assim como as noivas mais altas ficam mais harmônicas com os buquês maiores.

Qual tamanho favorece a sua silhueta?

Proporção é muito importante na hora da escolha do buquê. Por exemplo, o buquê redondo e muito grande não é indicado para as noivas de biotipo oval, pois ele pode acabar destacando o formato do corpo – que é exatamente o que se quer evitar.  Os buquês menores que tiram a atenção da região do estômago são melhores para esse tipo de corpo.

As noivas mais esguias podem usar buquês cascatas e crescente, evitando os menores que evidenciam a sua altura.

Ele não precisa combinar com a decoração

Isso mesmo o que você leu. O buquê não faz parte da decoração, portanto não precisa combinar com ela. Não se preocupe em coordenar o buquê de noiva dos seus sonhos com paleta de cores, com as mesmas flores e folhagens do resto dos arranjos florais. O buquê tem que estar de acordo com o seu look, ou seja: a maquiagem, o sapato, os acessórios e o vestido, nada mais.

 

Martina Skrobot

A escolha das flores

Todas as flores possuem um significado diferente. E suas cores também, que podem variar e proporcionar diferentes sentimentos nos convidados. Para que as flores escolhidas traduzam seu sentimento no dia da cerimônia, é bom saber o significado delas.

O lisianto, que é um dos queridinhos das noivas, significa romance eterno. Rosas brancas e gérberas, por sua vez, inocência e pureza. Já as orquídeas exaltam a beleza feminina, o amor e o desejo. A tulipa está relacionada com elegância e sensibilidade. Deu para ter uma boa ideia, né?

 

Michelle Fernandes

Escolhendo o buquê de noiva

O primeiro passo é pesquisar inspirações na nossa pastinha de buquê de noiva no Pinterest! Salve as imagens que fazem seu coração bater mais forte para encontrar o tipo que mais combina com você. O importante é seguir o seu gosto!

Dica do Lápis: Lembre-se que os buquês de noiva gringos, apesar de ma-ra-vi-lho-sos, possuem tipos de flores e folhagens diferentes da flora brasileira. Converse com quem for fazer o seu buquê para saber melhor como adaptar sua ideia para a nossa realidade.

Elencamos quatro pontos para você analisar na hora de escolher o seu buquê de noiva:

1) Estilo do casamento

O segundo passo é selecionar os buquês de acordo com o estilo do seu casamento. Por exemplo: se vocês optaram por um casamento boho, pode se inspirar em buquês mais exóticos, de construção mais orgânica e livre.

2) Estilo do vestido

O vestido e o buquê precisam estar em completa harmonia. Se o seu vestido é estilo moderno, o seu buquê precisa passar a mesma mensagem contemporânea. Já vestidos mais românticos combinam com buquês mais leves e delicados.

 

Samantha Clarke

3) Local e horário do casamento

Casamentos no campo ou na praia, ao ar livre e durante o dia ou ao pôr do sol permitem maior mistura de flores, cores e folhagens.

4) A estação do ano

Preste atenção na época do ano em que você vai casar. Pode ser que a flor que você tanto sonha para seu buquê não esteja na época. Com isso, ela pode custar muito caro por precisar ser importada ou pode ser que não resista ao clima, como é o caso das tulipas que não aguentam o calor intenso.

 

Rosella Floral Designs

 

O acabamento do caule

O acabamento dos caules das flores devem estar bem acabados para compor o buquê da noiva. É um detalhe que faz toda a diferença no visual do seu buquê. Ele deverá ser escolhido de acordo com o estilo do buquê e do casamento. Fitas de veludo, macramê e barbante são algumas opções, tudo vai depender do estilo do buquê.

Cuidados para conservar o buquê inteiro

Manter o buquê de noiva hidratado é fundamental para ter um arranjo bonito na hora da cerimônia. É recomendado mantê-lo em lugar fresco e em água limpa gelada. Dependendo do buquê e do clima no dia do casamento ele pode ser mantido na gaveta de vegetais da geladeira ou no ar-condicionado- mas não deixe o buquê direto na saída de ar dele.

 

Buquê de noiva em 2019 – conheça algumas tendências

Temos observados três fortes tendências aparecendo esse ano, buquê de noiva de costela de adão, antúrios e algodão. Apesar de todos serem elementos naturais, não eram até então comumente usados nos casamentos, e nós estamos amando essa reviravolta!

 

Costela de Adão

Essa folhagem que já havia conquistado o seu espaço nas decorações de casamento, agora chegou de vez nos buquês de noiva.Fica incrível em casamentos na praia e combinado com flores all white.

Antúrios

Quem diria que essa plantinha exótica que só tinha vez dentro de nossas casas ia chegar também no universo de casamento? É uma planta com alta durabilidade e imponente, que com seu formato de coração promete conquistar muitas noivas por aí.

Algodão

Temos observado o algodão sempre em conjunto ou com flores secas, ou com o capim dos pampas que a gente AMA. Ele traz uma leveza e delicadeza ímpar ao arranjo floral.

 

Mais fotos de buquês de noiva para inspirar o seu

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre buquês, temos mais imagens lindas para você se inspirar:

 

 

E não acabou não! Já segue a gente no Pinterest? Temos mais inspirações esperando você por lá:

pinterest

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog