Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

10 alternativas para tornar a papelaria do seu casamento mais sustentável

Selo de identificação

Você que nos acompanha já conhece o nosso Projeto Semear, né? A importância por optar por um casamento sustentável só vai crescer daqui para frente. Um dos primeiros passos para realizar um casamento com propósito é a escolha do convite.

É fato que milhões de árvores são derrubadas todos os anos (apesar de ser um recurso renovável) para fabricar produtos de papel, e o processo de produção desses itens polui o meio ambiente. Dos convites de casamento a menus e tags de lembrancinhas, a quantidade de produtos de papel usados em um casamento é muito grande.

Recebemos muitas duvidas aqui no blog sobre convites de casamento e por isso fomos perguntar para a Galliari Design sobre dicas para os noivos na hora de ir conversar com os fornecedores.

As dicas a seguir trazem informações relevantes para ajudar os noivos a fazerem escolhas conscientes quando se trata de sustentabilidade na papelaria. “A ideia é deixa-los confortáveis e cientes no momento de escolher seu fornecedor e o tipo de material que mais se adaptará ao seu casamento. É importante lembrarmos que qualquer casamento, independente do estilo, minimalista ou rústico, pode ser sim ser sustentável, desde que seja utilizado recursos que respeitem o meio ambiente, desde da sua produção até a entrega.”

 

Ítalo César

 

Veja abaixo algumas 10 alternativas e pontos que devem ser lembrados pelos noivos quando se trata da sustentabilidade na papelaria:

 

1. Pesquise a Empresa Antes

Antes de escolher os itens e os materiais que vão compor a sua papelaria, procure uma empresa que tenha políticas de responsabilidade socioambiental bem claras e efetivas, além de práticas sustentáveis no seu dia a dia. Assim, você consumirá produtos de menor impacto para o planeta, onde todos os recursos são respeitados, desde a produção até a entrega final.

 

2. Use Madeira Certificada

Caso optem por utilizar aquelas placas de ‘bem-vindos’ feitas de madeira, é muito importante lembrar e verificar com as empresas se elas são certificadas. Isso garante que os produtos florestais são originários de florestas manejadas de uma maneira ambientalmente adequada.

 

3. Evite Plástico

Sabemos o quanto é precioso um convite de casamento e que as noivas fazem questão de que ele chegue às mãos dos convidados em perfeito estado. Um fato que acontece muito: convites em papéis que foram pensados em ser sustentáveis sendo entregues na embalagem plástica. É o mesmo caso do canudo de metal embalado em plástico para venda, né? Por isso, opte por não usar esse plástico ou o substitua por uma capa em papel vegetal.

Nem precisamos falar o quanto é importante ter em mente em não utilizar esse plástico que embala a maioria dos convites, pois ele é imensamente mais prejudicial ao meio ambiente do que qualquer tipo de papel, a qual a maioria é 100% reciclável.

 

4. Papeis Alternativos

Uma alternativa para os convites é usar papéis sementes ou artesanais – um exemplo é o papel 100% algodão – que contam com uma produção altamente artesanal. Mas caso o seu casamento ou mesmo o seu bolso não se adeque ao estilo deles, não se desespere!

A utilização dos papeis mais tradicionais- dependendo do acabamento- são de origem natural renovável, podem ser reciclados, e podem ser biodegradáveis. Se os produtores da empresa selecionada para prover o papel possuirem certificações ambientais, sociais, de responsabilidade corporativa e de qualidade de produtos, esse papel é produzido de forma segura e adequada. Isso garante que o papel que você utiliza veio de uma fonte florestal sustentável.

 

5. Incentive os Convidados

Incluam no convite uma nota ou mesmo uma tag no envelope para incentivar os convidados a descartá-los de forma correta ou mesmo reciclá-los, em vez de jogá-los no lixo.

 

6. Vida Longa aos Convites

Sempre que possível pense em projetos, principalmente quando se trata dos convites, para terem utilidade mesmo após o casamento. Uma ideia para convites feitos com aquarela ou alguma ilustração é fazer a impressão dela no verso do encarte, como um “quadro”, assim o convidado poderá guardar e pendurar essa obra de arte mesmo após o casamento.

 

7. Envelopes Alternativos

Substituia o tradicional envelope por uma capa em tecido ou couro sintético, ou mesmo fazê-lo em papel no formato de porta documentos. Assim ele será reutilizado depois!

 

Paraguassú Fotografia

 

8. Presentes para os Padrinhos

Para o gift dos padrinhos, pense em uma embalagem ou em uma caixa em que eles provavelmente vão utilizar depois. Uma dica: faça algo mais neutro, coloque o nome ou a inicial dos padrinhos no projeto e deixe para utilizar o monograma somente no cartão/manual, afinal ninguém quer usar uma caixa com o monograma de outra pessoa, não é mesmo?

Uma alternativa para não usar as famosas caixas é fazer saquinhos de algodão personalizados.

 

9. As Lembrancinhas

Para as lembrancinhas, pensem em algo que tem uma utilidade e que não fiquem esquecidas dentro de uma gaveta. Podem ser desde mimos comestíveis, vasinhos de suculentas, sabonetes, entre outros. Dá só uma olhadinha no nosso post sobre lembrancinhas, que está LO-TA-DO de ideias bem originais!

 

10. De Olho na Qualidade

Ao optar por usar qualquer tipo de material em sua papelaria e lembrancinhas, procure sempre saber se ele possui estas qualidades: renovável, reciclável e biodegradável. Renovável é tudo que vem de matérias primas que podem ser regeneradas continuamente. Biodegradável é o que pode ser decomposto naturalmente, pela ação de bactérias e fungos. Reciclável é todo material que pode ser processado e utilizado novamente para a fabricação de um novo produto. Papel, cartão e papelão, por exemplo, são biodegradáveis e renováveis, por serem feitos de árvores cultivadas. Além disso, podem ser reciclados.

 

 

Receba na sua casa o planner do nosso casamento

A gente A-M-A uma organização! Recebemos todos os dias muitos comentários sobre a organização do casamento e como, em meio à correria da rotina do dia a dia, precisamos dedicar um tempinho a ele. Organizar os compromissos diários e planejar um casamento ficam muito mais simples se estiverem todos em um só lugar, né?

Por isso desenvolvemos uma agenda permanente (12 meses) + planner de casamento para te ajudar a ter um planejamento mais organizado e tranquilo.

Preencha aqui abaixo com o seu e-mail para tornar seu planejamento organizado com o PLANNER DO NOSSO CASAMENTO! :)

 


 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler

Casamento sustentável: o guia completo para um casamento consciente e com propósito
Dicas Úteis} Convite de Casamento: o guia completo!
{Dicas Úteis} Tudo sobre Convites de Casamento Minimalistas

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog