Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Grinalda: guia completo com tudo que você precisa saber para escolher a sua!

Você pensou em todos os detalhes do casamento como estilo, vestido, sapato, enfim, tudo, mas a grinalda ainda é um item que está te deixando preocupada e com muitas dúvidas a respeito? Vamos te ajudar nessa deliciosa jornada com dicas para escolher a grinalda perfeita para seu Grande Dia!

Primeiramente, quando se pensa em grinalda vêm tantas ideias pela nossa cabeça que por um momento parece impossível saber escolher o modelo ideal. Mas assim como todos os itens do casamento, especialmente o vestido de noiva, a grinalda é parte do look e precisa “casar” com o vestido, sapato, tipo de cerimônia, horário, local, enfim, tudo.

grinalda o guia completo

Passo a passo para te ajudar

  • Introdução
  • Afinal, o que é a grinalda?
  • Tipos de grinalda
  • Como escolher a grinalda?
  • A grinalda para cada tipo de cabelo
  • Véu e grinalda
  • Diferenças entre Véu e Mantilha e como combinar a grinalda
  • Estilos de casamentos que combinam
  • Dica do Lápis

grinalda de novia
Via Rock my Wedding

Afinal, o que é a grinalda?

É muito comum as futuras noivas confundirem a grinalda com outros adereços de cabelo. Também pudera, são tantos nomes diferentes que confunde mesmo.

A grinalda é que o principal acessório que vai prender o véu ou mantilha ao cabelo da noiva. Ela também pode ser usada sozinha (sem véu e mantilha). A grinalda é o acessório que diferencia a noiva das demais convidadas do casamento.

Ela pode ser a coroa (tipo princesa), a tiara, a presilha e até mesmo o casquete. Ou seja, qualquer acessório de cabelo que seja utilizado com ou sem véu ou mantilha é classificado como grinalda.

Vestido de noiva plus size: simples, curto, sereia, princesa, para cerimônia religiosa, civil e mais, para vocês donas de curvas bem delineadas!

Grinalda amarrada
Grinalda como tiara, basta prendê-la como laço – Foto Pexels

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


Tipos de grinalda

Grinalda tipo Casquete

Acessório vintage queridinho das noivas, o casquete lembra um chapéu sem abas dos anos 40. Ele é pequeno e pode ser oval ou redondo. Também pode ser composto por um voilette (pequeno véu) ou usado sem esse adereço. O casquete deve ser usado na lateral da cabeça e preso com grampos. É recomendado que seja utilizado em cabelos presos ou semi-presos. Cabelos curtos ficam perfeitos com esse acessório.

Grinalda: guia completo com tudo que você precisa saber para escolher a sua!
Grinalda Casquete – Foto Josephine Noivas

Grinalda tipo Coroa

A clássica e imponente a coroa é perfeita para noivas românticas e clássicas. Esse acessório deve ser usado com um vestido glamoroso e também no estilo princesa. As coroas, geralmente, são fabricadas em metal, pedras, semijoias e também joias.

Fascinator

Ele também lembra o casquete e voilette, sua diferença está na composição que pode levar flores, pedrarias e plumas. Assim como os demais, também deve ser fixado na lateral da cabeça.

Fascinator noiva
Composto por flores, plumas e pedrarias, o Fascinator também lembra o Casquete e Voilette – Foto Tudo Ela

Casamento no Campo: tudo o que você precisa saber para organizar o seu!

Grinalda com Flores

A grinalda de flores seja ela de tecido ou natural é um acessório que não sai de moda. Esse adorno é indicado para casamentos na praia ou no campo.

Grinalda de flores noivas
A grinalda de flores é super romântica e combina com casamentos na praia ou no campo – Foto YodahAnn

Grampo ponto de luz

Para aquelas noivas que buscam simplicidade, o grampo é uma opção interessante como acessório para o cabelo. Ele é super delicado, discreto e indicado para compor penteados com coques, cabelos crespos e também curtinhos.

Grinalda: guia completo com tudo que você precisa saber para escolher a sua!
Simplicidade e discrição no penteado com grampo – Foto: DecorUA
grampo para noiva
Nat Co

Grinalda estilo Headband

O headband é uma faixa (mas parece uma tiara inteiriça) super versátil indicada para vários tipos de penteados, principalmente os penteados desconstruídos.

Ele é confeccionado em tule, renda, pedrarias, semijoias, metais, tecidos e flores.

Pentes

Pode parecer estranho, os pentes, acessórios de prender os cabelos também são considerados grinalda. Os pentes nunca saem de moda e são indicados para penteados mais altos e com coque, por exemplo.

150 -sim, cento e cinquenta- inspirações de penteado de noiva. Você vai deixar passar essa?

Porta-coque

Lembra uma coroa, mas é um porta-coque. São vários modelos e espessuras compostos por pedrarias e pérolas.

Porta-coque para noiva
É bem semelhante à coroa, mas é um porta-coque – Foto Studio Negarin no Pexels

Presilha

Assim como o grampo, a presilha também é uma opção de acessório para cabelo para noivas que prezam pelo minimalismo. A presilha pode ser usada em cabelos presos, semi-presos tanto na parte de trás da cabeça, quanto na lateral.

grinalda noiva
Foto: Bruna Oliveira

Tiara

A tiara remete a noiva romântica e deixa o visual moderno e delicado. O acessório pode ser utilizado com qualquer tipo de véu e o cabelo preferencialmente preso ou semi-preso.

Tiara para noiva
A delicadeza da tiara deixa o look da noiva romântico e moderno – Foto Everton Vila Fotografia

25 ideias para animar sua festa de chá de panela, só aqui no Lápis!

Voilette

Feito com tule ou Voilette Francês, o voilette, como dito antes, é um pequeno véu que pode ser usado como complemento de outro acessório como a tiara, a presilha e até mesmo um acessório de tecido em formato de flor. Ah, ele também pode compor chapéus.

Voilette para noivas
O Voliette é um acessório que super combina com noivas estilosas – Foto Tudo Ela

Como escolher a grinalda?

Todo o conjunto deve estar em perfeita harmonia, vestido, penteado, maquiagem, estilo do casamento, se é durante o dia ao ar livre ou à noite, enfim, o contexto em geral precisa estar alinhado.

Antes mesmo de escolher o modelo, converse com seu cabeleireiro sobre o modelo do seu vestido e o tipo de penteado que gostaria de usar no Grande Dia. A partir daí selecione algumas fotos de modelos de grinalda e veja com ele e sua estilista qual modelo de acessório mais combina com seu vestido de noiva e personalidade.

Claro, seu gosto pelo acessório é o que prevalece, mas é sempre bom ouvir a opinião desses especialistas para checar se o modelo escolhido não vai pesar no look.

Clique para ver mais de 70 opções de penteado para casamento em cabelo curto

grinalda boho
Foto: Rafael Côvre

A grinalda para cada tipo de cabelo

Às vezes pode acontecer de você sonhar a vida inteira com um tipo de grinalda para seu casamento e na hora de escolher o que mais combina com você não tem nada a ver do que imaginou. Isso acontece, mas não é motivo para se decepcionar.

Grinalda para Cabelos com volume

Cabelos com volume e textura são ótimos para todo tipo de penteado, afinal isso é fundamental para fixar os acessórios nas madeixas.

Portanto, se você tiver muito cabelo ou volumoso opte por penteados presos, semi-presos. Para para cabelos lisos, porém com grande volume, são indicados acessórios um pouco maiores como coroas e tiaras.

Grinalda cabelos volumosos
Cabelos volumosos e com textura são mais fáceis para fixar a grinalda – Foto Aconselhamento

Buquê de Noiva: tudo o que você precisa saber para escolher o seu! É só clicar aqui.

Grinalda para Cabelos sem volume

Para cabelos com pouco volume, que geralmente são os mais difíceis de prender os fios, a sugestão é apostar em um modelo de grinalda mais delicado como Casquete, Voilette, Fascinator, flores, Headband e tiaras delicadas.

noiva com grinalda de flores
Via Pretty and Punk Wedding

Véu com grinalda

Se você quer usar o véu a escolha do acessório se torna mais fácil, afinal o véu é o mais indicado para usar com coroa e tiara.

véu e grinalda
Foto: Rafael Côvre

Diferenças entre Véu e Mantilha e como combinar a grinalda

O véu é um acessório super levinho, confeccionado em tule liso ou poás, ele pode ser curto, médio ou longo.

De origem hispânica, a mantilha é um acessório mais elaborado com aplicações de bordado ou renda feito a mão em todo seu contorno. Por isso a mantilha é um acessório mais pesado quando comparado ao véu.

O porta-coque, os arranjos com flores de tecido, grampos ponto de luz são os tipos de grinalda mais indicados para usar com a mantilha. Isso porque esses acessórios não ficam tão evidentes na composição do penteado, afinal a mantilha é o grande destaque aqui.

Casamento urbano: Veja aqui 8 motivos incríveis para escolher um casamento na cidade.

Mantilha com coroa
De origem hispânica, a mantilha é um acessório bordado com renda feito a mão em todo seu contorno – Foto Sonhos Altos Fotografia

Estilos de casamentos e o que combina

Para um estilo clássico opte pela coroa, casquete, voilette, fascinator e porta-coque. Já para um estilo mais romântico e despojado, aposte em grinalda com flores, headband, tiaras, presilhas e grampos.

Dicas do Lápis
  • Crie uma pastinha no Pinterest e salve os modelos de grinalda que você mais gostou e converse com seu cabeleireiro e estilista para saber o que mais combina com seu vestido e estilo.
  • A grinalda tem que estar em harmonia com o penteado, portanto para penteados mais desconstruídos evite coroa e tiaras muito sofisticadas.
  • A estrela do Grande Dia é você e não a grinalda, cuidado com os exageros!

Aproveite e veja aqui dicas para encontrar o penteado e a maquiagem ideal para o seu estilo.

noiva de cabelo curto com grinalda
Foto: Claire McClean Photography

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler:

Casamento na praia pôr do sol: saiba os detalhes necessários
Casamento na cachoeira: guia completo para os noivos!
Aliança de casamento grossa: a mais queridinha pelos casais

🎁 Crie seu site grátis aqui