ebook lapis de noiva

Corona Ebook

{Dicas Uteis} Tudo o que você precisa saber para organizar um casamento em casa

Para quem procura um tipo de casamento intimo, diferente, mais flexível, com propostas mais versátil e até mais criativa, dizer SIM no aconchego num casamento em casa pode ser uma experiência inesquecível.

casamento em casa
Ellie Koleen

 

Por quê escolher um casamento em casa?

Existem várias razões para escolher organizar seu casamento em casa. A ideia de celebrar um casamento super acolhedor e cheio de significado é uma delas; a intimidade gerada pela casa da família é indescritível e muito pessoal. O apego sentimental torna sua localização o espaço perfeito para celebrar um casamento. Mas a casa de família não é a única opção, os noivos podem escolher a casa de amigos ou até mesmo alugar uma para a ocasião.

Mas antes de planejar um casamento em casa, é importante ser realista e saber o que você vai enfrentar. A casa deve ter entre médio e grande porte, com vários espaços e nichos para  acomodar a todos, e se tiver um jardim melhor ainda. Isso não quer dizer que são requisitos obrigatórios ou que você precisa de uma mansão para realizar seu casamento, mas que é preciso pensar no espaço e no número de convidados, fornecedores e staff. Se, por exemplo, você optar por um micro wedding, um apartamento pode ser ideal para um brunch, almoço ou coquetel.

Mas o que eu preciso saber e como organizar um casamento em casa? Para não perder nenhum detalhe, pedimos ajuda para a Jamila da Jah! Eventos e reunimos, nesse post, as melhores ideias e sugestões para vocês realizarem o casamento dos sonhos no conforto e aconchego do lar. Confira!

 

Avonné Photography

 

O tamanho da casa e o número de convidados

Depois de resolver qual é o tipo e estilo de casamento que vocês dois sonham e o tamanho da lista de convidados, é hora de adequar tudo dentro do espaço escolhido, seja ele a casa da família, amigos ou mesmo alugada para a ocasião. Já resolveram se apenas a festa será realizada na casa ou se a cerimônia também vai acontecer lá? É bom ter em mente que um casamento em casa sugere um dia mais intimista e acolhedor.

Para saber sobre a capacidade, é necessário fazer uma visita técnica e levar em consideração todas as decisões dos noivos. Nesse caso essa visita deve ser feita no início do projeto para se ter dimensão total do evento e direcionamento dos demais fornecedores. Leva-se em conta que os convidados chegam ao longo da cerimônia, então pode-se pensar em acomodar 60% deles sentados.

Dica do Lápis: sejam realistas e racionais para limitar o número de convidados numa celebração de casamento em casa; o excesso de pessoas em um lugar pequeno pode gerar confusão, trombadas e desconforto.

 

Dica do Lápis: Baixe gratuitamente o nosso e-book “Fiquei Noiva, por onde começar?” e organize seu casamento sem estresse!

 

Ellie Koleen

 

Como definir os espaços na casa

Para se organizar um casamento em casa, um ótimo planejamento e bom aproveitamento do espaço é fundamental. O ideal é ter vários nichos para criar todos os ambientes desejados e outros de apoio, para que os profissionais contratados possam realizar suas tarefas.

Uma dica da Jamila da Jah!Eventos é de usar apenas as áreas comuns da casa, evitando assim circulação em áreas intimas como escritórios e dormitórios, entre outros.

Outra dica é avaliar como vai ser esse dia: os convidados vão ficar sentados? Ou é melhor ter menos assentos para que as pessoas queridas circulem mais pelos ambientes? O espaço da cerimonia comporta todos? Não esqueça de levar em consideração as pessoas que estarão trabalhando e circulando como copeiras e garçons. Nos casamentos em casa, há menos espaço físico para se locomover e trabalhar, então as pessoas contratadas devem saber usar bem os recursos e não interferir negativamente no desenvolvimento da celebração.

 

Avonné Photography

 

A estrutura e os serviços para um casamento em casa

Um casamento em casa requer o mesmo cuidado na organizado dos detalhes que um casamento realizado em espaço para esse tipo de celebração. Segue abaixo quatro itens superimportantes a serem considerados:

 

Visita Técnica

Após a visita técnica são avaliadas a necessidade de coberturas, pisos, construção de toilletes, caminhão pipa, iluminação de casamento, área para a pista de dança, estacionamento, transporte, serviço de valet, aquecedores ou climatizadores, cozinha para alimentos e bebidas – lembrando que nem sempre é a cozinha da casa, que no dia do evento é usada para a produção dos alimentos e bebidas dos moradores e hóspedes.

Sanitários

Se tem um item importante de ser levado em conta são os banheiros. O número de banheiros na  casa tem que ser suficiente para a quantidade de convidados. Alguém precisa ficar encarregado de estar constantemente verificando o abastecimento do local com sabonete, papel higiênico, trocar o lixo e fazer uma limpeza pontual no chão e no vaso sanitário, pois num evento a reposição desses itens será constante.

 

Estrutura Elétrica

Finalmente, a Jamila da Jah! Eventos conta que é preciso pensar na estrutura elétrica para toda a festa e avaliar a quantidade de  geradores a ser contratado. O mesmo acontece com prever um carro pipa para abastecimento de água, assim não se corre o risco de faltar água durante o evento.

Segurança com pertences

Para um evento desse porte, é preciso uma chapelaria para que os convidados guardem os seus bens durante a festa. É natural que na casa onde vai acontecer o casamento existam objetos de valor – afetivo e financeiro – espalhados no ambiente. Para proteger e assegurar a integridade desses bens pode-se retirá-los do local e trancá-los em um cômodo onde os convidados não tenham acesso ou alugar um espaço num self storage.

Seguranças são essenciais nesse dia para guardar a entrada da casa e a rua onde os carros estarão estacionados. Recepcionistas (ou hostess) também fazem com que todos se sintam seguros e acolhidos.

–> Dica do Lápis: o mais recomendado é que todos os cômodos que não estiverem sendo utilizados no dia do casamento sejam fechados à chave.

 

Northern Native Photography

 

Nós desvendamos os segredos do planejamento financeiro para casamento para você!

 

Suporte necessário para um casamento em casa

Uma dica é manter um ou dois funcionários da casa de apoio para a assessoria. Em geral eles também são convidados da festa, mas uma recepção em casa é muito mais detalhada e minuciosa do que em um espaço de eventos, então esse suporte é bem vindo.

Um espaço de eventos está pronto para receber carga e descarga, montagem e desmontagem. Dependendo da proporção desse evento, numa casa essa montagem pode demorar dias, essa carga e descarga pode acontecer na garagem dos carros da família, enfim, é necessário uma logística a fundo para que o evento não tire a tranquilidade dos moradores e vizinhos na pré montagem.

Uma hora a festa acaba. Você vai tirar seu vestido de noiva -e a maquiagem– e preparar para embarcar para a sua lua de mel. Lógico que não vai sobrar para vocês a desmontagem e limpeza da casa, né? Contrate limpeza para o dia seguinte e não acumule essa preocupação para quando a festa terminar!

 

Virginia Photography

 

Carinho com os vizinhos

É simpático mandar uma circular e aviso aos vizinhos sobre o evento e, se possível, convidar para festa os vizinhos que moram diretamente ao lado. No dia seguinte, é de bom tom mandar um mimo de agradecimento por ter causado algum inconveniente.

Um checklist para casamento completinho para ser seu porto seguro, com download GRATUITO? O Lápis tem!

 

 

Se o casamento for em uma casa de condomínio?

Se o casamento for acontecer em um condomínio, não esqueça de verificar as regras e normas do lugar, incluindo limite de horário para barulho, exigências para entrada e saída veículos, necessidade de lista de convidados, fornecedores e colaboradores. É preciso verificar também normas de carga, descarga, montagem e desmontagem, horários para  festa, estrutura de banheiros, energia, abastecimento de água e energia e estrutura para valet, entre outros.

 

Jami Laree

 

Os horários e a duração de um casamento em casa

Desde que cumpridas as leis e regras (no caso de condomínio) não há um horário especial ou melhor do que o outro. É bom deixar claro que, durante o dia, é mais fácil administrar qualquer problema com vizinhos. Os buffets sempre iniciam os contratos com oito horas de serviços. Caso a opção seja estender a festa, é possível comprar horas extras de acordo com o contrato de cada fornecedor.

 

Jami Laree

 

Decoração para um casamento em casa

Uma decoração para casamento em casa precisa levar em consideração o espaço necessário para circulação e passagem, tanto dos convidados quanto do sttaf.

Outro fator é a mobília: quais peças permanecem na casa e quais devem ser retiradas? O que será preciso alugar? Já mencionamos que objetos de valor devem ser retirados da circulação, mas isso não impede que a decoração seja aconchegante, com carinha de casa e confortável. Podem ser usados porcelanas, cristais, peças de família para compor arranjos de forma que a decoração fique o mais orgânica possível, como se fizesse parte do dia dia daquela casa.

Dá para escolher um tema? Dá sim! (veja aqui os 6 temas que estão bombando) Escolha a paleta de cores da sua preferência e adapte tudo, junto com o profissional contratado, para um casamento em casa. Você pode usar todos os seus elementos favoritos, como letreiros em neon, cadeira pavão, objetos e placas de acrílico, balões e suas flores e folhagens favoritas: o novo mosquitinho, o capim dos pampas ou as folhagens e flores secas e tingidas.

O altar vai ser um dos pontos altos desse dia. Já pensou como ele vai ser? Dá uma olhada aqui nesse post, temos mais de 90 sugestões!

Casamento urbano: Veja aqui 8 motivos incríveis para escolher um casamento na cidade.

 

Brooke Borough Photography

 

O buffet de um casamento em casa

Que tipo de serviço é o ideal para uma recepção em casa? O buffet de casamento é um dos principais pilares que sustentam uma festa antes e depois da cerimônia. Como conceito, um casamento em casa pede algo mais pessoal e íntimo do que um menu muito rebuscado e genérico. Mini ou micro weddings  que não tem nenhum protocolo rígido pedem um menu descontraído, que realce o estilo e a carinha dos noivos.

Finger food e Ilhas gastronômicas sempre serão coringas nas festas. A decisão de um serviço de almoço ou jantar volante ou em ponto de buffet será de acordo com o perfil de festa escolhido pelos noivos e do espaço disponível. O importante, não cansamos de dizer, é escolher um cardápio alinhado com o gosto do casal e do estilo da festa (leia aqui sobre todas as tendências gastronômicas para casamento).

O buffet contratado vai precisar ter condições para trabalhar, por isso você precisa avaliar se o espaço da cozinha na casa é adequada para refrigeração de bebidas e alimentos, armazenamento dos demais itens e montagem dos pratos para não prejudicar o serviço prestado.

Você sonha com um casamento pequeno e intimista? Então o mini wedding é pra você! Confira tudo sobre o assunto, dicas de decoração e organização para casamento aqui!

 

Ashley Paige Photography
Ellie Koleen

 

Como acomodar a equipe em um casamento em casa?

Não se pode esquecer de que as pessoas que estarão trabalhando nesse dia precisam de acomodações. Separe um área para o staff na casa. Caso não exista este espaço no local, juntamente com a equipe de decoração e cenografia adapta-se algo para melhor acomodação para o momento de descanso e alimentação da equipe.

 

Geoff Duncan

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler

{Dicas Úteis} 10 decoradores de casamento que você precisa conhecer
Casamento Civil: tudo o que você precisa saber
First Look: o que é e por que fazer esse ensaio emocionante e inesquecível

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog