Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

{Dicas Úteis} Todas as tendências para casamentos em tempos pós COVID-19

Muito tem se falado sobre como agir em casamentos nos tempos de pandemia de COVID-19: alterações de datas, cancelamentos, remarcações, contratos, protocolos sanitários, novas regras, entre outros assuntos que nos deixam tristes e ansiosas. Não é à toa que o nosso post sobre Coronavírus e o Casamento é um dos mais lidos do blog, e tem até um e-book para você baixar, bem recheadinho de informações, inspirações e dicas bem práticas. Mas a verdade é que em algum momento tudo isso vai acabar e os casamentos voltarão a acontecer. Vai passar!

A pergunta agora é: o que vai mudar? Estamos falando de algo além das medidas novas de higiene que farão parte da nossa vida, e sim de tendências, novos formatos e novas ideias.

Para ajudar as nossas noivas queridas a repensar a organização do seu casamento, convidamos a Adriana Bicudo para um bate papo respondendo suas dúvidas e inseguranças sobre o futuro, que ainda é um tanto incerto. “O fato é que o casamento é realmente uma festa social e muito afetiva, em que as pessoas se abraçam e interagem muito, inclusive por isso os eventos estão como uma das últimas coisas a voltar, portanto todo cuidado é pouco nesse momento. Vamos nos cuidar, pensar em alternativas e esperar as coisas amenizarem para podermos curtir com quem amamos esse dia tão especial.”

 

Beginning and end photography

 

Gratidão e Customização Completa

Depois de um susto desses, os casamentos passarão a ter um significado ainda mais especial e, mais do que o casamento, as pessoas que estão ali. A pandemia trouxe muitas notícias desagradáveis e tristes, então a possibilidade de estar novamente com as pessoas que se ama, de se reconectar com os amigos e familiares e comemorar ao lado de entes queridos será uma benção. Com isso, colocando os convidados em foco, eles serão muito bem recebidos com mimos e detalhes altamente personalizados: cartões de agradecimento, lembrancinhas e uma customização completa para que cada pessoa ali sinta-se extremamente especial.

As lembrancinhas de casamento que você vai ver de montão em 2020

 

 

Um Retorno às Tradições

Será? Muitos dizem que, com a valorização das pessoas e da família, os casamentos voltarão a ter raízes fincadas nas tradições e detalhes significativos familiares: um buquê feito de rosas da roseira do jardim da família, a cerimônia acontecendo na igreja da cidade onde a noiva nasceu, e por aí vai. Se as tradições familiares não vierem com força, a valorização do ritual do casamento talvez aumente ainda mais. Ainda pautada na questão da gratidão mencionada acima, celebrar o amor com a pessoa da sua vida será muito valorizado, então mais do que a festa, a cerimônia em si deve ser o ponto alto do casamento.


 

 

A Comunicação com os Convidados

Para ajudar os hóspedes a se sentirem seguros e informados, os casais provavelmente mudarão seus métodos de comunicação com os convidados antes das celebrações do casamento. A papelaria vai incluir mais detalhes, como informações sobre saúde, segurança e higiene, tanto no convite como no dia da cerimônia.

A tecnologia vai ser a grande aliada e estrela nessa fase. Pense em sites de casamento, listas de presente de casamento digitais, presentes virtuais e plataformas de streaming.

Já escolheu o convite do seu casamento? Clique aqui para ler o nosso super guia sobre o assunto

 

Paper + Things

 

A Sustentabilidade

Lembra quando você leu, lá no começo do ano no nosso post sobre tendências para casamento em 2020 que casamentos ecológicos e éticos não farão mais parte da nossa lista de tendências? Eles são uma REALIDADE, as práticas éticas, sociais e o respeito pela natureza estão cada vez mais presentes e são parte do dia a dia das pessoas. Para se ter uma ideia, a busca por casamentos com pouco desperdício cresceu mais de 235% no Pinterest.

Pois passar esse tempo todo em casa fez com que as pessoas vissem e revissem ainda mais a quantidade de lixo que produzem, de sujeira que geram e de alimentos que consomem.  A Adriana Bicudo comenta como ficou ainda mais fácil imaginar isso multiplicado pelo número de convidados e pela quantidade de festas acontecendo em um final de semana no Brasil, e pensar em quanto lixo é gerado.

Do desperdício de alimentos produzidos para a festa, passando pelas instalações de flores sem o uso de espuma, usar papel reciclável e fornecedores locais para diminuir o uso de combustível a não usar nada de plástico, os noivos vão definitivamente procurar maneiras de reduzir o impacto ético, social e ambiental de seu casamento.

Veja nossas super dicas para fazer um casamento sustentável dos sonhos!

 

Victoria Carlson Photography

 

A Filantropia

Demorou, demorou, demorou mas finalmente essa postura gringa chegou no Brasil. Em pesquisa nos Estados Unidos, nos últimos dois anos, 10% dos casais optaram por doar seus presentes para a caridade. Essa é uma tendência vem crescendo aqui no Brasil também, e é uma maneira de começar a vida nova promovendo o bem estar e retribuindo para a sociedade.

Foi preciso uma pandemia para as pessoas começarem a se movimentar para ajudar o próximo e estenderem essa posição para o dia do casamento. Vamos ver mais noivos abrindo mão de uma parte dos presentes para ser revertidos em doações para quem precisa.

Veja como transformar seu casamento em causa solidária aqui.

 

 

Mateo Oh

 

Novos Formatos de Casamento

Enquanto países e estados adaptam continuamente às regulamentações locais em resposta ao potencial de mudanças nas circunstâncias, já estamos vendo casamentos celebrados de várias maneiras diferentes, como o wedding weekend, o elopement weekend e os casamentos com livestreaming, como o da Milena e do Netto. O casamento deles foi transmitido online e ao vivo para todos os familiares e convidados. Legal, né? Um fator que permanecerá constante é o desejo de conexão humana e a celebração do amor com os entes queridos – independentemente da aparência dessa celebração.

 

1) Casamentos durante a Semana

Com as muitas remarcações e adiamentos, os espaços ficaram com as datas sobrecarregadas e muitos casais tiveram que aderir às quintas e sextas feiras, aos domingos, ou até mesmo em dias durante a semana e vésperas de feriado. Os sábados ainda serão os preferidos, mas os noivos irão se adequar à melhor solução para eles.

Os casais estão tomando essa decisão para garantir que o time de fornecedores dos sonhos esteja disponível em sua nova data reagendada. Além disso, esses dias muitas vezes ainda são convenientes como uma extensão do fim de semana para quem viaja e para a cidade.

 

2) Elopements, Mini e Micro Weddings

Elopements, mini weddings e micro weddings são as grandes apostas para tipos de casamento pós COVID-19.  Eles serão predominantes no mercado como consequência das exigências de distanciamento social e não aglomeração de pessoas.

 

Molly Grunewald

 

3) Casamentos em Casa

Depois de resolver o tipo e estilo de casamento e o tamanho da lista de convidados, a ideia de celebrar um casamento super acolhedor e cheio de significado- onde a intimidade gerada pela casa da família é indescritível e muito pessoal- vai emocionar os noivos. O apego sentimental torna sua localização o espaço perfeito para celebrar um casamento. Mas a casa de família não é a única opção, os noivos podem escolher a casa de amigos ou até mesmo alugar uma para a ocasião. Para quem procura um tipo de casamento intimo, diferente, mais flexível, com propostas mais versátil e até mais criativa, dizer SIM no aconchego de um casamento em casa pode ser uma experiência inesquecível.

TUDO, mas tudo mesmo o que você precisa saber para organizar um casamento em casa inesquecível!

 

4) Um Casal, Várias Cerimônias

O termo “sequel wedding” apareceu pela primeira vez em 2019 para se referir a casais que tiveram várias cerimônias de casamento diferentes por motivos culturais, religiosos ou puramente festeiros. Na época, isso lembrava bastante uma renovação de votos, mas hoje o significado vai mais além. Trata-se de cerimônias em sequência mesmo.

Nós publicamos alguns casamentos com várias cerimônias, como o da Cássia e do Vinícius, que se casaram em três países diferentes e o da a Juliana e do Sandro. Lembramos também do casamento do DJ Alok com a Romana, que teve renovação de votos num elopement em Bali. A Marina Ruy Barbosa teve quatro cerimônias distintas também com Xande Negrão.

Na época do pós COVID-19, os sequel weddings (casamentos sequenciais) assumem um novo conceito para os casais que ainda querem comemorar com todos os entes queridos, e com segurança. Nesse caso os noivos optam por uma segunda- ou terceira- celebração em maior escala (ou seja, o casamento original que foi adiado), após um evento de natureza mais íntimista, como um elopement, casamento civil ou um micro wedding. Ter essa cerimônia íntima permite que os casais solidifiquem sua união ou honrem a data original para dizer SIM, ao mesmo tempo em que fazer uma nova cerimônia mais para frente lhes permite dar vida ao sonho do casamento ideal e celebrar com todos os convidados.

Clique para ler tudo sobre casamento civil

 

 

Segurança e Saúde em Primeiro Lugar

Nessa época tão delicada que nós estamos vivendo e no pós pandemia, precisamos ter o cuidado redobrado com todos. As medidas de segurança e higiene serão incorporadas ao protocolo do dia do casamento de maneiras criativas. Os casais encontrarão maneiras exclusivas de distribuir álcool gel para os convidados, que podem incluir mini frascos personalizados em sacolinhas de boas-vindas, como lembrancinhas do pré-wedding, ou mesmo ter staff distribuindo mini frascos em bandejas.

Além disso, os casais podem oferecer luvas e máscaras aos convidados (potencialmente até em cores ou padrões que combinem com a decoração e o estilo do dia do casamento). Os fornecedores e staff deverão usar equipamentos de proteção individual, especialmente aqueles que atendem aos convidados, como funcionários do buffet e bartenders.

 

 

Casamentos ao ar livre e mesas espaçadas

Na era pós-pandêmica, as pessoas esperam ansiosamente socializar novamente, no entanto, ainda se espera que sejam céticos em relação a participar de eventos com muitas pessoas. Um casamento ao ar livre significa muito espaço, o que poderia ajudar as pessoas a manter um distanciamento físico em comparação com um casamento em ambiente fechado. Além disso, um arranjo de assentos e mesas é essencial para reduzir riscos. Os locais devem organizar mesas maiores com lugares limitados para manter a distância entre as pessoas. Por exemplo, uma mesa para 10 pessoas deve ser atribuída a apenas 5 convidados.

 

 

Novos Formatos para Gastronomia

Por motivos de alto risco de contaminação, os pontos altos da festa, gastronomia e bar, vão ter que se adaptar às novas normas de segurança e higiene para garantir a segurança de todos, convidados e equipe.

O coquetel, na etapa inicial do serviço do buffet, é normalmente servido em bandejas nas quais o próprio convidado se serve de canapés. Uma possibilidade de mudança sugerida pelos buffets para esse momento é fazer porções individuais com as diversas variedades de canapés e colocar nas mesas, sem a circulação do garçom com a bandeja, de forma que cada convidado tenha o seu pratinho. Outra alternativa é entregar porções individuais fechadas em vidros de conserva ou embalagens de papel charmosas e recicláveis.

 

 

Os formatos americano e franco americano necessariamente deverão ter uma copeira ou garçom servindo, a fim de evitar que muitas pessoas manuseiem os talheres dos rechauds.  Respeitar a marcação de linha para manter uma distância de um metro entre duas pessoas será importante.

E as tão amadas mesas de doces? O que será delas com sua beleza e aparência deliciosa? Provavelmente teremos porções individuais de doces para cada convidado também, ou copeiras servindo os convidados com pinças, para evitar o contato coletivo.

Não precisamos nem falar sobre o cuidado extremo que os buffets terão que ter na limpeza das cozinhas, das estações de trabalho, das louças, talheres, copos e afins. Alguns espaços já estão se precavendo com empresas especializadas em higienização, tanto do espaço em si, quanto do mobiliário. Funcionários trabalhando de máscaras serão o “novo normal”, sobre isso não há dúvidas.

Além disso, os fornecedores também devem garantir que as matérias-primas ou ingredientes para a preparação de alimentos sejam provenientes de fornecedores confiáveis, que garantem a máxima limpeza ao entregar os ingredientes para o local.

De cardápios funcionais e vegetarianos às mesas pastorais, veja aqui as tendências 2020 de gastronomia para casamento no campo

 

 

O planejamento do Casamento

Para os casais que estão planejando o casamentos para 2021 e além, a internet vai ser a grande aliada. Grande parte do planejamento do casamento pode ser feito facilmente no conforto da sua própria casa. Aproveite para receber TODO o nosso conteúdo e planilhas mil para ajudar a dar o start na organização do seu sonho clicando nesse link.

Muitos fornecedores estão realizando reuniões virtuais e conhecendo os casais e seu estilo com a mesma facilidade que teriam pessoalmente. Os casais podem fazer passeios virtuais nos espaços, experimentar vestidos em casa, desfrutar de degustações entregues em casa por fornecedores, procurar portfólio de fotógrafos e de videomakers online e ler resenhas de todos os fornecedores que desejam reservar para o seu dia.

 

 

Como ficam os Contratos

Esse é um assunto muito importante e nós não íamos deixar você na mão. Daqui para frente os noivos podem esperar algumas mudanças nos contratos que irão assinar com todos os fornecedores do seu casamento.

Naturalmente, diz a Adriana Bicudo , “tanto eles quanto os clientes estão querendo acrescentar cláusulas que os protejam. A pandemia foi tão inesperada que acreditamos que todos estarão mais alertas para situações como essa. Com certeza os contratos sofrerão inclusões de cláusulas prevendo eventos como o Covid-19.” Os casais querem ter a segurança de uma eventual devolução do valor pago caso haja algum problema como a pandemia e suas consequências, e os fornecedores querem assegurar seus negócios.

“Recomendamos sempre o bom senso e muita conversa franca, lembrando que o que é combinado é mais fácil de ser lidado no caso alguma coisa inesperada acontecer.” Deixem bem claro situações de como vai funcionar no caso de alterações de datas, se o fornecedor devolve ou não o o valor- ou uma porcentagem dele- caso ele não possa oferecer seus serviços numa nova data, opções para uma equipe B estar prevista no caso de impossibilidade de prestar o serviço no dia (por motivo de doença ou risco de contaminação- por estar em grupo de risco)  e outros tipos de casos de força maior.

 

Molly Grunewald

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a Pena Ler

Um novo Guia de Fornecedores com tudo o que você precisa para casar!
Paleta de Cores para Casamento: como escolher as cores da decoração do grande dia?
{Dicas Úteis} 10 decoradores de casamento que você precisa conhecer

 

 

 

Gente que ama o que faz

Organizando casamentos desde 2012, Adriana Bicudo e equipe vivem cada casamento com a dedicação que um momento como esse exige e com a organização e calma necessárias para ter um processo de planejamento tranquilo. Hoje consolidada no segmento e organizando todos os perfis de casamentos, dos clássicos aos contemporâneos, dos rústicos aos minimalistas, seja na praia, no campo ou na cidade, Adriana Bicudo oferece uma assessoria que conhece e respeita as tradições, mas também muito flexível aos tempos atuais e à dinâmica dos dias de hoje.

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog