Anel de Noivado: tudo o que você precisa saber

Você sabe a história do anel de noivado? Sabe qual a tradição? Com o usar? A diferença entre aliança de noivado e anel de noivado? Nós fizemos um post suuuuuuuper completão para você saber de tudo!

 

anel de noivado

 

Nossa, e esse anel deslumbrante no seu dedo, conta pra gente! Como foi o seu pedido? Nossos corações se encheram de alegria com esta notícia tão gostosa!

Ou será que vocês estão conversando sobre planos para o futuro e já está sonhando com seu pedido de noivado… ou está desconfiada que ele vai acontecer naquele momento que menos se espera?

Dica do Lápis: se vocês estão pensando em ficar noivos, discretamente, assim como não quer nada, copie e cole esse link no whatsapp do amor de sua vida. Vai ficar muito fácil para escolher o seu anel com tanta dica!

O momento que a gente ouve “Casa comigo?” é de perder o folego e são muitas emoções ao mesmo tempo, não tem como não chorar, né? Nós temos muitas recordações doces desse momento.

Veja aqui alguns pedidos de casamento surpresa que já passaram pelo blog

 

Foto: Heart Bandits

 

Como foi com as meninas do Lápis

A gente sabe que você está morrendo de curiosidade de saber como foi o pedido da Lore e da Junia e quais anéis elas ganharam! Nós contamos, em primeira mão, todas as emoções daquele dia!

Lorena & Diego

A Lorena e o Diego estavam vivendo um romance de ponte aérea. Ele de São Paulo, ela do Rio de Janeiro. Com um ano de namoro, o Diego fez uma viagem para fora do país. Na volta, a Lorena foi buscá-lo no aeroporto, e ele trouxe uma mala de presentes para ela!

Ela foi vendo tudo, encantada com tanta coisa. Diego então disse que o presente mais importante que ele queria dar para ela era pequenininho. Pegou uma caixinha que trouxe da viagem com um solitário em corte Princesa dentro. O Diego então joelhou e disse que a amava muito e perguntou se ela queria casar come ele. Foi muito especial!! Mal sabia o Diego que a Lorena também tinha um pressente para ele: eram várias cartinhas com todos os momentos principais que já tinham vivido até aquele momento.

Foi, como ela mesmo disse, um pedido intimista, só entre eles dois e nada de grandes produções. Foi do jeito deles, bem especial e o que ela sempre sonhou. O anel é super lindo e a Lorena usa até hoje!

Clique para ver todos os detalhes do casamento da Lorena

 

Pedido de casamento da Lorena

 

Junia e Licius

O Lícius sempre gostou de fazer surpresas para a Junia, e para um momento tão importante quanto o pedido de casamento, ele queria algo especial e inesquecível, mas ao mesmo tempo singelo e somente entre os dois.

Aí veio a ideia de fazer uma caça ao tesouro! As pistas estariam sempre em locais que eles frequentaram na fase do namoro. O começo da caça tão especial foi no prédio onde a Junia morava. Ele subiu até o telhado e lá deixou a primeira pista para ela.

Depois de tudo organizado, ligou para a Junia e pediu para ela ir até o telhado. Avisou que, a partir daquele momento, não poderia mais falar com ele. Enquanto a Junia se dirigia para o primeiro restaurante que eles foram quando saíram pela primeira vez juntos, ele foi para o último lugar da caça para esperá-la, na praia do  Recreio, no Rio de Janeiro.

Eram cerca de 7 lugares diferentes e levou um tempão para a Junia desvendar tudo, as pistas não eram nada triviais!

Ele a esperou na praia com um solitário de corte redondo, que sempre foi o sonho dela! Já era pôr do sol quando ela chegou (não poderia ser mais romântico!). O Lícius estava de costas para ela, e quando virou, perguntou se ela queria casar com ele. Foi muito emocionante!

Veja mais sobre o casamento da Junia e do Licius

 

Anel de noivado da Junia e Lorena

 

A origem do anel de noivado

Os historiadores atribuem a tradição do anel de noivado aos egípcios. Há indícios, porém,  de que a troca de anéis entre duas pessoas apaixonadas era super comum na Grécia e Roma.

Na Grécia Antiga, era costume presentear a pessoa amada com um anel de noivado anunciando o futuro casamento.

No Egito (por volta de 2800 a.C), os anéis eram feitos de ouro ou prata e eram utilizadas por toda vida. As equipes de escavadores encontraram essas joias nas múmias. Os anéis costumavam ser encontrados no terceiro dedo da mão esquerda. Daí a lenda de que os egípcios acreditavam que uma veia (veia “amoris” ou veia do amor) ligava o dedo anelar esquerdo diretamente ao coração.

A Igreja Católica, na cultura ocidental, só reconheceu esse símbolo no século 11, mas o hábito de usar o anel de noivado e as alianças só ficou popular em meados do século 16. O anel de noivado como conhecemos hoje, com diamantes, teve primeiro registro em 1477 quando o Arquiduque Maximiliano da Áustria, ao pedir em casamento a Condessa de Borgonha, a presenteou com um anel de noivado de diamantes que formavam a letra “M”. Seu nome era Maria.

 

Anel de noivado da Condessa de Borgonha

 

Como o anel de diamantes se tornou anel de noivado

A joalheria Tiffany & Co. lançou o design ícone Tiffany Settingem 1866 e pronto, nasceu o anel de noivado que se tornou lenda: ele tem seis garras que levantam o diamante, o que dá maior destaque à pedra. O modelo é conhecido como Solitário e é, até hoje, um dos modelos mais procurados e copiados no mundo todo.

Em 1947,The Beers (um conglomerado de empresas envolvido na mineração e comércio de diamantes) lançou a campanha “Diamonds are forever”. Isso acabou eternizando o diamante como a pedra do amor e transformou o tipo de anel com diamante num clássico para pedidos de casamento!

Aliás, foram eles que começaram com a baboseira nos EUA de que um anel de noivado teria que custar dois meses do salário da pessoa, logicamente para que se gastasse mais! Isso não é mais levado ao pé da letra mais, tá? Gasta-se o quanto cabe no orçamento, ninguém quer começar uma nova vida com dividas.

 

Baixe GRATUITAMENTE a nossa planilha de planejamento financeiro para casamento.

Fonte: Tiffany & Co

 

 

Anel de noivado ou alianças?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Todo pedido de casamento é (quase) sempre marcado com um símbolo maior de amor, que é colocado no dedo da pessoa amada.

O anel de noivado é uma joia de valor mais robusto. De design e gemas mais luxuosas, é perfeito para quem quer surpreender a pessoa amada durante o pedido.

Hoje muitas noivas já vão escolher o anel junto, para que elas recebam uma joia que vão usar o resto da vida com prazer. No caso de um pedido surpresa, levar uma amiga próxima ou parente para ajudar com a escolha é uma maneira segura de que a noiva vai gostar do presente.

A aliança representa o início da vida de casados, simboliza o casamento em si e são um estilo mais clean, feitas de vários tipos de ouro ou platina. O design circular da aliança por si só já passa a ideia que ela representa no casamento: a eternidade.

 

Foto: D&H Jeweler

 

Pedido de casamento com anel de noivado

Cada país tem uma tradição diferente. Entre os casais brasileiros, o pedido de casamento pode ser feito com um anel de noivado. Solitário ou não, é um anel com gemas que podem variar em tamanho, formato e design.

A noiva pode usar o anel na mão que preferir. Tradicionalmente ele é usado, no Brasil, no dedo anelar da mão esquerda.Isso por que, simbolicamente, colocar um anel no dedo anelar de alguém significaria estar mais próximo do coração dessa pessoa.

No caso do anel de noivado, tradicionalmente só a noiva usa. Mas também existe a opção de o noivo usar uma aliança na mão direita, simbolizando o elo entre o casal.

Veja aqui o guia completo sobre convites de casamento do Lápis.

 

 

Pedido de casamento com alianças

Fazer o pedido de casamento com uma aliança é mais frequente no Brasil. As duas pessoas usam uma aliança no dedo anelar da mão direita, simbolizando o compromisso entre os dois.

No dia do casamento elas podem ser substituídas por novas ou simplesmente mudam de mão, para o dedo anelar da mão esquerda. Essa mudança ocorre porque a aliança de casamento deve ser usada na mão do lado do coração.

Quanto custa um anel de noivado?

Tudo depende do que se está procurado: estilo, design, material e gemas. Dos pedidos de casamento com anéis improvisados de palhinha trançada (muito fofos) , tatoos, alianças, anel de família ou solitários do tamanho de cubos de gelo das celebridades, todos os desejos são possíveis quando se pensa nessa joia cheia de significado.

Dependendo do que se procura, um anel de noivado exige um investimento alto. Isso porque ele envolve gemas em tamanhos maiores e em mais quantidade além de metais nobres como ouro ou platina.

Dica do Lápis: Não se esqueça que é preciso colocar também no orçamento o valor das alianças de casamento que serão compradas para o casamento.

Baixe o nosso e-book “Fiquei Noiva, por onde começar?” e organize seu casamento sem estresse!

 

Foto: Lisa Mark

 

Qual pedra escolher?

Diamantes ainda são os queridinhos das noivas, mas algumas gemas têm significado especial e tudo depende do gosto e do simbolismo. Oque não falta são gemas maravilhosas, como esmeraldas, rubis, safiras, além das pedras semipreciosas como água-marinha,turquesa, ametista, granada, entre muitas outras.

A quantidade de pedras também tem significado: 1 pedra significa a união, ser dois em um.  Três pedras são usadas uma para cada etapa da relação: te amei, te amo e sempre te amarei.

Pode ser personalizado?

Tem coisa mais romântica do que o amor da sua vida desenhar um anel para você, ou customizar com a sua carinha? Tudo pode ser personalizado em um anel: do tamanho e corte da gema até a gravação no interior com aquelas palavras com significado tão único para vocês.

Hoje ainda existem lugares onde vocês dois podem passar pelo ritual de forjar juntos os anéis – isso mesmo, colocar a mão na massa- do zero. Tudo isso em uma tarde com muita cumplicidade, parceria, risadas e suor.

Clique para ver mais de 70 inspirações de lembrancinhas de casamento.

 

 

Como usar o anel de noivado?

As tradições e hábitos locais de um país foram evoluindo e se adaptando às mudanças sociais. E depende da vontade de cada um também para usar um anel ou aliança de noivado.

Se você segue mais a linha tradicional aqui no Brasil, use o anel de noivado no dedo anelar da mão direita.

Se você não liga para tradições, o dedo certo para usar o anel de noivado é o dedo que você quiser.

Resumindo, mas não precisa seguir ao pé da letra:

  • Anel de noivado é usado somente pela noiva no dedo anelar em qualquer mão.
  • As alianças de noivado geralmente são usadas no dedo anelar da mão direita.
  • As alianças de casamento são usadas no dedo anelar da mão esquerda.
  • As alianças de casamento podem ser usadas com o acompanhamento do anel de noivado e/ou aparador de aliança.

 

Foto: Valorie Darling

 

Uma joia para cada noiva

Cada mulher possui um estilo diferente, e você conhece sua amada como ninguém! Nos separamos algumas sugestões para você achar o anel ou aliança perfeito para o pedido de casamento conforme o perfil dela.

Clássica

Romântica, a mulher clássica segue a tradição à risca! Por isso, uma aliança de noivado pode ser a melhor opção para ela, afinal é cheia de simbolismo.

Moderna

Anéis de noivado em cores e formatos diferentes e pedras preciosas coloridas e inusitadas são um verdadeiro sonho para essas noivas. Essas mulheres amam tudo o que é inovador.

Minimalista

Menos é mais: as alianças de ouro simples, ou solitários pequenos de corte limpo são perfeitos para ela. O importante é que a noiva se identifique com o anel!

Sofisticada

A mulher sofisticada gosta de luxo, elegância e brilho. Seu anel tem que encher seus olhos.

Saiba como escolher a aliança de casamento ideal.

 

Aparador de aliança

Um aparador de aliança nada mais é do que uma joia usada para segurar e complementar a aliança.Como ele tem a função de um acessório,existem inúmeras opções para escolher. Ele pode ser um anel fino abaulado, sem garra ou adornos superficiais, uma meia aliança ou aliança inteira com gemas preciosas ou semipreciosas.

O aparador é usado em conjunto com o anel ou aliança. A noiva pode optar por um ou dois aparadores, ou quantos ela quiser, na verdade.

Uma outra utilidade para o aparador é prender a aliança, para aqueles dias em que ela esteja um pouco larga (nós temos flutuações no corpo, né?) e saindo do dedo. Ou seja, ele pode ser comprado em uma numeração um tiquinho menor, coisa de meio ponto, para evitar que a aliança fique andando no seu dedo.

Essa é uma tradição dos países europeus e americanos, que já chegou com força no Brasil. Os aparadores de aliança também são uma ótima opção para comemorações de bodas!

 

 

Como escolher um aparador de aliança

Alguns pontos para você pensar na hora de escolher seus aparadores de aliança:

  • Escolha modelos que complementem bem a aliança e o todo;
  • Pode-se misturar ouro branco com amarelo e rosé, assim como brincar com as gemas e modelos;
  • A combinação tem que ter sua carinha, afinal a ideia é usar esses anéis para sempre, como a aliança;

Vai fazer uma festa para comemorar seu noivado? Confira aqui lindas inspirações de decoração.

 

Foto: Hey Kenziee

 

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog