Tudo que você precisa para casar

Penteado de Noiva: + de 150 inspirações do cabelo curto ao cacheado

Vamos falar de penteado de noiva, um tema que a gente adora, mas que deixa as noivas perdidas com tantas opções. Até porque tem penteado de noiva preso, com cabelo curto, solto, cacheado e muito mais.

Claro que ele tem a missão de ressaltar a sua beleza e complementar o seu vestido. Mas também precisa te deixar segura e confortável para dizer SIM no altar.

Por isso, preparamos esse guia com tudooo o que você precisa saber. O post está recheado com mais de 150 fotos de todos os tipos de penteados, do cabelo curto ao longo cacheado.

Spolier: te contamos o que levar em consideração na hora de destacar os cabelos, como escolher um bom profissional e quando fazer o teste.

Índice
Texto opcional, que aparece antes do índice.
    Mulher em casamento no campo
    Prostooleh

    Como escolher o penteado de noiva?

    É super importante respeitar a sua essência nesse processo. Então, não queira escolher um clássico se você é uma pessoa bem boho ou vintage.

    Da mesma forma, procure por profissionais que vão te ajudar a ressaltar a sua beleza dentro das suas preferências.

    Agora, o próximo passo é pensar na sua personalidade: você é uma pessoa mais extrovertida, romântica, ou, quem sabe, formal?

    Nunca deixe de considerar o seu jeito de ser na escolha do penteado de casamento. Afinal, é importante se reconhecer ao olhar as fotos do álbum e pensar “Nossa, eu estava linda!”. Por isso, não siga as tendências se elas não combinam contigo, tá?

    Em seguida, para definir a opção perfeita é preciso pensar nesses detalhes:

    • Horário e clima
    • Local da cerimônia
    • Estilo do casamento
    • Formato do seu rosto
    • Comprimento e seu tipo de cabelo
    • Acessórios
    • Vestido
    Noiva com buquê ao ar livre
    Pinterest

    O horário e clima

    Até algum tempo atrás, algumas noivas se sentiam pressionadas a fazer um penteado mais rebuscado e estruturado para uma cerimônia noturna. Mas, na verdade, o horário pouco importa.

    Por exemplo, uma noiva boho quer se destacar com tranças no seu casamento no campo, pode? Claro que sim! Não interessa se é um brunch ou um SIM ao pôr do sol.

    Ao mesmo tempo, o clima do lugar na época vai determinar a qualidade e durabilidade do penteado. Sendo assim, uma boa escolha deve durar até o meio da festa ou até a noiva fazer as principais fotos e o ensaio do casal.

    Um penteado de noiva super elaborado no verão intenso faz o cabelo murchar e ter aquele efeito escorrido, por exemplo. Por outro lado, a umidade que rola na praia e no campo podem gerar o temido frizz.

    Portanto, só um bom profissional consegue levar em conta todos esses fatores e mais alguns que nem sonhamos. Por exemplo, ele sabe que apostar no modelo de ladinho vai grudar no suor do pescoço e que cabelos soltos costumam despencar lá no começo da festa.

    Por isso, sempre pergunte a opinião do profissional e considere a solução oferecida, por mais que não te agrade de cara.

    Casamento ao ar livre

    Casar ao ar livre é a relização de um sonho para muitas noivas. Afinal, o cenário é exuberante e ainda tem o contato com a natureza. Além disso, carrega um clima bem informal e remoântica que até arranca suspiros!

    Casamento boho ao ar livre
    Seniv Pedro

    Festa no campo

    A vibe da cerimônia no campo é mais próxima a natureza, bem  relax e descontraída. Geralmente, as noivas optam por vestidos fluidos e leves, com ar romântico. Então, para combinar com esse clima, prefira um cabelo mais orgânico e com acessórios leves.

    Vale apostar nos cabelos soltos, meio preso, com tranças, cacheado natural, coques bagunçados ou chignons baixos (com ou sem véu).

    Além disso, flores naturais, coroas de flores, headbands, pentes, tiaras ou pins com motivos botânicos e delicados funcionam super bem.

    Leia esse post só com penteado de noiva para o campo

    Festa na praia

    Ah, esse tipo de festa tem uma leveza e suavidade bem únicas, né? É claro que todo esse clima delicioso pode ser refletido nos cabelos da noiva.

    O casamento pé na areia ou no deck pedem os fios soltos, ou semi presos ondulados, coque com mechas trançadas e tranças simples. Bem como o cabelo cacheado natural, rabo de cavalo, coques bagunçados ou chignons baixos (com ou sem véu).

    Por fim, complemente com os mesmos acessórios da cerimônia no campo: flores naturais, coroas de flores, headbands. Nesse caso, vale usar pentes, tiaras ou pins com motivos botânicos e delicados também.

     

    Penteados de noiva por estilo

    Quando se fala no assunto, ele varia do folk ao clássico, passando pelo industrial vintage, boho… Enfim, cada estilo tem as suas particularidades, mas que tal decobrir como criar uma combinação perfeita?

    Noivos no altar florido na praia
    Freepik

    Boho

    O visual boêmio se mistura com muitos outros, como o hippie, folk, étnico e industrial. Por isso, esse estilo abre um novo leque de acessórios menos tradicionais e com elementos próximos da natureza.

    E, sendo assim, recomendamos para as noivas boho, o cabelo solto e ondulado, bem natural. Por último, os modelos com tranças orgânicas combinam com penas, sementes, coroas ou flores frescas. É claro, está liberado deixar os cabelos sem nenhum acessório mesmo.

    Moderno

    Noivas que tem uma personalidade marcante, moderna e super cool trazem consigo essa influência para o casamento. Na hora de escolher o look, elas sabem exatamente o que querem: fugir do óbvio com muita elegância.

    Sem medo de ousar, vale tudo: penteados com as mais diversas estruturas e formatos com fascinator, casquete, voilette, hair pins ou pentes. Por último, pode ser uma ótima opção não usar nada nos cabelos.

    Romântico

    O romantismo combina com vestidos soltinhos, bem como uma versão presa e semi presa. Além disso, ele dá a liberdade para deixar os fios mais arrumados ou até mesmo bem despojados. Complete com decorações delicadas: tiara, presilhas, pérolas e também flores frescas.

    Se você se considera uma mulher discreta e ainda pretende usar flores, aqui vai um truquezinho: coloque-as na parte mais baixa do penteado. Agora, as flores serão as estrelas da sua produção? Coloque-as na parte da frente do cabelo, bem pertinho do rosto.

    Formato de rosto

    Para que tudo fique harmônico, é preciso usar o formato do seu rosto como base. Garantimos que vai ficar muito mais fácil escolher o seu penteado depois dessa dica. Em outras palavras, você já sabe qual é o seu formato de rosto?

    Ilustrações com formato de rostos femininos
    Pinterest

    Dá uma olhada nessa explicação. Mas, se mesmo assim, você não souber, não tem problema, afinal, o profissional vai te ajudar nessa hora.

    • Oval: todos os penteados combinam com esse formato de rosto
    • Quadrado: crie equilíbrio entre o maxilar e a testa, prefira os que chamem atenção na parte superior da cabeça
    • Redondo: os cabelos precisam criar ângulos e suavizar as feições, por isso, aposte na franja lateral e os fios mais soltos e evite deixar todo o cabelo para trás
    • Retângulo: para suavizar o formato de rosto bem definido deixe todo o cabelo e a franja solta
    • Coração: para criar volume e equilibrar esse formato, use a franja ou o cabelo semi preso com as ondas caindo nas laterais
    • Diamante: evite os penteados presos e muito lisos para não ressaltar as bochechas, então aproveite as ondas e volume

    Penteados para cabelo curto, médio e longo

    Olha, tem opção de montão para qualquer tipo de cabelo. Vamos ser sinceras, o comprimento não influencia muito pois ele pode ser adaptado, ok?

    Se não estiver feliz com o comprimento dele, leia o próximo tópico. Nele, nós falamos sobre mega hair e apliques na composição do look.

    Curto

    Não é preciso deixar seu cabelo crescer para fazer um penteado bonito, sabia? Dependendo do corte, é ótimo prender para trás, formando um coque falso. Bem como, adicionar um acessório do tipo headband, tiara, coroa de flores ou grampos. Nós inclusive já mostramos muitas ideias lindas nesse post aqui.

    Médio

    O comprimento médio é ótimo para vários tipos de penteado de noiva. O cabelo preso fica perfeito nesse comprimento. Só uma observação: os coques e tranças, por exemplo, não vão ficar muito grossos nesse caso.

    Os soltos ou semi presos também possuem uma grande gama de variedade de estilos. Nossa dica: crie volume ondulando os fios.

    Longo

    Preferidos dos hairstylists na hora de montar um penteado para casamento, os cabelos longos oferecem várias possibilidades. As opções vão desde coques e tranças das mais diferentes formas até os semi presos, presos, com ondas, cachos, lisos ou simplesmente soltos.

    Apliques e mega hair valem a pena?

    Estar com o cabelão comprido e com muito volume no altar é o sonho de muitas, né? Só que a realidade é bem diferente para quem tem cabelos finos e ralos. Aí você se pergunta, qual a solução: aplique ou mega hair?

    Antes de mais nada, essa é uma decisão tomada junto ao profissional. Por exemplo, dá para usar um mega hair de tic-tac pouco tempo antes de fazer o cabelo. Assim, a grande vantagem de usar apliques é que eles aumentam a durabilidade do penteado.

    Dica extra

    Aposte no método da fita adesiva, que tem maior duração, para curtir a Lua de Mel toda!

    Como combinar decote e penteado de noiva

    A última coisa que uma noiva quer é passar a impressão de “muita informação” ou ainda deixar o visual sem graça, né? Por isso, cada decote tem uma combinação perfeita.

    Vestido de noiva no manequim
    Daniel Moises Magulado
    • Ilusão: preifra os presos e mais estruturados
    • Irregular: aposte no cabelo preso ou penteado para trás para não cobrir o detalhe
    • Quadrado: aposte no semi preso, na pegada despojada e nos acessórios
    • Canoa/ ombro a ombro: ficam lindos com soltos curtos, já o comprido precisa ficar preso no alto
    • Coração: a regra é simples, se o colo fica à mostra, prefira os presos
    • Tomara que caia/ sem alças: esse modelo é coringa, então escolha o seu preferido
    • Decotado nas costas: use os fios presos ou coque para não esconder esse detalhe do vestido
    • Decote em V: pode ser usado com cabelo solto, mas os presos, como coque e rabo de cavalo valorizam o colo
    • Sem decote/ fechado: fica perfeito com soltos curtos, mas os compridos devem ser presos para não “competir” com o vestido

    Inspirações de penteado de noiva

    Pesquisar inspirações no Pinterest é um caminho sem volta! A variedade é tão grande, mas tão grande que é im-pos-sí-vel não achar vários que te agradem.

    Já que a nossa missão é facilitar a sua vida, vamos te mostrar varias fotos para você guardar nas pastinhas.

     

    Rabo de cavalo

    Elegante, minimalista e moderno. Uma boa escolha para festas no verão, afinal, ele é super refrescante.

    Preso com trança

    As tranças são ultramodernas e são feitas de vários jeitos diferentes. Elas podem ser utilizadas juntas de coques, em cabelos semi presos e bagunçados.  Mesmo uma simples, longa e volumosa trança já garante um visual romântico e charmoso.

    Solto

    Os penteados de noiva com cabelos soltos são versáteis e combinam perfeitamente com qualquer tipo de casamento. Esse visual passa uma imagem descontraída e casual. Experimente complementar com coroas, flores ou tiaras para dar um ar contemporâneo e romântico.

    Dica extra:

    Quer ficar totalmente à vontade? Então use os fios soltos no casamento e presos só para curtir a balada.

    Coque

    O coque é um penteado de noiva muito versátil. Assim, a versão atual dele é com o cabelo mais solto, com os fios escapando, meio bagunçadinho mesmo. Os chignons também são baixos, perto da nuca. Por último, complemente com enfeites, desde os mais luxuosos aos românticos.

    Semi preso

    Queridinho das noivas, essa opção deixa a noiva com um ar delicado e romântico. Existem diversas formas de fazê-lo: com pequenos coques, torcidinhos, trancinhas e meio rabo de cavalo. Enfim, tem até os presos só com presilha, pentes ou tiara.

    Cabelo com franja

    Não há necessidade de tirar a franja de anos para fazer seu penteado de noiva, afinal, ela faz parte da sua personalidade, né? Dessa forma, é possível adequar qualquer estilo para ser usado com franjas, então seja feliz!

    Cacheados e crespos

    Use o cabelo natural, em outra palavras, aproveite todo movimento e volume dele! Mas é claro que é permitido investir em qualquer penteado de noiva, afinal, olha só as essas inspirações!

    Acessórios e penteado de noiva

    Os acessórios da noiva dão o toque final ao look. Por isso, existe uma variedade incrível em vários materiais para a noiva escolher: coroas, tiaras, véus, flores, headbands. Tem pentes, fivelas e presilhas, grampos, etc.

    Tudo vai depender do tipo do casamento e do look da noiva. Mas, atenção, lembre-se de que as peças precisam harmonizar com os outros elementos e a maquiagem.

    Véu: usar ou não?

    Antes de tudo, o véu não é obrigatório! Dessa forma, se quiser usar, saiba que a colocação varia de acordo com o comprimento.

    Por exemplo, se o cabelo for preso num chignon, o véu pode ser preso abaixo do coque para não esconder os fios.

    Já no caso dos soltos ou semi presos, convém prender o véu no topo da cabeça para adicionar volume.

    Quer saber tudo sobre véu? Leia aqui!

    Como escolher um bom profissional

    Em primeiro lugar, já viu nosso guia de fornecedores? Nós pensamos em você, noiva, e reunimos somente profissionais maravilhosos e de confiança. Recomendamos esse passo a passo:

    • Comece a reunir suas inspirações seis meses antes do grande dia
    • Pesquise e peça indicação de seus fornecedores e outras noivas
    • Veja os penteados já realizados para ver se combinam com o seu gosto
    • Analise a formação do profissional e as marcas dos produtos usados
    • Marque uma conversa para receber recomendações e alinhar as expectativas
    • Feche com o profissional pelo menos cinco meses antes
    • Agende o teste final
    • Por último, não esqueça do contrato
    Homem fazendo babyliss no cabelo de mulher
    Engin Akyurt

    Quando fazer o teste

    A prova final do penteado de noiva deve ser feita até um mês antes do grande dia. Antes de mais nada, aproveite esse momento para dar a sua opinião sincera. Você vai se emocionar e, ao mesmo tempo, já mata a curiosidade de como ficará no grande dia. Por fim, não esqueça de levar o seu véu, viu!

    Já segue a gente no Pinterest? Temos fotos lindas esperando você por lá:

    pinterest

    Tudo que você precisa para casar