Micro wedding: o que é e como organizar um inesquecível para dizer SIM com seus convidados

Você sonha com um casamento pequenino, só com os mais queridos, aconchegante e intimista? O mini wedding ainda é muito grande para vocês? Temos uma solução para esse dilema – conheça o micro wedding!

 

micro wedding

 

Existe uma tendência de casamento incrivelmente íntima e cheia de significado que está crescendo rapidamente e já notamos pela chuva de likes e inúmeros comentários nas nossas redes sociais que vocês amaram: o micro wedding. Foram tantas perguntas querendo saber mais sobre o assunto que a gente tinha que fazer um post bem completão para ajudar vocês, né?

Mas se vocês ainda não tem muita ideia do tipo e estilo de cerimônia que se encaixa no seu perfil como casal, dá uma olhadinha nesse post onde contamos tudo sobre todos eles antes.

Continue lendo para descobrir tudo sobre o assunto,os prós e os contras de escolher um micro wedding e as dicas para organizar um cheio de personalidade e com a carinha de vocês.

 

cerimônia de micro wedding
With Love and Embers

O que é um Micro Wedding?

Um micro wedding é uma espécie de cruzamento entre um mini wedding, um destination wedding e um elopement wedding.  Ele tem as mesmas características e itens de um casamento normal – uma banda ou DJ, um espaço, gastronomia e até pista de dança -, mas com uma lista de convidados muito, muito menor. Micro weddings, como o nome já diz, tem uma lista de convidados de no máximo 40 pessoas. Oficialmente a contagem fica em torno de 20 convidados, contando apenas com familiares imediatos e amigos super próximos e que são parte da história do casal.

Um micro wedding, por ser um evento mais íntimo, menor em tamanho, pode ser mais barato- ou não, depende do sonho dos noivos e da experiência que eles querem oferecer para seus entes queridos, com menos estresse para organizar, mais descontraído e que pode ter duração mais curta do que um dia de casamento normal.

Notamos que o aumento dos micro weddings também é um reflexo do aumento dos casamentos urbanos- veja aqui por que escolher um casamento na cidade-, onde os espaço escolhidos pelos noivos tendem a ser mais íntimos e informais, como home weddings, cerimônias em restaurantes ou bistrôs charmosos, casamentos em museus, galerias de arte ou hotéis famosos, casas históricas espalhadas pela cidade até mesmo em rooftops com vistas panorâmicas de tirar o folego.

Os espaços mais charmosos da cidade de São Paulo para você dizer SIM, só AQUI no Lápis!

 

Chris & Ruth

 

O Micro Wedding é Diferente de um Casamento Normal?

A vantagem de um micro wedding é a liberdade que ele oferece. Se os noivos não quiserem, ele não precisa incluir todos os componentes de um dia de casamento como conhecemos hoje, como cerimônias longas e/ou religiosas, lançamento do buquê ou primeira dança. Tudo depende se as tradições do casamento são importantes para o casal ou não. Se elas não fazem parte de dos valores ou visão, não há pressão para incluí-los! Uma festa de casamento inesquecível é aquela que tem a carinha dos noivos. Em um micro wedding eles podem escolher, com maior liberdade, como deixar essa ocasião cheia de significado e com tudo o que eles sonharam e acham importante. Não existem regras nem limites.

Micro weddings sempre terão uma cerimônia e uma recepção, assim como os casamentos tradicionais, mas isso pode assumir qualquer formato que o casal queira. Por exemplo, uma cerimônia ao ar livre seguida de um almoço casual no jardim ou num restaurante, dizer SIM num rooftop no final da tarde e adicionar uma pista de dança para quando escurecer ou ainda escolher um destino paradisíaco para, num mix com destination wedding, seus poucos convidados celebrarem esse momento único com vocês durante um final de semana.

Veja nossas super dicas para fazer um casamento sustentável dos sonhos!

 

Miss Gen Photography

O Micro Wedding é para Nós?

As razões para ter uma lista de convidados pequenina variam bastante. Uma das consequências de fazer um micro wedding é que o budget por convidado é mais alto. Isso significa que eles serão tratados com muitos toques personalizados, mimos e atenção.

Micro weddings são ótimos para casais introvertidos, casais que querem celebrar num destination wedding ou que esperam comemorar com um grupo menor de entes queridos. O mais importante é que os micro weddings permitem que os noivos passem um tempo de qualidade com todos os convidados – uma das razões para sua crescente popularidade.

