ebook lapis de noiva

Corona Ebook

COVID-19, o Coronavírus: o que fazer com sua festa de casamento?

Coronavírus e seu casamento: sem pânico, não pare de sonhar com seu grande dia! Acreditamos que os sonhos não podem morrer, e cabe a nós e a você mantê-los acesos.

Participe do grupo de noivas no Telegram com as últimas notícias sobre o coronavírus e o mercado de casamento, ou BAIXE AQUI esse conteúdo em formato de e-book.

coronavírus e casamento
Duke Moose

 

Coronavírus e os casamentos

É um problema que nenhum casal de noivos poderia esperar: uma pandemia global para adiar com o sonho do casamento. Olha, vamos repetir: o mais importante nessa hora em que atravessamos uma crise mundial sem precedentes com o COVID-19, o coronavírus, é não parar de sonhar com seu casamento! Você só estará adiando um pouco seu evento e ele vai ser inesquecível e lindo, do jeitinho que vocês queriam.

Fato é que, essa época tão delicada que nós estamos vivendo, precisamos ter o cuidado redobrado com todos. A informação, sem pânico e alarmismos, é o melhor caminho.

O coronavírus não provocou o primeiro desastre que a indústria dos casamentos já teve que enfrentar. Catástrofes naturais, como furacões na América Central e sul dos Estados Unidos, a dengue, zika e chikungunya na América do Sul e América do Norte, além de conflitos políticos em locais como na Grécia e Venezuela já causaram mudanças de última hora nos planos de muitos noivos.

 

 

Cada Caso é Um Caso

Nós aqui no Lápis sabemos como ninguém o tempo, dinheiro, planejamento e a dedicação que se leva para planejar um casamento. Entendemos que o estresse e a profunda tristeza de adiar um sonho que estava prestes a acontecer não é fácil e dói (muitoooooo) o coração, por isso queremos ajudar os noivos que estão passando por esta situação tão delicada e frustrante.

A Danielli Cristina da Silva, uma das noivas dos nossos grupos, contou que seus fornecedores estão sendo muito compreensivos. “Na hora que falei que queria alterar a data, TODOS eles começaram a me ajudar com datas disponíveis que eles tinham. Consegui conciliar uma data que todos tinham, acredito que como fui uma das primeiras noivas a pedir a alteração, então foi um pouco mais fácil em ter mais opções disponíveis.”

Para a Danielli tomar essa atitude foi muito difícil e doloroso, pois ela sonhou com esse dia, se planejou, mas, quando viu o que aconteceu com o casamento de Marcella Minelli (onde vários convidados famosos foram diagnosticados com o COVID-19), ficou com muito medo. “Minha irmã acabou de ter neném- sem contar que é prematura, então já passou um monte de coisa na minha cabeça. No mesmo dia mandei mensagem para minha assessora. Ela me sugeriu realmente alterar a data.

“Chorei muito, mas agora entendo que foi a melhor coisa que fiz, até porque meus convidados começaram a me mandar mensagens com medo. O único prejuízo que tive foi sentimental, tanto meu, quanto do meu noivo.” – Danielli (noiva)

 

 

Outra noiva querida que resolveu adiar seu casamento para os segundo semestre por acusa do COVID-19 foi a Carol Campos. “Está uma grande correria conseguir coordenar tantos fornecedores, hoje o dia foi em função só disso. “

Com o envio do informativo de adiamento do casamento para os convidados , ela recebeu mais de 80 mensagens de apoio dos familiares e amigos acolhendo a decisão!

“É muito especial ver que não estamos sozinhos! Se eu pudesse dar um conselho para quem está nessa situação, seria exatamente que não tenha medo de adiar! Quando a gente pensa que pode perder as pessoas que mais amamos nesse mundo por causa de poucas horas, você vê que trocar de festa se torna algo tão pequeno…é apenas uma festa, como outras várias que vocês ainda celebrarão juntos durante toda a vida!” – Carolina (noiva)

A parte mais delicada, sem dúvidas, é articular tantas agendas de fornecedores envolvidos. Mas hoje a Carol vê que foi ótimo isso ter acontecido por que pode perceber como cada fornecedor reage aos imprevistos. Se realmente estão preparados se houver algo fora do controle no grande dia. De modo geral ela foi muito bem acolhida por eles. Muitos não mediram esforços pra reorganizar agenda, encontrar substitutos ou até um possível reembolso. “Mas também tive decepções, inclusive decidimos trocar um dos fornecedores pela falta de jogo de cintura diante da situação.”

Enfim, o importante para ela é que as noivas sempre tenham em mente o real sentido disso tudo e lembrar o que REALMENTE importa: celebrar uma festa do amor! “Então temos que levar da forma mais leve possível, sem desespero, sem estresse e sem brigas. No final será ainda mais especial com a superação de cada desafio pelo caminho. Cá entre nós, o que são alguns meses para quem tem uma vida inteira pela frente, né?!”

 

Comunicado oficial de adiamento do casamento da Carolina e Douglas

 

Tá, mas e ai: o que faço com a festa de casamento?

Antes de mais nada

Mantenham-se informados sobre o coronavírus em sites oficiais como o do Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS), com as informações atualizadas sobre sintomas, estatísticas e número de novos casos. Não dê ouvidos para mensagens alarmistas e boatos. Não compartilhem conteúdos sem fonte e autor. Não entre em pânico, o excesso de informação sobre um tema pesado como esse pode afetar também a SUA saúde física e mental.

Respire fundo

Por mais frustrante e triste que você esteja, ao discutir possíveis opções com o amor da sua vida, sua família, seus fornecedores e outras pessoas, controle-se para não criar situações exageradas. Todas as pessoas envolvidas no processo farão o possível para apoiá-la, independentemente do que você decidir.

Avalie racionalmente a sua situação

Não tome qualquer decisão sem avaliar as circunstâncias do seu casamento, como data, horário e local. A nossa recomendação é adiar os casamentos de março, abril e maio, de forma que exista uma organização prévia dos fornecedores e convidados. Se o seu casamento for fora do país, ou se você espera convidados de longe, a nossa recomendação é adiar para o segundo semestre.

Comunique o quanto antes os convidados

Depois que vocês tomarem uma decisão- se vão adiar ou cancelar o casamento- avisem o mais rápido possível seus convidados. Se forem adiar, pode ser que ainda não tenham uma data nova, mas não tem problema. No comunicado avisem que, assim que possível, irão comunicar o dia em que todos celebrarão juntos o amor.

Converse com a sua assessoria

A sua assessoria de casamento pode ajudar a entrar em contato com os fornecedores e todos que estão ajudando a planejar seu casamento. Ela vai ajudar a conversar, renegociar e organizar outra data para o seu casamento. Seja sempre educada e entenda que estão todos passando pela mesma crise.

Escolha suas prioridades

Talvez seja difícil que todos os fornecedores escolhidos estejam disponíveis numa mesma data novamente. Normalmente, no segundo semestre, o número de casamentos é maior e muitas datas já estão preenchidas. Escolha suas prioridades –é o local, a música, a decoração?- e tente alinhar as datas destes fornecedores primeiro.

 

 

Os Fornecedores e o Coronavírus

Estamos no meio de uma situação onde a moeda tem dois lados, né? Os fornecedores de casamento também estão passando por esse momento crítico e estão cientes de que o bom senso deve prevalecer.

Meninas, saibam de coração que os fornecedores NÃO estão tentando lucrar com os acontecimentos. Nesse mercado são todos praticamente pequenos empreendedores, empresas sem grandes estruturas ou grandes fluxos de caixa. O medo de quebrar por causa da perda de renda é real. Por isso vamos bater novamente na tecla da empatia, afinal somos todos vítimas do COVID-19.

A assessora Natasha Bleier está olhando caso a caso. Ela sabe que cada fornecedor está flexibilizando o que pode. É nessa hora que entra o bom senso das pessoas na hora de renegociar com cada empresa. “É bom fazer um adendo contratual garantindo a entrega dos bons serviços, mais do que a questão do pagamento. O fato é que os noivos se programaram para pagar tudo até a data, e os serviços vão ser entregues.”

É preciso tratar todos os fornecedores com EMPATIA por que é assim que a noiva quer ser recebida também. “Claro, estou defendendo os interesses delas em primeiríssimo lugar mas sem desconsiderar o mercado. Conseguimos segurar bastante essa onda sem advogados ou um estresse maior, sem sequer fazer reunião presencial. Acho que esse é o caminho: muita empatia e muita delicadeza nessa intermediação.”

 

Mariana Luz

 

Dicas para encarar os próximos meses

  1. Vamos ser solidários, vamos entender o momento que estamos vivendo. Sonhos estão sendo adiados, planos estão desmoronando. É muito difícil para a noiva!
  2. Seja proativo neste momento. Reúna informações relevantes e de fonte verificada e compartilhe. Alguns profissionais enviam boletins diários para os noivos, enquanto outros compartilham informações relevantes em suas redes sociais para mantê-los informados.
  3. Para que os noivos se sintam mais confiantes para tomar uma decisão, as assessorias devem tomar a frente da situação sendo honesto, explicando claramente o que está acontecendo e dando opções. Ser flexível e delicado vai mostrar como é alguém experiente dentro do mercado.
  4. A transparência, comunicação e trabalho em equipe são o melhor caminho para lidar com o que está acontecendo no momento. Lembre-se disso.
  5. Se o espírito de união for mais forte que as cláusulas do contrato, você vai reagendar sem cobrar taxa extra ou multa alguma. Que parta de você abrir um grupo no WhatsApp com todos os fornecedores do mesmo casamento para alinhar e conciliar todas as datas.
  6. Se preparem para trabalhar em dobro no segundo semestre!

 

O que Pode-se Fazer de Casa?

Para os casais que estão em quarentena, essa pode ser uma excelente oportunidade para aproveitar esse período em casa e organizar as pendências do seu casamento com tranquilidade e muito carinho. Nós aqui do Lápis queremos estar pertinho de vocês, para que não se sintam sozinhos. Por isso, reunimos nossas ferramentas para ajudar no planejando seu casamento de casa. Vem conferir:

 

Lápis de Noiva te Ensina a Casar

Um curso online completo para auxiliar no planejamento e organização do casamento. Os noivos podem assistir as 23 aulas de qualquer lugar e quando quiserem por um período de um ano. E o melhor é que conta com material de apoio como: e-books, planilhas, checklists, pastinha de inspiração e uma apostila supercompleta para organizar o casamento sem estresse! Clique aqui para conhecer.

 

E-book “Fiquei noiva, por onde começar?” + checklist de organização

O e-book conta com diversas dicas de temas que podem surgir dúvidas “Como encontrar o estilo de casamento”, “tipos de casamentos”, “Lista de convidados”, e muito mais. Clique e baixe agora mesmo o seu!

 

Lista de Convidados para casamento

A lista de convidado é um assunto bem delicado, mas aqui temos um jeito de te ajudar a definir, sem desavenças, e saber a quantidade de adultos e crianças para o grande dia. Aproveite e faça download gratuitamente aqui da nossa lista de convidados.

 

Ítalo César

 

Planilha de Planejamento Financeiro de Casamento

Discórdia e brigas podem surgir quando o assunto é dinheiro, causando um estresse enorme no casal. Para que isso não ocorra, reunimos nessa planilha de planejamento financeiro bem detalhada para que os noivos possam organizar o orçamento passo a passo. Clique aqui para baixar.

 

Como encontrar o estilo de casamento ideal para você

Boho? Vintage? Clássico? Qual estilo ideal para o seu casamento?

Apresentamos aqui os estilos de casamento com as características mais marcantes de cada um, e dicas valiosíssimas para encontrar aquele que represente a personalidade dos dois.

 

Lista de enxoval básico de casamento

Esse post é para quem está montando a casa nova ou gostaria de itens novos para celebrar a vida à dois. Cheio de informações e inspirações para vocês tomarem as melhores decisões para que fique linda sua casa e aconchegante. Confira a lista completa aqui.

 

E-book “Vestido de Noiva – o guia completo para fazer a escolha perfeita”

Aquele momento mágico e cheio de expectativas, é a hora de escolher o vestido de noiva. Trouxemos um e-book com dicas, modelos e estilos, tudo para otimizar o seu tempo de escolha. Baixe o seu aqui.

 

Tudo sobre as tendências de casamento em 2020

A cada ano surge uma tendência que nos fascina! Então, deixamos esse post ma-ra-vi-lho-so com tudo que vai bombar esse ano. E com vááárias inspirações para você salvar na sua pastinha de referências.

 

Checklist completo para organização da lua de mel

Chegamos na hora de planejar a sonhada viagem à dois! Seja em território nacional ou fora dele, você vai precisar de um bom planejamento para não gerar frustrações. Veja aqui o que é necessário para organizar a sua lua de mel.

 

Dicas de organização e lista completa para chá de panela

Ebaa!!! Aquele momento de descontração está chegando com o Chá de panela. Deixamos um post com tudo que você precisa saber: como é, como organizar e o que pedir. Prepare o papel e caneta para anotar tudinho aqui!

 

Lista de Presentes de Casamento

Ficou na dúvida de como montar usa lista de casamento? Suas dúvidas acabaram! Separamos dicas práticas para que os dois possam sentar e começar a escolher tudo o que desejam para a casa nova. Clique aqui para ver tudo.

Planejamento financeiro familiar

Planejamento familiar é superimportante para manter as despesas da casa sob controle. Essa planilha vai te ajudar a organizar os gastos e, até mesmo, colocar ali as metas familiares que desejam alcançar juntos. Baixe gratuitamente aqui.

 

Ítalo César

 

A gente sabe que, nessa época tão delicada, precisamos ter o cuidado redobrado com todos que amamos. Queremos ver todos bem e sabemos que superaremos mais essa! Sejamos prudentes mas, principalmente, confiantes! Independente da área de atuação, será o comportamento individual que fará toda a diferença no coletivo. É na adversidade que podemos crescer.

Do nosso coração para o seu dizemos: continue organizando seu casamento, remaneje se for necessário, mas não desista dele! Estamos juntos, contem conosco!

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog