Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Casamento Rústico: o guia completo do casamento dos sonhos

O casamento rústico é um clássico para os noivos que gostam da ideia de um grande dia ao ar livre em meio a natureza e com um clima descontraído entre os convidados. A versatilidade impera no estilo rústico com uma decoração cheia de elementos que deixam qualquer ambiente mais charmoso, como fazendas, sítios, jardins e espaços na cidade também.

Hoje queremos apresentar tudo sobre o casamento rústico! Vem conferir!

 

 

O que é um casamento rústico?

O casamento rústico continua invicto no coração dos noivos que amam um estilo que une o clima bucólico com elementos fortes presentes em fazendas, celeiros e etc.

Na atmosfera do casamento rústico, naturalmente vemos elementos mais “pesados” como madeira, corda, juta e aço galvanizado misturado com flores delicadas do campo que trazem um contraponto muito singular.

Esse estilo de casamento com sua versatilidade é perfeito também para quem sonha em se casar ao ar livre, mas nada impede que que o estilo rústico seja recriado em um espaço fechado com muita criatividade.

Apesar de algumas semelhanças, o casamento rústico não tem nada a ver com o casamento boho, tá? Neste post aqui em um guia completo para saber tudo sobre o boho, se bater curiosidade.

 

o que é um casamento rústico
Anna Delores Photography

 

Para que tipo de noivos esse estilo de casamento é indicado?

Nós aqui do Lápis amamos conversar sobre estilos de casamento, já que um é mais lindo que o outro e apresentam características que se encaixam com a personalidade dos noivos. No rústico não é diferente!

O casamento rústico é perfeito para os noivos que amam a natureza e aquele clima que só o interior tem. Casais que amam animais, cheiro de grama e muita simplicidade se identificam com o estilo rústico. 

 

John Robert Woods

 

Como escolher o espaço perfeito para o meu casamento rústico?

Celebrar o amor em uma cerimônia ao ar livre em contato com a natureza, com os pássaros cantando, a sombra de uma árvore em um dia enrolado, aproveitando a paisagem ao redor é o que dita o casamento rústico. 

Os noivos podem escolher entre fazendas, sítios e celeiros para realizar o grande dia num clima rústico. Mas dá sim para fazer um casamento rústico no jardim de casa ou mesmo num espaço dentro da cidade. casamento rústico na praia dá certo? Ô se dá! O que pode ajudar na decisão é saber se o espaço apresenta o lugar para o possível Plano B, isso é fundamental já que chuvas inesperadas podem acontecer dependendo da região do país e estação do ano que acontecerá o casamento. 

Além disso, é bom verificar se o espaço comporta o número de convidados de maneira confortável. Ainda é preciso verificar a infraestrutura do lugar para receber a todos, até mesmo, os fornecedores que estarão presentes para que tudo aconteça como planejado. Se o sonho é um casamento ao ar livre, preparamos um guia completo sobre o assim aqui.

 

cerimônia de casamento rústico
Gustavo Gaiote

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book Completo de Decoração + Checklist

Como se não bastasse esse conteúdo todo, criamos um material INCRÍVEL sobre decoração de casamento que será uma verdadeira luz na hora de decidir uma decoração para o seu casamento. No e-book abordamos muitos temas e tópicos para você virar uma expert na hora de organizar o grande dia, para que a decoração do seu casamento seja como você sempre sonhou.

São mais de 70 páginas de puro conteúdo e muita, mas MUITA inspiração! Demais, não é mesmo?

Quando o espaço de seu casamento é uma tela em branco, pode dar um pouco de nervoso pensar por onde começar e se você está esquecendo algo. São tantos elementos e detalhes de decoração de casamento diferentes – e tantas opções! -que resolvemos fazer um checklist completinho para ajudá-la a identificar todos os detalhes.

Essa listona tem tudo o que seu dia pode precisar, mas nada é obrigatório, tá? Ah, você pode colocar mais elementos ou tirar os que não são a sua cara! Ele vem junto com o e-book!


 

Decoração para casamento rústico

A decoração de casamento rústica é muito única e encanta ao primeiro olhar. Confira abaixo nossas sugestões e dicas para acertar na hora de escolher o projeto de decoração do seu casamento rústico:

 

Altar

O altar é um lugar bem especial, afinal, é ali onde os noivos dizem “SIM” ao amor que um sente pelo outro. Por isso, o altar para casamento rústico deve receber uma atenção especial.

Existem infinitas possibilidades para compor um altar com estilo rústico, como: pergolados de madeira, troncos, barris, caixotes de madeira e portas antigas, que podem receber ou não flores . Altares em formato geométrico podem trazer um toque de modernidade ao resultado final.

 

 

Flores

O casamento rústico combina com flores alegres e coloridas, como o girassol, lírio, gérbera e helicônia. Para um efeito mais delicado, flores menores como o mosquitinho e aster, podem ser uma excelente escolha.

O queridinho capim dos pampas, assim todas as folhagens e flores secas também são uma aposta assertiva para um casamento rústico.

 

Geoff and Lyndsi

 

Paleta de cores

Como a decoração de casamento rústico está ligada à natureza, logo a paleta de cores segue essa proposta com com muitos tons presentes na vegetação, como é o caso do verde, mostarda, laranja, amarelo, bege, areia e marrom. 

Para quem prefere tons mais fechados, o poderoso marsala com rosa e o dourado são perfeitos para o estilo rústico chic.

 

 

Centros de mesa

Os centros de mesa para casamento rústico tem aquele toque da natureza. No caminho de mesa, ramos de folhas e flores podem ser colocados juntamente com velas, lamparinas, vidros e bolachas de madeira e troncos.

 

centro de mesa para casamento rústico
The Kreulichs

 

Mesa de bolo e doces

A mesa de bolo e doces de um casamento rústico se destaca com os elementos naturais, flores, frutas, galhos secos e folhagens sempre com referência ao cenário campestre. Pallets e caixotes de madeira também são muito utilizados para compor a decoração e trazer uma atmosfera ainda mais com cara de fazenda.

 

mesa bolo casamento rustico
Andrew Edwards

 

Moyra e Tiago

 

Detalhes especiais

Alguns detalhes pontuais podem trazer um toque a mais de rusticidade para o seu projeto de decoração. Aposte em painéis de pallets, rodas de madeira, mesas carretel, escadas de madeira, tinas, feno e carrinhos de mão para dar um charme a mais nos lounges, backdrops e cantinhos especiais do seu grande dia. Não se esqueça dos letreiros de neon para dar um toque mais moderno na decoração.

 

decoração de casamento rústico
Green Ginger Photography

 

E o casamento rústico chic?

Assim como outros estilos que apresentam variações, os noivos podem ficar em dúvida sobre a diferença entre rústico e rústico chic. É bem sutil a diferença entre um e outro.

No estilo rústico chic, podemos ter itens refinados incorporados na decoração que deixam o cenário com um ar mais sofisticado. Candelabros e cristais se unem aos arranjos de flores e cestos que compõem a decoração dando um toque de elegância. 

Para a decoração no casamento rústico durante a noite, velas e fios de luz estão liberados para deixar o ambiente acolhedor. Outro item que faz sucesso no estilo rústico são as bandeirinhas  e muito DIY para personalizar tudo.

 

casamento-rustico-chic
Jess Withey Photography

 

Convites para casamento rústico

Uma pequena prévia de como será o casamento começa pelo convite de casamento. No casamento rústico elementos como juta, renda, sisal e papel kraft são materiais bem comuns para o esse estilo.

Caso queria algo diferente, flores estampadas ou desenhadas podem decorar, deixando o convite de casamento rústico com um toque singelo, ao mesmo tempo, delicado.

 

convite casamento rústico
Via We Love

 

Bolo e doces para casamento rústico

Pequenos, grandes, trio de bolo, com flores naturais, espatulado ou naked cake, o bolo de casamento rústico complementa a beleza da decoração da mesa de doces.

Geralmente, o acabamento é mais singelo e com elementos naturais, sempre em harmonia com a decoração da mesa de doces. Além de estar atrelado com a personalidade dos noivos para deixar tudo com o jeito que eles desejam e sonharam para este dia. Um toque final charmoso são os topos de bolo dentro do tema para finalizar a decoração.

 

Buquê para casamento rústico

Quando o assunto é buquê de noiva podemos ficar horas aqui conversando sobre a beleza da flores e cores que ele traz para o completar o visual da noiva no grande dia.

Amamos tanto esse assunto que preparamos um post completo com tudo o que você precisa saber sobre buquê de noiva. Os buquês para casamento rústico são muito orgânicos, com cara de que fui ali no campo e colhi minhas flores, e geralmente abusam do mix folhagens, flores e sementes.

 

A noiva em um casamento rústico

A noiva é a protagonista do grande dia e sabemos que todos ficam ansiosos para ver o seu vestido. O melhor é que existe o vestido de noiva ideal para cada tipo de corpo, e nós aqui do Lápis temos dicas para ajudar a escolher, confira aqui!

Quando o assunto é estilo de casamento, a simplicidade do casamento rústico combina perfeitamente com um vestido de noiva romântico. Outros modelos que nunca sai de moda são os vestidos com renda que trazem um toque delicado e os vestidos de noiva vintage.

Os tecidos leves e fluídos são os favoritos para o casamento rústico, já que não limita os movimentos para aproveitar o dia da cerimônia até a festa- e olha que essa dica serve também para as noivas plus size, viu?  E dá para usar vestido de noiva curto num casamento rústico? Lógico que dá! Inclusive se a noiva apostar em botas – de cano alto ou curto- para complementar o look, melhor ainda! Veja aqui muitas inspirações fofas para sapato de noiva. Já as jaquetas, podem ser uma ótima opção para curtir a festa ao ar livre sem passar frio.

Para complementar o look, dá para usar muitos acessórios, como grinaldas e chapéus, e para finalizar, o véu da noiva. para a beleza, uma maquiagem iluminada e natural e um penteado de noiva seguindo a mesma linha, mesmo se o cabelo for curto.

O noivo em um casamento rústico

O casamento rústico pede por um dress code para os noivos com um vibe retrô e country. Por isso, os noivos que se casaram durante o dia podem apostar em um visual com traje claro. No final da tarde ou à noite, os tons escuros são perfeitos para ocasião.

E se o noivo quiser fugir ao estilo tradicional, aposte no versátil xadrez. Isso mesmo! A estampa dá um toque bem diferente ao traje do noivo. Além disso, os coletes estão liberados no casamento rústico.

Outros detalhes podem ajudar a compor um visual autêntico, como gravata de lã ou gravata borboleta que ficam charmosas e dão um toque despojado. Os suspensórios, eles dão um toque maravilhoso para o estilo do noivo de casamento rústico.

 

Os padrinhos em um casamento rústico

Os padrinhos estão ali para celebrar o amor junto com os noivos, logo precisam de um traje que combine com a proposta do casamento. Todos podem estar vestindo um traje da mesma cor, como exemplo. Ainda, se a intenção é deixar um clima descontraído para o grande dia, que tal padrinhos de tênis?

Assim como gravatas estampadas estão liberadas no casamento rústico. Outra opção é que os padrinhos se diferenciem do noivo com o uso de suspensórios e gravata borboleta, sem o uso de terno.

 

As madrinhas em um casamento rústico

As madrinhas podem usar vestidos no mesmo modelo ou do mesmo tom. Ou ainda, tom sobre tom, dentro da mesma paleta de cores. Confira aqui nossas dicas para combinar o vestido da madrinhas com a decoração de casamento. 

Num casamento rústico de dia os vestidos curtos e longuetes são uma excelente escolha. Cores mais suaves também são muito amadas pelas noivas na hora de escolher o vestido que as madrinhas irão usar no seu casamento rústico. O que não falta são opções quando se trata de vestidos de festa para casamento!

 

 

Lauren Nicole Photo
madrinhas casamento rústico
Moving Mountains

 

Daminhas e Pajens em um casamento rústico

Não é segredo que as daminhas e pajens roubam a cena durante o casamento, não é verdade? É um show de fofura na cerimônia!

No estilo rústico, vestidos coloridos, estampados, fluídos para as meninas ficam lindos. Assim como para os pajens com bermudinha, gravata borboleta, suspensório. Quanta lindeza!

 

Lembrancinhas para casamento rústico

Esse símbolo de agradecimento é um mimo que os convidados e os noivos levam para casa com todas as memórias desse dia incrível. Então, os noivos que estão à procura de uma lembrancinha de casamento perfeita para o estilo rústico, podem ter certeza que opções não faltam para encantar os convidados. 

As lembrancinhas de casamento comestíveis são muito populares e provavelmente uma das mais presentes nos casamentos de hoje em dia. Os noivos podem escolher os tradicionais bem-casados ou ainda outras opções em potinhos com porções individuais de geleia, bolo ou outras delícias. O charme fica por conta dos detalhes como fitas, juta e tags com toque rústico. 

Além disso, os noivos podem pensar em um mimo que os convidados possam usar durante ou após casamento. Se o grande dia acontecer no campo ou na praia, os leques de madeira são ótimos para os dias quentes. Assim, como os chinelos que são os favoritos na hora de presentear os convidados. 

Os casais que gostam de trabalhos manuais, o famoso projetinhos DIY, podem colocar a mão na massa e preparar lembrancinhas em casa. Reúna as madrinhas e padrinhos que ajudarão a deixar cada mimo com um toque bem especial.

 

Lembrancinha casamento rustico
Rodrigo Sack

 

Casamento rústico simples e econômico é possível?

Se tem uma coisa que combina com o casamento rústico são os projetinhos DIY. Eles deixam a decoração com a carinha dos noivos e expressam o carinho em cada detalhe criado. 

O DIY é bem recomendado para os noivos que querem colocar a mão na massa e dar aquela enxugada no orçamento. As lembrancinhas dos convidados, ou arranjos de centro de mesa, tags e outros detalhes que o casal pode abusar das suas habilidades e criatividade para decorar. Quer mais dicas como essa, leia nosso post com dicas para economizar no casamento

Outra ideia é reunir amigos e familiares que tenham habilidades para ajudar nessa missão. Isso com certeza deixará o grande dia ainda mais especial. 

Mas é bem importante lembrar que, para fazer alguns itens do seu casamento, é necessário ter tempo, paciência e planejamento. Fiquem de olho porque muitas vezes o barato pode sair bem caro.

 

casamento-rustico-diy
June Cochran

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler:

Casamento Brunch: tudo o que você precisa saber!
Casamento ao ar livre: um guia completo com tudo o que você precisa saber
Cortejo de casamento: ordem de entrada e de saída na cerimônia de casamento

 

 

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog