Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

{Dicas Úteis} Casamento na igreja: tudo o que você precisa saber

O casamento na igreja, considerado um ambiente sagrado, é cheio de significado, o que torna o grande dia ainda mais emocionante para o tão aguardado “Sim, eu aceito”. Para que tudo saia como planejado, alguns cuidados precisam ser tomados para um casamento religioso, como: documentação, decoração, as taxas e as regras da igreja. Por isso, montamos um guia super completo para te ajudar!

 

casamento na igreja

 

O que é e qual o significado de um casamento na igreja?

O casamento na igreja pode representar um marco de fé e amor para os noivos que escolhem esse lugar sagrado para o grande dia. Um ambiente que transborda sentimentos que enchem o coração de todos os presentes, que enaltece a união de duas pessoas que decidem diante dos amigos, familiares e da igreja como testemunhas do início da vida a dois.

Cada religião e cultura interpreta o matrimônio de maneiras diferentes com suas peculiaridades, sendo assim, apresentam ritos diferentes para a cerimônia. No entanto, mesmo com visões distintas do casamento religioso, todas elas transmitem votos de amor, prosperidade e felicidades aos noivos.

 

Organize seu casamento com o Planner do Lápis. Clique aqui para adquirir o seu!

 

casamento na igreja guia completo
Katie Vonasek

 

O que é preciso para casar na igreja?

O casamento religioso não é um processo tão burocrático como no casamento civil, mas algumas exigências devem ser consideradas. Cada igreja costuma ter seus próprios pré-requisitos, por isso, o primeiro passo é procurar se informar na igreja que pretende se casar quais são os documentos e o processo para que o grande dia aconteça sem transtornos.

Listamos abaixo as principais exigências que geralmente são solicitadas para se casar na igreja:

 

Documentações importantes para um casamento na igreja

– Licença (transferência) de paróquia, necessária quando o casamento será em paróquia diferente de um dos noivos;
– Cópias autenticadas do RG e CPF do casal;
– Certidão de batismo dos noivos;
– Cópia de comprovante de residência;
– Certificado do curso de noivos;
– Carta do padre e cópia da identificação presbiteral (caso não seja o padre da própria paróquia);
– Comprovante de pagamento de taxa;
– Declaração da entrada do processo no Casamento Civil;
– Comprovante de Primeira Comunhão e Crisma (se os noivos tiverem)
– Ficha de duas testemunhas, que não podem ser pai, mãe nem menores de 18 anos. A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas;

Importante: essa documentação exigida deverá ser apresentada três meses antes da data do casamento

 

casamento religioso
Photography by Bea

 

Reserva de datas

Depois do pedido de casamento, o primeiro passo para organizar um casamento na igreja é marcar a data e o horário com antecedência. Essa reserva pode ser feita até um ano e meio antes.

É muito importante fazer essa reserva com folga, principalmente se você pretende se casar em igrejas com datas mais concorridas. Lembrando que somente após a entrega e validação da documentação solicitada que a data será confirmada.

 

Curso de Noivos

Em algumas igrejas o curso dos noivos é um item obrigatório. Logo, os noivos precisam verificar da necessidade de fazê-lo, assim como uma data disponível para realizá-lo antes da cerimônia.

O ideal é seis meses antes e não precisa ser feito no mesmo local em que será realizada a cerimônia e, caso isso ocorra, deve-se levar o certificado de conclusão do curso na igreja onde será feito o casamento.

 

Valores e Taxas

As igrejas apresentam taxas com valores distintos e isso pode variar muito. Se for casar em uma igreja que não pertença a sua paróquia, será cobrada uma taxa extra.

Sendo assim, os noivos que pretendem se casar na igreja podem consultar os valores e taxas que a igreja escolhida cobra para celebrar o casamento religioso. Isso pode ser feito antes da entrada da documentação.

 

Veja aqui os casamentos na igreja que já passaram pelo blog.

 

 

Cuidados importantes

O casamento religioso é um marco na vida do casal, mas durante a pandemia muitos tiveram os seus adiados. Gradualmente, as missas e os cultos retomam de forma presencial.

Os casamentos começam acontecer de maneira gradual e seguindo as restrições recomendadas. Dessa maneira, os noivos podem celebrar o amor com a presença de pessoas mais próximas de forma presencial. Se a igreja escolhida tiver uma quantidade de lugares, os convidados poderão se acomodar tranquilamente e respeitar o distanciamento social.

O casamento online com transmissão da cerimônia é uma alternativa para que os convidados ausentes possam acompanhar esse dia único. Aliás, temos um post completo para quem está pensando nessa possibilidade, só clicar aqui

Importante ressaltar que as restrições por conta do COVID-19 tem variações de cidade para cidade. Então, os noivos precisam se informar quais são as medidas restritivas da região que pretendem se casar.

 

Vai casar e não sabe por onde começar? Inscreva-se hoje mesmo no curso online Lápis de Noiva te Ensina a Casar.

 

casamento religioso com efeito civil
Ivy Road Photography

 

Como funciona um casamento com efeito civil?

Quando os noivos escolhem por um casamento com efeito civil, as duas cerimônias acontecem no mesmo dia, de uma vez só. Durante a celebração religiosa eles assinam um único documento, o termo de religioso com efeito civil, que deve ser levado ao cartório para poder ser substituído pela certidão de casamento civil.

Para isso, os noivos que escolheram o casamento religioso com efeito civil precisam de, pelo menos, trinta dias antes da data escolhida para dar entrada no cartório de registro civil da região com duas testemunhas, portando RG e CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência. O casamento com efeito civil pode ser celebrado por uma autoridade religiosa, sem a presença de um Juiz de Paz.

 

Clique para ler o guia completo do casamento civil.

 

casamento religioso com efeito civil o que é
Pro Film

 

Casamento na igreja segundo religiões

Cada religião apresenta suas peculiaridades para realizar o casamento na igreja. Separamos algumas dessas características, que se diferenciam uma da outra. Confira abaixo:

 

Casamento na igreja católica

Fique atenta aos protocolos exigidos para realizar o casamento na igreja católica. O primeiro deles é que a cerimônia segue um roteiro de cortejo de casamento.

Ainda é bem importante verificar as regras para a decoração, pois algumas igrejas podem ser restritivas em relação à decoração interna. Então, antes de sair planejando a decoração dos sonhos, se informe na igreja que escolheram se casar quais são as restrições.

Além disso, pergunte se haverá outra cerimônia no mesmo dia ou com horário próximo. Dessa maneira, você saberá se precisa ou não alterar a decoração no grande dia.

Noivos de religiões distintas ou não praticantes, a igreja católica aceita realizar o casamento, sem a exigência de conversão. Nesses casos, a igreja adota procedimentos e regras próprias.

 

Casamento na igreja evangélica

O primeiro passo para um casamento na igreja evangélica é que os noivos comuniquem ao pastor a intenção de se casar. Com isso, o pastor irá passar as orientações necessárias para a realização de um casamento religioso. É aconselhável que noivos sejam batizados, porém, isso não é uma exigência em algumas religiões evangélicas.

Caso um dos noivos não seja da mesma religião, pode haver ou não restrições em relação ao matrimônio (consulte antes). Apenas é pedido um curso preparatório, antes do grande dia.

 

casamento religioso como funciona
Im Mary Katherine

 

Casamento judaico

No casamento judaico, além dos documentos do casamento civil, é necessário o Ketubá. Um contrato de casamento onde está definido as responsabilidades do esposo com a esposa, como direitos conjugais, manutenção e provisão da casa.

Caso um dos noivos for convertido ao judaísmo, um rabino é designado para conferir a autorização para que o enlace aconteça. Ao contrário, se um dos noivos não for convertido, é possível um casamento sem conversão, porém não terá validade religiosa.

Todo o processo não tem um tempo estipulado para término, pois a decisão será do rabino para a celebração do matrimônio. Lembrando que, como tradição da religião, o casamento precisa acontecer ao ar livre, sob o huppah, a tenda onde acontecem cerimônias dessa religião.

 

Casamento na igreja ortodoxa

O casamento na igreja ortodoxa é celebrado com tradições milenares, seguindo o antigo rito bizantino, sendo cantado na maior parte do tempo. Dois momentos são bem marcantes ao longo da cerimônia: o noivado e a coroação.

O noivado é quando ocorre a troca de alianças entre os noivos e a coroação representa o instante em que o casal é consagrado. Para casar na igreja ortodoxa, os noivos precisam passar por duas palestras sobre a igreja ortodoxa e o casamento. Se um dos noivos não for ortodoxo, é obrigatório receber o Crisma da igreja antes do casamento.

 

Casamento na igreja protestante

A celebração do casamento na igreja protestante não tem a necessidade da apresentação da confirmação do batismo, assim como não é preciso a conversão de um dos noivos para a realização do casamento. No entanto, isso pode diferir da linha teológica seguida pela igreja. Algumas igrejas oferecem aos noivos um curso preparatório, porém não é uma regra.

Os noivos que decidem se casar na igreja protestante precisam se informar para conhecer as normas para celebração do casamento.

 

87 dicas para economizar no casamento. Clique para saber mais.

 

Reidie Cavaglieri Fotografia

 

Cerimônia de casamento na igreja

A cerimônia do casamento religioso é cercada de ansiedade, emoção e expectativa. Todos os familiares e amigos reunidos para celebrar o amor que é firmado no altar. Ainda, os noivos podem deixar esse momento com a sua personalidade.

O casamento na igreja católica pode ser realizado com ou sem missa, onde a diferença está que no casamento com missa, prevê todos os ritos de uma missa normal.

 

Quem celebra um casamento religioso?

O casamento religioso é cheio de significado em cada minuto celebrado. Quando o celebrante começa a dizer a palavras amáveis sobre a história de amor do casal, os ouvidos ficam atentos a cada sílaba dita por quem está conduzindo.

O celebrante do casamento na igreja católica, geralmente, é o sacerdote da paróquia, diácono ou algum outro padre indicado por ele. Já no casamento evangélico a cerimônia é conduzida por um pastor, ministro ou bispo.

No casamento judaico é o rabino quem fica responsável por esse momento emocionante. A cerimônia tradicional de um casamento da igreja ortodoxa, é celebrada por cinco padres em três línguas: português, grego e árabe.

 

Quanto tempo dura em média um cerimônia de casamento na igreja?

O tempo de duração pode variar muito conforme o que os noivos optarem para o grande dia. Como exemplo, uma cerimônia com missa, ou algum ritual como lava pés, ou a ceia.

Porém, geralmente, a cerimônia religiosa dura em torno de 45 minutos. Durante a celebração são lidas passagens bíblicas que podem ser feitas por algum convidado.

Para que a cerimônia de casamento se torne memorável, muitos noivos escolhem algum padrinho ou familiar para esse momento tão especial e cheio de significado.

 

Saiba qual o estilo de casamento perfeito para você aqui.

 

cerimonia de casamento na igreja
Im Mary Katherine

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


 

Convites para casamento na igreja

O convite de casamento é o primeiro contato que os convidados vão ter com o seu casamento e nada impede que ele tenha o estilo de um casamento na igreja.

O monograma, como exemplo, é um clássico e pode ser ideal para os noivos que planejam um casamento mais tradicional.  No entanto, os noivos que querem algo mais versátil e criativo, uma boa alternativa são ilustrações com detalhes da igreja onde irão se casar.

Se a igreja apresenta um projeto arquitetônico robusto, podem trazer elementos para o convite deixando ainda mais personalizado e, de quebra, os convidados já podem sentir como será esse dia inesquecível.

 

Confira nosso guia completo sobre convites de casamento aqui.

 

 

Decoração de casamento na igreja

A decoração de casamento na igreja pode ser influenciada por alguns pontos, entre eles: as regras da igreja, a arquitetura da igreja escolhida e se há outras celebrações no mesmo dia. Antes de definir como será a decoração do casamento religioso, se informe quais são as regras que a igreja impõe para decorar o ambiente. Isso nos leva a outro ponto!

Para pensar na decoração, não podemos deixar de lado a arquitetura do local. A igreja é repleta de elementos belíssimos e cheios de significado. Logo, o ideal é que os noivos invistam em uma decoração para casamento harmônica ao projeto arquitetônico da igreja seguindo o estilo do seu casamento.

Por fim, verifique se terão outras celebrações no mesmo dia. Busque definir seis meses antes da data da cerimônia, quando a igreja já tiver o número final de casamentos do dia. Se definir a decoração após esse prazo é provável que seja a mesma para todos os casamentos da data.

 

Não sabe qual decoração escolher para o grande dia? Clique aqui para ver mais inspirações de decorações na igreja.

 

 

Música para casamento na igreja

A música para casamento na igreja complementa a emoção de cada momento vivido nesse dia. Afinal, quando os primeiros acordes são tocados na entrada dos padrinhos, o coração já bate mais rápido.

As músicas para a cerimônia podem depender do gosto dos noivos e horário. Além disso, as normas permitidas pela igreja. Para casamentos religiosos católicos, o ideal são canções de origem cristã, assim como o casamento evangélico que segue a mesma regra.

Músicas internacionais podem ser tocadas, mas os noivos precisam ficar atentos a tradução para que não fujam ao conceito de uma celebração religiosa.

 

Conheça nossa sugestão de músicas nacionais para casamento.

 

música casamento na igreja
Howell Photography

 

Trajes para casamento na igreja

O que vestir em um casamento religioso? Essa é uma dúvida bem recorrente entre os convidados. É preciso ponderar na hora da escolha dos vestidos de madrinhas serem decotados, com muita transparência e fendas muito abertas. O recomendado é escolher modelos de vestido com decotes mais discretos e ombros cobertos.

Converse com os noivos sobre quais são as regras da igreja em relação a isso, e também se eles terão algum dress code para o grande dia.

 

Como combinar o vestido das madrinhas com a decoração? Saiba aqui!

 

Lauren Fair Photography

 

Como escolher a igreja para o seu casamento?

Não é uma tarefa muito fácil escolher a igreja para celebração da cerimônia, mas alguns critérios podem ajudar nessa decisão. Os noivos podem pensar na relação pessoal que existe com aquele lugar, os sentimentos amáveis com o ambiente, essa é uma questão que precisa ser levada em conta.

As igrejas são belas por si só, com uma grande riqueza de detalhes. Algumas com estilo mais clássico, e outras com perfil mais contemporâneo. Sendo assim, o projeto arquitetônico da igreja precisa estar na listinha para escolha perfeita. Lembre-se que isso irá influenciar na decoração.

Além disso, o espaço disponível na igreja para comportar os convidados pode ser decisivo, já que num espaço pequeno, os convidados não ficam confortáveis para assistir à cerimônia.

Para maior comodidade, a localização também precisa ser considerada na hora de escolher a igreja. Se possível, busque ficar próximo ao local onde será a festa, isso facilita muito o deslocamento de todos.

 

Gosta de casamentos intimistas? Veja aqui o nosso super guia sobre mini wedding.

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Veja Também:

{Dicas Úteis} Como coordenar a gravata do Noivo com os Padrinhos, Pais e Pajem?
{Dicas Úteis} Música para a Saída dos Noivos
Votos de Casamento: Por Que não Deixar de Fazer?
Casamento Civil: tudo o que você precisa saber

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

    1. Oi Enedia, depende da igreja. Geralmente a católica não deixa. Aconselhamos ir conversar diretamente com o padre/pastor pra poder tirar a dúvida, tá?

    2. Gostei das dicas e gistaria que me mandassem mais dicas. Sobretudo dicas que facilitem casamentos de noivos que já vivem há algim tempo e que já têm filhos, sendo que a cerimónia deve ser mais inclusiva e menos onerosa.

  1. Eu gostaria de saber com fazer na organização entre padrinhos,damas de honra e entrada para os noivos.

  2. Meu noivo e eu somos batizados na igreja catolica, mas nao temos mais certificado.
    Como fazemos?

  3. Gostei muito da matéria. Apenas faço uma observação como católica. No item “Casar na igreja: os contras” são apresentadas algumas restrições como proibições apenas mas vale lembrar que para tudo dentro da nossa religião existe um porque. A regra não se faz simplesmente de maneira impositiva e autoritária mas ela surge na busca pela valorização do sagrado, pela primazia do sacramento e zelo pela dignidade humana e pela casa de Deus. O casal é o celebrante contudo o mesmo deve respeitar e ter conhecimento da casa em que ele escolheu realizar os seus votos. Casar na igreja católica pela estética, por pressão familiar ou porque acha a cerimonia bonita é um erro.

  4. Boa tarde
    Eu e meu noivo somos batizados, embora moramos em outra cidade. E nós queremos casar em outra cidade temos que procurar a paróquia mais perto pra casar ou podemos casar nem outra cidade.

  5. Bom dia eu e o meu namorado não somos batizados nem na igreja catolica e nem igreja evangelica como posso fazer o casamento na igreja ?

  6. Meu noivo e eu queremos nos casar ano que vem mais ele perdeu certidao de nascimento e a certidão de batismo como fazemos pra ele recupera a certidão de nascimento e a de batismos ?

  7. Eu e meu namorado pretendemos nos casar, porem ambos temos uma filha de outro relacionamento. Nos não somos batizados e não frequentamos nenhuma igreja. Gostaria de saber se isso pode interferir em algo?

  8. Olá, para que serve toda essa documentação e a ficha que inscrição do curso de noivos para o casamento na igreja? Isso vai para onde?