Casamento sustentável e com macramês DIY fofos em Brasilia – Flavia & Gabriel

A intenção da Flávia e do Gabriel não era fazer um casamento enorme, era trazer as pessoas que amam para celebrar a união deles de uma forma leve e com muito amor.

Quando a Flávia decidiu a data, entrou no mundo único das noivas e se assustou com a quantidade de itens necessários para se realizar um casamento. Depois de um tempo com muitos eventos e reuniões até chegar o grande dia, percebeu que nem sempre serão necessários.

Muita coisa era de um único uso e destacados com muita facilidade. Ela se assustou com a quantidade de lixo que poderia gerar em um único dia. “Sim, casamento é um sonho, mas nem por isso preciso fechar meu olhos para tudo que é gerado. Eu sempre fui adepta ao menos é mais e buscar o lado sustentável em todas as coisas que eu faço no meu dia a dia, por essa razão, não teria como eu fugir disso no meu casamento também.”

Foi assim que a Flávia e o Gabriel decidiram criar e fazer um casamento sustentável. Eles não poderiam deixar de planejar o casamento sem pensar no amanhã.

Criaram até um perfil no Instagram para ir divulgando ideias que encontravam para outras noivas. A Flávia acredita que, assim como ela, muitas estão buscando ideias mais sustentáveis para os seus casamentos.

Vamos ver juntas?

 

 

Como fazer um casamento sustentável

“Decidimos fazer a cerimônia durante o dia, para utilizar o máximo de energia do sol. Nosso convite foi via WhatsApp, assim como no nosso Save the date, e nossas confirmações foram feitas pelo site que eu mesma criei.”

O lenço da cerimônia foi embalado no papel vegetal, ao invés de plástico, e o leque feito de papel semente que se tornou uma lembrança para os convidados levarem para casa e plantarem lindas margaridas.

As alianças entraram em uma muda da árvore da Felicidade que a Flávia  e o Gabriel irão cultivar, assim como seu amor.

Já no final da cerimônia foram jogadas pétalas de rosas do jardim da mãe da Flávia. Ela cultivou, colheu e secou cada uma delas com muito carinho e o trigo da passarela foi cultivado pelo seu pai.

Na festa, fizeram os doces sem forminha de plástico ou forminhas enfeitadas para evitar mais lixo. Na verdade, evitaram ao máximo o plástico de único uso ou no geral. Não distribuíram chinelos, e o tradicional bem-casado foi substituído pelo pão de mel feito pela mãe da noiva e embalado em papel.

Contrataram uma empresa para cuidar de todo o lixo gerado no casamento, tornado um evento Lixo Zero.

“Ah! minha mãe fez também as mandalas todas em crochê para enfeitar a mesa do bolo, depois foram dadas de lembranças para alguns fornecedores e convidados. O meu vestido foi alugado, assim como os brincos e o enfeite do meu cabelo.

Acho que isso é um pouquinho de tudo que foi feito no nosso casamento, foi um dia muito especial, com muitas pessoas queridas e como uma energia ótima e muito feliz.”

Veja também as nossas super dicas para fazer um casamento sustentável dos sonhos!

 

 

Dicas da Flávia

“Não se estresse, procure fornecedores que estejam alinhados com o seu pensamento e sonho, que transmitam confiança e que já possuam experiência em casamentos. 

Lembrar que sua festa deve e pode ser linda, mas que no outro dia terá uma quantidade enorme de itens que vão ser descartados. Planeje, decida e repense em cada coisinha que colocar no seu casamento, entenda como cada um pode causar impacto no nosso planeta e como pode ser substituído (por itens que podem ser reutilizados ou reciclados) ou até mesmo não utilizado.

Lembre que para ser lindo não precisa de tantas coisas, as vezes é uma ideia nossa, mas os convidados não vão nem perceber se tiver ou não no dia. O importante mesmo para ser especial é imprimir a sua personalidade e essência, tenho certeza que assim não terá erro.”

Você sabe como escolher o tipo e estilo de casamento ideal para vocês? Clique aqui e conheça todas as opções!

 

 

Projetinhos DIY

A mãe da Flávia fez todas as mandalas de crochê, e ela fez o layout convite e o menu da mesa (que na verdade não foi um menu e sim uma explicação sobre o casamento sustentável).

Já no final da cerimônia foram jogadas pétalas de rosas do jardim da minha da noiva. Ela cultivou, colheu e secou cada uma delas com muito carinho, embalaram em saquinhos de papel de pipoca e o trigo da passarela foi cultivado pelo seu pai.

As flores e folhagens queridinhas dos buquês de noiva em 2019/2020: flor de algodão, antúrios e costela de Adão

 

 

Momentos Únicos

“Foi a hora que meu pai entrou e cumprimentou o meu noivo. Acredito que essa passagem de entrega é o momento mais significativo para a cerimônia. É o momento que você sente que todos estão emocionados e que a união está em fim concretizada.”

Rei absoluto da mesa de doces, veja as 15 tendências para bolo de casamento do Lápis.

 

 

Foi gol!

“Nos conhecemos na Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro.” Era o segundo jogo do Brasil e a Flávia e o Gabriel estavam no Baixo Gávea. No caminho para o banheiro, passaram um pelo outro e se cumprimentaram. Conversaram rapidamente, trocaram telefone e combinaram de se encontrar na esquina de um bar (o que nunca aconteceu, pois os celulares estavam sem sinal). Por sorte, estavam em grupos próximos, quando se avistaram, voltaram a se falar e foram comprar uma bebida. Assim que começou tudo…

Em 2016, a Flávia se mudou para Brasília e ficaram quase seis meses na ponte aérea BSB x SDU, quando, em agosto do mesmo ano, o Gabriel conseguiu um emprego em Brasília e foi atrás do seu amor. Já morando juntos desde a mudança para a capital, resolveram formalizar a união no início de 2019, após mais de um ano de noivado.

Tudo o que você precisa saber para montar uma lista de casamento sem estresse, e com planilha de convidados para baixar GRATUITAMENTE!

 

 

Um pedido bem atrapalhado 

O pedido de casamento foi uma atrapalhada após a outra. A Flávia havia ficado fora por um mês em viagem a trabalho. Nesse tempo, o Gabriel havia encontrado um novo apartamento para morarem e buscaria as chaves na semana em que a Flávia retornaria para Brasília. Estava tudo programado para a Flávia chegar, ir conhecer o apartamento novo e ser surpreendida com um anel de noivado no novo quarto. Contudo, a Flávia também quis fazer uma surpresa para o Gabriel e voltou horas antes do combinado, deixando o Gabriel sem saber o que fazer, pois a surpresa ainda não estava montada e a Flávia se recusava a ir ao novo apartamento por estar muito cansada, insistindo em deixar para o dia seguinte e ir direto para o apartamento que então viviam. Acontece que, para complicar ainda mais, o Gabriel estava passando a noite no hotel em que trabalha, e, como não queria deixar passar o pedido do casamento nem mais um dia, insistiu para que fossem passar a noite no hotel. Depois de muito pedir, a Flávia foi ao hotel e encontrou o anel na cabeceira da cama.  

Saiba como escolher a aliança de casamento perfeita!

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler

{Dicas Úteis} 12 tendências para convite de casamento em 2020
{Inspiração} Como usar letreiros de neon na decoração de casamento
{Inspiração} Decoração de casamento com acrílico: todas as dicas para usar transparência

Fornecedores

Local da Cerimônia, Recepção: Espaço Renascença | Decoração, Mobiliário: Lu Bello | Buffet: Coffee Break | Cerimonial: Roberto Rocha | Fotos: Gabriel Pelaquim | Filmagem: Bruno Zakarewicz | Beleza da noiva: Laddove | Doces: Stoffel e Cirônia | Bolo: Doux | Vestido da Noiva: La Fiancée | Acessório de Cabelo da Noiva: Baroque | Sapato da Noiva: Daniel Valadares | Buquê, Lapelas do noivo e padrinhos: Camilla Holtz | Música Cerimônia: Mareante | Ilustração: Priscila Dufloth | Traje do Noivo: High Steel | Sapato do Noivo: Mr Cat | Gravata do Noivo e Padrinhos: Gravataria Charm | Celebrante: Dra. Eunice | Doces: Cirônia e Stoffel | DJ e Banda: Vinícius Mareante | Assessoria: Roberto Rocha | Alianças: H.Stern

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog