Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Casamento minimalista: guia completo para você ter um casamento clean

Apesar do que muita gente pensa, um casamento minimalista não se trata de uma festa sem detalhes, mas sim de criar uma ambiente em que se diminui os excessos e o foco é maior nos noivos, nos convidados e na essência do casamento. Continue lendo para aprender a organizar o seu!

O casamento minimalista tem sido uma tendência bastante adotada por noivos, principalmente àqueles que têm uma preferência por mini weddings, elopement weddings ou outros modelos de casamentos mais reservados.

Um casamento com estilo minimalista aposta, principalmente, na simplicidade das peças e cores neutras, o que proporciona um clima agradável e confortável sem chamar muita atenção para nenhum ponto específico, a não ser, é claro, os próprios noivos.

Se existe uma frase que resume um casamento neste estilo é: menos é mais! Quer entender melhor o que é o casamento minimalista e como organizar o seu? Veja a seguir!

 

casamento minimalista

 

Afinal de contas, o que é um casamento minimalista?

O conceito de minimalismo atingiu, oficialmente, os casamentos e de sem graça ele não tem nada. Esse é o ponto principal que você deve levar em consideração ao pensar neste estilo de festa.

Podemos pensar no minimalismo como uma maneira de limpar a desordem, eliminar os enfeites e ser muito intencional sobre cada peça escolhida para incrementar a decoração que fará parte do seu grande dia.

Em essência, um casamento minimalista prioriza apenas as coisas que despertam alegria, como diria Marie Kondo, que é uma das principais especialistas em organização e minimalismo do mundo.

 

Nikki Mills

 

O passo a passo para organizar o seu casamento minimalista

Eu sei, passar horas no Pinterest e no Google Imagens admirando aqueles belíssimos casamentos faz com que pensemos que não somos capazes de fazer algo parecido. Bom, a boa notícia é que você está errada neste ponto.

Por isso, a seguir você encontra algumas dicas bastante úteis e um passo a passo incrível para você sair do zero a zero e começar a organizar o seu casamento minimalista.

 

#01: Pense nos seus valores como um casal

Este dia não se trata apenas de comer e beber à vontade e ganhar muitos presentes. Por isso, é importante você listar quais são os seus valores como um casal para que o grande dia reflita ambos.

Afinal de contas, um casamento minimalista coloca os noivos em destaque. Logo, entender o que faz de vocês únicos ajudará você a também entender o que deve estar destacado no seu casamento.

Veja este exemplo:

Imagine que vocês são um casal bastante quieto e descontraído, portanto desejam que o casamento seja relaxado, descontraído e íntimo.

A partir desta ideia, será mais fácil entender como será a decoração, as flores, a música ou até mesmo os guardanapos das mesas, pois tudo ajudará a criar esse clima.

Então, o passo é simples: o que torna você e o seu noivo um casal único? Quais são os valores que moldam o seu relacionamento? Escreva em um papel esta lista e veja o ponto inicial do seu planejamento do casamento minimalista.

Nikki Mills

 

#02: Faça uma lista das suas principais prioridades

Já percebeu que as listas são as melhores amigas de uma noiva, certo?

Desta vez, a ideia é que você faça uma lista de suas prioridades e avalie os itens essenciais em relação a algumas das coisas que você, provavelmente, poderia viver sem.

Além disso, a quantidade de convidados ideal também entra aqui na sua lista das prioridades.

Menos convidados exigem menos gastos em quase todo o resto, como comidas, bebidas, mesas, cadeiras e lembranças de casamento, por exemplo.

Além disso, você recebe um bônus inestimável: mais tempo cara a cara com aquele grupo mais aconchegante de convidados que você convidou!

 

#03: Defina o design dos convites do seu casamento

Os casais minimalistas estão optando por um design mais simples e contemporâneo, com um convite feito em papel de alta qualidade, papel acrílico ou mesmo pergaminho.

Linhas geométricas e toques de mármores ou metálico podem adicionar mais elegância e um fator “UAU” aos artigos de papelaria minimalista.

E caso nada disso te agrade, alguns casais também optam pelos famosos convites digitais, em prol da sustentabilidade e da não-utilização de papel.

 

#04: Escolha uma decoração com somente o essencial

Mas lembre-se que não existe regra, afinal o casamento é seu.

Porém, um casamento minimalista, geralmente, possui uma decoração singela, com pouquíssimos elementos. 

Em alguns casos, as noivas gostam de incluir livros antigos, vasos ou peças que estão nas famílias há algumas gerações que darão um toque especial e aconchegante ao grande dia, tornando tudo menos engessado, mais próximo e íntimo.

Mesas comunitárias ou imperiais também são comuns neste estilo de casamento, porém com menos objetos decorativos, louça em tons mais claros ou tons pastéis, flores simples e o uso de muitas plantas, que inclusive podem ser do próprio paisagismo do ambiente escolhido.

Menos é mais quando se trata de decoração minimalista! Escolha arranjos de centro de mesa estruturados com formas geométricas, candelabros esculturais ou cadeiras transparentes que promovem um efeito limpo e moderno sem obstruir a visão.

O importante é relembrar que um casamento minimalista sempre tem um olhar para o essencial, sem excessos ou exageros e com foco nos atores principais deste evento: os noivos.

Nikki Mills
Nikki Mills
Lima Conlon Photography

 

#05: Escolhas roupas simples, sem muito brilho ou adereços

Na hora de escolher o vestido de noiva ou o terno do noivo, você pode optar por estilos com linhas clean, sem muito brilho, adereços e uma silhueta mais estruturada.

Os casamentos minimalistas visam limpar até a desordem visual – então, opte por cores sólidas ou mais suaves e discretas.

Também não é incomum encontrar noivos que tendem a favorecer paletas de cores neutras e naturais como preto, marinho, creme, branco ou cinza. Lembre-se de não ter medo de adicionar um toque estratégico de cor para dar vida a tudo, caso faça sentido para você.

Além disso, como já reafirmamos aqui várias vezes que um casamento minimalista tem o foco em diminuir excessos, a hora da escolha das vestimentas também pode ser um momento de adotar a sustentabilidade, optando por alugar as peças ou reutilizar um vestido antigo de família, por exemplo.

 

#06: Simplifique a sua cerimônia

O minimalismo também pode, e deve, estar presente na sua cerimônia, ao escolher um cenário simples, como um arco feito com plantas ou uma estrutura geométrica simples e elegante.

Além disso, ter uma cerimônia “desconectada”, isto é, com todos os dispositivos de tecnologia desligados, como celulares e tablets, ajuda a tornar este precioso momento, os noivos e os votos como os principais pontos focais e fazer com que todos os convidados estejam, de fato, presentes com vocês naquele momento.

Love Is a Big Deal

 

#07: Escolha um fotógrafo experiente em casamento minimalista

A escolha em adotar o minimalismo, não exclui ter um fotógrafo profissional de fotos de casamento no seu grande dia.

Afinal, você não quer que aqueles momentos especiais não sejam capturados ou, pior, capturados de um jeito que você não desejou.

Por isso, um fotógrafo de retrato minimalista vai saber exatamente como preservar as suas memórias mágicas para sempre. Ele sabe como utilizar os elementos certos para registrar a imagem de você e seu cônjuge de um jeito que vai destacar e imortalizar a beleza do seu casamento minimalista.

Judy Nunez Photography

 

#08: Pergunte a si mesma o que é realmente necessário

Para um casamento acontecer, você só precisa do seu noivo, uma pessoa para oficializar, as alianças e uma certidão de casamento. Todo o resto é extra!

Por isso, reconsidere as tradições, inclua apenas os detalhes e formalidades que sejam significativos para vocês dois e esqueça todos o resto.

Quem disse que os casamentos exigem um tipo de flor específica, as cores certas, bolos X ou Y, dança ou mesmo um jantar?

Adotar um casamento minimalista também significa adotar o que é essencial, o que realmente faz sentido para os noivos e o que vai tornar esse momento único, especial e inesquecível.

E se você se interessou em organizar um casamento minimalista, aproveite e veja também as nossas 14 dicas de ouro para organizar um casamento neste estilo. Boa leitura!

via Wedding Wire

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog