Tendências 2019/2020 de gastronomia para casamento no campo

O buffet de casamento é um dos principais pilares que sustentam uma festa antes e depois da cerimônia. A gastronomia é um dos pontos altos que fazem do casamento um dia inesquecível. Não importa se vocês vão optar por um jantar sentado, finger foods, coquetel, brunch e/ou ilhas gastronômicas, antes de dedicar muito carinho e atenção na seleção do cardápio, é preciso pensar no espaço, no horário e no tipo de comidinhas que vocês sonharam para este dia.

O importante, não cansamos de dizer, é escolher um cardápio alinhado com o gosto do casal e do estilo da festa. Para te ajudar, vamos falar sobre as tendências de 2019 quando o assunto é gastronomia para casamento em um dos lugares que mais amamos: o campo.

Casamentos no campo são um sucesso aqui no blog, e hoje convidamos um buffet que temos muito carinho e não conseguimos nunca resistir às gostosuras, a Arquitetando Paladar, para conversar sobre como deixar seu casamento no campo ainda mais mágico com cardápios de dar água na boca.

Então mãos à obra, vamos informar, conspirar, inspirar e nos deleitar com várias dicas e juntos construir desejos, realizar verdadeiras experiências gastronômicas, pois afinal de contas o maior objetivo hoje é realizar sonhos com muito amor envolvido nos preparativos, dos ingredientes à mesa de apresentação.

 

 

Ingrediente bom é orgânico, fresco e local

Estamos vivendo uma nova geração que está mais antenada à cadeia de produção do que consome, e os ingredientes produzidos eticamente são a principal fonte de preocupação, especialmente para quem vai casar.  A mentalidade do consumidor mudou e estamos em uma crescente determinante para um ambiente mais saudável, mais sustentável – inclusive já escrevemos sobre isso aqui- e mais acolhedor.

Usar ingredientes locais e sazonais é revigorante. Há uma maior conscientização sobre a agricultura sustentável e o desejo de oferecer aos convidados uma autêntica experiência da fazenda à mesa. É também uma maneira adorável de mostrar uma gastronomia regional exclusiva do destino escolhido para dizer SIM. Por exemplo, para um casamento em Minas Gerais, você pode optar por incluir uma seleção de queijos canastra, reinterpretar um leitão à pururuca ou vaca atolada e fazer uma ilha de doces típicos da região. Quanto mais regional, mais interessante!

 

 

Cardápios saudáveis e funcionais no casamento sim!

Além do uso ético dos ingredientes, o resultado final também mostra uma mudança no comportamento dos noivos. A preocupação com o bem-estar é refletido também na gastronomia do casamento: os noivos tem optado cada vez mais por cardápios com opções de baixa caloria, com ingredientes funcionais e tudo o que é preciso para se manter uma boa saúde. Os pratos são leves e aumentam a disposição dos convidados para aproveitar com energia a balada mais tarde.

Mas calma, isso não quer dizer que não vai ter chocolate! A diferença é que ele vai estar balanceado -em torno de 60% e 70% de cacau- dentro do cardápio com opções saborosas e muito difíceis de resistir. Isso sem falar dos docinhos da mesa de bolo que também podem seguir a mesma linha ou ter alguma variedade na linha funcional.

A ideia não é cortar, por exemplo, carne ou derivados do leite, mas sim dar prioridade para um cardápio que seja saboroso e saudável. Para isso usa-se ingredientes e temperos naturais, cortando os industrializados, processados e embutidos,assim como temperos artificiais (eles são ricos em sódio e pobres em nutrientes). Além de se usar ingredientes orgânicos, reduz-se o uso de sal e açúcar refinado valorizando os sabores das frutas e das castanhas, assim os doces e sobremesas ganham versões mais lights e saudáveis.

Outra sugestão da Arquitetando Paladar é, além da alimentação natural, “usar também as comidas chamadas fermentadas e funcionais (gut-health), como alimentos probióticos (kefir, missô, kimchi) que mostram uma mudança de estio de vida em busca de alimentos que tragam benefícios ao corpo, como um bom funcionamento do intestino.”

 

 

Os cardápios vegetarianos e veganos vieram para ficar

Pensar em pratos que atendam restrições alimentares é uma maneira simpática de acolher seus convidados. Esse era o caso das opções vegetarianas e veganas até pouco tempo. Os noivos optavam por uma ilha gastronômica com algumas opções e ponto.

Com o crescente número de pessoas adotando esse estilo de vida, estamos vendo muitas festas de casamento em que o cardápio é inteiramente vegetariano e/ou vegano. Tudo depende, na verdade, em quem são seus convidados e em como criar um menu eclético e com os mais variados tipos de gostosuras.

 

Mesas pastorais: o que são e por que apostar nelas?

A grande estrelas gastronômica este ano é as mesa pastoral, como mostramos aqui no nosso post sobre as tendências em 2019.  Elas são um arranjo de aperitivos, queijos, frios, pão, carnes, doces, oleaginosas (como nozes e amêndoas), frutas, etc. que lembram os piqueniques de pastores europeus. É uma configuração destinada a incentivar os hóspedes a passear, a se servir do aperitivo de sua escolha, a se sentirem confortáveis e a se misturarem.

Esse tipo de mesa tem tudo a vem com a importância da apresentação na gastronomia, afinal come-se com os olhos. Nenhum detalhe é deixado de lado: desde as bandejas, as loucinhas que hoje são todas estrategicamente pensadas e harmonizadas com cada detalhe do cardápio até os arranjos da mesa.

Hoje em dia é fundamental um alinhamento com o/a decorador/a para a montagem das mesas e ilhas. As peças, detalhes, objetos, vegetações e o estilo da mesa tem que estar em harmonia com os itens escolhidos para a gastronomia.

Clique aqui para ver inspirações LINDAS de decoração para casamento com galhos, folhagens e flores secas para casamentos boho e folk!

 

 

Gastronomia de raiz, você já ouviu falar?

Vindo de encontro com tudo o que foi falado acima, a gastronomia de raiz remete às boas lembranças, as nossas tradições, ao resgate a nossa cultura e a nossa terra. Ela tem como objetivo a valorização dos nossos produtores agrícolas, dar espaço aos pequenos agricultores que se preocupam em trazer para a nossa mesa alimentos com valores, com histórias, livres de agrotóxicos e 100% feito com amor!

Com isso o cardápio traz pratos que fazem parte da cultura brasileira, revisitados em uma versão sofisticada para o evento, mas que tenham como principal função despertar boas lembranças na memória das pessoas.

Se tem uma coisa que todo mundo gosta, entende e dá pitaco é bolo de casamento! Nós também demos os nossos, saiba como escolher o bolo de casamento aqui!

Comidinhas para casamento no campo

O que não pode ser deixado de lado na hora da escolha de um cardápio para casamento no campo é identidade do casal, o que faz sentido para o perfil deles e de seus convidados, o que se pode trazer de elementos para remeter a história, as raízes, as memórias afetivas e os sonhos.

Para receber os convidados, nada mais refrescante do que oferecer águas aromatizadas ou até mesmo um chá mate com limão e as pipocas gourmet, ou até mesmo uns chips de raízes brasileiras para os petiscos pré cerimônia.

A Arquitetando Paladar tem apostado bastante nos vegetais, nas abóboras grelhadas cheias de flores comestíveis, brotos e mini berinjelas, bem como lindas e coloridas saladas de grãos, vinagrete e rúcula. A composição de massas artesanais, além de carnes diferenciadas que fujam um pouco do filet mignon, como por exemplo, a maminha braseada ou até mesmo uma deliciosa costela assada com um delicioso molho do chefe são perfeitas para um casamento no campo. As polentas com as mais diversas combinações de ingredientes, seja de shitake e shimeji para os vegetarianos até mesmo de ragu de ossobuco complementam um cardápio cheio de opções para todos os gostos.

Para a sobremesa dá para incluir, além da mil folhas de cocada cremosa e doce de leite, o cheese cake de frutas vermelhas, um desconstruído de banana e até mesmo umas compotas de doces brasileiros de tirar o fôlego.

Casamento no Campo: tudo o que você precisa saber para organizar o seu!

 

Cardápio para casamento no campo no verão

No campo, durante o calorzinho bom do verão, dá para fazer algumas combinações como o spaghetti de zuchinni puxado na manteiga de salvia, uma ilha de bruschettas ou também de deliciosas crostatas de tomates tradicionais com bastante parmesão e manjericão, de abobrinha, queijo e mel, de cogumelos salteados no azeite, ervas e um toque cítrico do limão siciliano com a doçura do molho caseiro de tomates ou até mesmo de Peperoni com champignon e azeitona preta.

Rei absoluto da mesa de doces, veja as 15 tendências para bolo de casamento do Lápis.

Cardápio para casamento no campo no inverno

É interessante incluir um fondue de queijo, uns caldinhos para deixar os convidados quentinhos-pode ser uma canja, um caldo de abóbora com gengibre, feijão ou caldo verde. O creme de cogumelos com azeite de trufas servido com uma haste crocante é uma sugestão que fica sensacional.

10 doces deliciosos para substituir o bem-casado, veja aqui.

 

Cardápio para casamento na parte da manhã

A Arquitetando Paladar fez uma sugestão de dar água na boca para um brunch descontraído no campo:

  • Quadradinhos De Waffer Com Geléias
  • Muffins De Bluberry
  • Bolo De Banana Caramelada
  • Panquecas De Doce De Leite
  • Salada De Frutas
  • Mini Pães Variados
  • Tábua De Frios
  • Tábua De Queijos
  • Omeletes Feitos No Rechaud
  • Mini Sanduichinho De Pão Miga Com Perú, Tomate Seco E Búfala
  • Mini Tostex De Rosbife, Mussarela E Cebola Caramelada
  • Tira Gosto
  • Mini Quiche De Zucchine E Provolone
  • Brusqueta De Brie, Figo E Mel
  • Canapés De Salmão Defumado E Cream Cheese

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Gente que ama o que faz

Buffet: Arquitetando Paladar | Fotos: Ítalo César

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog