Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Madrinha de casamento: o que é preciso para ser madrinha de casamento?

Sempre que pensamos na figura da madrinha de casamento a imagem que vem à nossa cabeça é a de confidente da noiva, a guardiã, a amiga, aquela pessoa que costumamos dizer que é “pau pra toda obra”, que está ao lado da noiva em todos os momentos.

Enfim, é alguém muito próxima, querida e amada que tem a honra de ser convidada para a função.

E já que essa pessoa tão especial para a noiva aceitou o convite para ser madrinha de casamento, então bora falar sobre esse assunto que, claro, a gente AMA dividir com vocês.

noivas com madrinhas de casamento em casamento no campo
Kayla Rae Photography

Você vai encontrar aqui

    Madrinha de casamento significado

    Você já deve ter notado a importância e o “peso” no bom sentido, é claro, de ser madrinha de casamento. Por isso, vamos te dar várias dicas e insights para fazer bonito nessa missão, que começa pelo convite aceito e vai além do dia do casamento.

    Em um passado bem distante, todo casamento precisava de duas testemunhas, com o tempo essas pessoas ganharam destaque e se tornaram pessoas especiais escolhidas pelos noivos para estarem ao seu lado no dia mais importante de suas vidas.

    E assim temos a madrinha de casamento, que além de ser especial, também pode ser considerada uma guardiã da noiva e ajudante para todos os momentos.

    foto com madrinhas de casamento
    Laurken Kendall

    Qual o papel da madrinha de casamento?

    A madrinha de casamento tem como uma de suas funções apoiar a noiva com os preparativos do casamento. Além disso, sabemos (até porque já fomos noivas um dia) que toda noiva fica muito ansiosa a partir do momento em que o casamento é marcado. Portanto, esteja firme e seja esse suporte que a noiva precisa.

    Se a noiva te der abertura para opinar sobre o casamento, vai fundo. Caso contrário, só se manifeste se for chamada.

    Além de ser um apoio psicológico para a noiva, a madrinha de casamento pode colocar mão na massa em outras funções referentes ao seu papel.

    madrinha de casamento orando com a noiva
    Rachael Leigh

    Boas práticas para uma madrinha de casamento nota 10!

    • Comemore com felicidade o convite recebido;
    • Não se preocupe com presentes caros (o valor aqui é o da amizade, do amor e do respeito entre você e a noiva);
    • Siga as orientações da noiva quanto ao modelo de vestido para madrinha de casamento e as cores da paleta;
    • O destaque do casamento é a noiva e não a madrinha de casamento;
    • Esteja linda e elegante, porém sem excessos;
    • Se o seu noivo ou namorado não for convidado para padrinho, nada de cara feia, aceite e compreenda;
    • Esteja sempre disponível para apoiar a noiva em todos os momentos;
    • Tenha paciência com a noiva. Lembre-se que as noivas ficam ansiosas e agitadas, não leve nada para o lado pessoal;
    • Caso não possa assumir a função de madrinha, converse com a noiva, explique os motivos e agradeça imensamente o convite. Seja sincera;
    • Não se envolva na vida dos noivos;
    • Só opine se a noiva pedir;
    • Organize o chá de lingerie e a despedida de solteira;
    • Peça algumas dicas para a assessora de casamento de forma que você possa contribuir e ajudar com algumas questões do casamento;
    • Se a noiva te convidar para participar da escolha ou da prova do vestido, vá correndo… e seja super sincera ao que ela te perguntar;
    • Em meio a toda a organização e correria com os preparativos do casamento, se possível, tire a noiva do foco e leve-a para um passeio ou um bar para baixar um pouco o estresse e relaxar um pouco. Essa fase é tensa mesmo e só quem já passou ou está passando sabe o que é;
    • Zele pelo casal, esteja presente e sempre ouvindo os dois para ajudá-los nessa missão;
    • Sua amiga noiva é daquelas que adora colocar a mão na massa? Bem-vinda, ajude a noiva com essas tarefas artesanais;
    • Caso tenha algum imprevisto ou problema no dia do casamento, fique a par e procure ajudar a resolver a questão sem envolver a noiva. Se for preciso, fale com a assessora e tentem resolver juntas;
    • Faça do dia da sua amiga noiva um dia animado, alegre e cheio de boas energias. Fuja das histórias tristes do passado e deem muitas risadas juntas.
    • Ajuda é a palavra mais importante para apoiar a noiva em todas as esferas do casamento. Esteja sempre aberta e disponível;
    • Nada de ficar grudada na noiva. Deixe-a respirar, deixe-a livre e saiba que quando ela precisar, ela vai te acionar;
    • Ser madrinha de casamento é estar com a noiva não somente no Grande Dia, mas ao longo da vida.

    10 maneiras de ser uma madrinha de casamento útil e estar presente para os noivos

    1) Chá de panela, chá bar, chá de cozinha ou chá de lingerie

    Não importa o tipo de chá escolhido pela noiva para reunir as amigas e juntas passarem um dia divertido e sensacional. A madrinha de casamento pode ajudá-la a organizar essa festinha desde a lista de convidadas até o que será servido na ocasião, além das brincadeiras.

    2) Despedida de solteira

    São muitos os detalhes que envolvem a organização da despedida de solteira. Portanto, converse com a noiva e defina o que ela quer ou não nessa comemoração e junte outras duas madrinhas, no máximo, para ajudar nessa tarefa.

    noiva e madrinhas de casamento com bexigas escrito bride
    Olivia Markle

    3) Dia da noiva com a madrinha

    Ter a mãe e a madrinha de casamento por perto aquece o coração de toda noiva. Portanto, esteja presente nesse momento de relaxamento da noiva e curtam curta bastante esse tempo.

    Para deixar esse momento leve e divertido celebre a ocasião ao lado da noiva, brinde esse dia importante com taças e espumante, vista o robe de madrinha de casamento e comemore esse dia tão especial da sua amiga noiva.

    As fotos desse momento ficam incríveis e são uma recordação divertida e ao mesmo tempo emocionante para a vida inteira. Já imaginou vocês velhinhas vendo essas fotos juntas?!

    4) Nomes na barra do vestido da noiva

    Sabe aquela brincadeira, simpatia ou sei lá como se chama isso na sua cidade, de colocar os nomes das mulheres solteiras na barra do vestido da noiva para “ajudá-las a desencalhar”? Essa função cabe à madrinha de casamento.

    Você não precisa ter uma crença a respeito, o que vale aqui é a diversão e as boas risadas entre a mulherada enquanto os nomes das amigas, primas e conhecidas são colocados na barra do vestido.

    making of da noiva com madrinhas de casamento
    Karina & Maks

    5) Suporte para os noivos no dia do casamento

    Cuidar da noiva no dia do casamento, verificar com assessora de casamento se está tudo certo para o Grande Dia, dar aquela geral com os fornecedores do evento e desafogar a noiva dessas atividades são algumas das funções da madrinha de casamento.

    6) Suporte durante a festa

    Sabemos que a assessora de casamento e sua equipe têm como uma de suas funções cuidarem também da noiva durante a festa. Mas a madrinha de casamento também pode ajudar a noiva a retocar a maquiagem e arrumar o cabelo (se necessário), além de ajudar a noiva com o vestido na hora de ir ao banheiro (pensa num sufoco) esse é o momento.

    7) Suporte no pós festa

    A madrinha de casamento pode ser um suporte depois da festa, já que sempre tem alguma coisa para resolver depois do casamento.

    Entre as tarefas pode ser devolver o vestido de noiva, o traje do noivo, e outros detalhes. Esse suporte pode ajudar (e muito) o casal que está com a lua de mel marcada para o dia seguinte.

    8) Brincadeira do sapato da noiva

    Depois de passada toda a emoção do casamento, de ter passado uma parte da recepção (buffet do evento), é hora de se divertir e a madrinha de casamento pode puxar a fila da brincadeira do sapato da noiva.

    Mas cuidado, antes de tomar tal atitude, converse antes com a noiva e peça sua permissão para realizar a brincadeira. Se a noiva não topar, sem problemas, segue a festa. Se topar, divirtam-se!

    9) Hora de jogar o buquê

    A madrinha de casamento está encarregada junto com as demais de arrastar a mulherada para esse momento divertidíssimo da festa de casamento.

    10) Pista de dança

    Depois da primeira dança dos noivos é hora de colocar os convidados para se mexer. Cabe à madrinha de casamento convocar os convidados para entrarem na dança e curtirem uma festa divertida e incrível.

    –> Dica do Lápis: você não precisa assumir todas estas tarefas sozinha! Geralmente os casamentos são compostos por mais de uma madrinha de casamento, sendo assim, dividas as funções entre elas para não sobrecarregar somente uma pessoa.

    madrinhas de casamento de macacão bege
    Forget in North

    O que uma madrinha de casamento não deve usar?

    • Primeiramente, branco (a não ser que a noiva peça);
    • Sapatos com saltos extremamente altos também devem ser evitados;
    • Vestido de festa que esteja fora do que foi determinado pela noiva;
    • Evite joias, bijuterias e acessórios barulhentos;
    • Maquiagem exagerada;
    • Cabelo desordenado ou um penteado muito exótico para a ocasião;
    • Perfume forte.

    madrinhas de casamento de amarelo claro
    Idalia Photography

    Conheça nossos Fornecedores para Casamento

    O Lápis de Noiva está há mais de 10 anos no mercado trazendo as melhores dicas, inspirações e recomendações de fornecedores para as noivas.

    Nós fazemos uma curadoria meticulosa com os melhores profissionais do mercado em todo o Brasil. Tudo para que você possa contratar pessoas incríveis para realizar o seu casamento dos sonhos! Confira a nossalista de fornecedoresperfeitos para o seu casamento no sítio.

    Perguntas frequentes

    Quem chamar para ser madrinha de casamento?

    Essa é a principal dúvida que recebemos por aqui. Nem toda noiva sabe ao certo quem convidar para ser madrinha de casamento.

    Primeiramente, escolha uma pessoa que tenha uma relação muito próxima com você, que seja amada e querida por ti, que você tenha confiança de verdade.

    Claro que isso deve ser recíproco, você também deve ser muito amada, querida e respeitada por ela. Madrinha de casamento é para a vida toda e vai além do altar. Por fim, podem ser convidadas pessoas especiais que conhecem o casal e a história de amor dos noivos.

    O que uma madrinha de casamento não deve usar?

    · Primeiramente, branco;

    · Nada de usar branco, nude, bege e off-white no casamento;

    · Sapatos com saltos extremamente altos também devem ser evitados;

    · Vestido de festa que esteja fora do que foi determinado pela noiva;

    · Evite joias, bijuterias e acessórios barulhentos;

    · Maquiagem exagerada;

    · Cabelo desordenado ou um penteado muito exótico para a ocasião;

    · Perfume forte.

    🎁 Crie seu site grátis aqui