Bodas de casamento: saiba como comemorar aniversário de casamento

Não importa quantos aniversários de casamento vocês façam, se tem uma coisa que a gente não precisa é de desculpa para celebrar o amor, por isso compartilhamos abaixo, tudo o que você precisa saber sobre bodas de casamento: como comemorar os meses, anos de casamento, qual o significado e tipos de cada bodas de aniversário de casamento.

 

bodas de casamento

 

No dia do casamento vocês fizeram votos, promessas e trocaram uma aliança. Juntos oficializaram uma vontade de caminhar juntos, de compartilhar os melhores e piores momentos dessa jornada, dividindo sonhos, medos, alegrias, tristezas, doenças e defeitos.

O bacana é que hoje pode-se comemorar não só os anos de casamento, mas os meses também! Bodas de Pipoca, bodas de Purpurina, bodas de trigo, bodas de prata ou bodas de ouro, parece até que a festa de casamento não acaba nunca.

Afinal, depois de uma cerimônia e uma festa inesquecíveis de casamento onde toda a emoção se transforma em românticas memórias, elas merecem ser revividas quando o casal completa mais um ano de amor, cumplicidade e união.

Inspire-se com outras bodas de casamento que já passaram pelo blog.

 

bodas de cristal surpresa
Foto: Kaleb Rodrigues

 

O que significam bodas de casamento?

A mais conhecida explicação para entendermos a origem da palavra “boda” e seus significados atribui o termo ao latim. O vocábulo “vota”, que no plural vira “votum”, quer dizer voto, promessa. Com o passar do tempo e influências de outros idiomas, pronúncias de “v” e “b” se confundiram, transformando “vota” em “boda”.

Na prática, a palavra em português é utilizada no plural. A expressão “bodas” representa a celebração do aniversário de casamento, seja ele civil ou religioso, e é acompanhada por um símbolo, um elemento que varia ano após ano, como papel, rosa, louça, prata, argila, etc.

Confira aqui mais de 70 opções de lembrancinhas criativas.

 

Foto: The Kreulichs

 

Acredita-se que comemorar as bodas foi uma celebração que teve origem na Idade Média, em pequenos povoados da Alemanha. Mas pode ter surgido na Roma antiga também. Na verdade, os primeiros registros deste costume surgiram na Alemanha, em obras que datam de 1800. Os autores descreviam como era esperado receber mimos de prata no Silberhochzeit (aniversário de 25 anos de casamento) e de ouro no Goldene Hochzeit (aniversário de 50 anos de casamento).

Diversas culturas adotaram a comemoração e foram adaptando a tradição. Passaram a celebrar cada aniversário de casamento com um nome e elemento diferente. O intuito era que, quanto mais tempo de matrimônio, mais precioso e resistente seria o elemento.

Veja aqui a nossa super seleção de vestidos curtos para celebrações.

 

Foto: Cadeira Amarela

 

Hoje, os símbolos que representam os anos são mais ou menos os mesmos ao redor do mundo, com pequenas adaptações em cada país. O jequitibá, por exemplo, é uma árvore de regiões tropicais. Na Alemanha, os cem anos de união são chamados Bodas do Paraíso (Himmelshochzeit). Nos EUA, o símbolo é um diamante de 10 carats.

As Bodas de Prata e de Ouro, que iniciaram a tradição, continuam sendo as mais comemoradas entre os casais. É uma oportunidade para reunir toda a família e fazer uma celebração gostosa com renovação dos votos de casamento e até mesmo a troca das alianças antigas por novas.

Saiba como escolher a aliança de casamento ideal para sua comemoração.

 

Foto: Rara Fotografia

 

Tem que comemorar bodas de casamento todo ano?

Olha, não existe uma regra. Tudo o que vira obrigação e perde o significado é muito chato, né? Celebrar bodas de casamento devem acontecem espontaneamente e conforme a vontade dos dois.

Muitos casais optam por comemorar somente as datas mais importantes, como as bodas de cristal, de prata e de ouro. Uma outra sugestão seria a de celebrar a cada 5 anos, ou de 10 em 10 anos.

Clique aqui para ver a nossa coluna de Vida de Casada.

 

Foto: Ítalo César

 

Como comemorar bodas de casamento?

Nossa, o que não falta são ideias para comemorar o aniversário de casamento! A imaginação não tem limites! O importante é que a comemoração das bodas de casamento tenha um significado especial para o casal.

Nós pensamos em algumas sugestões para você se inspirar e surpreender o seu amor:

 

Festas

Nas bodas especiais – 10 anos de casados, 25 anos de casados, 50 anos de casados- é o mais comum a se fazer para celebrar com a família.  Alguns casais comemoram todos os anos entre os dois e de 5 em 5 anos fazem uma festa maior para curtirem com todas as pessoas queridas.

Foto: Julio Casanova

Viagens

Quem não gosta de viajar, né? Essa sempre uma opção maravilhosa e muito romântica. Uma possibilidade seria voltar ao lugar onde passaram a lua de mel, outra é escolher um destino que sempre sonharam em conhecer.

Dicas de destino de viagens aqui.

Foto: Viaje seu Mundo

Jantares românticos

Escolham um lugar bacana- que signifique alguma coisa para o casal (o do pedido de casamento, por exemplo) ou um restaurante que sempre quiseram experimentar- e aproveitem a noite!

Foto: Neo Travellers

Presentes

Eternize o momento e crie novas memórias presenteando seu amor.

 

A Festa

Vai ter festa? Ela vai ser grande ou pequena? Ou vocês vão celebrar só os dois?

Essa decisão é somente do casal, pois todas as opções são possíveis. Escolha o que deixa você e seu amor mais confortável para renovar os votos. Convide amigos e familiares ou curtam a data a sós.

O que vestir na bodas de casamento?

Como qualquer festa, o casal deve estar bem arrumado para comemorar. Nas bodas de casamento especialmente, todos vão tirar fotos, talvez vocês tenham contratado um profissional para eternizar este momento, então é importante pensar no look. Uma das perguntas que mais recebemos aqui no Lápis é sobre vestir ou não branco. Meninas, vocês podem vestir a cor que quiserem, contanto que estejam felizes.

Saiba como escolher o vestido perfeito para sua bodas de casamento.

Foto: Frankie e Marília

 

O Local e o Horário

Espaços mais informais e uma celebração durante o dia combinam com conforto e elegância, como por exemplo um almoço no jardim ou na chácara. Se vocês optarem por uma festa noturna, a noite pede uma produção à altura.

O Estilo da comemoração e o tema

A formalidade e o tema vão ajudar na hora de escolher como o casal vai se apresentar. Por exemplo, vocês podem ter optado por uma festa noturna, que pode tanto ser um jantar descontraído em casa ou uma festa em um espaço. Para a primeira situação, um vestido ou calça e blusa são elegantes. Para a segunda, um vestido mais elaborado e longo é o ideal. Outro detalhe, conforme o tema da festa, dá para investir em cores e texturas: se a boda for de pérolas, use um vestido bordado com elas, ou mesmo uma joia.

Baixe GRATUITAMENTE a nossa planilha de planejamento financeiro.

Foto: Cadeira Amarela

O Número de convidados

As bodas de casamento são festas mais intimistas, com poucos convidados. Então não é necessário usar um look de gala. Escolha algo que seja elegante, de acordo com a festa que vocês pretendem realizar.

A Sua personalidade

É importante levar em consideração seu gosto na hora de escolher o que vestir. Assim como não aconselhamos uma noiva a se fantasiar de algo que ela não é e que não se sente confortável e confiante, na hora de celebrar as bodas é a mesma coisa.

Foto: Thiago Farias

A Idade

Sua idade não pode ser esquecida na hora de determinar o que fica mais adequado para a festa.

O Convite

Para os casais que optam por uma festa, um convite bacana faz toda a diferença. Quando chegar a hora de escolher, pense em elementos decorativos relacionados a sua boda, que dá o tom do tema da festa. Por exemplo: Um convite para bodas de rosa com uma linda ilustração delas e outras flores em aquarela, ou o convite com um fundo de mármore (megatendência, inclusive) para as bodas de mesmo nome.

Dica do Lápis: Quando se celebram as bodas não se faz lista de presente, pois o casal já tem casa montada e não precisa de nada. Porém, como agora existe a lua de mel em cotas, alguns casais tem sugerido este tipo de presente aos amigos.

Foto: Shutterfly

 

Clique aqui para ver o nosso super guia de convites.

 

Arrumem as malas e saiam de viagem

Celebrar é uma ótima oportunidade para fazer a viagem que sempre sonharam. Vocês querem voltar para o lugar onde fizeram seu destination wedding ou passaram sua lua de mel? Querem conhecer uma nova cidade ou país? Que tal pegar um carro e sair sem rumo? Ou ainda fazer um passeio de balão, de trem ou iate?

Não se esqueçam que existem fotógrafos nos grandes centros turísticos especializados em registros românticos para você eternizar os momentos especiais!

 

Foto: Gabi Alves Photography

 

Planeje um Jantar Romântico

Se tem uma celebração gostosa e muito popular é sair para jantar com o amor da sua vida. Para isso basta escolher um restaurante com uma atmosfera de romantismo e gastronomia que os dois apreciem. Para curtir este momento a dois e relembrar os momentos emocionantes que já passaram juntos, vale a pena voltar ao lugar do primeiro encontro, do pedido de casamento ou até mesmo conhecer um restaurante novo que os dois estavam com vontade.

Faça um Ensaio Fotográfico

Uma opção que está em alta com os casais são os ensaios fotográficos, que podem ser feitos em qualquer mês ou ano de comemoração. Sempre muito especiais, eles são incríveis para eternizar esta ocasião tão especial.

Pesquise e contrate um fotógrafo que tenha a visão exata do clima que vocês querem para garantir que o ensaio esteja conforme imaginado. Uma dica é utilizar os materiais das bodas para fazer parte da decoração ou looks, por exemplo. Assim tudo estará dentro do tema!

Veja como fazer um ensaio fotográfico em casa.

 

Foto: Noux

 

Presentes Marcantes

Pensar em um presente especial para celebrar mais um ano de união é um grande sinal de carinho e amor.

Algumas ideias para você se inspirar:

  • Joias,
  • louças,
  • móveis,
  • um objeto de desejo do seu amor
  • uma peça de guarda-roupa para o caso de comemoração de bodas de materiais como linho, seda, couro, algodão, lã, etc.,
  • um livro ou uma carta para bodas de papel,
  • um doce ou um perfume para bodas de açúcar e perfume,
  • um lindo buque de flores e uma mesa de queijos e frutas com vinho para bodas de flores e frutas,
  • plantar uma mudinha de árvore ou visitar um parque que tenha a presença de uma árvore rara para as bodas de casamento que remetam a plantas e árvores.

Veja aqui + de 70 opções de penteados para cabelos curtos.

 

Foto: Mom Junction

 

Faça uma Renovação de votos

A renovação de votos traz à memória as promessas feitas no dia do casamento, e reafirmá-los ou fazer novos votos renova o compromisso entre o casal. Afinal, não existe nada mais especial do que trocar as alianças de novo com o amor da sua vida.

Existem duas opções gostosas para este tipo de celebração. O casal pode renovar os votos somente entre eles mesmo, de forma íntima e cheia de amor ou fazer uma festa com a família e amigos reunidos.

Não existe uma regra sobre ter ou não padrinhos, mesmo que esta renovação seja em igreja. O casal tem liberdade de escolher como fazer sua cerimônia.

 

 

Faça Programas diferentes para fugir da Rotina

Sair da zona de conforto, fazer um passeio romântico ou uma atividade especial que não faz parte da rotina sempre são uma boa opção para comemorar as bodas de casamento. Estes momentos intimistas criam muitas memórias gostosas, daquelas que dá vontade de repetir no ano seguinte!

Surpreenda seu amor

Gestos românticos, projetos DIY e surpresas são sempre emocionantes, não tem como errar! Declarações de amor são sempre cheias de significado e inesquecíveis.

Faça um Cruzeiro

Passeios interessantes e diferentes, que duram mais de 48 horas e encantam. Que delicia tirar um final de semana prolongado para curtir o amor. Além dos grandes navios que fazem viagens internacionais em portos grandes, existem vários cruzeiros nacionais como pelo Rio Amazonas, ou pelos Rios Negro e Solimões.

Faça um Passeio de balão

Aproveite a data especial para viver uma experiência única e completamente fora do comum com uma grande dose de romantismo combinada a um bocado de adrenalina! Imagine só poder curtir uma vista deslumbrante abraçadinhos, que sonho!

Faça aula de dança de salão

Tem coisa mais romântica do que tango? Mais caliente do que salsa? Se o casal gosta de dançar e de aprender algo novo, esta é uma opção que pode render boas memorias e risadas! E vocês podem inclusive se apresentar nas bodas do ano seguinte!

Saiba como escolher os docinhos da sua festa!

 

Curtam um Roteiro gastronômico

Se vocês forem apaixonados por gastronomia e diferentes tipos de cozinha, uma ideia legal para celebrar as bodas é fazendo um roteiro gastronômico. Este roteiro pode ser nacional, em uma cidade diferente de onde moram ou internacional.

Inventem uma Receita nova

Para os casais que gostam de colocar a mão na massa, a dica é preparar um jantar em casa a quatro mãos ou fazer uma aula de culinária juntos.

Foto: The Kreulichs

 

Quais são os tipos de bodas de casamento?

Bodas de casamento por meses

Novidade recente, os tipos de bodas mensais de casamento são uma maneira carinhosa e divertida de celebrar os primeiros meses como casal. São 11 oportunidades para presentear seu amor (como se a gente precisasse de desculpa, né?) e estreitar a cumplicidade. Afinal, o amor é sempre um ótimo motivo para celebrar, certo?

Confira nossa lista:

  • 1 mês – Bodas de Beijinhos
  • 2 meses – Bodas de Sorvete
  • 3 meses – Bodas de Algodão-doce
  • 4 meses – Bodas de Pipoca
  • 5 meses – Bodas de Chocolate
  • 6 meses – Bodas de Pluminha
  • 7 meses – Bodas de Purpurina
  • 8 meses – Bodas de pompom
  • 9 meses – Bodas de Maternidade
  • 10 meses – Bodas de Pintinhos
  • 11 meses – Bodas de chicletes
  • 12 meses – Bodas de Papel
Foto: Diego Telles

 

Tudo o que você precisa saber para uma celebração no campo ao ar livre aqui.

 

Bodas de casamento: significado de cada ano

Parece que foi ontem! Vocês ainda estão olhando o álbum e o vídeo de casamento e de repente…um ano se passou!

Nunca existiu uma lista oficial de nomes e significado de bodas de casamento, eles variam de país para país, de acordo com as tradições de cada cultura. Sendo assim, com certeza você vai encontrar nomes diferentes, mesmo dentro do Brasil.

Portanto não se preocupe se houver mais de uma interpretação de elemento correspondente ao seu tempo de casada, lembre-se que a única certeza que você precisa ter é a de estar vivendo e celebrando intensamente o amor com a pessoa que escolheu para esta jornada única.

Preparamos uma lista com o significado de cada ano de bodas de casamento para você se inspirar e criar românticas comemorações a dois.

Os primeiros 10 anos:

 

Saiba o que é mini wedding.

Demais anos:

  • 11 – Bodas de Aço
  • 12 – Bodas de Seda ou Ônix
  • 13 – Bodas de Linho ou Renda
  • 14 – Bodas de Marfim
  • 15 – Bodas de Cristal
  • 16 – Bodas de Turmalina
  • 17 – Bodas de Rosa
  • 18 – Bodas de Turquesa
  • 19 – Bodas de Cretone ou Água-marinha
  • 20 – Bodas de Porcelana
  • 21 – Bodas de Zircão
  • 22 – Bodas de Louça
  • 23 – Bodas de Palha
  • 24 – Bodas de Opala
  • 25 – Bodas de Prata
  • 26 – Bodas de Alexandrita
  • 27 – Bodas de Crisopázio
  • 28 – Bodas de Hematita
  • 29 – Bodas de Erva
  • 30 – Bodas de Pérola
  • 31 – Bodas de Nácar
  • 32 – Bodas de Pinho
  • 33 – Bodas de Crizo
  • 34 – Bodas de Oliveira
  • 35 – Bodas de Coral
  • 36 – Bodas de Cedro
  • 37 – Bodas de Aventurina
  • 38 – Bodas de Carvalho
  • 39 – Bodas de Mármore
  • 40 – Bodas de Esmeralda
  • 41 – Bodas de casamento de Seda
  • 42 – Bodas de Prata Dourada
  • 43 – Bodas de Azeviche
  • 44 – Bodas de Carbonato
  • 45 – Bodas de Rubi
  • 46 – Bodas de Alabastro
  • 47 – Bodas de Jaspe
  • 48 – Bodas de Granito
  • 49 – Bodas de Heliotrópio
  • 50 – Bodas de Ouro
  • 51 – Bodas de Bronze
  • 52 – Bodas de Argila
  • 53 – Bodas de Antimônio
  • 54 – Bodas de Níquel
  • 55 – Bodas de Ametista
  • 56 – Bodas de Malaquita
  • 57 – Bodas de Lápis Lazuli
  • 58 – Bodas de Vidro
  • 59 – Bodas de Cereja
  • 60 – Bodas de Diamante
  • 61 – Bodas de Cobre
  • 62 – Bodas de Telurita
  • 63 – Bodas de Sândalo ou Lilás
  • 64 – Bodas de Fabulita
  • 65 – Bodas de Platina
  • 66 – Bodas de Ébano
  • 67 – Bodas de Neve
  • 68 – Bodas de Chumbo
  • 69 – Bodas de Mercúrio
  • 70 – Bodas de Vinho
  • 71 – Bodas de Zinco
  • 72 – Bodas de Aveia
  • 73 – Bodas de Manjerona
  • 74 – Bodas de Macieira
  • 75 – Bodas de Brilhante
  • 76 – Bodas de Cipreste
  • 77 – Bodas de Alfazema
  • 78 – Bodas de Benjoim
  • 79 – Bodas de Café
  • 80 – Bodas de Nogueira ou Carvalho
  • 81 – Bodas de Cacau
  • 82 – Bodas de Cravo
  • 83 – Bodas de Begônia
  • 84 – Bodas de Crisântemo
  • 85 – Bodas de Girassol
  • 86 – Bodas de Hortênsia
  • 87 – Bodas de Nogueira
  • 88 – Bodas de Pêra
  • 89 – Bodas de Figueira
  • 90 – Bodas de Álamo
  • 91 – Bodas de Pinheiro
  • 92 – Bodas de Salgueiro
  • 93 – Bodas de Imbuia
  • 94 – Bodas de Palmeira
  • 95 – Bodas de Sândalo
  • 96 – Bodas de Oliveira
  • 97 – Bodas de Abeto
  • 98 – Bodas de Pinheiro
  • 99 – Bodas de Salgueiro
  • 100 – Bodas de Jequitibá
Foto: Cabrita Filmes

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler

Como escolher o vestido de noiva ideal para cada tipo de corpo?
Músicas para festa de casamento: dicas da Banda NEO para animar sua pista de dança!
Dicas para casamento no verão

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog