Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

COVID-19, o Coronavírus: o que fazer com sua festa de casamento?

Coronavírus e seu casamento: sem pânico, não pare de sonhar com seu grande dia! Acreditamos que os sonhos não podem morrer, e cabe a nós e a você mantê-los acesos.

Participe do grupo de noivas no Telegram com as últimas notícias sobre o coronavírus e o mercado de casamento, ou BAIXE AQUI esse conteúdo em formato de e-book.

coronavírus e casamento
Duke Moose

Coronavírus e os casamentos

É um problema que nenhum casal de noivos poderia esperar: uma pandemia global para adiar com o sonho do casamento. Olha, vamos repetir: o mais importante nessa hora em que atravessamos uma crise mundial sem precedentes com o COVID-19, o coronavírus, é não parar de sonhar com seu casamento! Você só estará adiando um pouco seu evento e ele vai ser inesquecível e lindo, do jeitinho que vocês queriam.

Fato é que, essa época tão delicada que nós estamos vivendo, precisamos ter o cuidado redobrado com todos. A informação, sem pânico e alarmismos, é o melhor caminho.

O coronavírus não provocou o primeiro desastre que a indústria dos casamentos já teve que enfrentar. Catástrofes naturais, como furacões na América Central e sul dos Estados Unidos, a dengue, zika e chikungunya na América do Sul e América do Norte, além de conflitos políticos em locais como na Grécia e Venezuela já causaram mudanças de última hora nos planos de muitos noivos.


 

Cada Caso é Um Caso

Nós aqui no Lápis sabemos como ninguém o tempo, dinheiro, planejamento e a dedicação que se leva para planejar um casamento. Entendemos que o estresse e a profunda tristeza de adiar um sonho que estava prestes a acontecer não é fácil e dói (muitoooooo) o coração, por isso queremos ajudar os noivos que estão passando por esta situação tão delicada e frustrante.

A Danielli Cristina da Silva, uma das noivas dos nossos grupos, contou que seus fornecedores estão sendo muito compreensivos. “Na hora que falei que queria alterar a data, TODOS eles começaram a me ajudar com datas disponíveis que eles tinham. Consegui conciliar uma data que todos tinham, acredito que como fui uma das primeiras noivas a pedir a alteração, então foi um pouco mais fácil em ter mais opções disponíveis.”

Para a Danielli tomar essa atitude foi muito difícil e doloroso, pois ela sonhou com esse dia, se planejou, mas, quando viu o que aconteceu com o casamento de Marcella Minelli (onde vários convidados famosos foram diagnosticados com o COVID-19), ficou com muito medo. “Minha irmã acabou de ter neném- sem contar que é prematura, então já passou um monte de coisa na minha cabeça. No mesmo dia mandei mensagem para minha assessora. Ela me sugeriu realmente alterar a data.

“Chorei muito, mas agora entendo que foi a melhor coisa que fiz, até porque meus convidados começaram a me mandar mensagens com medo. O único prejuízo que tive foi sentimental, tanto meu, quanto do meu noivo.” – Danielli (noiva)

 

We The Romantics

 

Outra noiva querida que resolveu adiar seu casamento para os segundo semestre por acusa do COVID-19 foi a Carol Campos. “Está uma grande correria conseguir coordenar tantos fornecedores, hoje o dia foi em função só disso. “

Com o envio do informativo de adiamento do casamento para os convidados , ela recebeu mais de 80 mensagens de apoio dos familiares e amigos acolhendo a decisão!

“É muito especial ver que não estamos sozinhos! Se eu pudesse dar um conselho para quem está nessa situação, seria exatamente que não tenha medo de adiar! Quando a gente pensa que pode perder as pessoas que mais amamos nesse mundo por causa de poucas horas, você vê que trocar de festa se torna algo tão pequeno…é apenas uma festa, como outras várias que vocês ainda celebrarão juntos durante toda a vida!” – Carolina (noiva)

A parte mais delicada, sem dúvidas, é articular tantas agendas de fornecedores envolvidos. Mas hoje a Carol vê que foi ótimo isso ter acontecido por que pode perceber como cada fornecedor reage aos imprevistos. Se realmente estão preparados se houver algo fora do controle no grande dia. De modo geral ela foi muito bem acolhida por eles. Muitos não mediram esforços pra reorganizar agenda, encontrar substitutos ou até um possível reembolso. “Mas também tive decepções, inclusive decidimos trocar um dos fornecedores pela falta de jogo de cintura diante da situação.”

Enfim, o importante para ela é que as noivas sempre tenham em mente o real sentido disso tudo e lembrar o que REALMENTE importa: celebrar uma festa do amor! “Então temos que levar da forma mais leve possível, sem desespero, sem estresse e sem brigas. No final será ainda mais especial com a superação de cada desafio pelo caminho. Cá entre nós, o que são alguns meses para quem tem uma vida inteira pela frente, né?!”

 

Comunicado oficial de adiamento do casamento da Carolina e Douglas

 

Tá, mas e ai: o que faço com a festa de casamento?

Antes de mais nada

Mantenham-se informados sobre o coronavírus em sites oficiais como o do Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS), com as informações atualizadas sobre sintomas, estatísticas e número de novos casos. Não dê ouvidos para mensagens alarmistas e boatos. Não compartilhem conteúdos sem fonte e autor. Não entre em pânico, o excesso de informação sobre um tema pesado como esse pode afetar também a SUA saúde física e mental.

Respire fundo

Por mais frustrante e triste que você esteja, ao discutir possíveis opções com o amor da sua vida, sua família, seus fornecedores e outras pessoas, controle-se para não criar situações exageradas. Todas as pessoas envolvidas no processo farão o possível para apoiá-la, independentemente do que você decidir.

Avalie racionalmente a sua situação

Não tome qualquer decisão sem avaliar as circunstâncias do seu casamento, como data, horário e local. A nossa recomendação é adiar os casamentos de março, abril e maio, de forma que exista uma organização prévia dos fornecedores e convidados. Se o seu casamento for fora do país, ou se você espera convidados de longe, a nossa recomendação é adiar para o segundo semestre.

Comunique o quanto antes os convidados

Depois que vocês tomarem uma decisão- se vão adiar ou cancelar o casamento- avisem o mais rápido possível seus convidados. Se forem adiar, pode ser que ainda não tenham uma data nova, mas não tem problema. No comunicado avisem que, assim que possível, irão comunicar o dia em que todos celebrarão juntos o amor.

Converse com a sua assessoria

A sua assessoria de casamento pode ajudar a entrar em contato com os fornecedores e todos que estão ajudando a planejar seu casamento. Ela vai ajudar a conversar, renegociar e organizar outra data para o seu casamento. Seja sempre educada e entenda que estão todos passando pela mesma crise.

Escolha suas prioridades

Talvez seja difícil que todos os fornecedores escolhidos estejam disponíveis numa mesma data novamente. Normalmente, no segundo semestre, o número de casamentos é maior e muitas datas já estão preenchidas. Escolha suas prioridades –é o local, a música, a decoração?- e tente alinhar as datas destes fornecedores primeiro.

 

Save the NEW  Date

…ou Change the Date, tanto faz. Uma vez que essa decisão- de partir o coração, a gente sabe- foi tomada, os convidados precisam ser avisados o mais rápido possível que o casamento foi adiado, como já mencionamos acima. Por causa da atual situação, eles já devem imaginar que o seu casamento será adiado, mas é preciso enviar uma nota oficial bem clara dos noivos para que todos tenham certeza do que está acontecendo com os noivos e seus planos.

Existem varias opções diferentes para se fazer isso, não importa se existe uma nova data já confirmada ou não:

R.S.V.P.

A sua assessoria ou até mesmo uma empresa especializada de R.S.V.P. pode ligar para cada convidado comunicando os novos planos.

Força-tarefa de telefonemas

Divida a lista de convidados entre noivos, pais, padrinhos e madrinhas e avisem os convidados por telefone sobre as mudanças.

WhatsApp

Já pensou em fazer um pequeno texto com arte fofa semelhante à do convite ou até mesmo enviar um vídeo de vocês dois explicando como vai acontecer o seu casamento?

Site de casamento

Não se esqueça de manter o site atualizado sobre a data e todas as outras informações, reunidas em um só lugar. Envie o link do site para os convidados por Whatsapp e informe que as novidades serão atualizadas por lá.

 

 

O novo Save the Date

A grande maioria das empresas que fazem papelaria estão criando layouts para seus clientes, de acordo com a identidade visual escolhida para o casamento. Caso vocês queiram algo completamente diferente, basta usar a imaginação e colocar a mão na massa!

Só para se ter uma ideia, tem casais optando por maneiras divertidas, sofisticadas, práticas e ecologicamente corretas de fazer com que o seu convidado reserve a nova data do seu evento com pequenas animações, layouts ou vídeos com o estilo do casal. Pode-se enviar essa comunicação tanto impressa ou por meios digitais.

 

Precisa de Dicas de Mensagens?

Ter que explicar para os convidados que o casamento foi adiado é um momento delicado, por isso pensamos em alguns modelos para te ajudar. Personalize o que achar necessário.

Dica do Lápis: 

  1. substitua “Queridos amigos e familiares” pelo nome do convidado ou o nome da família, de maneira carinhosa.
  2. Adicione uma frase divertida ou emocionante no topo, do tipo “O amor é paciente”, “O amor sempre vence”, “Detestamos distanciamento social, queremos você ao nosso lado!”, “The best is yet to come” ou “Nos recusamos a dizer SIM a dois metros de distância”.
  3. Ahhh, ao informar a todos sobre a decisão, sejam claros quando colocarem as novas informações, tá?

 

Modelo 1:  ainda não existe uma nova data

Queridos amigos e familiares,

Sua saúde e segurança são nossa principal prioridade, por isso tomamos uma decisão com o coração apertado: vamos adiar nosso casamento devido à pandemia de COVID-19. Nosso sonho não morreu, apenas foi adiado.

Em breve divulgaremos uma nova data. Todos vocês serão atualizados sobre os detalhes. Nossa celebração será ainda mais especial quando acontecer! 

Com amor,

Nome do casal

 

Modelo 2:  já existe uma nova data

Queridos amigos e familiares,

Nosso sonho precisou ser adiado por causa da nossa preocupação com o bem-estar e saúde de todos nesse momento cheio de incertezas por causa da pandemia do Coronavírus.

Nossa nova data é XX do mês Y de 2021.

Estamos ansiosos para esse dia chegar e podermos celebrar juntos, cheios de amor e muitos abraços e carinhos.

Com amor,

Nome do casal

 

É Preciso Reimprimir novos Convites?

Essa é uma dúvida frequente nos nossos grupos de noivas e não existe uma regra nem uma opção certa, a escolha é dos noivos. Se vocês fazem questão e existe budget sobrando mesmo depois de remarcar os fornecedores e espaço, imprimam novos convites. Se não existe verba, não se preocupem e enviem digitalmente. Pense nas prioridades e o que acham importante na hora de fazer as escolhas do novo casamento.

Se os convites não chegaram a ser enviados quando entramos na pandemia do COVID-19, uma opção é reimprimir apenas o encarte, aproveitando o envelope. Negocie com seu fornecedor a melhor solução, tá?

 

You and your wedding

 

21 dicas para celebrar a data original do seu casamento adiado!

Se você teve que adiar seu casamento devido ao COVID, vocês não estão sozinhos, muitos casais estão na mesma triste situação. A gente sabe que, quando a data original do seu casamento chegar, você vai se sentir triste, chateada e deprimida. Mas pensa assim conosco: entre todas as emoções que você vai viver até chegar no altar, você não só pode- como deve!- celebrar o dia da data original com um momento especial e cheio de significado.

Existem muitas atividades que vocês podem fazer para honrar a data original do casamento. Não deixe a data passar em branco, não deixe o COVID-19 vencer!

 

1) Criem sua própria cerimônia

Planejem parte de sua cerimônia de casamento apenas para que vocês dois possam desfrutar da data original dele. Por exemplo: muitos casais acrescentam a cerimônia da areia, Darumá-san ou vela, ritual da árvore ou San-san-kudo no dia do SIM. Realizem uma dessas cerimônias tradicionais na data original.

2) Escrevam cartas de amor um para o outro

Celebre sua parceria trocando cartas de amor. Pense nessa atividade como um treino para quando forem escrever os votos para o novo dia do casamento.

3) Declarem seus votos

Digam seus votos para marcar seu compromisso. Como a data original do seu casamento marca o dia em que vocês planejavam selar formalmente o seu compromisso, respeite a intenção recitando os votos juntos.

4) Vistam-se para a ocasião

Isso fará com que o dia do seu casamento seja muito mais significativo. Não precisa ser o look escolhido para o dia do SIM, mas pode ser alguma peça especial, um detalhe significativo ou mesmo alguma roupa comprada especialmente para esse dia.

5) Faça uma sessão de fotos

Embora não seja o que você pretendia, saboreie as memórias tirando fotos de tudo: suas roupas, a comida, seus votos rabiscados em papel e até seus entes queridos, se puderem passar pela sua casa. Não se preocupe se não tiver acesso a uma câmera profissional – seu celular ou uma câmera polaroid será suficiente.

Se vocês quiserem ajuda profissional, alguns fotógrafos agora oferecem sessões de fotografia via videoconferência. Outros estão disponíveis para sessões que seguem as regras de distanciamento social e as diretrizes de agrupamentos. Veja aqui como fazer um ensaio em casa inesquecível!

 

Kind Honey Photography

6) Celebrem com a Família

Muitas coisas podem ser feitas ser à distância:

– Programe uma chamada de videoconferência com grupos de familiares e amigos;
– Escolha um tema para a videoconferência, como por exemplo coquetel anos 50 – solicite que todos usem trajes típicos e façam drinks coloridos
– Compartilhe sua lista de músicas de casamento do Spotify com todos.

7) Organizem uma carreata

Celebrem esse dia com seus familiares e amigos pessoalmente, mas mantendo uma distância segura. Combine com seus convidados para que eles passem na frente da sua casa em um horário específico para deixar seu carinho.

8) Façam o coquetel dele e dela que vocês escolheram para o dia do SIM

Se vocês planejaram servir um coquetel customizado no grande dia, aproveitem para saboreá-los apenas para vocês dois!

9) Encomendem o seu bolo de casamento

Não espere até a sua nova data de casamento para satisfazer o desejo de experimentar o bolo de casamento que vocês sonharam! Peçam um delivery com o mesmo sabor do seu bolo de casamento real e façam a festa! O que nos leva ao próximo tópico:

10) Champagne!

Sim, muita! No brunch no formato de Mimosa, com comida japonesa, com bolo de casamento, com pipoca, grazing table (mesa pastoral), sem comidinha nenhuma, não importa. Tim tim!

 

A Lorena mostra inspirações para montar uma grazing table – a mesa pastoral – para seus convidados AQUI.

 

11) Planejem uma refeição especial

Já que estamos falando de comida: pode parecer simples, mas reservar um tempo para planejar uma refeição que seria servida no dia do casamento pode torná-la especial. Encomende no seu restaurante local favorito e desfrute de um aperitivo, entrada e sobremesa. Outra opção é ir para cozinha e fazer o prato favorito dos noivos em casa, juntos.

12) Organizem uma lua de mel DIY em casa

Pesquisem o seu destino de lua de mel e façam um jantar temático, com música local, velas e o decor que estiver à mão, com muito romantismo.

13) Planejem a lua de mel

Uma vez que o casamento foi adiado, a lua de mel também está fora de questão. Mas isso não deve impedir os noivos de sonhar com ela! No dia do seu casamento aproveite para pesquisar diferentes restaurantes, pontos turísticos e curiosidades que o destino escolhido tem a oferecer.

14) Divirta-se com jogos virtuais com seus padrinhos e madrinhas

Separe um tempinho para curtir esse dia com as pessoas mais queridas. Aproveitem para dar risada e se divertir só entre amigos com jogos diversos que podem ser feitos por videoconferência. Não importa o que você escolher, passar um tempo com seus entes queridos é uma ótima maneira de comemorar o dia (mesmo que seja virtual).

 

 

15) Spa Day

Roupões, chinelos de spa, sucos frescos, música relaxante, velas, flores, cremes variados e muita massagem: que delicia curtir esse momento à dois.

16) Façam uma aula juntos

Escolham uma aula de interesse mútuo online e curtam esses momentos juntos!

17) Aprendam uma dança no Tiktok

Sério, o TikTok é super divertido e uma maneira fácil de se exercitar – e rir muito.

18) A primeira dança na sala de estar

Se a ideia é algo mais romântico, afastem os móveis e pratiquem sua primeira dança na sala de estar. Como a música escolhida para e dança já é cheia de significado, aproveitá-la na data prevista para o casamento a tornará muito mais especial.

19) Abra um – ou cinco!- presente de casamento

Se os presentes de casamento estiverem ocupando espaço em sua casa, use a data original para abrir alguns e usá-los. Tente se conter, mas…quem não gosta de abrir presente, né?

20) Façam uma Minimony

Se os micro weddings estão ficando cada vez mais populares, a pandemia criou um outro tipo de cerimônia para se adequar a esses tempos incertos: a minimony (mini ceremony, do inglês: mini cerimônia).

Uma minimony não é reservada apenas para você e o amor da sua vida; em vez disso, essa celebração alternativa geralmente inclui no máximo 10 convidados. Uma observação importante: as minimonies devem aderir às diretrizes de distanciamento social. Ela inclui um celebrante (pessoalmente ou virutal), votos personalizados, elementos inspirados no dia do casamento original, um brinde e a primeira dança.

Minimonies são uma maneira dos noivos honrarem seu compromisso com os entes queridos, mantendo uma distância segura.

21) Façam a cerimônia civil em casa

Mesmo tendo adiado sua celebração tradicional, os noivos ainda pode considerar se casar no civil, especialmente se a burocracia já foi feita e aprovada, em casa. Pergunte no cartório se o juiz topa fazer a cerimônia virtualmente, muitos estados já estão fazendo. Convide as pessoas queridas para assistir por videoconferência. Vamos falar mais sobre isso logo abaixo.

 

 

O Casamento Civil, na Versão Virtual

O casamento civil – e com efeito civil – virtual já é uma realidade dentro do cenário atual de pandemia. Muitos cartórios espalhados pelos estados brasileiros, como Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina, Paraíba, Piauí e São Paulo já aderiram e estão preparados para esse formato de casamento, via videoconferência.

Mas fiquem ligados: como não há uma decisão nacional sobre a atividade, cada cartório é responsável por divulgar as plataformas tecnológicas que são utilizadas para a realização do casamento. Essa medida tem ajudado muito os noivos cujos planos foram afetados pelo COVID-19.

–> Dica do Lápis: entrem em contato com o cartório da sua cidade para entender se o casamento civil virtualmente está funcionando na sua região e o quanto vocês podem se beneficiar desse formato.

 

Como funciona?

Casamento civil virtual funciona exatamente como o presencial até certo ponto. O primeiro passo é entrar em contato com o cartório mais perto de onde vão se casar e pedir informações sobre o processo. A burocracia toda tem que ser seguida pois ela não mudou: é preciso escolher o regime de bens, apresentar todos os documentos, pagar as taxas do cartório e esperar os trâmites correrem. Após certificação da habilitação e todos os trâmites legais, serão agendadas a data e a hora para a celebração do casamento.

Depois é só escolher a plataforma que mais gostar para fazer a cerimônia ao vivo e convidar os familiares e amigos para assistir, ou não. De um lado da chamada ficam os noivos e do outro, o magistrado que formaliza a cerimônia civil. O casamento, então, é celebrado oficialmente com o mesmo respaldo legal do presencial.

A diferença do casamento presencial para o virtual é que os noivos não assinam o livro de registros, apenas o oficial e o juiz de paz. Essa ação vale no lugar da assinatura do casal e o SIM que eles dizem apaixonadamente pela internet é gravado e arquivado.

–> Dica do Lápis: procurem um lugar bonito em casa, escolham um look especialmente para a ocasião, reúnam a família e os amigos virtualmente e celebrem com champagne e bolo depois! Essa é uma ocasião muito especial, mesmo que seja virtual.

 

 

Os Fornecedores e o Coronavírus

Estamos no meio de uma situação onde a moeda tem dois lados, né? Os fornecedores de casamento também estão passando por esse momento crítico e estão cientes de que o bom senso deve prevalecer.

Meninas, saibam de coração que os fornecedores NÃO estão tentando lucrar com os acontecimentos. Nesse mercado são todos praticamente pequenos empreendedores, empresas sem grandes estruturas ou grandes fluxos de caixa. O medo de quebrar por causa da perda de renda é real. Por isso vamos bater novamente na tecla da empatia, afinal somos todos vítimas do COVID-19.

A assessora Natasha Bleier está olhando caso a caso. Ela sabe que cada fornecedor está flexibilizando o que pode. É nessa hora que entra o bom senso das pessoas na hora de renegociar com cada empresa. “É bom fazer um adendo contratual garantindo a entrega dos bons serviços, mais do que a questão do pagamento. O fato é que os noivos se programaram para pagar tudo até a data, e os serviços vão ser entregues.”

É preciso tratar todos os fornecedores com EMPATIA por que é assim que a noiva quer ser recebida também. “Claro, estou defendendo os interesses delas em primeiríssimo lugar mas sem desconsiderar o mercado. Conseguimos segurar bastante essa onda sem advogados ou um estresse maior, sem sequer fazer reunião presencial. Acho que esse é o caminho: muita empatia e muita delicadeza nessa intermediação.”

 

 

Lyric Photography

 

Dicas para encarar os próximos meses

  1. Vamos ser solidários, vamos entender o momento que estamos vivendo. Sonhos estão sendo adiados, planos estão desmoronando. É muito difícil para a noiva!
  2. Seja proativo neste momento. Reúna informações relevantes e de fonte verificada e compartilhe. Alguns profissionais enviam boletins diários para os noivos, enquanto outros compartilham informações relevantes em suas redes sociais para mantê-los informados.
  3. Para que os noivos se sintam mais confiantes para tomar uma decisão, as assessorias devem tomar a frente da situação sendo honesto, explicando claramente o que está acontecendo e dando opções. Ser flexível e delicado vai mostrar como é alguém experiente dentro do mercado.
  4. A transparência, comunicação e trabalho em equipe são o melhor caminho para lidar com o que está acontecendo no momento. Lembre-se disso.
  5. Se o espírito de união for mais forte que as cláusulas do contrato, você vai reagendar sem cobrar taxa extra ou multa alguma. Que parta de você abrir um grupo no WhatsApp com todos os fornecedores do mesmo casamento para alinhar e conciliar todas as datas.
  6. Se preparem para trabalhar em dobro no segundo semestre!

 

Jess Family Photographer

 

Inspire-se com a Experiência de outros Casais

Mesmo num momento de tantas duvidas e hesitações por causa do COVID-19, alguns casais decidiram que manteriam a data de seus casamentos e disseram SIM em cerimônias alternativas. Não foi da maneira que haviam imaginado, mas as cerimônias foram cercadas de muito, muito amor. Reunimos suas emocionantes e inspiradoras histórias nesse post AQUI, que nos mostra que o amor SEMPRE vence.

 

 

Alternativas de Tipos e Estilo de Cerimônia

Vocês sonharam muito em realizar um tipo e estilo de casamento que tem a carinha de vocês. Pode ser que ainda não tenham decidido ou não conhecem todas as alternativas para dizer SIM (Bom, nesse caso, dá uma passadinha AQUI para conhecer um pouquinho sobre o que cada um tem de mais característico e incrível). A realidade do período em que estamos vivendo estão forçando os noivos a rever o tipo de cerimônia que haviam tanto imaginado e planejado.

Existem várias soluções para vocês realizarem um novo sonho, e pode acreditar, vai ser ainda mais inesquecível! São casamentos menores, com poucos convidados, com uma pegada mais intimista, super aconchegante e que esbanjam charme para todos os lados. Confira:

 

Elopement Wedding

Um elopement wedding significa que vocês resolveram celebrar seu amor e dizer SIM comemorando apenas um com o outro, ou com uma pequena reunião de um ou outro familiar e/ou amigos, de uma maneira mínima e mais casual.

A beleza de um elopement wedding é misturar elementos tradicionais e não tradicionais, tornando o esse dia exatamente o que vocês imaginaram. Existem inúmeras opções sobre onde realizar sua cerimônia. Como resultado, os elopements podem acontecer na natureza, em parques, praias ou edifícios públicos, na residência de um membro da família ou amigo.

Você gostaria de declarar seus votos em uma praia no Caribe? No topo de uma montanha com uma vista de perder o fôlego? O destino é essencialmente onde vocês queiram que seja. Aproveita e dá uma olhada aqui em todos os elopements que já passaram no blog. As oportunidades para escolher os locais das cerimônias são infinitos, basta usar a imaginação.

 

 

Micro Wedding

Uma tendência de casamento incrivelmente íntima e cheia de significado que está crescendo rapidamente é o micro wedding. Recebemos tantas perguntas querendo saber mais sobre o assunto que a gente fez um post bem completão para ajudar vocês aqui.

Um micro wedding é uma espécie de cruzamento entre um mini wedding, um destination wedding e um elopement wedding.  Ele tem as mesmas características e itens de um casamento normal, mas com uma lista de convidados de no máximo 40 pessoas. Oficialmente a contagem fica em até 20 convidados, contando apenas com familiares imediatos e amigos super próximos e que são parte da história do casal.

 

Autumn Nicole Photography

 

Mini Wedding

É considerado mini um casamento que tenha até 100 convidados. Além disso, o que realmente caracteriza o estilo é o fato de serem casamentos mais intimistas, aconchegantes e com muita proximidade entre os noivos e convidados. É o formato perfeito para aqueles que sonham com um dia pra lá de especial onde possam desfrutar a companhia de cada convidado como se fosse um almoço/jantar entre amigos. Você sonha com um casamento pequeno e intimista? Então o mini wedding é pra você! Quer saber mais sobre como organizar um mini wedding? Leia tudo nesse post aqui.

 

Vitor Barboni

 

A Internet ao seu Alcance

Isolamento social não quer dizer que vocês não podem celebrar ocasiões com seus amigos e familiares, né? Houve um pedido de casamento, brinde de noivado, casamento civil ou elopement à distancia? As aplicações de videconferência são as ferramentas que possibilitam dividir a felicidade entre as pessoas amadas durante esse período.

 

Casamento live streaming

Uma pausa no assunto para você ver, na real, como a internet pode te ajudar nesse momento. Nesse post aqui nós contamos a história de amor da Milena e do Netto, que disseram SIM numa cerimônia que se tornou o “novo normal’ em tempos de pandemia. O casamento deles foi transmitido online e ao vivo para todos os familiares e convidados. Legal, né?

Quando se viram obrigados a adiar a festa para 200 convidados, eles não abriram mão do dia da cerimônia. Cerca de dez dias antes do que seria só uma cerimônia civil com troca de votos, receberam a sugestão de fazer uma transmissão ao vivo. Os convidados amaram, elogiaram e celebraram pra valer!

 

casamento online
Caio Gimenez

 

Voltando à programação normal depois desse intervalo: confira nossa lista de alternativas populares que podem ser utilizadas pelos usuários e escolha a melhor opção para brindar, rir, dançar, se divertir e se emocionar junto com todas as pessoas especiais na sua vida.

 

iCasei

iCasei já inseriu uma ferramenta onde você consegue compartilhar seu casamento online com segurança dentro do seu site de casamento. Basta incluir o link do Youtube ou Vimeo da live dentro do site de casamento e compartilhar o seu site de casamento com todos os convidados.

Zoom

O Zoom é um aplicativo de videoconferência que permite até 100 pessoas em uma reunião. Na modalidade gratuita, ele permite chamadas por até 40 minutos.

Whereby

Esse sistema é ideal para reuniões com até 50 participantes. Entre as vantagens do Whereby está a permissão para que o convidado entre na sala de reuniões sem a necessidade de ter uma senha.

WhatsApp

Fácil e prático para pequenas reuniões, o WhatsApp também funciona para videoconferências com até quatro participantes.

Facebook Messenger

O Messenger do Facebook permite a participação de pessoas com contas na plataforma.

Google Meet

O Google Meet é novo e nele é possível criar desde chats até videochamadas com vários participantes. Na plataforma, basta logar com a sua conta do Google e convidar a equipe por e-mail ou enviar links para que a conferência seja compartilhada. Ele realiza reuniões de vídeo com até 250 pessoas.

Skype

Ele é da Microsoft, uma das mais antigas plataformas de videochamadas online. O Skype permite videoconferências com mais de 10 participantes.

Microsoft teams

A Microsoft liberou gratuitamente a plataforma Teams durante a pandemia, que permite realizar chamadas, transmissões, videoconferências e bate-papo, com capacidade de até 10 mil participantes.

Jitsi

O Jitsi é uma plataforma de videoconferência sem fins lucrativos e de código aberto. Ela tem capacidade de videoconferências com dezenas de participantes. A diferença é que não há necessidade de baixar o programa nem de colocar um e-mail válido.

 

Jess Family Photographer

 

O que Pode-se Fazer de Casa?

Para os casais que estão em quarentena, essa pode ser uma excelente oportunidade para aproveitar esse período em casa e organizar as pendências do seu casamento com tranquilidade e muito carinho. Nós aqui do Lápis queremos estar pertinho de vocês, para que não se sintam sozinhos. Por isso, reunimos nossas ferramentas para ajudar no planejando seu casamento de casa. Vem conferir:

 

Antes de Qualquer Coisa: Assistam Nossas Lives!

A primeiríssima coisa a fazer é conferir as nossas lives diárias lá no Instagram do Lápis. Todo dia tem muita, mas muita informação, dicas, soluções e profissionais convidados- de todos os seguimentos- para conversar, aconselhar e acalmar os corações apertados das nossas noivas queridas. Uma programação diferente toda semana, não perca!

 

Não percam o bate-papo sobre casamento live streaming

Esse foi um momento com muita emoção, verdade e amor! A Milena e o Netto disseram SIM numa cerimônia que acreditamos ficar mais e mais popular e se tornar o novo normal em tempos de pandemia. O casamento deles foi transmitido online e ao vivo para todos os familiares e convidados. Quando se viram obrigados a adiar a festa para 200 convidados, eles não abriram mão do dia da cerimônia. Convidamos o diretor Rodrigo de Paula para contar a experiência, dividir os desafios e apresentar esse novo formato de casamento. Também participou com a gente o fotógrafo Caio Gimenes e claaaro, o casal Milena & Netto. A conversa está no nosso canal do youtube, e você pode assistir aqui.

 

Lápis de Noiva te Ensina a Casar

Um curso online completo para auxiliar no planejamento e organização do casamento. Os noivos podem assistir as 23 aulas de qualquer lugar e quando quiserem por um período de um ano. E o melhor é que conta com material de apoio como: e-books, planilhas, checklists, pastinha de inspiração e uma apostila supercompleta para organizar o casamento sem estresse! Clique aqui para conhecer.

 

E-book “Fiquei noiva, por onde começar?” + checklist de organização

O e-book conta com diversas dicas de temas que podem surgir dúvidas “Como encontrar o estilo de casamento”, “tipos de casamentos”, “Lista de convidados”, e muito mais. Clique e baixe agora mesmo o seu!

 

Lista de Convidados para casamento

A lista de convidado é um assunto bem delicado, mas aqui temos um jeito de te ajudar a definir, sem desavenças, e saber a quantidade de adultos e crianças para o grande dia. Aproveite e faça download gratuitamente aqui da nossa lista de convidados.

 

Ítalo César

 

Planilha de Planejamento Financeiro de Casamento

Discórdia e brigas podem surgir quando o assunto é dinheiro, causando um estresse enorme no casal. Para que isso não ocorra, reunimos nessa planilha de planejamento financeiro bem detalhada para que os noivos possam organizar o orçamento passo a passo. Clique aqui para baixar.

 

Como encontrar o estilo de casamento ideal para você

Boho? Vintage? Clássico? Qual estilo ideal para o seu casamento?

Apresentamos aqui os estilos de casamento com as características mais marcantes de cada um, e dicas valiosíssimas para encontrar aquele que represente a personalidade dos dois.

 

Lista de enxoval básico de casamento

Esse post é para quem está montando a casa nova ou gostaria de itens novos para celebrar a vida à dois. Cheio de informações e inspirações para vocês tomarem as melhores decisões para que fique linda sua casa e aconchegante. Confira a lista completa aqui.

 

E-book “Vestido de Noiva – o guia completo para fazer a escolha perfeita”

Aquele momento mágico e cheio de expectativas, é a hora de escolher o vestido de noiva. Trouxemos um e-book com dicas, modelos e estilos, tudo para otimizar o seu tempo de escolha. Baixe o seu aqui.

 

Tudo sobre as tendências de casamento em 2020

A cada ano surge uma tendência que nos fascina! Então, deixamos esse post ma-ra-vi-lho-so com tudo que vai bombar esse ano. E com vááárias inspirações para você salvar na sua pastinha de referências.

 

Checklist completo para organização da lua de mel

Chegamos na hora de planejar a sonhada viagem à dois! Seja em território nacional ou fora dele, você vai precisar de um bom planejamento para não gerar frustrações. Veja aqui o que é necessário para organizar a sua lua de mel.

 

Dicas de organização e lista completa para chá de panela

Ebaa!!! Aquele momento de descontração está chegando com o Chá de panela. Deixamos um post com tudo que você precisa saber: como é, como organizar e o que pedir. Prepare o papel e caneta para anotar tudinho aqui!

 

Lista de Presentes de Casamento

Ficou na dúvida de como montar usa lista de casamento? Suas dúvidas acabaram! Separamos dicas práticas para que os dois possam sentar e começar a escolher tudo o que desejam para a casa nova. Clique aqui para ver tudo.

Planejamento financeiro familiar

Planejamento familiar é superimportante para manter as despesas da casa sob controle. Essa planilha vai te ajudar a organizar os gastos e, até mesmo, colocar ali as metas familiares que desejam alcançar juntos. Baixe gratuitamente aqui.

 

Ítalo César

 

A Pergunta que Não quer Calar : O Que vai Mudar?

Estamos falando de algo além das medidas novas de higiene que farão parte da nossa vida, e sim de tendências, novos formatos e novas ideias. A verdade é que em algum momento tudo isso vai acabar e os casamentos voltarão a acontecer. Vai passar!

Para ajudar as nossas noivas queridas a repensar a organização do seu casamento, fizemos um post bem completão respondendo as dúvidas e inseguranças sobre o futuro, que ainda é um tanto incerto. Clique AQUI e saiba todas as tendências para casamento em tempos pós COVID-19.

 

ssvisualmaker
casamento covid regras

 

A gente sabe que, nessa época tão delicada, precisamos ter o cuidado redobrado com todos que amamos. Queremos ver todos bem e sabemos que superaremos mais essa! Sejamos prudentes mas, principalmente, confiantes! Independente da área de atuação, será o comportamento individual que fará toda a diferença no coletivo. É na adversidade que podemos crescer.

Do nosso coração para o seu dizemos: continue organizando seu casamento, remaneje se for necessário, mas não desista dele! Estamos juntos, contem conosco!

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Por gentileza, a Carolina que vcs mencionam a experiência dela e que houve a troca de um fornecedor, por falta de “jogo de cintura” será que vcs tem o contato dela? Estou passando pela mesma situação e gostaria de saber dela como ela lidou e contornou a questão com esse fornecedor…
    Obrigada!!!

  2. Tentar mudar a data do meu casamento está sendo uma verdadeira dor de cabeça.
    Estamos tendo muita dificuldade com o espaço e o buffet, que estão querendo cobrar taxas ABUSIVAS de remarcação, cerca de 16% de reajuste.
    Entendo a situação atípica que estamos passado e disse que eu seria favorável ao pagamento de um reajuste pelo menos compatível com a inflação, mas esse valor que pedem é desaforo!
    Lembrando que meu casamento está, inclusive, 80% já pago!
    O que era para ser um sonho está virando um pesadelo, minha vontade é cancelar tudo :(
    Espero que outras noivas possam ter mais sorte que eu!

  3. A cerimônia religiosa e a festa estavam marcados para o dia 20 de junho, mas decidimos adiar e a casa de festas foi super solicita na mudança sem cobranças adicionais e ainda dispostos a negociar outras coisas para que não cancelássemos a festa, o que de verdade nunca foi a nossa intenção. A data disponível, possível e escolhida é para um ano depois da data original. Estamos felizes que teremos nossos amigos e familiares por perto para celebrar o amor como sonhamos, mesmo um ano depois do esperado. Eu e meu noivo gravamos um vídeo para comunicar nossos convidados, que foi muito bem recebido por eles, que enviaram todo o seu apoio de volta. Já acertamos com fotógrafo, cabelo e maquiagem, só falta o fornecedor do aluguel de roupas. Já o casamento civil, que até então permanece para o mês de junho nós pretendemos celebrar no quintal da nossa casa, que está em reta final da obra, com nosso pastor e núcleos familiares. Vamos fazer uma cerimônia simples decorada por nós mesmos. E é isso! estamos otimistas e esperançosos, em breve isso tudo vai passar e teremos muitos motivos para celebrar.

  4. A cerimônia religiosa e a festa estavam marcados para o dia 20 de junho, mas decidimos adiar e a casa de festas foi super solicita na mudança sem cobranças adicionais e ainda dispostos a negociar outras coisas para que não cancelássemos a festa, o que de verdade nunca foi a nossa intenção. Mas a data disponível, possível e escolhida é para um ano depois da data original. Estamos felizes que teremos nossos amigos e familiares por perto para celebrar o amor como sonhamos, mesmo um ano depois do esperado. Eu e meu noivo gravamos um vídeo para comunicar nossos convidados, que foi muito bem recebido por eles, que enviaram todo o seu apoio de volta. Já acertamos com fotógrafo, cabelo e maquiagem, só falta o fornecedor do aluguel de roupas. Já o casamento civil, que até então permanece para o mês de junho nós pretendemos celebrar no quintal da nossa casa, que está em reta final da obra, com nosso pastor e núcleos familiares. Vamos fazer uma cerimônia simples decorada por nós mesmos. E é isso! estamos otimistas e esperançosos, em breve isso tudo vai passar e teremos muitos motivos para celebrar.