Tudo o que você precisa para casar

ícone

Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

{Dicas Úteis} Como planejar um casamento virtual com transmissão ao vivo?

Para os casais que estão planejando o casamentos para 2021 e além, a internet vai ser a grande aliada- o formato de casamento online, da organização até a cerimônia, deixou de ser apenas uma necessidade e se tornou mais uma opção para realizar o sonho, mesmo de forma virtual.

Já comentamos aqui no blog que a chegada da pandemia do COVID-19 afetou os casamentos e, como você viu no nosso post super completão de tendências para casamento em 2021, isso quer dizer que, em sua grande maioria, as tendências serão ditadas pelo Coronavírus, seus protocolos e os sentimentos que ele provoca nos casais. Já cantamos a bola dos novos formatos de casamento neste post sobre as tendências de casamento em tempos pós COVID-19.

A maioria das tendências nascem da necessidade. Com a pandemia surgiu uma nova maneira de ver as coisas, as pessoas e o mundo, e isso resultou em novas tendências de casamento e novas experiências. Por exemplo: os casamentos online (com livestreaming) que já andaram acontecendo em 2020- que você pode ver aqui no Lápis.

De uma coisa temos certeza: algumas tendências vieram para ficar, como o casamento virtual, com transmissão ao vivo (livestreaming) que vamos mostrar agora.

casamento online

 

O Que é um Casamento Virtual?

Um casamento online é definido como uma cerimônia de casamento em que alguns ou todos os seus convidados participam virtualmente, por meio de plataformas de chat de vídeo.

Uma opção muito procurada dentro do “novo normal” é o casamento virtual híbrido, com poucos convidados e transmissão ao vivo, em micro weddings ou mini weddings. Existem várias considerações que os casais devem fazer ao planejar um casamento virtual – incluindo tecnologia e convites virtuais, além de garantir que seu casamento online seja de arrancar suspiros e inesquecível.

Laurken Kendall

 

Por Que fazer um Casamento Online?

Hoje em dia o que não falta são motivos, né?

Para começar, grande parte do planejamento do casamento pode ser feito facilmente no conforto da sua própria casa. Aliás, aproveite para receber TODO o nosso conteúdo e planilhas para ajudar a dar o start na organização do seu sonho clicando nesse link.

Muitos fornecedores já realizam reuniões virtuais e conhecem os casais e seu estilo com a mesma facilidade que teriam pessoalmente. Os casais podem fazer passeios virtuais nos espaços, experimentar vestidos em casa, desfrutar de degustações entregues em casa por fornecedores, procurar portfólio de fotógrafos e de videomakers online e ler resenhas de todos os fornecedores que desejam reservar para o seu dia.

convite de casamento online
Someday Paper Co.

 

No dia do casamento online…

No dia, um casamento virtual permite que vocês compartilhem os momentos íntimos e memoráveis ​​de seu casamento com amigos e familiares que não puderam comparecer ao evento pessoalmente. Você pode ter convidados que moram no exterior ou em outros estados, entes queridos que tem saúde delicada ou que não podem viajar. Ou pode ser que vocês tenham optado por fazer um elopement wedding ou um destination wedding.

A transmissão ao vivo do seu casamento também é uma ótima maneira de gravar, salvar e fazer backup do seu casamento. Como todos nós estamos nos acostumando a participar virtualmente de eventos, fazer um casamento online está se tornando cada vez mais normal.

Antes de apertar o play da câmera, há algumas coisas que você deve levar em consideração. Leia mais e veja tudo o que você precisa saber sobre a transmissão ao vivo para seu casamento online.

 

Quanto Custa um Casamento Virtual?

Os custos da transmissão ao vivo de um casamento variam, tudo depende da opção escolhida pelo casal: o casamento virtual vai ser DIY, vocês vão escolher um convidado confiável para coordenar o evento ou vão contratar uma equipe profissional?

–> Dica do Lápis: por causa da pandemia, muitas empresas se especializaram especificamente em experiências virtuais em tempo real, consulte uma para ter um casamento melhor organizado e com profissionais com olhar treinado que irão procurar as melhores imagens para transmitir o casamento online.

como fazer um casamento virtual
Hitched

 

O que é Preciso para Casar Online

Provavelmente vocês têm tudo, ou quase tudo o que é necessário para fazer uma transmissão ao vivo em casa, se essa for a sua escolha:

  • Celular, tablet, computador ou GoPro com câmera e Internet
  • Suporte para celular e tripé – para estabilidade de imagens
  • Conexão de Internet -certifique-se de verificar sua conexão e velocidades no espaço escolhido! Se vocês escolheram se casar no topo de uma montanha, a conexão vai ser péssima, isso se houver sinal. Levem o local em consideração na hora de escolher, tá?
  • Microfone (na câmera ou externo) – o microfone do dispositivo escolhido pode acabar captando muito ruído (como o vento ou movimentação de pessoas). Um microfone externo vai ajudar a diminuir ruídos indesejados.
  • Um serviço de transmissão ao vivo (vamos falar mais sobre isso, continue lendo)
  • Conta e grupo para convidados (para privacidade da transmissão)
  • Um convidado designado para gerenciar a transmissão ao vivo
  • Tempo para testar a conexão e qualidade de streaming – não deixe este teste para o último minuto, tá?
  • Carregador e bateria – a transmissão ao vivo pode consumir bateria rapidamente. Portanto, esteja preparado com um carregador extra para o seu telefone e uma bateria externa conectada.
  • Plano B no caso da transmissão ao vivo ser interrompida, grave a cerimônia para fazer o upload mais tarde.

 

10 Passos para Transmitir seu Casamento Online

  1. Reúna o que você precisa para transmitir ao vivo seu casamento;
  2. Envie um convite formal com o link de streaming com antecedência para que os convidados possam se preparar;
  3. Crie um grupo de convidados;
  4. Crie uma programação de eventos do que você vai transmitir e compartilhe com os convidados;
  5. Escolha uma pessoa para gerenciar e ficar responsável pela transmissão ao vivo;
  6. Escolha um local discreto para colocar o tripé, mas que seja próximo à cerimônia;
  7. Configure o tripé e a montagem da câmera num espaço com piso sólido;
  8. Teste a conexão com a Internet;
  9. Teste a transmissão ao vivo para vídeo e áudio;
  10. Comece a transmissão 10 ou 15 minutos antes do início da cerimônia. Isso dá a chance para os convidados virtuais fazerem o login e se conectarem antes da cerimônia começar e solucionar quaisquer problemas que possam surgir no processo.
casamento virtual
Heirlume Photography

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


 

As Plataformas Mais Usadas para Casamento Online

Confira nossa lista de alternativas populares que podem ser utilizadas pelos usuários e escolha a melhor opção para brindar, rir, dançar, se divertir e se emocionar junto com todas as pessoas especiais na sua vida:

Zoom

O Zoom é um aplicativo de videoconferência que permite até 100 pessoas em uma reunião. Na modalidade gratuita, ele permite chamadas por até 40 minutos.

Whereby

Esse sistema é ideal para reuniões com até 50 participantes. Entre as vantagens do Whereby está a permissão para que o convidado entre na sala de reuniões sem a necessidade de ter uma senha.

WhatsApp

Fácil e prático para pequenas reuniões, o WhatsApp também funciona para videoconferências com até quatro participantes.

Facebook Messenger

O Messenger do Facebook permite a participação de pessoas com contas na plataforma.

Google Meet

O Google Meet é novo e nele é possível criar desde chats até videochamadas com vários participantes. Na plataforma, basta logar com a sua conta do Google e convidar a equipe por e-mail ou enviar links para que a conferência seja compartilhada. Ele realiza reuniões de vídeo com até 250 pessoas.

Skype

Ele é da Microsoft, uma das mais antigas plataformas de videochamadas online. O Skype permite videoconferências com mais de 10 participantes.

Microsoft teams

A Microsoft liberou gratuitamente a plataforma Teams durante a pandemia, que permite realizar chamadas, transmissões, videoconferências e bate-papo, com capacidade de até 10 mil participantes.

Jitsi

O Jitsi é uma plataforma de videoconferência sem fins lucrativos e de código aberto. Ela tem capacidade de videoconferências com dezenas de participantes. A diferença é que não há necessidade de baixar o programa nem de colocar um e-mail válido.

iCasei

iCasei já inseriu uma ferramenta onde você consegue compartilhar seu casamento online com segurança dentro do seu site de casamento. Basta incluir o link do Youtube ou Vimeo da live dentro do site de casamento e compartilhar o seu site de casamento com todos os convidados.

casamento online na pandemia
Victoria Selman

 

Escolhendo o Ponto de Vista do Casamento Virtual

Escolher um local para colocar o dispositivo para que os convidados virtuais tenham uma ótima visão dos acontecimentos, sem comprometer a cerimônia, é fundamental num casamento online. O ideal é escolher um local que dê aos convidados virtuais uma visão clara, mas que também não obstrua a visão de quem estiver presente.

  • Pedir para um convidado da primeira fila para se encarregar da filmagem da cerimônia;
  • Instar um dispositivo em um tripé e pedir para um convidado iniciar a transmissão, dessa forma a câmera não balançará e seus convidados virtuais poderão se sentir parte da multidão.
  • Posicionar o tripé do lado do corredor, na segunda fila de assentos, removendo a cadeira daquele lugar. Isso garantirá que o tripé não seja empurrado nem fique espremendo o convidado ao lado. Na hora da cerimônia a pessoa responsável pela transmissão ao vivo pode empurrá-lo ligeiramente para o corredor para dar aos convidados virtuais uma visão mais clara, que corresponde ao que todos os outros estão vendo.
  • Outra opção é posicionar a câmera ao lado do celebrante, na altura da sua cabeça.
  • Se vocês decidirem fazer o streaming através de uma chamada de zoom, podem colocar vários celulares ao redor do local para adicionar pontos de vista extras para os participantes que não estão presentes.

como fazer um casamento online

 

O Áudio do Casamento Online

  • Verifique se há dispositivos próximos que podem causar interferência;
  • Desligue qualquer coisa que faça barulho, como ventiladores, e coloque o microfone longe de vestidos que tem tecido barulhento e crianças;
  • Vire o microfone para ficar de frente para as pessoas que estão falando;
  • Verifique se o seu dispositivo tem uma opção de redução de ruído ambiente no menu de configurações;
  • Na maioria das plataformas de streaming, existe a opção para decidir com antecedência como os convidados podem entrar na sala: colocados no modo mudo e com câmeras desligadas ou não. Vocês precisam decidir se vão deixar os convidados com microfone mudo durante toda a cerimônia, parte dela ou se ele vai ficar aberto.
casamento virtual na pandemia
Tanner Burge Photo

Faça os Convidados Virtuais se Sentirem Especiais no seu Casamento Online

  • Antes do horário de início da cerimônia, deixe que os convidados virtuais entrem na sala com som ligado para que possam se cumprimentar e conversar. Os convidados presentes podem interagir com os convidados virtuais ao passarem pela câmera a caminho de seus lugares.
  • Compartilhe o link do casamento virtual com todos os seus convidados, estejam eles presentes ou não. Assim todos podem acessar a transmissão ao vivo antes ou após a cerimônia para interagir com os convidados virtuais e fazer com que todos se sintam parte da festa.
  • Um telão no espaço com todos os convidados virtuais é uma maneira simpática de incluir os convidados virtuais no dia, participando junto com os convidados presentes.
  • Deixe sua transmissão ainda mais interativa permitindo que os convidados virtuais escrevam no chat seus comentários e designe um membro que lerá suas mensagens de bate-papo para a multidão num determinado momento.
  • Para que seus convidados virtuais se sintam ainda mais queridos, antes do grande dia envie uma caixa com lembrancinhas de casamento. Você pode incluir desde a papelaria, passando por gastronomia (uma mini tábua de frios, por exemplo) até um mini bolo de casamento e alguns docinhos.

 

Ainda tem mais Alguns Detalhes para Ficar de Olho no Casamento Virtual!

A gente não economiza quando o assunto é dicas para dar tudo certinho na transmissão no dia do seu casamento. São vários pequenos detalhes que podem fazer toda diferença:

  • Vocês podem ter optado por fazer o casamento em casa, numa praia paradisíaca ou ao ar livre na hora do pôr do sol no campo, e mesmo sendo totalmente virtual ou híbrido, ainda é seu casamento. Pense na decoração (aproveite para saber tudo e baixar nosso e-book aqui), iluminação para transmissão e filmagem (muito importante, senão os seus convidados não vão conseguir ver a cerimônia) e flores.
  • A mesma coisa serve para o look dos noivos: a noiva é a estrela deste show, então arrume-se: escolha um vestido (fique por dentro das tendências de vestido de noiva em 2021 aqui neste post), faça um penteado de noiva e capriche na maquiagem. Não esqueça dos acessórios: vai usar algo nos cabelos? E os sapatos? Os noivos podem vestir desde um smoking formal até usar jeans e camisa. Tudo vai depender do look da noiva, né?
  • O mesmo se aplica para convidados: os noivos podem seguir um tema e pedir para os convidados se vestirem de acordo.
  • Preste atenção nos fusos horários. Imagine só trocar votos ao pôr do sol no destino escolhido enquanto a maioria dos seus convidados está acordando de madrugada por causa da distância.
  • Já pensou em ter um mestre de cerimônias? Um apresentador profissional pode facilitar a transmissão do casamento e animar a festa. Ele pode fornecer orientações e envolver os convidados que comparecem virtualmente, transmitir instruções básicas, fazer comentários e aumentar o envolvimento do público para diminuir a distância física.
  • Na hora da cerimônia, lembrem-se de olhar diretamente para a câmera por alguns minutos em determinados momentos; isso fará com que seus convidados se sintam mais envolvidos.

Inspirações de Casamentos Online que Encantam

É claro que não poderíamos terminar esse guia sem mostrar pra você qual é o resultado final de um casamento virtual, e nada melhor do que trazer inspirações de casais reais que optaram por esse formato. Vamos dar uma olhadinha?

 

Milena & Neto

Veja mais sobre esse casamento aqui.

Lívia & Neto

Veja mais sobre esse casamento clicando aqui.

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

10 temas de decoração de casamento que o Lápis de Noiva ama
12 dicas preciosas para escolher os fornecedores de casamento
Absolutamente TUDO o que você precisa para planejar e organizar seu casamento

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Vestido de noiva: Comprar, alugar ou fazer sob medida? Vestido de noiva: 9 estilos para você escolher Vestido de Noiva Plus Size Unha de Noiva: cuidados e estilos! Tipos de papel para convite de casamento