Tudo o que você precisa para casar

ícone

Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

{Dicas Úteis} Casamento Brunch: tudo o que você precisa saber!

Hoje vamos falar com vocês sobre um tipo de casamento super leve e muito charmoso, o casamento brunch, que possui um cardápio de dar água na boca e altamente saboroso, uma ótima opção para casamentos estilo micro weddings ou mini weddings. Bora lá?

 

casamento brunch

 

Casamento tipo Brunch

Se tem uma tendência que só anda aumentando entre os noivos é dizer SIM ao nascer do sol em casamentos ao ar livre– uma luz tão linda, meninas, que é indescritível!- ou em casamentos durante a manhã. Olha, entre todos os tipos e estilos de casamento, o casamento de manhã é um dos que achamos mais intimistas e charmosos.

Já imaginou, vocês dois, num destination wedding dizendo SIM numa suave manhã entre os familiares e amigos? Que dia inesquecível, né? Aliás, dá até para pensar em organizar um wedding weekend, onde os noivos, familiares e convidados se hospedam em um local para curtirem juntos, não somente o dia da festa de casamento, mas três dias (ou mais) de convívio e atividades variadas.

Mas…depois da cerimônia, o que servir para os convidados? Lógico que o cardápio deverá agradar o paladar, refletir a personalidade dos noivos e, acima de tudo, estar em harmonia com a proposta do casamento, que por ser de manhã é informal e descontraído.

Aí entra o casamento com brunch, um tipo de casamento super descontraído que promete conquistar todos os seus convidados!

 

 

O que é um Brunch de Casamento?

Brunch é o termo em inglês utilizado para denominar a refeição que combina café da manhã com almoço: Breakfast + Lunch = Brunch. O termo brunch foi criado na Grã Bretanha e tanto na Europa como nos Estados Unidos ele é bastante utilizado nas refeições de finais de semana, em datas comemorativas ou em encontros de família e amigos.

No interior e na região Sul do Brasil, principalmente, o brunch também é chamado de Café Colonial. A grande diferença é que o nosso café colonial tem origem germânica e pode acontecer tanto pela manhã como a tarde. O casamento tipo brunch é tão funcional que é perfeito também para casamentos que acontecem na casa da família, em restaurantes, na praia e até mesmo fazendas.

 

casamento com brunch
Mary Costa Photography

 

Quanto Custa um Casamento com Brunch?

Uma das vantagens de um casamento tipo brunch é o preço razoável (para ajudar no seu planejamento, faça o download gratuito da nossa planilha financeira). Os espaços de casamento e restaurantes podem oferecer contratos reduzidos porque o evento não vai ocorrer durante o horário de pico, garantindo qualidade sem precisar investir muito dinheiro.

Eliminar o bar e a banda ajudam a reduzir custos adicionais. Você também economizará em gastronomia, já que o menu de café da manhã é muito mais em conta do que opções tradicionais de jantar.

 

casamento com brunch
Inspired by This

 

Por Que Fazer um Casamento Brunch?

Além do budget amigo, o casamento com brunch têm muitas outras vantagens. Por exemplo, a luz natural da manhã proporciona fotos maravilhosas. Já que a recepção terminará por volta das 14h ou 15h, os noivos terão o resto da tarde pela frente para aproveitar se preparar para a lua de mel, jantar com seu amor, planejar uma atividade com a família ou simplesmente descansar e se recompor de tantas emoções!

 

Os Horários do Casamento tipo Brunch

A grande característica do brunch é o período do dia em que ele acontece. Uma sugestão boa de horário para um casamento estilo brunch é marcar a cerimônia entre as 10:00h e 11:00h, assim o casamento termina no final da manhã. É importante que a cerimônia termine até meio dia – lembre-se que o real significado do brunch está relacionado a uma refeição que começa de manhã e se estende até o horário do almoço.

 

o que é brunch de casamento
Wedding Bee

As Vantagens de um Brunch de Casamento

  • Ele é perfeito para casais que amam café da manhã e tudo o que tem nessa refeição;
  • A variedade do cardápio costuma agradar todo mundo. No brunch as opções são variadas e é também uma excelente oportunidade para apresentar itens típicos da culinária brasileira a convidados estrangeiros que também tem opções que estão acostumados a comer num brunch no caso de estranharem o menu;
  • Os convidados não precisam se preocupar tanto com o look, já que o esporte fino é um traje que a maioria das pessoas tem no guarda roupa;
  • A mesa posta é diferente, fica linda e super charmosa;
  • É uma excelente oportunidade de se diferenciar do casamento das amigas;
  • Economia em alguns itens – casamentos de dia não demandam investimento alto em iluminação, nem de variedade grande de bebidas alcoólicas, não precisa de mesa de café para finalização;
  • Os noivos interagem com os convidados do começo ao fim do evento;
  • Os noivos e convidados aproveitam a festa e não ficam tão cansados quanto numa balada;
  • As crianças podem ficar acordadas o tempo todo curtindo a festa. É um evento excelente para os noivos que têm bastante amigos com filhos pequenos.

 

brunch de casamento
GreyLikesWeddings

A Escolha dos Profissionais para um Casamento Brunch

Depois de pegar todas as ferramentas que o Lápis tem para te ajudar a organizar o casamento, é hora de escolher quem vai realizar o seu sonho. Dê preferência para assessorias e profissionais locais. A assessoria conhece bem os fornecedores da região, e vai ajudar a manter os custos mais baixos (principalmente transporte e hospedagem de equipes), além de ser bem mais sustentável. Veja 12 dicas preciosas para escolher os fornecedores aqui. Aliás, se você estiver interessada em fazer seu casamento ao ar livre mais eco friendlybasta ler nosso super guia.

 

 

O Convite do Casamento com Brunch

O primeiro contato que o convidado vai ter com o seu casamento são eles, os convites de casamento. Neles estão um resumo de como será o dia. Neles os convidados vão saber não só as informações importantes como local e data, mas também qual vai ser o estilo e a vibe que vocês estão planejando para celebrar seu amor. É sempre aconselhável dar uma olhada nas tendências do ano antes de escolher.

Portanto, indique no convite que a cerimônia será seguida de um brunch, tá? Assim os convidados sabem o que esperar e dá para explicar do que se trata para aqueles poucos que ainda não estão familiarizados com o termo.

Quanto à escolha do modelo, lembre que esta é uma ocasião leve e informal. O importante é que ele tenha a carinha dos noivos. Os convites de casamento tipo brunch podem ser rústicos, minimalistas, modernos ou boho, por exemplo. Seja criativa, siga a paleta de cores escolhida para identidade visual e decoração e com certeza seu convite vai ficar lindo!

 

convite casamento brunch
A Wild Bloom Printables

 

Onde realizar um Casamento tipo Brunch?

O que não falta são opções de lugares para realizar este tipo de casamento! Como já mencionamos lá em cima, as opções vão do elopement wedding até um mini wedding. Dá inclusive para fazer um casamento online (com livestreaming) para quem não pode comparecer. O importante é que o ambiente do brunch seja aconchegante e permita que os convidados circulem livremente para escolher o que querem comer e beber.

Para ficar mais fácil, temos algumas sugestões na ponta do Lápis e espaços deslumbrantes no nosso guia de fornecedores.

 

Igreja & Recepção

O casamento celebrado em uma capelinha fofa no campo, uma cheia de história e charme na praia ou ainda uma igreja clássica na cidade ganha um aspecto peculiar da arquitetura que compõe o espaço, cheia de significado que complementa a singularidade que este dia representa. Para saber dicas incríveis para decorar a igreja, clica aqui.

Como a procura por casamentos de manhã estão em alta, várias igrejas já estão realizando cerimônias nesse período, basta acertar os detalhes todos com elas e só vai restar se preocupar com o cortejo do casamento. Depois é só seguir para o espaço do brunch.

 

The Beloved Photo

 

Cartório & Recepção

Em tempos de pandemia do COVID-19, esse formato de casamento tem sido muito procurado. Fazer um casamento no civil, só com a presença dos familiares mais próximos, é uma solução bastante charmosa.

Depois de casados, os noivos e seus familiares podem ir celebrar num espaço para casamentos, a casa da família, um rooftop ou um restaurante agradável.

 

Casamento & Recepção o ar livre

Ai que delicia poder ter uma mesa comunitária no jardim de casa, no deck ou mesmo na areia num casamento na praia ou sob uma frondosa árvore num casamento no campo! Casamento ao ar livre sempre foi um dos queridinhos aqui no Lápis!

 

 

A Gastronomia de um Brunch de Casamento

Uma das melhores vantagens do casamento estilo brunch é a variedade de opções no cardápio, por que brunch não quer dizer um almoço mais cedo, mas sim um mix entre ele e o café da manhã. Então o menu deve realmente ter um pouquinho de cada. Com certeza vai ter opções para todos os convidados!

 

As bebidas para um casamento estilo brunch

O serviço completo de bar não é necessário nos casamentos tipo brunch, uma vez que a maioria dos convidados bebe menos nesse tipo de recepção. Em vez disso, os noivos podem oferecer coquetéis típicos do brunch, como Mimosa, Bellini, Bloody Mary, Screwdriver, Sangria, batidas, cerveja ou uma estação de diferentes tipos de champanhe com frutas- as vermelhas e pêssegos combinam deliciosamente com prosecco.

Lógico que um brunch não é feito somente de bebidas alcoólicas. Certifique-se de ter outras opções de bebidas típicas de um café da manhã, como leite, café (os drinks clássicos da carta tradicional de cafés), chocolate e chá tanto quentes quanto gelados, sucos variados e uma estação de smoothies e vitaminas.

 

Anna Delores Photography

O cardápio de um casamento estilo brunch

Em um casamento brunch, os noivos podem ser super criativos com o menu. O ideal é servir um buffet leve com uma mistura de diferentes opções para café da manhã e almoço.

Na hora de escolher os pratos inspirados no almoço, mantenha as opções leves e bem variadas. A gente sempre fala aqui no Lápis, o importante é combinar com o perfil dos noivos e seus convidados.

A lista de sugestões das gostosuras é infinita, nós vamos colocar na ponta do Lápis para você alguns itens clássicos de comidinhas para brunch:

Salgados: ovos variados (mexido, omelete, pochê, etc.) e suas guarnições (bacon, ervas, legumes), waffle, mini sanduíches, pão de queijo, queijos, embutidos, uma seleção de pães variados, frutas, iogurte, salmão defumado, terrines, rosbife, saladas, quiches, tortas, mini hamburgueres, crepes, folhados, caldinhos (se o tempo estiver frio), um prato leve com peixe ou frango, etc.

Doces: uma seleção de cereais, crepes com caldas doces variadas, compotas, geléias, bolos com e sem cobertura, tortas doces, itens de confeitaria, waffles, sorvetes- se estiver calor, donuts, etc.

 

 

O bolo para casamento estilo brunch

Não importa a hora do dia e nem o buffet de brunch que já tem na mesa opções de bolos tipo caseiros, se os noivos querem um bolo de casamento tradicional com topo de bolo e tudo mais, nada os impede. A dica é, de novo, ser uma opção leve, tanto na decoração como na confeitaria.

–> Dica do Lápis: sirva os pratos quentes em pequenas porções que possam ser comidos em pé. A mesa de sobremesas pode ficar montada desde o começo da recepção, porque no brunch não existem regras nem ordem para comer. As pessoas ficam à vontade para se servirem um pouquinho de cada coisa, no momento em que quiserem, ao longo do evento. E sim, com certeza dá para ter opções vegetarianas e veganas!

 

The Beloved Photo

Decoração para Casamento Estilo Brunch

Vocês sabem que nós aqui do Lápis somo fãs de carteirinha de decoração de casamentos, né? Estamos sempre de olho no que está rolando e não cansamos de dividir com vocês nas nossas redes sociais e aqui, tudo de legal e é, inclusive, um dos pontos altos no nosso post super completão de tendências para casamento em 2021.

Se tem uma coisa que nós sabemos é que pequenos detalhes fazem uma grande diferença quando o assunto é decoração de casamento, inclusive para um casamento tipo brunch. Assim como em qualquer outro estilo de casamento, a decoração começa com uma pesquisa de inspirações no blog, Instagram e Pinterest do Lápis e outros veículos do universo de casamento. Conosco você vai saber tudo sobre tendências que saíram do forno como o Moho e o Japandi, por exemplo. Dicas para usar Cadeira pavão? Temos. Balões? Temos. Capim dos pampas, mosquitinho e folhagens secas? Lógico que temos. Letreiro em neon? Não podia faltar, né? Como usar acrílico na decoração? Temos. Inspirações para altares de casamento? É aqui mesmo!

Depois é só escolher o tema da decoração de casamento e a paleta de cores. E pode ficar sossegada se não conseguir escolher entre tantas cores que você ama e quiser fugir dos brancos e nudes, saiba que a decoração com tons alegres e vibrantes veio para ficar.

 

The Beloved Photo
Anna Delores Photography
Mary Costa Photography

 

Ainda está na dúvida? A gente ajuda! Olha só:

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book Completo de Decoração + Checklist

Como se não bastasse esse conteúdo todo, criamos um material INCRÍVEL sobre decoração de casamento que será uma verdadeira luz na hora de decidir uma decoração para o seu casamento. No e-book abordamos muitos temas e tópicos para você virar uma expert na hora de organizar o grande dia, para que a decoração do seu casamento seja como você sempre sonhou.

São mais de 70 páginas de puro conteúdo e muita, mas MUITA inspiração! Demais, não é mesmo?

Quando o espaço de seu casamento é uma tela em branco, pode dar um pouco de nervoso pensar por onde começar e se você está esquecendo algo. São tantos elementos e detalhes de decoração de casamento diferentes – e tantas opções! -que resolvemos fazer um checklist completinho para ajudá-la a identificar todos os detalhes.

Essa listona tem tudo o que seu dia pode precisar, mas nada é obrigatório, tá? Ah, você pode colocar mais elementos ou tirar os que não são a sua cara! Ele vem junto com o e-book!

 

Bom, voltando ao tema de decoração para casamento estilo brunch: siga o mesmo conceito da gastronomia: leve, charmosa e descontraída. Um dos pontos altos quando se pensa na decoração dos espaços, nichos fofos e especialmente a mesa de bolo, são os arranjos florais sem espuma, com flores frescas, secas, vasos e folhagens. Além das mesas, crie lounges e nichos para conversas mais descontraídas.

A mesa comunitária é um must nesse tipo de decoração, uma forma de reunir os convidados durante o evento para que todos curtam esse momento juntos.

 

 

O que Vestir num Casamento Tipo Brunch?

Embora os noivos tomem a decisão final sobre qual vai ser o dress code, as cerimônias de casamento matinais e as recepções tipo brunch são inerentemente mais casuais. Para ajudar os convidados, eles podem dar dicas e sugestões do que vestir no seu site de casamento.

 

O look da noiva

Antes de mais nada, nós sabemos bem como é difícil escolher o vestido dos sonhos. É por isso que reunimos mais de 50 páginas de puro conteúdo e um pouco da experiência do Lápis exclusivamente para você no e-book gratuito “Vestido de Noiva: o guia completo para fazer a escolha perfeita”. Aproveita e baixa!

Bom, falamos várias vezes que um casamento com brunch é um evento leve, intimista, sem obrigações com tradições: enfim, um resumo do que deve ser o vestido de noiva.

Como escolher o modelo perfeito para o grande dia? Olha, não existe uma regra sobre vestidos longos ou vestidos de noiva curtos, pode-se usar os dois ou nenhuma dessas opções. Você pode usar um macacão, calça, shorts ou terno. O importante mesmo é escolher um modelo que fique bom no seu biótipo, tenha a sua carinha e te faça feliz! Ahhh, e se você é uma noiva que acompanha as tendências de vestido de noiva, vale dar uma lida no nosso post cheio de novidades!

Depois de pesquisar e decidir sobre estes tópicos todos- e mais alguns como optar por um vestido vintage ou second hand, por exemplo- é hora de pensar no resto do look. Sim, estamos falando dos sapatos de noiva! Não importa se o salto é alto, baixo ou Anabela, o importante é ele combinar com o vestido e com sua personalidade. Para finalizar, nenhuma noiva fica completa sem pensar no penteado (seu cabelo é longo ou curto?), acessórios para cabelo e maquiagem para o grande dia, né? Num casamento brunch, a dica é seguir uma linha mais natural, iluminada e que combine com o espírito diurno.

 

–> Dica do Lápis: ao escolher um vestido longo, evite volumes exagerados e os vestidos princesa que não condizem com um evento informal.

 

O look do noivo

Seguindo a mesma linha da noiva, eles tem toda a liberdade de escolher um traje que mais gostarem, sem se prender à regras. Quer usar terno com gravata? Tudo bem! Quer usar calça com camisa em cores claras? Tudo bem! Quer seguir as tendências de ternos coloridos e estampados que estão por toda parte este ano? Tudo bem também!

 

 

Mães dos noivos, madrinhas e Padrinhos

Não há uma regra específica sobre o vestido de festa que a mãe da noiva e do noivo devem usar num casamento estilo brunch. Nosso conselho é que as duas mães conversem com os noivos para saber se preferem que elas estejam com a mesma cor das madrinhas, combinar entre si ou ainda se cada mãe vai com sua cor de vestido. O mais importante é deixar tudo harmonioso e elas felizes com seu visual e bem confortáveis.

Já para as madrinhas, existem várias opções diferentes: os vestidos podem ser iguais, da mesma cor e tecido mas com a modelagem livre ou ainda com as cores e/ou estampas complementares e alternadas. Dá uma olhadinha no nosso post sobre vestidos para madrinhas antes de decidir como você sonha ver essas mulheres tão queridas no altar. Dá, inclusive, para combinar o vestido de madrinha com a decoração de casamento!

Já os padrinhos podem ir todos iguais, ou parecidos, contanto que o look seja tão informal e descontraído quanto do noivo.

 

Os convidados

Para homens e mulheres, o estilo esporte fino é o que mais combina para um casamento tipo brunch.

Temos uma pastinha no Pinterest recheada de inspirações de vestidos curtos, ternos e calças com cores vibrantes e estampas que são boas opções para apostar nesse tipo de casamento. Para os homens, calça, camisa e blazer (sem gravata) ou não, tudo bem ficar só de camisa também.

 

 

Uau, quantas dicas valiosas, não é mesmo? Se você se identificou com este estilo de casamento aproveite para anotar tudo e planejar com carinho o seu casamento tipo brunch. Temos certeza que será incrível!

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

Planner do Nosso Casamento: o seu companheiro fiel na organização do grande dia
{Lançamento} Baixe gratuitamente nosso e-book “Decoração do Lápis: o guia de decoração de casamento dos sonhos”
Casamento sustentável: o guia completo para um casamento consciente e com propósito

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Simplesmente amei as dicas e encontrei o tipo de celebração farei em meu casamento.
    Brunch…
    Super vlw e espero contacta-las em breve

  2. Adorei a ideia super válida.
    Pois estava na dúvida em fazer casamento por adesão ou Brunch.
    Pois de adesão sempre mal falado neh.
    Vcs me ajudaram bastante pois não queria deixar essa data em branco. Acho que encontrei o que precisava.

  3. Olá, adorei as dicas! Penso muito em apostar no estilo “brunch” para o meu casamento, mas gostaria de fazer a tarde…vocês citaram no início que no Brasil o termo se refere ao período da manhã e a tarde, porém no horário é falado que o ideal é que termine até o meio dia, então surgiu a dúvida se esse estilo é indicado também para o período da tarde.
    Agradeço se puderem esclarecer essa dúvida

  4. Ola boa noite!
    Poderiam me sugerir espaços bacanas/ aconchegantes em spaulo-capital que sirvam brunch normalmente!?
    Minha ideia eh apenas me reunir com aprox 10 pessoas após o casamento civil para comermos. Sem incluir bolo ou itens que caracterizem o casamento.

    A princípio eu gostaria apenas de almocar com os pais e um casal de padrinhos, ‘ mas como viajarei no final do mesmo dia do casamento, receio ficar muito corrido.

    Obrigada

  5. Amei esse post! ❤
    Tenho uma dúvida: originalmente o brunch é de manhã, porém contratamos esse menu para o fim da tarde. Tudo bem inserir a informação de brunch no convite mesmo assim? Obrigada! Beijos

    1. Oi mel, tudo bom? geralmente chamamos de brunch porque é servido no horario intermediario entre café da manhã e almoço, como você vai servir no fim de tarde talvez fosse mais viável colocar chá da tarde, ou café colonial.

  6. Ameiiiii as dicas. Meu casamento está próximo e estou muito feliz ter encontrado este site,blog. Feliz demais. Gratidão!

  7. Oii… como posso chamar um casamento no final da tarde?

    Amei as dicas, me ajudou bastante, mas quero marcar o horário no final da tarde.

    1. Oi renata, tudo bom? Pode sim, aí acaba sendo um chá da tarde ou café colonial ao invés de brunch ;)

  8. Adorei as informacoes , e o meu trabalho , sirvo cafe colonial exatamente dentro das sugestoes os cardápio varia de acordo com o clima , estacão e horário .
    Muito bom

  9. Gostaria de indicação de empresa confiáveis que fazem esse tipo de serviço (Brunch).
    Para um casamento simples.

    agradeço a ajudinha

  10. Oiii! Tudo bem?? Amo esse estilo!! Meu casamento será assim! Mas tenho dúvida quanto ao convite. Como poderia colocar no convite para os convidados saberem o que esperar? Além desse título acima “Wedding Brunch” ?

  11. Ameii as dicas! Eu gosto muito de adicionar petisquinhos saudáveis também, tem muito nutricionista que recomenda, então usaria castanhas, nozes, amendoas, até um pouco de cranberry, acho que ficaria uma delícia! Costumo comprar nesse site aqui, super em conta: https://www.emporiostarita.com.br/

Vestido de noiva: Comprar, alugar ou fazer sob medida? Vestido de noiva: 9 estilos para você escolher Vestido de Noiva Plus Size Unha de Noiva: cuidados e estilos! Tipos de papel para convite de casamento