ebook lapis de noiva

Corona Ebook

14 dicas de ouro para organizar um casamento minimalista e sustentável

Selo de identificação

Você sabe que nós aqui do blog acreditamos em casamentos com propósito, pautados no amor e no respeito, com escolhas mais conscientes para o nosso planeta e para a nossa comunidade. Levantamos a bandeira e tiramos o casamento sustentável da lista de tendências de casamento para elegê-lo como uma REALIDADE presente na nossa vida. O que isso tem a ver com casamentos minimalistas? Continua lendo que você já vai entender.

 

 

Mais essência, menos excessos

Um casamento minimalista, antes de tudo, segue a linha “mais essência, menos excessos”. Em vez de eliminar detalhes (como o estilo é frequentemente interpretado), o foco de um casamento estilo minimalista são os noivos e os convidados, em um espaço e decoração que não pecam pelo exagero. Engana-se quem acha que esse estilo é simples e barato. Como os elementos são poucos e ficam em destaque, tudo tem que ser de qualidade excelente e caimento impecável.

Por esse motivo, esse estilo de casamento tem tudo a ver com a sustentabilidade, poderiam até andar de braços dados. Para dar dicas valiosas de como organizar um casamento minimalista sustentável, convidamos a Maria Mendonça da Só Amor Eventos. Ela trouxe varias ideias de casamento minimalista sustentável para te inspirar.

 

Suzuran Photography

 

O que é um Casamento Minimalista?

A frase que melhor representa o pensamento dos que optam por realizar um casamento minimalista é a do Einstein que diz que “a simplicidade é o último grau de elegância”. Décadas depois, seguindo a mesma linha de pensamento, a guru japonesa Marie Kondo – que virou um fenômeno após o lançamento de uma série no Netflix – “prega analisar suas coisas uma por uma, jogar fora tudo o que “não dá alegria” e arrumar minuciosamente o que sobrar”.

O minimalismo nasceu em diversos movimentos artísticos do século 20, cujo objetivo era usar poucos elementos como a base de expressão. O foco do minimalismo é criar a partir do mínimo, trabalhando com poucas peças estratégicas para conseguir o objetivo. Basicamente é usar o mínimo para alcançar o máximo.

Leia aqui a história do Upcycling e como ele chegou para deixar os vestidos de noiva sustentáveis.

 

Rebecca and Lindsey

Escolhendo o seu Estilo

Um casamento minimalista geralmente se manifesta de algumas maneiras. Lembra quando comentamos aqui, no post sobre como escolher o tipo e estilo de casamento ideal, que vocês vão achar um (ou dois, ou três) estilos que tenha a sua cara, e que tudo bem combinar mais de um? Com o minimalismo é a mesma coisa, o minimalismo pode ser também orgânico, industrial, rústico, moderno ou romântico. E sim, o minimalismo pode caminhar junto à sustentabilidade.

É importante deixar claro que, apesar de o minimalismo se basear em reduzir e repensar, ele só será também sustentável se forem consideradas as medidas necessárias para ele ser ecologicamente responsável, socialmente correto e economicamente justo. Logo, se você usa materiais ou recursos que são danosos à natureza, seu casamento não será sustentável. Para saber como fazer um casamento sustentável, leia nosso post super completão sobre o assunto!

O que é e por que escolher um vestido de noiva second hand (usado) ou vintage, só aqui no Lápis.

 

 

14 Dicas de Ouro para Organizar seu Casamento

  1. Já que o tema do casamento é minimalismo sustentável, sua lista de convidados deve seguir o mesmo estilo: menos é mais. Opte por um mini wedding ou um micro wedding e convide somente as pessoas mais próximas.
  2. Reduza o número de itens impressos necessários, dos convites de casamento a menus e tags de lembrancinhas. Escolha um ou dois que você faz questão, como o convite, e abuse da internet. O save the date digital está cada vez mais comum, e fazer um site de casamento para colocar todas as informações pertinentes ao melhor dia da sua vida também.
  3. Tudo que compõe a decoração tem uma função além da estética. Importante deixar claro que um casamento sustentável não necessariamente será minimalista e vice versa, mas a maioria das pessoas que são engajadas com a sustentabilidade são também minimalistas e dão preferência a esses estilos e formatos de eventos.
  4. Opte por estruturas florais e arranjos sem espuma floral, usando técnicas atemporais e sustentáveis. As flores cultivadas localmente são ótimas para as abelhas. Para conhecer um pouco mais sobre o assunto e saber por quê a espuma floral é uma das grandes vilãs da natureza, leia nosso post aqui.
  5. Faça suas escolhas baseada em reduzir e repensar, optando sempre pelo consumo consciente e com qualidade daquilo que é realmente essencial e tem uma função.
  6. Em uma cerimônia, um olhar minimalista aponta a atenção exatamente para onde deveria estar – nos noivos. E na recepção, permite que a beleza natural e a luz do local brilhem.
  7. Casamento minimalista pode ou não ser mais em conta. Depende das escolhas dos itens que irão compor. Lembrando que quando falamos em sustentabilidade, falamos de preço justo, ou seja, que seja financeiramente viável tanto para quem contratar o serviço, quanto para quem o presta.
  8. Escolha um local com um paisagismo natural ou com uma arquitetura diferente, que tenha a ver com o estilo de vocês.
  9. Crie contrastes interessantes, com elementos orgânicos e geométricos.
  10. Nenhum evento fica completo sem iluminação apropriada para criar o clima desejado. Opte pela luz do dia ou, se precisar, por velas, Onde a iluminação elétrica é usada, verifique se ela usa LEDs para economizar energia.
  11. Ao comprar um vestido ou terno de casamento (que pode ser usado ou vintage), procure estilos com uma silhueta clean. Casamentos minimalistas visam limpar até a desordem visual – então fique em cores sólidas ou motivos suaves e delicados.
  12. Escolha fornecedores de gastronomia que usam ingredientes locais e/ou orgânicos e da estação para o seu cardápio. Opte por um menu vegano ou vegetariano também reduz o impacto ambiental. Se isso for muito drástico para vocês, procurem equilibrar o menu para que seja 50% vegetariano. Isso já ajuda bastante!
  13. As lembrancinhas de casamento mais bacanas e sustentáveis são aquelas que os convidados podem aproveitar depois.
  14. Ao fazer a lista de presentes de casamento, evite pedir presentes que você não precisa ou não vai usar. Em vez de pedir um monte de coisas típicas de listas de casamento, pense em produtos úteis e ecológicos de empresas sustentáveis e locais.

 

Nichols Photographers

 

Vale a pena ler

{Dicas Úteis} Todas as tendências para casamentos em tempos pós COVID-19
{Dicas Uteis} Tudo o que você precisa saber para organizar um casamento em casa
Casamento Civil: tudo o que você precisa saber

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog