Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Corona Ebook

{Para inspirar} 5 noivos que adotaram medidas sustentáveis no casamento

Selo de identificação

Uma das nossas propostas para a semana de sustentabilidade, além de trazer muito conteúdo e dicas para as pessoas entenderem mais sobre o assunto e abraçar a causa conosco, é mostrar que tudo o que falamos é possível SIM de ser feito. Pode parecer mais trabalho e que vai até atrapalhar a organização do casamento, mas quando se decide que essa é uma das prioridades para que seu dia seja como sonhou, não é nada complicado, basta achar fornecedores que entendam a sua linha de pensamento.

Um dos nossos objetivos também é inspirar, você noiva, a adotar algumas posturas verdes no seu próprio casamento e nada melhor para fazer isso do que trazendo experiências de noivas reais, com seus casamentos que foram lindos, mágicos, e com propósito sustentável.

Você que nos acompanha nas redes sociais já tá sabendo que nossos casamentos sustentáveis e os fornecedores que levantam essa bandeira ganharam um selo exclusivo do Lápis, né? É uma maneira super prática para você identificar logo de cara os casamentos e fornecedores que tem esse propósito.

Conversamos com cinco noivas que já tiveram seus casamentos publicados aqui no blog e elas contaram com mais detalhes como organizaram sua jornada até o altar.

Veja abaixo a experiência dessas noivas que ajudaram a mudar um pouquinho o mundo com pequenos gestos, e fizeram diferença nos seus casamentos.

 

Priscilla & Victor

Priscilla e Victor disseram sim num casamento leve e minimalista em frente ao mar da Praia de Maria Farinha, em Pernambuco. Foi um dia alegre, colorido e planejado com muita consciência, pois o casal que já vive de maneira sustentável em todas as suas decisões de consumo do dia a dia, fez questão de trazer essa realidade também para o grande dia.

“Sempre me pergunto se preciso de fato comprar um item, e, quando a resposta é sim, me pergunto qual é a melhor forma de fazê-lo e de que forma a minha decisão gerará menos impacto negativo para as pessoas ao meu redor e para o planeta. Não poderia ser diferente no meu casamento.” conta a noiva.

Clique na foto para ver o casamento completo | Foto: Cabral Fotografia

 

Os noivos fizeram a diferença optando por:

  • Cardápio 100% vegano (há uma forte relação entre veganismo e sustentabilidade, devido à relação da pecuária com o aquecimento global, o desmatamento, a criação de monoculturas como a soja, etc.);
  • Não usar nenhum tipo de descartáveis. Para os drinks, os copos era reutilizáveis com material reciclável e canudos de bambu;
  • Chinelos de palha foram oferecidos aos convidados como lembrancinha;
  • Decoração com flores plantadas e materiais reutilizados;
  • Convites de casamento digitais;
  • Não houve nenhum presente físico, evitando que os convidados comprassem itens que não seriam indispensáveis.

 

Anna & Alexis

O casamento da Anna e do Alexis foi repleto de significado e com uma postura de consumo que está alinhada com o estilo de vida do século 21. Decidiram fazer a festa numa antiga casa de campo da família do Alexis em Craonne, na França, uma casa linda num lugar lindo, mas que estava num estado bem ruim de abandono. O resultado de tanto amor não poderia ser outro: um dia de conto de fadas, um sonho mágico.

“O nosso casamento apenas refletiu nosso estilo de vida, escolhas e hábitos de consumo consciente que levamos no nosso dia-a-dia. Não faria sentido pra gente fazer um casamento de outra maneira. Nós somos vegetarianos, procuramos ter uma alimentação local e sazonal, e pensamos que não poderia ser diferente nessa data tão especial. No nosso cotidiano também procuramos diminuir nosso consumo, tentamos comprar apenas o essencial, e sempre que possível, compramos de segunda mão. Também procuramos tirar proveito, valorizar e honrar o existente, ao invés de construir/comprar algo 100% novo. E isso tudo refletiu no nosso casamento.” conta Anna.

 

Clique na foto para ver o casamento completo | Foto: Diego Cogo e Veronique Bernard

 

Os noivos fizeram a diferença optando por:

  • Gastronomia vegetariana, sazonal e local.
  • Fizeram o casamento em uma antiga casa de campo da família do noivo, assim aproveitaram o espaço da casa e os objetos e móveis já presentes nela.
  • Misturaram objetos de decoração existente (louças, castiçais, toalha de mesa, quadrinhos, tapetes, vasos, etc.) com outros comprados de segunda mão, em brechós e bazares de antiguidade.
  • A maioria dos arranjos de flores foi feito com folhagens e flores da casa e da floresta ao lado.
  • As tendas (que nem precisaram usar) foram emprestadas de amigos.
  • Quando precisaram de fornecedores (como o piso externo, varal de luz, algumas louças) procuraram sempre fornecedores locais.

 

Raisa & Samuel

A história de amor da Raisa e do Samuel e os detalhes do grande dia atravessaram muitos quilômetros de estrada e três países. A proposta era de um casamento sustentável, com o estilo mais voltado para o rústico, buscando simplicidade nos detalhes. Não queriam nenhum tipo de exagero, porque para a Raisa e o Samuel era importante gerar pouco lixo. Tiveram o cuidado de tomar decisões de forma ambientalmente consciente. Para tanto, muitas das escolhas foram embasadas nos princípios da reutilização e reciclagem dos materiais, a cada passo ponderando sobre a verdadeira necessidade daquele item ou se ele poderia ser substituído por outra coisa.

“Na verdade não foi uma escolha. Para nós, adotar medidas sustentáveis durante a organização do nosso casamento foi algo muito natural, porque essa forma de pensar e agir já fazia parte do nosso dia a dia.”  conta Raisa.

 

Clique na foto para ver o casamento completo | Foto: Jefferson Palladino

 

Os noivos fizeram a diferença optando por:

  • Toda a papelaria do casamento foi feita com papel reciclado, desde os convites ao menu e numeração das mesas. Foi estimado junto com o fornecedor a quantidade ideal a ser impressa para que não sobrasse nadinha.
  • Usaram arranjos florais vivos e inteiriços (ou seja, sem cortar só a flor) ou vasos de diferentes folhagens e doaram os arranjos após festa.
  • Decoração das mesas dos convidados a partir da customização de vidros recicláveis em projeto DIY.
  • Uma árvore caiu no sítio do noivo. Aproveitaram o ocorrido para cortar bolachas de madeira e usar como suporte para os arranjos das mesas. O conjunto: bolacha de madeira + vidrinhos customizados + planta (que eram suculentas ou orquídeas) foram as lembrancinhas de casamento.
  • Doces e Bolo: pouco ou nenhum uso de forminhas.
  • Buffet: solicitaram ao buffet que, no caso de sobra de salgados, refeições e demais alimentos eles poderiam montar marmitas para a família da noiva, do noivo ou demais convidados.
  • Bar: optaram pelos copos e taças de vidro e canudos biodegradáveis e que fosse fornecido mediante solicitação do convidado.

 

Flavia & Gabriel

Quando a Flávia decidiu a data, entrou no mundo único das noivas e se assustou com a quantidade de itens necessários para se realizar um casamento. Muita coisa era de um único uso e destacados com muita facilidade. Ela se assustou com a quantidade de lixo que poderia gerar em um único dia. Foi assim que eles decidiram criar e fazer um casamento sustentável, planejando o casamento pensando no amanhã.

“Escolhi adotar medidas sustentáveis para o meu casamento porque sempre busquei implementar a sustentabilidade em todas as áreas da minha vida e, não foi por acaso, que o meu casamento foi planejando e pensando assim. Muitos itens percebi no planejamento que eram de um único uso e destacados com muita facilidade, me assustou com a quantidade de resíduo que poderia gerar em um único dia.”

 

Clique na foto para ver o casamento completo | Foto: Gabriel Pelaquim

 

Os noivos fizeram a diferença optando por:

  • Save The date e convite enviado por WhatsApp.
  • O lenço da cerimônia foi embalado no papel vegetal, ao invés de plástico, e o leque feito de papel semente que se tornou uma lembrança para os convidados levarem para casa e plantarem lindas margaridas.
  • As alianças entraram em uma muda da árvore da Felicidade.
  • No final da cerimônia foram jogadas pétalas de rosas do jardim da mãe da noiva.
  • O vestido e acessórios foram alugados.
  • Toda a decoração era do acervo da decoradora, não compraram nada.
  • Contrataram uma empresa para fazer a compostagem dos resíduos orgânicos.
  • Deram prioridade em flores plantadas e as de corte foram doadas após a festa.
  • Evitaram ao máximo o uso de plástico no casamento.

 

Pri & César

A Priscila e o César são um casal simples, que ama o mar e a natureza. A maior preocupação deles era ter uma celebração orgânica, leve, mas que principalmente tivesse significado real para os dois. Por isso optaram por uma cerimônia religiosa simples e para apenas alguns familiares, um luau à luz de velas, sem luxo, porém muito acolhedor. “Somos amantes da natureza, e por isso escolhemos a ilha do mel, pois ela representa muito daquilo que acreditamos para este mundo. Lá é um local de preservação onde os moradores respeitam e se dedicam a proteger natureza. A gente entende que essa simplicidade local é uma das formas mais lindas de amor.” conta a noiva.

Tudo foi organizado e pensado com cuidado e muito carinho para que não gerasse nenhum resíduo à praia, respeitando a natureza e a todos os moradores locais.

 

Clique na foto para ver o casamento completo | Foto: Douglas Constantino Fotografia

 

Os noivos fizeram a diferença optando por:

  • Contratar fornecedores locais.
  • Levar poucas flores de corte, pois a intenção sempre foi utilizar um pouco da vegetação local.
  • Buquê feito com algumas flores que nascem na beira da praia. Era muito importante pra eles carregar significado no que fosse possível.
  • Não locar móveis, as pousadas locais cederam suas peças, de coração! Então teve muito significado para os dois receber o carinhos dos fornecedores e moradores locais.
  • Optar por som ambientes, baixinho, e apenas um varal de luzes. Para eles o barulho do mar e as estrelas deveriam ser os protagonistas.
  • Evitar o uso de copos plásticos e no fim da festa se preocuparam em limpar o local e levar os resíduos para descarte apropriado.

 

Um Presente Muito Especial do Lápis

Nós sabemos que tem muuuuita informação e dicas úteis que você pode usar se decidir seguir o exemplo desses casais, e queremos facilitar o seu acesso ao nosso conteúdo, por isso fizemos um e-book bem completo com tudo o que você precisar saber para ter pertinho de você na sua jornada até o altar.

Mas não paramos por ai não! Na hora em que você pedir seu e-book, vai poder baixar também um checklist com todas as categorias para saber o que perguntar para seus fornecedores e os passos que você pode dar para deixar seu casamento mais sustentável. Corre e preenche abaixo para receber todo seu material!


 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

Casamento sustentável: o guia completo para um casamento consciente e com propósito
A história do upcycling e como ele chegou para deixar os vestidos de noiva sustentáveis
{Dicas Úteis} Todas as tendências para casamentos em tempos pós COVID-19

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog