ebook lapis de noiva

Corona Ebook

O que é e por que escolher um vestido de noiva usado (second hand) ou vintage

Selo de identificação

Encontrar o vestido de noiva dos sonhos é encontrar uma roupa para melhorar e refletir a pessoa que a veste, não importa se ela é nova ou se já tem um pouco mais de história. Um vestido de noiva usado de segunda mão, pode ser mais econômico, especial e amigo do meio ambiente.

 

vestido de noiva usado
Lemonade Pictures

 

Vestido de noiva usado de segunda mão, vale a pena?

A maioria de nós não pensaria duas vezes em pedir emprestado, alugar ou comprar quase tudo. Pensa bem: você não pede um livro ou uma bolsa emprestados ou aluga um carro?

Muitas vezes mais barato, sempre mais ecológico e cheio de histórias, estamos mais do que acostumadas a alugar uma casa de praia ou receber uma aliança que foi de uma mulher querida da família, especialmente nos últimos anos em que várias plataformas online tornaram mais fácil do que nunca compartilhar isso tudo.

Mas quando o assunto é vestido de noiva de segunda mão, a opinião fica dividida. Nem todas as noivas vêem essa opção como um meio de realizar seu sonho. Usar um vestido do jeitinho que se imaginou é uma tentação grande. No entanto, notamos que existe um aumento no interesse por parte das noivas em optar por vestidos de noiva usados. As procuras on-line por vestidos de noiva que incluem as palavras “vintage”, “usado” ou “second hand” aumentam coletivamente 38% ano a ano.

Fomos bater um papo com a Daniela e a Rafaela da Redress Noiva, ateliê de vestidos de noiva da segunda mão em Brasília, para dividir um pouquinho  tudo o que você, noiva, precisa saber para escolher o seu vestido de noiva second hand. A marca delas surgiu como um grito à economia colaborativa em meio aos casamentos e já viramos fãs.

 

vestido de noiva usado
Angela Ward Brown Photography

 

O que é um Vestido de Noiva de Segunda Mão?

É aquele vestido que já foi usado por uma outra noiva, apresenta um perfeito estado de conservação e é um modelo atual, possibilitando dessa forma, a continuidade de uma história e uma nova oportunidade à peça.

Dica do Lápis: Baixe gratuitamente o nosso e-book “Fiquei Noiva, por onde começar?” e organize seu casamento sem estresse!

 

Os Vestidos Vintage também são Considerados Second Hand?

Os vestidos vintage (com 20 anos ou mais de idade) podem ser considerados usados ou second hand. A grande vantagem deles é que foram feitos com material de qualidade incrível- imaginem a seda pura, bordados e a renda das décadas passadas- e construídos com perfeição, tanto que, se eles fossem feitos hoje, custariam uma pequena fortuna. Vintage também inclui os vestidos de haute couture de designers famosos, por preços muito reduzidos. Ao escolher um vestido vintage você ganha muita qualidade por uma porcentagem do valor real.

 

 

3 Bons Motivos para Escolher um Vestido de Noiva Usado

1) É bom para o planeta

Os noivos que se casam agora estão muito conscientes dos danos que causam no planeta e estão procurando ativamente ser o mais ecologicamente corretos possíveis. Quando lançamos o nosso super post sobre tendências para casamento em 2020, quase quebramos a internet ao afirmar que os casamentos ecológicos não são tendência, são uma realidade e parte do lifestyle. Para se ter uma ideia, a busca por casamentos com pouco desperdício cresceu 235% no Pinterest.

Ao fazer com todos ficassem em lockdown, o COVID-19 (veja nosso post sobre o assunto AQUI) fez com que os noivos prestassem ainda mais atenção às maneiras de reduzir o impacto ético e ambiental de seu consumo dentro de casa, o que está refletindo numa nova maneira de viver e isso tudo, com certeza, vai refletir em seus casamentos. Uma das maneiras de diminuir a pegada de carbono do grande dia é não investir num vestido de noiva que vai ser usado somente uma vez na vida.

 

 

2) O Custo Benefício

Não se pode negar o custo e o quanto seu budget vai te agradecer por escolher um vestido usado (second hand). Vai fazer uma grande diferença na sua planilha financeira do casamento. “Um  motivo bastante relevante é o valor que você investe em uma peça second hand, considerando o valor real de mercado do produto. A peça second hand sempre terá um custo benefício maior.”

É claro que os preços são influenciados pelo designer e pela idade do vestido, mas geralmente têm um bom desconto no preço original de varejo. “Hoje um vestido second hand no Brasil chega a custar até 60% mais barato que um modelo novo. Essa porcentagem pode variar bastante e é realizada individualmente com cada vestido. Ele depende de muitos fatores, como o ano da compra, a marca, tecidos, modelo e principalmente o estado em que ele se encontra”, diz Rafaela da Redress Noiva.

 

Angela Ward Brown Photography

 

3) Valor Sentimental

“Ressignificar os vestidos em um movimento de sonoridade de noiva para noiva. É dar continuidade a histórias, sentimentos e momentos, de modo que esses impactam na vida.”

O prazer sentimental de ver um vestido renascer dessa maneira só aumenta quando pertence a um membro da família.

Dica do Lápis: fizemos um post cheio de inspirações de vestido de noiva para você que tem mais de 35 anos! Viva as mulheres maduras!

 

 

Os Prós e Contras em usar um Vestido Second Hand

Assim como qualquer outra coisa, a compra de um vestido de noiva usado tem seus prós e contras.

Os prós

O preço: A grande vantagem dos vestidos de noiva usados-ou second hand- é que muitas vezes você pode encontrar um maravilhoso por uma fração do seu custo original. O seu vestido de noiva dos sonhos pode sair uma pechincha.

Já foi usado num dia muito feliz: Os vestidos de noiva foram feitos para serem usados no que é considerado um dos dias mais felizes e importante da vida. É uma pena deixar uma peça tão bonita pendurada no fundo de um guarda-roupa. Estamos na era da consciência que nos faz repensar hábitos e atitudes e a economia circular é a alternativa para a melhor relação com o meio ambiente e com a moda.

Muitas oportunidades: Existem muitas ofertas de vestidos de noiva usados e você pode acabar se apaixonando por um estilo, cor ou modelo que você nunca imaginou antes.

Fazer parte de algo maior: Compartilhar histórias e colaborar com a moda consciente.

 

Kitchener Photography

 

Os contras

O preço: Obviamente, nem todos os vestidos de segunda mão são baratos. É preciso pensar bem se você prefere um vestido de marca famosa por estar mais barato ou se prefere alguma outra opção (um vestido novo sem marca conhecida, um vestido upcycled, um vestido feito à mão, ou de linha, etc.)

Já foi usado antes: A realidade é que vestidos de noiva de segunda mão já foram usados antes. Se a exclusividade é um fator importante para você, um vestido second hand não é a melhor escolha. “Para noivas que buscam um modelo exclusivo feito sob medida, este não se encontra no mercado second hand.”

Tamanho: A restrição de tamanho é um dos principais contras. Os vestidos de noiva costumam ser feitos para se adequar a uma noiva em particular; portanto, encontrar um que se encaixe corretamente no seu biotipo pode ser um problema. Veja aqui como escolher o vestido de noiva ideal para cada tipo de corpo.

–> Dica do Lápis: uma solução é comprar um vestido de noiva usado maior que o seu tamanho e alterá-lo. No entanto, isso implicará custos de alteração que você deverá planejar no seu orçamento.

 

Ash Powell

 

Como Comprar ou Alugar um Vestido de Noiva Usado?

Assim como a compra de vestidos de noiva novinhos em folha, pode-se encontrar um vestido de noiva usado pesquisando na Internet, visitando lojas especializadas ou abrindo o armário das mulheres da sua família.

Somente você – olhando seu próprio orçamento, seu corpo, sendo realista com suas expectativas e sincera com seu gosto – saberá qual das opções é a melhor para você.

 

Vestidos de Noiva Usados Online

Se você gostou de um vestido e vai comprá-lo em algum site, temos algumas dicas para que você não acabe com uma enorme dor de cabeça. Infelizmente acontece mesmo, gente! Aliás, essas regrinhas valem para vestidos novos também, tá?

  1. O processo de compra online será feito sem assessoria nenhuma e ficará por sua conta e risco. Alguns sites têm chat ou assessoria muito limitada, então não conte com a eficiência deles nessa hora.
  2. Analise cuidadosamente as referências do e-commerce. Olhe os reviews, os comentários, e principalmente, as reclamações. Leia atentamente a política de trocas e devoluções.
  3. Temos que falar de custos, né? Além do vestido em si, é preciso calcular o frete e o fato de seu vestido acabar na alfândega aqui e ser taxado. Você vai comprar em dólar ou euro? Não se esqueça da cotação e os impostos e taxas do cartão de crédito.
  4. A gente sabe que o povo abusa do Photoshop nas imagens de e-commerce. As fotos divulgadas são sempre editadas e corrigidas com filtros, a peça é sempre diferente da que você vai receber. Se possível, peça fotos detalhadas do modelo que você se apaixonou, pergunte qual o tipo de tecido usado e como é o acabamento.
  5. Envie suas medidas exatas, nem muito grande, nem pequeno demais.
  6. Este tipo de compra pede muuuuuita antecedência. Imagine tudo o que pode acontecer (prazo de entrega + tempo de correio + tempo para liberar na alfândega + tempo para fazer ajustes) para calcular com quanta antecedência você vai precisar comprar seu vestido.

 

 

Agora falando especificamente sobre vestidos second hand:

  1. Você vai precisar de bastante tempo pesquisando até achar o vestido dos seus sonhos.
  2. Seja específico com seus termos de pesquisa: citar as marcas ou épocas associadas ao estilo que você deseja ajudará a restringir a pesquisa aos itens mais relevantes.
  3. Seja flexível com os tamanhos, os ajustes e cortes dos vestidos de noiva antigos e usados ​​podem ser bem diferentes dos dias de hoje, por isso não espere que o seu tamanho habitual seja 100% equivalente ao da peça. Além disso, como ele foi usado, também pode ter sido alterado.
  4. Seu vestido vai precisar de ajustes. A maioria das noivas precisa alterar o vestido de casamento após a compra, portanto, não se assuste com a ideia de ter que alterá-lo para se adequar ao seu corpo.
  5. Considere a condição da peça. Sinais mais significativos de desgaste e danos exigem mais reflexão. Não arrisque seu dinheiro com itens desgastados, furados e manchados.
  6. Não tenha medo de fazer perguntas! A beleza de fazer compras através de uma plataforma significa que você tem uma linha direta com o vendedor, onde pode fazer as perguntas que quiser.
  7. Se você gostar do vestido, compre: vestidos vintage e usados geralmente são peças únicas.
  8. Se possível, prove modelos similares antes da compra online, para ter a certeza do caimento.

 

 

Vestidos de Noiva Usados em Loja Física

Para algumas noivas, a experiência da boutique é única que elas fazem questão de vivê-la. Felizmente existem muitas lojas com curadoria impecável no mercado. É como conta a Daniela  da Redress Noiva, “uma loja second hand é igual as outras. Independente das peças já terem sido usadas, é importante a noiva ter a mesma atenção e cuidado dos atendimentos das outras loja.”

Lojas com esse propósito buscam produtos de qualidade e que, além de ter maior durabilidade, também sejam atemporais, como são os caso das roupas e acessórios de grifes. Esse é um momento mágico em que a noiva tem que se encontrar e realizar o grande sonho da sua vida, achar o vestido ideal para seu casamento.

  1. Pesquise e faça uma pasta com inspirações e referências. Conheça seu corpo para saber valorizar bem a sua silhueta, escolher realmente o que tem a ver com você! Confie no profissional que  a atender, tenha certeza que o objetivo dele é te ajudar e te ver realizada, essa é a maior gratidão/ recompensa.
  2. Conheça a loja e seus propósitos, para ter a certeza de que os produtos são selecionados a partir de um criterioso processo de curadoria para criar uma experiência completa e oferecer vestidos em boas condições. Tenha a certeza de que a loja garante a qualidade e principalmente, a autenticidade de cada peça.
  3. Não compre cegamente, sem fazer perguntas e sem estar 100% satisfeita.
  4. Verifique cuidadosamente se há imperfeições antes de comprar. Vestidos usados podem ter algum desgaste e é importante que você esteja completamente satisfeita com sua escolha.

 

Rooftop Mosaic

 

Pergunte na hora da compra

É importante ser questionado sobre a possibilidade de alterações no vestido; o prazo para o início dos ajustes e entrega; o que será necessário para as provas; como armazenar o vestido até a data do casamento, bem como as formas de pagamento e esclarecimento das questões contratuais.

Vestido de noiva plus size: simples, curto, sereia, princesa, para cerimônia religiosa, civil e mais, para vocês donas de curvas bem delineadas!

 

Elaine Williams Photography

 

As Possibilidades de Alterações

Diversas alterações são possíveis, desde que não haja a mudança da silhueta e estrutura do vestido. Deve-se respeitar as limitações individuais de cada vestido.

Confecção de diferentes tipos de manga, alça, bordado, aplicação de rendas, decote, tudo isso é viável realizar nos ajustes dos vestidos. São alterações que agregam muito ao look e mudam completamente do modelo original. Falamos bastante sobre alterações no nosso post sobre vestidos de noivas e upcycling, corre lá para ler!

 

vestidos de noiva usados
Alex Tenters Photography

 

Perfeição leva Tempo

Com quanto tempo de antecedência a noiva precisa comprar seu vestido para dar tempo dele ficar perfeito? Para vestidos second hand, o prazo aconselhável para a escolha do vestido de noiva é de 10 (dez) a 6 (seis) meses de antecedência do casamento.

A importância desse prazo é em virtude das questões que estão relacionadas diretamente com o vestido de noiva.

Acessórios, buquê, cabelo e maquiagem, sapato são itens que a noiva precisa fechar após a escolha do vestido, para que tudo fique harmônico.

Tiaras, coroas, halos, flores, grampos, presilhas, chapéus e muito mais: veja 10 tendências de acessórios de cabelo de noiva em 2020 AQUI.

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

 

Vale a pena ler

{Dicas Úteis} Todas as tendências de vestido de noiva para 2020
Sapato de Noiva 2020: todos os passos para escolher o sapato perfeito para o grande dia
Maquiagem para noiva: o guia completo para todos os tipos de pele e casamento

Gente que ama o que faz

Fornecedores do Lápis de Noiva nesse post

Encontre mais fornecedores no nosso GUIA

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog