{Dicas Úteis} Vestidos para as mães dos noivos

Não temos como negar que as mães dos noivos se destacam no altar. E não é para menos, já que, depois dos noivos, são as personagens em maior destaque neste dia tão especial. E mesmo que não haja um livrinho de regras para a escolha do vestido de festa para a mãe da noiva e vestido de festa para mãe do noivo, separamos algumas dicas para tornar as mulheres mais importantes de nossas vidas ainda mais deslumbrantes no dia do casamento de seus filhos.

 

vestidos para mãe da noiva

 

A importância das mães

Amiga, companheira, a primeira a apontar quando algo está errado e a elogiar nossas conquistas, não tem como negar que nossa mãe é nosso porto seguro. Afinal, é ela quem dedica tempo para nos instruir no caminho que devemos andar, nos aconselhando sobre os desafios que enfrentaremos na vida e ainda, nos faz rir com esses mesmos conselhos! Quem nunca, né?!

Mas no casamento, ela se torna ainda mais importante, tão envolvente que quase não queremos deixá-la. E como deixar os exemplos de confiança, determinação e afeto que toda mãe traz consigo?

Não importa o quanto ela brigue com a noiva para não fazer desse ou daquele jeito, ela (a mãe) tem seu coração voltado em sempre querer o bem de todos. Nós aqui do Lápis aproveitamos esse post para dizer “Obrigada, obrigada, obrigada” a todas as mães!

Ok! Enxugando as lágrimas de emoção aqui, vamos falar sobre vestidos para essas musas!

 

 

Vestido para mãe da noiva e mãe do noivo

Não há uma regra específica sobre o vestido de festa que a mãe da noiva e do noivo devem usar. Nosso conselho é que as duas mães conversem com os noivos para saber se preferem que elas estejam com a mesma cor das madrinhas, combinar entre si ou ainda se cada mãe vai com sua cor de vestido. O mais importante é deixar tudo harmonioso e elas felizes com seu visual e bem confortáveis.

Dica do Lápis: Baixe gratuitamente o nosso e-book “Fiquei Noiva, por onde começar?” e organize seu casamento sem estresse!

 

Foto: Judy Pak

 

Vestidos para cada estilo de casamento

O estilo de casamento, local e horário são informações essenciais para que a mãe da noiva e mãe do noivo escolham o modelo ideal do vestido de festa. Confira nossas dicas para cada tipo de ocasião:

Vestido para mãe da noiva e mãe do noivo no casamento de dia

O clima leve e descontraído de cerimônias durante o dia pedem por um vestido de festa para a mãe da noiva e do noivo que siga o mesmo estilo. A primeira coisa a saber é se é um casamento clássico, rústico ou no campo, para adequar o modelito que a deixe mais confortável e também a cor que melhor combine com a ocasião. Modelos curtos também podem ser usados, pois eles têm o seu charme.

Confira aqui dicas sobre vestido de noiva curto.

 

 

Vestido para mãe da noiva e mãe do noivo no casamento de noite

Só de pensar em um casamento de noite já vem à cabeça vestidos de festa para a mãe da noiva e do noivo com mais brilho, pedras e tecidos mais nobres. Só é preciso ter cuidado para não exagerar na exuberância, digamos assim. A noiva é o destaque nesta ocasião. 

Saiba como presentear os seus pais no casamento.

 

 

Vestido para mãe da noiva e mãe do noivo no casamento na praia

Para eventos como este, o detalhe que irá determinar o vestido de festa da mãe da noiva e do noivo é se o casamento será pé na areia ou no deck.

Se for pé na areia, as mães podem ficar a vontade para escolher modelos mais soltos e leves em cores vivas e alegres. Já se for realizado no hotel, um vestido elaborado com aplicações de renda ou floral pode ser uma excelente alternativa. Apenas não deixe que o clima despojado da praia se perca nas extravagâncias do vestido, com algo muito glamoroso.

Um ponto importante para lembrar quando se casa na praia é o clima: o vento pode realçar ou mostrar mais do que devera ser visto, como no caso de fendas e decotes mais ousados. O calor também é fator para ser considerado na hora da escolha do modelo.

Tudo sobre organização de casamento na praia aqui.

 

 

Vestido para mãe da noiva e mãe do noivo no casamento no campo

O clima no campo é ideal para tecidos com um caimento em sua estrutura, além de serem leves e confortáveis, sem deixar de lado a elegância que esse dia exige. Mesmo que remeta há algo mais clássico, o casamento no campo pode ter suas variações como rústico, rústico chic e boho.  Neste caso, uma conversinha com a mãe da noiva e do noivo para alinhar o melhor vestido de festa pode ser de muita ajuda para não errar.

Clique aqui para ver as dicas do Lápis para casamentos no campo.

 

 

Vestido para mãe da noiva e mãe do noivo no casamento na igreja

Bem tradicionais, os casamentos na igreja podem ser de dia ou noite. Neste caso, se acontecer no final do dia para a noite os modelos de vestido de festa com rendas e transparências são perfeitos para a mãe da noiva e do noivo. Um pouco de brilho está liberado.

Ah! Não deixe de se informar com a igreja o que é permitido usar, pois para algumas o decote está fora de cogitação durante a cerimônia religiosa.

Tire aqui suas dúvidas sobre casamento na igreja.

 

 

As cores do vestido de festa para mãe da noiva e do noivo

A escolha da cor está atrelada ao horário da cerimônia, pois durante o dia cores claras e vibrantes ficam maravilhosas. Já a noite pede por tons mais sóbrios e cheios de glamour. Além disso, a mãe da noiva e do noivo pode escolher uma tonalidade de vestido de festa que melhor combine com sua pele e realce sua beleza.

Lembrando que não é uma regra, isso pode ser ajustado com a noiva evitando constrangimentos no dia.

Clique para ver 10 paletas de cores de casamento lindas pra inspirar!

 

Foto: Bridal Pulse

Metálicos

O dourado está entre os tons clássicos que as mães escolhem para o dia do casamento, e não há problema nenhum nisso. Ao contrário, ele fica ótimo para eventos noturnos. Os metálicos como cobre, prata e rosé gold em geral estão em alta!

Verde

Outro queridinho é o verde, do claro ao esmeralda, ele sempre aparece na lista de escolhas. Apenas verifique se está de acordo com o seu tom de pele para que fique ainda mais linda.

Vermelho

As mães não precisam ficar com receio de usar esse tom! Ao contrário, ele é perfeito para trazer elegância e charme ao visual.

Marsala

Um tom mais escuro, o marsala caiu no gosto das noivas, e não é para menos. Ele é sofisticado e fica bem em qualquer mulher.

Azul

Azul é quase o pretinho básico, sempre está no top 10 de cores para casamentos. E não teria porque ficar de fora.

Versátil sua variações de tons, dos mais claros aos mais escuros, permite criar um visual elegante e sofisticado para a ocasião.

Branco, off white e nudes

Até pouco tempo no Brasil era costume ninguém usar branco e suas variações como off white, champagne e tons claros como os nudes. Com a chegada de casamentos all white- principalmente na praia, e do costume das madrinhas usarem estes tons (que aliás ficam lindos nas fotos), as mães dos noivos tem adotado a paleta de cores também. Mas atenção: tudo isso é combinado com a noiva antes, tá?

Tons escuros

Os tons escuros como preto, marrom e mais fechados como cinza ficam ótimos nas estações mais frias ou casamentos na floresta, por exemplo, especialmente se elas tiverem brilho em suas tramas ou bordados, apliques e transparências. Antigamente estas cores também eram evitadas por todos no altar. Assim como os tons claros, é melhor coordenar com a noiva.

O vestido da mãe dos noivos precisa combinar com as madrinhas?

Não há uma regra sobre isso, mas o melhor seria se a mãe da noiva e do noivo tivessem cores diferentes das madrinhas para que elas possam ter o destaque merecido no altar.

Porém, se os noivos optam por todas da mesma cor que as madrinhas, não tem problema nenhum. O importante é que todos estejam satisfeitos com o seu look.

Saiba como escolher o vestido das suas madrinhas.

 

Foto: Briana Moore

 

É melhor evitar

O vestido para a mãe da noiva e do noivo deve ser elegante sob medida. Pensando nisso, nossa dica é:

– Modelo muito sensual
– Tecidos com muita transparência.
– Uma modelagem que não favorece o corpo da mulher: muito apertado, muito curto, com decote saliente ou fenda muito extravagante. Deu para entender, né?

Tudo isso pode transmitir a mensagem errada. Na verdade, o bom senso impera. Assim como o vestido de noiva que tem que realçar o que a noiva tem de mais bonito, o vestido da mãe da noiva e da mãe do noivo também segue a mesma linha, lembrando que tudo tem que ser adequado à idade também. 

Tem dúvidas sobre casamento civil? Clique aqui para ver o nosso guia sobre o assunto.

 

Foto Renata Marques

Já segue a gente no Pinterest? Temos outras inspirações lindas te esperando por lá!

pinterest

 

Vale a pena ler

Bodas de casamento: saiba como comemorar aniversário de casamento
Vestidos para casamento civil
TOP 70 penteados para casamento em cabelos curtos

Texto: Letícia Líbero
Edição: Equipe Lápis de Noiva

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Meu filho vai casar de azul escuro.
    Amei um vestido azul marinho. Fica quase a mesma cor do terno dele, porem tem umas perolas na mesma tonalidade bem discretas na parte de cima. O casamento será durante o dia.
    Ficará estranho mãe e filho usarem praticamente a mesma cor?
    Me ajudem por favor.