Tudo o que você precisa para casar

ícone

Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Tudo o que você precisa saber sobre votos de casamento

O momento dos votos de casamento é cercado de muito emoção, alegria e amor. A união desses três elementos deixa esse costume antigo ainda mais inesquecível. Aqui no Lápis consideramos um dos momentos da cerimônia mais emocionantes, daqueles que ficam guardados para sempre na memória.

Os noivos compartilham sua história, seu amor, seus sonhos e promessas, assim é inevitável conter as lágrimas com as declarações feita.

Por isto hoje aqui no blog trouxemos dicas para quem está aí sonhando com votos de casamento emocionantes, daqueles que desperta os sentimentos mais profundos e não sabe por onde começar. Vem que iremos te contar tudo!

 

votos de casamento

 

O que são Votos de Casamento?

Não importa qual é o tipo e estilo de casamento, um dos momentos mais emocionantes da cerimônia é a troca dos votos de casamento. Seja um elopement wedding, micro wedding, mini wedding ou casamentão, nesse momento, o casal aproveita a oportunidade para reafirmar o amor que sente um pelo outro, com promessas ou afirmações, que serão testemunhadas por todos os convidados. 

Essa tradição dos votos de casamento surgiu em torno de 1542, na Inglaterra, onde a igreja oferecia aos noivos opções de votos escritos pela instituição para serem repetidos na cerimônia. Assim, os noivos repetiam os dizeres que destacavam a fidelidade, honra e respeito. 

Além de outras palavras bem conhecidas: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza”. Porém, com o passar do tempo e as mudanças da sociedade, os votos de casamento também tiveram alterações. 

Afinal, novos rituais de casamento foram criados e novas maneiras de celebrar o enlace foram se transformando com o passar dos anos. Mas uma coisa que não se alterou é a essência da união de duas pessoas que se amam.

 

Ty Welch

 

Votos de Casamento Tradicionais

Quando falamos de votos de casamento, a primeira imagem que vem à mente são os votos tradicionais, aqueles que vemos bastante em casamento na igreja. Alguns noivos gostam de manter essa tradição e acabam levando os votos para outros formatos de celebração, como  casamento ao ar livre, casamento na praia ou no campo ou destination weddings no exterior.

Os votos de casamento tradicionais seguem modelos já existentes e simples, onde a história de amor é contada de maneira generalizada. Eles são lidos pelo celebrante e os noivos repetem as palavras pronunciadas.

No entanto, alguns casais optam por manter essa tradição pois as palavras ali ditas são carregadas de promessas que devem ser cumpridas dentro do matrimônio. Ainda, escolhem os votos de casamento tradicional por não se sentirem seguros na escrita e oratória. 

Além disso, a emoção dos votos de casamento é tão grande, que muitos noivos podem ficar nervosos e optaram por repetir o que o celebrante diz. Outros, ainda, em meio a tantos detalhes do casamento para definir, acabam não conseguem ter um tempo para escrever os votos. 

Sendo assim, os votos de casamento tradicionais podem ser sim uma boa opção. A verdade é uma só: a troca de juras de amor sempre será um momento marcante na cerimônia e os corações batem mais forte, não importa se sejam os votos de casamento tradicional ou personalizado. 

Aliás, vamos te contar porque somos apaixonadas declaradas por votos de casamento personalizados!

 

Votos de Casamento Personalizados, Vale a Pena?

Aqui no Lápis somos grandes defensoras declaradas dos votos de casamento personalizados. Logo, a resposta para a pergunta é SIM, vale a pena!

Afinal, sabemos que essas palavras são a expressão de todos os sentimentos guardados no coração, que tomam forma por meio das palavras ditas ao som da voz de quem está ali no altar te esperando. 

Sem contar que é uma maneira verdadeira de assumir o compromisso de amor mútuo em público. Ainda, os votos de casamento deixam a cerimônia ainda mais inesquecível. Isso sem falar na fotografia de casamento, isso gera imagens lindas e emocionantes para o álbum dos noivos.

Nossa dica é que não deixe que a timidez ou a ideia de que você não consegue expressar o seu sentimento em palavras te barre. Mesmo que pense que os votos de casamento personalizados não são para você, tente!

Não precisa ser profissional para dizer o que sente pelo amor da sua vida. Pegue uma caneta e papel, e coloque no papel tudo o que essa pessoa representa na sua vida. Acredite, valerá a pena esse momento e isso deixará a cerimônia com a carinha de vocês. 

 

The Ferros

 

9 Dicas Práticas para Escrever os seus Votos de Casamento

Você escolheu escrever seus votos de casamento e não sabe por onde começar? Nós vamos te ajudar nessa missão!

O primeiro passo é: entre tantos assuntos ligados a organização do casamento, tire um minutinho para conversar com o seu noivo e tenha certeza que ele está à vontade em fazer os votos também. Este é um momento tão íntimo que ele pode não se sentir à vontade em falar em público sobre os sentimentos profundos. 

Então, nada melhor que uma boa conversa sobre o assunto. Se, depois disso, vocês concordaram em escrever os votos de casamento, chegou a agora de ir para um lugar calmo, coloque uma música especial e comece a rascunhar sobre a trajetória que vocês viveram juntos, conte sobre o dia que se conheceram. 

Depois, o que admira no seu companheiro e porque você é grato por tê-lo. Por fim, suas promessas de votos. Essas dicas irão te ajudar a ordenar as ideias que virão à sua mente, mas, temos outras dicas para votos de casamento emocionantes e inesquecíveis. Confira:

  1. Escreva de forma sucinta, pois os votos longos costumam cansar os convidados;
  2. Seja autêntico, nada de “copia e cola” de outro voto de casamento que viu em algum casamento;
  3. Coloque todas as ideias no papel, apenas deixe fluir. Depois, comece a lapidar cada ponto que gostar de abordar;
  4. Se possível, tenha os votos por escrito para evitar que dê “aquele branco” na hora de falar. Pode ser em caderninhos, bloco de notas ou até no celular;
  5. Escreva palavras que sejam sinceras e do coração;
  6. Evite palavras complicadas; 
  7. Você pode usar citações de uma música que marcou a história de amor, ou um poema ou apenas compartilhar por que ama seu parceiro; 
  8. Treine os votos! Que tal treinar na frente do espelho?
  9. No grande dia, durante a leitura dos votos na cerimônia, esqueça todos ao redor e apenas curta esse momento.

Assista esse vídeo que demos várias dicas sobre dicas para os votos de casamento e contamos um pouco de como foram os votos da Lorena e da Junia.

 

 

Votos de Casamento Emocionantes para te Inspirar!

Depois de todas essas dicas chegou a hora de te inspirar. Separamos os votos de casamento mais lindo que já passaram pelo blog. Olha que não foi fácil escolher, hein?!

Mas queríamos te inspirar e emocionar com votos de tirar o fôlego e que também mexeram com os nossos corações. Vale sentar junto com o seu amor e assistir.

 

Saiba como escolher a aliança de casamento perfeita!

 

 

Para que o seu voto de casamento fique ainda mais especial…

Cada detalhe no casamento conta bastante, assim como a identidade visual e papelaria (os convites de casamento estão inclusos). Por isso, vale a pena investir num caderninho de votos bem lindo e personalizado. 

Ele pode seguir o tema (veja aqui os 10 temas de decoração de casamento que o Lápis de Noiva ama) ou a decoração do grande dia ou pode ter elementos que expressam a personalidade do casal. Temos um time de fornecedores que amam confeccionar e se inspirar na história dos noivos para criar itens de papelaria incríveis para esse dia ímpar.

 

Lauren White Photography

 

Antes de Você ir….

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

{Dicas Úteis} Convite de casamento rústico: características e inspirações
{Dicas Úteis} Tudo sobre Convites de Casamento Minimalistas
Convites para padrinhos de casamento: ideias criativas para você convidar seus amigos do coração

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Fornecedores de música: banda, coral e orquestra Anel de noivado ou alianças? Como vestir crianças de forma confortável 4 coisas para você evitar antes de casar 4 Dicas de decoração: casamento vintage 4 perguntas para se fazer antes de escolher o seu vestido de noiva 5 rituais de autocuidado para o dia a dia da noiva 4 dicas para não errar nas fotos do casamento Casamento no Jardim – 5 dicas super úteis Cronograma de cuidados da noiva