Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Votos de Casamento: O que é, inspirações e como preparar!

O momento dos votos de casamento é emocionante, cercado de muita alegria e amor. A união desses três elementos deixa esse costume antigo ainda mais inesquecível.

Não sabe por onde começar? Vem que iremos te contar tudo!

noivos em troca de votos de casamento em casamento ao ar livre
Demetrio Martins

Nesse post você vai encontrar:

    leitura dos votos de casamento pelo noivos
    Rara Fotografia

    O que são Votos de Casamento e de onde surgiram?

    Para começar, não importa qual é o tipo e estilo de casamento, um dos grandes momentos da cerimônia é a troca dos votos de casamento.

    Mesmo que seja um elopement wedding, micro wedding, mini wedding, casamento em casa, ou casamentão, da mesma forma o casal aproveita a oportunidade para reafirmar o amor que sente um pelo outro, assim como promessas ou afirmações, que serão testemunhadas por todos os convidados.

    Essa tradição dos votos de casamento existe desde 1542, aproximadamente, na Inglaterra. Onde, então, a igreja oferecia aos noivos opções de votos escritos pela instituição para serem repetidos na cerimônia de casamento. Assim, os noivos repetiam os dizeres que destacavam a fidelidade, honra e respeito.

    Além das bem conhecidas: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza”.

    Porém, com o passar do tempo e as mudanças da sociedade, os votos de casamento também tiveram alterações. Afinal, novos rituais de casamento foram criados e novas maneiras de celebrar o enlace foram se transformando com o passar dos anos. Mas a essência continua a mesma.

    Os noivos aproveitam o momento dos votos de casamento para expressar seu amor de maneira romântica, em forma de poesia, por exemplo. Outros casais optam por algo mais descontraído e divertido para o votos de casamentos, principalmente em um casamento temático, por exemplo.

    A verdade que não importa a maneira como irá se declarar, os votos de casamento sempre nos fazem derramar lágrimas de alegria!

    noiva lendo os votos de casamento para noivo
    Nina Buys Photography

    Votos de casamento impresso com alianças
    Ty Welch
    noivo lendo votos de casamento para noiva
    Ítalo César

    Por que devo fazer votos no casamento?

    Existem algumas razões para fazer os votos de casamento, entre elas está em se declarar ao amor da sua vida de maneira personalizada e celebrar esse dia de forma única.

    Os votos tradicionais, ou juramentos, são atemporais e uma maneira bem bonita de declaração. Porém, escrever os próprios votos de casamento traz maior significado para esse momento e é a forma perfeita de afirmar seu “feliz para sempre” um para o outro e para seus entes queridos.

    noivos lendo votos de casamento em cerimonia ao ar livre
    Sanches Fotografia

    Quais são os estilos de votos de casamento?

    Vamos te apresentar ideais de votos de casamento que podem super combinar com o seu estilo e do seu amor!

    Votos de Casamento Tradicionais

    Porém quando falamos de votos de casamento, a primeira imagem que vem à mente são os votos tradicionais, aqueles que vemos bastante em casamento na igreja.

    Mas alguns noivos gostam de manter essa tradição mesmo em outros formatos de celebração, como casamento ao ar livre, casamento na praia ou no campo ou destination weddings no exterior.

    Assim, os votos de casamento tradicionais seguem modelos simples e já existentes, onde a história de amor é contada de maneira generalizada. Eles são lidos pelo celebrante e os noivos apenas repetem as palavras pronunciadas.

    Agora, como saber se os votos de casamento tradicionais são para mim? Existem vários motivos para apostar na versão tradicional. Pode ser pela tradição, falta de tempo para detalhes do casamento ou mesmo a insegurança e nervosismo na hora da escrita e oratória. Se identificou?

    Mas para quem busca uma opção além do estilo clássico, os votos personalizados são uma ótima ideia. Aliás, vamos te contar porque somos apaixonadas por votos de casamento personalizados!

    Votos de casamento engraçados

    Essa é uma boa maneira para que todos possam se divertir e criar um clima descontraído. Porém, é importante que seja algo respeitoso e sem exageros.

    Uma dica é compartilhar momentos engraçados que passaram juntos. Ou, se sentirem à vontade, mencionar alguma frase divertida que marcou o relacionamento.

    Votos de casamento românticos

    Para aqueles que amam a ideia de se declarar ao amor da sua vida, expressando todos os sentimentos mais profundos, os votos românticos são a maneira perfeita.

    Aqui, você pode mencionar todas as coisas que ama em seu parceiro, o que mais admira e como isso te faz se sentir. Os votos de casamento romântico, as emoções e declarações profundas ganham vida e um significado especial.

    Votos de casamento simples

    Nada de declarações profundas, os votos de casamento simples buscam transmitir a mensagem de uma maneira clara e mais objetiva. Os noivos são mais diretos e não usam de muita formalidade.

    Votos de casamento religioso

    Nele, versículos bíblicos ou referências são feitas de maneira mais formal e respeitosa. Os votos de casamento religioso é ideal para o casal que quer reafirmar seu compromisso religioso e sua fé.

    noiva lendo os votos de casamento
    Oxana Kellermann

    Votos emocionantes

    Difícil será conter as lágrimas ouvindo os votos emocionantes. Geralmente, eles contam a história de amor, o primeiro encontro, alguma diversidade que enfrentam e só fortalecem o amor entre eles. Se escolher esse estilo de votos de casamento, não os lencinhos!

    Votos poéticos

    Para os amantes da poesia, esse estilo envolve todo o tipo de romance e frases que despertam diversas emoções. Ele pode ser um estilo de escrita com rimas ou uma linguagem mais elaborada. Se quiser, procure citações e passagens dos seus autores favoritos que resumem seus sentimentos.

    Votos de Casamento Personalizados, Vale a Pena?

    Aqui no Lápis somos grandes defensoras declaradas dos votos de casamento personalizados. Então, a resposta para a pergunta é SIM, vale a pena!

    Afinal, sabemos que essas palavras são a expressão de todos os sentimentos guardados no coração, que tomam forma por meio das palavras ditas ao som da voz de quem está ali no altar te esperando.

    Sem contar que é uma maneira verdadeira de assumir o compromisso de amor mútuo em público. Ainda, os votos de casamento deixam a cerimônia ainda mais inesquecível. Isso sem falar nas fotos de casamento, que proporcionam imagens lindas e emocionantes para o álbum dos noivos.

    Nossa dica é: não deixe que a timidez ou o medo de não conseguir se expressar te barre. Mesmo que pense que os votos de casamento personalizados não são para você, tente!

    Ainda está em dúvida?

    Enfim, você não precisa ser profissional para dizer o que sente pelo amor da sua vida. Portanto, pegue uma caneta e papel, escreva tudo o que essa pessoa representa na sua vida.

    A verdade é uma só: a troca de juras de amor sempre será um momento marcante na cerimônia e os corações batem mais forte. Não importa se são os votos de casamento tradicional ou personalizado.

    Acredite, valerá a pena esse momento e, por fim, isso deixará a cerimônia com a carinha de vocês.

    Noivos fazendo votos de casamento tradicional
    The Ferros

    Por Onde Começar os Votos de Casamento?

    Você escolheu escrever seus votos de casamento e não sabe por onde começar? Agora, nós vamos te ajudar nessa missão!

    O primeiro passo é: entre tantos assuntos ligados à organização do casamento, tire um minutinho para conversar com o seu noivo. Tenha certeza de que ele está à vontade em fazer os votos também. Este é um momento tão íntimo que ele pode não se sentir à vontade em falar em público sobre os seus sentimentos profundos.

    Então, nada melhor que uma boa conversa sobre o assunto. Se, depois disso, vocês concordarem em escrever os votos de casamento, chegou a agora de ir para um lugar calmo. Coloque uma música especial e comece a rascunhar sobre a trajetória que vocês viveram juntos, conte sobre o dia que se conheceram.

    Depois, conte o que admira no seu companheiro e porque você é grato por tê-lo. Por fim, suas promessas de votos.

    noiva declarando os votos de casamento no campo
    Lutterbach Fotografia

    Como lidar com o nervosismo?

    Na hora de ler os votos de casamento na frente de amigos e familiares na cerimônia de casamento, pode dar mais do que um frio na barriga.

    Para controlar ao máximo o nervosismo, nossa dica é que você treine antes do casamento. Sempre que possível, vá para um lugar tranquilo e leia em voz alta os votos. Tente ler em frente ao espelho ou para um amigo próximo.

    Também você pode gravar sua leitura e assistir a si mesma, e ver o que você gostaria de melhor.

    9 Dicas Práticas para Escrever os seus Votos de Casamento

    Também temos outras dicas para votos de casamento emocionantes e inesquecíveis. Confira:

    1. Escreva de forma sucinta senão os votos cansam os convidados
    2. Seja autêntico, além disso, nada de “copia e cola” de outro voto de casamento
    3. Coloque todas as ideias no papel, apenas deixe fluir. Depois, comece a lapidar cada ponto que gostar de abordar
    4. Seja como for, tenha os votos por escrito para evitar que dê “aquele branco” na hora de falar. Pode ser em caderninhos, bloco de notas ou até no celular
    5. Escreva palavras que sejam sinceras e do coração
    6. Evite palavras complicadas
    7. Você pode usar, por exemplo, citações de uma música que marcaram a história de amor, um poema ou só compartilhar porque ama seu parceiro
    8. Treine os votos, acima de tudo! E que tal treinar na frente do espelho?
    9. Esqueça todos ao redor ao ler os votos, assim você apenas curte esse momento.

    Quer mais dicas e ainda saber como foram os votos da Lorena e da Junia? Assista!

    Votos de Casamento Emocionantes para te Inspirar!

    Depois de todas essas dicas chegou a hora de te inspirar. Como resultado, separamos os votos de casamento mais lindos que já passaram pelo blog. Olha que não foi fácil escolher, hein?!

    Queremos te inspirar ainda mais com votos de tirar o fôlego. E, claro, que também mexeram com os nossos corações. Vale sentar junto com o seu amor e assistir.

    Quem faz os votos de casamento primeiro?

    Tradicionalmente, o noivo faz a leitura dos votos de casamento e, em seguida, a noiva. Porém, não há necessidade de aderir a esse costume se não for o seu estilo.

    Sendo assim, se o casal se sentir à vontade a noiva pode fazer a leitura primeiro dos votos de casamento, e o noivo em seguida.

    Em que momento se faz os votos de casamento?

    Esse momento, normalmente, acontece após a entrada das alianças de casamento na cerimônia. Embora, os noivos podem antecipar a leitura dos votos de casamento.

    Nesse sentido, o líder da cerimônia faz uma introdução sobre o momento, fala um pouquinho sobre a proposta do casamento. Em seguida, o casal tem o seu momento para votos, que pode ser personalizado ou conduzido pelo celebrante de casamento.

    Quanto tempo tem que durar os votos de casamento?

    Os votos de casamento podem durar cerca de dois ou cinco minutos, sendo esse um bom tempo. Afinal, votos extensos podem cansar os convidados e tirar o brilho desse momento tão especial.

    O ideal é que os noivos leiam os votos de casamento em voz alta, ou contem com o auxílio de um microfone para que todos os presentes possam ouvir de forma clara.

    noivos em cerimônia de casamento ao ar livre
    Jorge Macias Photo

    Os votos de casamento devem ser feitos no papel ou celular?

    O casal pode escolher o recurso que será mais fácil a leitura dos votos, sendo no papel ou no celular. Embora, isso também envolva um gosto pessoal, pois os noivos mais tecnológicos podem optar por tabletes, por exemplo, já que fazem bem o seu estilo.

    Mas, cai entre nós! O papel traz um toque todo charmoso, sem contar, que o casamento ganhará uma identidade visual única, com itens de papelaria como save the date, cardápio, tags, entre outros, além dos próprios convites de casamento.

    Nesse sentido, é ter um caderninho de votos personalizado, alinhado com a mesma identidade do restante da celebração, certamente, será bela lembrança física desse dia singular.

    cadernos em algodão para votos de casamento
    Demetrio Martins
    noiva olhando para caderno de votos de casamento
    David Marques Foto

    Papelaria personalizada para os votos de casamento: Vale a pena?

    Cada detalhe no casamento conta bastante, assim como a identidade visual e papelaria (os convites de casamento estão inclusos). Por isso, vale a pena investir num caderninho de votos bem lindo e personalizado.

    Por fim, ele pode seguir o tema ou a decoração do casamento ou pode ter elementos que expressam a personalidade do casal. Mas também temos um time de fornecedores que amam confeccionar e se inspirar na história dos noivos para criar itens de papelaria incríveis para esse dia ímpar.

    casamento com altar boho
    Lauren White Photography

    Qual a diferença entre juramento e votos?

    Essa é uma dúvida comum entre os noivos sobre a diferença entre juramento e os votos. No juramento, o celebrante diz as palavras que os noivos devem repetir, as frases bem conhecidas com:

    “Recebo-te por minha esposa, e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”

    Já nos votos de casamento, os podem dizer o que realmente sentem um pelo outro, de forma mais pessoal e espontânea. Embora, se for o desejo do casal, tanto o juramento como os votos, podem acontecer durante a cerimônia.

    noiva lendo votos de casamento em cerimonia ao ar livre
    Vitor Barboni

    20 inspirações de frases para votos de casamento:

    Precisa de frases para se inspirar na hora de escrever os votos de casamento? Abaixo separamos sugestões para te ajudar!

    “Promete ser seu parceiro (a) de vida, o teu melhor amigo e o responsável por te fazer sorrir todos os dias.”

    “Seremos um time tão bom que até o Netflix vai perguntar se ainda estamos assistindo.”

    “Prometo rir contigo nos momentos felizes e segurar a tua mão nos momentos difíceis.”

    “Aceito este desafio de passar o resto da minha vida ao teu lado, mesmo nos dias em que ambos estivermos de mau humor.”

    “Prometo dividir controle remoto e nunca esquecer que o lado correto da cama é o teu.”

    “Juntos, formamos a melhor dupla de aventuras. Estou ansioso (a) por todos os capítulos que ainda estão por vir.”

    “Prometo sempre ser o teu parceiro de dança preferido, mesmo que não tenhamos nenhum ritmo.”

    “Nosso casamento não será perfeito, mas prometo que, com amor e bom humor, enfrentaremos cada imperfeição juntos.”

    “Vamos transformar os momentos em memórias extraordinárias, porque com você até o trivial se torna especial.”

    “Prometo apoiar os teus sonhos malucos e, claro, participar de alguns deles – mesmo que envolvam coisas que nunca pensei fazer.”

    “Nesta jornada maluca chamada casamento, prometo ser o teu copiloto, mesmo quando nós perdermos no caminho.”

    “Aceito o desafio de sermos um time imbatível, mesmo quando estamos apenas competindo em quem consegue fazer a melhor pizza caseira.”

    “Prometo fazer o café da manhã nos fins de semana e nunca reclamar das tuas escolhas de filmes – mesmo que sejam um pouco estranhas.”

    “Na montanha-russa da vida, prometo que sempre estarei ao teu lado, independentemente das subidas e descidas.”

    “Aceito todas as tuas peculiaridades e prometo que as minhas também estarão sempre à tua disposição.”

    “Prometo ser a tua pessoa favorita para conversar, mesmo que às vezes as palavras não sejam necessárias.”

    “Vou apoiar os teus objetivos, mesmo que um deles seja comer a sobremesa antes do jantar.”

    “Prometo que, independentemente do que aconteça, nunca perderemos a capacidade de rir um do outro e de nós mesmos.”

    “Aceito a missão de construir uma vida juntos, cheia de amor, risos e talvez algumas piadas internas que só nós entendemos.”

    “Prometo te dar os meus melhores abraços, melhores sorrisos, e dias alegres. Compartilhar com você a vida foi a minha melhor escolha!”.

    Acompanhe o Lápis de Noiva e Fique por dentro das melhores dicas

    Você sabia que o Lápis de Noiva tem uma porção de conteúdos incríveis para te ajudar a planejar o seu casamento do começo ao fim?

    Já são mais de dez anos que temos como missão ser suas madrinhas de casamento virtuais, trazendo ferramentas, itens gratuitos, e-books e dicas incríveis pra deixar a sua jornada até o altar ainda mais leve.

    Acesse ahome do Lápispara navegar porcasamentos reais inspiradores,indicações de ouro de fornecedorese muito mais! Sem contar que temos super dicas para você criar o seusite de casamento com toda a praticidade para os convidados possam ter todas as informações do seu casamento!

    casal de mãos dadas em cerimônia ao ar livre
    Dani Arjones Photography

    Conclusão

    Sem dúvida, os votos de casamento é um momento durante a cerimônia que o coração bate mais forte e fica difícil conter as lágrimas.

    Os noivos podem aproveitar esse momento único para declarar o seu amor e fazer promessas para a nova fase que se inicia: a vida de casados!

    🎁 Crie seu site grátis aqui