Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Casamento sustentável: o guia completo para um casamento consciente e com propósito

Casamento sustentável, Ecowedding ou casamento ecológico em todos os níveis, incluindo casamento lixo-zero são uma maneira nova e permanente de ver um dos dias mais especiais de sua vida. Veja abaixo tudo o que você precisa para organizar um casamento sustentável inesquecível.

Noivos se beijando em uma casa branca em um casamento sustentável
Diego Cogo e Veronique Bernard

Descubra nesse post:

    noivos se abraçando em mesa em casamento sustentável ao ar livre
    Thiago Faria

    Casamento sustentável e com propósito

    Pra você, o que é casamento com propósito? Há muito tempo nós aqui do blog estamos nos perguntando, e chegamos a conclusão que a resposta, para nós, é muito simples: queremos celebrar HOJE olhando para o FUTURO.

    Estamos cada vez mais repensando nossos valores, o que realmente importa, qual a nossa missão no mundo que vivemos, o que vai ser do nosso futuro e qual legado estamos deixando para as futuras gerações. Entendemos que queremos SIM viver uma vida com escolhas mais conscientes para o nosso planeta e para a nossa comunidade, especialmente quando se fala de casamentos. É dar as mãos por um propósito maior, unir forças, pensar no coletivo, deixar a individualidade de lado e fazer escolhas inteligentes.

    Notamos que as pessoas estão muito mais conscientes de seu lifestyle, e as noivas estão aderindo cada vez mais à essa visão de vida. Esse foi um dos motivos para tirarmos o casamento sustentável da lista de tendências de casamento e elegê-lo como uma realidade presente na nossa vida.

    casal de mãos dadas com a natureza ao redor em um casamento ecológico
    Ellie Gillard

    Semeando no presente para colher no futuro

    Você sabe o quanto levantamos a bandeira de casamentos com personalidade e muito significado. O nosso convite hoje, é que você adicione também uma pitada de propósito nesse planejamento. Isso não quer dizer que você TEM QUE fazer um green wedding ou uma festa 100% ecológica, mas, pensar no seu grande dia com a mesma responsabilidade diária e cuidado que você tem com a sua saúde, com o seu trabalho, com os seus amigos.

    É ter mais consciência em cada processo, se reinventar, ser criativo, pensar fora da caixinha e gerar um consumo consciente. Para se ter uma ideia, a busca por casamentos ecológicos com pouco desperdício cresceu 235% noPinterest.

    Queremos plantar uma sementinha no seu coração para que você possa entender que pequenos gestos geram grandes atitudes. Provavelmente o seu casamento será o evento no qual você vai reunir o maior número de pessoas para festejar, então imagina quantas pessoas você pode impactar e influenciar positivamente?

    Prontas para curtir nossas dicas como ter um casamento sustentável?

    madrinhas sorrindo para foto em casamento sustentável na praia
    Macky Carcedo Photographs

    Não é sobre fazer um casamento 100% ecológico

    Olha, da mesma maneira que não existe o casamento perfeito, não há casamento perfeitamente sustentável e ecológico também. É praticamente impossível fazer um casamento sustentável com pegada de carbono zero – no momento em que você foi de carro para o espaço da cerimônia, já deixou uma pegada.

    Tentar planejar um evento sustentável, ecológico e de fair trade (comércio justo) pode ser ainda mais estressante do que organizar um casamento comum, por isso não se sinta pressionada a seguir absolutamente todas as regras ao pé da letra – o fato de você estar lendo esse post e estar interessada no assunto já significa que é mais consciente do que a maioria das pessoas!

    Não vai dar para colocar em uso todas as ideias desse post – e tudo bem-; portanto, escolha alguns pontos que considera importantes e comece por aí. Ninguém espera que você resolva todos os problemas do mundo com seu casamento ecológico, mas pode se esforçar para fazer escolhas mais éticas e ecológicas na sua organização. E quem sabe, com esses pequenos passos, pode inspirar outros casais a fazer o mesmo, né?

    Os números são assustadores

    O potencial de lixo e poluição que um casamento pode causar é muito alto, afinal ele exige e consome muitos recursos para que vocês dois cheguem ao altar.

    O livro americano The Green Bride Guide afirma que um casamento produz em média 182 kg de lixo e 58 toneladas de CO2. Com um número estimado de mais de 1 milhão de casamentos que acontecem por ano no Brasil (IBGE), isso significa, por baixo, cerca de 182 mil toneladas de lixo e emissões de CO2 que aproximadamente 4/5 pessoas produziriam em um ano, tudo isso em apenas um único dia.

    Essa é uma enorme razão para os casais realmente começarem a pensar sobre a pegada de carbono que deixarão como resultado de seu casamento.

    (Fontes: Huffingtonpost.com, The World Bank)

    Casamento sustentável: o guia completo para um casamento consciente e com propósito

    Os 3 Rs da sustentabilidade

    Uma dica boa é começar a pensar nos 3 Rs da sustentabilidade. As diretrizes práticas para gestão de resíduos, consumo consciente e desenvolvimento sustentável estabelecidos na Agenda 21 (o plano de ação da ONU resultado da conferência Rio-92) são:

    1. Reduzir

    Reduzir é evitar e racionalizar, sempre considerando que menos é mais. Deixar de consumir algo causa menos impacto do que consumir e depois reciclar. Planeje os gastos de seu casamento para evitar desperdícios em todos os sentidos.

    2. Reutilizar

    Existem duas maneiras de reutilizar produtos: a primeira é escolher itens que se possa usar depois da festa de casamento, de mesma maneira ou de forma diferente, sem precisar descartar no lixo.

    A segunda maneira é optar por itens já feitos com produtos reciclados, colaborando com o ciclo da reutilização e reciclagem.

    3.Reciclar

    Transformar um elemento em um novo material no ciclo de produção é reciclar. Isso envolve técnicas químicas específicas, e impacta sobre os resíduos que você não vai conseguir reduzir nem reutilizar. Conhecer a gestão de resíduos sólidos da região onde você vai realizar sua cerimônia faz parte do planejamento do casamento. Também faz parte pedir para os fornecedores envolvidos para separarem o lixo orgânico dos resíduos recicláveis.

    Por fim, se informe sobre o que é e o que não é reciclável.

    decoração de casamento sustentável com bolo ao centro
    Macky Carcedo Photographs

    O upcycling como uma alternativa para um casamento mais sustentável

    A definição de upcycling, também conhecida como reutilização criativa, “é o processo de transformação subprodutos, resíduos, produtos inúteis ou indesejados em novos materiais ou produtos de melhor qualidade ou com maior valor ambiental.​”

    Fazer upcycling é uma maneira de processar um item para torná-lo melhor e mais valioso do que o original. Usando a moda como exemplo, upcycling é transformar, por exemplo, uma peça de roupa que não serve mais, que está manchada ou rasgada e reformá-la para usá-la novamente. Isso se aplica à qualquer outro tipo de objeto também.

    Upcycling pode ser feito usando resíduos pré-consumo, pós-consumo ou uma combinação dos dois. No caso da moda, os resíduos pré-consumo são produzidos enquanto os itens estão sendo fabricados (como os pedaços de tecido que sobraram após o corte de uma modelagem) e os resíduos pós-consumo resultam do produto final atingindo o fim de sua vida útil para o consumidor (como uma camiseta que não cabe mais, a embalagem ou outros itens que sobraram).

    –> Curiosidade do Lápis: o Cambridge Dictionary elegeu ao termo upcycling como a palavra do ano de 2019.

    Mas então…Upcycling é reciclagem?

    Não, meninas, fazer upcycling não é o mesmo que reciclar. “A reciclagem pega materiais de consumo – principalmente plástico, papel, metal e vidro – e os decompõe para que seus materiais básicos possam ser transformados em um novo produto de consumo, de qualidade inferior”. ” Então a reciclagem é considerada um downcycling, que é o oposto de upcycling.

    Quando se faz upcycling de um item, não se desmonta ou destrói os materiais. A ideia é transformar o item existente, como exemplo cortar uma calça de couro para transformá-la em shorts e aplicar novos detalhes como studs ou bordados.

    Outros exemplos incluem usar lenços vintage de tecido para imprimir o convite de casamento, fazer sacolas como lembrancinhas de velas de barcos ou ainda usar esquadrias de janelas de vidro para escrever sinalizações e decorar o espaço do casamento. As peças ainda são feitos do mesmo material de quando se iniciou o processo. Além disso, o item upcycled normalmente é melhor ou tem a mesma qualidade que o original.

    As Joias

    O pensamento sustentável começa bem antes do dia do casamento ecológico. Se você ainda não mudou alguns hábitos na sua vida e não tinha pensado no assunto, comece pelo deslumbrante anel de noivado no seu dedo!

    Ao escolher seu anel de noivado e alianças de casamento, acompanhe as origens das gemas e metais. A mineração de diamantes causa impactos sociais e ambientais bastante prejudiciais para o meio ambiente. As práticas irresponsáveis dessa mineração causam erosão do solo, desmatamento e, em casos extremos, o colapso de ecossistemas inteiros.

    Já a mineração de ouro causa poluição global de mercúrio, polui rios com ácido sulfúrico e destrói paisagens. Você sabia que a mineração moderna de ouro cria 20 toneladas de resíduos tóxicos para cada anel de ouro?

    Mas tem solução para tudo nesse mundo, né? Selecionamos algumas abaixo:

    • Considere escolher um diamante cultivado em laboratório – afinal, eles são praticamente idênticos aos diamantes extraídos e custam significativamente menos.
    • Escolha gemas e metais reciclados, peças vintage ou diamantes e ouro de origem responsável. Comece no cofre a família, como fez o Príncipe William, que escolheu o anel de noivado de sua mãe, Lady Di, para pedir Kate Middleton em casamento. Tesouros e heranças familiares que carregam uma história sempre terão um lugar especial nos nossos corações.
    • Derreta o ouro de outras joias para fazer upcycling e criar um anel novo ou coloque um diamante existente em uma aliança, como o príncipe Harry fez com o anel de noivado de Meghan Markle quando incluiu pedras que eram da Princesa Diana no design que ele criou.
    • Considere alianças de casamento de madeira ou outro material diferente.

    (Fonte: Brilliant Earth)

    9 passos para tornar seu casamento mais sustentável

    Diminuir a sua lista de convidados e optar por um mini wedding, micro weding ou mesmo um wedding weekend é um ótimo começo! Mas temos muito mais dicas, e o melhor é que você pode aplicá-las em todos os eventos pré casamento também, como o chá de panela, chá de lingerie e despedida de solteira!

    Aposte no nosso passo a passo para fazer um casamento ecológico com sucesso:

    1) Escolha fornecedores eco-conscientes

    Se você deseja organizar um casamento ecológico com pouco desperdício, precisará da ajuda de seus fornecedores para que isso aconteça. O primeiro passo é excluir aqueles que não trabalham do jeitinho que você quer. Quando estiver pedindo orçamentos e conversando com eles, pergunte sobre suas políticas e práticas antes de tomar uma decisão final.

    Os principais fornecedores para bater um papo com calma são o espaço de eventos, o buffet e confeitaria, o decorador e florista, pois essas são áreas que normalmente acumulam mais desperdício e geram mais lixo no casamento. Tenha em mãos sua listinha antes de conversar com ele. Nós fizemos um checklist bem completo para te ajudar nesse momento, aproveita para fazer o download AQUI.

    –> Dica do Lápis: Como identificar um fornecedor de casamentos ecológico? Pergunte a ele! Faça todas as perguntas que achar pertinentes, sem vergonha, tá? Vamos dar alguns exemplos:

    Para o florista: “De onde você tira suas flores? Foram tratadas com pesticidas nocivos? Você usa espuma floral?“

    Para o buffet: “Onde você compra seus ingredientes? O que acontece com a sobra de alimentos? Você compra ingredientes orgânicos locais? ”

    Para o espaço: “Qual é a sua política para itens de plásticos? Que tipo de produtos de limpeza você usa? Como o lixo é descartado? Você está envolvido em alguma iniciativa ecológica ou de caridade?”

    2) Escolha a época certa do ano

    Nós sabemos que a primavera e o outono são estações bastante procuradas para casamento por causa do clima mais ameno, nem tão quente e nem tão frio. Uma das grandes vantagens dessas estações é que o consumo de energia vai ser menor, pois não haverá necessidade de usar dispositivos artificiais (ar condicionado ou aquecedores) para manter o ambiente numa temperatura confortável para os convidados.

    3) A escolha do espaço

    A escolha do espaço da cerimônia e festa de um casamento sustentável envolve alguns pontos:

    1. A localização geográfica dele: como se pode minimizar as viagens de ida e volta para o local do casamento? Não é segredo algum que as emissões de poluentes dos aviões e carros estão entre os principais contribuintes para os danos ambientais. Já pensou como vocês e os convidados irão chegar e ir embora do local do casamento? Para diminuir esse impacto, opte por espaços perto de onde todos vivem, ou organize um transporte fretado para os convidados e os fornecedores.
    2. Depois de decidir sobre a cidade ou região, procure um espaço de eventos que priorize a sustentabilidade por meio da eficiência operacional, fornecendo suprimentos e ingredientes locais, que tenha um sistema de reciclagem apropriado e priorizando a eficiência energética. Um espaço all inclusive é bem mais perto do ideal, reduzindo a necessidade de fornecedores extras, decoração e a maioria dos itens de uso único.
    3. Uma das maiores maneiras de reduzir o consumo de energia é se casar ao ar livre e durante o dia, onde o sol pode fornecer toda a sua iluminação e, de quebra, proporcionar fotos e video de arrancar suspiros!
    4. Um local com muita beleza natural e personalidade incorporada em sua arquitetura e/ou história proporcionam um casamento ecológico incrivelmente único. Ele reduz significativamente a quantidade de decoração que você precisa ter que fazer, além de diminuir o desperdício e os gastos.

    altar triangular para cerimônia de casamento ao ar livre sustentável
    Melissa Gayle Photography

    4) Convites e papelaria para um casamento sustentável

    Milhões de árvores são derrubadas todos os anos para fabricar produtos de papel, e o processo de produção desses itens polui o meio ambiente. O convite de casamento, menus e tags de lembrancinhas, a quantidade de produtos de papel usados em um casamento é muito grande.

    Você sabia que papel e embalagens glossy (com acabamento brilhante) geralmente não são feitos de materiais recicláveis e alguns podem até conter elementos que são prejudiciais ao meio ambiente? Por isso é importante encontrar um designer que ofereça materiais reciclados ou sustentáveis (como papel semente, que fica lindo num convite de casamento rústico) ou que use materiais alternativos, como tecidos reciclados, couro e madeira para fazer os itens de papelaria.

    Veja abaixo algumas alternativas para diminuir o uso de papel no casamento ecológico:

    1. Reduzir o número de itens impressos necessários é um bom começo. Escolha um ou dois que você faz questão, como o convite, e abuse da internet. O save the date digital está cada vez mais comum, e fazer um site de casamento para colocar todas as informações pertinentes ao melhor dia da sua vida também. Para menus e orientações do espaço no dia do casamento, prefira espelhos ou lousas que podem ser usados novamente depois.
    2. Optar por convites que possam ser reutilizados após o casamento ecológico é uma boa pedida, assim como usar papéis recicláveis ou com base de fibras naturais, e dar preferência às impressões por toner ou serigrafia.
    3. Você também pode incluir uma pequena nota nos convites, incentivando os convidados a reciclá-los, em vez de jogá-los no lixo após o evento.
    convite de casamento sustentável com desenho de uma bicicleta
    Craig Willians
    menu de casamento ecológico feito em folha de costela de adão
    Vanessa Hicks

    5) Decoração de casamento sustentável

    Depois de escolhido o tema da decoração,a paleta de cores e a iluminação que ajudarão a definir o clima para a sua decoração de noivado, cerimônia de igreja e recepção do seu casamento, você precisará de uma decoração mínima para definir o cenário do grande dia.

    Uma boa noticia é que aqui no Brasil já estamos mais adiantados que nos outros países quando o assunto é embelezar um ambiente, pois já é de praxe alugar todo o mobiliário e itens de decoração, evitando o desperdício e gerar lixo. A cadeira pavão ou a famosa cadeira Ghost de acrílico até o letreiro de neon, tudo pode ser reutilizado por outro casal depois.

    vasos brancos com diferentes tamanhos para decoração de casamento sustentável
    Matt Fox Photography

    Vale a pena evitar…

    Existem alguns itens que é bom evitar. Por mais que os amemos, balões e lanternas de papel podem ser bastante prejudiciais ao meio ambiente e à vida selvagem local, dependendo de como você os descartará. Para um casamento mais ecológico, tente se concentrar em itens recicláveis ou reutilizáveis, como artigos de vidro, macramé, fitas, livros e castiçais antigos, etc.

    Nenhum evento fica completo sem iluminação apropriada para criar o clima desejado. Opte pela luz do dia ou, se precisar, por velas, Onde a iluminação elétrica é usada, verifique se ela usa LEDs para economizar energia.

    Existem muitas ideias criativas para saída dos noivos que são sustentáveis e biodegradáveis, como folhas, pétalas de flores ou bolhas de sabão.

    Flores: ué, elas não são naturalmente ecológicas?

    Bom, tecnicamente sim, mas ainda existem maneiras de escolher flores para a decoração do seu casamento ecológico e reduzir sua pegada de carbono no planeta.

    Infelizmente, uma grande seleção das flores do casamento é importada e precisa ser tratada com pesticidas e fungicidas, inclusive as folhas e folhagens queridinhas dos buquês de noiva do momento. Esses produtos químicos não são apenas prejudiciais para o seres humanos, mas também para o planeta e principalmente para as abelhas! As emissões adicionais criadas a partir do próprio transporte também contribuirão para a sua pegada de carbono.

    Escolher uma florista local e optar por flores sazonais nativas e sem pesticidas é a melhor maneira de deixar seu casamento mais sustentável, ainda mais quando se trata de arranjos florais. Se você vai realizar um casamento ecológico ao ar livre, é provável que exista muita vegetação e beleza para serem trabalhadas e nem precise de tantas flores assim, né?

    Considere flores e folhagens em vasos, como orquídeas, bulbos variados ou plantas, incluindo ervas e até árvores, que podem ser reutilizadas em casa, em um pátio ou transplantadas para o jardim após o evento. Outra alternativa é usar galhos, flores e folhagens, como o capim dos pampas ou do Texas, por exemplo. Nossa paixão do momento é o novo jeito de usar flor mosquitinho (também seco) na decoração de casamento ecológico.

    Um assunto importante que precisamos abordar é o problema da espuma floral, um recurso muito útil para os floristas porque é um material denso, leve e poroso, usada nos arranjos. Acontece que ele nunca se biodegrada e é feito de produtos químicos tóxicos como formaldeído, por isso também é cancerígeno. Felizmente já existe uma crescente conscientização sobre o lado negro da espuma floral e mais e mais profissionais estão abandonando esse recurso por outras técnicas para fazer arranjos deslumbrantes.

    –> Dica do Lápis: para que seus lindos arranjos de flores não sejam jogados fora depois de sua celebração, trabalhe com uma empresa que retire os arranjos e os reutilize ou doe para asilos ou hospitais.

    6) Gastronomia do casamento sustentável

    Quando falamos de ecoweddings ou casamento sem desperdício, a gastronomia pode ser um assunto muito debatido. As comidinhas são o centro de qualquer festa, é aquela memória afetiva gostosa que os convidados tem de um dia muito especial com os noivos. Nem precisamos falar da mesa do bolo de casamento e docinhos, né? O fato é que comida é também um dos maiores responsáveis pelo desperdício e pela pegada de carbono numa festa de casamento.

    No Brasil, os alimentos percorrem um caminho muito longo até chegar à mesa. Eles saem do campo e viajam milhares de quilômetros para chegar em estações de processamento e só depois disso são distribuídos para feiras e supermercados. Deu para imaginar como esse processo todo contribui para as emissões de gases de efeito estufa no planeta, né? Além disso, os alimentos que percorrem longas distâncias geralmente usam mais conservantes para mantê-los em bom estado.

    Por isso é importante escolher fornecedores que usam ingredientes locais e/ou orgânicos e da estação para o seu cardápio. Quando comprados diretamente de produtores, os alimentos precisam de menos tempo na geladeira e menos embalagens para permanecerem frescos, e como eles vem de uma distância menor, é necessário menos combustível para transportá-la.

    Optar por um menu vegano ou vegetariano também reduz o impacto ambiental. Se isso for muito drástico para vocês, procurem equilibrar o menu para que seja 50% vegetariano. Isso já ajuda bastante!

    Como reduzir o desperdício?

    Agora, como reduzir o desperdício de alimentos? Converse com o seu fornecedor sobre como guardar ou distribuir as sobras. Pergunte que tipo de serviço, na experiência dele, tem menos desperdício: um serviço empratado ou sistema self-service (serviço americano) e faça sua escolha de acordo.

    Lembrete: Existem mil maneiras diferentes para deixar sua mesa de doces de casamento maravilhosa e apetitosa sem uma só forminha ou embalagem nos doces, inclusive se você optar por substituir o bem-casado por outra gostosura! Deu para imaginar o lixo que elas geram, isso sem falar que são item de uso único? Converse com o decorador para saber tudo sobre as soluções lindas para dar água na boca dos convidados na mesa do bolo sendo ecologicamente corretos.

    Se, por acaso, você escolheu um casamento ecológico no campo, pode ser que o espaço tenha como lidar com alguns tipos de compostagem lá mesmo. Você vai ficar surpresa com o que pode ser compostado: ossos de frango, sobras de bolo, restos de comida, itens de papel, etc. Obviamente, não deixe de consultar o espaço para obter mais detalhes sobre sua capacidade de ajudar para fazer um casamento com pouco desperdício.

    7) O look dos noivos

    As noivas

    A primeira coisa que vem à mente dentro de um casamento ecológico é escolher um vestido usado. Nós sabemos que quando o assunto é vestido de noiva de segunda mão, a opinião fica dividida. Nem todas as noivas vêem essa opção como um meio de realizar seu sonho. No entanto, notamos que existe um aumento no interesse por parte das noivas em optar por vestidos de noiva de segunda mão. As procuras on-line por vestidos de noiva que incluem as palavras “vintage”, “usado” ou “second hand” aumentam coletivamente 38% ano a ano. Não é à toa que nossa pastinha de vestidos de noiva no Pinterest tem um numero altíssimo de visualizações mensais!

    Agora, se você curte a proposta, comece pelo armário de sua mãe ou avós. Se o vestido estiver muito datado ou com avarias, sempre existe a opção de fazer upcycling, basta achar uma boa costureira ou ateliê especializado e usar esse vestido como base para realizar o seu sonho.

    Se você não curtir o vestido da sua mãe, comece da estaca zero e escolha um vestido que tenha a sua carinha, não importa o seu biotipo. Há modelos para todo mundo, incluindo de vestido de noiva plus size. Primeira parada: brechós e lojas de second hand.

    noiva sorridente para foto com coroa de flores em casamento sustentável
    Joanna Nicole Photography

    Os vestidos vintage também são considerados second hand?

    Os vestidos vintage (com 20 anos ou mais de idade) podem ser considerados usados ou second hand. A grande vantagem deles é que foram feitos com material de qualidade incrível- imaginem a seda pura, bordados e a renda das décadas passadas- e construídos com perfeição, tanto que, se eles fossem feitos hoje, custariam uma pequena fortuna. Vintage também inclui os vestidos de haute couture de designers famosos, por preços muito reduzidos. Ao escolher um vestido vintage você ganha muita qualidade por uma porcentagem do valor real.

    Ainda assim não ficou apaixonada por nenhum vestido? Você pode alugar em lojas especializadas, inclusive seu vestido para casamento civil.

    Mas no fim, se você preferir usar um vestido novo, tente encontrar um designer que use tecidos sustentáveis ​​(como algodão orgânico, seda ou cânhamo) ou veganos e ainda sim seguir todas as tendências que você se apaixonou quando estava olhando referências.

    Compre um vestido que você possa usar em outras situações como ano novo e outras festas, assim ele não fica parado no armário tomando espaço. Outra alternativa é, após o grande dia, doar ou vender o seu vestido de noiva. E lembrem: uma peça nova no armário? Doe uma antiga!

    Os noivos

    Assim como as noivas, o melhor lugar para iniciar a pesquisa é dentro do próprio armário do noivo. A maioria dos homens já tem um ou dois ternos que podem ser perfeitamente maravilhosos para o casamento quando combinados com sapatos e acessórios novos.

    Se isso não funcionar, tente procurar um terno que possa usar depois, ou mesmo alugar. Se ele não é realmente um tipo de homem que usa terno ou o casamento é mais descontraído, considere uma camisa branca com calça.

    A beleza

    Se você planeja fazer o penteado de noiva e a maquiagem profissionalmente, procure um profissional com antecedência, para garantir que você encontre alguém que use produtos ecológicos, veganos e não testados em animais (cruelty-free).

    Casamento sustentável: o guia completo para um casamento consciente e com propósito
    Primark

    8) Lembrancinhas para casamento sustentável

    A lembrancinhas de casamento é um mimo que se tornou uma tradição, mesmo não sendo algo obrigatório. Porém, é uma maneira super fofa de agradecer aos amigos, familiares por estarem reunidos neste dia tão incrível. Se vocês optarem por dar esse mimo no dia do SIM, é importante que elas tenham a carinha do casal, que sejam uma extensão da sua personalidade e do estilo do casamento ecológico. Nada melhor que uma lembrancinha de casamento recheada de carinho, amor e gratidão para que os convidados levem para casa um pedacinho dessa data memorável.

    As lembrancinhas mais bacanas e sustentáveis são aquelas que os convidados podem aproveitar depois. Uma opção são os populares vasinhos com suculentas, ervas ou cactos.

    Não tem como errar com uma lembrancinha comestível –ou que se pode beber! De barras de chocolate artesanal, passando por geléias, pimentas, molhos, cerveja ou pró seco até pão orgânico e azeite, essa é uma ideia que vai ficar na memória de todos.

    Coisas fofas para o lar também estão em alta, como mugs, panos de prato, sabonetes artesanais ou sacolas de pano. Esses itens de uso diário vão ser uma doce lembrança dos noivos para os convidados.

    vela em vidro com ervas para lembrancinha de casamento sustentável

    lembrancinha de casamento sustentável
    Gift4Angel

    9) Lista de presentes para casamento sustentável

    Ao fazer a lista de presentes de casamento, evite pedir presentes que você não precisa ou não vai usar. Em vez de pedir um monte de coisas típicas de listas de casamento – você realmente precisa de panela de foundue?-, pense em produtos úteis e ecológicos de empresas sustentáveis e locais.

    Adoramos opções alternativas como pedir cotas de lua de mel ou doações para uma causa solidária próxima ao seu coração. Em pesquisa nos Estados Unidos, nos últimos dois anos, 10% dos casais optaram por doar seus presentes para a caridade. Essa é uma tendência que vem crescendo aqui no Brasil também, e é uma maneira de começar a vida nova promovendo o bem estar e retribuindo para a sociedade.

    Existem muitas maneiras de fazer o bem usando seu casamento ecológico como ponto de partida, desde optar por itens do casamento que podem ser feitos por centros de apoio e comunidades, a doação das sobras para asilos e creches até a lista solidaria, onde vocês podem destinar uma porcentagem ou totalidade dos presentes recebidos para algum trabalho social. Uma organização que está em nossos corações, por exemplo, é a Médicos Sem Fronteiras.

    como fazer um casamento sustentável
    Harmony in Happenstance

    CONFIRA OS NOSSOS FORNECEDORES

    No nosso guia de fornecedores você encontra todos os serviços e um time de profissionais que irão a te ajudar a ter um casamento sustentável que inspire muita gente!

    🎁 Crie seu site grátis aqui