É bom lembrar que micro weddings, no entanto, não são o tipo de evento em que os noivos devem procurar cortar custos desde o início. Pense em como usar o budget para conseguir realizar seus sonhos, como aquele modelo de vestido de noiva do seu designer favorito, um destination wedding sem custos para seus convidados, a banda que vocês tanto amam ou poder proporcionar um jantar num restaurante mais bacana, com a intimidade e o carinho pelos convidados em mente.

Ter uma visão clara das prioridades que vocês desejam incluir no dia do seu casamento é fundamental, portanto conversem sobre suas expectativas antes de tomar qualquer decisão.

 

Autumn Nicole Photography

 

Existem algumas perguntas para serem respondidas antes de decidir:

  • Quantos amigos e familiares estariam na sua lista ideal de convidados?
  • Vocês dois se sentiriam confortáveis diante desse número de pessoas?
  • Vocês se sentem mais à vontade com apenas vocês dois ou valorizam a ideia de ter seus amigos mais próximos e sua família presentes nesse dia?
  • Já decidiram o orçamento do casamento?
  • Todos os sonhos, detalhes e experiência- por menores que sejam- são difíceis ou impossíveis de reproduzir para, digamos, 200 convidados?
  • Alguma dessas questões acima são impossíveis com uma lista grande de convidados?

TUDOTUDOTUDO o que você precisa saber para fazer um casamento no campo inesquecível e transbordando de charme!

 

As Vantagens do Micro Wedding

O que não faltam são vantagens se vocês optarem por um micro wedding. Dá só uma olhadinha:

Vocês desfrutarão de uma jornada e dia mais relax

Planejar e organizar um evento para mais de 100 convidados é uma tarefa cansativa que envolve a logística de muitos fornecedores, atualizações sem fim na lista de convidados, garantir o conforto e que haja comida, bebida e entretenimento suficientes para seus convidados no dia do casamento.

Organizar um casamento de até 20 convidados geralmente é muito menos estressante para os noivos pois elimina do planejamento, logo de cara, o que não é importante e mantém o foco no que faz mais sentido para vocês como casal: as pessoas que vocês absolutamente desejam ao seu lado e a experiência que desejam criar para si e para seus convidados nesse dia. Isso torna o casamento muito pessoal, descontraído e cheio de significado.

Há mais tempo para conversar, mais tempo para aproveitar a localização e o tempo juntos. Cria-se uma incrível atmosfera acolhedora, feliz e cheia de amor. Um micro wedding não significa ter que comprometer o estilo ou o tipo de dia que os casais desejam.

 

Carol Oliva Phography

 

O budget pode ser menor

Quando se reduz o número de convidados em seu casamento, o custo pode diminuir. Se o orçamento é limitado, um micro wedding pode ser a melhor escolha para vocês. Ele também é uma ideia fantástica se você deseja se concentrar na qualidade da experiência proporcionada para seus convidados. Uma vantagem em fazer as coisas em uma escala micro é que seus gastos per capita podem aumentar, mas o custo geral diminui.

É mais fácil de customizar

Micro weddings são o posto de pacotes prontos de casamento. Como é mais provável que sejam realizados em locais de uso exclusivo, existe a liberdade para transformar a decoração, decidir a ordem de execução e criar a atmosfera que vocês sempre desejaram.

Vocês passam mais tempo com seus convidados

Em um casamento médio ou grande, os casais têm sorte de conseguir cinco minutos para conversar com cada convidado. Com um número menor, você pode interagir com cada um deles, criar conexões mais profundas e fazer com que seus convidados se sintam mais valorizados.

 

Chris & Ruth

 

Vocês não ficam restritos por datas e horários

Recepções grandes podem criar restrições na escolha de uma data, espaço e horário. No entanto, a belezura de um número menor de convidados é que se pode ser criativo e flexível com o como e o onde se casar. Um casamento durante a semana pode ser melhor para vocês e ser uma opção mais em conta, por exemplo. Imagine uma cerimônia ao pôr do sol na praia, um piquenique em um parque, reservar aquele bistrô charmoso ou alugar uma casa de campo por alguns dias – tudo é possível.

Há menos olhos em você

Para algumas pessoas, o pensamento de uma centena de pessoas olhando para você ao caminhar para o altar e dizer seus votos podem criar uma ansiedade nada saudável. Se um de vocês tem ansiedade ou é tímido, pode ser muito mais confortável dizer SIM com apenas 10 pessoas que vocês amam ao seu redor.

São mais curtos

Geralmente, um micro wedding dura entre 2 a 5 horas, tempo suficiente para uma cerimônia significativa, desfrutar de seus convidados, gastronomia e drinks, além fazer doces registros para o álbum de casamento.

 

With Love and Embers

 

A Desvantagem do Micro Wedding

Sim, é uma só!!!! Por mais que a gente procurasse, só achamos umazinha, tamanho micro também. Os familiares e amigos que não forem convidados podem se sentir magoados com a decisão de vocês terem apenas poucas pessoas para celebrar seu amor no grande dia.

Vocês precisam estar realmente seguros de que esta é a decisão certa para vocês; caso contrário, poderão começar a se sentir culpados pelas pessoas que estão chateadas com a escolha do micro wedding. Para evitar chateações e pressão por parte da família, expliquem a situação com clareza e diplomacia.

O Lápis está recheado de gente que ama o que faz! Listamos aqui os lugares para casamento no campo no estado de SP que a gente AMA, não perca!

 

Alixann Loosle Photography

 

Como Organizar um Micro Wedding

Como qualquer evento, é preciso se planejar e organizar o micro wedding para que ele seja uma experiência inesquecível.

A lista de convidados

Existem mais de 20/30 pessoas que você teria na sua lista de convidados dos sonhos? Deixando de lado as obrigações que vocês sentem em convidar os cônjuges das pessoas e membros da família distante, a sua lista de convidados tem mais do que 20/30 pessoas?  Se você não conseguir restringir a lista para esse número aproximado, não será um micro wedding.

Decida as prioridades

Pense conosco: o que é importante para vocês? É boa comida? São as fotos e o vídeo? Uma decoração de contos de fadas? Um bolo deslumbrante? Uma festa animada? O vestido dos seus sonhos?

Façam uma lista de itens não negociáveis ​​que desejam no seu casamento. Aprendam que abrir mão de alguns detalhes faz parte da jornada e, ainda assim, o seu casamento será́ incrivelmente especial. Você provavelmente estará trabalhando com um orçamento menor, portanto priorize as coisas importantes.

Se você quer escolher as coisas mais importantes do casamento, mas não sabe por onde começar, dá uma olhadinha nas nossas sugestões neste vídeo aqui.

 

 

Escolha um local de tamanho apropriado

Para que seu evento não dê a impressão de estar perdido em um ambiente que parece muito grande e amplifica os buracos de áreas vazias, você precisa de um lugar perfeito, com muito espaço para que todos possam relaxar, mas nas proporções certas para criar uma atmosfera íntima.

Sim, você vai precisar de assessoria

Só porque seu casamento é menor, não significa que você não precisa de ajuda na hora de orquestrá-lo. Ter alguém com experiência, profissionalismo, ótimos contatos com fornecedores e que estará lá no dia para fazer as coisas funcionarem sem problemas reduzirá muito o estresse dos noivos.

 

micro wedding na praia
Autumn Nicole Photography

 

Escolham o look que quiserem

O tamanho do seu casamento não é um indicador do quanto devem gastar com o que acham importante. Não importa se você é uma noiva plus size, se prefere um vestido de casamento curto, ou um que tenha mais cara de casamento civil, estampado ou colorido, se você quer usar um jumpsuit ou um terninho. Seja feliz com sua escolha!

No nosso mega post sobre tendências para casamento 2020 demos destaque ao look dos noivos, que estão investindo neles mesmos e escolhendo meias, gravatas, calçados e trajes arrojados para dizer SIM.

O fundamental no dia do casamento é que vocês se sintam confortáveis e confiantes!

Lista de Presentes

Independentemente do tamanho ou tipo de casamento, é sempre uma boa ideia fazer uma lista de presentes, mesmo que não seja uma regra. Vocês podem se surpreender com os amigos e familiares que, mesmo sem ter sido convidados, querem desejar- através de um mimo- toda a felicidade do mundo para os noivos.

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler

6 temas de decoração de casamento que vão bombar em 2020
{Dicas Úteis} Convite de Casamento: o guia completo!
Casamento Civil: tudo o que você precisa saber

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog