Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Guia Rápidos

Casamento intimista: tudo que você precisa saber para dizer SIM com propósito e significado

Ahhh que alegria! Estamos aqui radiantes na redação do Lápis, é dia de falar de um assunto que sempre nos emociona. Casamentos com propósito e significado moram em nossos corações, e tem um tipo em particular que esbanja amor, cumplicidade, amizade e muito carinho: o casamento intimista. Ele é a opção perfeita para os noivos que sonham com um evento descontraído onde a qualidade é mais importante do que a quantidade de convidados. Bora saber tudo sobre ele e como organizar um casamento intimista inesquecível?

 

casamento intimista

 

Casamento Intimista: o Que é?

Se você esta na dúvida sobre o que é um casamento intimista, não está sozinha. É o número de convidados? É o espaço onde ele acontece? É o horário? A época do ano? Olha, é um pouco de tudo isso e um tiquinho a mais: adicione o propósito e seu profundo significado e você terá um casamento intimista.

Lógico que o número de convidados é um fator importante na hora da escolha do estilo e tipo de casamento que vocês sonham. Um casamento intimista é, em sua essência, um casamento com um número pequeno de convidados. No entanto, nós aqui do Lápis acreditamos que, mais importante do que a contagem do número de convidados, é a intenção por trás da experiência: os casamentos tradicionais costumam ser eventos estressantes com menos foco no casal e mais foco na festa. Num casamento intimista as celebrações são focadas no casal, em sua visão para o grande dia e sem as tradições estruturadas associadas a grandes casamentos. Os noivos procuram uma experiência de casamento autêntica e verdadeira, personalizada de acordo com os seus sonhos. Tá se reconhecendo nesta descrição? Então este post é para você!

 

o que é casamento intimista
Chloe Ramirez Photography

O casamento Intimista é para Você?

Uma festa para mais de 150 convidados tradicional pode nunca ter sido seu sonho para dizer SIM. Talvez vocês estejam pensando em fazer um elopement wedding, mas não estão 100% convencidos de que um casamento a dois é a solução ideal, pois não podem se imaginar casando sem ter alguns membros queridos da família e amigos. Difícil, né? Mas a gente tem a solução para você: um casamento intimista! Como já mencionamos, os casamentos intimistas são celebrações intencionalmente pequenas com apenas um punhado de convidados muito queridos presentes. Nesta categoria entram os micro weddings com até 20 convidados e os mini weddings, com até 100 convidados.

Desde o começo da pandemia do COVID-19 em 2020, as circunstâncias para dizer SIM (entre antas outras cosias) mudaram. Ela forçou muitos casais a mudar o casamento em grandes proporções para um menor, mais seguro e aconchegante. O casamento intimista na pandemia vai manter os convidados seguros e, ao mesmo tempo, criar lindas memórias no dia de casamento, afinal estas celebrações são incrivelmente cheias de significado, românticas e autênticas.

A verdade é que existem muitos motivos para um casal escolher um casamento intimista no lugar de uma grande festa, mas nenhum desses motivos reduz a beleza e as emoções desta experiência!

 

casamento intimista o que é
Carol Oliva Phography

 

Os Prós e Contras de um Casamento Intimista

Para alguns casais, optar por um casamento pequeno e intimista é uma opção super fácil. Para outros, no entanto, pode ser um processo mais longo de escolha. Existem vantagens e desvantagens em fazer um casamento intimista, e vamos te ajudar a decidir.

 

Prós de um casamento intimista

  • O orçamento pode ser menor

Com menos convidados, casamentos menores são geralmente mais barato- mas não é uma regra, tá? Para organizar um casamento sem desperdício e mantendo seu budget dentro do combinado, baixe gratuitamente nossa planilha financeira para casamento, vai te ajudar MUITO! O dinheiro extra em seu orçamento pode ser usado na lua de mel, na casa nova ou aplicado para o futuro juntos. Se o orçamento estiver apertado, temos 87 dicas aqui para economizar no casamento.

  • A lista de convidados

Como o casamento intimista é menor, só estarão presentes as pessoas mais queridas dos noivos e que tem a ver com sua história como casal. Além disso, a lista de convidados de um casamento é o começo de TUDO! Vocês precisam saber quantos convidados terão para fechar o lugar, contratar o buffet, enfim, para estipular o orçamento como um todo. Qualquer fornecedor vai precisar saber esse número para poder passar um orçamento correto. Temos um post completão sobre este assunto, que tem inclusive uma planilha para você baixar gratuitamente, dá uma passadinha lá e veja dicas para manter a lista de convidados pequena!

 

casamento intimista quem convidar
Liz Morrow Studios

 

  • Projetinhos DIY

Se você decidir criar projetinhos DIY para personalizar o grande dia, vai ter mais tempo por causa do volume menor. Vai ser mais tranquilo criar convites de casamento, convites para padrinhos, decorações para aquele altar geométrico ou nicho com macramé e cadeira pavão que você viu no Pinterest, lembrancinhas de casamento e muito mais quando há menos convidados para contabilizar.

  • Mais opções de locais e espaços

Com a redução da sua lista de convidados, existe uma gama maior de locais em potencial para você dizer SIM. Pense num rooftop com vista incrível num casamento urbano, ou aquela praia charmosa e pequenininha pouco conhecida. Não deixe de considerar o jardim da casa da sua avó que você sempre gostou ou de um castelo de princesa num destino romântico.

  • Dá para fazer um wedding weekend

A ideia de ter uma experiência real, que vai além do dia da festa do casamento, com os os amigos e familiares que se estenda por todo um fim de semana, é algo que faz os olhos brilharem e o coração bater mais forte, não é? Os noivos, familiares e convidados se hospedam em um local (imagine aquela fazenda charmosa e histórica no campo) para curtirem juntos, não somente o dia da festa de casamento, mas três dias (ou mais) de convívio e atividades variadas num wedding weekend.

  • Uma cerimônia mais descontraída

Com menos convidados você pode passar mais tempo com as pessoas que estão celebrando este dia, num ambiente mais relaxado, alegre e cheio de amor. Como o estresse é menor, podem aproveitar cada momento.

 

Ashley Caroline Photography

 

Contras de um casamento intimista

  • A lista de convidados

Embora seja tranquilo cortar da lista de convidados de casamento aquele colega de trabalho chato ou primo de terceiro ou quarto grau que você não vê desde os 6 anos, alguns cortes serão mais difíceis. Dependendo do numero estipulado, algumas pessoas queridas que você queria que estivessem presentes neste dia vão acabar de fora.

  • Algumas pessoas ficarão ofendidas

É, essa história de lista de convidados não vai ser fácil. Assim como vocês vão ficar chateados de cortar da lista algumas pessoas, algumas pessoas não vão gostar de saber que não foram convidadas para o seu casamento. Vai ter gente chateada, se preparem para lidar com os sentimentos feridos se amigos e familiares que estavam esperando um convite e não o receberam.

  • Menos presentes

Os presentes de casamento podem essencialmente ajudar a montar a casa nova ou a reerguer as finanças do casal depois dos gastos com o casamento. Com menos convidados, vocês não receberão tantos presentes.

 

cerimônia de casamento intimista
Alicia Thurston Photography,

 

Casamento Intimista: Quem Convidar

Parece disco riscado, não paramos de falar dela! Mas com certeza a parte mais importante do planejamento do casamento é a lista de convidados. O primeiro passo é fazer uma lista de convidados de casamento completa de todos os familiares e amigos que vocês gostariam de convidar. Incluam todas as pessoas nesta primeira fase. A lista vai ficar gigantona, mas tudo bem!

Depois, como casal, combinem um número com o qual se sintam confortáveis ​​e trabalhem com ele. Normalmente, um casamento intimista gira em torno de 50 pessoas – ou seja, 25 pessoas de cada lado. Lembrem-se de que as pessoas que vão estar presentes no dia do casamento devem ser as que são especiais para os noivos, que moram em seu coração, aqueles que tem convívio diário e que participam da história de amor dos dois.

 

White on Black Studio

 

Os Fornecedores para o Casamento Intimista

Escolher os fornecedores de casamento certos é uma das partes mais difíceis do processo de planejamento! Pesquisar e se reunir com fornecedores pode ser muito exaustivo, né? Mas é importante analisar todas as suas opções a fim de fazer a melhor escolha para vocês como casal. Com menos convidados, os custos per capita ficam mais baixos, especialmente nas áreas de gastronomia, bebida e reserva de espaço para acomodar os convidados. Ao gastar menos em todas essas categorias, existe uma sobra para escolher o fotógrafo dos seus sonhos que você nunca pensou que poderia pagar.

Não deixe de ler nosso post com 12 dicas incríveis para você não errar na hora de escolher os fornecedores de casamento, e garantir o casamento dos sonhos como sempre desejou!

 

casamento pequeno
Joy Zamora

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


 

 

6 Razões para Escolher um Casamento Intimista

O que não faltam são razões para vocês optarem por um casamento intimista. Dá só uma olhadinha:

 

1. Tempo de qualidade com os convidados

Casais que optam por casamentos tradicionais com mais de 150 pessoas muitas vezes nem conseguem curtir o dia ou sequer conversar e se divertir com todas as pessoas queridas que gostariam. Um casamento intimista é focado nos momentos mais significativos para os noivos, onde todos podem desfrutar de uma experiência completa como convidados e ter conversas autênticas com as pessoas que você mais ama neste mundo.

 

festa de casamento pequeno
With Love and Embers

 

2. Customização

Convidados de casamento em geral adoram se sentir abraçados e queridos, e quando se cria uma experiência para 20-30 pessoas é muito mais fácil individualizar detalhes que eles não se esquecerão jamais.

Existem inúmeras maneiras de personalizar elementos de design do dia do casamento para refletir sua história, estilo e tema de decoração. Isso vai desde a paleta de cores e identidade visual, passando pela gastronomia até as lembrancinhas de casamento.

 

 

3. Experiências únicas

Outro benefício dos casamentos intimistas é que existe um pouco mais de espaço para organizar entretenimentos exclusivos, como pintores ao vivo, fogos de artificio, mágico, atração de circo, jogos ao ar livre, espetáculos de dança ou também uma experiência gastronômica com vários pratos e sobremesas gostosas.

Essas experiências inesquecíveis também não precisam se limitar ao dia do casamento. Se você planejou um weekend wedding, dá para organizar atividades em grupo antes do casamento- para quebrar o gelo de alguns desses entes queridos que nunca se conheceram- e no dia seguinte antes de todos partirem.

 

cassamento intimista
India Earl

 

4. Falando em experiência…ainda tem mais

A experiência dos convidados costuma ser mais rica e intensa em festas menores, pois o casal pode passar bons momentos com as pessoas e existe uma intimidade maior por parte de todos. Todo mundo sai ganhando!

 

casamento pequeno ao ar livre
First Loved Photo

 

5. Seu casamento, seus sonhos!

A grande vantagem de um casamento intimista é a possibilidade de planejá-lo do jeitinho que você quer e sonha. Já que o dia será acolhedor e intimo, não é preciso seguir tradições desnecessárias e que não tem nada a ver com os noivos. A beleza de um casamento intimista significa que vale tudo o que quiserem.

 

casamento intimista na praia
Marion Heurteboust

 

6. Espaço personalizado

Existem taaaantas opções de locais incríveis que podem ser escolhidos, desde pousadas na praia, fazendas a espaços para casamento na cidade e restaurantes. Veja aqui os melhores espaços de eventos do Lápis. Você deve escolher um lugar que reflita o casal e sua história, que realmente tenha a personalidade de vocês, sabe? Você quer que seus convidados digam “Nossa, este lugar é a carinha deles!”

Num casamento menor e intimista, dá para personalizar muitos aspectos, especialmente quando se trata de projetinhos DIY ou lembrancinhas de casamento. Os convidados vão adorar a sua criatividade.

 

decoração casamento intimista
Vicky Baumann

 

Onde Fazer um Casamento Intimista?

As opções de local e espaços para dizer SIM num casamento ao ar livre são limitadas quando você tem muitos convidados. Quanto maior o número de pessoas, mais planejamento, coordenação e acomodação precisam ser organizados para acomodar a todos com conforto. Isso acaba excluindo picos e montanhas em casamentos rústicos com caminhada longa ou um casamento tipo luau numa praias longínqua com acesso limitado, por exemplo. Mas estes não são os únicos locais mais aconchegantes para se casar, dá só uma olhadinha nas nossas sugestões:

 

Casamento intimista no quintal

O backyard –ou em português, quintal- pode ser o local perfeito para casamentos intimistas. Os casamentos no quintal tornaram-se populares por causa da pandemia do Coronavírus (falamos mais sobre isto neste post aqui), já que o ar livre é mais seguro para a saúde e respeita as medidas de distanciamento social.

Não tem coisa mais romântica do que um casamento intimista no quintal numa noite quente de outono ou primavera, né? E olha, não estamos falando só da sua casa, mas de jardins em geral: pode ser de um castelo ou villa num destination wedding, numa fazenda do interior ou mesmo no deck de uma casa de praia.

 

casamento intimista no quintal
Ashlyn Cathey Photography

 

Casamento intimista numa casa de família

Não tem nada mais pessoal e intimista do que fazer um casamento em casa. A casa pode ser sua, dos seus pais ou outro membro da família, de amigos ou até mesmo um AirBnB.

 

Casamento intimista numa capela

Casamento na igreja é um clássico, né? Mas existe uma outra opção tão emocionante quanto e mais descontraída e acolhedora. Nós sempre mostramos casamento reais aqui no blog que acontecem em pequenas capelas no campo e na praia. Capelas não são tão grandes quanto igrejas e outros locais de culto, e tem um charme todo especial. Se você precisar de inspiração para decorar a capela, aqui neste post está cheio!

 

India Earl

 

Casamento intimista num destination wedding

Um destination wedding é inesquecível tanto para os noivos quanto para os convidados. Você pode, inclusive, usar a viagem como uma desculpa para manter a lista de convidados pequena e poder desfrutar de um fim de semana inteiro -ou mais- no destino escolhido, apenas com seus amigos mais próximos e familiares mais queridos. Ainda tem o bônus de emendar na lua de mel!

 

Casamento intimista em restaurantes

Uma das vantagens de um casamento intimista é que você tem mais opções disponíveis em termos de locais, principalmente se optarem por dizer SIM pertinho de casa, num casamento na cidade. Se vocês têm um restaurante ou bistrô favorito podem pensar em se casar lá!

 

wild whim design + photography

 

Casamento intimista no cartório

Se você não está a fim de passar estresse com o planejamento do casamento, o casamento civil foi feito para você! É só escolher um vestido de noiva, um sapato de noiva, fazer a beleza, colocar seus maxi brincos que vão ficar mara e pronto!

No casamento civil vocês podem comemorar da maneira que quiserem, viajando imediatamente para a lua de mel, celebrando com amigos num coquetel ou jantar, simplesmente ir para casa e celebrar à dois ou fazer como muitos casais pegos na pandemia: casar agora e celebrar mais tarde.

 

Já pensou em fazer um casamento intimista com brunch?

Se você está pensando num casamento intimista e descontraído, um casamento tipo brunch pode ser a escolha perfeita! Além do budget amigo, o casamento com brunch têm muitas outras vantagens. Por exemplo, a luz natural da manhã proporciona fotos maravilhosas. Já que a recepção terminará por volta das 14h ou 15h, os noivos terão o resto da tarde pela frente para aproveitar.

 

Karra Leigh Photo

 

12 Dicas Incríveis para Fazer um Casamento Intimista

 

1. Escolha um local aconchegante

Falamos bastante sobre isso, né? Além de escolher um espaço aconchegante, capriche na decoração de casamento para que ele fique acolhedor e gostoso. Para facilitar, escolha um dos 10 temas de decoração que amamos!

 

2. Ar livre é tudo!

Terraços e jardins ao ar livre, rooftops, gazebos e decks em praias são lugares espetaculares para fazer uma festa de casamento a qualquer hora do dia: o nascer do sol está cada vez mais popular aqui no blog (veja os casamentos reais aqui). Não precisamos falara nada sobre o pôr do sol, né? Um céu estrelado, além de incrivelmente romântico, adiciona um toque de magia ao evento. Em dias-ou noites- mais frescas, o charme de uma lareira num casamento no inverno é imbatível!

 

3. Faça um casamento intimista virtual

Se o seu casamento for pequeno devido ao COVID-19, você pode convidar outras pessoas para participar virtualmente. Dessa forma, você pode manter seu evento íntimo, mas incluir outros membros da família e convidados para assistem e se sentirem parte do seu grande dia. Para saber como organizar um casamento online, clica aqui!

 

casamento pequeno em casa
Dawn Honsky Photography

 

4. A paleta de cores

A paleta de cores para casamento é o primeiro item a ser definido assim que você decidiu qual é o tipo e estilo de casamento que quer seguir. O uso harmonioso das cores destaca os pontos positivos existentes naturalmente no espaço e decoração, e criam uma vibe especial no todo que deixa o dia com a cara dos noivos. No caso de um casamento intimista, pense em tons neutros e quentes para o ambiente ficar bem aconchegante. Outra alternativa que deixa os ambientes bem  aconchegantes é fazer uma decoração de casamento com cores alegres e vibrantes.

Observe as cores existentes na estrutura, acabamentos e arredores do local da cerimônia. Considere se o espaço para casamento é aberto, fechado, antigo, de arquitetura contemporânea ou industrial, rodeado por natureza ou com toque mais urbano, etc.

 

5. Não use espelhos na decoração

Embora os espelhos sejam lindos em qualquer espaço, eles tendem a fazer o ambiente parecer maior, em vez de menor. Se a ideia de um casamento intimista é criar uma atmosfera aconchegante, ele vai ter efeito oposto.

6. Defina a iluminação

Um dos fatores que ajuda um espaço a ficar intimista, é brincar com a iluminação dele para criar um ambiente mais aconchegante. A iluminação de casamento suave, com muitas velas, fairy lights e lanternas cria uma sensação de romance atemporal em qualquer espaço.

 

festa de casamento intimista
ISKRA Photography

 

7. Personalize a decoração do seu casamento

A decoração ajuda a criar a atmosfera do grande dia. Dê toques pessoais incluindo fotos de família e do seu relacionamento, incorporem objetos que contem sua história e livros favoritos em diferentes nichos da decoração. São os pequenos detalhes que garantem que tudo tenha a sua personalidade. Olha, dá para customizar tudo no casamento, do coquetel até o kit do banheiro!

 

8. Customize detalhes com o nome de seus convidados

Há muitas maneiras de fazer as pessoas se sentirem especiais e queridas por celebrar junto com vocês esta data tão especial. Comece com o nome delas e use em chapéus, cartões de lugar na mesa, nas lembrancinhas e outros detalhes fofos, assim como fotos na decoração podem dar instantaneamente ao evento uma atmosfera mais íntima.

 

9. Preste bastante atenção aos detalhes

Num casamento intimista e pequeno tudo deve estar organizado e funcionar como um relógio. Não é por que o casamento é para poucas pessoas que ele vai automaticamente ser mais simples de organizar. Apesar de se ter mais controle sobre cada pequeno detalhe, quanto menor a quantidade de convidados, mais o que der errado vai ser visível.

 

casamento intimista no deserto
Vienna Glenn

 

10. Atividades e atrações para os convidados

Uma das partes mais importantes de manter um casamento íntimo descontraído e leve é facilitar a inteiração entre seus convidados. Pode ser que nem todos se conheçam, mas uma coisa eles tem em comum: todos eles amam vocês dois, então há uma boa chance de que gostem uns dos outros também!

Pense em algo que que a maioria das pessoas ache divertido (ou pelo menos engraçado) e secretamente gostariam de tentar mas em uma situação normal não necessariamente experimentariam.

 

 11. Crie lounges aconchegantes

Seja qual for o local que você escolher, considere adicionar pelo menos uma área de lounge mais casual para os hóspedes relaxarem, se conhecerem e se divertirem.

Sofás confortáveis, poltronas grandes, pufes, almofadões, e tapetes no chão- já pensou em fazer um casamento boho?- podem adicionar um toque aconchegante ao dia do casamento. Os convidados ficarão mais relaxados e isso cria uma ótima área para fotos.

 

12. Gastronomia de alma

Servir comidinhas que homenageiam a herança cultural, as viagens ao redor do mundo ou mesmo apenas os pratos favoritos dos noivos é uma ótima maneira de dar personalidade ao dia do casamento. Afinal, o buffet de casamento é um dos principais pilares que sustentam uma festa antes e depois da cerimônia. A gastronomia é, sem dúvida, um dos pontos altos que fazem do casamento um dia inesquecível, né? Por exemplo, ao escolher um cardápio vegetariano para casamento, o casal mostra como a proveniência da comida tornou-se muito importante nos dias de hoje.

 

Vienna Glenn

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

Conheça o MOHO: o estilo boho moderno chegou para conquistar as noivas
Absolutamente TUDO o que você precisa para planejar e organizar seu casamento
Planner do Nosso Casamento: o seu companheiro fiel na organização do grande dia

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Brincadeiras para chá de panela Lembrancinhas úteis de casamento para seus convidados! Vestido de noiva: Comprar, alugar ou fazer sob medida? Comprar apartamento: os 3 primeiros passos! Como organizar um pedido de casamento? Como economizar no seu casamento Como vestir Daminhas e Pajens A vantagens de um Casamento Intimista Casamento Civil – Entenda os 4 regimes de bens Como organizar o seu chá de panela Cabelo Curto: Penteados de noiva Decoração de Casamento Simples: 7 ideias para deixar sua festa linda Onde Comprar ou Alugar Vestidos de Noiva Como calcular a quantidade de comida e bebida do casamento Decoradores de Casamento Como escolher o vestido das madrinhas? Tipos de papel para convite de casamento 10 petiscos deliciosos para o seu casamento Vestido de noiva: 9 estilos para você escolher 9 Dicas Práticas para Escrever os seus Votos de Casamento