Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Casamento ao ar livre: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Quando você sonha com o seu casamento onde ele é? São inúmeras as opções de locais que podem se tornar o cenário do seu casamento, né?  Mesmo com tantos lugares e espaços lindos espalhados pelo Brasil e mundo afora, tem um tipo de casamento que é o queridinho aqui do Lápis e sempre arranca suspiros da redação: o casamento ao ar livre!

 

casamento ao ar livre

 

Por quê escolher uma festa de casamento ao livre?

Casamento ao ar livre é um must have, não interessa se é um casamento no campo, um casamento na praia, no jardim de casa ou de um castelo num destination wedding, ou no rooftop em um centro urbano. Casar ao ar livre tem a vantagem de um pano de fundo exuberante: o contato com a natureza, o céu azul e as nuvens, ou se os noivos optam por um casamento urbano; toda a arquitetura da cidade, o concreto, os muros grafitados e as ruas das metrópoles. Essa opção é perfeita para noivos que desejam oficializar a união numa cerimônia mais descontraída e charmosa, com uma energia incrível e fugindo dos protocolos tradicionais.

Hoje, mais do que nunca, o casamento ao ar livre é uma opção das mais procuradas! Depois de resolver o tipo e estilo do casamento e o tamanho da lista de convidados em tempos de pandemia, é preciso ter o cuidado redobrado com todos as pessoas que esperam ansiosamente socializar novamente, sempre seguindo as regras e protocolos de segurança. Um casamento ao ar livre significa muito espaço e…ar livre, o que poderia ajudar as pessoas a manter um distanciamento físico em comparação com um casamento em ambiente fechado. (Veja aqui nosso post sobre tendências para casamentos em tempos de novo normal).

Isso sem falar que os registros de casamentos ao ar livre são des-lum-bran-tes! Não tem nada como a luz natural (ahhh…os tons do pôr do sol no céu, que coisa mais romântica!) e o esplendor da natureza para emoldurar uma cerimônia e deixar as fotos e vídeo absolutamente românticas e magnificas.

 

Lorena Erre

 

Como Organizar um Casamento ao Ar Livre?

Planejamento é tudo nessa vida, né? Antes da gente continuar, aproveita para saber TUDO o que você precisa para te ajudar no planejamento (checklist, planilhas, cronogramas, e-books, listas…) aqui nesse post super completão.

A organização de um casamento ao ar livre é muito diferente de um espaço fechado, e por isso os noivos vão precisar de profissionais especializados nesse formato, que tem detalhes muito específicos para serem considerados para que o SIM aconteça como você sonhou. Um bom começo é encontrar uma assessoria (aqui no nosso guia!) com experiência em festa de casamentos ao ar livre.

 

Inspire-se com lindos casamentos ao ar livre que já passaram pelo blog.

 

Hipster Wedding

 

Onde Casar ao Ar Livre?

Não importa se você sonhou em dizer SIM na floresta, no quintal de casa ou com o pé na areia, um casamento ao ar livre transborda romance no ar. O cenário e a natureza ao redor são os astros da decoração.

O primeiro passo é selecionar espaços que combinam com a proposta da cerimônia, especialmente a personalidade e história dos noivos. Essa decisão influenciará todas as outras decisões que serão tomadas.

 

Casamento ao ar livre na praia

Ahhhh, o barulhinho do mar e o azul do céu…a praia é uma escolha mágica, né? Ao escolher uma praia certifique-se de verificar a papelada necessária de autorização da prefeitura local para fazer uma cerimônia de casamento ao ar livre, especialmente você sonhou em fazer uma cerimônia pé na areia e a praia for pública.

Outra opção é procurar espaços de casamento (veja aqui alguns maravilhosos) que já conhecem os tramites e podem cuidar disso para você. Atualmente, muitas regiões do Brasil contam com excelente infraestrutura para receber este tipo de evento, inclusive pousadas e hotéis na beira da praia.

Casamento ao ar livre no campo

Passarinhos cantando, árvores majestosas e um pôr do sol esplendoroso: não tem como não amar um casamento no campo! Apesar do final da tarde ser o mais procurado, eles podem acontecer pela manhã com uma linda luz natural, durante o começo da tarde e até de noite.

Casamento ao ar livre em casa

Uma opção muito charmosa e intimista se os noivos, familiares ou amigos tiverem uma casa com quintal ou jardim para ceder para o grande dia. Alugar uma casa no Airbnb também é uma ótima saída para os casais que sonham se casar num espaço charmoso e com arquitetura diferenciada.

Destination weddings

Nem precisa falar, né? Imagine vinícolas, jardins de castelos gazebos em resorts no Caribe ou rooftops de hotéis na Grécia. O mundo é uma ostra e o que não falta são lugares paradisíacos e inesquecíveis para se casar.

 

Liza Kirk

 

Como Escolher o Espaço para Casamento ao Ar Livre?

Depois de selecionar algumas opções, existem algumas coisas que é preciso observar na hora da visita para conhecer o espaço.

 

O número de ambientes

A localização onde vai acontecer o casamento ao ar livre precisa estar preparada para imprevistos. A natureza é incerta e o clima pode mudar completamente no dia da cerimônia. O espaço precisa ter pelo menos dois ambientes distintos:

  • um para os dias ensolarados ou nublados;
  • um para o plano B, com dias chuvosos e/ou com muito vento.

Para lugares remotos ou espaços que não tenham disponibilidade coberta para acionar o plano B se for preciso, vai ser necessário contratar serviços de locação de tendas e planejar outras alternativas capazes de adaptar o local durante a cerimônia.

 

Hazelwood Photo

 

A infraestrutura

Na hora da visita é importante saber o que o espaço oferece como infraestrutura. Quarto para noiva e para o noivo se arrumarem é essencial, assim como seus padrinhos e pais, tanto no campo quanto na praia.

Um bônus em espaços afastados de centros é perguntar sobre hospedagem. Você sabia que o wedding weekend está se tornando os queridinhos atuais dos noivos, né? Neste formato de casamento os noivos, familiares e convidados se hospedam em um local para curtirem juntos, não somente o dia da festa de casamento, mas três dias (ou mais) de convívio e atividades variadas.

Além disso, é preciso saber qual é a quantidade de ambientes e mobiliários disponíveis para planejar o casamento e sobre o abastecimento de água e energia. Em locais remotos ou com instabilidade, talvez seja necessário alugar um gerador e um caminhão pipa. A climatização também não pode ser deixada de lado, para o conforto de todos, tanto no calor extremo quanto no frio.

Já mencionamos a necessidade de um ambiente coberto, mas também é preciso pensar no piso. Para as cerimônia ao ar livre, onde todos vão caminhar pela terra e grama, é indispensável pensar em alternativas, caso chova.

 

Lindsay Vann

 

Qual é a Melhor Época do Ano para Casar ao Ar Livre?

Olha, quando se trata de casamento ao ar livre, não existem melhores meses para marcar a data, mas aqueles que são recomendáveis evitar. É o caso de dezembro, janeiro e fevereiro. Estes são os meses que apresentam maior probabilidade de chuva e ventania. Além disso, é um período de festas e férias. É bom evitar o inverno em algumas regiões do Brasil para evitar o desconforto dos convidados, que permanecerão ao ar livre.

Para evitar surpresas desagradáveis, o mais aconselhável é tentar marcar o casamento durante a primavera e o outono, que são meses de tem a temperatura mais amena. Os meses mais indicados são outubro, novembro, abril, maio e setembro.

No caso de destination weddings fora do Brasil, os melhores meses também são durante a primavera e o outono. Só não esqueça, na hora de planejar, que as estações do ano em outros hemisférios não correspondem aos mesmos meses que no Brasil.

 

Heirlume Photography

 

Qual o Melhor Horário para Casar ao ar Livre?

Como uma regra geral, horário de casamento é o horário que os noivos escolherem, e assim acontece com casamentos ao ar livre. Ele pode acontecer de manhã, de tarde ou de noite.

Mas……existe um grande diferencial neste formato de casamento: o pôr do sol. Os noivos que optam por se casar nesse período com certeza terão fotos de tirar o fôlego em seu álbum. O ideal para quem for trocar as alianças no final da tarde é dizer SIM entre 16h e 17h.

Aliás, falando no astro rei, casamento ao ar livre ainda tem um formato bônus, que já andamos vendo no blog: cerimônias ao nascer do sol, uma opção tão deslumbrante quanto o final da tarde.

Nosso único conselho para quem for se casar no campo, na praia ou lugares remotos é pensar bem sobre fazer o casamento ao ar livre no período da manhã. Isso por que os convidados terão dificuldade de acordar muito cedo para se arrumarem e se dirigir ao local. No caso de estarem hospedadas perto, acarretaria o pagamento de 2 diárias de hotel. Para casamentos urbanos não existe este problema.

 

Studio Castillero

Casamento ao ar livre precisa de um Plano B

Você pode ter controle total e absoluto sobre quase todos os aspectos do seu casamento, menos um: o clima. Um dos pontos mais importantes na organização do grande dia é ter na manga um plano B para o caso do tempo mudar repentinamente. Infelizmente não se pode confiar 100% na meteorologia, e mesmo com uma previsão de tempo sem chuvas ou vento, no dia pode-se ter uma surpresa chatinha, como o dia estar estar excepcionalmente quente ou frio demais.

No caso de chuva, a cerimônia terá que ser transferida para um ambiente coberto ou fechado. Sempre é bom ter alguns guarda-chuvas de apoio para os convidados e equipe reservados no dia. Sistemas de iluminação e som precisam de cuidados especiais nestas ocasiões.

 

Elo Foto

 

A Escolha dos Profissionais

Na hora de escolher quem vai realizar o seu sonho, dê preferência para assessorias e profissionais locais. A assessoria conhece bem os fornecedores da região, e vai ajudar a manter os custos mais baixos (principalmente transporte e hospedagem de equipes), além de ser bem mais sustentável. Aliás, se você estiver interessada em fazer seu casamento ao ar livre mais eco friendly, basta ler nosso super guia aqui.

 

Jordan Jankun Photography

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book Completo de Decoração + Checklist

Como se não bastasse esse conteúdo todo, criamos um material INCRÍVEL sobre decoração de casamento que será uma verdadeira luz na hora de decidir uma decoração para o seu casamento. No e-book abordamos muitos temas e tópicos para você virar uma expert na hora de organizar o grande dia, para que a decoração do seu casamento seja como você sempre sonhou.

São mais de 70 páginas de puro conteúdo e muita, mas MUITA inspiração! Demais, não é mesmo?

Quando o espaço de seu casamento é uma tela em branco, pode dar um pouco de nervoso pensar por onde começar e se você está esquecendo algo. São tantos elementos e detalhes de decoração de casamento diferentes – e tantas opções! -que resolvemos fazer um checklist completinho para ajudá-la a identificar todos os detalhes.

Essa listona tem tudo o que seu dia pode precisar, mas nada é obrigatório, tá? Ah, você pode colocar mais elementos ou tirar os que não são a sua cara! Ele vem junto com o e-book!


Decoração de Casamento ao Ar Livre

A decoração de casamento é responsável pela vibe da celebração dos noivos que vai deixar os cenários do dia inesquecíveis e os convidados encantados. As possibilidades de combinações dos detalhes todos são infinitas, e quando o resultado final traduz a personalidade dos noivos, é de deixar qualquer um impactado.

Ahhh, como a gente estava esperando a hora de falar de decoração de casamento ao ar livre! Depois de escolher o tipo e estilo de casamento, é hora de dar uma lida no nosso post sobre decoração de casamento para decidir alguns pontos, como por exemplo escolher o estilo: sua decoração de casamento ao ar livre vai ser minimalista, romântica, moho, Japandi, industrial, urbano ou vai seguir um dos 10 temas que amamos aqui no blog?

 

Jenna Routh Photography

A Paleta de Cores

É a paleta de cores para casamento que vai dar o tom de praticamente tudo que virá posteriormente na organização, começando pelo convite de casamento e papelaria, passando pela decoração, as flores e o buquê de noiva, entre outros detalhes, até terminar nas lembrancinhas de casamento. Dá até para combinar o vestido das madrinhas com a decoração de casamento!

Reparem que a escolha das cores pode ser baseada em vários fatores diferentes, como no estilo do casamento ou dos noivos, na estação do ano, no local, etc. O uso harmonioso das cores destaca os pontos positivos existentes naturalmente no espaço e decoração, e criam uma vibe especial no todo que deixa o dia com a cara dos noivos.

 

–> Dica do Lápis: já falamos no blog e no Instagram do Lápis um tempinho atrás sobre as tendências para casamento em 2021 e como nós estamos notando que os casais estão se inclinando para casamentos mais ousados ​​e coloridos, evitando brancos e nudes. Eles estão incorporando todos os tipos de cores alegres e cheias de brilho em seus artigos de papelaria, decoração, gastronomia e os seus looks para dizer SIM. Você e o amor da sua vida vão ser um deles?

 

Iluminação

Nenhum evento fica completo sem iluminação apropriada para criar o clima desejado. É a iluminação de uma cerimônia que vai influenciar a qualidade do material fotográfico e audiovisual. Seu efeito ainda impacta, diretamente, na decoração, no agito da pista de dança e no conforto visual dos convidados. Saiba tudo sobre iluminação de casamento aqui.

Se o casamento ao ar livre correr noite a dentro, a importância de uma boa iluminação aumenta, inclusive por motivos de segurança dos convidados. Se eles não conseguem enxergar direito num espaço aberto, o risco de acidentes é grande.

Ahhh, considere iluminar árvores, jardins e plantas existentes no local, o efeito é encantador.

 

The Kreulichs
The Kreulichs

 

O ponto focal

Você sabe- ou se lembra- como os convidados tendem a se reunir na cozinha em uma festa em casa? Acontece a mesma coisa numa recepção de casamento ao ar livre. Escolha uma área que servirá como ponto focal- como a cozinha- para que seus convidados não fiquem espalhados e se sentindo perdidos. Quando você usa um espaço muito grande e vasto, é preciso dividir as áreas em lounges para criar ambientes íntimos para os convidados.

 

O cantinho das crianças

Espaços abertos preocupam pais que levaram crianças no casamento, pois elas ficam muito soltas. Ter um cantinho só para elas, decorado e divertido, vai mantê-las ocupadas e entretidas com segurança e deixar os pais tranquilos para curtir o dia. Existem muitas maneiras de fazer algo diferente e exclusivo para as crianças que estarão na sua comemoração, veja aqui.

 

Noel Gravelle Photography

 

O altar

A cerimônia de casamento será o ponto alto do dia, um momento muito especial e único, de entrega, de emoção e muita cumplicidade entre os noivo. Depois de escolher o local sonhado com um cenário natural ou arquitetônico deslumbrante, é preciso decidir como enquadrar o espaço com um lindo altar. Ele adiciona dimensão e cria um ponto focal definido, ideal para fotos de casamento. A decoração do caminho da noiva adiciona elementos visuais que vão entreter e encantar os convidados enquanto esperam a noiva. Dá uma passadinha no nosso post com mais de 90 (!!!) inspirações de altares geométricos– quase todos ao ar livre- você vai amar!

 

Emily Turner Photography

 

A Gastronomia

O buffet de casamento é um dos principais pilares que sustentam uma festa antes e depois da cerimônia. A gastronomia do casamento é um dos pontos altos que fazem do casamento um dia inesquecível. Não importa se vocês vão optar por um jantar sentado, finger foods, coquetel, brunch e/ou ilhas gastronômicas, antes de dedicar muito carinho e atenção na seleção do cardápio, é preciso pensar no espaço, no horário e no tipo de comidinhas que vocês sonharam para este dia.

Como a festa de um casamento ao ar livre dura bem mais que as convencionais em espaços fechados, para servir bem os convidados do começo ao fim do evento o cardápio também costuma ser mais descontraído e cheio de gostosuras.

Como em casamentos ao ar livre os convidados ficam circulando, o serviço à inglesa – aquele em que os garçons servem a comida na mesa – não é o mais adequado. Finger food e ilhas gastronômicas são duas alternativas simpáticas e que permitem os noivos a explorar um cardápio personalizado e com a historia deles.

 

Rara Fotografia

 

Antes da cerimônia

A viagem até local do casamento ao ar livre pode ser longa para os convidados. Recepcioná-los com bebidas e refrescos é um must have. Fica simpático também ter algumas opções comidinhas para que ninguém fique com fome ate o fim da cerimônia. Isso vale também para casamentos na cidade, tá?

 

–> Dica do Lápis: durante o verão ou dias muito quentes é necessário alguns cuidados com o que será servido aos convidados, especialmente os docinhos e o bolo de casamento. É preciso manter os alimentos refrigerados e fora da exposição direta do sol ou calor intenso e protegidos contra de alguns elementos, como poeira, vento, folhas e insetos.

 

 

Convite com informações claras

Dependendo do lugar escolhido –se for um lugar distante, afastado- é importante providenciar meios de transporte para os convidados, assim como mapas integrados a GPS, informações sobre hotéis próximos do local do casamento e outras dicas para quem resolver ir com seu próprio meio de locomoção. Isso pode ser feito no convite ou no site de casamento dos noivos. Sugerir alternativas, como taxi ou Uber fica simpático, especialmente para convidados que irão beber e não poderão dirigir na volta.

Outro ponto que deve estar no convite de casamento é o dress code para os convidados. Informe o traje sem esquecer de comentar sobre os modelos de sapatos (vai ser um casamento pé na areia, no meio de uma floresta onde vais ser difícil andar de salto?) mais adequados.

 

Rara Fotografia

 

Outras Dicas Importantes para Ficar de Olho

 

O montão de lixo

Você imaginava que um casamento produz uma quantidade enorme de lixo? O livro americano The Green Bride Guide afirma que um casamento produz em média 182 kg de lixo e 58 toneladas de CO2. Para saber mais sobre o assunto, e como fazer um casamento mais sustentável, clica aqui.

Um casamento ao ar livre é capaz de acumular muito lixo. Não deixe de distribuir lixeiras ecológicas por todo o espaço da cerimônia para evitar que os resíduos e descartáveis acabem pelo chão, mesas e jardins.

 

Banheiros

Se os noivos optaram por um micro weding ou elopement no alto de uma montanha, praia deserta, lugar afastado ou uma casa de família com número limitado de lavabos por número de convidados, vai ser preciso fornecer banheiros adicionais.

 

Vai ter penetras!

Acontece em qualquer tipo de evento, né? Imagina num casamento ao ar livre então, onde os espaços são abertos e sem delimitação especifica, dependendo de onde você escolheu para dizer SIM. Considere colocar na sua planilha financeira de casamento orçamentos e custos para uma empresa de segurança.

 

onelove photography

 

A fauna e o clima

Falando em penetras…embora seja possível controlar a natureza ou o clima, pode-se estar preparado para manter seus convidados confortáveis ​​em todos os cenários. Forneça repelente de insetos e protetor solar para seus convidados aplicarem – e reaplicarem – conforme necessário. Disponha mantas se estiver muito frio ou forneça leques para ajudar os hóspedes a se aliviarem do calor.

Se houver uma pequena chance de chuva, certifique-se de ter muitos guarda-chuvas à mão também. Disponibilize protetores de salto para as mulheres e ofereça sandálias para que elas possam dançar até altas horas! O bônus é que, se os convidados quiserem ficar com esses itens, eles podem ser as lembrancinhas do seu casamento!

  

Acessibilidade

Em qualquer estilo de casamento deve haver fácil acesso de locomoção para os convidados idosos ou deficientes. Certifique-se de que existe uma sinalização visível para garantir que os hóspedes saibam a localização dos principais pontos do lugar, ou seja, cerimônia, recepção ou banheiros.

 

Os vizinhos

Um ou dois meses antes do casamento, comunique os vizinhos sobre os planos do casamento no jardim. Isso, além de ser simpático, dá bastante tempo para as pessoas se planejarem com antecedência, reorganizar quaisquer planos ou planejar uma noite fora de casa.

Você pode incluir um pequeno presente antes como forma de agradecimento pela paciência deles. Um pouco de consideração ajudará muito a manter todos felizes.

 

Pat Furey Photography

 

Look dos Noivos e Convidados: o que Vestir num Casamento ao Ar Livre?

Para casamentos ao ar livre, assim como todos os outros tipos de casamento, a regra é simples: siga sempre o seu estilo. O vestido de noiva ideal é aquele que você sempre sonhou, inclusive se nem vestido for, o que não falta são opções de calças, ternos, macacões e shorts para dizer SIM!

Uma das grandes vantagens desse tipo de casamento é a informalidade e o intimismo.

 

Lauren Scotti Photography

 

O look da noiva

As dicas de estilo para vestido de noiva num casamento ao ar livre são as mesmas que para qualquer outro casamento. Depois de escolher o local, hora e estação do ano, basta seguir nossa listinha abaixo:

Depois desses tópicos todos- e mais alguns como optar por um vestido vintage ou second hand, por exemplo- é hora de pensar no resto do look. Sim, estamos falando dos sapatos de noiva! Para finalizar, nenhuma noiva fica completa sem pensar no penteado, acessórios para cabelo e maquiagem para o grande dia, né?

 

O look do noivo

Assim como a noiva, o look do noivo também segue uma linha mais descontraída. Ele deve estar de acordo com o horário e local da cerimônia, assim como o estilo escolhido da noiva. Casamentos ao ar livre, por serem eventos mais leves e informais, liberam os noivos de trajes completos e rígidos. Noivos fora da caixinha podem explorar as tendências do ano –dá uma olhada aqui para ver noivos com trajes coloridos e estampados– e usar acessórios interessantes como chapéus, suspensórios e coletes.

 

 

O look dos convidados

Não há uma regra específica sobre o vestido de festa que a mãe da noiva e do noivo devem usar. Nosso conselho é que as duas mães conversem com os noivos para saber se preferem que elas estejam com a mesma cor das madrinhas, combinar entre si ou ainda se cada mãe vai com sua cor de vestido. O mais importante é deixar tudo harmonioso e elas felizes com seu visual e bem confortáveis.

Já para as madrinhas, existem várias opções diferentes: os vestidos podem ser iguais, da mesma cor e tecido mas com a modelagem livre ou ainda com as cores e/ou estampas complementares e alternadas. Dá uma olhadinha no nosso post sobre vestidos para madrinhas antes de decidir como você sonha ver essas mulheres tão queridas no altar.

O dress code das convidadas para um casamento ao ar livre pode gerar muitas duvidas: uso vestido curto ou longo? Estampado ou monocromático? Com decote ou sem decote? Posso usar brilho?

A dica mais importante para começar é: leia atentamente o convite. Sempre comentamos como o convite é o primeiro contato que os convidados tem sobre como vai ser a cerimônia, inclusive fizemos um guia super completo sobre isso aqui. Nele estão as informações a respeito do tipo de local, horário (manhã, tarde ou noite) clima e como será a festa. Dessa maneira fica bem fácil saber qual modelo te deixará confortável e elegante para aproveitar ao máximo cada minuto desse dia tão especial.

Depois é só se inspirar no nosso Instagram e na nossa pastinha do Pinterest para escolher o modelo de vestido que você quer ir para celebrar!

Olivia Markle Photography

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

 

 

Vale a pena ler

{Dicas Úteis} Como planejar um casamento virtual com transmissão ao vivo
Planner do Nosso Casamento: o seu companheiro fiel na organização do grande dia
Por que optar por arranjos sem espuma floral na decoração do casamento e da casa nova

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog