Convite de Casamento: 5 Dicas Importantíssimas!

A escolha do convite de casamento é aquela etapa que dá friozinho na barriga, nos passa a sensação que estamos cada vez mais perto do grande dia, dos sonhos e dos planos se tornando realidade.

O convite de casamento é o primeiro contato que o convidado terá com o seu casamento. É no convite que eles vão saber mais sobre este momento e o estilo do casamento, terão uma ideia de como será o dia. Por isso não adianta você fazer um convite chique ou clássico, se o seu casamento será no campo, na praia ou com estilo rústico. É no convite que o convidado precisa identificar como deverá se vestir, o que calçar e o que deve esperar da sua festa, para que ele possa entrar no clima do seu casamento.

Por existir dúvidas em relação a escolha, separamos algumas dicas para facilitar essa etapa para vocês:

1 – Momento da Escolha

O convite do casamento deve ser escolhido assim que definirem o tema principal da festa, a paleta de cores, o estilo da decoração, o horário e o local, para poder inserir essas informações no convite. Depois que tiverem decidido tudo isso fica mais fácil escolher os elementos do convite.

2- Harmonia

É preciso ter uma harmonia entre a decoração, o estilo do casamento, a paleta de cores e o convite. E também uma harmonia entre a papelaria do casamento, para que tenham os mesmos elementos do convite e sigam a mesma arte.

3- Informações

Tenha atenção ao colocar as informações corretas no convite, mas cuidado para não poluir com informações demais.

Deve conter: o nome dos noivos (da noiva vem geralmente antes do noivo), local, data e hora do casamento. Hoje não é mais regra colocar o nome dos pais, mas é uma boa escolha.

É opcional também colocar uma frase bíblica, letra de música ou frases de amor, deixando o convite mais romântico.

E se vocês tiverem site de casamento, é muito interessante inserir no convite, pois ali os convidados entenderão ainda mais como será o casamento. Além disso, tanto a forma de confirmar presença, o local da lista de presentes como o site, podem ser colocados anexos ao convite caso ache melhor.

4- Entrega

O ideal é que os convidados recebam o convite de 2 a 1 mês antes, se forem de lugares próximos da cerimônia.

Se os convidados forem de cidades distantes, é melhor entregar o convite com 3 meses de antecedência para que eles possam se organizar e se programarem melhor.

5 – Itens do convite

Os itens do convite de casamento que devem ser pensados e escolhidos são:

Tipo de papel: papel cartão, Collor plus, aspen, linho, kraft, vergê, texturizado, evenglow opalina, que são os mais usados.
Cor do papel
Tamanho e formato da fonte: precisa ser legível
Formato do convite
Gramatura do papel: é o peso do papel para o convite, o mínimo indicado é o de 160gr, mas corre o risco de amassar no transporte.
Borda
Pintura Lateral do convite
Modelo do envelope
Corte interno do envelope (se aparece nome ou não)
Forro do envelope
Monograma: é o conjunto de iniciais ou nome dos noivos, com elementos gráficos diferenciados que transmitem a essência do casal e o estilo da festa de casamento. E ele pode ser utilizado em vários itens do casamento
Tipo de impressão
Tipo de letra
Cor da letra
Lacre, adesivo ou fita.

São muitos detalhes para serem definidos, mas com um bom fornecedor será mais fácil, pois ele te guiará durante todo o processo para que faça a melhor escolha.

É bem legal fazer um convite especial para os padrinhos, com o mesmo convite dos convidados mas colocando elementos adicionais, como presentes, uma caixa bonita, alguma lembrança para que se sintam queridos.

Uma dica geral:

Se for um casamento mais tradicional e luxuoso, o convite também deve seguir esse padrão, usando cores do tipo branco, off-white, dourado, brasão com iniciais dos noivos e elementos em relevo.

Já em casamentos no campo ou praia, podem ter elementos que remetem a isso, rendas, flores, papel kraft, mais cores, fotos dos noivos.

Fazer essa escolha é uma delícia, assim como todo o processo da organização do grande dia. Então para concluir, o melhor convite de casamento é aquele que retrata quem os noivos são, que tenham o estilo de vocês e assim combinará com o casamento também!

Veja Também:

Save the Date: modelos de convites lindos para te inspirar!
Dica de Convite de Casamento – Craft + Azul Marinho
8 Convites de casamento para se apaixonar

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog