Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Véu de noiva: um guia completo com todos os tipos e dicas de como usar

“Eu preciso usar véu de noiva?” Essa pergunta é uma constante aqui no blog e no Instagram do Lápis. Nossa resposta para você é: não, você não precisa usar véu de noiva, mas a pergunta mais importante é: você quer usar um?

A dica do Lápis é: escolha seu vestido, sua grinalda (vamos falar mais sobre isso ali na frente), seus sapatos e acessórios e depois vá atrás de um véu que combine com isso tudo. Ele pode ser adicionado ao look da noiva de inúmeras maneiras.

Como esta escolha é importante, nós aqui do Lápis pensamos que seria super útil criar um guia para os diferentes tipos de véus de noiva, destacando os principais estilos e opções, e algumas dicas para escolher o melhor para seu look! Bora lá?

 

véu de noiva

 

O que é o véu de noiva?

Um véu de noiva é um acessório aparentemente simples, mas tem o poder de transformar completamente um look inteiro. É pura magia meninas!

Existem véus curtos, véus longos, mantilhas, juliet caps (véu estilo anos 20) e muito mais. Complementando o look da noiva junto com o vestido (você já sabe se ele vai seguir as tendências do ano, se vai ser minimalista, boho, vintage, romântico, curto?), o penteado de noiva, a maquiagem, os sapatos, os acessórios (brincos, colares, pulseiras, etc.) e o buquê, o véu é um acessório que tem que ser escolhido junto com o vestido de noiva. E tudo bem se o seu vestido for um macacão, terno ou shorts, também dá para usar véu com eles!

Se você não quer usar um véu no dia do seu casamento, existem muitas alternativas de acessórios para cabelo de noiva que podem finalizar o seu look de noiva, como chapéus, halos, flores ou laços. Se você estiver na dúvida- afinal escolher um véu pode ser surpreendentemente difícil; principalmente porque você provavelmente nunca usou um antes, então não tem muito como saber se você vai gostar- lembre-se, o dia do seu casamento é o único dia em que você terá uma desculpa para usar um véu, então aproveita!

 

véu para noiva
Dmytro Voinalovych

 

A Historia do Véu para Noiva

Você pode não acreditar, mas o primeiro véu não era o encantador acessório que vemos hoje nas noivas. Embora a história do véu varie, a versão mais aceita é que ele era um pano longo- quase um lençol- vermelho chamado flammeum. Os antigos romanos acreditavam que os espíritos malignos tentariam arruinar o casamento, então as noivas eram cobertas com este pano na esperança de que os espíritos pensassem que a noiva estava em chamas e ficassem longe. Com o tempo, ele ficou mais curto e era usado para disfarçar a noiva em vez de sugerir que ela estava em chamas. Melhor, né?

Diferentes culturas patriarcais também usaram véus para esconder o rosto da noiva de seu futuro marido e convidados até a chegada ao altar. Quando o marido ergue o véu, era um sinal de que agora a noiva era dele e não estava mais sob a propriedade de seu pai ou irmãos. Mas em muitos casos, o véu também impedia a noiva de enxergar bem. É por isso que seu pai ou outra pessoa a acompanhava e entregava ao noivo, sabia? A função do pai, na verdade, era de acompanhar a noiva pelo corredor para que ela não esbarrasse ou tropeçasse em nada.

 

 

Eventualmente, o significado por trás do véu se transformou conforme os casamentos evoluíram para cerimônias religiosas e ele passou a simbolizar modéstia e obediência. Em muitas religiões, é visto como um símbolo de reverência para as mulheres cobrirem suas cabeças. Quando vestidos de noiva brancos eram usados para simbolizar castidade, o véu branco seguia o exemplo.

Como você já deve ter notado, o véu significa coisas diferentes para diferentes crenças. Eles saíram de moda por alguns séculos e só voltaram a ser peças importantes no look da noiva após o casamento da Rainha Vitória, em 1840.

As noivas em todo o mundo veem o véu como uma tradição nupcial contemporânea que significa inocência e pureza, também um acessório específico do casamento que consideram como um rito de passagem. Fora que deixa o look da noiva super romântico, né?

 

 

Dica de Ouro!

Ahhh, antes da gente continuar- se ainda não o fez- aproveita a oportunidade abaixo!

O Lápis reuniu em um só lugar todas as dúvidas das noivas reais sobe vestido de noiva e criou um super guia chamado “Vestido de noiva – o guia completo para fazer a escolha perfeita”. Baixe o seu GRATUITAMENTE:

 

 

 

Blusher: o Véu sobre o Rosto

A primeira decisão que você precisa tomar é se vai ou não usar um blusher. Péra, como assim, o que é blusher? Apesar do nome gringo, ele nada mais é do que a camada do véu que cobre o rosto, aqui no Brasil é conhecido como véu folha de rosto. Tradicionalmente, é usado sobre o rosto (e termina nos ombros) na entrada e caminho da noiva, combinado com um véu mais longo. O pai (ou quem estiver levando você) levanta o blusher e revela o rosto da noiva pela primeira vez durante a cerimônia. O significado que ele tinha antigamente já se perdeu e hoje em dia ele é usado simplesmente por sua beleza e delicadeza, além de dar imagens lindas para o álbum.

Se esse tipo de véu para noiva não é para você, não se preocupe, existem muitas opções de véus que não têm blusher.

 

runway360

O Véu de Noiva para Cada Tipo de Rosto

O que não falta por aí são modelos do véu de noiva para todos os gostos e para todos os tipos e estilos de casamento! De tules extremamente finos e delicados aos mais pesados e bordados com apliques, flores 3D, pérolas ou franjas. Para sermos bem honestas, você pode usar o véu como bem entender! O importante é que o seu look tenha a sua carinha, sua personalidade. Antes de mais nada, assim como existem modelos de vestido de noiva que combinam melhor com seu biótipo, também existem tipos de véu para noiva que combinam melhor com seu formato de rosto. Dá só uma olhadinha:

 

Formato de rosto oval

Um rosto oval é mais estreito e mais longo. Véus longos não são muito adequados para este formato de rosto, ele fará com que seu rosto pareça ainda mais longo. Escolha um véu de comprimento médio.

 

Formato de rosto redondo

Um rosto redondo pode ser descrito como sendo tão largo quanto longo. A ideia é optar por um véu de noiva que afine o rosto, com caimento perto dele e de tule leve, com o comprimento desejado. Ele pode ser longo, curto ou médio. Procure evitar mantilhas ou véus em forma de cascata, pois adicionam volume ao rosto. Além disso, certifique-se de que o véu de noiva não emoldure o rosto, em vez disso, fique preso sob o coque ou na parte de trás do penteado.

 

Formato de rosto quadrado

Mulheres que tem rosto quadrado precisam de elementos para suavizar o formato angular. A melhor maneira é usar um véu volumoso que possa emoldurar seu rosto na lateral, cobrindo as bordas de sua mandíbula. O véu longo é mais apropriado, pois os véus mais curtos tendem a realçar o formato quadrado do rosto.

 

Formato de rosto triangular

Para noivas com rostos em formato triangular, a melhor opção de véu é o duplo, aqueles que tem uma parte superior mais curta e uma parte inferior mais longa. O efeito ideal da parte superior mais curta do véu de noiva é dar algum volume à área do maxilar.

 

 

O Véu de Noiva para Diferentes Estaturas

A altura também deve fazer parte das considerações na hora de escolher o véu de noiva. Afinal, trata-se de criar o equilíbrio visual harmônico do corpo escolhendo o melhor comprimento e tipo de véu. Para uma pessoa baixa, é preciso que o véu alongue seu corpo, enquanto uma noiva alta tem que fazer exatamente o oposto, não escolhendo um estilo que acentue ainda mais a sua altura.

 

Qual o Melhor Véu de Noiva para cada Tipo de Corpo?

 

Olha, o que vamos te contar abaixo não são regras rígidas, mas sim dicas úteis para noivas que procuram um ponto de partida. A verdade verdadeira é que não existem regras, especialmente por que a moda muda e o que não podia antes, agora pode. Quer um exemplo? Tá cheio de posts pela internet dizendo que não fica bom usar vestido de noiva mini ou curto com véu longo. Sabe qual é a maior trend das últimas estações? Vestidos minis com véus longos! Veja outras tendências aqui no nosso post completo.

 

 

Vestido de noiva com muitos detalhes

Se você optou por um vestido de noiva com muita renda, bordados, pedrarias ou flores 3D, existem duas opções de estilo de véu, as duas bem opostas: um véu tão trabalhado como o vestido ou absolutamente simples para não tirar o foco do vestido de noiva.

 

Vestido de noiva simples

Se a sua opção foi um vestido de noiva simples, pode-se optar por um véu sem enfeites para manter a estética minimalista ou um pouco mais trabalhado em seu formato. Um véu de noiva em formato cascata vai emoldurar o rosto, assim como um véu com toques de renda leve.

 

 

Vestido de noiva com as costas nuas

Neste caso, as costas do vestido são o ponto alto do look da noiva, portanto a melhor opção é um véu leve e longo, sem ornamentos em seu corpo ou várias camadas de tule que podem impedir que a costas sejam vistas.

 

Vestido de noiva com cauda longa

Olha, contanto que seu vestido de noiva não tenha muitos detalhes nas costas, você pode usar qualquer tipo de véu com um modelo que tenha uma cauda longa. O véu catedral é uma boa opção, e a dica é simples: o véu fica melhor quando é um pouco mais longo que a cauda do vestido. Se a cauda do vestido é rica em detalhes ornamentados, considere um véu mais curto para que ela não fique coberta. O véu ideal complementa o vestido, então pense nas características que deseja destacar e certifique-se de que seu véu não as esconda.

Antes de passar para o próximo tópico, leia mais sobre como escolher o modelo de vestido perfeito para o grande dia, inclusive para noivas plus size, com certeza vai te ajudar!

 

 

Vestido de noiva moderno

Para as noivas que optam por seguir uma linha contemporânea, um véu com estilo mais moderno é super apropriado. Estamos falando dos estilos curtos, em camadas, de corte quadrado e blusher (a folha de rosto). Um véu curto – da altura do ombro até o cotovelo – é uma boa opção para um vestido cujo comprimento vai até o tea length (chá) ou um vestido para casamento civil.

 

Vestido de noiva vintage

Dependendo do estilo e década escolhidos, um voilette  ou casquete podem dar o efeito que você procura para finalizar o look com um vestido de noiva vintage ou second hand. Agora, se você está a fim de dar um ar mais contemporâneo para o vestido vintage, opte por um véu sem volume saindo da parte inferior da cabeça.

 

 

Vestido de noiva curto

Diz o ditado que, quanto mais curto o vestido, mais curto o véu. Mas além de um voilette  ou casquete, pode-se usar um véu curto de várias camadas, ou seguir as tendências e usar um véu longo ou capela com seu vestido de noiva curto.

 

Vestido de noiva boho

Para quem decidiu dizer SIM em cerimônias ao ar livre no campo ou na praia, um véu capela é ótimo, pois ele vai esvoaçar com a brisa ou vento e não vai ficar muito pesado. O comprimento também é bom para não arrastar areia, pedacinhos de conchas, terra, folhas e gravetos que estejam eventualmente no caminho.

 

 

Calça, terno, macacão e shorts

“Puxa, Lorena e Junia, dá para usar véu se eu decidir não casar de vestido?” Lógico que dá! Para as noivas que escolheram um macacão, shorts, calça ou terno, as dicas para a escolha de véu seguem os mesmo princípios dos vestidos de noiva. Com exceção do véu catedral, todos eles funcionam bem com calças e shorts!

 

 

6 Dicas do Lápis para Escolher Véu de Noiva

 

1. Defina o quanto gastar

Anote na sua planilha financeira o quanto tem disponível para este item. O véu pode parecer um pedaço de tecido frágil mas, na verdade, pode custar muito mais do que você imagina. Alguns véus podem até custar tanto ou mais do que o próprio vestido.

 

2. Considere o penteado

Dependendo do penteado de noiva que você escolher, a colocação do véu vai completamente diferente, mesmo que o seu cabelo seja curto. Vamos dar um exemplo: se o cabelo for preso num chignon, o véu pode ser preso abaixo do coque para mostrar o penteado. Já no caso do cabelo solto ou semi preso, convém prender o véu no topo da cabeça para adicionar volume.

 

 

3. Experimente vários tipos de véus com o vestido

O véu de noiva ajudará a finalizar o look, então, procure um estilo que equilibre as proporções do seu vestido sem ofuscá-lo. O look da noiva pode mudar completamente apenas com a adição de um véu, então experimente vários diferentes para escolher a opção que mais gosta.

 

4. Além do véu, o que mais vai no penteado?

Se você vai adicionar acessórios de cabelo (a tal grinalda!) ao seu visual, é bom escolher um estilo de véu que se adapta aos acessórios para conseguir harmonia no resultado final. Não esqueça de levar o véu no dia do teste de penteado, tá?

 

 

5. Tamanho do espaço

Não deixe de considerar o local na hora de escolher o comprimento de véu de noiva. Em geral, seu véu deve refletir o tamanho do local. Se você vai se casar em um ambiente íntimo com vibe de micro wedding– um casamento em casa ou casamento civil-, seu véu deve ser mais curto do que se você fosse se casar em uma grande catedral, por exemplo.

 

6. Estilo do casamento

Como vai ser seu casamento? Informal e descontraído ou uma ocasião formal e elegante? O estilo de véu de noiva deve ser consistente com a formalidade do casamento.

Outro ponto para se levar em consideração o escolher o véu para noiva é o tempo que se planeja usar o véu no dia do casamento. Ele vai ser usado apenas na cerimônia ou durante o dia todo? Quanto maior o período de tempo, maior deve ser a funcionalidade dele para não incomodar a noiva.

 

 

Como Usar o Véu de Noiva?

 

De Véu e Grinalda

Duvidamos que tem alguém nesse mundão que nunca ouviu essa expressão! De véu e grinalda é uma expressão tão antiga, né? Mas o que é grinalda, você sabe?

Grinalda é um nome bem genérico dado a qualquer tipo de enfeite que esteja no penteado da noiva. Isso mesmo, a grinalda pode ser tiaras, coroas, halos, pentes, presilhas, guirlandas, headbands, circlets, laços, etc. Dá só uma olhadinha na nossa pastinha no Pinterest que está lo-ta-da de inspirações! Estes itens também podem ser utilizada para prender o véu da noiva.

 

 

Véu com chignon

Uma das maneiras mais românticas de usar um véu é com ele saindo por baixo de um coque baixo- que pode ser podrinho, com tranças, acessórios ou até mais arrumadinho mesmo- na parte inferior da cabeça.

 

 

Véu com cabelo solto ou semi preso

9 entre 10 noivas que optam por um casamento no campo, casamento na praia ou destination wedding caminham de encontro ao amor da sua vida usando véu com cabelos soltos ou semi presos. Já virou um clássico de casamentos boho e intimistas aqui no blog, mas isso não quer dizer que este look não combine com outros tipos e estilos de casamento!

 

 

Véu sobre a cabeça

Apenas colocar o véu sobre a cabeça e deixar ele cair como blusher sobre o rosto dá um efeito etéreo e delicado no look da noiva. Outra opção é colocá-lo como uma mantilha (nesse caso ele precisa ser bem preso para não cair).

 

 

Véu com chapéu

Você viu primeiro no Lápis! Essa tendência tá saindo do forno e é diferente da casquete. Já andamos vendo por ai noivas enfeitando seus chapéus com tule, formando um véu de alturas variadas.

 

 

A Mantilha

A diferença entre a mantilha e o véu para noiva é bem simples. Apesar de ter a mesma função do véu, a mantilha é originária da Espanha e é feita com um tecido mais pesado, com um mix de texturas, bordados, aplicações e rendas. É uma peça passada de geração em geração, cheia de significado para a família.

A mantilha costuma cair rente ao rosto da noiva, presa a cerca de cinco centímetros da linha do cabelo, para que a renda emoldure a lateral de seu rosto. Por contornar a cabeça lembra as santas católicas, e a essa associação à pureza é o que dá significado ao seu uso. A mantilha é presa no topo da cabeça e bem próxima ao rosto. Os dois comprimentos mais populares são o longo ou ponta de dedo.

Ainda assim é fácil confundir o véu com a mantilha, apesar de todas as suas diferenças. A maior diferença entre os dois acessórios está no tecido, pois a mantilha é bem mais pesada do que o véu. A aplicação de renda também pode enganar na hora de escolher, pois existe o véu rendado nas bordas, que é diferente da mantilha.

 

–> Dica do Lápis: se você optar por uma mantilha, combine a texturas, bordados, aplicações e rendas com o vestido de noiva.

 

 

Juliet Cap Veils– Véu estilo anos 20

Inspirados na heroína shakespeariana, esses véus são super românticos. Ele foi inspirado no tradicional chapéu usado pelos atores do século XVI representando Julieta Capuleto na peça de Shakespeare. Era o véu preferido das noivas do início do século XX, de 1910 a 1940 e agora está de volta com força total.

Os Juliet cap veils vêm em uma variedade de comprimento, são como se fossem um boné aberto de malha, renda ou crochê e cobrem a coroa da cabeça, preso em ambos os lados por pequenos pentes ou grampos. Muitas vezes é decorado com rendas ou outros apliques no topo. Eles tem uma vibe boho  e combinam com rendas fluidas e silhuetas esvoaçantes.

 

 

Os Tipos e Comprimentos de Véu

 

 

Véu de noiva voilette

O mais curto de todos os véus , o voilette é uma palavra de origem francesa. Na língua inglesa, é conhecido pelo nome de bird cage. Amplamente utilizado na primeira metade do século XX, o voilette são pequenos véus que cobrem o rosto parcial ou totalmente, e eram usado para proteger os rostos das mulheres de agentes como o sol e poeira. No que diz respeito ao comprimento, a rede pode descer e cobrir um ou ambos os olhos, até o nariz ou queixo, ou mesmo cobrir todo o rosto.

O voilette é feito de rede russa, que é delicada e tem orifícios maiores do que os tradicionais véus de tule. Ele é usado preso em casquetes (uma espécie de mini chapéu sem abas preso ao topo ou lateral da cabeça) ou fascinators, mas na versão contemporânea, para que o look fique com um ar moderno, basta prendê-lo diretamente nos cabelos ou em tiaras. É o tipo de véu que vai de um casamento pela manhã seguido de brunch até uma cerimônia mais formal à noite.

 

 

Véu de noiva na altura do ombro

Com cerca de 50 cm de comprimento, seu comprimento varia entre o queixo e a altura do ombro. Ele pode ficar com mais volume ao se adicionar um blusher. O véu na altura dos ombros dá uma aparência bastante informal, com carinha de anos 60 e é uma boa opção para casamentos durante o dia.

 

 

Véu de noiva cotovelo

Um pouco mais longo do que o véu na altura dos ombros- ele tem por volta de 50/60 cm, o véu cotovelo pode ser uma boa escolha para noivas mais baixas, pois se estende até o cotovelo e cintura e não vai criar muito volume com tule. Muitas vezes o véu cotovelo é feito de tule liso com uma renda, bordado ou debrum em contraste. Esta escolha fica bem em quase qualquer estilo de vestido de noiva e é ideal para uma noiva que procura um véu fácil e descomplicado.

 

 

Véu de noiva ponta de dedo ou médio

Muito popular no final dos anos 1940 e no início dos anos 1950, o véu ponta do dedo cai na ponta dos dedos da noiva ou logo abaixo dela. Este é um comprimento de véu atemporal e elegante, além de dar mais mobilidade a noiva. Têm cerca de 90 cm de comprimento e combina com a maioria dos vestidos de noiva pois flutua em torno do corpo quase como uma capa.

 

 

Véu de noiva ballet ou valsa

Também conhecido como valsa, o véu ballet não atinge o chão, normalmente, o tule termina em algum lugar entre o joelho e o tornozelo. Este estilo é perfeito para noivas que amam a aparência de um véu longo- ele acompanha o comprimento da saia do vestido, sem cauda- mas não querem um véu que chega até o chão. Com o véu ballet a noiva não precisa se preocupar com alguém pisando ou tropeçando em seu véu durante o dia.

 

 

Véu de noiva capela

O véu capela cai no chão ou tem alguns centímetros além da saia do vestido de noiva. É o véu longo mais comum, e seu comprimento pode chegar até 2 metros. A maioria das noivas optam por esse véu pela comodidade e praticidade de carregá-lo. Os véus no comprimento capela ou catedral geralmente são removidos após a cerimônia de casamento (e antes da recepção) para que a noiva possa se movimentar e dançar com facilidade.

 

 

Véu de noiva catedral

O mais formal e longo de todos os véus, o véu catedral é projetado para ser usado ​​com um vestido com uma cauda catedral e se estender bem além dela. Este véu pode atingir cerca de 5 metros de comprimento e é normalmente usado em igrejas formais.

 

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

Absolutamente TUDO o que você precisa para planejar e organizar seu casamento
Planner do Nosso Casamento: o seu companheiro fiel na organização do grande dia
{Lançamento} Baixe gratuitamente nosso e-book “Decoração do Lápis: o guia de decoração de casamento dos sonhos”

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog